Tendências de Marketing de conteúdo 2023, redes sociais e IA e a diferenciação na tecnologia – e111s01

podcast marketing por idiotas

Tendências de Marketing de conteúdo 2023, redes sociais e IA e a diferenciação na tecnologia – e111s01

Episódio 111
1:02:52

No episódio 111 falamos sobre tendências de Marketing de conteúdo 2023, redes sociais e IA e a diferenciação na tecnologia.

Episódio de: 8 de Março, 2023

Download do podcast

A servidoresverdes.pt que já está em beta e já se podem inscrever no website. 

 

Sabiam que caso a internet fosse um país, segundo estimativas, seria o sexto país mais poluente do mundo?

 

A servidoresverdes.pt ajuda-vos a passarem para um servidor com energia 100% renovável certificada que permite oferecerem um site amigo do ambiente.
E mais, se o vosso site for em WordPress, a servidoresverdes.pt ainda oferece uma otimização do vosso site para que carregue mais rápido e consuma menos energia.

 

Para saberem mais, basta entrar onde? Servidoresverdes.pt e deixarem o vosso contacto.

 

MIGUEL

 

Será que estamos a poucos meses de mandarmos os falsos amigos darem uma volta e arranjarmos amigos artificiais nas redes sociais? 

Espero que sim e que os meus amigos artificiais me dêem os parabéns no facebook!

 

 Desde novembro quando o mundo se deparou com o CHAT-GPT que todas as pessoas, em qualquer industria, em qualquer canto do mundo se perguntam: Como é que isto da inteligência artificial vai afectar a minha vida…o meu emprego…o meu negócio ou a minha industria.

O mesmo se passa com as redes sociais…Como é que a inteligência artificial vai afectar as redes sociais? Vamos passar a ter amigos artificiais?

Já todos sabiamos que afectava do ponto de vista de algoritmo e controlo de conteúdos, do ponto de vista de criação de conteúdos…mas para o utilizador comum? O que muda? Quais são os planos?

 

https://www.marketingdive.com/news/meta-snap-snapchat-my-ai-social-media/643984/

Bem então vamos lá:

O Mark zuchemberg fez um post onde diz que estão a criar uma equipa de AI de alto nível que se vão focar na generative AI para turbinar o trabalho nesta área.

Basicamente querem criar experiências deliciosas (tradução para delightful) baseadas nesta tecnologia para todos os produtos.

No curto prazo vão focar-se nas ferramentas criativas e de expressão.

A longo prazo vão criar algumas personas de AI que vão poder ajudar as pessoas em diferentes situações…vamos lá ver se melhoram o apoio a quem teve a conta bloqueada de uma vez por todas.

Vão explorar experiencias em texto (no whatsapp e no messenger), com imagens com mais filtros criativos e tipos de anuncios diferentes, e com video.

Relativamente ao snapchat lançaram o MY AI.

Basicamente este chatbot   utiliza o CHATGPT de forma customizada para o snapchat.

Esta ferramenta só está disponível para subscritores pagantes e tem funcionalidades parecidas com o chat GPT original…com mais algumas coisas  como presentes recomendados, planos de viagens e claro…aparentemente uma das melhores funcionalidades que a humanidade encontrou até hoje para a inteligência artificial: As receitas culinárias!

A Snap já pediu desculpas antecipadamente, dizendo que, o MY AI tem tendências para alucinar de vez em quando.

Neste momento temos a GOOGLE e o BING a correrem atrás de um “Assistente de pesquisa”, outras marcas a trabalharem a ideia de “Assistente de Marketing” e agora as redes sociais a explorarem a ideia de “Um amigo AI”.

A ideia de passarmos a ter amigos virtuais com quem podemos falar pode ser uma nova revolução nas redes sociais…

As questões que tenho para o painel:

– Qual vos parece que é o papel, os desafios e os perigos da inteligência artificial nas redes sociais…na óptica do utilizador?

 

 

                                                                                                                         

FRED

Sabiam que a Apple depende da Samsung para produzir as telas OLED dos iPhones?

 

A história da relação entre a Apple e a Samsung envolve batalhas judiciais e uma parceria tensa.

 

Apesar de tentar reduzir a dependência de fornecedores externos, a Apple ainda conta com outras empresas para produzir componentes importantes nos seus dispositivos.

 

Alguns exemplos:

– Tela OLED – Samsung

– Sensores de câmera – Sony

– Módulo de bateria – LG

– Unidade de armazenamento flash – Toshiba

– Barómetro – Bosch

 

Há muitas empresas que fabricam muitos dos componentes mais importantes em iPhones.

Destaco em especial o facto da Apple ainda precisar da Samsung para um componente vital: displays para iPhones e outros dispositivos.

O resultado é uma relação de trabalho excecionalmente tensa.

 

Ainda assim, mostra como as empresas da indústria tecnológica precisam de trabalhar juntas para produzir dispositivos complexos.

 

A dependência de componentes de outras empresas também é comum em outras indústrias, como a de relógios e aviões.  É impraticável para muitas empresas fabricarem todos os componentes por conta própria.

 

– Relógios de muitas marcas diferentes operam num movimento feito pela Swatch, por exemplo.

– A Boeing compra motores para os seus aviões à Rolls-Royce e à General Electric. 


Quando todos os dispositivos utilizam os mesmos componentes centrais, é mais difícil para essas marcas destacarem-se no mercado.

 

É por isso que a Apple desenvolveu os seus próprios chips, que garantem um melhor desempenho e autonomia aos dispositivos.

 

Em resumo, a relação entre a Apple e a Samsung é apenas um exemplo de como as empresas da indústria tecnológica precisam trabalhar em conjunto para produzir dispositivos complexos.

No entanto, a diferenciação no mercado é importante, e o desenvolvimento de tecnologias próprias é essencial para garantir um melhor desempenho e autonomia aos dispositivos.

 

Pergunta 1: Como é que a falta de diferenciação no mercado de smartphones afeta a experiência do consumidor? (assumindo que existe falta de diferenciação).

Pergunta 2:  Será que a produção colaborativa pode afetar negativamente a competitividade das empresas no mercado? (Desconfiança, inovação)

 

 

 

[RAPIDINHAS, NOTÍCIAS DA SEMANA QUE ACHAMOS MAIS RELEVANTES] 

 

 

[FERRAMENTA OU QUESTÃO DA SEMANA ] 

https://www.adcreative.ai/

Sobre o Podcast Marketing por Idiotas

podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.

O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.

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Temas no podcast

01:07
Temas
47:10
Rapidinhas

Neste episódio


Orador 2
Olá a todos bem-vindos ao Podcast marketing por idiotas. Neste episódio temos na ementa, os grupos do Facebook estão vivos ou mortos. O estado do comércio electrónico e as tendências para 2023 da Shopify. Por último, a inovação para sobrevivência já sabem para ficarem a saber tudo sobre este Tema. As novidades do marketing desta semana deixei de ficar por aí. Ora, muito bem, sejam então muito bem-vindos a mais um episódio, ninguém sabe qual é do podcast marketing por idiotas o vosso podcast onde falamos sobre marketing, negócios e tecnologia não falha no podcast temos todas as semanas os 3 temas da semana que já mencionei. Temos também as rapidinhas, ou seja, são as notícias da semana mais relevantes e, por último, a ferramenta da semana ou O Jogo da estatística onde o. Ricardo Olá. O.
Orador 4
Pouco alô o Fred.
Orador 5
E o Miguel alô.
Orador 2
Competimos entre nós precisamente com um dado interessante e também para fingirmos que sabemos alguma coisa. Já sabem tudo ISTO em marketing por idiotas.pt, onde podem consultar todos os links, notícias e temas e agora também temos um novo subdomínio, YouTube, ponto marketingdietas.pt onde podem vislumbrar 2 a 3 episódios pode variar bastante, mas estão lá. Os nossos episódios estão lá também, as nossas carinhas de trocas sem mais demoras e pessoal que NOS está a ouvir pela primeira vez e que ouviu estas pela primeira vez, nós repetimos todas as semanas quem já é repetente. Obrigado, então agora ouvir o nosso podcast. Já souberam avançar aqueles 15 segundos isso. Sociais para chegarem aos temas Miguel, vamos falar de uma rede social que eu pensava que já estava extinta. Uai o Facebook.
Orador 5
É verdade. Alguns dos nossos ouvintes também já sabem que faltam 15 minutos para a Frente para apanharem conteúdo de de maior qualidade a partir deste momento.
Orador 2
É Deus e Eddie segundos, não disse não, disse minutos e segundos não podia. Não podia ter dito minutos sem querer.
Orador 5
OK olha, vamos a querer exato olha eu esta semana trago este este Tema do grupos do Facebook estão vivos ou mortos? Eu adoro estes temas ao vivo do vivo ou morto, porque eles têm sempre imensa discussão e volta sempre aqui umas discussões. Interessantes, todos nós já ouvimos que A Rede Social Facebook está morta, que ninguém vai lá, que é o que é o Sol pessoal. Se o pessoal já só tem conta porque nunca se deu ao trabalho de fechar que toca, que é o Instagram também o é e o Twitter não era, mas passou a ser e agora é pelo pelo número de seguidores. Nós vamos tendo, não é o meu equipa e de análise para perceber se o Facebook está vivo ou morto. Sempre foi o meu dia de anos e eu há 7 anos atrás tinha tipo 300 e tal pessoas a darem umas. Tens desde aí o número todo vem sempre caindo todos os anos e agora tenho para. Aí umas 7. ISTO para mim, só pode querer dizer 2 coisas. O Facebook está a perder utilizadores activos e que interagem com a plataforma. Ou então é a minha popularidade que está a descer? Em queda e. Eu Não quero acreditar na segunda hipótese, por isso vou acreditando.
Orador 2
É exato, então vou fazer aqui o repto. Aliás, deixo este desafio a todos os nossos ouvintes. Irão nosso grupo do WhatsApp e dizer quantas pessoas desejaram os parabéns no seu feed para tirarmos este limpo. Ou seja, será que a popularidade do Miguel está pelas ruas da amargura? Muito. Ou será que o Facebook está com menos utilizadores activos? Pode ser um misto dos 2, é isso que vocês podem comentar em W ponto Math por idiotas.pt.
Orador 5
Eu também espero vocês quando é quando é que foi a última vez que deixar os? Parabéns a alguém.
Orador 2
No Facebook Eu Não tenho Facebook já.
Orador 5
Sabes que eu?
Orador 3
Tinha eu durante uns tempos, eu tinha um bote automático instalado no Chrome. Já estava automaticamente. Quando é que a pessoa fazia?
Orador 5
Ei EI isso já.
Orador 3
Anos não ainda tenho instalado porque nunca mais.
Orador 2
Despertaste uma faca no Coração de tanta gente neste momento, cumprimentos. Orador Mas o que ISTO é giro, isso é?
Orador 3
Esta e não existe ainda existe, mas só ESP. Então é assim, aquilo tinha uma versão em que eu podia escrever 3 frases completamente. Então, quando o sistema detectava que a pessoa fazia antes, ele rodava as frases diferentes para cada um dos utilizadores.
Orador 4
É isso.
Orador 3
Juro aquilo era máximo de. Sucesso depois começou me fartar por um. Motivo que foi o seguinte, que é aquilo. Quando o sistema automático itens um grupo grande, as pessoas respondem é, é aí é que há.
Orador 5
As pessoas respondiam. Te que tu ficavas irritado?
Orador 3
Um problema aí. Aí está um problema porque?
Orador 2
E lá ficava a.
Orador 3
Na resposta, tu já és obrigado a ir lá pronto, então para com isso, porque pensei. É giro resultou mas. Pronto era só. Ainda está aí, mas ainda existe, sim.
Orador 2
Meu Deus, que faca no Coração.
Orador 4
E será que ISTO se compara aos parabéns quando mudamos de profissão no LinkedIn?
Orador 2
Eu acho que é um bocado.
Orador 3
Também dá para automatizar?
Orador 2
Muitas felicidades, votos de muito sucesso, cara de meter mais um.
Orador 5
Sim parabéns do novo no novo desafio aqui que o parabéns pelo seu aniversário de emprego.
Orador 2
Há exato esse médio?
Orador 5
É só uma fase qualquer.
Orador 4
Bem, mas não, não não desfocar. Eu acho que AO pessoal do WhatsApp eu gostava muito de perceber também o qual o número de parabéns que eu também vou ver. O número de parabéns que que recebi da última vez.
Orador 2
Que ainda recebe.
Orador 3
Mas eu Diogo, o Miguel já acabou, não?
Orador 4
Não, não, não.
Orador 5
Era só era só.
Orador 2
ISTO ai era então Obrigado, Miguel.
Orador 5
Mas queria só dizer que aqui do que aqui dos meus 3 ilustres ninguém me deu os parabéns no dia de anos, mas é pá, vamos continuar. Vamos continuar desde.
Orador 2
Olha, eu falhei, Diz Que Não tenho Facebook, tenho falhado muitos aniversários.
Orador 5
Mas eu também e por acaso tenho sentido. Isso neste vídeo já não dou?
Orador 4
Eu dei no Facebook Miguel tu é que.
Orador 2
Não viste e falar escrever agora? Tá lá, parabéns atrás.
Orador 5
É, eu faço a 24 de Dezembro, ele vai lá meter. A 24 de Janeiro olha. Mas pronto, eu olha eu já não abri o Facebook. Há uma data de tempo até que me acontece intenções, nem intenções têm vai bem, não vamos descambar. Eu prometi que esta semana me apertar bem, que não ia começar aqui a disparatar, mas pronto.
Orador 2
Bombas força.
Orador 3
Interessa a intenção Miguel.
Orador 5
A esta semana passada houve uma coisa que me fez voltar à plataforma, o nosso ouvinte. O Luís Menezes experimentou, gostou e depois perguntou-me se podia promover o bem. Tweets by Leads cria a tua página de inteligência artificial e um minuto a já lhe. Orador Tinham, estou a gozar.
Orador 1
Minha mãe qual é o link?
Orador 5
Estou a gostar muito, sério? Basilides.com.
Orador 2
OK boa.
Orador 5
Ponto com o. E eu pronto, eu lá e disse que sim, e ele começou a fazer aqui uma promoção e de repente, a plataforma começou a aumentar exponencialmente o número de utilizadores a cada 7 ou 8 minutos, vinha um novo utilizador registado como a landing page criada na plataforma.
Orador 3
Mas com link da filiava?
Orador 5
Não, não, eu por acaso eu ia dizer isso a seguir Luís, nem penses que vais receber link? De afiliado à.
Orador 2
Vais receber directamente uma quota na empresa.
Orador 5
Exatamente exatamente a mas pronto era 778 minutos, vinha um novo, uma nova pessoa que se registava no site. Ia confirmar o e-mail e a seguir criava uma landing page. Ou seja, não é uma lide, não é uma, sequer uma visita era mesmo. Um registro bom. No total entraram 60 utilizadores novos no espaço de 1 dia. Eu fui logo falar com o Luiz, é pá Luiz, diz-me O Segredo, que é que está a passar o que é? Fizeste e ele disse basicamente como informação num grupo de Facebook, onde está que tem o Tema de marketing digital mais Patric managers e que tem cerca de 2000 membros. OKO Post que ele colocou era muito simples, tinha ali um link para a página e dizia que tinha encontrado ali 11 plataforma que criava landing pages, etc. Ai eu fui fiquei completamente pasmado porque nós fizemos aqui as contas. 2000 utilizadores Eu Não sei quantas visualizações do Post é que existiram, mas 97 pessoas visitaram a página. O que são? 4% desses 2000 desses desses 9762 inscreveram-se, o que significa uma taxa de conversão de 63%. OK, foram 60 num só dia e depois 2 ou 3 NOS dias a seguir, já não estou a contabilizá-los Paulo e não me chatear. Basicamente ISTO foram resultados, foram resultados 100% orgânicos grátis e no Facebook, claro que nós, assim que vimos ISTO, fomos logo replicar a estratégia para outros grupos e começamos a ter mais inscrições orgânicas. OKO que me levantou logo a questão, então, mas ISTO os grupos Facebook, ISTO está vivo ainda não é? Eu já pensava que os grupos estavam estavam. Podes? Eu vim ver aqui algumas estatísticas e tenho aqui algumas muito rápidas. 1.8 biliões de pessoas utilizam Facebook groups, 400000000 de pessoas estão em grupos que consideram terem significado. Há. O Facebook redesenhou a experiência para ficar mais focada de conteúdos vindos dos grupos que têm mais ricos neste momento e menos dos amigos, o que parece ser resultado aqui para para aumentar o número de grupos. 50% dos utilizadores do Facebook fazem parte de 5 ou mais grupos. Existem dezenas de milhões de grupos no Facebook, os principais grupos são engagement acima de 80%. Posto ISTO, pessoas para o painel. Vocês tinham esta ideia que os grupos Facebook estavam vivos. Qual é a percepção vivo ou morto? Vale a pena insistirmos. Hoje em dia ainda criamos grupos de Facebook para as nossas comunidades. A existimos esta estratégia e tática de marketing e como é que podem as marcas ter presença nestes grupos? Queria saber a vossa opinião.
Orador 2
Muito bem, não sei, Diogo, força.
Orador 4
Oo Miguel confirme uma coisa, mas tu me distes o tráfego e o tráfego vinha com referência de Facebook ou estás só deduzir porque?
Orador 5
Todo todo no Facebook.
Orador 4
Porque foi a única partilha? Vinha tudo Facebook.
Orador 5
Foi a única foi a Unica partida. Nós ainda não tínhamos começado a fazer a nossa, a nossa. Nós ainda não fizemos campanhas sequer nós basicamente falar, falei com o Luís, ainda estávamos
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Miguel Rão Vieira

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