Um computador por aluno, a privacidade no TikTok e os parasitas do marketing – e83s01

podcast marketing portugal por idiotas

Um computador por aluno, a privacidade no TikTok e os parasitas do marketing – e83s01

Episódio 83
58:48

No episódio número 83 falamos sobre computadores e alunos, a privacidade no TikTok e os parasitas do marketing.

Episódio de: 24 de Agosto, 2022

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MIGUEL  

EU SOU UM PARASITA

https://www.bizjournals.com/columbus/stories/1996/09/23/newscolumn2.html

Hoje vamos fazer uma viagem no tempo até 1996, quando o mundo ainda era a preto e branco, as dunas eram como divãs e as coisas passavam-se em camara lenta como na tv!

Faço esta viagem até 1996 porque é foi um resultado de 1996 no Google que me lançou num processo de descoberta de uma técnica de marketing aparentemente antiga…

Estou a falar do marketing parasita.

O Marketing parasita tem o seguinte conceito:

Tal como na natureza existem parasitas que habitam o corpo do hospedeiro, aproveitando os recursos existentes para seu proveito, também no marketing existe uma forma de aproveitarmos os recursos de uma empresa em nosso benefício.

Engane-se quem pensa que os parasitas são aqueles que só tiram proveito e não dão nada em retorno.

No próprio corpo humano existem parasitas dentro do estômago que nos ajudam a digerir alimentos, a eliminar toxinas e são benéficos para a saúde.

No marketing não estamos a falar de técnicas black hat, como o fred referiu na semana passada, nem truques.

Este artigo de 1996 fala sobre esta técnica de marketing, no tempo em que o marketing era mais visível nas grandes cadeias de retalho e nos hipermercados.

Na realidade de 1996 a ideia era abrir lojas perto de lojas que façam muita publicidade…pois é certo que essas lojas irão gerar tráfego de rua que será partilhado pelas duas lojas.

O artigo também refere que a internet provavelmente será o sítio onde este tipo de marketing será mais bem aproveitado se pedirmos aos grandes sites para colocarem links para os nossos pequenos sites…uma técnica de SEO bem conhecida.

Mas a grande questão é…como é que é o conceito de marketing parasita em 2022?

Na última semana andei a fazer pesquisas e a desenvolver contactos para o meu novo produto o bubbaleads.com e vou deixar aqui uma pequena framework que encontrei e já me está a trazer bons resultados.

Esta técnica pode ser boa em B2B mas também em B2C.

1º Encontrar um negócio ou parceiro que já esteja a vender produtos e serviços aos vossos clientes ideais…e que não seja um concorrente directo do vosso negócio.

2º Propor parceria em que oferecem produtos e serviços exclusivos para aquela audiência.

3º No caso de empresas de software aproveitar

Em 1º lugar encontrar um negócio que já esteja a vender serviços aos nossos clientes ideais e que não seja um concorrente directo do nosso negócio.

Em 2º lugar

Criar uma parceria com oferta por exemplo de um voucher que entregue valor à sua audiência.

A ideia é que o parceiro partilhe a vossa oferta com a sua audiência…atenção isto não é marketing por afiliados. 

A ideia é ajudarmos o parceiro a entregar valor.

Em 3º lugar

Caso tenham produtos de software criar integrações com o máximo de outros softwares possíveis utilizando api’s públicas e ferramentas como o ZAPIER.

Isto são apenas algumas ideias…

Claro que há mais e é isso o que pergunto ao nosso painel?

O que acham deste tipo de estratégia de marketing? Somos todos uns parasitas?

Como podemos ser AINDA MAIS parasitas?

DIOGO  

Ora lá estou eu mais uma vez a falar de privacidade… e Miguel, queres dizer qualquer coisa? 

Pois é, desta vez vez venho falar de uma coisa que se chama in App browser: o que é isto dos in app browsers Fred – estou a brincar…

Esta é tão fácil que até eu explico, os in app browsers são browsers utilizados dentro das aplicações. Penso que já todos reparamos que quando abrimos um link nas aplicações do Facebook, do Instagram ou do TikTok  vemos que não abre o nosso browser normal (como o chrome ou o safari) mas abre um browser dentro dessa aplicação. 

Faz sentido? 

RICARDO

Isso mesmo então parece, segundo um artigo da Forbes, que o TikTok no seu app browser está a injetar código dentro daquele site e que lhe permite absorver todos os cliques ou toques que são feitos dentro daquele site. 

Imaginem que abrem um link da FNAC.p no TikTok e fazem uma compra. Para comprar vão ter de introduzir o vosso email e o TikTok regista o vosso email..

Vão ter de introduzir a vossa passaowrd da conta do cartão FNAC e o TikTok regista a vossa password e ate… meus amigos, preparem-se… se vocês intrudizirem o vosso cartão de crédito, o TIKTok consegue medir isso também.
Assustados o suficiente? 

Então parece que o TikTok respondeu a este artigo a dizer que é código que está a ser inserido mas é só utilizado para debugging mas a verdade é que o código está lá e está a recolher informações segundo a Forbes. 

E as minhas questões para vocês meus amigos são:

Vocês já compraram alguma coisa pelo TikTok? E se  acham que as marcas deveriam se posicionar sobre este assunto e sair da plataforma?

https://www.forbes.com/sites/richardnieva/2022/08/18/tiktok-in-app-browser-research/ 

https://twitter.com/KrauseFx/status/1560370732705742848?t=HPOGHEVVeq_VSMCve9QIIw&s=08

https://twitter.com/lukOlejnik/status/1560514987852013568?t=vhdtAhh0hQCHEJOb7ofS8A&s=08 

Deixem-me só adicionar que o Facebook, Instagram também inserem código nos sites que vocês visitam e que vocês próprios podem testar o código que está a ser injetado através do website: https://inappbrowser.com/  e basta abrir esse link através de uma das aplicações de redes sociais. 

 

FRED

O confinamento gerado pela pandemia global de COVID-19 obrigou as empresas e trabalhadores a adaptarem-se ao teletrabalho e aos estudantes a terem aulas em casa. 

O mercado dos computadores foi favorecido com um aumento significativo da procura de novas máquinas

Depois de um pico motivado pela pandemia, as compras de computadores portáteis  registaram um declínio no primeiro trimestre de 2022 de acordo com a IDC e Gartner.

As pessoas que compraram urgentemente um novo portátil, aspirador robô ou aparelho de TV em 2020 ou 2021 não precisam agora, de comprar outro durante algum tempo. 

As escolas retomaram as aulas presenciais.

Curiosidade: Em Portugal a marca que mais computadores vendeu foi a HP, depois a Lenovo e em 3.º lugar a Asus que comercializou 26.123 unidades, dados da IDC.

Li uma entrevista do diretor geral da Huawei em Portugal a referir em  “Em 2021, a temporada de regresso às aulas marcou uma subida marcante da quota de mercado de 10% no segmento de PCs em Portugal, um feito realizado em 3 anos.

Nos Estados Unidos os chromebooks foram o portátil preferido dos estudantes. 

São baratos, despojados, têm o software Google  não são barulhentos em comparação com os computadores escolares desajeitados do antigamente. 

Qualquer que seja a direcção das suas vendas, os portáteis reflectem uma mudança radical nas escolas . 

Pergunta:

  1. Será que as escolas portuguesas teriam a capacidade para um objectivo de ter um computador para cada aluno?
  2. Seria um progresso em crianças de que idades?

Leitura complementar:
Ministério da Educação sem plano para substituir computadores de alunos carenciados

 

[RAPIDINHAS – NOTÍCIAS DE MARKETING DIGITAL EM PORTUGAL E NO MUNDO ]

[FERRAMENTA DA SEMANA]

 Screaming frog 

Sobre o Podcast Marketing por Idiotas

podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.

O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.

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Temas no podcast

01:07
Temas
47:10
Rapidinhas

Neste episódio


Orador 2
Olá a todos bem-vindos ao Podcast marketing por idiotas. Neste episódio vamos falar de a privacidade ou a falta dela no Tiktok de um computador por aluno Sócrates és tu e, por último, como ser um parasita Marco ter se querem saber tudo sobre estes temas e as novidades de marketing desta semana já sabem, deixem ficar por aí. Não mudem de canal.
Orador 2
Olá a todos sejam muito bem vindos ao 83º episódio do Podcast de marketing por idiotas, o vosso podcast Internacional.
Orador 2
Favorito, onde falamos sobre marketing, negócios e tecnologia? Olá, Fred, vá Olá, Miguel, Alô e Olá Diogo, alô, Hoje vou saltar aqui.
Orador 2
A parte que relembra quais os tópicos que temos mais neste podcast, porque quero que fiquem até ao fim para saber que temos de mais, muito bem, Miguel.
Orador 2
Vamos ao teu Tema com uma afirmação de que tu és um parasita.
Orador 4
É verdade EE sobre como ser 11 arquitetura parasita e nós Hoje vamos fazer uma viagem no tempo até 1996, quando o mundo ainda era a preto e branco, as dunas eram como divãs e as coisas passavam. Se em Câmara lenta, como na TV, eu faço esta viagem até 96, porque é um resultado de 1996 no Google que me lançou num processo de descoberta de uma técnica de marketing digital aparentemente antiga.
Orador 4
Eu andava na net à procura de técnicas de digital para B 2BB 2C para.
Orador 4
Estás AE esta técnica que eu venho falar Hoje é do marketing parasita, então em 1996 falava-se do marketing parasita com o seguinte conceito, tal como a natureza existem para parasitas que habitam o corpo do hospedeiro, aproveitando os recursos existentes para se aproveite também no marketing, existe uma forma de aproveitarmos os recursos de uma empresa em nosso.
Orador 4
Benefício engana-se quem pensa que os parasitas são aqueles que só tiram proveito e não dá nada em retorno no próprio corpo humano. ISTO parece mal de ciências no próprio corpo humano. Existem parasitas dentro do estômago que NOS ajudam a digerir alimentos, a eliminar as toxinas e são benéficos para a saúde no marketing. Não estamos a falar de técnicas de blackhat, como aquelas que o Fred referiu na semana passada, nem de truques a este artigo de 96 fala sobre esta técnica de marketing no tempo em que o marketing era mais visível nas grandes cadeias de retalho e NOS hipermercados.
Orador 4
Na realidade de 1996, a ideia era abrir lojas perto de lojas que façam muita publicidade, pois é certo que as lojas vão vão ter muito.
Orador 4
Tráfego de rua.
Orador 4
É que pode ser partilhado pelo pelos seus vizinhos, não é? O artigo também refere que a Internet provavelmente será o sítio. Vejam ISTO em 96, onde este tipo de marketing será mais bem aproveitado no futuro. Se pedirmos aos grandes site para colocarem links para os nossos pequenos, sai.
Orador 4
É uma técnica, disse. O bem conhecida também não é nada de novo. Agora, a grande questão é, como é que este conceito Martin parasita funciona em 2022? Eu, basicamente, na última semana de tarde perceber como é que eu podia ser um parasita e andei a fazer aqui pesquisas e a desenvolver contactos para o meu novo produto para boleto.com citou fazer publicidade descarada e vou deixar aqui uma pequena framework que encontrei e que já está a trazer bons resul.
Orador 4
Dados, é essa técnica que eu vou apresentar para ser bom em B2 B, mas também b 2 C muitos de vocês provavelmente já conhecem, mas não conhecem com esse nome. Martim parasita, OK? Em primeiro lugar, encontraram um negócio. É um parceiro que já esteja a vender os nossos. O que já esteja a vender produtos e serviços aos nossos clientes ideais e que não sejam concorrente direto ao vosso negócio.
Orador 4
É importante que isso não funciona com concorrentes diretos, vozes. O segundo é propor uma parceria em que oferecem produtos e serviços conclusivos para aquela audiência. OKEO terceiro no caso das empresas de software, aproveitar aproveitar a CPS é públicas e todas essas coisas que existem, os ecossistemas que já existem criados. Como é que a ideia aqui é nós colarmos literalmente as audiências de empresas que já estão mais estabelecidas No No mercado do que nós?
Orador 4
Cair à esta ideia da da parceria com o voucher é uma ideia porreira, porque porque muitas empresas Hoje em dia têm dificuldade em comunicar com os seus clientes, querem entregar valor, mas parece que é sempre uma luta de okay.
Orador 4
Nós vamos criar, vamos criar uma News letter e o que que nós não temos da News Letter, então por que não vão ser exclusivos para para para obterem produtos e serviços que os ajudem a ter mais resultados? Não é? Imaginem, por exemplo, vocês querem atingir pequenos negócios?
Orador 4
Se falarem com o contabilista, se dizer, eu acho que esta lista só estou aqui. Valsas dos meus serviços e para específicos para pequenos negócios, como os vossos clientes.
Orador 4
E eles enviam aquilo e ficam todos contentes, porque entregaram algum valor aos clientes deles e em e basicamente, nós ficamos contentes.
Orador 4
Por conseguimos comunicar com o nosso Público alvo se andarmos apagar, clique são o euro como como já tive a pagar na semana passada, OK é no Facebook Ham já falei aqui da ideia do do ecossistema. Tentamos o máximo de integrações com outras ferramentas e que dou Conselho é para integrar você toma produzir algum tipo de ferramenta digital integrado logo zephyr.
Orador 4
Para terem acesso a mais de 5000 ferramentas, não é mais de 5000 integrações, isso apenas algumas ideias.
Orador 4
Mas eu Hoje o que eu quero perguntar a nossa panela, até porque eu preciso de ideias novas, é o que que vocês acham desse tipo de estratégia de Martin? Nós, na realidade somos todos os parasitas ou não? E como é que podemos ser ainda mais?
Orador 2
Parasitas muito bem. Obrigado por este clássico é da Internet 96. Meu Deus, soldados é Diogo.
Orador 5
Bem é Miguel.
Orador 5
Eu tenho uma boa notícia para te dar.
Orador 2
De uma má, eu acho que não és um parasita.
Orador 5
Então, para o que me parece tu estás, acho que a descrever é é cada vez mais e não EE de todo o indo para um lado Black, porque não acho que tem que haver um lado mau.
Orador 5
Especificamente, parece 111 quando associamos a ideia de Black Cat, presta assim se uma coisa má e não necessariamente o que tu escreveste parece muito de todo uma coisa má.
Orador 5
Eu acho que é que tu te tivesse aqui descrever em 1996, foi a que eu também já fiz.
Orador 5
EEE.
Orador 5
EE pronto EEE é um é um é um posto na verdade uma empresa.
Orador 5
Não é que não é mais do que um posto de Business? Fala, portanto, OK, onde encontras outros negócios e através de parcerias Vais-te associando a várias outras empresas, trazendo o indo buscar valor para para as 2 que recordo me bastante do do Unc ou com o Tripadvisor. Não é que ISTO era uma empresa que tinha a era uma espécie de base de dados de vários restaurantes e locais para onde ir hotéis e.
Orador 5
Letra e que é a TRIP Advisor, não é? Conseguiu uma parceria com estes com com essa empresa, não recordo exatamente qual é a empresa que com com que a TRIP vai se Senhor, mas depois da TRIP advisor entrou em parceria, deixando todas as reviews que tinham sobre aqueles locais nesse nesse site, não é? É que não tinha reviews que era só 11.
Orador 5
Espécie de de de páginas amarelas online, não é? E então lá está, o que é que o que aconteceu ISTO dá valor tanto aos utilizadores que vão visitar aquelas páginas amarelas online?
Orador 5
Não é que de repente tem lá as reviews sobre aquele local, como também traz valor ao Tripadvisor que de repente está sem introduzir no mercado ou num ou num site.
Orador 5
Não é isso está a apresentar para os utilizadores da daquele site. Portanto, eu acho que é muito esta ideia de ir buscar a.
Orador 5
Fundo de parcerias EE desenvolver a empresa.
Orador 5
É para ir em uma parceria, às vezes é ISTO é daquelas coisas a muito.
Orador 5
Não é há um pouco, Sei Lá mesmo. Aarons Place, não é? De repente, fazes 111 parceria com a tua empresa, faz uma parceria com a OMS Place, não é um inwin há de certa forma, não é e o eles tem acesso a tua base de dados ou ou tu promoves Oo Homes Place para a tua base de dados, não é? AE, claro, depois há a troca, muitas vezes de uma de uma promoção e de um desconto AAA bem bom e lá está é são são são parcerias que às vezes podem fazer a diferença, completa.
Orador 5
Numa empresa e por isso é assim, estás a fazer isso para Baleares Baleares?
Orador 4
Ponto com não é exatamente boa, bolide.com.
Orador 4
Temos que ter aqui um dingli?
Orador 5
Já fica aqui mais mais uma vez, eu acho que é uma ótima forma de começar.
Orador 5
EE lá.
Orador 5
Está são são coisas pequenas, às vezes uma ligação pequena, às vezes que pode dar azos, ha ha muito Público a um crescimento muito grande dentro da da empresa.
Orador 4
Principalmente se a marca estiver numa numa fase de criação de confiança, não é?
Orador 5
Claro, claro, sem dúvida, porque estás a fazer um piggyback, não é?
Orador 5
Tá se empoleirar nas Na Na marca onde com quem estás AA falar não é com quem estás a desenvolver essa essa parceria e isso é sempre bom. Queria só dar aqui a pronto 2 ideias neste nesta ideia de de de como podemos ser ainda mais parasitas ou não. Pá, uma, acho que é até mais como como o artigo sobre os parasitas AA falava, seria mais um uma espécie de Google e de sobre anúncio sobre pesquisas.
Orador 5
Com o nome dos nossos concorrentes, não é? Portanto, eu acho que isso é muito essa tática parasita, não é? Portanto, se um utilizador procura servidores.
Orador 5
500 e vocês AA é vendem servidores Verdes, por exemplo, EOE aquela marca é é associada a servidores Verdes faz anunciam sobre a pesquisa daquela marca e então isso é como é óbvio, você pode fazer um piggyback, não é né? Estão sempre poderá sobre aquela pesquisa, isso vamos ter.
Orador 5
Lá uma fã.
Orador 3
Marca, eu acho que o que está.
Orador 3
Fazer o lançamento?
Orador 3
Está fazendo para.
Orador 4
Ela, mas isso existe forma muito escandalosa. Você já viram aqui Hoje? Vocês vão procurar tipo landing page build no site bilder.
Orador 4
Aparecem alguns exemplos d'hôte os vi que sou tri, não sei quem diz. Ted se mede na wix e os dizem, Tri lido para dizem céus, eu estou é mesmo muito duro.
Orador 5
EE pronto e é uma estratégia relativamente cara e que às vezes pode ser muito mais cara do que uma parceria. Não é que é há por vezes até sai AA gratuita, tanto para um como para outro, e depois também podem fazer ISTO e tentar replicar ISTO um pouco mais difícil. Mas em termos de SO também um pouco um artigo falava, não é de escrever um artigo sobre a vossa concorrência, isso também.
Orador 5
A é uma possibilidade ou ter 11 site externo que escreve um artigo entre aspas? Vocês patrocinam, não é a onde falam uma espécie de vários comparadores, a de servidores, por exemplo, e adicionam lá o vosso nome em primeiro e depois vêm, portanto, a seguir.
Orador 4
Muito bem, Fred, é isso?
Orador 3
Eu quando o Miguel trouxe o Tema, eu comentei logo em lay off que eu nunca ouvi falar deste Tema. Marketing parasita. Portanto, antes de dar aqui um Insight, eu estava super curioso para ouvir o π.
Orador 3
Então daqui do cota do grupo o Islã, disse Ricardo Ricardo. Imagem para dicas Fiat.
Orador 2
Ué eu obrigado. Eu quero agradecer desde já as vossas palavras porque desde bêbado a recuperação é melhor, é agradeço. Aceitos como elogios é que acredito que sejam, que é opinião sobre eu estava tentando ver aqui o angle e mas depois do que Oo Diogo de alguns que eu acho, porque lá está isso tem que ser. No caso do artigo 96, acredito tivesse.
Orador 2
É falar sobre o ano que aproveitar sem o sem o consentimento e 3 sem a anuência do do grande retalhista.
Orador 2
As pessoas montavam negócios. A volta por causa disso não está lá. Um grande investidor investir em publicidade etc que atrair muitas pessoas para aquela zona é e os outros iam aproveitar feitos parasitas.
Orador 4
Isso Hoje em dia, desculpa que o Tema talvez não tenha dito. Na primeira parte inicial também se utilizam.
Orador 5
To sim.
Orador 4
Tudo ISTO é que é uma questão da CPS. É precisamente este grande softwares. Lançam uma IPI que é pública e depois de repente há marcas de escola um literalmente essa IP aí e começam a desenvolver muita coisa de funcionalidades que não estão cobertas pelo software original. 11.
Orador 4
Às vezes comparo com parcerias em parceria e uma das estratégias que tentam lançar em criar tudo o que ele não seja desenvolvido para depois serem comprados pelo software original.
Orador 2
Então tipo os olha de corrija-me se estiver errado os agenda dores de postes a verde de possibilidade de agendar posts no Instagram etc. Usavam achei PS para fazer.
Orador 2
Precisamente para fazer isso, sim, olha, se calhar vi isso também como mais como esse tipo de estratégia, se bem que eu pode ser também só uma exploração numa lacuna que que a ferramenta não tem e que não está ao alcance de todos.
Orador 2
Mas ISTO para dizer que eu o Diogo deu um exemplo, mas que esta hora da manhã Eu Não consigo precisar a que me parece mais esse estilo.
Orador 2
Que o aproveitamento de de na da imagem, mas os 2 recursos, uma grande empresa para nós, conseguimos alavancar a questão dos que estavas a falar de algo dos dos anúncios? É é contra a concorrência, é?
Orador 2
Pois é, se parte também é parasita, se bem que é o que de mais agressiva e era o concorrente abrir 11 loja a porta, não sei, mas.
Orador 5
Acho que verdade é desculpa interromper Ricardo no artigo. Ele dá exatamente esse exemplo, não é, portanto, termos 11 hotel, por exemplo, que oferece uma sala de conferência.
Orador 5
Fez a.
Orador 5
100 EUR por por dia imagina.
Orador 5
Tipo crimes ao lado, uma sala de conferências a 80 num local mais a mais pequeno. Mas como sabes que o outro é uma marca maior e vai atrair mais clientes?
Orador 5
Tu tu ao teu lado anunciando o preço, vais conseguir postar muitos de clientes para lá e um pouco algo que o artigo que refere.
Orador 5
Mas mas estás tem muito, é nossa gente diz que dor não é. Na verdade, nós, nós atendemos isso na universidade, não se recorda, não é um pouco McDonald.
Orador 1
São perfeitas.
Orador 2
Working sim parte mas acho que sim, acho que sim. Acho que há algumas coisas como o Fred, se calhar vai dizer agora RO são algumas das técnicas mais conhecidas de Black Ret, porque na verdade, parasita não sei se necessariamente era uma coisa positiva no ângulo do do artigo, porque é no fundo força.
Orador 3
Quando que o que é eu tava vendo o Miguel EPC, mas depois fui pesquisar um bocadinho e não vi nada de positivo portal.
Orador 2
Pois é.
Orador 3
Miguel fez uma receita onde o sabor era todo agradável.
Orador 4
Então sim, porque é assim, primeiro, porque para os nossos ouvintes nós temos uma responsabilidade de entregar só técnicas que sejam legítimas.
Orador 4
Não é ai, aparece que entreguei é uma boa, uma boa estratégia, porque podem haver, como é que nós conseguimos segmentar pequenas empresas?
Orador 4
É pá e conseguimos este tráfego. Eu Não quero chamar grátis porque tem custos, não é? Mas conseguimos tráfego, é pá, um valor mais baixo do que Hoje em dia com o Google etsy, com o Facebook, Instagram etc.
Orador 4
Não é? É uma forma de tentar NOS apegar. Eu gosto bastante de que eu dissesse tal Diogo fazia os artigos sobre a tua concorrência.
Orador 2
Pronto é isso. Olha, obrigado, Miguel, porque era preciso manter sua exemplo, cuidar aqui o que o Diogo fez ou e que eu acho que isso é um bocadinho que aproveitar, por exemplo, é procura muito grande por determinadas palavras Chaves que podem ser um concorrente, por exemplo, de um produto concorrente. E tu alavancas.
Orador 2
Obviamente, essa procura com artigos próprios com o tradicional, que foi o que o Diogo disse dos Comparadores não é. Vem lá 10, mas o teu pronto.
Orador 2
É tipo não, não instalo IX e, depois metem lá. O comparativo é sempre melhor do que o IX, mas Fred.
Orador 2
Fala lá do one.
Orador 3
É, não eu.
Orador 3
Não é pronto vocês?
Orador 3
Já têm algumas soluções aqui em cima. Eu acho é numa Visão assim, mais macro que eu vejo é que o Miguel está à procura de soluções inovadoras, com precisão, sem parcerias NOS contextos que ele foi dentro, mas para.
Orador 3
Não, eu acho que para as pequenas e médias empresas, para startups, o desafio realmente é muitas vezes, como é que se pode inovar com orçamento baixo e Martin parasitas questões que o que o Miguel deu é minha fé, parecendo que era muito nessa onda.
Orador 3
Acho que, embora a necessidade possa muitas vezes ser a mãe da invenção.
Orador 3
Então, também pode dificultar a inovação, tentar construir a próxima empresa de automóveis sem condutores com orçamento reduzido não é muito plausível agora, para todos os tipos de organizações apostar numa má ideia durante uma certo tempo pode ser problemática e algo que pode ajudar é um colocar 111 produto mínimo viável só pra ver se ele pega e fazer as parcerias para tentar ter algum mínimo tráfico para, ou seja, com essas parcerias e tal para Tita que o Miguel falava entre aspas, tentar perceber se é possível matar a ideia.
Orador 3
Já os lugares do diabo para perceber a dificuldade ou não se a razão sinais da.
Orador 3
Compra é às vezes políticas, às vezes financeiras, dependendo do produto ou serviço EEO mercado onde se quer atingir, mas estes é não são problemas fáceis de resolver. Nós podemos criar uma abordagem para gerar ideias suas inovadoras, mas finalize com algo que eu vai agradar, a posição do de um ouvinte do painel é que é o seguinte, que eu acho que pode ajudar aqui em nesta neste envolvimento do Tema Martin parasita, eu acho que nós fizemos a pergunta, por exemplo, como é que melhoramos as vendas do software?
Orador 3
ABC é em 23% têm o próximo ano. É provável que é resposta. Seja muita volta de Martin e preço, mas em vez disso, começamos pelo espaço do problema que é, como é que oferecemos mais valor aos nossos clientes e que acho que a próxima porta à um pensamento muito mais abrangente, seja ele entra aspas parasita, não?
Orador 2
Muito bem.
Orador 4
Vi que é a pensar no que disseste.
Orador 2
Há se se era para ti.
Orador 4
Não fiz, foi uma indireta a palavra.
Orador 2
Disse qual, portanto, agora fica a dúvida de qual qual de nós mais?
Orador 2
Tô muito bem para falar sobre Marte que empresas e não só temos o nosso grupo do WhatsApp W ponto martinpretas.pt no nosso grupo de WhatsApp estamos lá, nós estamos lá, muitos nossos ouvintes e está também todas as semanas um conteúdo exclusivo que esta semana é 1 USD pés practices for Instagram de shopping guide é, portanto, como o próprio nome em francês indica, é um guia para as nossas práticas de Instagram. Me shopping fica lá é o conteúdo no nosso grupo de WhatsApp.
Orador 5
Pela pela própria meta, OK?
Orador 2
Meta aí, é verdade, é da própria meta, não?
Orador 3
Não conseguir, mas conexão senhor faz favor. É por mais.
Orador 2
Muito bem, Diogo.
Orador 2
Tu vens falar é também conection em parte é demasiadas connections, é privacidade Tiktok esse casamento perfeito.
Orador 5
É verdade, é hora lá estou eu outra vez e mais uma vez de falar a de privacidade, Miguel, não sei se quer dizer qualquer coisa.
Orador 5
Matang OPA pois é. Desta vez venho falar de uma coisa que se chama Inep browser, o que é este do Zine é browsers Fred? Nesta brincar não, não vamos chatear o Fred através esta é fácil. Elas consigam é explicar então OOO Web browser 11 é browser, hotéis são browsers que é são utilizados em aplicas.
Orador 2
É parte culpa em.
Orador 5
Mas penso que todos nós já reparamos que quando abrimos um link nas aplicações do Facebook no Instagram modo Tiktok, vemos que não abre o nosso browser normal, não é seja os o Chrome ou safari dentro do nosso telemóvel é, mas abre sim, uma espécie de browser dentro da aplicação do TIC. TOC ou do Facebook caem faz sentido?
Orador 4
É só no telemóvel online.
Orador 5
É só no telemóvel, exatamente.
Orador 2
Observar mas sim faz sentido, é simples quando.
Orador 2
Abres um link.
Orador 2
Dentro da aplicação tem que tá aqui ela investisse, iria andar a saltar para o teu browser, fica ali dentre, abra a página e a pessoa pode utilizar dentro da aplicação do Tiktok. Quando termina de ver é que eu tinha a ver carregando XE. Continua dentro da aplicação do Tiktok e é um Inep browser, é isso?
Orador 5
Exatamente exatamente que é para um para um lado até pode ser prático. Não é investida aplicar a abrir, aliás, várias aplicações a naquela aplicação que já está aberta abre é esse em é.
Orador 5
Causa, mas parece que, segundo um artigo é da forbs da desta semana o Tiktok no seu Inep browser, OK? Está em injetar código OK dentro daquele site que permite absorver todos os cliques ou toques feitos dentro daquele site para terem uma noção disto, então imaginem que vocês abrem 11 link da Fnac PT no voz Tiktok e fazem uma compra para comprar, então vão ter que introduzir o vosso e-mail.
Orador 5
E o Tiktok consegue registrar exatamente qual e-mail que escreveram, mas vão ter que introduzir, por exemplo, a vossa password da conta do cartão Fnac e o Tiktok. Mais uma vez, vai registrar essa password e até meus amigos preparem-se se vocês introduzirem o vosso cartão de crédito, o Tiktok consegue medir isso também. Assustados é suficiente, então parece que o Tiktok respondeu, já este artigo é dizer que o Código está lá inserido.
Orador 5
Varennes mas é só para de baguim, que às vezes incitam de perceber o que é que o utilizador está a fazer e então é necessitam deste código de de baguim é, mas a verdade é que o Código está lá.
Orador 5
Está a recolher todas as informações, todos os cliques, tudo que vocês escrevem, tudo o que vocês fazem dentro daquele site, seja ele qual for o site. Ok? Se este site permitir que seja aberto dentro de um Inep.
Orador 5
Browser, então o Tiktok vai conseguir medir aquilo que vocês estão lá a fazer, vocês utilizadores cá e é a minha questão para vocês, meus amigos aqui no painel é, se vocês um já compraram alguma coisa no Tiktok e 2 se acham que as marcas se deveriam posicionar sobre este assunto, não é em sair da plataforma ou pelo menos não partilhar links por.
Orador 2
Tá muito bem. Questões pertinentes de privacidade e tick tock que eu presumo que o Miguel.
Orador 5
Qual é que era tu segunda questão? A minha questão é se as marcas se deveriam remover do Tiktok ou pelo menos removerem os links que lá.
Orador 2
Quero ter a primazia.
Orador 4
Ti não, não é Virgens ofendidas e *******
Orador 5
A proteger os utilizadores, não é?
Orador 4
Oh sim é, nem sei Como É Que É Apple, então não removeu ainda tem que toque do seu telemóvel, não é essa justa que e certo está tão preocupada com a privacidade do pessoal. Bastava esta notícia, site comprovar se era verdade, deviam já bloquear a aplicação ou não?
Orador 4
Não sei o que que você.
Orador 4
Não vai fazer, não?
Orador 5
É um ponto. ISTO foi testado exatamente em em dispositivos iOS, como foi em Android. AEA verdade é que todos os Inep browsers podem injetar coisas, portanto, vou adicionar aqui uma informação que também tinha mais à frente, mas o próprio Facebook ou Instagram fazem exatamente AO mesmo. Injetam também código. A única diferença é que o código que eles estão a injectar não estão a medir aquilo que os utilizadores escrevem. Médias interações com o site, mas não exatamente aquilo que os utilizadores escreve.
Orador 4
Sim ISTO é uma técnica de hacking que havia antigamente que era acho que era keylogging. O que é que era que se instalava uma coisa no computador da pessoa e começávamos a ver tudo aquilo que a pessoa teclava com Esperança que conseguimos roubar password e essas coisas e pá e nós continuamos a achar.
Orador 2
Sabes Muito, Miguel, tu sabes muito meu menino meu Deus.
Orador 4
Só ver, tenho um passado, eu trabalhei na primeira loja de e-commerce em Portugal. Assim grande como programador é pá.
Orador 2
Comprei desta vez.
Orador 4
Nós continuamos a achar que as big tex andam aqui a brincar às redes sociais e aos produtos grátis, etc, mas não andam a nós.
Orador 4
Na semana passada andávamos aqui a falar sobre a ideia de escutar conversas que acontecem em outros canais entre utilizadores. Não sei se ouviste isso, Ricardo?
Orador 4
É para que agora há uma tendência do marketing que é tentar perceber o que é nascer de TI NOS chats e NOS grupos de WhatsApp e tal escutar essa essas conversas todas. Se nós formos a pensar nisso, ISTO te que toque nem choca assim tanto separa é nós temos.
Orador 4
Perceber que não há borlas neste momento, todas, neste momento, todas as empresas a não lutar pelos nossos dados enquanto este modelo de utilizar grátis.
Orador 4
Quando tiver ISTO, vai continuar e ISTO é só as coisas que nós sabemos. Nós não fazemos ideia nenhuma de todo o resto da informação que anda a ser que anda a ser roubado.
Orador 4
Por isso é que eu digo sempre, a privacidade é uma tanga. Os tipos do RG PD é pá, deve andar a rebolar na campa, não é assim, estiverem vivos.
Orador 2
Não acho que são todos, ainda é uma coisa bastante recente.
Orador 4
Sim, mas devem estar ali, devem estar ali todos em pulgas a pensar bem. Andamos nós preocupados com a porcaria do formulário, de dizer Lá os os termos de utilização e a pessoa aceitar, eh pá, quando na realidade e eu sempre disse ISTO, os RGPDFE essas coisas todas só servem para prejudicar os pequenos, os grandes, eles vão continuar sempre.
Orador 4
A fazer tudo e mais alguma coisa para roubar os nossos dados, porque o negócio deles é dados. Quer queiramos, quer não, não é?
Orador 4
É mas também não percebo porque é que as pessoas ficam admiradas como como tu disseste e bem, Diogo, por exemplo, quando nós estamos a instalar eventos do Pixel do do Facebook, nós, na própria aplicação do do Facebook, estivemos no Desktop.
Orador 4
Estamos ali no Wad manager e nós abrimos o nosso site. Vamos clicando NOS botões e aquilo vai disparando eventos, não é?
Orador 4
Ou seja, é pá. Eu ouvi que aquilo está tudo a ser escutado. Não é só naquele momento em que nós estamos ali a clicar nas coisas, mas sempre.
Orador 4
Não é é Eu Não percebo, é porque eu tive com tanta sofisticação em perceberem tudo que está acontecendo NOS nossos telemóveis e browsers.
Orador 4
É et cetera em tudo aquilo que nós clicamos e passagens tão difícil às vezes configurar a porcaria do Pixel e de confissões como.
Orador 4
Deve ser vai passar.
Orador 4
Usar setores da tecnologia de espionagem e Papa para tentar te ver de onde é que vem as conversões.
Orador 4
Esse cara que nós falamos há 2 episódios atrás sobre o last Click, não sei o que e pá estava tudo muito mais facilitado para Toda A Gente, não era. Começávamos a medidas conversores como deve como deve de ser.
Orador 4
Eu continuo a dizer as grandes marcas tipo Facebook, mete, Instagram, Tiktok.
Orador 4
Ozone, tudo o que quiserem chamar eles não têm valores nenhuns. Relativamente à proteção da privacidade das pessoas, eles não querem saber isso. Para eles é tudo, é uma mentira. Não, não há nenhuma marca que se preocupe realmente com a privacidade das pessoas. Eu sou que se preocupam. É com a privacidade dos dados que eu tenho sobre as pessoas para que ninguém saiba. Quase que são os dados que tenham e ninguém lá, ninguém vai roubar os dados de euros por quilo da realidade. É um pequeno Tesouro que eu tenho quanto a segunda questão, eu nunca comprei nada não Tiktok.
Orador 4
Dá para perceber a dimensão da quantidade dos roubos de informação, a bancária, etc, que até existe Oo hashtag do Tiktok made my make my buy. Vocês conhecem que és que é um é 1# das pessoas que dizem que o Tiktok NOS influenciou a comprar alguma coisa porque viram um vídeo etc. Realmente há muita gente a comprar no Tiktok e eu eu pessoalmente acho um escândalo enorme. Agora não me venham.
Orador 4
Eu acho ISTO é um ISTO é um grande escândalo, não é tipo, mas fico surpreendido, é pá, não acho que é tudo igual, são todas iguais.
Orador 4
Das empresas.
Orador 4
A onde roubar sempre que puderem roubar, provavelmente até estão a roubar coisas que nós ainda não sabemos e Há de Ser sempre assim.
Orador 4
Enquanto o modelo de negócio for os, nossos dados servem como pagamento, tá? E é o que eu tenho.
Orador 2
Muito bem, Fred.
Orador 3
O Diogo perguntou se algum de nós já fez alguma compra pelo Tiktok. Eu nunca fiz nenhuma compra pelo Tiktok e já tentei vender pelo Tiktok, mas não fui bem sucedido.
Orador 4
Não conseguiste roubar os dados a ninguém?
Orador 3
Não, não consegui.
Orador 3
Fechar uma venda do Tiktok e com isso, ficar com os dados dos compradores. Agora, o que é que sucede eu quando o Diogo trouxe este Tema, comentou.
Orador 3
Com ele o.
Orador 3
Diogo está fresquinho, fresquinho, fresquinho porque realmente o visto no Twitter e eu próprio fiquei boquiaberto porque AA pessoa que fez esta investigação e colocou um Monte de Print screen ex eu fiquei bem. Eu lhe passei a acreditar porque realmente.
Orador 3
Não era um não era um parágrafo com algumas letras a dizer à o Tiktok e ISTO não ele estava. Ele tinha conteúdo que estava a sustentar a sua afirmação. Bom é assim, nós já falamos tantas vezes aqui desta ferramenta e de outras que quem gostar muito do Tema da privacidade tem muitos episódios para trás, para satisfazer a sua curiosidade. Agora uma coisa é certa, e aí concordo com o Miguel. As plataformas estão a sentir-se cada vez mais apertadas com as restrições.
Orador 3
Estavam os big players, tivemos o Apple maps para si. Foi o primeiro grande aviso. Não é o primeiro grande aviso.
Orador 3
Tivemos o segundo grande aviso que este Tema da das cookies depois da flock e depois uma cambalhota de mortal e que era para para a frente da Google. Depois voltei para trás, portanto, mas são alguns avisos, são alguns avisos de Força Party data, ter prepondera.
Orador 3
Óssea e os monopólios a ganhar cada vez mais força, deixando cada vez mais difícil as pequenas empresas com os seus próprios ativos, seja.
Orador 4
Claro, ou seja, tudo nós vendo vendo esta conversa toda a volta das cookies, etc. ISTO é 1000 vezes mais grave do que a questão das cookies é 1000 vezes mais grave. ISTO é, ISTO é literalmente espiar o dispositivo da pessoa.
Orador 4
Mas é pá é é.
Orador 3
Brutal, estamos a antecipar multas.
Orador 3
E, estás a dizer, não é?
Orador 4
Eh pá, Eu Não sei se é multas, se se alguém devia ir para a prisão, o que eu acho é que ISTO da privacidade neste pá, então desculpa se fosse, se fosse um hacker a fazer, se fosse um hacker a fazer ISTO, o racker era preso.
Orador 3
Ai, não tens razão, tens?
Orador 3
Indiferente à multa multa multimilionária por recolha de dados já saiu essa notícia.
Orador 5
Força Diogo, não só para adicionar aqui a esta questão, portanto.
Orador 5
Vocês têm um site onde podem confirmar exatamente qual é a informação que está a ser, é.
Orador 5
É absorvida ao KE qual Oo Java script que está a ser planta. É necessário alguns alguns conhecimentos para perceber que códigos, porque ele identifique o Código Java script a ser lançado ou os códigos que estão a ser injetados, mas já se tem que perceber um pouco códigos é que são aqueles do que aqueles códigos estão a fazer, OK? Mas podem testar OK, através abrindo um link que está em Martin por idiotas é a.pt que é inepbrowser.com também não é difícil Ham abrindo esse link dentro dessas redes sociais, por exemplo, vocês vão conseguir?
Orador 5
Que informação é que a essa rede está a injectar para dentro do vosso browser? Está bom a para a denotar também que o Snapchat foi das aplicações que menos há.
Orador 5
Há, portanto, que que menos informação absorvida. Acho que na verdade, não chegava a injectar nenhum Java script dentro do seu Inep browser.
Orador 4
Também Oo Snapchat era o que faltava não é porque eles começaram a ideia inicial do Snapchat. Era a privacidade da pessoa, se eles agora.
Orador 5
Privacidade avança.
Orador 2
Muito bem, eu tinha estava aqui a tentar formular umas questões No No seguimento que o Miguel disse, até relativamente ao que estas grandes empresas põe e dispõe ainda, portanto, não é bem da privacidade, mas recolheu dados sobre o prazer. AA questão é, será que eles não o fazem porque estão totalmente alinhados com aquilo que é por preocupação geral do utilizador comum sobre os seus dados, que é essencialmente nenhuma?
Orador 2
Ou seja, a quem é que se preocupa quando as pessoas vão deixar os altec por causa dessa situação? Porque achar falamos de vários episódios, que é se não for identidades oficiais.
Orador 2
Nesse caso dos países europeus ou ou que seja a tentar regular, está alguma forma? O utilizador comum é não está minimamente preocupado com esse tipo de situações. Pelo menos é a minha percepção de sim. Claro que NOS me.
Orador 4
É era acho.
Orador 4
Nós já falámos disto no passado, em que as pessoas só se preocupam com privacidade quando lhes perguntam, tu preocupas com a privacidade e ele?
Orador 4
Diz sim.
Orador 4
Eh pá e a seguir está no está no Facebook, no Instagram, mas para tirar fotos de biquíni que elas sabiam de país tá andar, tipo, não as pessoas só se preocupam realmente com a privacidade quando quando eles perguntam, é para porque cara é muito mala, uma pessoa dizer, Eu Não me preocupe.
Orador 2
Com a privacidade, certo? Certo, não, mas ela tem. Nós já temos. É que pensou?
Orador 2
O estudo a que mostrava uma percentagem de pessoas que era bastante elevada de de pessoas que estão dispostas a partilhar mais dados para ter experiências mais customizadas nas suas compras. Portanto, as pessoas em parte estão dispostas a fazer este trade off. OK, não me importo que eles recolham este este este este dado, se isso para mim trouxeram benefício que é, são produtos mais.
Orador 4
Claro, antes de irmos ao ao Diogo e eu como sabem, estive 2 anos fora do mundo. Google não é com o meu ex pq.
Orador 4
90 e eu agora tive que comprar um telemóvel novo porque partia parti parti o visor.
Orador 3
É e só para dizer.
Orador 3
Que o Bruno fala de novo.
Orador 4
A mas eu comprei dos baratos, mas pronto comprei um telemóvel novo e bem, e ele assim que entrei novamente no mundo do Google, aceitei todas as políticas que eles tinham para que para que eu aceitasse e a minha vida melhorou 1000 vezes, ou seja, tenho tudo os browsers, todos interligados e tal, obviamente, há ali violações.
Orador 4
A minha privacidade quase certeza, porque o que eu ando a fazer no meu Brown? O meu telemóvel passa a ser visto no meu browser também etc e No No Google Maps e tal, mas essa integração toda realmente, acrescentou.
Orador 4
O valor a minha experiência com com o telemóvel não é? Ou seja, as pessoas realmente é para para vão.
Orador 2
Portanto, ISTO Tiktok, não sei qual é o percentual de pessoas que compra no Tiktok que utiliza o Inep? Mas mesmo essas pessoas que mostrassem o que é que está a ser recolhido, o que interessa aos fins para que as cidades vão ser colhidos? Se assim uma equipa décadas consegue traquear ou recolher os dados e usá-los para fins criminosos? Agora começou a falar a própria plataforma que estar ter os dados. Claro que, obviamente é inusitado estar aqui a dados de cartão de crédito e o tipo de informações pessoais que, na verdade, bom tem interesse, mas se calhar não é assim tão relevante.
Orador 4
Aí fazer compras?
Orador 2
Mas no final do dia, o utilizador como não vai sentir?
Orador 2
É na pele é essa é a realidade, ou seja, não vai se sentir a sua privacidade violada, por assim dizer, pelo menos eu, eu entendo, portanto, na verdade, ISTO apesar de ser escandaloso entre aspas as, pessoas também estão muito na linha do da satisfação.
Orador 2
É instantânea, portanto, vão continuar a usar o Tiktok se os Instagram de Facebook e tudo o que que o que vier.
Orador 2
De seguida, mesmo que mesmo continua a recolher dados assim de forma Bárbara e selvagem.
Orador 5
Sim, mas acho que quando as pessoas são confrontadas com a informação que está a ser recolhida, não esta precisam ouvidos que o TIC TOC está a monitorizar o seu cartão de crédito.
Orador 5
O TIC TOC está a registar a password que você utilizou no seu cartão Fnac e possivelmente utiliza no outro chá.
Orador 2
Mas está a usar o está?
Orador 5
A recolher está a recolher desculpa, é um bom ponto, está a recolher, não é, portanto.
Orador 1
E inço.
Orador 2
Mas, por exemplo, pensa uma coisa, quando tu preenche um formulário, não é eu preenchi um formulário pronto. Eu estou a dar aqueles dados. Não estou a dar ao Tiktok, estaria a dar porque estou a fazer uma compra. Estou a dar os dados ao gateway de pagamento. Pronto, whatever, portanto, é um dos dados que eu estou disposto a partilhar, agora é.
Orador 2
Assim o título.
Orador 5
E o partilhar.
Orador 5
Com os sinais não é precisar couve?
Orador 2
Está em não partilhar com a Fnac, mas eu tenho também viu a está bem? Certo? Mas eu fiz lá uma compra no Tiktok pá, pronto, OK, tudo bem, eles viram.
Orador 4
Top não, mas.
Orador 4
E o Tiktok de separa na segunda vez que eu clicar no link da flag já teve, já teve, passou de preenchida?
Orador 2
E olha.
Orador 2
Fiz, olha o Estado não precisa de pôr.
Orador 4
***** filha só tem que.
Orador 5
Ganhar já teve o cartão de crédito, também é isso?
Orador 2
Tá certo, não é?
Orador 4
Boi conveniente minha foi conveniente. Olha por, por exemplo, o próprio Stripe. Eu tenho uma forma de pagamentos que que é de criar agora uma coisa qualquer para 1 ano.
Orador 4
Clique check out do futuro. Acredito que seja feito com base em violação de dados pessoais. Nesse sentido, essa funcionalidade para fazer os bancos Click check out no futuro, tu tem os dados, ficaram guardados do teu cartão de crédito, por exemplo.
Orador 2
Bom mas com as medições pra lançar a discussão de que, na verdade, pelo menos acredito que nacionalidade das pessoas, a grande maioria.
Orador 2
Não está sequer é. D.
Orador 2
Este Tema da privacidade e não se enquadra se entende.
Orador 3
Estou fazendo dancinhas, foi isso?
Orador 2
Pronto, é isso exatamente a não.
Orador 2
Ser muito mais interessante.
Orador 5
Deixa-me só adicionar aqui um ponto que é ISTO, na verdade, é uma questão fácil de resolver, porque é possível nós termos um código, um site que não deixa o que pelo menos reencaminhar os utilizadores a abrir AO site num browser é e não dentro de um Inep browser. Tanto é uma coisa muito fácil de implementar.
Orador 2
Muito bem, agora.
Orador 2
É uma coisa. Tu vais implementar esse código para perder a oportunidade de conversão. Tu fazias isso, tu preferias perder conversão e mandar as pessoas para proteger. Ou seja, do ponto de vista ético, sim, certo, não é como marca, sim, mas no final do dia tens que apresentar resultados se dissessem assim, olha, se mantiveres o código que funciona Inep, tens uma conversão de Y se mandar as pessoas para o browser, tens uma conversão de y menos 40%.
Orador 4
Até porque o próprio, até porque o próprio Tiktok pode estar a recolher essa informação para beneficiar as marcas a seguir do gênero. Para perceber as ações que foram feitas num site para conseguir fazer tratamento que não é possível fazer com o ** que só com uma coisa qualquer. Está eu eu.
Orador 5
Acho que se é a informação já está imagina tudo utilizador já disse num um produto ao ao, porque um pode ser feito ou logo não é diretamente utilizada, não consegue aceder ao site de ser dentro do Inep rows, aliás, sem ser fora do Inep browser ou 2 utilizador navega e quando chega um ponto de adicionar dados de pagamento.
Orador 5
Aparece um aviso a dizer que o TIC TOC não é seguro, vai ser? Clique aqui para ser a encaminhado para o um browser mais seguro.
Orador 4
Tu metes tu meta essa Mensagem desligue o telemóvel.
Orador 4
Se for preciso.
Orador 2
Já não vou comprar nesta loja, gente que tinha.
Orador 4
Uma Lux exatamente quem está a passar, não.
Orador 2
Mas estamos vendo os efeitos da nave fazer.
Orador 2
Os o os utilizadores assaltado uma.
Orador 2
Para outra é quando ele não.
Orador 5
É verdade, é verdade, mas para a proteção, eu diria que se calhar, até poderia ajudar na taxa de conversão. Não sei.
Orador 4
E ele falou que.
Orador 5
Quando está na?
Orador 4
As pessoas ligavam logo, disse. Parece que os alertas de segurança do PS estão mesmo a apanhar agora o Hanson.
Orador 4
É, Alexandre.
Orador 4
É a última que eu vejo esta porcaria bloquear toda.
Orador 2
Entendi, preto quero deixar alguma nota desculpa para fazer.
Orador 3
Não, isso é.
Orador 3
Ter estava aqui a procura de 1 hora estava.
Orador 3
A faltar aqui.
Orador 3
O nome é, começaram o pai aqui costuma vir várias vezes à Web summit.
Orador 3
Há falar muito sobre a privacidade, mas pronto só para dizer que não sei se não sei Se Eu estou a ser muito ingênuo. Nós estamos todos, mas este tipo notícias, ISTO é ouro só.
Orador 3
Azul para aquilo que são as práticas de SPD na União Europeia, este tipo de notícias, isso terror sobre o assunto para aplicar multas já foi noticiada uma e ISTO é que isso, quanto mais graves, pior, portanto, ele está esfregando as mãos para encontrar ISTO.
Orador 2
A Price empresa para esse sim, sim, sim. Preços positivos é mami o que o que ela tiver na Comissão Europeia sentado não esta notícia ou.
Orador 2
Está aqui, vamos já abrir o Excel, portanto, vamos fazer aqui umas contas.
Orador 2
Pense mas boa tarde Erick me totalizador comum. Acho que estamos muito, muito Longe ainda de aliás e acho que o sentido é perfeitamente diverso, que é cada vez como a Miguel, diz.
Orador 3
Sim sim, sim.
Orador 2
É também já sou da equipa dela, da privacidade. Uma tanga é cada vez menos importante. Cada vez vamos partilhar mais, muito bem.
Orador 2
É antes passamos ao próximo Tema para acreditava pela primeira vez, estiver acostumado a questão vir, e se não somos subscritores favor subscrevam e avaliamos no Spotify, no Google podcasts ou Apple podcasts.
Orador 2
Que, pelo menos para já, ainda não recolhem dados que nós tenhamos conhecimento do utiliza.
Orador 2
Muito bem, Fred, é traz aqui uma notícia que isso não é de 96 lá perto anda que é será ainda do tempo do Sócrates, um computador por aluno, mas não tem nada a ver. Fiz confusão.
Orador 3
É bom o confinamento gerado pela pandemia global do CO Vid 19 obrigou as empresas e trabalhadores a adaptarem se ao teletrabalho e aos estudantes de terem aulas em casa.
Orador 3
O mercado de computadores foi na altura do favorecido, com um aumento significativo da procura de novas máquinas. Agora, depois de um pique motivado pela pandemia, sabe se que as compras de computadores portáteis registraram declínio no primeiro trimestre de 2022?
Orador 3
De acordo com OIDCEA Gartner, as pessoas que compraram urgentemente um novo portátil aspirador robô ou para de TV em 2020 ou 2021 não precisam agora de comprar outro. Durante algum tempo, as escolas retomaram as aulas presenciais.
Orador 3
Os pais que compraram computadores recentemente, não precisam de mais nada. Curiosidade em Portugal.
Orador 3
A marca é que vende mais computadores é tem sido HP em primeiro lugar, depois ele de novo e em terceiro a acho que comercializou só para termos uma ideia de cala 26000 unidades dados da IDC li uma entrevista do Diretor-Geral da Huawei em Portugal referir que, em 2021, a temporada de reação às aulas marcou uma subida marcante da quota de mercado, que agora é de 10% no segmento de P CS em Portugal, um feito realizado em 3 anos. Hora.
Orador 3
Nós estamos a aproximar-nos agora do regresso às aulas e só para temos aqui também uma Visão geral é do mercado global, não?
Orador 3
Estados Unidos a Apple é a marca que mais vende por tantas, mas os Chrome Books os Chrome Books da Google foram o é laptop preferido dos estudantes.
Orador 3
São baratos despojados, tem software da Google, não são brilhantes em comparação com os computadores escolares. Desajeitado antigamente, como o exemplo da cidade do Mar, Elejo são bastante simples de utilizar para os tantos. Aliás, o próprio Miguel estava querendo fazer um jogo. É precisamente pela integração do sistema.
Orador 3
Sistemas, portanto, para estudantes, professores podem controlar os professores, podem controlar o que as crianças podem não fazer com eles se tiverem um sistema integrado usando.
Orador 3
O Google escola.
Orador 5
Para lá para não?
Orador 5
Falar no preço não é o preço.
Orador 3
Mas não pareço?
Orador 5
Também é muito bom.
Orador 4
Está, Eu Estou Aqui ver uma 660.
Orador 4
E 9 EUR.
Orador 3
Mas por 240 EUR já vez portáteis. Estive a ver a bocadinho na volta. Aliás, vou precisamente fazer essa referência que eu fiz uma pesquisa a pouco e descontos do regresso às obras do Chrome Books na ordem dos 40%.
Orador 3
Centrados NOS principais sabes online de cobrança, que buscam que não eletrônica, haverá isso mesmo que.
Orador 3
Eu vi agora o.
Orador 3
Fato de que as.
Orador 3
Vendas estão, Como Eu disse, entre.
Orador 3
Tem colapso pode criar um Bucks vendidos em Abril, Maio e Junho foi metade metade do número vendido no mesmo período em 2021. De acordo novamente, contratos da IBC. Entanto, ISTO faz parte da minha opinião, é de uma tendência geral da Eletrônica, minha opinião e os dados somos tão.
Orador 3
Por si só.
Orador 3
Bom, acho que no fim, qualquer que seja a direção das vendas, os portáteis refletem uma mudança radical nas escolas, tal como em muitos negócios e serviços, pode não haver volta a dar as adapta.
Orador 3
2 digitais que as escolas e as famílias fizeram por necessidade no ano passado. É, aliás, no passado ano letivo, o Ministério da Educação português distribuiu 450000 computadores e hotspots de Internet. Alguns dos cais foram relatados agora a 2 semanas pelo Tribunal de Contas. Já não estão funcionando, mas pronto. É contexto tecnológico, fornecedor, não sai, mas, segundo o problema é, eles começaram esta ideia interessante, mas distribuir os computadores e hotspots teve foco primeiro NOS alunos mais carenciados, com o apoio social escolar e as.
Orador 3
Faltam ser que o faltavam cerca de 600.
Orador 3
Meu é, portanto, nossa. Entretanto, já foram entregues mais alguns ou não para abranger professores e todos os alunos do ensino obrigatório da rede pública, tal como foi desenhado pela escola digital.
Orador 3
Agora a pergunta para vocês, caros que é?
Orador 3
Amigo do painel.
Orador 3
Reflexão para a nossa audiência, queridos ao fim, será que escolas portuguesas teria uma capacidade para um objetivo de ter um computador para cada aluno?
Orador 3
Pergunta número 2 seria um progresso em crianças a partir de.
Orador 5
Que idades bem. Deixa-me, deixa-me. Deixa-me perguntar ISTO primeiro, o Fred já é a segunda vez que trazes o Tema de educação, o que é que se passa? Já estás à procura de escolas para para a para a rapariga e o que é que?
Orador 5
Sua criança, já estás a explorar o mercado, é isso?
Orador 3
Tchau, nós temos que estamos a fomentar a literacia digital.
Orador 3
Neste podcast.
Orador 2
Então Diogo, já que já que lançaste?
Orador 5
Vamos a ISTO, vamos a ISTO é pá, Eu eu acho que há aqui.
Orador 5
Eu acho que se as escolas teriam capacidade de ter um computador por cada aluno, eu acho que cada aluno, se não todos os alunos, principalmente aqueles mais carenciados, não têm. Eu acho que pá, a maior parte Hoje em dia tem, não é? Depois da pandemia, foi muito aha. Toda A Gente teve AA recorrer a computadores, não é o durante a pandemia, aliás, a eu próprio voei 2 computadores e a ideia foi exatamente as pessoas terem uma forma as crianças terem uma forma de acompanharem a as aulas quanto quanto a progresso. Eu Não tenho a certeza se.
Orador 5
Serão 11 progresso, sobretudo a parti.
Orador 5
Entre os dos 10 anos, mas, por exemplo, aqui em casa é.
Orador 5
O humilde já tem 10 anos e acaba por fazer trabalhos com os colegas, não é? É através dos Times, é do seu próprio computador e acabam por se reunir AA No No Times e eu acho que isso é que é importante. EE falando até um pouco naquilo que que.
Orador 5
Um abordamos no episódio anterior que é a eu acho que não é uma questão de se ter os computadores e da tecnologia é dardo é estar lá também, não é?
Orador 5
É verdade é que houve uma evolução, aliás, é é digital por parte das escolas das universidades? Sem dúvida não é.
Orador 5
Mas Eu Não sei se vocês assistiram alguma aula é online, é para. Mas muitas das aulas online que eu assistir não tinham qualquer experiência no tipo de aulas online.
Orador 5
Não é a diferença, não é se o.
Orador 5
Os o as.
Orador 5
As escolas todas têm computadores aos alunos, têm computador.
Orador 5
É diferença é a partir do momento em que as escolas começam realmente a adaptar para o lado adaptar, mas é inovar, não é?
Orador 5
Na sua aprendizagem ou não aprendizagem é tanto online ou interativa através dos dos computadores, porque se isso não existir, é muito difícil prender a atenção das crianças, principalmente quanto mais pequenas elas forem neste ensino. Não é? É porque eu, eu, eu, eu recordo que todos nós aqui passamos pela universidade, não é?
Orador 5
É e pelo menos o Miguel EOE.
Orador 5
OEO Ricardo.
Orador 5
Falam que na altura todos nós já tínhamos computador, não é? Quando isso já foi há mais de 10 anos atrás, portanto, é já na nossa idade. Já era uma coisa obrigatória a 10 anos atrás, portanto eu acho que é é 2000 e de agora terem o computador a partir dos 10 anos ou do SET de todo me surpreende e acho que é só normal que haja realmente um computador por aluno.
Orador 2
Muito bem, Miguel.
Orador 4
Olha diga o que disserem o Sócrates foi um visionário, é e vai esquecer-se ao ter um computador em.
Orador 4
Casa chame de quadros, mas esse computador é um Magalhães, não vem com o carro com Bucks. Eu Não sei o que seja o Chrome só crê.
Orador 4
É, eu acho que temos que ter em consideração o envelhecimento da população nossa, já meio de computadores agora, assim et cetera para a população, também está a ficar mais velha, menos alunos, certamente do que havia há 10 anos atrás. Não sei, é para não, não tenho dados estatísticos sobre isso, mas comente crianças, haverá certamente menos de computadores em casa. É. Eu acho que a nível de tendências, eu acho que os anos 2020 e 2021 e para de vir um literalmente ser apagados de todos os históricos de vendas e tendências de todas as indústrias relacionadas com e comer.
Orador 4
Nós falamos sobre isso No No episódio passado e para o que se passou foi uma coisa completamente normal e nós não podemos dizer, é para isso que agora está em creche uma outra vez é para não o que aconteceu o ano passado é que foi uma coisa completamente anormal. É para vender os muito de computadores há 2 anos, em 2020, por causa de uma pandemia, é para não foi uma coisa normal da sociedade. Et cetera a mas pronto, dito ISTO é, eu acho que o computador para aluno é essencial, é eu acho que há uns tempos atrás eu vi um dado qualquer que dizia que o aluno Público custa para e 8000 EUR.
Orador 4
Hoje por ano ao.
Orador 4
Uma coisa qualquer assim ora 3500 já não me lembro. Eu acho que não custa nada meter ali mais uns mais uns trocos para que o pessoal imaginemos chegamos ao quinto ano e recebe seu computador, que depois é renovado ao Sétimo ano, aulas de criarem criaram-se programas deste género. Eu acho que é essencial porque Oo futuro, onde os miúdos vão viver não é em sistemas de colaboração com o Times etc. E por acaso achei Diogo muito interessante teres dito que que um miúdo de 10 anos já faz.
Orador 4
Reuniões no Teams.
Orador 4
Para os trabalhos de grupo da escola, eu acho que isso é essencial porque é um mundo onde eles vão viver a será assim, né?
Orador 4
Não é, é, mas mais do que se prestarem dar um computador a cada aluno, eu acho que devia estar a falar em nível de educação, a emprestarem dar cultura também digital, ou seja, começarmos a ajudar a criar literacia digital em relação a diferentes temas que afetam a sociedade, o mundo do trabalho.
Orador 4
Mas mesmo eles enquanto indivíduos na época, nós tivemos aquela, você já viram aquele comentário do Netflix? É aquele do daquele fez o site das miúdas e depois estavam lá para o senhor nuas.
Orador 4
Já não me lembro do nome, já não me lembro do nome dele. É é o isn up ponto DOT com. Eu tive uns sites e tal para havia ali 11 cultura inteira volta daquilo e acho que é importante. Acho que é importante nós ensinarmos mais como lidar com o mundo online. Claramente uma pessoa que tenha 40 anos Hoje em dia já tem mais ou menos a missão para nós passamos.
Orador 4
Pela pelo menos da revolução entre nós fomos adolescentes quando o online apareceu, não é? Mas uma pessoa mais velha não tem essa, não têm essa essa noção, não é?
Orador 4
É e acho que sempre criar tem que se tem de se apostar em para dar literacia digital. As pessoas não é só dar um computador, toma lá, está aqui esposados Word não é para eu acho. Nós temos que começar a aprender a ser criadores, utilizar ferramentas como deve ser NOS computadores, não é?
Orador 4
Acho que não é uma questão só de entrega. Toma lá este favorecidos toma lá o computador. Agora dizer, acho que não, nós temos de dar mais do que isso.
Orador 4
Não é ajudar os adaptar em sistema um novo, para já, perdi completamente da minha resposta, mas.
Orador 4
Sim dar computadores, eu acho que é essencial e acho que a partir de 10 anos faz feita de acho que completamente sentido. Ela é obrigatório por tudo que tu vai fazer trabalhos para a escola. Eu acho que é importante também dizer aquela coisa de escrever essa mão e fazer os trabalhos da mão como nós tivemos que fazer. Mas AA partir de terminar de menos, tem de começar a ensinar as pessoas a pesquisarem da net fazer, não é? Outros? As ferramentas estão disponíveis no mundo real. Pode parecer uma coisa assim absurda, mas há muita gente não sabe pesquisar como deve.
Orador 4
No Google há muitas, há muita gente que chega lá e não sabe fazer pesquisas profundas do Google e tem que continuar ali a batalhar et cetera para não sei, mas acho que é.
Orador 4
Um é um bom tempo assim.
Orador 2
Muito bem, se a Senhora é bom, antes de mais ensinar as crianças, eu grande.
Orador 2
O Santo Gral. Nesse caso, os trabalhos da escola, que é Oo comandante. Nesse caso, desculpa control c Control V.
Orador 4
Olha, por exemplo, desculpa é que já nem o controle sem controle vê as crianças apanham uma ferramenta tipo Word play, ponto e ai aquela que vai falou aqui há uns tempos atrás e fazem o trabalho todo da escola. Como é que, como é que a escola está preparada para lidar com esta nova realidade?
Orador 2
Nota é Do I ou é do aluno?
Orador 4
Não, porque o aí não pode ter direitos de autor, segundo o que nós, então, os direitos são do.
Orador 4
Torno não mais distante.
Orador 2
Mas é uma discussão interessante.
Orador 4
Assim como é que a escola? Como é que a escola vai lidar com inteligência artificial para os trabalhos da da escola? Como é que vai lidar com isso, não é?
Orador 2
Não é pá. Temas interessantes para pormos. Vamos chamar um especialista da Ai, o Miguel, o Miguel e era para vir falar sobre AAEE sobre os direitos do Ai o futuro do Ai Ai.
Orador 4
Olha olha que criar agora um software que fizesse trabalho da escola dizendo Inteligência artificial.
Orador 4
Então é para cobrar 5 5 USD da Academia por causa de trabalho e às vezes isso aqui não mamava, sério?
Orador 2
Legal o babalities? O Baby Liss eu sei que não está, mas sabes que o startups fazem privati, entendes?
Orador 4
Exatamente Assange, fazendo uma tese, uma tese de mestrado toda para aí aí Tum beijo.
Orador 2
Nós, nós já falamos disso, não falamos em um artigo científico gerado por um I, acho que falamos disso muito bem.
Orador 2
Estão fechados temas, alguma nota final? Não vamos passar o nosso momento do Twitter, onde vamos? Acho que vamos, vamos sim, Senhora, é dar as boas vindas aos nossos novos seguidores da nossa conta de Twitter, Martin.
Orador 2
Idiota e são eles.
Orador 5
Então esta semana temos o Time AI um Filipe Pedro que eu tenho nosso Colo back só dizer que sentar aqui um xarope do Nuno Lopes Monteiro que NOS deu é é que vai aqui interagir conosco. É no Twitter e 19 Miguel, que afinal há pessoas aqui interagir.
Orador 2
Meu Deus. Ao 83º episódio temos interações.
Orador 4
Mais de 1 ano e meio depois.
Orador 1
Exato claro.
Orador 2
Bom sem mais maiores, vamos aumento das rapidinhas agências de marketing digital.
Orador 2
Impressão do mundo.
Orador 2
Força de ouro.
Orador 5
Anos este então ao Google.
Orador 5
Diz que vai lançar brevemente o help full content update.
Orador 5
Que deverá de.
Orador 5
Prover todos aqueles artigos que estão escritos.
Orador 5
Propositadamente para ficar nas primeiras.
Orador 5
Nossa seja privilegiam a máquina versus Human e neste, por agora, vai ser só em inglês. É, portanto, a ideia é todas do que eles. Artigos sobre reviews mal feitas, tudo para ir para um site da Amazon.
Orador 5
Afiliados que vá tudo embora e sai tudo das primeiras posições. Vamos ver o que que vai acontecer. Ele vai ser lançado, em princípio no início de Setembro, mas o YouTube podcasts é uma página de que ela podcasts no YouTube já está o LIFE. Mas no Estados Unidos, parece que o lançamento está para breve, mas com 54 ponto, 7000000 de euros é nós foi o maior anunciante em Portugal de Junho de Julho. Aliás, a Netflix anunciou que não ouvirá a publicidade NOS programas infantis Ops.
Orador 5
Mais o Google Analytics 4 vai começar a medir automaticamente o envio de formulários NOS vossos site, portanto, sem qualquer implementação adicional, vocês vão conseguir criar conversões a partir de validação de formulários. OK? Atenção que ISTO não vai fazer como o tick.
Orador 5
Tock não deverá?
Orador 5
Ir buscar a informação dentro desse formulário.
Orador 4
Nem penses nisso Diogo, nem penso nisso, até deve estar doido.
Orador 5
Mais o inquilino, só o seu novo site a mais, quase a acabar. Parece que a Apple quer aumentar o seu negócio de anúncio.
Orador 5
NOS e por último, agora sim. O Snapchat pessoa 1000000 de subscritores pagos OK já ultrapassou, aliás, 1000000 de subscritores pagos é.
Orador 5
A plataforma.
Orador 5
E é tudo.
Orador 5
Olha eu achei.
Orador 4
Interessante essa do do Snapchat, estou a tentar segurar aqui um caminho diferente, que é o caminho do pagas e não podemos levar essas questões. Crédito, acho tudo acho.
Orador 5
É Ronaldo.
Orador 2
Pois é, não sei, você não sabe meter.
Orador 4
Feio não.
Orador 5
Assim, não tem que paga sem saber, não é exato.
Orador 2
Funk, vamos passar a ferramenta dessa semana e esta semana aqui está este clássico de 1996.
Orador 2
Não por causa do mais tarde é ferramenta da semana. Esta semana é o Screaming Frog. ISTO não é um bar desculpa lá.
Orador 5
Não há para casar um bar em Lisboa, que é o Freud.
Orador 5
Não é que é de.
Orador 5
Coquetel, se não, não.
Orador 4
É isso que estava falando e isso é área que é um bar.
Orador 3
Sequin, Freud.
Orador 4
E um bar em Setúbal.
Orador 5
Agora vamos tudo.
Orador 3
Fazer biquinho.
Orador 5
Heim e deve haver um no Porto, certamente bem, mas o Skyrim frog é no fundo uma ferramenta de scraping. Aqui é muito utilizado, sobretudo parece o para ir buscar a informação de vários sites ou de um site, não é?
Orador 5
É, então é como se fosse um kroller da Google, não é entrar no site.
Orador 5
E ver que informação é classe, tá dentro que é para percebermos que a informação é que pode ser indexada pelos motores de pesquisa, mas esta ferramenta é ótima também para absorver informação, portanto, a vários estudos, por exemplo, de eu recordo de ver 111 tática, me tenha Estado com o Skyrim, Freud, que era, era uns tipos que tinham feito a tinha utilizado Screaming frog para ver as páginas do LinkedIn das ofertas de trabalho e qual é é?
Orador 5
Oo Bracket é portanto.
Orador 5
OOE quer é Oo ordenado, vá a associado a aquela aquela posição e mediante as potential tinham fazendo 111 scraping é é diário mensal e foram analisando quanto é. As posições estavam aumentar ou não o ordenado mensal que era suposto é que as que as exposições, neste caso essas posições de trabalho estavam a oferecer, tentam, se acabaram depois por fazer criar este estudo não é a partir disso e como é óbvio, conseguiram enviando Ham.
Orador 5
É com 111 press release vá para para vários, para para vários jornais conseguiram entrar em vários jornais e terem links para os seus estudos sobre AO mercado de trabalho. Foi assim 11 técnica desse muito, muito engraçada para gerar links, mas isso para mostrar AO potencial dos crimes de Freud, que tem 11 parte gratuita, que são 500 URS que vocês podem fazer esse clipe sem terem que pagar alguma coisa é e falo, pelo menos para mim é. Já me salvou a vida muitas vezes ótimo para exportar a informação de um site para o.
Orador 5
É é muito, muito, muito bom e aconselho a toda a.
Orador 5
Se uso o site BOL build o site bobo é faz crepe, mas é é no server, não é? Portanto, não é no teu computador.
Orador 3
E até já várias vezes 2 opções de ter uma coisa muito gira que faz o gráfico do mapa dos sites.
Orador 3
Sejam fazem as ligações todas, depois colar aquilo num gráfico visualmente apelativo para apresentação que é muito difícil. Foi uma empresa que eu que eu conheci quando fui ao Britney é Britney.
Orador 3
Então e fiquei Fan de ferramenta em casa, são 400 EUR por ano, depende depois de qual é que é o efeito que as pessoas vão fazer no seu dia a dia para não para não valer o investimento.
Orador 5
Sim Screaming frog é um pouco mais barato se não põe RS 100 e tais euros por cento e.
Orador 3
É mais conhecida, é mais famosa assim.
Orador 5
Tens aula por ano.
Orador 5
É é é e tem a versão gratuita. Não é para esquecer.
Orador 2
Muito bem, Chris, está na hora da despedida, não sei se tem algum comentário a fazer, não é? Não.
Orador 2
Antes, embora relembrar nosso.
Orador 5
Há no sistema de ensino, é uma coisa, você vê canto pode para y qual sua música de Cuba? Só um segundo, que é esta quarta faria já amanhã, portanto, no dia em que sai este episódio, em princípio vai haver uma etapa desse o com Grande Pedro dias é que vai ser no Centro de Lisboa. Há quem quem quiser aparecer, Toda A Gente está com.
Orador 2
Não é?
Orador 5
De nada podem aparecer. Eu estarei lá. Em princípio, Fred também diz que diz que lá vai estar AIE. Sim, Pedro Dias é um ex Google a que tem imensa informação sobre sobre esse é um grande conhecido nesta área de SOE vai lá estar, portanto, se quiserem depois mais informação, basta pesquisar no Google Lisbon SO meetup e conseguem se inscrever. Boa tem cerveja, tem cerveja OK vou pensar.
Orador 3
Ele tem mais.
Orador 2
Muito bem antes de irmos só relembrar nosso grupo do WhatsApp W ponto mathindiretas.pt subscrevam e avalie o nosso Podcast Google Podcast, Apple podcasts, Spotify e não menos importante, mas que ainda não tinha sido mencionado o nosso website marketingcuriosos.pt, que é onde nós deixamos toda a informação e links daquilo que falamos aqui nós sendo se houver nada em contrário, voltamos a ver como sempre na próxima semana, por isso não percam o próximo episódio porque nós também não tchau, tchau.
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