Tendências de Marketing de conteúdo 2023, redes sociais e IA e a diferenciação na tecnologia – e111s01
No episódio 111 falamos sobre tendências de Marketing de conteúdo 2023, redes sociais e IA e a diferenciação na tecnologia.
Episódio de: 8 de Março, 2023
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Sabiam que caso a internet fosse um país, segundo estimativas, seria o sexto país mais poluente do mundo?
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MIGUEL
Será que estamos a poucos meses de mandarmos os falsos amigos darem uma volta e arranjarmos amigos artificiais nas redes sociais?
Espero que sim e que os meus amigos artificiais me dêem os parabéns no facebook!
Desde novembro quando o mundo se deparou com o CHAT-GPT que todas as pessoas, em qualquer industria, em qualquer canto do mundo se perguntam: Como é que isto da inteligência artificial vai afectar a minha vida…o meu emprego…o meu negócio ou a minha industria.
O mesmo se passa com as redes sociais…Como é que a inteligência artificial vai afectar as redes sociais? Vamos passar a ter amigos artificiais?
Já todos sabiamos que afectava do ponto de vista de algoritmo e controlo de conteúdos, do ponto de vista de criação de conteúdos…mas para o utilizador comum? O que muda? Quais são os planos?
https://www.marketingdive.com/news/meta-snap-snapchat-my-ai-social-media/643984/
Bem então vamos lá:
O Mark zuchemberg fez um post onde diz que estão a criar uma equipa de AI de alto nível que se vão focar na generative AI para turbinar o trabalho nesta área.
Basicamente querem criar experiências deliciosas (tradução para delightful) baseadas nesta tecnologia para todos os produtos.
No curto prazo vão focar-se nas ferramentas criativas e de expressão.
A longo prazo vão criar algumas personas de AI que vão poder ajudar as pessoas em diferentes situações…vamos lá ver se melhoram o apoio a quem teve a conta bloqueada de uma vez por todas.
Vão explorar experiencias em texto (no whatsapp e no messenger), com imagens com mais filtros criativos e tipos de anuncios diferentes, e com video.
Relativamente ao snapchat lançaram o MY AI.
Basicamente este chatbot utiliza o CHATGPT de forma customizada para o snapchat.
Esta ferramenta só está disponível para subscritores pagantes e tem funcionalidades parecidas com o chat GPT original…com mais algumas coisas como presentes recomendados, planos de viagens e claro…aparentemente uma das melhores funcionalidades que a humanidade encontrou até hoje para a inteligência artificial: As receitas culinárias!
A Snap já pediu desculpas antecipadamente, dizendo que, o MY AI tem tendências para alucinar de vez em quando.
Neste momento temos a GOOGLE e o BING a correrem atrás de um “Assistente de pesquisa”, outras marcas a trabalharem a ideia de “Assistente de Marketing” e agora as redes sociais a explorarem a ideia de “Um amigo AI”.
A ideia de passarmos a ter amigos virtuais com quem podemos falar pode ser uma nova revolução nas redes sociais…
As questões que tenho para o painel:
– Qual vos parece que é o papel, os desafios e os perigos da inteligência artificial nas redes sociais…na óptica do utilizador?
FRED
Sabiam que a Apple depende da Samsung para produzir as telas OLED dos iPhones?
A história da relação entre a Apple e a Samsung envolve batalhas judiciais e uma parceria tensa.
Apesar de tentar reduzir a dependência de fornecedores externos, a Apple ainda conta com outras empresas para produzir componentes importantes nos seus dispositivos.
Alguns exemplos:
– Tela OLED – Samsung
– Sensores de câmera – Sony
– Módulo de bateria – LG
– Unidade de armazenamento flash – Toshiba
– Barómetro – Bosch
Há muitas empresas que fabricam muitos dos componentes mais importantes em iPhones.
Destaco em especial o facto da Apple ainda precisar da Samsung para um componente vital: displays para iPhones e outros dispositivos.
O resultado é uma relação de trabalho excecionalmente tensa.
Ainda assim, mostra como as empresas da indústria tecnológica precisam de trabalhar juntas para produzir dispositivos complexos.
A dependência de componentes de outras empresas também é comum em outras indústrias, como a de relógios e aviões. É impraticável para muitas empresas fabricarem todos os componentes por conta própria.
– Relógios de muitas marcas diferentes operam num movimento feito pela Swatch, por exemplo.
– A Boeing compra motores para os seus aviões à Rolls-Royce e à General Electric.
Quando todos os dispositivos utilizam os mesmos componentes centrais, é mais difícil para essas marcas destacarem-se no mercado.
É por isso que a Apple desenvolveu os seus próprios chips, que garantem um melhor desempenho e autonomia aos dispositivos.
Em resumo, a relação entre a Apple e a Samsung é apenas um exemplo de como as empresas da indústria tecnológica precisam trabalhar em conjunto para produzir dispositivos complexos.
No entanto, a diferenciação no mercado é importante, e o desenvolvimento de tecnologias próprias é essencial para garantir um melhor desempenho e autonomia aos dispositivos.
Pergunta 1: Como é que a falta de diferenciação no mercado de smartphones afeta a experiência do consumidor? (assumindo que existe falta de diferenciação).
Pergunta 2: Será que a produção colaborativa pode afetar negativamente a competitividade das empresas no mercado? (Desconfiança, inovação)
[RAPIDINHAS, NOTÍCIAS DA SEMANA QUE ACHAMOS MAIS RELEVANTES]
- A Meta planea milhares de despedimentos ainda esta semana
- A Google lançou novas atualizações aos tipos de campanhas de Google Ads performance Max e podem ver todas as novidades em marketing por idiotas.pt
- A OpenAI lançou uma API para o ChatGPT que permite a utilização de chat e a API gpt3.5-turbo. A última versão GPT3.5
- A Microsoft lançou o Bing Chat na barra das últimas versões do Windows 11. Neste momento apenas como uma opção adicional de procura.
- Primeiríssima mão, a Google está a apresentar menos resultados primeira página de pesquisa. Agora em vez dos tão conhecidos 10 links azuis, poderão ver apenas 6 links orgânicos.
- A Google acredita que a sua plataforma de IA, não é um motor de pesquisa, segundo o seu gestor de produto.
- A Google revelou no seu último webinar que neste momento existem mais de 5.6 mil milhões de pesquisas por dia. Um número que não já não sofria uma atualização publica desde 2014 (onde por dia existiam 3,5 mil milhões)
- TikTok lançou os ‘Sounds for Business’ para ajudar os profissionais de marketing a criar conteúdo sem problemas de direitos de autor.
- O WhatsApp está a testar uma ferramenta de newsletter
- A nova rede social do criador do Twitter já está disponível para iPhone e em beta. E sim, é muito semelhante ao Twitter.
[FERRAMENTA OU QUESTÃO DA SEMANA ]
https://www.adcreative.ai/
Sobre o Podcast Marketing por Idiotas
O podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.
O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.
Neste episódio
Os Idiotas
Frederico Carvalho
Formador e consultor de marketing digital
Miguel Rão Vieira
CEO @ pkina.com / funis.pt
Diogo Abrantes da Silva
Freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics