Startups, comunicação de sites “hackeados” e o otimismo no mercado – e63s01

podcast marketing portugal por idiotas

Startups, comunicação de sites “hackeados” e o otimismo no mercado – e63s01

Episódio 63
46:56

Neste episódio do Podcast Marketing por Idiotas falamos de startups, comunicação de sites que sofreram um ciberataque e o otimismo no mercado

Episódio de: 6 de Abril, 2022

Download do podcast

MIGUEL

https://firstsiteguide.com/startup-stats/

Já tentaram criar uma startup para ir levar a investimentos e vender?

Porque falham as startups?

https://www.imdb.com/title/tt12005128/

DIOGO  

Como muitos sabem o site do Continente, Cartão Continente e da Wells foram vítimas de um ataque no dia 30 de Março e 8 dias depois os sites continuam em baixo e o cartão continente (talvez uma das maiores bases de dados em Portugal com mais de  quatro milhões de clientes e todos os seus hábitos de compra) continua sem puder ser utilizado. 

Segundo Ricardo Lafuente, vice-presidente da Associação Direitos Digitais D3,  “A Sonae é a primeira a ter interesse em disponibilizar as coisas online, se ainda não estão é porque aconteceu algo de grave”.
A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) confirma que “foi notificada quanto ao incidente de segurança em causa, nos termos do artigo 33.º do RGPD”, segundo o qual as empresas têm 72 horas para notificar a CNPD em caso de violação de dados pessoais.

Este é o quarto grande ataque em larga escala a uma grande empresa portuguesa desde o início do ano. A Impresa foi a primeira a sofrer com os hackers, no segundo dia de janeiro. Seguiu-se a Vodafone e os laboratórios Germano de Sousa. Segundo,  Ricardo Lafuente: “isto mostra que ninguém está livre de um ataque destes. Existe o discurso deslumbrado da tecnologia e das vantagens do digital, mas normalmente deixa-se de parte os riscos que existem pelo simples facto de se criar uma base de dados”, aponta 

Estes ataques parecem cada vez mais comuns, na verdade, “No final de janeiro, o Gabinete de Cibercrime da Procuradoria-Geral da República já tinha divulgado que as queixas por cibercrimes duplicaram em 2021”

Isto tem implicações em termos de negócio mas tem em termos de comunicação. Em termos de SEO, os sites podem cair completamente dos motores de pesquisa para futuras pesquisas, a media já programada sobretudo em offline é difícil de sair, entre muitas outra implicações. 

A minha questão para vocês é muito sobre o que fazer nestas alturas em termos de comunicação. Por exemplo, o que poderia o Continente fazer?

 

Seis dias depois, Continente continua em baixo. O que (não) se sabe sobre o ataque à Sonae

 

 

                                                                                                            

FRED

 

As empresas mais valiosas do mundo eram as que ajudavam os utilizadores a navegar na abundância, seja através da pesquisa online (Google), contactos (Facebook) ou retalho (Amazon).

Com a pandemia e a guerra na Europa, mudou alguma coisa?

 

Segundo a Bloomberg, o contexto empresarial de cerca de 100 ações de tecnologia caiu 14% a partir do final de dezembro 2021. 

As superestrelas da tecnologia, incluindo o Facebook, Alibaba e Tesla, desceram nas fileiras das empresas mais valiosas do mundo.

Alguns investidores e observadores da tecnologia começam a questionar-se se houve um boom de uma década que perde força e, desta vez, a sério. 

As moedas criptográficas deveriam estar a ter o seu momento, mas, em vez disso, caem no preço. 

A Bitcoin perdeu em 15% do valor em 12 meses.

  

A pandemia do coronavírus continua no seu terceiro ano, o mundo está a mobilizar-se para impedir a invasão na Ucrânia, e os governos tentam baixar os preços ao consumidor. 

O otimismo em declínio vai atingir com mais força quem?
As empresas mais jovens empresas estão apenas a começar?

– Quem tem tem grandes investimentos em moedas criptográficas?

>>> Quem é o maior lesado desta falta de alegria pelo dinheiro?

https://www.emarketer.com/content/digital-ad-spending-outlook-blows-past-previous-forecasts

[RAPIDINHAS – Notícias de Marketing em Portugal] 

[FERRAMENTA DA SEMANA]

 

 https://contentideas.io/

 

[FERRAMENTA DA SEMANA]

 https://socialblade.com/twitter/ 

Sobre o Podcast Marketing por Idiotas

podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.

O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.

Ouvir podcast marketing por idiotas

Temas no podcast

02:07
Temas
47:10
Rapidinhas

Neste episódio


Apresentador 1 Olá a todos bem-vindos ao Podcast marketing por idiotas no episódio de Hoje o Fred. Vamos falar do otimismo em declínio na tecnologia, o Diogo, o nosso site está em baixo, o que fazemos pela comunicação?
Apresentador 1 E por último, o Miguel está incubado e agora Miguel e as suas aventuras estão marketing por idiotas, fica por aí.
Apresentador 1 Olá a todos sejam muito bem-vindos ao podcast marketing por idiotas, o podcast onde todas as semanas o Diogo Miguel, Fred e Eu Ricardo os trazemos as últimas tendências, notícias e novidades sobre marketing, negócios e tecnologia. E se se querem manter informados sobre estes temas, estão no sítio certo. Olá, Diogo, Olá.
Apresentador 3 Olá Fred viva.
Apresentador 1 E Olá Miguel.
Apresentador 1 Alô, para eu vou fazer assim um tipo flash, tipo, digo aos 13 vocês.
Apresentador 1 Dizem, não é todos ao.
Apresentador 4 Mesmo tempo todos ao mesmo tempo, isso vai te.
Apresentador 1 Eu acho que ISTO já estamos a um nível.
Apresentador 1 Que sabe comercial?
Apresentador 5 Não, não, não, a gente tem é importante. Nós identificamos as vans de cada um.
Apresentador 1 A questão do valor muito importante. Obrigado por lembrares a questão do valor que entregamos aqui todas as semanas e relembrar também que neste podcast, para além dos 3 temas que eu já falei, sucintamente temos também o momento dos ao Twitter, onde anunciamos os novos subscritores subscritores da nossa conta de Twitter marketing idiota, que é também um sítio onde podem interagir connosco. A temos o momento das rapidinhas, que são as notícias mais importantes da semana, em formato rápido e, por último, a sempre e poderosíssima útil ferramenta da semana.
Apresentador 1 Muito bem, sem mais demoras e para entregar o máximo de valor possível no mínimo de tempo possível.
Apresentador 1 Máximo valor nominal.
Apresentador 1 Acho que bateu, certo?
Apresentador 1 Miguel e vamos começar por ti, tu trazes sempre temas a quiçá.
Apresentador 1 Bem estranhos e.
Apresentador 1 Eduardo, ISTO pronto para quem segue nosso podcast sabe que este som é característico de alguns sistemas do Miguel e tem um motivo.
Apresentador 1 Para ser a mas essa semana está incubado e explicam já então o.
Apresentador 1 Que é que carregado?
Apresentador 4 O que então pronto, é verdade, esta semana sinto-me em encubado, eu sinto-me um unicórnio, ou, no meu caso, um rinoceronte incubado desde sexta-feira.
Apresentador 4 Era é e por enquanto para eu tentar ir para Lisboa de carro, eu fico fechado um dia inteiro. Dias inteiros de um banker entraram às 9:30 da manhã, começou sua empregada. Meleca qualquer é para é, é mesmo assim é? Eu estou com com uma crise de meia-idade profissional. É então decidi aceitar o desafio da Demian, uma incubadora de startups, para começar a minha startup.
Apresentador 4 É então esta viagem?
Apresentador 4 Está sendo uma verdadeira aventura de aceleração. É. Foi um fim de semana ultra intenso, começou na sexta-feira de manhã e terminou no domingo. Ao final do dia. É e para mim foi mesmo uma surpresa, é basicamente foi na de Mion que é uma empresa, uma incubadora de startups é nós lá tivemos um conjunto parque shopping, atividades, fizemos planos de negócio, et cetera 100% focados na ideia de criar uma startup e prepará-la para ir para uma ronda de financiamento. É eu achei brutal porque a ideia não é mesmo?
Apresentador 4 Não é bem aprender negócios, ou seja, se já a partir do princípio que nós tivemos a ideia, é mesmo como criar um negócio altamente isca.
Apresentador 4 Bel para ir a um fundo de investimento e conseguir obter 11 investimento entre 100 a 500000 EUR. Eu agora, eu agora estou na fase de encontrar um cofundador para o projeto que vou criar, que ainda não sei qual é, mas a ideia é começarmos a criar aqui uma equipa já.
Apresentador 4 Mais sólida AEO que me surpreendeu nisto a EU ia com algum pá com algumas crianças, tipo ISTO é mais para os miúdos e tal a, mas o que me surpreendeu na realidade foi a quantidade de talento incrível.
Apresentador 4 Que eu me encontrei é para principalmente na parte dos organizadores. Nós temos 1000 desde 2425 anos, que já venderam a projetos a Boss EE outras grandes tecnológicas que inventaram robóticas. Et cetera uma coisa mesmo, mesmo mesmo incrível.
Apresentador 4 Ham eu neste conseguiram obter o financiamento de centenas de milhares de euros de investidores, OK?
Apresentador 4 É este aprender imenso sobre o tipo de empresa que recebe financiamento e Hoje partilho algumas estatísticas com vocês aqui sobre o mundo das startups. os Estados Unidos são o maior produtor de startups, com cerca de 60000 startups por ano. Depois, a Índia e o Reino Unido. 7.1% das startups são de fintech. E se estas pessoas que têm mais financiamento? Depois temos Live Science e inteligência artificial, a acerta mais valorizada do mundo até Hoje foi a Byte Dance, da China, com um investimento brutal de 350000000.
Apresentador 4 Se não estou em erro?
Apresentador 4 AE pronto o resto já se sabe apenas 9 em cada 10 startups sobrevivem dessas, 40% das só 40% e que se chegam a tornar rentáveis e as outras têm que continuar a receber investimentos de investidores.
Apresentador 4 E as principais razões para o falhanço.
Apresentador 4 São falhas a analisar o mercado, ficar sem dinheiro e não conseguirem mais investidores. Ter a equipa rápida, ter a equipa errada, preços e a competição.
Apresentador 4 Há uma coisa que Eu Não tenho. Nasci com uma mente, é que para mim é diferente e que a ideia é mesmo criar startup, obter investimento, fazer crescer.
Apresentador 4 Depois, decidi ficar a vender. Tudo ISTO acontece num num processo de 6 meses até se levar ao fundo de investimento e a seguir e a seguir ao continuar a trabalhar a ideia e a receber mais investimento.
Apresentador 4 Ou então acaba o que eu Hoje quero perguntar ao painel e já algumas vezes, algum de vocês tentou criar? Eu sei que já tiveram têm negócios.
Apresentador 4 Mas tentar criar uma startup com esta ideia do que tem que ser escalável, fazer crescer e depois eu quero vender.
Apresentador 4 ISTO, tem alguma ideia para a minha startup porque eu tenho que apresentar coisas até amanhã, se querem investir também. E o que é que vocês acham deste mundo das startups? De uma forma geral, as vossas experiências.
Apresentador 1 Muito bem, Diogo, eu sou antes de passar para o Diogo é tu disseste alguém D é o Alvin 10 é uma em 10 pronto é o contrário, obrigado de ver as crias.
Apresentador 4 A OK exatamente só uma em 10.
Apresentador 1 NOS quer uma ideia que?
Apresentador 4 E que sobreviver tem?
Apresentador 1 O sucesso é.
Apresentador 1 Tanto nova e cada vez que o startup pai.
Apresentador 5 9010 era incrível, faz isso.
Apresentador 1 Pois era o país também.
Apresentador 5 Eu acho que eu ver agora se.
Apresentador 1 Com essas turísticas a Inter.
Apresentador 4 Eu estava já esfregar as mãos em comprava já.
Apresentador 4 O meu maserati foi?
Apresentador 1 Exatamente mas já ostentam é Diogo. Já agora, olha que está já aqui no na linha indireto.
Apresentador 5 Boa Olá. Sou Diogo Lisboa.
Apresentador 4 Aqueles uma vimos.
Apresentador 1 Aí que em se Catar.
Apresentador 1 Ao lado de algo bem-vindo.
Apresentador 1 Mas sobre a quantos meses?
Apresentador 1 Desculpa, esse é o Tema, é?
Apresentador 3 Ver agora lá.
Apresentador 5 Então é, eu acho que esta questão sobre é que o que o Miguel traz aqui é especificamente esta esta última de do. Por que que falha uma startup sou ou o que que faz o um sucesso de uma startup, porque é isso que procuramos muitas vezes é para é a grande questão e recorda ter 11111 vez mencionamos aqui neste podcast exatamente a uma frase de alguém.
Apresentador 5 Que era uma venture capitalist, também que dizia qualquer coisa como Martim cria ou leva a falência em uma empresa é e o diria que que estou bastante de acordo, não?
Apresentador 5 É AA.
Apresentador 5 Que que a startup são são uma empresa, não é EE, principalmente no dia de Hoje, que é tão difícil uma empresa se destacar no meio de todos os outros. É só vai reforçar a este papel do Departamento de Martin de um Bonde partamento de Martin. E não estou só a falar em termos de comunicação ou em termos de digital versus offline.
Apresentador 5 Mas em termos de a Constituição e criação de empresa, não é. Acho que não estou des ou, pelo menos para quem andou em numa escola de marketing acaba sempre por por entrar no processo de a encontrar uma necessidade de explorar a necessidade e depois então, comunicar.
Apresentador 5 Não é a, mas a primeira coisa é, sem dúvida, encontrar necessidade e tentar corresponder a essa necessidade. E isso é uma startup para mim.
Apresentador 5 E que é?
Apresentador 4 Acho que é isso, mas esta ideia de tentar criar uma Escalada ao mesmo, perceber de investimento, ou seja, uma coisa é criarmos o negócio.
Apresentador 4 Outro é uma pra receber investimentos, já investiu em espessado nisso.
Apresentador 5 Eu já eu já trabalhei numa incubadora. É a bastantes anos na Alemanha.
Apresentador 5 É e o que nós fazíamos? Na verdade, nós não não dávamos as ou nós não procurávamos vida, ideias, nós tínhamos as ideias. Nós fazíamos que seu, né?
Apresentador 5 E depois vendíamos o negócio OKAO arranjávamos investidores e depois OOO negócio a dávamos o negócio aos investidores e eles depois que crescer sem o resto do negócio AE essa era a ideia da da nossa incubadora e ainda houve. Tivemos em imensos sucessos EE outras empresas que também onde gastamos 300000 1000 EUR EE, não tivemos sucesso nenhum. Que foi que foi Oo meu primeiro?
Apresentador 5 Conference é mas, mas sim, quer dizer, é, é um é um é algo que se espera ter sempre essa esse retorno é. É também esta questão de investimento, não é mais do que 11 outra empresa. Não é essa empresa que onde tu estás a essa incubadora onde tu estás, não deixa de ser uma empresa. ISTO não deixa de ser um modelo de negócio de Deus. Não é que é criar uma startup e receber ou ou, aliás, ajudar na criação de uma startup, financiar esse essa essa criação e depois receber quando a startup Ham, ela própria, recebeu financiamento.
Apresentador 5 Não é isso também é um negócio.
Apresentador 1 Bem que tinha visto essa perspetiva e Fred.
Apresentador 3 E eu em 2013, fui pela primeira vez à Web Summit em Dublin e quando entrei naquele espaço, o evento na altura tinha 10000 pessoas. Ficou existe tanta gente com novos negócios e de tanta coisa sobre a tecnologia. Fiquei mesmo maravilhada. Depois voltei em 2014, que também foi em Dublin e a certa altura depois do evento.
Apresentador 3 Deslocou-se para Lisboa, mas só para dizer que esse foi o meu primeiro grande contato com esta dinâmica que o Miguel acabou agora de escrever de construção de empresas ou construção de estruturas para depois alavancar AO negócio em dinheiro de terceiros.
Apresentador 3 Bom até os ouvintes é as pessoas que estão aqui participando neste podcast. Todos nós temos mais ou menos em cima dos 37 anos. Mediavam deve pelos cabelos brancos.
Apresentador 3 É e ou então falta de cabelo acima de acima de acima de e o que é que sucede nós os 3 e em particular a.
Apresentador 3 Não, não é para autoemprego, ou seja, nós já criamos alguns projetos.
Apresentador 3 Mas normalmente associa-se muito as startups. Aliás, tanto que o Miguel até começou a intervenção dele, precisamente dizer, eu pensava que encontrar o conjunto de miúdos, associamos muito a camada mais jovem.
Apresentador 3 É, em resumo, só para dizer que normalmente há 2 grandes razões pelas quais as pessoas querem criar negócios, satisfação pessoal.
Apresentador 3 Neste caso, tornar o trabalho tão divertido como com qualquer outro aspecto da vida. E o segundo aspecto é criar riqueza que não, claro, que é essencial para uma empresa que pretende durar algum tempo. Portanto, esta perspetiva de e.
Apresentador 5 Reconhecimento também não é desculpa interromper-te.
Apresentador 3 Porque ela será que, depois de muitas diferenças, muitas variações não é? Teve uma variação.
Apresentador 3 Que horário de trabalho.
Apresentador 3 Flexíveis e querer esse risco lado, reduzir o estresse. Pois bem.
Apresentador 3 Mas bem fim, não vou deixar essa.
Apresentador 3 Lista meu, fundiu-se ele.
Apresentador 1 Reduzir o stress.
Apresentador 3 Próprio Patrão.
Apresentador 5 Bem como está, Eu Não sei que estar tempo em que reduz stress só tem um horário flexível, mas.
Apresentador 3 Flexível, não você Se Eu quiser falar, eu vou falar de criar emprego para a família de seu lado, se ela ver coisas que são falar e Eu Não gosto de por deixar aos filhos, sendo que posso te baixo os próprios tesouros. Bom.
Apresentador 1 Certo, certo.
Apresentador 1 Está aqui, filho, milhão em dívidas.
Apresentador 3 Mas há aquilo que ajude particularidades que houve como se fosse ovo sair da Internet, mas o que no fundo, só para dizer que e resposta rápida ao Miguel não, nunca, nunca criei uma estrutura e empresarial a pensar em capitalizar, em angariar investimento que não o meu foi sempre bootstrap.
Apresentador 3 A agora é uma realidade que as sempre sempre a ser interessante, mas não me cativa, porque há ali um conjunto de áreas que Eu Não Domino e não é assim tão relevante.
Apresentador 3 Mas elogiou os meus amigos que fazem esse percurso e para recomendar aos aos casos com ISTO finalizo.
Apresentador 3 Há uma.
Apresentador 3 Um Ai uma série uma série muito interessante é que conta a história.
Apresentador 4 Tu percebe.
Apresentador 2 Que sim sim.
Apresentador 3 Do we work? E a série chama-se We crash.
Apresentador 3 Vale muito a pena. Eu vi 4 episódios e é sobre todo o conceito que levou ao crescimento da will work, que passa pelo que passa pelo whats que era Oo na altura alce e o ter feito uma rodada de investimento, várias rondas de investimento até que os tornaram um grande gigante de trabalho partilhado com orcas para aquilo que.
Apresentador 3 Uma empresa que acho que foi 34 avaliado em 34000000, vou só confirmar, enquanto Miguel está aqui espaço.
Apresentador 5 E que acho que esteve à beira da falência, também não é? Não estou em erro.
Apresentador 4 Sim ele parecia, ele parecia que ia dizer quer avisar os credores já já ia dizer IAS fazer um aviso sobre mim e sobre a minha startup.
Apresentador 3 Não, não, não. Eu acho que é importante as pessoas que estão a ouvir não só para criação de empresa própria, com fundos próprios, seja um emprestados de família. No caso, por exemplo, foi através de financiamento ao Banco 2 vezes em 2 empresas diferentes.
Apresentador 3 Mas ISTO para dizer o quê que eu acho que há aqui 2 mensagens importantes. A primeira é que é muito importante que as pessoas percebam que em Portugal, ao final de 2 anos, metade das empresas fecha.
Apresentador 3 Eu escrevi um artigo sobre isso com estatísticas que chama-se como começar um negócio? Os primeiros desafios está no meu blog ao final de 2 anos, metade não sei o que inventar instituto nacional de estatística, isso é o primeiro ponto segundo ponto e os eventos AOO Miguel descreveu aqui que está num programa que estavam há mais pessoas e é uma entidade que está a acompanhar. Eu Não conheço, mas o Miguel, recomenda ele se.
Apresentador 3 Com certeza é mais valia que está que está agregado, mas eu escrevi um outro conteúdo que é Web Summit 2021 Sounds, confete e conteúdo, onde, depois de 9 edições partilhados no Web Summit.
Apresentador 3 Eu já vi muita coisa passar e também a pessoa vai separando o trigo do joio. Fica a recomendação das.
Apresentador 3 Leituras e da série HOW I krest.
Apresentador 1 Muito bem a não sei se quer deixar Miguel queres.
Apresentador 4 Não acho que não. Acho que está tudo dito que eu tenho a dizer bom.
Apresentador 1 Quer deixar algum CEP?
Apresentador 1 Mas a procura?
Apresentador 4 Eu ando à procura de investimento e de investidores. Por isso siga o LINK está no WhatsApp e existam.
Apresentador 4 E que está?
Apresentador 1 Ali e é precisamente AA nossa startup, porque têm cerca de 23 meses que é W ponto marketing por idiotas.pt que é.
Apresentador 1 O nosso grupo do.
Apresentador 1 WhatsApp que vocês podem aderir e participar AEO Diogo também que está aqui desejoso de.
Apresentador 5 Deixa deixa-me só desculpa. Deixa-me só adicionar eu por acaso Eu Não conhecia este projeto, mas é um projeto português que Eu Não estou em erro. K, que se chama Gol Parati, onde também vocês podem encontrar e aqui especificamente para investimento.
Apresentador 5 Sustentáveis OK de impacto sustentável onde eles podem AA investir Oo vosso dinheiro está bem, seja o 5 EUR desde 5 EUR. O que vocês quiserem EE depois ele também vos dá um retorno ao longo de X 10 anos, 5 anos, etc. E que vocês vão receber de de retorno. Só que é investimentos a única e exclusivamente a sobre energia sustentável.
Apresentador 4 É sobre ecologia é e por aí por toda, disse. Não estou bem, isso também. Isso também veio da mesma empresa onde eu estou boa. Não tenho certeza, aí eu tenho um Monte de projetos, é eu visitei a página e vale mesmo a pena verem.
Apresentador 2 Então vou pega aqui.
Apresentador 1 Aquilo muito bem, obrigado Diogo pela pela partilha é como estava a dizer o nosso corpo do WhatsApp, eu posso podem aderir casa ainda não tenham feito através do LINK W ponto martinprojetos.pt e é além de poderem participar e conversar com os nossos é ouvintes.
Apresentador 1 É e quando acho que também gostamos, temos todas as semanas a partir de um conteúdo disco.
Apresentador 1 Vivo exclusivamente neste grupo do WhatsApp e esta semana é um report sobre Metaverse Mani a do Siri group AE, que fala sobre metaverso e dinheiro. O título podia não indicar, mas é essencialmente sobre metro merzenich do circo, portanto, vai ser colocado assim que sair o episódio do Podcast Vocês têm lá acesso a este conteúdo no nosso grupo de WhatsApp. MW, ponto marketing por idiotas.pt muito bem, Diogo.
Apresentador 1 E tu vais dar agora umas dicas para quem é, portanto, é alvo de ataques de não.
Apresentador 5 Ou não ou não, ou se calhar, o Fred EOEOEO Miguel vão vão, vão ser eles a dar as dicas, mas essa é, é muita questão, não é? Então como muitos sabem, AO site do continente, do cartão continente e da Wells foram vítimas de um ataque no dia 30 de Março. OKE, 8 dias depois, até ao ao a gravação deste deste episódio, os sites.
Apresentador 5 Continuam em baixo e o cartão continente, talvez uma das maiores bases de dados em Portugal, com mais de 4000000 de clicks.
Apresentador 5 Quente e todos os teus hábitos de compra, diz disso.
Apresentador 1 É a maior.
Apresentador 1 É a maior.
Apresentador 5 É a maior pronto a Ricardo aqui.
Apresentador 5 É confirmar.
Apresentador 1 De clientes é a maior.
Apresentador 5 Ham EE, essa própria base idade continua sem estar a disponível tantos as pessoas nem sequer podem utilizar o cartão continente de um momento no NOS supermercados OK Ham? Segundo Ricardo lá fonte, Vice Presidenta, cessão de direitos digitais de.
Apresentador 5 Isso é a Sonae, a primeira a ter interesse a ter interesse em disponibilizar as coisas online. Se ainda não está, é porque aconteceu algo muito grave. OK? Também adicionar que a Comissão nacional, a de proteção de dados a CNDP é confirma que foi notificada quanto ao incidente de segurança em causa, NOS termos do artigo 33 do RGPD, segundo o qual as empresas está em 72 horas para notificar a cena DP.
Apresentador 5 Em caso de violação de dados pessoais, pois é estes 4000000 de clientes a eu inclusive, e se calhar muitos de vocês aqui no podcast, não sei se vocês estavam aqui No No Miguel Ricardo cartão continente sim sim. Subscreveram Fred.
Apresentador 4 Francis Kim.
Apresentador 1 Eu tenho fim.
Apresentador 4 Torcendo sempre Vila.
Apresentador 1 Desculpe, estava a dizer que tenho, eu tenho tudo tudo OK.
Apresentador 4 E vocês sentem-se violentados neste momento, senti que a vossa integridade e privacidade.
Apresentador 3 Podiam estar claramente voltado.
Apresentador 4 Agora as pessoas descobrirão os seus hábitos?
Apresentador 4 De consumo e ele vai ser Público.
Apresentador 5 Há aqui muita coisa bem, só para relembrar, então este é o quarto grande ataque em larga escala a uma grande empresa portuguesa desde o início do ano, a imprensa.
Apresentador 5 É foi a primeira a sofrer com com os recordes no segundo dia de Janeiro. É se o seu Vodafone os laboratórios Germano de Sousa é e ia, segundo o Ricardo Lafuente novamente é ISTO mostra que ninguém está LIVRE de é desse tipo de ataques.
Apresentador 5 Existe um discurso deslumbrado da tecnologia das vantagens digital, mas normalmente deixas de parto os riscos que existem pelo simples facto de se criar uma base de dados.
Apresentador 5 A aponta o Ricardo. A estes ataques parecem cada vez mais comuns e na verdade, é, segundo o Gabinete de cibercrime da Procuradoria, Procuradoria Geral de da República, no final de Janeiro a de 2001, as queixas de Cyber crimes duplicaram e, portanto, é algo que está não só parece que está a aumentar como está a aumentar.
Apresentador 5 AE ISTO, como é óbvio, tem implicação a em termos de negócio, mas também em termos de comunicação, não é, em termos de marketing a, por exemplo, em termos dessa, os sites podem a cair completamente dos motores de busca.
Apresentador 5 É sobretudo eu dando um exemplo da SIC, que todos os artigos que eles tinham acabam por ser removidos, não é?
Apresentador 5 É e que há um pornô, parceiro e todo o tráfico que eu estavam a obter em termos orgânicos é deve ter caído para mais de para para menos de um Estado, não é Ham, mas a mídia que já estava, por exemplo, programada sobretudo.
Apresentador 5 Line e é muitas vezes difícil de sair sem ter 11 custo, OK? Portanto, entre muitas outras implicações em termos de de de comunicação, AEA, minha questão para vocês é muito sobre o que fazer nestas alturas em termos de comunicação, por exemplo, o que é que poderia o continente fazer? O que pode fazer? Na verdade, porque o site continuam em baixo, o que é que pode fazer em termos de comunicação? Que é que vocês acham?
Apresentador 1 Miguel, queres dar o primeiro take pode ser a.
Apresentador 4 Eu olha em primeiro lugar, eu acho que as empresas devem seguir o exemplo da Vodafone. Eu acho que foi aquele que teve.
Apresentador 4 Assim mais impacto e.
Apresentador 4 Ou pelo menos impacto mais positivo neste conceito todo.
Apresentador 4 Ou seja, eles explicaram muito bem ao nível de gravidade do problema, descansaram as pessoas relativamente aos dados pessoais de pagamentos, etc.
Apresentador 4 A falaram com explicaram o processo. Como é que ia ser o retorno? Eu acho que foi um verdadeiro exemplo nestes casos. É mesmo transparente?
Apresentador 4 Esse é aqui, no caso do continentes, é pelo que já percebemos. Foi um pintor de violentados. Neste momento, o meu personal trainer já sabe que eu continuo comprar os frios congelados com queijo pro dentro e para e.
Apresentador 4 Eu Não sei.
Apresentador 4 Quem que é e Eu Não sei.
Apresentador 4 Como é que?
Apresentador 4 ISTO, vai ser o que eu acho que está acontecer é, não é que as estruturas estejam mais inseguras.
Apresentador 4 Eu penso que está na realidade acontecendo uma mudança na mentalidade dos Hacker's é esta. Esta Comunidade já foi uma Comunidade, começou muito em miúdo e eu pobre conseguir entrar em em algumas coisas e vai fiz.
Apresentador 4 Fiz algumas coisas que eu ia fazer, algumas coisas porreiras, quando é na altura que ela estava mais de cada programação.
Apresentador 4 Eu espero que as minhas palavras não me tornem a mim nem ao nosso podcast um alvo. Vamos lá ver se se continuamos, mas eu lembro que antigamente os hackers assim um bocadinho mais de responsabilidade, eles entravam.
Apresentador 4 Deixava uma nota para webmasters e para o resto da Comunidade de hacking ver e a coisa parava um bocado por aí. Até havia um certo orgulho em ajudar as empresas a tornarem-se mais seguras, OK?
Apresentador 4 Hoje em dia parece que essa mentalidade está-se a perder um bocadinho. Existe mais intenção de mostrar ISTO a Toda A Gente e realmente fazer barulho ser visto a seja por membros da Comunidade ou não e querem mesmo mostrar que conseguem entrar.
Apresentador 4 Eu Não faço ideia nenhuma como conseguiram, mas curiosamente eu Hoje não há. Na Na aceleração estava a falar com um especialista de segurança e ele disse-me que pronto que a maior parte dos erros continuam a ser os erros humanos, ou seja, colaboradores que não se apercebem. Estão lá abrir e-mails estão a dar acessos, falam ao telefone.
Apresentador 4 E estão a falar com pessoas que parecem que são os tipos porreiros da pro departamento de informática. Nestas grandes empresas, as pessoas não se conhecem, muitas vezes não se conhecem pessoalmente.
Apresentador 4 Tanto a dar um password do telefone, dão e-mails et cetera e começa a abrir ali os acessos.
Apresentador 4 Todos, não é?
Apresentador 4 Eu penso que a melhor dica tem de ser mesmo a transparência e o reporte muito claro do que está a acontecer e tentaram máximo proteger aquilo que ainda são alguns dos dados pessoais que possam não ter sido roubados no caso dos pagamentos, etc. O que me deixa mais descansado em relação a ISTO?
Apresentador 4 Tudo é que Hoje em dia nós já temos ter partes. É empresas tipo Strip, Paulo et cetera que estão no meio das ligações e já não, não me parece o continente receber mesmo os números dos cartões de crédito, se já não nem parece, não parece possível. Penso que será uma empresa intermediária, por isso o dado mais importante.
Apresentador 4 Que a os dados bancários eu penso que estão salvaguardados, mas se não estiverem, eu penso que o continente deve chegar essa frentes e dizer com toda a clareza. Atenção, houve aqui um problema com os dados, enviar e-mails aos clientes todos EE fazer uma comunicação, uma conferência de imprensa onde olha pessoal, tudo é cancelar cartões.
Apresentador 4 Mas mas pronto é a dica. Eu acho que é transparência, tem de haver transparência.
Apresentador 5 Olha em termos de comunicação a desculpa.
Apresentador 4 Eu acho que é isso é uma comunicação transparente e uma comunicação tem de ser uma comunicação transparente, explicar o que é que aconteceu, se tem implicações, o que é que vai acontecer, quais?
Apresentador 1 Se comunicar exatamente.
Apresentador 4 São os processos para recuperar.
Apresentador 4 Ia fazer como o tipo da Vodafone fez, é para que dou-lhes parabéns. Ele teve sempre ali primeiro primeiro assumiu a responsabilidade depois que a pessoa explicar muito.
Apresentador 4 Claramente o que que?
Apresentador 3 E convites do Facebook, não sei o.
Apresentador 5 O que desculpa, mas é em termos de campanhas, acho que as campanhas devem refletir isso.
Apresentador 3 Que é a amizade?
Apresentador 5 É AA.
Apresentador 4 Aqui eu peguei normal da atração de clientes. Penso que não pense que não faz sentido. Eu acho que isso é um processo que acontece essa parte. As pessoas vão se.
Apresentador 3 Relação de verificar uma edição.
Apresentador 4 Ou seja, promover ou promover as batatas fritas a batalha dos filhos outra vez, porque o meu PT não vai largar, promover ou promover o peixe e as couves, tipo assim, 15 e 49. Aquilo acho que não faz sentido aparecer lá no meio. Olha, fomos violados, não é?
Apresentador 5 Não, mas aí continua a comunicar Oo site não é? Portanto, isso. Em princípio, o site vai continuar NOS anúncios ou não. Acho que deveria ser promovido.
Apresentador 4 Eu acho que não sei, não, eu acho, eu acho que pode continuar. Podem continuar a promover o site, até porque as pessoas estão a ver o folheto, não é? Estou a ver a ideia do dos produtos, mas obviamente no site podia ter lá uma nota.
Apresentador 4 Não entre aqui que ISTO não está seguro, tem.
Apresentador 4 Daí Reid nem filhos vamos.
Apresentador 3 Não deixa utilizador entrar na vou ver agora preto no site. Estamos a trabalhar para resolver a situação mais rapidamente possível.
Apresentador 4 A visita NOS nas nossas lojas físicas.
Apresentador 2 Tá bom lá.
Apresentador 1 Carrega lá nas lojas físicas, localizações das lojas físicas cá em baixo.
Apresentador 4 Onde é que está espera aí vocês lojas?
Apresentador 1 Enquanto carrega depressa.
Apresentador 4 Perde vai para cima.
Apresentador 3 Digital do celular.
Apresentador 1 Quadrinhos pá também podia ó quem tiver se tiver aqui, alguém puseram cá links Na Na No No Footer.
Apresentador 1 Pá pelo menos ******* para algum sítio pronto.
Apresentador 4 Mas sua vez estou vendo o que estou vendo, que tal Primavera verão e tem que há coisas muito giras de.
Apresentador 4 Mobília publicidade fredo.
Apresentador 3 Eu, se calhar, vou complementar só algumas das sugestões do Miguel com uma Visão talvez mais macro, OK do que deve ser feito, eu acho aqui, não há bala de prata, mas há algumas medidas que podem ajudar.
Apresentador 1 É o início.
Apresentador 3 Claro é, por exemplo, os governos podem começar a designar o resgate como uma ameaça à segurança nacional, a parte do terrorismo o queria canalizar mais recursos de inteligência para combater, certamente porque basicamente aqui países que são Fortes seguros, nós temos assistido nas notícias.
Apresentador 3 É um conjunto deles. É para quem se organiza ações que poderiam ser sujeitos, ações ou restrições às viagens para Europa, Estados Unidos e uma medida destas não vai resolver alguma coisa, mas podemos pedir uma medida para pressionar os países. É preciso os criminosos.
Apresentador 3 Do próprio país.
Apresentador 3 Dos gangs deste tipo de ataques, ransomware e exige um pagamento em bitcoin. Neste caso, poderia ajudar a localizar os criminosos se as regras da indústria bancária e as leis contra o branqueamento de capitais fossem aplicadas com trocas de dívidas criptográficas.
Apresentador 3 Poderíamos também exigir que as empresas e agências governamentais que são atingidas por ataques divulgassem canção publicamente, como aconteceu no caso da Vodafone.
Apresentador 4 É já já sabe se isso foi um ransomware?
Apresentador 4 Eu Não sei, não tenho visto, eu estou incubado, não tem nada a ver nada. Isso não é? Não, não, não, não, não, não divulga muito.
Apresentador 5 Não se não sabe, sabe?
Apresentador 5 Não me diga nada, OK?
Apresentador 3 Sim, só só no caso da forma do Expresso.
Apresentador 3 É outra sistema. Eu acho que era interessante o conceito de uma linha direta tipo 112 para as vítimas de pirataria informática, barra dados usurpados, barra instrução informática.
Apresentador 3 É as organizações muitas vezes não.
Apresentador 3 Sabem a quem ligar?
Apresentador 3 Quando ISTO acontece, então como é que se resolve empresas, agências e organizações governamentais? Existem que todos os funcionários e outras pessoas que excedem as suas redes informáticas.
Apresentador 3 E as.
Apresentador 3 Palavras passe Fortes gestores de palavras, passe com autenticação em várias etapas. Isso acho que já.
Apresentador 3 Seriam um princípio de quem?
Apresentador 3 Vinho para começar a evitar alguns ciberataques, claro que, como aconteceu esta semana, por exemplo, esta semana no Facebook em que houve alguém que se fez passar e passou as password internas da empresa, fez passar por uma entidade que não era governamental. Pronto aconteceu, mas isso é um caso.
Apresentador 3 Raros mas pode acontecer, é claro, mas o ponto é que é que os gatos e os outros ciberataques eles vão continuar a piorar. E o problema central, eu acho que é a falta.
Apresentador 3 De urgência e investir.
Apresentador 3 Para proteger os sistemas digitais, ISTO é uma coisa de sementes.
Apresentador 3 Estamos a falar.
Apresentador 3 De grandes entidades que têm muitas bases de dados e, no caso específico do do continente, não tenho a certeza a não que eu tente também é um e-commerce. Portanto, também descartam os teus dados, os dados bancários exato então pronto.
Apresentador 5 Sim, e o continente tinha algo que se chamava continente, pai.
Apresentador 4 ISTO é que é isso é que é o aí é que é perigoso porque tem um continente para isso.
Apresentador 4 Eles fazem, servem de gateway de pagamento. Aí é que se isso foi atacado neste momento, a EU só não vou poder, só não.
Apresentador 3 Ricardo está com cabeça fazer a, pois é.
Apresentador 4 Vou dizer muito bem.
Apresentador 1 Não porque foi não, não tenho a menor dúvida.
Apresentador 1 Bom, há vários tipos de ataques, agora tínhamos de estar aqui AA até o da Vodafone. Foi sui generis.
Apresentador 1 Porque aí não mexeram mesmo em dados de clientes, mas sim, sim, desculpa, frete.
Apresentador 1 Para finalizar AOK boa.
Apresentador 3 Eu estava a passar para Ricardo para tu poderes comentar.
Apresentador 3 Com a tua Sapiência?
Apresentador 1 Muito obrigado, então agora tudo bom.
Apresentador 3 Não, mas, mas, por exemplo, do ponto, mas agora começo AAO de agora vai decidir se vai cortar ou não. Mas Ricardo, do ponto de vista do grupo hoteleiro, houve alguma algum desenvolvimento? Há uma preocupação adicional.
Apresentador 5 Não é?
Apresentador 3 Se vais com a cabeça, os nossos ouvidos não perceber, mas eu quero estar a fazer.
Apresentador 1 Adorei já houve internamente nem precisar o meu exemplo, mas esta questão de ciberataques dentro da Comunidade, obviamente de sistemas de redes, etc. É um Tema que já está em cima da mesa, aliás, a Comunidade Europeia.
Apresentador 1 E definiu isso como prioridade NOS próximos x anos. Acho que nós falámos disto num dos podcasts e a Comunidade está toda alerta e acho que as empresas com estas notícias, o kickoff, foi dado com a empresa, com a imprensa, com a empresa.
Apresentador 1 Exato EE depois o da Vodafone foi aquele que de repente alertou todos os empresários para perceberem o que é que tem em mãos e nomeadamente com com a sensibilidade dos dados que às vezes conservam nas suas bases de dados. EE, na preocupação que tem que ter em protegê-los, eu acho que sim. É uma questão de investimento, mas depois tu vês grupos a como a Sonae e como é a Vodafone que tem investimentos de milhões, têm equipas dedicadas exclusivamente a este Tema e que mesmo assim conseguem ser alvo de ataques com sucesso.
Apresentador 1 Portanto, é sempre complicado, um empresário, não é?
Apresentador 1 Eu tenho uma empresa de média dimensão mesmo grande dimensão seja de que setor for conseguir salvaguardar, aliás, os demorando de Sousa é um exemplo disso, conseguir salvaguardar as suas e os seus dados e as suas e os seus sistemas.
Apresentador 1 Pá É.
Apresentador 1 Infelizmente, ISTO é assim se está ligado à Internet, pode ser alvo de ataques por muita segurança que tenha e regra geral, em 99 vírgula muitos por cento é e não é o Romano.
Apresentador 1 Mas é é como é que se diz é negligência humana?
Apresentador 4 Precisamos de password os mais Fortes NOS ficheiros de Excel.
Apresentador 1 Não é só espaço words exato, estás a ver e isso é um bom exemplo, porque sabes uma coisa. O ataque da Vodafone foi feito por miúdos, que pronto tem as os seus, que são curiosos, não é deste mundo do hacking e é muito fácil agora os.
Apresentador 1 Miúdos têm filmes?
Apresentador 3 Mas foi mesmo bom acho Hoje.
Apresentador 1 Foi mesmo grupo lapsos da de Inglaterra com os miúdos foram tidos ó pá tem entre 16 e 21 anos. AE porque é que se percebeu que foram miúdos e quem os denunciou? Já agora, para saiu a notícia ontem, antes de ontem, foi um hacker russo.
Apresentador 3 Os miúdos.
Apresentador 1 A que que o trabalho dele é essencialmente ir atrás de outros hackers, portanto, é um hacker ético que vai atrás desses hackers que andam aí AA fazer o que, né? Bom? Isso foi feito por miúdos a porque se percebe porque nem tudo. E o Miguel estava perguntando a questão do amor, porque nem tudo é ransomware, não é? E às vezes, como foi o caso da Vodafone, destruíram completamente tudo. Nem sequer tinham interesse em resgates nem não tinham nada. Eles chegaram lá, apagaram tudo, sistemas de backup, de tudo.
Apresentador 1 É mesmo por maldade, porque ela tá queriam, era fazer-se valer de do tipo, ***** olha que nós conseguimos, não é? Conseguimos parar um país inteiro. A conta de meia dúzia de meia dúzia, não.
Apresentador 1 Foi meia dúzia de.
Apresentador 1 De fichas que pagamos é, portanto ela tá, o que é que para fazer ISTO é assim? É o ter sistemas muito robustos.
Apresentador 1 Investir sim é, mas sempre com a salvaguarda do que isso pode acontecer. Portanto, o polícia que tem as empresas muito grandes.
Apresentador 1 Que eles tentam sempre escapulir de de ter dados do cartão de crédito e que deixam de se não querem ser prestadores de cartões de crédito grandes e comércios é não atuaria um grande comércio que não trata é de de estão de cartão de crédito, precisamente porque não querem só NOS de estar a guardar essa informação.
Apresentador 1 Que é das mais valiosas que existe há em termos de dados, mas bom, ISTO agora estaria aqui a noite toda a mas essencialmente o que acho que as empresas é que está o deve fazer. É precisamente rever constantemente as suas medidas de segurança e perceber que dados sensíveis e que podem estar a ser expostos AA questão do e-mail muitas das vezes sim, é a porta de entrada, nós já tivemos que dar um.
Apresentador 1 Último exemplo a NOS hotéis.
Apresentador 1 Os hotéis a receberem chamadas a fazerem se passar por entidades oficiais e a solicitarem dados de Logins.
Apresentador 1 Olha, portanto, pois é, portanto, parte do pressuposto que todos os meios são usados e muitas vezes e ISTO, às vezes as pessoas pensam que os ácaros estão ali, tipo horas e horas com programas altamente.
Apresentador 1 Técnicos e muitas vezes e coisas muito mais simples, mas bom é.
Apresentador 1 Não sei se mais algum de vocês quer deixar uma nota, eu vou deixar já o repto para quem está no grupo do WhatsApp deixa um comentário, se já alguma vez foi até a título pessoal, alvo de alguma tentativa de ataque, foram mesmo ataque com sucesso e na sua empresa, se já e o que é que fizeram?
Apresentador 1 E relativamente a esta questão da comunicação que o Diogo trouxe para aqui, esse Tema não é de de o que é que as empresas devem ou podem fazer em caso de de atar.
Apresentador 1 Muito bem, vamos passar o próximo Tema, mas antes disso, só relembrar a quem está aí pela primeira vez. Subscrever o nosso canal se ainda não o faz e se gostarem mesmo muito do nosso podcast, já NOS ouvem algum tempo, deixem por favor uma avaliação, seja no Spotify, no Apple, Podcasts, Google podcasts. Relembrar também que temos o nosso website que ainda até Hoje vamos deixar que o registo não foi alvo de ataques. Presumo eu, Diogo vai dando conta se se tens muitas tentativas de não está onde marketing por idiotas.pt?
Apresentador 5 É ele teve em baixo, ele teve em baixo 2 dias.
Apresentador 1 É bom, mas não quero aqui lançar nenhum se houver algum hacker no grupo, por favor esteja aqui.
Apresentador 1 Get, porque está muito trabalho, está bem, e ter mais coisa que está aqui. Arroba Campos, muito bem, Fred chegou, talvez é. Vamos então falar aqui de um é de um desencanto.
Apresentador 1 O que é que se passa?
Apresentador 3 É verdade, é as empresas mais valiosas do mundo eram aquelas que nós temos que estamos aqui a falar, mas eram as que ajudavam os utilizadores a navegar na abundância, seja através da pesquisa mais Google contacts, Facebook ou retalho Amazon.
Apresentador 3 Mas essas 3 empresas que são tão aqui no top.
Apresentador 3 Of mind mas será com pandemia e com a guerra na Europa, mudou alguma coisa?
Apresentador 3 Bom, segundo a Bloomberg, no contexto empresarial de cerca de 100 acções da tecnologia, caiu 14% a partir do final de Dezembro de 2021, ou seja, algumas até f que a fase de investimento não é capaz de correr muito bem. As super estrelas da tecnologia, incluindo o Facebook, o Alibaba, a Tesla, de uma forma geral, desceram nas fileiras das empresas mais valiosas do mundo. Portanto, só para termos aqui uma noção em 12 meses, as ações das uma.
Apresentador 3 Valem Hoje menos 62%.
Apresentador 3 Se comparado com a normal que é da ação, custa 120 EUR. Já batemos aqui mensal.
Apresentador 3 As ações do Facebook valem Hoje menos 24% se comparado com o ano passado e Hoje tivemos a notícia que o órgão mas comprou 9% das ações do Twitter. Mas quando olhamos a performance das ações do Twitter?
Apresentador 3 Em 2 meses, o Twitter perdeu 20% ela, mas que ainda deu aqui uma vizinha para isso não ser uma hecatombe geral, tanto quem ganhou a grandes.
Apresentador 3 É bom quem?
Apresentador 3 Ganhou a grande, embora tenha havido uma.
Apresentador 3 Descida geral foi a Tesla.
Apresentador 3 De todas foi que perdeu grandes, Maria.
Apresentador 3 Sei que posso dizer que ganhou?
Apresentador 3 A grande todas as outras.
Apresentador 3 Foi muito grande a mas pronto até já não é bem considerado uma empresa no ramo das tecnologias, mas sim NOS automóveis.
Apresentador 3 Por isso, voltando aqui ao Tema da tecnologia, eu acho que cada vez mais os governos, ao tentarem controlar a forma como as empresas de tecnologia operam e entre várias outras coisas.
Apresentador 3 E que estão a tentar dinamizar. Estou a mexer com o mercado.
Apresentador 3 Por exemplo.
Apresentador 3 A semana passada falámos aqui um bocadinho sobre AA nova Lei do dos mercados digitais e vamos ter tempo para esperar mais um bocadinho.
Apresentador 3 Isso a alguns investidores observadores de tecnologia têm começado a questionar, se não no caso da nova empresa do Miguel.
Apresentador 3 Mas os outros.
Apresentador 3 Tem estado a questionar-se se será que não houve um boom há 10 anos, que agora está a perder força e desta vez possivelmente a sério, mas ISTO não é. Nós somos tecnológicas. Olha outro exemplo nas moedas criptográficas a.
Apresentador 3 Também caiu também que o preço da bitcoin perdeu 15% em 12 meses. Obrigado.
Apresentador 4 Não fala isso, não digas?
Apresentador 3 Diga o que eu?
Apresentador 3 Digo todos os meses.
Apresentador 1 Em 12 anos.
Apresentador 3 Em 12 meses, perdeu 15% do valor.
Apresentador 3 As ofertas as ofertas públicas, isso é debates públicos, pode pesquisar. Eu fico Nélio e depois médios o bom dia.
Apresentador 1 E o que eu vou fazer?
Apresentador 3 Certo é, todos ofertas públicas também estão, na sua maioria em pausa, o Jack meia Ai, o Jack mandante grupo também nunca mais arrancar aquilo, por isso que os companheiros e amigos deste Podcast, acho que temos que avaliar neste momento de tecnologia, já que aparentemente existe uma falta de criança.
Apresentador 3 Na grande magia do setor, a pandemia do coronavírus continua no seu terceiro ano. O mundo está a mobilizar-se para impedir a invasão na Ucrânia e os governos tentam baixar os preços ao consumidor.
Apresentador 3 Portanto, eu acho que aqui o otimismo em declínio que vai atingir com mais força cai essa que é a pergunta, será que o otimismo é de que ele vai dirigir com mais força as empresas mais jovens que estão agora a começar?
Apresentador 3 Será que o otimismo em declínio e vai afetar as pessoas que tem grandes investimentos em criptomoedas como Ricardo?
Apresentador 3 Ou é quem é que vai ser o mais lesado desta?
Apresentador 3 Falta de alegria pelo dinheiro.
Apresentador 3 Pergunta uma pergunta.
Apresentador 1 Quem é que vai sentir? Quem é o maior lesado? Espera, vou repetir a tua frase porque acho que é uma frase filosófica e que deve ficar a ser repetida.
Apresentador 1 Que é o maior lesado desta falta de alegria pelo dia.
Apresentador 1 Miguel, Queres dizer quem é o maior lesado desta falta de alegria pelo dinheiro? Tens falta de alegria pelo dinheiro.
Apresentador 4 A é pá, eu pessoalmente, pessoalmente não, eu gosto de dinheiro, gosto de alegria com dinheiro pelo dinheiro.
Apresentador 4 Muito bem as mas.
Apresentador 3 Mas, então vou buscar dia dos outros bonitas que.
Apresentador 3 Acabei de fazer.
Apresentador 4 Não, não, atenção eles.
Apresentador 1 Do do do Fred, não é? Todos os indicadores que aí estão e que, de facto, se parece.
Apresentador 4 Percebi a.
Apresentador 4 Eu acho que aqui um indicador, um indicador comum é, é mesmo o Elon Musk não é o que ele fez na semana passada de ter mandado aquele comentário. Se calhar vou abrir e outro outro Twitter e depois a seguir compra ações do Twitter.
Apresentador 4 É pá, Eu eu acho que ele já começa a ter envolvido em algumas coisas com o bitcoin e certamente todos se lembram. Estavam momento muito positivo da bitcoin e de repente ela começou a fazer alguns comentários e acabou com a Loucura que estava a haver. Já íamos NOS 6263-1000 por cada bitcoin e realmente realmente fez uma grande alteração.
Apresentador 4 A, eu acho que a falta de dinheiro ou a falta deste entusiasmo por dinheiro e estas ações, estes movimentos da bolsa geralmente afetam em primeiro lugar, os trabalhadores das grandes empresas com accionistas, porque estes, quando vem as ações subir estão contentes, mas se vêem as acções, descer a geralmente também querem ver os recursos humanos a descer, ou seja, podem haver despedimentos em massa, etc. As pequenas empresas já eu acho que são muito afetadas por estas grandes tecnológicas.
Apresentador 4 Porque ISTO provavelmente vai se refletir em aumentos da da publicidade. Digo, Eu Não sei por acaso nunca fiz, nunca me apercebi se existe alguma correlação entre, deixo na bolsa, aumentou os custos de publicidade para fazer algumas compensações ou não.
Apresentador 4 Não sei se isso é assim. A relativamente aqui é ISTO da crypt ou etc? Eh pá, EU já fui entusiasta. Neste momento, tenho alguns investimentos em cripto. Obviamente não tenho tantos como como Ricardo.
Apresentador 4 Minha mulher não deixa a minha mulher, não deixa.
Apresentador 4 Mas e não sabe tudo que tenho, é.
Apresentador 3 Ela é um podcast sei.
Apresentador 4 Lá, eh, pá, não ela Hoje como está lá em cima já com a miúda, então não posso estar a falar à vontade, mas é pá, EU eu já fui dia agora começa a achar que ISTO realmente nas crypt of e nesta questão do blockchain etc.
Apresentador 4 Existe aqui um existe aqui uma bolha, parece-me, parece-me eu voltei. Tentei falar com especialistas de segurança e explica-me lá, blockchain e tal.
Apresentador 4 E coisa e não consegui.
Apresentador 4 Ele não consegue também explicar muito bem o valor daquilo. Ninguém consegue é pá. Podemos estar a chegar ao final de um ciclo, sem dúvida.
Apresentador 4 Agora, o que é que vai acontecer Se Eu soubesse eh pá, minha startup já estava num gera um unicórnio gordo, não é? Não é melhor, não rinoceronte.
Apresentador 1 Vou reformular a pergunta, quem é para ti o maior lesado desta falta de alegria?
Apresentador 5 Do BA os lados penso sempre no BES, não sei porquê.
Apresentador 1 Ya por acaso olha lá, mas tornou-se um grande, não é usado.
Apresentador 1 Não, não.
Apresentador 1 Nem estou a dizer em tom de Gozo, estou mesmo a falar a sério usados das mesmas e um tornou-se uma marca.
Apresentador 3 Olha, vocês acham?
Apresentador 3 Que há um desencanto com a tecnologia assumindo esta queda de ações geral ou não, ou é mesmo contexto de mercado?
Apresentador 5 É para eu.
Apresentador 5 É, eu acho que é eu acho que é muito, é muito difícil. É dizer se a há um desencanto, se se tu vai realizados, acho que é muito difícil.
Apresentador 5 Realmente não estamos aqui No No, no pico é econômico, não é? Depois da pandemia, agora com a guerra, principalmente aqui na Europa, Ham mas, ou seja, portanto eu.
Apresentador 5 Eu acho que é é um bocado difícil a que que esse otimismo a não seja atingido por causa deste deste contexto, OK, contudo, ha ha engraçado até ao momento, pelo menos aqui Na Na minha realidade, Eu Não vejo os investimentos em startups AA diminuírem bem, pelo contrário, da aqui, pelo menos do do meu lado do da cerca a mais a.
Apresentador 5 Contudo, recordo-me que Oo estudo da Emater A No No início do ano e ainda não tinha.
Apresentador 5 É é a guerra em em em em em mento ou quando foi que foi criado? Não tinha isso em consideração, aliás, Ham, que previa que realmente o este ano seria um ano onde iria crescer se não tem.
Apresentador 5 Era 15% ou algo assim ao 19%, portanto, ainda a NOS 2 dígitos e é bem gordo agora não sei se é uma questão de de lei para eu ainda não estar a ver estas estas estas alterações, pelo menos aqui para lá daquilo que tu disseste, claro, como é óbvio, porque o mercado está responder e é tudo estes ótimos exemplos sobre isso. Fred a, mas aqui deste deste meu lado da cerca e Eu Não não consigo estar a notar isso. Há quanto à questão sobre a criptomoeda.
Apresentador 5 EEO valor da criptomoeda, Lembrei-me de um vídeo que a da Mariana Mortágua, a do do Bloco de Esquerda.
Apresentador 5 Sim, que falam pouco sobre o valor da da criptomoeda e.
Apresentador 5 Pronto para quem já tinha algumas dúvidas sobre isso, sobre o valor a quem quem viu o vídeo, como é óbvio, vai confirmar a as suas dúvidas a quem seja mais a favor de criptomoeda.
Apresentador 5 A se calhar. Vale a pena ver o vídeo só.
Apresentador 5 Para ver o que é que o outro lado pensa?
Apresentador 4 Diz-me, diz-me só uma coisa, ela é a.
Apresentador 4 Favor ou é contra.
Apresentador 5 Ela é contra no sentido, já só que. Porque ela questiona?
Apresentador 4 Estou já sou a favor, eu estou em.
Apresentador 4 Viagem mas outra vez?
Apresentador 5 Ela questiona exatamente, o valor não é o que é que, quem é que está por trás e que não há um backup AA de de como, como há um governo seja o que for, não é de que esteja a suportar o valor daquela moeda.
Apresentador 5 Sim sim desculpem vejam o vídeo. O vídeo é muito bom e ela fala bem melhor do que eu ela economista se.
Apresentador 5 Não estou em erro, portanto.
Apresentador 1 Ai que dizer?
Apresentador 1 Bom um.
Apresentador 1 Sabe trazer mais política para este podcast?
Apresentador 1 Sim, Senhora, muito bem, é, e assim fechamos os temas e.
Apresentador 1 Em chave de ferrugem EE, vamos passar ao próximo tudo.
Apresentador 5 Diz lá, queres dizer o quê?
Apresentador 1 Não, não quero nada, nada.
Apresentador 1 Quero pôr aqui já correr a nossa plateia que está aqui já alinhar para o grande momento que é o charuto Twitter. Vamos então anunciar os nossos novos seguidores na nossa conta de Twitter? Marketing idiota e eles são.
Apresentador 5 Ora, então esta semana temos a Felgueiras magazyn.
Apresentador 5 Fazer renda online?
Apresentador 5 Como é que sou eu que sou?
Apresentador 5 Da minha aldeia.
Apresentador 4 Mas mas estás a inventar o seu?
Apresentador 4 Nome verdadeiro seu nome.
Apresentador 5 Ó pá, não, isso são nomes das pessoas, ISTO é Público, podem ir à conta e ver. Temos AA Regiane a bonafe bom.
Apresentador 5 Um Regina Sequeira, Maria, Elisa o Luiz Carvalho, OE por último, aliás, o João Sousa.
Apresentador 5 E isso e eles têm o nosso fallback.
Apresentador 1 Obrigado a todos. Um grande abraço andando.
Apresentador 2 Tá bom.
Apresentador 1 Também é mais conhecido, são as rapidinhas as notícias de marketing em Portugal e no mundo, em formato super rápido vamos embora.
Apresentador 5 Estamos lá, é como o FEDER frio ele, mas que juntou-se AA comprou 9% das ações do Twitter e juntou-se ao bordo do Twitter. Foi convidado Hoje pelo pelo OCEO, mas um estudo descobriu que é os interesses do Facebook. Por norma, falham em 30% dos casos, mas o Instagram estava trabalhando em uma forma dos utilizadores. Responderem stories com imagens.
Apresentador 5 Mas o no futuro te comentou que a organizar, mas no futuro é vão conseguir ser co autores de é um tuíte, ou seja, uma pessoa vai conseguir é ser coautor de um post, OK é, pode acontecer que isso também é se é seja em outras plataformas para o lado Twitter. Mas os utilizadores do Google workspace is vão agora conseguir criar uma espécie de uma landing page, tal como calando. E é que podem enviar as outras pessoas para marcarem uma meeting com ele.
Apresentador 5 Mas 82% dos consumidores portugueses que fazem compras online consideram que as marcas têm de ser ambientalmente responsáveis. OK, muito importante. O LinkedIn adicionou nenhum letters às páginas de empresas e, por último, não poderia deixar de ser terminarmos em beleza. Abalo skate, que tinha sumido, tinha desaparecido do Google analytics 4.
Apresentador 5 Já está de volta.
Apresentador 1 Muito bem e foram as notícias de marketing em Portugal e no mundo. Obrigado Diogo.
Apresentador 1 Bom esta semana na ferramenta da semana temos o site Content ID, esse ponto e o ID. O que é que este site pensa lá? Vocês contem Ads content ID s?
Apresentador 1 Pois é, como o nome indica, é um site onde vocês podem explorar ideias de conteúdo fazendo pesquisas, então de diferentes tópicos e ele dá-vos ideias de conteúdos.
Apresentador 1 Vocês podem fazer isso para publicar NOS vossos redes sociais que a conteúdos é vídeo é e também é.
Apresentador 5 Tudo mais isso, não é?
Apresentador 1 Sistema s conteúdos, não é isso? Aqui é um bocado estar a encher chouriço, não é?
Apresentador 5 É continue baixo, não é útil, diz.
Apresentador 3 Contudo, as palavras.
Apresentador 1 É que conta.
Apresentador 3 Até categorias, por exemplo, startups de programação de marketing, lifehacks não sei quê teve teve são várias, mas depois, quando a pessoa clica numa categoria.
Apresentador 2 As têm.
Apresentador 1 Tem um logo.
Apresentador 3 Tem é ISTO às vezes pode ser interessante porque está agora. A novidade é que está a bater aí da Internet. Quais são os?
Apresentador 1 OK segue as tendências e consegue aproveitar o momento.
Apresentador 3 Grandes temas.
Apresentador 3 E tem de ter sentido?
Apresentador 4 Nas diferentes redes sociais, mas quem são os influenciadores? Estão a partilhar? ISTO é interessante.
Apresentador 3 Eu tenho ISTO, tinha barra de marcadores, são as vezes vulgar espetáculo.
Apresentador 1 Está muito bem contente e desse ponto OE vão lá dar uma checada.
Apresentador 4 E veja o contido e o contido.
Apresentador 1 Bom e esse está e chegamos ao fim de mais um episódio. Não sei se os ilustres querem deixar aqui algum comentário adicional, aquilo que falamos.
Apresentador 5 Vamos rever o WhatsApp?
Apresentador 4 Quem Me Dera.
Apresentador 1 WhatsApp W ponto mathimediatas.pt o nosso ai tem o nosso light Ai meu Deus o nosso site marketing por idiotas.pt que ainda está LIVRE este momento.
Apresentador 1 É e não esquecer sempre.
Apresentador 3 O conjunto de vírus.
Apresentador 1 E os rios, e isso queria dizer.
Apresentador 3 Bem, então me viu? Tchau, estamos a 5 estrelas, a 5 estrelas.
Apresentador 1 Pá, precisamos.
Apresentador 1 Está 5 estrelas. O que nós agradecemos aos nossos ouvintes?
Apresentador 1 Obrigado do Fundo do Coração e significam muito para nós e para quem ainda não o fez e está a gostar.
Apresentador 1 Por favor faça no Spotify, Apple Podcasts, Google podcasts. Deixem lá uma avaliação que significa muito para nós. Já sabem, nós voltamos a ouvir a na próxima semana e lá esperamos por vocês. Até lá, tchau, tchau, tchau.
podcast marketing portugal

Os Idiotas

frederico carvalho podcast marketing por idiotas

Frederico Carvalho

Formador e consultor de marketing digital

Miguel Vieira podcast marketing por idiotas

Miguel Rão Vieira

CEO @ pkina.com / funis.pt

Diogo Abrantes da Silva freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics

Diogo Abrantes da Silva

Freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics

Escreva pelo menos 1 caractere
logo podcast marketing por idiotas
Fale connosco:
WhatsApp Podcast Marketing por Idiotas
spotify Podcast Marketing por Idiotas