Tendências de Marketing da APPM e o Google está pior com Daniela Campino – e238s01

Tendências de Marketing da APPM e o Google está pior com Daniela Campino – e238s01

Episódio 238
43:06

Neste episódio com a Daniela Campino falamos de tendências de marketing da APPM e da pesquisa da Google que está a ficar pior.

 

 Episódio de 16/10/2024

 

Grupo de WhatsApp: https://w.marketingporidiotas.pt 

DIOGO

 

Esta semana um vídeo com quase 2 milhões de views chamou-me à atenção com o título: “Why Google Search is Falling Apart.” do Youtuber Mr Whose Theboss que levanta uma questão importante de se a pesquisa da Google está a ficar pior?

 

Contexto: 

Então, resumidamente, o youtuber refere que a pesquisa no Google está em declínio por três razões principais. A primeira é o foco nos anúncios, dando o exemplo de uma pesquisa de “como proteger meus dados” onde os resultados orgânicos apenas aparecem após 4 anúncios e de fazermos scroll. 

 

E nós sabemos né Daniela que isto acontece em várias pesquisas hoje em dia, n só nos EUA como aqui em PT. 

 

A ideia dele é que Isto parece mostrar que a Google está mais interessada no dinheiro dos anúncios do que em dar uma boa experiência às pessoas a procurar. Além disso, segundo ele é cada vez mais difícil ver a diferença entre anúncios e resultados náo pagos;  

Quanto a esta questão dos anúncios ele ainda refere uma suspeita de que a Google faça de propósito para que os resultados não pagos sejam menos relevantes, para que os anúncios se destaquem mais.


Repara nisto Daniela:

Ele faz uma pesquisa sobre “frigorífico mais estreito”.

E espantem-se as almas, no topo da pesquisa parecem os anúncios de Google Shopping onde até nas imagens vemos logo frigoríficos super estreitos o que não surpreende. Ou seja, segundo o youtuber, a Google não teve problemas em compreender a pesquisa dele e o que ele quer que são frigoríficos estreitos.

Contudo, se olharmos para os resultados orgânicos nessa pesquisa ou seja o resultados não pagos, não aparecem de todo frigoríficos estreitos mas apenas tops de frigoríficos. 

 

Tinhas noção disto Daniela? 

 

Quer dizer isto para as marcas é ótimo, né?

 

Enfim depois ele refere o problema de SEO e os mercados de afiliado. E Por útlimo outra grande razão, segundo ele, é a má utilização de IA, que dá respostas erradas e às vezes desatualizadas, e que está a substituir as respostas que encontramos noutros sites.

 

Questão: Pensas que este vídeo com 2 milhões de views vai abalar a Google? Que eles vão alterar alguma coisa? Ou vão ficar na mesma? 

 

No site de notícias de SEO, search round table eles perguntam se será tarde para a Google e já perderam a confiança dos utilizadores. O que achas? 

 

 Why Google Search Is Falling Apart Video Gets Millions Of Views

 

Why Google Search is Falling Apart.

 

Sobre o Podcast Marketing por Idiotas

podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.

O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.

Ouvir podcast marketing por idiotas

Temas no podcast

03:00
Temas
podcast marketing portugal

Os Idiotas

frederico carvalho podcast marketing por idiotas

Frederico Carvalho

Formador e consultor de marketing digital

Miguel Vieira podcast marketing por idiotas

Miguel Rão Vieira

CEO @ pkina.com / funis.pt

Ricardo Vieira podcast marketing por idiotas

Ricardo Vieira

Senior Business Strategy Developer na Turim Hotels Group

Escreva pelo menos 1 caractere
logo podcast marketing por idiotas
Fale connosco:
WhatsApp Podcast Marketing por Idiotas
spotify Podcast Marketing por Idiotas