
Social Commerce veio para ficar, eficácia no marketing digital e a tecnologia – e51s01
Neste episódio no Podcast Marketing por Idiotas falamos sobre social commerce, a eficácia no marketing digital e o futuro na tecnologia.
Episódio de: 14 de Janeiro, 2022
Download do podcast
MIGUEL
- Um estudo da accenture prevê que o social commerce vai crescer 3 vezes mais rápido que o e-commerce.
- Qualquer coisa como de 492 biliões de dolares para 1.2 triliões em 2025
- Este crescimento vai dever-se à geração Z e millenials que em 2025 vão representar cerca de 65% das compras online.
- Cerca de 64% dos utilizadores de redes sociais disseram que fizeram uma compra através de redes sociais no ano passado.
- A accenture define para este estudo o termo “Social Commerce” ou como eu gosto de dizer S-Commerce como aquela compra em que o processo desde a descoberta do produto até ao checkout acontece numa rede social.
- Esta é uma excelente oportunidade para as grandes empresas mas as vantagens também existem para as médias e pequenas dado que 59% dos social buyers disseram que preferem suportar pequenos e médios negócios através de compras social commerce do que nos tradicionais sites e-commerce… ou seja lá se vai pelo cano o dinheiro gasto na loja online que deu imenso trabalho e tem um responsive manhoso…
- O relatório revela que as compras de s-commerce serão algo como:
o 18% roupa
o 13% consumíveis electrónica
o 7% decoração casa
o 13% comida fresca, snacks
o 40% beleza
- Para terminar outra coisa interessante do estudo
o Consumidores nos países em desenvolvimento têm mais propensão a utilizar S-commerce;
o Shoppers na india, china e brazil ligam mais a funcionalidades que os ajudem a encontrar novos produtos enquanto nos estados unidos e UK preferem descontos;
o A confiança é mais importante nas gerações antigas…em que os compradores valorizam mais a segurança e o valor de marca…enquanto as gerações mais novas valorizam mais os livestreams e as reviews.
- Perguntas para o painel
o Já compraram em S-Commerce?
o Isto é o fim do wordpress + woocommerce ou do shopify?
o Qual o futuro?
DIOGO
Esta semana estava a ler um artigo sobre o que a Venture Capitalist Rebecca Lynn aprendeu depois de estar um ano a falar com grandes marketers. E claro, após esse título tive de ir ler e principalmente porque começava com a seguinte frase (e desculpem a tradução):
“Marketing cria ou leva à falência uma empresa.
Enfim mas algo que ela falava no artigo também é que hoje em dia mesmo com uma maior abertura das empresas para o mundo do marketing, é muito mais difícil ter uma boa eficácia para as campanhas, trazendo 3 pontos que achei serem super pertinentes para pensarmos no ínicio do ano sobre esta dificuldade:
- A questão dos canais publicitários sobrelotados por um maior afunilamento nestes canais onde grande parte do budget digital está em Facebook ou Google.
- Ponto 2, os marketers esperam um aumento no número de dados para 2022 segundo um questionário da Salesforce a mais de 8200 marketers com um título “O estado do marketing”. O que complica mais o seu trabalho e foco em campanhas.
- Por último, e terceiro ponto, ela fala de uma previsão de decréscimo dos orçamentos de marketing segundo um estudo da Gartner de 2021. Que passou de 11% em 2020 para 6%.
Dado este prisma, a minha questão para vocês é simples(mente complexa) é : Como conseguimos, ou como conseguem as empresas, ser mais eficientes com o seu budget de marketing hoje em dia? Têm algumas ideias? Como têm vocês evoluído?
FRED
A tecnologia foi aprimorada e atualizada numa escala muito vasta e ampla em um pequeno intervalo de tempo.
O ano de 2021 mostrou como a infraestrutura da tecnologia ainda é fraca, através de exemplos como os servidores em baixo da Amazon, redes sociais do nosso dia-a-dia como o Facebook, WhatsApp, Instagram offline, ou ataques de hackers no princípio de 2022, ao Grupo Imprensa.
Sabemos que há empresas que não respeitam a nossa privacidade online e recolhem os nossos dados sem ser transparentes sobre o que estão a fazer.
Por outro sabemos como a tecnologia ajuda a criar novos empregos, em muitos casos os salários aumentaram, mas muitos dos ganhos foram para os trabalhadores de alto nível do conhecimento.
Há bons empregos, mas verifica-se uma ausência em formação e na melhor forma em alocar os melhores recursos para as funções certas.
A tecnologia por si só, não é uma coisa boa ou má;
O uso que damos é o que importa.
[RAPIDINHAS – Notícias de Marketing em Portugal]
- Yoast SEO está a chegar ao Shopify!
- A Google faz lobby na UE. Segundo o financial times a Google tem “inundado” os emails e redes sociais dos eurodeputados com conteúdos publicitários, cuja mensagem subjacente é a de que “restringir as possibilidades da Google pode afectar os pequenos negócios”.
- Este ano, mais de um terço dos profissionais de Marketing, a nível global, planeia aumentar o investimento em email marketing
- O Facebook fecha o seu serviço de chats de vídeo de namoros
- O Duckduckgo ultrapassou as 100 mil milhões de pesquisas
- O browser Brave duplicou novamente (5 anos seguidos) o número de utilizadores mensais ativos para 50 milhões de utilizadores.
- A Accenture defende que a indústria global de social commerce, que representa atualmente o valor de 432 milhões de euros, deverá ultrapassar os mil milhões de euros até 2025.
[FERRAMENTA DA SEMANA]
Checker plus for Google Calendar
Sobre o Podcast Marketing por Idiotas
O podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.
O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.
Neste episódio

Os Idiotas

Frederico Carvalho
Formador e consultor de marketing digital

Miguel Rão Vieira
CEO @ pkina.com / funis.pt

Diogo Abrantes da Silva
Freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics