Social Media Search Optimization, atualizações no Google e marcas na igualdade de género – e186s01
No episódio 186 falamos de Social Media Search Optimization (SMSO), atualizações no Google e marcas na igualdade de género.
Episódio de: 14 de Março, 2024
Download do podcast
Grupo de WhatsApp: https://w.marketingporidiotas.pt
MIGUEL
Os mais atentos já perceberam que com esta coisa da inteligência artificial e o chat gpt as buscas no google nunca mais foram as mesmas.
Não por sermos preguiçosos, mas porque realmente indo ao chat gpt conseguimos obter rapidamente e de forma personalizada um dos conteúdos que mais procuramos online:
Resposta a uma pergunta qualquer.
Cerca de 60% das pesquisas do Google são perguntas…e o chat gpt é muito bom a responder a quase tudo…bem…desde que não esteja relacionado com factos da actualidade…para isso percisam de pagar o balúrdio de 20$ por mês.
Mas pronto…não é do chat GPT que venho falar, mas sim do facto de 40% da geração Z já estarem a usar o tiktok e o instagram para fazerem pesquisas…em vez do google.
E visto 40% ser bastante relevante…e claro…esta percentagem provavelmente vai crescer…as marcas começam a adoptar novas tácticas para aproveitarem a onda.
Uma das novas tácticas é a SMSO – SOCIAL MEDIA SEARCH OPTIMIZATION
Basicamente a ideia do SMSO é tornarmos os nossos conteúdos das redes sociais “encontráveis” quando o utilizador faz pesquisas na rede.
Isto faz-se através de keywords nos títulos dos vídeos, dos posts, nas descrições, nas legendas, metadata, etc.
Com esta optimização além de aumentarmos o engagement também aumentamos o ranking do conteúdo para determinadas pesquisas.
Eu sei eu sei…já estão todos a pensar que Isto não é novidade no Youtube, que é assumidamente o motor de busca nº 2 e tal…mas por quanto tempo o Youtube vai ser o nº 2?
A Semrush e outras plataformas dedicadas ao SEO começam a falar cada vez mais deste tema e a lançar tutoriais sobre como podem optimizar as vossas diferentes redes sociais para esta tendência de pesquisa.
Claro que podem aceder ao link em marketing por idiotas:
https://www.semrush.com/blog/social-media-seo/
O que quero destacar é o seguinte… existe conteúdo porreiro para ter um elevado engagement…é divertido e aquelas cosias todas que fazem com que as pessoas façam likes e partilhem.
Mas deveremos ter também conteúdo nas redes sociais que seja bom para quando é encontrado através de uma pesquisa nas redes.
Exemplo:
Quando pesquisamos por um problema, marca, produto será que queremos ver conteúdo divertido e viral sobre esse produto que nos prende a atenção no scroll do dia a dia, ou queremos ver um conteúdo mais informativo sobre esse tópico?
São algumas questões que acho que vamos começar a ter de pensar cada vez mais.
O que já percebi é que nalgumas pesquisas que fiz é que a coisa em Portugal ainda parece um pouco desorganizada nos resultados da pesquisa.
Mas antes que o Fred comece a achar que o Social Media Search Optimization compete com o SEO…a verdade é que o complementa e pode ajudar a obter melhores rankings nos motores de busca tradicionais (Já viram…no espaço de 1 ou 2 anos o Google passou a ser um motor de busca tradicional)
Como é que ajuda o SEO segundo o SEMRUSH?
- Aumentar as buscas pela marca – Pessoas que nos descobriram nas redes sociais vão ao google procurar directamente pelo nome da marca
- Aumentar cliques nos links orgânicos – Pessoas que engajaram nas redes sociais têm mais probabilidades de clicar em links orgânicos no google
- Estabelecer autoridade – As redes sociais ajudam a fazer-nos parecer especialistas…e o google adora isso e encoraja-nos a demonstrar experiencia, expertise, autoridade e confiança.
- Backlinks – O conteúdo que funciona bem nas redes sociais tem mais probabilidade de ser encontrado e claro resultar em backlinks para o nosso site.
- Ganhar insights – Uma boa otimização para redes sociais ajuda-nos a perceber tópicos e tendências da nossa audiência que podem ser usados para criar conteúdos para o SEO tradicional.
- Impulsionar on-site engagement: Os conteúdos das redes sociais altamente otimizados podem levar utilizadores para o nosso site
- Melhorar rankings locais – Os seguidores e reviews positivas nas redes sociais podem ajudar-nos a aumentar o ranking nos google maps (será que é mesmo?)
Perguntas para o painel:
- Já optimizam os conteúdos para as redes sociais a pensar no pessoal que está a fazer pesquisas e não apenas no engagement?
- Será uma super trend?
DIOGO
Depois de vários temas mais complexos hoje trago finalmente algo mais light. Antes de começar queria agradecer aos meus painelistas aqui presentes por continuarem o podcast na semana passada.
Então hoje venho falar de uma atualização que a Google está a lançar até ao final de março aos resultados do seu motor de pesquisa.
Então esta atualização ou como referido em SEO, este update tem o nome de March 2024 Core update e na verdade espera-se que seja uma das maiores atualizações ao algoritmo da Google dos últimos anos. Esperem isto não ficou por aqui porque na verdade vai existir também uma nova atualização em relação ao SPAM ou o em SEOés um SPAM update.
Esta atualização de Março tem a intenção de melhorar a qualidade do conteúdo que é apresentado no motor de pesquisa e segundo a Google deverá reduzir o conteúdo de baixa qualidade apresentado em 40%. O que é um conteúdo de baixa qualidade perguntam vocês? Então estão a ver aqueles artigos de reviews que na verdade podem não ser reviews reais como também depois são reviews de apenas produtos que tenham um programa de afiliados como o da Amazon? Estas atualizações têm como objetivo atacar exatamente esse tipo de conteúdo.
A nova atualização de SPAM vai despromover todos os conteúdos também que estejam a abusar de um subdomínio de um site com muita reputação ou mesmo sites que tenham comprado domínios antigos para os redirecionar para o seu domínio principal.
E agora vocês perguntam:
Mas ó Diogo podes dar uns exemplos do que estás a dizer?
Vou dar um exemplo tanto de um como do outro.
Então por exemplo imaginem que existe uma empresa que faz reviews e paga ao observador para usar o subdominio reviews.obeservador.pt e como o domínio do observador é um domínio que tem muita relevância online o conteúdo das reviews vai rapidamente para as primeiras posições porque esse conteúdo é visto como sendo do observador..
Quanto aos domínios expirados, a ideia é comprar domínios que estejam a expirar ou já expiraram para redirecionar todo os links desse domínio para o vosso site, aumentando o número de links do vosso site.
Enfim, a verdade é que estas técnicas de SEO já eram bastante conhecidas por todos e claro, como o Miguel diz: é uma questão de tempo até os marketers lixarem tudo.
E se estão com medo de serem impactados por esta atualização, deverá ser fácil de ver porque rapidamente vão ter uma baixa no número de utilizadores que vêm da Google como também as posições que teriam no motor de pesquisa com conteúdo que poderia não obedecer às regras desta nova atualização, deverá desaparecer ou descer bastante nos rankings.
A minha questão para vocês é se pensam que isto vai realmente melhorar os resultados de pesquisa ou se rapidamente os marketers também vão dar conta de desta atualização e se pensam também que os resultados da Google têm vindo a diminuir de qualidade?
Google March 2024 Core Update: Reducing “Unhelpful” Content By 40% (searchenginejournal.com)
FRED
Tema: Marcas e Igualdade de Género
A influência cultural crescente das mulheres é evidente no mundo do marketing.
– Segundo a eMarketer, 77% dos criadores de conteúdo digital que monetizam o seu trabalho são mulheres (eMarketer, 2023).
– No Brasil, essa percentagem sobe para 82%, demonstrando o papel fundamental das mulheres na economia digital (Socialbakers, 2023).
– Além disso, 67% das consumidoras femininas, diz confiar nas recomendações de influenciadoras antes de realizar uma compra (GlobalWebIndex, 2023).
– No Instagram, 70% das compras são influenciadas por criadoras de conteúdo (Sprout Social, 2023).
O TikTok compilou um relatório contendo conselhos criativos para ajudar as marcas a construir uma abordagem mais forte para alcançar as mulheres.
Alguns destaques incluem hashtags mais relevantes como #GirlDinner e #GirlMath, que geraram milhões de visualizações e impulsionaram campanhas de marketing de sucesso para grandes marcas.
A campanha #SheIsTheChange da Nike, idealizada por mulheres e para mulheres, atingiu mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo.
A crescente influência cultural das mulheres é inegável e redefine o panorama do marketing.
As mulheres não são apenas consumidoras, mas sim criadoras, líderes e agentes de mudança, moldando as tendências e decisões de compra de forma significativa.
No entanto, apesar do progresso, ainda há desafios significativos.
– Segundo a APECOM, associação que representa as agências de comunicação, 68% dos profissionais do setor são mulheres, mas 60% dos cargos de chefia são ocupados por homens.
– – Além disso, dados da CGTP mostram que quase 70% das mulheres trabalhadoras em Portugal recebiam uma remuneração base mensal bruta até 1000 euros em 2023, destacando a persistência das disparidades de género.
– Nas eleições mais recentes, apenas 34% dos deputados eleitos eram mulheres, uma percentagem inferior às eleições anteriores.
Perante estes e muitos outros desafios, quero evidenciar o papel das marcas, que precisaram de repensar a sua abordagem criativa para alcançar as mulheres, tanto como consumidoras quanto como parceiras criativas.
No relatório compilado pelo TikTok para ajudar as marcas a alcançar a audiência feminina, eles destacaram a importância da pesquisa primária que abrange o sentimento do utilizador, a eficácia do anúncio e a criatividade. – Além disso, sugeriram narrativas femininas ao longo das gerações, mostrando como mulheres de todas as idades estão impactara economia, e temas criativos dentro da narrativa das mulheres no TikTok e como podem impactar a abordagem criativa de uma marca.
No próprio relatório, o TikTok destaca a importância da “autenticidade”, que significa as mulheres mostrarem-se como são, independentemente de ser lo-fi, premium, cringe, cool, ou qualquer outra coisa.
As marcas devem reavaliar o que autenticidade significa, especialmente no contexto de marketing para mulheres.
O Dia Internacional da Mulher, celebrado no passado dia 8 de março, é uma ocasião de celebração das conquistas femininas e de reflexão sobre as lutas contínuas pela igualdade de género.
No entanto, é importante reconhecer que algumas marcas aproveitam esta ocasião para promover campanhas de marketing que carecem de um compromisso real com a causa feminina, recorrendo ao que é conhecido como “pinkwashing”.
Esta estratégia mina os esforços genuínos pela igualdade e explora a boa vontade dos consumidores.
Como consumidores, temos o poder de apoiar empresas que demonstram um compromisso real com a igualdade de género, promovendo um mundo onde a igualdade não seja apenas um ideal, mas uma realidade vivida todos os dias.
Pergunta 1:
Como é que as marcas podem garantir que suas campanhas de marketing para o Dia Internacional da Mulher são autênticas e genuinamente comprometidas com a causa feminina?
Pergunta 2:
Qual é o papel das marcas na promoção num mundo onde a igualdade de género não seja apenas um ideal, mas uma realidade vivida todos os dias, e como os consumidores podem apoiar esse compromisso?
Mais informações:
https://time.com/6899955/history-equal-pay-day-women-care-work/
Sobre o Podcast Marketing por Idiotas
O podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.
O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.
Os Idiotas
Frederico Carvalho
Formador e consultor de marketing digital
Miguel Rão Vieira
CEO @ pkina.com / funis.pt
Ricardo Vieira
Senior Business Strategy Developer na Turim Hotels Group