Social Commerce veio para ficar, eficácia no marketing digital e a tecnologia – e51s01

podcast marketing portugal por idiotas

Social Commerce veio para ficar, eficácia no marketing digital e a tecnologia – e51s01

Episódio 51
44:58

Neste episódio no Podcast Marketing por Idiotas falamos sobre social commerce, a eficácia no marketing digital e o futuro na tecnologia.

Episódio de: 14 de Janeiro, 2022

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MIGUEL

https://newsroom.accenture.com/industries/consumer-goods–services/shopping-on-social-media-platforms-expected-to-reach-1-2-trillion-globally-by-2025-new-accenture-study-finds.htm

  •         Um estudo da accenture prevê que o social commerce vai crescer 3 vezes mais rápido que o e-commerce.
  •         Qualquer coisa como de 492 biliões de dolares para 1.2 triliões em 2025
  •         Este crescimento vai dever-se à geração Z e millenials que em 2025 vão representar cerca de 65% das compras online.
  •         Cerca de 64% dos utilizadores de redes sociais disseram que fizeram uma compra através de redes sociais no ano passado.
  •         A accenture define para este estudo o termo “Social Commerce” ou como eu gosto de dizer S-Commerce como aquela compra em que o processo desde a descoberta do produto até ao checkout acontece numa rede social.
  •         Esta é uma excelente oportunidade para as grandes empresas mas as vantagens também existem para as médias e pequenas dado que 59% dos social buyers disseram que preferem suportar pequenos e médios negócios através de compras social commerce do que nos tradicionais sites e-commerce… ou seja lá se vai pelo cano o dinheiro gasto na loja online que deu imenso trabalho e tem um responsive manhoso…
  •         O relatório revela que as compras de s-commerce serão algo como:

o   18% roupa

o   13% consumíveis electrónica

o   7% decoração casa

o   13% comida fresca, snacks

o   40% beleza

  •         Para terminar outra coisa interessante do estudo

o   Consumidores nos países em desenvolvimento têm mais propensão a utilizar S-commerce;

o   Shoppers na india, china e brazil ligam mais a funcionalidades que os ajudem a encontrar novos produtos enquanto nos estados unidos e UK preferem descontos;

o   A confiança é mais importante nas gerações antigas…em que os compradores valorizam mais a segurança e o valor de marca…enquanto as gerações mais novas valorizam mais os livestreams e as reviews.

  •         Perguntas para o painel

o   Já compraram em S-Commerce?

o   Isto é o fim do wordpress + woocommerce ou do shopify?

o   Qual o futuro?

 

DIOGO

Esta semana estava a ler um artigo sobre o que a Venture Capitalist Rebecca Lynn aprendeu depois de estar um ano a falar com grandes marketers. E claro, após esse título tive de ir ler e  principalmente porque começava com a seguinte frase (e desculpem a tradução):
“Marketing cria ou leva à falência uma empresa. 

Enfim mas algo que ela falava no artigo também é que hoje em dia mesmo com uma maior abertura das empresas para o mundo do marketing, é muito mais difícil ter uma boa eficácia para as campanhas, trazendo 3 pontos que achei serem super pertinentes para pensarmos no ínicio do ano sobre esta dificuldade:

  1. A questão dos canais publicitários sobrelotados por um maior afunilamento nestes canais onde grande parte do budget digital está em Facebook ou Google.
  2. Ponto 2, os marketers esperam um aumento no número de dados para 2022 segundo um questionário da Salesforce a mais de 8200 marketers com um título “O estado do marketing”. O que complica mais o seu trabalho e foco em campanhas.
  3. Por último, e terceiro ponto, ela fala de uma previsão de decréscimo dos orçamentos de marketing segundo um estudo da Gartner de 2021. Que passou de 11% em 2020 para 6%. 

Dado este prisma, a minha questão para vocês é simples(mente complexa) é : Como conseguimos, ou como conseguem as empresas, ser mais eficientes com o seu budget de marketing hoje em dia? Têm algumas ideias? Como têm vocês evoluído? 

https://techcrunch.com/2022/01/06/after-talking-to-marketing-leaders-for-a-year-heres-my-advice-for-ceos/ 

 

FRED

 

A tecnologia foi aprimorada e atualizada numa escala muito vasta e ampla em um pequeno intervalo de tempo.

 

O ano de 2021 mostrou como a infraestrutura da tecnologia ainda é fraca, através de exemplos como os servidores em baixo da Amazon, redes sociais do nosso dia-a-dia como o Facebook, WhatsApp, Instagram offline, ou ataques de hackers no princípio de 2022, ao Grupo Imprensa.

 

Sabemos que há empresas que não respeitam a nossa privacidade online e recolhem os nossos dados sem ser transparentes sobre o que estão a fazer.

 

Por outro sabemos como a tecnologia ajuda a criar novos empregos, em muitos casos os salários aumentaram, mas muitos dos ganhos foram para os trabalhadores de alto nível do conhecimento. 

 

Há bons empregos, mas verifica-se uma ausência em formação e na melhor forma em alocar os melhores recursos para as funções certas.

 

A tecnologia por si só, não é uma coisa boa ou má;

O uso que damos é o que importa.

 

[RAPIDINHAS – Notícias de Marketing em Portugal] 

 

[FERRAMENTA DA SEMANA]

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Sobre o Podcast Marketing por Idiotas

podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.

O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.

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Temas no podcast

04:00
Social Commerce veio para ficar
14:40
Eficácia no marketing digital
27:39
Tecnologia
37:32
Rapidinhas

Neste episódio

MIGUEL
       https://www.marketingdive.com/news/social-commerce-to-grow-3-times-as-fast-as-e-commerce-accenture-predicts/616741/
https://newsroom.accenture.com/industries/consumer-goods--services/shopping-on-social-media-platforms-expected-to-reach-1-2-trillion-globally-by-2025-new-accenture-study-finds.htm
        Um estudo da accenture prevê que o social commerce vai crescer 3 vezes mais rápido que o e-commerce.
        Qualquer coisa como de 492 biliões de dolares para 1.2 triliões em 2025
        Este crescimento vai dever-se à geração Z e millenials que em 2025 vão representar cerca de 65% das compras online.
        Cerca de 64% dos utilizadores de redes sociais disseram que fizeram uma compra através de redes sociais no ano passado.
        A accenture define para este estudo o termo “Social Commerce” ou como eu gosto de dizer S-Commerce como aquela compra em que o processo desde a descoberta do produto até ao checkout acontece numa rede social.
        Esta é uma excelente oportunidade para as grandes empresas mas as vantagens também existem para as médias e pequenas dado que 59% dos social buyers disseram que preferem suportar pequenos e médios negócios através de compras social commerce do que nos tradicionais sites e-commerce... ou seja lá se vai pelo cano o dinheiro gasto na loja online que deu imenso trabalho e tem um responsive manhoso...
        O relatório revela que as compras de s-commerce serão algo como:
o   18% roupa
o   13% consumíveis electrónica
o   7% decoração casa
o   13% comida fresca, snacks
o   40% beleza
        Para terminar outra coisa interessante do estudo
o   Consumidores nos países em desenvolvimento têm mais propensão a utilizar S-commerce;
o   Shoppers na india, china e brazil ligam mais a funcionalidades que os ajudem a encontrar novos produtos enquanto nos estados unidos e UK preferem descontos;
o   A confiança é mais importante nas gerações antigas...em que os compradores valorizam mais a segurança e o valor de marca...enquanto as gerações mais novas valorizam mais os livestreams e as reviews.
        Perguntas para o painel
o   Já compraram em S-Commerce?
o   Isto é o fim do wordpress + woocommerce ou do shopify?
o   Qual o futuro?

DIOGO
Esta semana estava a ler um artigo sobre o que a Venture Capitalist Rebecca Lynn aprendeu depois de estar um ano a falar com grandes marketers. E claro, após esse título tive de ir ler e  principalmente porque começava com a seguinte frase (e desculpem a tradução): “Marketing cria ou leva à falência uma empresa. 
Enfim mas algo que ela falava no artigo também é que hoje em dia mesmo com uma maior abertura das empresas para o mundo do marketing, é muito mais difícil ter uma boa eficácia para as campanhas, trazendo 3 pontos que achei serem super pertinentes para pensarmos no ínicio do ano sobre esta dificuldade:
A questão dos canais publicitários sobrelotados por um maior afunilamento nestes canais onde grande parte do budget digital está em Facebook ou Google.
Ponto 2, os marketers esperam um aumento no número de dados para 2022 segundo um questionário da Salesforce a mais de 8200 marketers com um título “O estado do marketing”. O que complica mais o seu trabalho e foco em campanhas.
Por último, e terceiro ponto, ela fala de uma previsão de decréscimo dos orçamentos de marketing segundo um estudo da Gartner de 2021. Que passou de 11% em 2020 para 6%. 
Dado este prisma, a minha questão para vocês é simples(mente complexa) é : Como conseguimos, ou como conseguem as empresas, ser mais eficientes com o seu budget de marketing hoje em dia? Têm algumas ideias? Como têm vocês evoluído? 
https://techcrunch.com/2022/01/06/after-talking-to-marketing-leaders-for-a-year-heres-my-advice-for-ceos/ 

FRED
  A tecnologia foi aprimorada e atualizada numa escala muito vasta e ampla em um pequeno intervalo de tempo.
O ano de 2021 mostrou como a infraestrutura da tecnologia ainda é fraca, através de exemplos como os servidores em baixo da Amazon, redes sociais do nosso dia-a-dia como o Facebook, WhatsApp, Instagram offline, ou ataques de hackers no princípio de 2022, ao Grupo Imprensa.
Sabemos que há empresas que não respeitam a nossa privacidade online e recolhem os nossos dados sem ser transparentes sobre o que estão a fazer.
Por outro sabemos como a tecnologia ajuda a criar novos empregos, em muitos casos os salários aumentaram, mas muitos dos ganhos foram para os trabalhadores de alto nível do conhecimento. 
Há bons empregos, mas verifica-se uma ausência em formação e na melhor forma em alocar os melhores recursos para as funções certas.
A tecnologia por si só, não é uma coisa boa ou má;
O uso que damos é o que importa.
[RAPIDINHAS - Notícias de Marketing em Portugal] 
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Freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics

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