Twitter/X bloqueado em Portugal, Humanos detectam IA e Instagram supera YouTube – e193s01

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Twitter/X bloqueado em Portugal, Humanos detectam IA e Instagram supera YouTube – e193s01

Episódio 193
45:14

No episódio 193 falamos do Twitter/X bloqueado em Portugal, Humanos detectam IA e Instagram supera YouTube.

 Episódio de: 11 de Abril, 2024

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MIGUEL

 Os humanos detectam conteúdo gerado por Inteligência Artificial?

https://www.marketingtechnews.net/news/2024/apr/02/50-of-consumers-can-detect-ai-generated-content/

 

Esta semana venho falar sobre um estudo da Bynder, uma agência de assets digitais, que estudou como as pessoas andam a interagir com os conteúdos gerados por inteligência artificial.

O estudo teve 2.000 participantes que viam 2 artigos, um escrito por inteligência artificial e outro escrito por um copywriter humano.

O prompt era o mesmo para os 2 artigos: “Escreve 300 palavras sobre como limpar o carro”.

O resultado: 50% das pessoas conseguem identificar texto escrito por inteligência artificial…

OK, nesta parte eu fiquei confuso…

50% das pessoas isso não são as mesmas probabilidades de atirar uma moeda ao ar??

Se nós atiramos uma moeda ao ar 2.000 vezes a lei das probabilidades indica que vai ser mais ou menos 50-50…ou seja…as pessoas adivinham ao calhas?

Mas pronto…vamos manter a boa fé no estudo.

Aparentemente os consumidores dos estados unidos têm mais probabilidades de adivinhar quando o conteúdo é feito por inteligência artificial do que os consumidores do reino unido…

O estudo diz que 55% dos americanos conseguem identificar AI contra 45% dos ingleses.

Talvez porque a Inteligència Artificial tenha sido treinada com os grandes clássicos como shakespear.

Os millenials com idade entre 25-34 anos foram os que conseguiram identificar com mais precisão a utilização de AI…e são também os que têm mais propensão a utiliza-la para escrever.

Agora algo que acho que pode ser um sinal dos tempos que se avizinham…

Mais de metade dos consumidores (56%) dizem que se sentiram mais…ENGAJADOS… com o conteúdo escrito por inteligência artificial.

Factor super interessante: Os participantes entre os 16 e 24 anos foram os únicos que acharam que o conteúdo escrito por humanos era mais engajante.

Agora finalmente e para terminar…

Perguntaram aos consumidores o que acham de marcas que utilizam AI.

26% disseram que as marcas que usam AI parecem impessoais…

20% dizem que a marca parece preguiçosa

Uma nota interessante…quando as pessoas suspeitavam que o conteúdo tinha sido escrito por AI automaticamente diziam que parecia menos engajante…

Será que nesta fase estamos todos como aquelas apps que apareceram logo no inicio do CHAT-GPT onde diziam que conseguiam perceber quando o conteúdo era produzido por inteligência artificial?

Eu sou daqueles que como utilizo bastante, para o mesmo tipo de prompts, acho que a inteligência artificial é super repetitiva.

Principalmente a fazer copys para landing pages e coisas do género.

Mas acho que foi piorada propositadamente.

No inicio as respostas eram mais cruas e mais directas.

Agora parece que são muito trabalhadas para jogarem pelo seguro e serem sempre educadas.

A inteligência artificial já não é uma criança que diz tudo o que lhe apetece…está na fase da adolescência em que está sempre preocupado com o que todos vão pensar…

E vocês?

  •       Conseguem identificar conteúdo produzido por AI?
  •       As estatísticas que apresentei surpreendem?

       

DIOGO

 Esta semana venho vos falar do antigo Twitter, possivelmente liberdade de expressão e o que fazer quando a X for bloqueada em Portugal.
Então parece que a vida do Elon Musk e a sua história com a X não está a correr muito bem. Não basta, como já tínhamos reportado no episódio passado, a utilização do antigo Twitter nos EUA ter caído um quinto desde da sua aquisição  e os utilizadores diminuírem 23% desde novembro de 2022, de acordo com a Sensor Tower. Esta semana temos mais um percalço para o antigo Twitter e não é que pense que seja definitivo ou justo mas penso que pode ser indicativo do que poderá vir a acontecer. 

 

No sábado passado, o senhor Musk após algumas críticas na X sobre o possível facto de estarem no Brasil a serem vítimas de censura pelo governo Braseileiro e segundo o senhor Musk e passo a citar “um tribunal brasileiro forçou a X a bloquear certas contas populares no Brasil”. O que levou, menos de uma hora depois, o proprietário da X, a anunciar que a X desafiaria a ordem do tribunal e suspenderia todas as restrições. Acrescentando ainda “Como resultado provavelmente perderemos todas as receitas no Brasil e teremos que fechar o nosso escritório (no país). Mas os princípios são mais importantes do que o lucro.”

 

Ontem para terem noção de como as coisas estão, segundo o jornalista Michael Shellenberger, o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, anunciou uma investigação criminal contra Elon Musk, o proprietário da X, por supostamente disseminar desinformação, obstruir a justiça e permitir que pessoas que o Supremo Tribunal Federal havia banido das redes sociais expressem livremente as suas opiniões. O ministro Alexandre de Moraes afirmou que multaria a X em vinte mil dólares por dia para cada pessoa banida que Musk permitir falar
( https://twitter.com/shellenberger/status/1777321420277628968 )

 

E agora, a imprensa Brasileira, espera que a qualquer momento, o Supremo Tribunal Federal possa ordenar o bloqueio de todo o acesso ao X/Twitter no Brasil.

 

Como estão a ver as coisas não estão famosas e como podem perceber pode haver aqui alegadamente questões de censura, questões de liberdade de expressão e o assunto é muito mais complexo do que o que relatei neste momento. 

Contudo, não quero que para a minha questão se foquem nas razões para um possível bloqueio mas como sabem o próprio X já foi alvo de advertências por parte da UE por espalhar desinformação e que teria de agir sobre o assunto. 

Por isso a minha questão para o painel é, o que podem as marcas fazer caso o antigo Twitter seja bloqueado ou pelo menos se prepararem para isso? Devem ir já para o Threads? O que fazer com os followers se quiserem sair?

 

Usuários diários do Twitter caem 23% nos EUA desde aquisição de Elon Musk | Exame

Florida Gov. Ron DeSantis signs bill that bans children under 14 from having social media accounts (nbcnews.com)

X suspende nova conta de António Costa, tutor de “dois cães e um periquito” – CNN Portugal (iol.pt)

Supremo Tribunal do Brasil impôs restrições no antigo Twitter, Elon Musk vai desobedecer: “O juíz Alexandre Moraes está a trair o povo” – Expresso

https://twitter.com/shellenberger 

 

FRED

Os gigantes da tecnologia batalham pelo domínio do universo online, e o escolhido e o Instagram, uma mina de ouro digital para a Meta Platforms Inc.

 

Em retrospetiva, voltamos a 2012, quando o Instagram, uma promissora rede social de partilha de fotos e vídeos, foi adquirido pela Meta (então Facebook) por um valor que, à época, pareceu exorbitante: mil milhões de dólares. A empresa tinha 12 funcionários.

 

Poucos poderiam prever o colosso financeiro e cultural que esta plataforma se tornaria.

 

Avançamos para 2024, e há novidades recentes dos bastidores financeiros do Instagram, que deixa muita gente boquiaberta. 

 

De acordo com documentos judiciais agora revelados no Podcast Marketing por Idiotas, relacionados com uma à batalha antitrust com a Federal Trade Commission dos EUA, o Instagram gerou cerca de 30% das receitas totais da Meta no primeiro semestre de 2022, traduzindo-se em… 16.5 mil milhões em receitas de publicidade. Isto em apenas 6 meses.

 

Em 12 meses, foram $33 mil milhões, um valor que não só atesta o seu crescimento exponencial mas também solidifica o seu estatuto de gigante das receitas publicitárias, superando o YouTube.

Para terem uma perspetiva, 33 mil milhões daria para financiar a educação universitária de 30 milhões de estudantes em Portugal,  assumindo que o custo médio anual para frequentar uma universidade pública em Portugal é de cerca de 1.000 euros por estudante.

 

Mas o que torna o Instagram uma joia da coroa da Meta? 

A resposta reside não apenas na sua capacidade de gerar receita mas também no seu apelo universal. 

 

Com 2 mil milhões de utilizadores ativos mensalmente reportados pela última vez em 2022, a plataforma não só capta a essência da cultura visual contemporânea, mas também se posiciona como um mercado atrativo para anunciantes globais.

 

Na Europa, o Instagram conta com 259 milhões de utilizadores ativos mensalmente, com uma distribuição geográfica que reflete a sua proeminência além das fronteiras americanas, sendo a Índia agora o seu maior mercado. 

Portugal o próprio Instagram divulgou oficialmente em outubro 2023, o número oficial de utilizadores mensais, e calha em Portugal 8.2 milhões de utilizadores. Na secção de anúncios, só podemos imputar 6,3 milhões de pessoas no Instagram.

 

Importa destacar que a Meta continua a dominar o setor das redes sociais, reportando um aumento sólido de 25% na receita ano após ano, com destaque para o quarto trimestre de 2023, e um surpreendente salto de 201% no lucro líquido. 

 

O crescimento contínuo do Facebook, com 2.11 mil milhões de utilizadores ativos diários, reflete a inabalável relevância da Meta no tecido social digital.

 

No entanto, a Meta tem vários desafios. - A visão de longo prazo para o metaverso - Os equipamentos da realidade aumentada como o Quest

 

Pergunta: 

1) Quais são os maiores desafios que Meta e o Instagram têm na atualidade?

 

2) Refletindo sobre as estratégias de atração de anunciantes do Instagram versus YouTube: Quem terá mais  impacto e a eficácia?  Instagram ou YouTube?

 

Links:
1) https://transparency.fb.com/sr/dsa-transparency-report-oct2023-instagram/

2) https://www.bloomberg.com/news/articles/2024-04-05/instagram-generated-almost-30-of-meta-s-revenue-in-early-2022

 

 

Sobre o Podcast Marketing por Idiotas

podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.

O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.

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