Tendências de Marketing da APPM e o Google está pior com Daniela Campino – e238s01
Neste episódio com a Daniela Campino falamos de tendências de marketing da APPM e da pesquisa da Google que está a ficar pior.
Episódio de 16/10/2024
Grupo de WhatsApp: https://w.marketingporidiotas.pt
DIOGO
Esta semana um vídeo com quase 2 milhões de views chamou-me à atenção com o título: “Why Google Search is Falling Apart.” do Youtuber Mr Whose Theboss que levanta uma questão importante de se a pesquisa da Google está a ficar pior?
Contexto:
Então, resumidamente, o youtuber refere que a pesquisa no Google está em declínio por três razões principais. A primeira é o foco nos anúncios, dando o exemplo de uma pesquisa de “como proteger meus dados” onde os resultados orgânicos apenas aparecem após 4 anúncios e de fazermos scroll.
E nós sabemos né Daniela que isto acontece em várias pesquisas hoje em dia, n só nos EUA como aqui em PT.
A ideia dele é que Isto parece mostrar que a Google está mais interessada no dinheiro dos anúncios do que em dar uma boa experiência às pessoas a procurar. Além disso, segundo ele é cada vez mais difícil ver a diferença entre anúncios e resultados náo pagos;
Quanto a esta questão dos anúncios ele ainda refere uma suspeita de que a Google faça de propósito para que os resultados não pagos sejam menos relevantes, para que os anúncios se destaquem mais.
Repara nisto Daniela:
Ele faz uma pesquisa sobre “frigorífico mais estreito”.
E espantem-se as almas, no topo da pesquisa parecem os anúncios de Google Shopping onde até nas imagens vemos logo frigoríficos super estreitos o que não surpreende. Ou seja, segundo o youtuber, a Google não teve problemas em compreender a pesquisa dele e o que ele quer que são frigoríficos estreitos.
Contudo, se olharmos para os resultados orgânicos nessa pesquisa ou seja o resultados não pagos, não aparecem de todo frigoríficos estreitos mas apenas tops de frigoríficos.
Tinhas noção disto Daniela?
Quer dizer isto para as marcas é ótimo, né?
Enfim depois ele refere o problema de SEO e os mercados de afiliado. E Por útlimo outra grande razão, segundo ele, é a má utilização de IA, que dá respostas erradas e às vezes desatualizadas, e que está a substituir as respostas que encontramos noutros sites.
Questão: Pensas que este vídeo com 2 milhões de views vai abalar a Google? Que eles vão alterar alguma coisa? Ou vão ficar na mesma?
No site de notícias de SEO, search round table eles perguntam se será tarde para a Google e já perderam a confiança dos utilizadores. O que achas?
Why Google Search Is Falling Apart Video Gets Millions Of Views
Why Google Search is Falling Apart.
Sobre o Podcast Marketing por Idiotas
O podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.
O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.
Os Idiotas
Frederico Carvalho
Formador e consultor de marketing digital
Miguel Rão Vieira
CEO @ pkina.com / funis.pt
Ricardo Vieira
Senior Business Strategy Developer na Turim Hotels Group