SMS Marketing está morto? Anunciar com influencer é ético? A queda da Google -e107s01

podcast marketing por idiotas

SMS Marketing está morto? Anunciar com influencer é ético? A queda da Google -e107s01

Episódio 107
1:02:09

No episódio 107 falamos sobre  se o SMS Marketing está morto? Será que anunciar com influencer é ético? E a queda da Google.

Episódio de: 8 de Fevereiro, 2023

Download do podcast

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MIGUEL

 

https://blog.hubspot.com/marketing/is-sms-marketing-dead

 

Na semana passada o Diogo falou sobre como podemos promover a nossa marca etc num mundo onde aparentemente as estratégias de conteúdo vão mudar, a forma como as pessoas pesquisam vão mudar e a forma como as marcas interagem com os seus clientes também vai mudar.

Uma das coisas que foi dito na altura pelo ricardo foi voltar ao básico…referências boca-a-boca etc…

Eu estive a reflectir sobre voltar ao básico e lembrei-me de um dos primeiros slides que eram dados numa aula de marketing digital que era:

Nós temos Owned Media, Earned Media e Paid Media.

Quero focar a atenção hoje no Owned Media…que são canais de comunicação nossos onde temos 100% de controle sobre o que por lá se passa pois são activos digitais em que os patrões somos nós…e não ficamos dependentes da boa vontade do mark zuckemberg, do musk, da google, ou de outros malandros que nos cobram publicidade.

Nesta coluna costumamos encontrar:

  •         O nosso site
  •         A nossa APP (lembram-se da altura em que todas as empresas faziam apps??)
  •         A nossa base de dados (telefones, emails, etc)
  •         …mais coisas

 

Quero focar a atenção na base de dados…mais propriamente na base de dados de telefones.

Todas as 6ªs feiras recebo religiosamente 3 SMS:

Um da telepizza, outro da DOMINOS e um da NOS a dizer que tenho umas mensagens no voice mail que sinceramente nem sei abrir.

O que é um facto, é que um dos negócios que tenho, cujo nome não vou dizer para não criar problemas com a administração deste podcast, trabalha com automatização de SMS para vendas e cobranças com ligações a referências multibanco e a landing pages etc.

E nesse negócio tenho alguns clientes fieis há uns largos anos, e tenho a certeza que para COBRANÇAS e VENDAS de oportunidade os SMS funcionam muito bem!

Para branding sinceramente não tenho clientes nessa área…mas fred tu com a plataforma https://smsonline.pt/ poderás ter uma ideia melhor.

Sempre pensei que isto dos SMS’s esta meio morto porque na realidade não tenho clicado muito…mas a verdade é que me lembro de praticamente todas as marcas que me enviam SMS:

Lojas de roupa, perfumes, supermercados, ginásio (bem podem continuar a enviar) etc.

Fui pesquisar um pouco sobre se isto do SMS está vivo ou morto e tenho alguns dados do hubspot:

  •         72% costumam responder a um SMS até 10 minutos, enquanto num email costumam responder entre 30 minutos e 1 hora.
  •         Os SMS também têm uma taxa de clique elevada: entre 20% e 35%;

Os dois principais motivos para que as pessoas peçam para serem removidas da base de dados são:

  •         Demasiadas mensagens da mesma marca
  •         Conteúdo que já não tem significado para mim

 

Posto isto gostava mesmo de saber a vossa opinião relativamente a SMS Marketing.

  •         Está vivo e recomenda-se?
  •         Que tácticas recomendam aos nossos ouvintes?

 

 

DIOGO  

Não haverá mal na forma como os influencers anunciam os produtos das marcas? 

Sim, hoje começo com a questão porque é algo que me ficou na cabeça e queria partilhar convosco e saber o que pensam… 

Então Reparem nisto, pensem neste caso: 

Imaginem que a Staples que tem 50.000€ para anunciar o seu novo serviço.
Agora, será melhor para a Staples pagar a um ator para esse ator fazer um post/reals ou o que quiserem chamar-lhe e depois promoverem esse post pela rede social  ou 

Será melhor pagar a esse ator para fazer um anúncio de TV e claro distribuir pelos vários canais. 

A minha questão é: reparem não é o que a staples deve fazer. A questão que vos trago aqui é o peso que está por trás deste tipo de anúncio de post de influencer. 

Se pensarem bem, quando estamos a ver o influencer a fazer um anúncio numa rede, seja a rede que for, o influencer é a sua conta pessoal e não é o ator a atuar.  Percebem?

Não é que o post não possa ter lá um hashtag ou o jogo da velha a dizer Anúncio. O tema é que nas redes sociais não há separação dos 2 (o que é o ator e o que é a pessoa real) e qualquer produto que o influencer anuncie sai sempre como um: “eu uso o champô h&s e desde que uso deixei de ter qualquer borbulha na cara. “ algo assim… o que pode ser muito enganador ao contrário de um anúncio de TV.

 E a minha questão é se isso poderá ser um problema. 

E não penso tanto em Nuno markls da vida… mas mais nos pequenos influenciadores que ainda estão a crescer e o critério de seleção para anunciantes poderá ser muito baixo. 

E o primeiro ou primeira wannabe influencer que veja a marca xyz a querer patrocinar mesmo sem saber se o produto realmente funciona… vai aceitar o patrocínio só porque é um patrocínio e se sentem famosos mesmo que pague mal.  

E esta é a minha questão, não nos está a fazer mal não distinguirmos a personagem da pessoa?  Vocês conseguem? Isso não nos faz mal como sociedade… será que é algo que devemos pensar se é ético que podemos fazer para nossa marca?

                                                                                                       

FRED

 

A Alphabet Inc., a empresa-mãe do Google, relatou 59 mil milhões de dólares em receitas de publicidade para o quarto trimestre, uma diminuição de 3,6% em relação ao mesmo período em 2021.


Como é que a Alphabet gera receitas?

Há uma variedade de fluxos, incluindo publicidade, Google Services, Google Cloud, e outras taxas de serviço. A publicidade é a maior fonte de receitas da Alphabet, representando 88% das suas receitas totais no 4º trimestre do ano fiscal de 2022.

A Alphabet ganhou $651 mil milhões em receitas totais em 2022, tornando-a a segunda maior empresa tecnológica em termos de receitas, depois da Microsoft.

 

A novidade: a Google relatou a sua primeira queda nas receitas de publicidade desde o início da pandemia.

 

O abrandamento no marketing online continua a pesar no negócio do gigante da pesquisa.

 

Estes resultados marcaram a segunda vez que as vendas de publicidade caíram desde que a Google se tornou uma empresa cotada na bolsa em 2004.

 

Embora a fortuna da empresa tenha disparado durante um aumento na publicidade digital em 2021, a empresa enfrentou recentemente pressões de uma economia em deterioração e de novas forças competitivas em campos como a inteligência artificial.

 

Sim, falo sobre a concorrência fresca do ChatGPT. 
Apareceram debates sobre como poderia transformar os negócios, a educação e muito mais. (Também estimulou a Microsoft a investir 10 mil milhões de dólares no OpenAI).

 

Esta semana, a Google e o gigante tecnológico chinês Baidu revelaram os seus próprios chatbots.

Na Google o próximo chatbot chama-se Bard. Falaremos disto noutros episódios, mas só uma nota para dizer que Sundar Pichai, deixou claro aos funcionários num memorando interno, publicado pela CNBC, que o Bard é agora uma prioridade máxima.

 

Mas numa visão mais abrangente precisamos de falar sobre o Youtube que alegou que a App Tracking Transparency continua a ser um enorme vento adverso para as plataformas de marketing. No Youtube as receitas têm diminuído 8% de ano para ano, e mais uma vez o abrandamento ultrapassou significativamente a procura.

 

O chefe de Negócios do Youtube, Philipp Schindler falou sobre ambições da plataforma de vídeo no fecho de contas anual da Google.

 

O nosso objetivo é ser um balcão único para múltiplos tipos de conteúdos de vídeo.
-
Oferecem Música, têm versão Premium, e  80 milhões de assinantes pagos

-Expandiram para a YouTube TV

-No Outono passado, lançaram os Primetime Channels, tornando os serviços de subscrição de streaming disponíveis no YouTube à la carte.
E anunciaram recentemente um acordo plurianual para distribuir o Sunday Ticket da NFL.

 

Segundo a Nielsen, o YouTube é o líder no tempo de transmissão em streaming dos EUA.

 

O que Schindler descreve aqui é o sonho para todos estes serviços de streaming: ser o verdadeiro Agregador da televisão



 

Pergunta: Será que o YouTube será o verdadeiro Agregador da televisão

?

Pergunta: Por que houve uma queda nas receitas de publicidade da Google no quarto trimestre de 2022?

 

 

[RAPIDINHAS, NOTÍCIAS DA SEMANA QUE ACHAMOS MAIS RELEVANTES] 

 

Sobre o Podcast Marketing por Idiotas

podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.

O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.

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Temas no podcast

01:07
Temas
47:10
Rapidinhas

Neste episódio


Orador 2
Olá a todos bem-vindos ao Podcast marketing por idiotas. Neste episódio temos na ementa, os grupos do Facebook estão vivos ou mortos. O estado do comércio electrónico e as tendências para 2023 da Shopify. Por último, a inovação para sobrevivência já sabem para ficarem a saber tudo sobre este Tema. As novidades do marketing desta semana deixei de ficar por aí. Ora, muito bem, sejam então muito bem-vindos a mais um episódio, ninguém sabe qual é do podcast marketing por idiotas o vosso podcast onde falamos sobre marketing, negócios e tecnologia não falha no podcast temos todas as semanas os 3 temas da semana que já mencionei. Temos também as rapidinhas, ou seja, são as notícias da semana mais relevantes e, por último, a ferramenta da semana ou O Jogo da estatística onde o. Ricardo Olá. O.
Orador 4
Pouco alô o Fred.
Orador 5
E o Miguel alô.
Orador 2
Competimos entre nós precisamente com um dado interessante e também para fingirmos que sabemos alguma coisa. Já sabem tudo ISTO em marketing por idiotas.pt, onde podem consultar todos os links, notícias e temas e agora também temos um novo subdomínio, YouTube, ponto marketingdietas.pt onde podem vislumbrar 2 a 3 episódios pode variar bastante, mas estão lá. Os nossos episódios estão lá também, as nossas carinhas de trocas sem mais demoras e pessoal que NOS está a ouvir pela primeira vez e que ouviu estas pela primeira vez, nós repetimos todas as semanas quem já é repetente. Obrigado, então agora ouvir o nosso podcast. Já souberam avançar aqueles 15 segundos isso. Sociais para chegarem aos temas Miguel, vamos falar de uma rede social que eu pensava que já estava extinta. Uai o Facebook.
Orador 5
É verdade. Alguns dos nossos ouvintes também já sabem que faltam 15 minutos para a Frente para apanharem conteúdo de de maior qualidade a partir deste momento.
Orador 2
É Deus e Eddie segundos, não disse não, disse minutos e segundos não podia. Não podia ter dito minutos sem querer.
Orador 5
OK olha, vamos a querer exato olha eu esta semana trago este este Tema do grupos do Facebook estão vivos ou mortos? Eu adoro estes temas ao vivo do vivo ou morto, porque eles têm sempre imensa discussão e volta sempre aqui umas discussões. Interessantes, todos nós já ouvimos que A Rede Social Facebook está morta, que ninguém vai lá, que é o que é o Sol pessoal. Se o pessoal já só tem conta porque nunca se deu ao trabalho de fechar que toca, que é o Instagram também o é e o Twitter não era, mas passou a ser e agora é pelo pelo número de seguidores. Nós vamos tendo, não é o meu equipa e de análise para perceber se o Facebook está vivo ou morto. Sempre foi o meu dia de anos e eu há 7 anos atrás tinha tipo 300 e tal pessoas a darem umas. Tens desde aí o número todo vem sempre caindo todos os anos e agora tenho para. Aí umas 7. ISTO para mim, só pode querer dizer 2 coisas. O Facebook está a perder utilizadores activos e que interagem com a plataforma. Ou então é a minha popularidade que está a descer? Em queda e. Eu Não quero acreditar na segunda hipótese, por isso vou acreditando.
Orador 2
É exato, então vou fazer aqui o repto. Aliás, deixo este desafio a todos os nossos ouvintes. Irão nosso grupo do WhatsApp e dizer quantas pessoas desejaram os parabéns no seu feed para tirarmos este limpo. Ou seja, será que a popularidade do Miguel está pelas ruas da amargura? Muito. Ou será que o Facebook está com menos utilizadores activos? Pode ser um misto dos 2, é isso que vocês podem comentar em W ponto Math por idiotas.pt.
Orador 5
Eu também espero vocês quando é quando é que foi a última vez que deixar os? Parabéns a alguém.
Orador 2
No Facebook Eu Não tenho Facebook já.
Orador 5
Sabes que eu?
Orador 3
Tinha eu durante uns tempos, eu tinha um bote automático instalado no Chrome. Já estava automaticamente. Quando é que a pessoa fazia?
Orador 5
Ei EI isso já.
Orador 3
Anos não ainda tenho instalado porque nunca mais.
Orador 2
Despertaste uma faca no Coração de tanta gente neste momento, cumprimentos. Orador Mas o que ISTO é giro, isso é?
Orador 3
Esta e não existe ainda existe, mas só ESP. Então é assim, aquilo tinha uma versão em que eu podia escrever 3 frases completamente. Então, quando o sistema detectava que a pessoa fazia antes, ele rodava as frases diferentes para cada um dos utilizadores.
Orador 4
É isso.
Orador 3
Juro aquilo era máximo de. Sucesso depois começou me fartar por um. Motivo que foi o seguinte, que é aquilo. Quando o sistema automático itens um grupo grande, as pessoas respondem é, é aí é que há.
Orador 5
As pessoas respondiam. Te que tu ficavas irritado?
Orador 3
Um problema aí. Aí está um problema porque?
Orador 2
E lá ficava a.
Orador 3
Na resposta, tu já és obrigado a ir lá pronto, então para com isso, porque pensei. É giro resultou mas. Pronto era só. Ainda está aí, mas ainda existe, sim.
Orador 2
Meu Deus, que faca no Coração.
Orador 4
E será que ISTO se compara aos parabéns quando mudamos de profissão no LinkedIn?
Orador 2
Eu acho que é um bocado.
Orador 3
Também dá para automatizar?
Orador 2
Muitas felicidades, votos de muito sucesso, cara de meter mais um.
Orador 5
Sim parabéns do novo no novo desafio aqui que o parabéns pelo seu aniversário de emprego.
Orador 2
Há exato esse médio?
Orador 5
É só uma fase qualquer.
Orador 4
Bem, mas não, não não desfocar. Eu acho que AO pessoal do WhatsApp eu gostava muito de perceber também o qual o número de parabéns que eu também vou ver. O número de parabéns que que recebi da última vez.
Orador 2
Que ainda recebe.
Orador 3
Mas eu Diogo, o Miguel já acabou, não?
Orador 4
Não, não, não.
Orador 5
Era só era só.
Orador 2
ISTO ai era então Obrigado, Miguel.
Orador 5
Mas queria só dizer que aqui do que aqui dos meus 3 ilustres ninguém me deu os parabéns no dia de anos, mas é pá, vamos continuar. Vamos continuar desde.
Orador 2
Olha, eu falhei, Diz Que Não tenho Facebook, tenho falhado muitos aniversários.
Orador 5
Mas eu também e por acaso tenho sentido. Isso neste vídeo já não dou?
Orador 4
Eu dei no Facebook Miguel tu é que.
Orador 2
Não viste e falar escrever agora? Tá lá, parabéns atrás.
Orador 5
É, eu faço a 24 de Dezembro, ele vai lá meter. A 24 de Janeiro olha. Mas pronto, eu olha eu já não abri o Facebook. Há uma data de tempo até que me acontece intenções, nem intenções têm vai bem, não vamos descambar. Eu prometi que esta semana me apertar bem, que não ia começar aqui a disparatar, mas pronto.
Orador 2
Bombas força.
Orador 3
Interessa a intenção Miguel.
Orador 5
A esta semana passada houve uma coisa que me fez voltar à plataforma, o nosso ouvinte. O Luís Menezes experimentou, gostou e depois perguntou-me se podia promover o bem. Tweets by Leads cria a tua página de inteligência artificial e um minuto a já lhe. Orador Tinham, estou a gozar.
Orador 1
Minha mãe qual é o link?
Orador 5
Estou a gostar muito, sério? Basilides.com.
Orador 2
OK boa.
Orador 5
Ponto com o. E eu pronto, eu lá e disse que sim, e ele começou a fazer aqui uma promoção e de repente, a plataforma começou a aumentar exponencialmente o número de utilizadores a cada 7 ou 8 minutos, vinha um novo utilizador registado como a landing page criada na plataforma.
Orador 3
Mas com link da filiava?
Orador 5
Não, não, eu por acaso eu ia dizer isso a seguir Luís, nem penses que vais receber link? De afiliado à.
Orador 2
Vais receber directamente uma quota na empresa.
Orador 5
Exatamente exatamente a mas pronto era 778 minutos, vinha um novo, uma nova pessoa que se registava no site. Ia confirmar o e-mail e a seguir criava uma landing page. Ou seja, não é uma lide, não é uma, sequer uma visita era mesmo. Um registro bom. No total entraram 60 utilizadores novos no espaço de 1 dia. Eu fui logo falar com o Luiz, é pá Luiz, diz-me O Segredo, que é que está a passar o que é? Fizeste e ele disse basicamente como informação num grupo de Facebook, onde está que tem o Tema de marketing digital mais Patric managers e que tem cerca de 2000 membros. OKO Post que ele colocou era muito simples, tinha ali um link para a página e dizia que tinha encontrado ali 11 plataforma que criava landing pages, etc. Ai eu fui fiquei completamente pasmado porque nós fizemos aqui as contas. 2000 utilizadores Eu Não sei quantas visualizações do Post é que existiram, mas 97 pessoas visitaram a página. O que são? 4% desses 2000 desses desses 9762 inscreveram-se, o que significa uma taxa de conversão de 63%. OK, foram 60 num só dia e depois 2 ou 3 NOS dias a seguir, já não estou a contabilizá-los Paulo e não me chatear. Basicamente ISTO foram resultados, foram resultados 100% orgânicos grátis e no Facebook, claro que nós, assim que vimos ISTO, fomos logo replicar a estratégia para outros grupos e começamos a ter mais inscrições orgânicas. OKO que me levantou logo a questão, então, mas ISTO os grupos Facebook, ISTO está vivo ainda não é? Eu já pensava que os grupos estavam estavam. Podes? Eu vim ver aqui algumas estatísticas e tenho aqui algumas muito rápidas. 1.8 biliões de pessoas utilizam Facebook groups, 400000000 de pessoas estão em grupos que consideram terem significado. Há. O Facebook redesenhou a experiência para ficar mais focada de conteúdos vindos dos grupos que têm mais ricos neste momento e menos dos amigos, o que parece ser resultado aqui para para aumentar o número de grupos. 50% dos utilizadores do Facebook fazem parte de 5 ou mais grupos. Existem dezenas de milhões de grupos no Facebook, os principais grupos são engagement acima de 80%. Posto ISTO, pessoas para o painel. Vocês tinham esta ideia que os grupos Facebook estavam vivos. Qual é a percepção vivo ou morto? Vale a pena insistirmos. Hoje em dia ainda criamos grupos de Facebook para as nossas comunidades. A existimos esta estratégia e tática de marketing e como é que podem as marcas ter presença nestes grupos? Queria saber a vossa opinião.
Orador 2
Muito bem, não sei, Diogo, força.
Orador 4
Oo Miguel confirme uma coisa, mas tu me distes o tráfego e o tráfego vinha com referência de Facebook ou estás só deduzir porque?
Orador 5
Todo todo no Facebook.
Orador 4
Porque foi a única partilha? Vinha tudo Facebook.
Orador 5
Foi a única foi a Unica partida. Nós ainda não tínhamos começado a fazer a nossa, a nossa. Nós ainda não fizemos campanhas sequer nós basicamente falar, falei com o Luís, ainda estávamos
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Frederico Carvalho

Formador e consultor de marketing digital

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Miguel Rão Vieira

CEO @ pkina.com / funis.pt

Diogo Abrantes da Silva freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics

Diogo Abrantes da Silva

Freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics

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