Síndrome do impostor, a pesquisa em 2022 e o impulsionar das redes sociais – e120s01

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Síndrome do impostor, a pesquisa em 2022 e o impulsionar das redes sociais – e120s01

Episódio 120
56:48

Esta semana falamos de Síndrome do impostor: será que estás a sabotar o teu sucesso? O estado da pesquisa em 2022 da SEMRush e impulsionar ou não? O dilema das marcas nas redes sociais.


Episódio de: 12 de Maio, 2023

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Miguel

https://www.napratica.org.br/o-que-e-sindrome-do-impostor/

Síndrome do Impostor: Estás a sabotar o teu sucesso?

Se és um empreendedor, um freelancer, ou alguém responsável pela estratégia de preço de um produto ou serviço, uma das perguntas que certamente tens na cabeça é: Estou a cobrar muito ou muito pouco por este serviço?

Para mim não existe nada mais frustrante do que estar na fase final de uma reunião em que apresentei os meus serviços, digo o meu preço e o cliente aceita logo e até parece surpreendido.

Parece que nesse momento o meu mundo cai e penso para mim mesmo: “Boa Miguel…mais uma vez podias ter cobrado muito mais!”

Sinto-me humilhado, geralmente deito-me a seguir no chão em posição fetal e choro.

Depois na reunião seguinte apresento um preço bastante superior…e acontece não receber a resposta positiva na altura, nem nos dias seguintes, e depois caír na situação de ter de telefonar e claro…começa aquela situação em que a pessoa responsável está em reunião, etc… e volto a deitar-me no chão a chorar.

Um dos males de que sofro, e aparentemente 70% das pessoas do mundo, é o Síndrome do impostor!

Eu confesso que pensava que este Síndrome estava apenas relacionado com acharmos que podemos andar a fazer vídeos estilo guru do marketing sem percebermos nada disto…mas aparentemente não é bem assim!

Mesmo que alguém vos diga que não sofre deste sindrome, o provavel é que sofre em determinada área, em diferentes intensidades, em diferentes alturas da vida, seja pessoal ou profissional.

Não é vergonha nenhuma admitir: Até alguns nomes conhecidos como Michelle Obama, Neil Armstrong e Tom Hanks sofrem deste sindrome.

O Síndrome do impostor basicamente é sentirmos que somos uma espécie de fraude e somos propensos a autosabotagem.

Construimos dentro da nossa própria cabeça ideias e crenças que limitam as nossas habilidades, mesmo que não sejam verdade…aqui estão alguns exemplos:

  •         Não somos suficientemente bons – Por melhores resultados que consigamos obter achamos sempre que falta qualquer coisa para aceitarmos projectos maiores ou que o cliente merece alguém melhor
  •         Não temos o mérito – Acreditamos que o nosso sucesso é fruto de outro factor qualquer como por exemplo a equipa onde estivemos, ou sorte, e não o nosso próprio esforço e know-how
  •         Não merecemos estar naquela posição de trabalho
  •         Não percebemos o suficiente sobre determinado assunto para fazer um podcast sobre o tema:

Estas crenças super limitadoras instalam-se no nosso subconsciente e começam a alterar os nossos comportamentos, e claro, limitam bastante as nossas hipóteses de sucesso e de tomarmos ação!

Um exemplo do anti-sindrome-do-impostor são pessoas como o Diogo que simplesmente são o oposto…acreditam cegamente que têm o que é preciso para estar num podcast de marketing digital todas as semanas! Essas pessoas deviam ter vergonha na cara!

Mas pronto agora aqui para nós no marketing…

O Síndrome do impostor pode ser devastador para a nossa estratégia de pricing…principalmente se fomos freelancers ou consultores.

Para ajudar-me a mim mesmo a ultrapassar este distúrbio psicológico, que até devia ter direito a um subsidio qualquer do estado, e aos nossos ouvintes aqui estão, apresento rapidamente alguns sintomas sobre esta terrível doença:

  •         Sentimento de não pertencimento a um grupo ou comunidade.
  •         Procrastinação para começar um projecto, o que resulta na não entrega atempada
  •         Autosabotagem para não participar em actividades…e depois arrepender-se claro
  •         Falar mal de si mesmo e reforçar sempre as suas limitações
  •         Dificuldade em receber elogios, reconhecimento ou que os outros enalteçam uma boa característica. Lembram-se há 2 episódios quando o fred me fez um raríssimo elogio qualquer e eu cortei-lhe logo as vazas?
  •         Autocrítica excessiva
  •         ·         Perfecionismo: Esta ouvi num podcast no outro dia…estar sempre a acreditar que temos de melhorar a apresentação, o produto, etc, pois não está suficientemente bom! Isto acontece-me 99% das vezes.

Agora que já desabafei…pergunto aos membros do nosso ilustre painel:

Olá, bem vindos aos Impostores Anónimos eu sou o Miguel Rão Vieira e sofro do Síndrome do impostor!

Vocês sofrem ou já sofreram deste mal?

Uma empresa ou marca pode sofrer deste mal na sua cultura organizacional?

Que conselhos têm para dar para nos libertarmos deste sindrome?

 

Diogo

 

Esta semana trago-vos o relatório do State of Search 2022, ou em português, estado da pesquisa em 2022 da SEMRush que contém alguns insights imprescindíveis para quem trabalha com motores de pesquisa e que nos dá uma ótima perspectiva do que está a acontecer na Google.

Este estudo vem da super conhecida empresa SEMRush, e eu gosto particularmente destes estudos porque empresas como a SEMRush e a Ahrefs, que são uma referência quando se trabalha SEO, têm não só o seu próprio crawler que está constantemente a monitorizar as posições de certas pesquisas, como estas empresa monitorizam milhares de contas da Google Search Console. 

As contas de Google Search Console, são os dados que a Google dá só para os administradores de websites de forma a estes conseguirem saber como foi a sua performance de cada site no motor de pesquisa. Ou seja, dados diretamente da fonte, ou seja, diretamente da Google.

O estudo contém assim uma análise dos 50.000 domínios mais populares na Internet.

 Então vamos lá ao sumo deste State of Search 2022. Segundo a SEMRush:

  • Em média, apenas 1 em cada 5 cliques foi no primeiro resultado orgânico em 2022. Isto está relacionado com as pesquisas que levam os utilizadores a não clicarem, a clicarem num anúncio ou mesmo a clicarem nas opções da Google que não são o primeiro resultado orgânico.
  • Mais, os motores de pesquisa representam em média entre 16 e 20% do tráfego global para os sites analisados. Isto dá um ótimo benchmark para se orientarem e eu diria que se esta percentagem é mais baixa para os vossos websites quer dizer que podem investir mais em SEO.
  • Em Desktop 25% das pesquisas não obtêm qualquer clique mas em mobile a percentagem desce para 17%.  É algo que me surpreende porque tenderia a dizer por estudos passados e experiência a dizer que seria o contrário. Mais uma vez isto tem a haver sobre resultados onde a resposta está dikretamente no motor de pesquisa.
  • E eis o outro ponto que achei super interessante e queria a vossa opinião, que segundio a SEMRush, quando analisamos as pesquisas mediante a intenção de pesquisa e agora conto aqui com a ajuda do Fred  a explicar a intenção de pesquisa:
    A intenção de pesquisa é a razão pela qual um utilizador faz uma pesquisa específica nos motores de pesquisa. As pesquisas em SEO podem ser divididas em:

    • Intenção de navegação: os utilizadores querem encontrar uma página específica (por exemplo, “login no facebook”)
    • Intenção informativa: os utilizadores querem saber mais sobre algo (por exemplo, “o que é seo”)
    • Intenção comercial: os utilizadores querem fazer pesquisas antes de tomar uma decisão de compra (por exemplo, “melhor cafeteira”)
    • Intenção transacional: os utilizadores querem concluir uma ação específica, geralmente uma compra (por exemplo, “comprar subaru forester”)

Obrigado Fred. O estudo veio mostrar que as pesquisas de navegação e informacionais estão a descer, ao contrário das comerciais e transacionais.

 

E a minha questão para vocês é isso mesmo. Penso que isto é uma tendência para ficar e que iremos conseguir ver mais daqui em diante por causa dos chats de Inteligência artificial? E se sim, será que as pesquisas nos motores de pesquisa não vão ficar assim ainda mais caras?

 

 The State of Search 2023 (semrush.com) 

 

                                                                                                                         

FRED

 

Hoje, temos a história sobre o mundo das redes sociais e como as marcas, especialmente os criadores de conteúdo tentam desesperadamente alcançar a fama instantânea.

 

Vamos começar! 

Então, Instagram, Facebook, LinkedIn, Pinterest e TikTok, todas elas têm um truque na manga muito conhecido, para nos fazer gastar dinheiro: transformar as nossas publicações em anúncios pagos!

 

O Facebook permite que os utilizadores o façam desde 2007, enquanto o TikTok introduziu mais recentemente a sua funcionalidade Promover para todos os utilizadores em 2021.

O Twitter, com o seu serviço premium Blue, oferece aos utilizadores que pagam 8 dólares por mês na web (ou 11 dólares por mês no telemóvel) a oportunidade de aparecerem nas “primeiras posições” das conversas e resultados de pesquisa.
Além disso, Elon Musk, o CEO do Twitter, twittou que quanto mais tempo olhamos para um tweet, mais ganha alcance.

Pagar para impulsionar publicações individuais no Instagram, no Facebook e outras plataformas, não é uma forma sustentável de ganhar seguidores, construir comunidade e potencial negócio.


Parte de ser um bom criador é compreender o que faz o seu público vibrar, investir na sua arte e continuar a interagir com a audiência através de conteúdo orgânico. A tal produção de conteúdo de qualidade e a construção de relacionamentos sólidos com os seguidores.
Os algoritmos estão cada vez mais aprimorados, e a prova disso o aprimoramento da Google em 2022 da sigla, E-E-A-T, um dos pilares da Google para avaliar o conteúdo de uma página. Compreender as informações são relevantes e úteis. A sigla serve para E-E-A-T que serve (já traduzido para pt para: Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiança. São conceitos apresentados pelo Google como fatores de avaliação da qualidade das páginas da Web.

 

A Meta Platforms, a mãe do Facebook, até tentou algo semelhante ao Twitter, mas decidiu não incluir um aumento de visibilidade e alcance para os seus utilizadores pagos, após perceber que isso só confundia os utilizadores.

Já o Tumblr, com o sistema Blaze, permite que os utilizadores paguem para promover as suas próprias publicações e as de outros utilizadores durante 24 horas. Mas, ao contrário da concorrência, o Blaze tem quatro níveis de preço, e é a única rede social que dá estimativas de quantos olhos extra podem ver as publicações, se pagar. Exemplo: 10 dólares por 2.500 impressões
Gestão de expectativas aprimoradas.

 

Agora, para mim a maior curiosidade são os editores de newsletters, que estão a entrar no jogo do impulsionamento.
A SparkLoop e a Beehiiv, por exemplo, permitem que os redatores paguem por novos subscritores e monetizem recomendações.


Então, qual é a moral da história?
O impulsionamento pode ser um investimento interessante para os pequenos criadores que querem expandir as suas audiências e para os criadores maiores que querem manter o público a ver o seu conteúdo. 

Mas também pode ser uma jogada arriscada que não garante necessariamente que os novos subscritores se envolvam efetivamente com o conteúdo futuro de um criador. 

 

Pergunta: Como é que as marcas podem equilibrar eficazmente o uso de anúncios pagos e o conteúdo orgânico para aumentar a sua audiência e interação com o público-alvo?

 

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Sobre o Podcast Marketing por Idiotas

podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.

O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.

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Temas no podcast

01:07
Temas
47:10
Rapidinhas

Neste episódio


Orador 2
Olá a todos bem-vindos ao Podcast marketing por idiotas. Neste episódio temos na ementa, os grupos do Facebook estão vivos ou mortos. O estado do comércio electrónico e as tendências para 2023 da Shopify. Por último, a inovação para sobrevivência já sabem para ficarem a saber tudo sobre este Tema. As novidades do marketing desta semana deixei de ficar por aí. Ora, muito bem, sejam então muito bem-vindos a mais um episódio, ninguém sabe qual é do podcast marketing por idiotas o vosso podcast onde falamos sobre marketing, negócios e tecnologia não falha no podcast temos todas as semanas os 3 temas da semana que já mencionei. Temos também as rapidinhas, ou seja, são as notícias da semana mais relevantes e, por último, a ferramenta da semana ou O Jogo da estatística onde o. Ricardo Olá. O.
Orador 4
Pouco alô o Fred.
Orador 5
E o Miguel alô.
Orador 2
Competimos entre nós precisamente com um dado interessante e também para fingirmos que sabemos alguma coisa. Já sabem tudo ISTO em marketing por idiotas.pt, onde podem consultar todos os links, notícias e temas e agora também temos um novo subdomínio, YouTube, ponto marketingdietas.pt onde podem vislumbrar 2 a 3 episódios pode variar bastante, mas estão lá. Os nossos episódios estão lá também, as nossas carinhas de trocas sem mais demoras e pessoal que NOS está a ouvir pela primeira vez e que ouviu estas pela primeira vez, nós repetimos todas as semanas quem já é repetente. Obrigado, então agora ouvir o nosso podcast. Já souberam avançar aqueles 15 segundos isso. Sociais para chegarem aos temas Miguel, vamos falar de uma rede social que eu pensava que já estava extinta. Uai o Facebook.
Orador 5
É verdade. Alguns dos nossos ouvintes também já sabem que faltam 15 minutos para a Frente para apanharem conteúdo de de maior qualidade a partir deste momento.
Orador 2
É Deus e Eddie segundos, não disse não, disse minutos e segundos não podia. Não podia ter dito minutos sem querer.
Orador 5
OK olha, vamos a querer exato olha eu esta semana trago este este Tema do grupos do Facebook estão vivos ou mortos? Eu adoro estes temas ao vivo do vivo ou morto, porque eles têm sempre imensa discussão e volta sempre aqui umas discussões. Interessantes, todos nós já ouvimos que A Rede Social Facebook está morta, que ninguém vai lá, que é o que é o Sol pessoal. Se o pessoal já só tem conta porque nunca se deu ao trabalho de fechar que toca, que é o Instagram também o é e o Twitter não era, mas passou a ser e agora é pelo pelo número de seguidores. Nós vamos tendo, não é o meu equipa e de análise para perceber se o Facebook está vivo ou morto. Sempre foi o meu dia de anos e eu há 7 anos atrás tinha tipo 300 e tal pessoas a darem umas. Tens desde aí o número todo vem sempre caindo todos os anos e agora tenho para. Aí umas 7. ISTO para mim, só pode querer dizer 2 coisas. O Facebook está a perder utilizadores activos e que interagem com a plataforma. Ou então é a minha popularidade que está a descer? Em queda e. Eu Não quero acreditar na segunda hipótese, por isso vou acreditando.
Orador 2
É exato, então vou fazer aqui o repto. Aliás, deixo este desafio a todos os nossos ouvintes. Irão nosso grupo do WhatsApp e dizer quantas pessoas desejaram os parabéns no seu feed para tirarmos este limpo. Ou seja, será que a popularidade do Miguel está pelas ruas da amargura? Muito. Ou será que o Facebook está com menos utilizadores activos? Pode ser um misto dos 2, é isso que vocês podem comentar em W ponto Math por idiotas.pt.
Orador 5
Eu também espero vocês quando é quando é que foi a última vez que deixar os? Parabéns a alguém.
Orador 2
No Facebook Eu Não tenho Facebook já.
Orador 5
Sabes que eu?
Orador 3
Tinha eu durante uns tempos, eu tinha um bote automático instalado no Chrome. Já estava automaticamente. Quando é que a pessoa fazia?
Orador 5
Ei EI isso já.
Orador 3
Anos não ainda tenho instalado porque nunca mais.
Orador 2
Despertaste uma faca no Coração de tanta gente neste momento, cumprimentos. Orador Mas o que ISTO é giro, isso é?
Orador 3
Esta e não existe ainda existe, mas só ESP. Então é assim, aquilo tinha uma versão em que eu podia escrever 3 frases completamente. Então, quando o sistema detectava que a pessoa fazia antes, ele rodava as frases diferentes para cada um dos utilizadores.
Orador 4
É isso.
Orador 3
Juro aquilo era máximo de. Sucesso depois começou me fartar por um. Motivo que foi o seguinte, que é aquilo. Quando o sistema automático itens um grupo grande, as pessoas respondem é, é aí é que há.
Orador 5
As pessoas respondiam. Te que tu ficavas irritado?
Orador 3
Um problema aí. Aí está um problema porque?
Orador 2
E lá ficava a.
Orador 3
Na resposta, tu já és obrigado a ir lá pronto, então para com isso, porque pensei. É giro resultou mas. Pronto era só. Ainda está aí, mas ainda existe, sim.
Orador 2
Meu Deus, que faca no Coração.
Orador 4
E será que ISTO se compara aos parabéns quando mudamos de profissão no LinkedIn?
Orador 2
Eu acho que é um bocado.
Orador 3
Também dá para automatizar?
Orador 2
Muitas felicidades, votos de muito sucesso, cara de meter mais um.
Orador 5
Sim parabéns do novo no novo desafio aqui que o parabéns pelo seu aniversário de emprego.
Orador 2
Há exato esse médio?
Orador 5
É só uma fase qualquer.
Orador 4
Bem, mas não, não não desfocar. Eu acho que AO pessoal do WhatsApp eu gostava muito de perceber também o qual o número de parabéns que eu também vou ver. O número de parabéns que que recebi da última vez.
Orador 2
Que ainda recebe.
Orador 3
Mas eu Diogo, o Miguel já acabou, não?
Orador 4
Não, não, não.
Orador 5
Era só era só.
Orador 2
ISTO ai era então Obrigado, Miguel.
Orador 5
Mas queria só dizer que aqui do que aqui dos meus 3 ilustres ninguém me deu os parabéns no dia de anos, mas é pá, vamos continuar. Vamos continuar desde.
Orador 2
Olha, eu falhei, Diz Que Não tenho Facebook, tenho falhado muitos aniversários.
Orador 5
Mas eu também e por acaso tenho sentido. Isso neste vídeo já não dou?
Orador 4
Eu dei no Facebook Miguel tu é que.
Orador 2
Não viste e falar escrever agora? Tá lá, parabéns atrás.
Orador 5
É, eu faço a 24 de Dezembro, ele vai lá meter. A 24 de Janeiro olha. Mas pronto, eu olha eu já não abri o Facebook. Há uma data de tempo até que me acontece intenções, nem intenções têm vai bem, não vamos descambar. Eu prometi que esta semana me apertar bem, que não ia começar aqui a disparatar, mas pronto.
Orador 2
Bombas força.
Orador 3
Interessa a intenção Miguel.
Orador 5
A esta semana passada houve uma coisa que me fez voltar à plataforma, o nosso ouvinte. O Luís Menezes experimentou, gostou e depois perguntou-me se podia promover o bem. Tweets by Leads cria a tua página de inteligência artificial e um minuto a já lhe. Orador Tinham, estou a gozar.
Orador 1
Minha mãe qual é o link?
Orador 5
Estou a gostar muito, sério? Basilides.com.
Orador 2
OK boa.
Orador 5
Ponto com o. E eu pronto, eu lá e disse que sim, e ele começou a fazer aqui uma promoção e de repente, a plataforma começou a aumentar exponencialmente o número de utilizadores a cada 7 ou 8 minutos, vinha um novo utilizador registado como a landing page criada na plataforma.
Orador 3
Mas com link da filiava?
Orador 5
Não, não, eu por acaso eu ia dizer isso a seguir Luís, nem penses que vais receber link? De afiliado à.
Orador 2
Vais receber directamente uma quota na empresa.
Orador 5
Exatamente exatamente a mas pronto era 778 minutos, vinha um novo, uma nova pessoa que se registava no site. Ia confirmar o e-mail e a seguir criava uma landing page. Ou seja, não é uma lide, não é uma, sequer uma visita era mesmo. Um registro bom. No total entraram 60 utilizadores novos no espaço de 1 dia. Eu fui logo falar com o Luiz, é pá Luiz, diz-me O Segredo, que é que está a passar o que é? Fizeste e ele disse basicamente como informação num grupo de Facebook, onde está que tem o Tema de marketing digital mais Patric managers e que tem cerca de 2000 membros. OKO Post que ele colocou era muito simples, tinha ali um link para a página e dizia que tinha encontrado ali 11 plataforma que criava landing pages, etc. Ai eu fui fiquei completamente pasmado porque nós fizemos aqui as contas. 2000 utilizadores Eu Não sei quantas visualizações do Post é que existiram, mas 97 pessoas visitaram a página. O que são? 4% desses 2000 desses desses 9762 inscreveram-se, o que significa uma taxa de conversão de 63%. OK, foram 60 num só dia e depois 2 ou 3 NOS dias a seguir, já não estou a contabilizá-los Paulo e não me chatear. Basicamente ISTO foram resultados, foram resultados 100% orgânicos grátis e no Facebook, claro que nós, assim que vimos ISTO, fomos logo replicar a estratégia para outros grupos e começamos a ter mais inscrições orgânicas. OKO que me levantou logo a questão, então, mas ISTO os grupos Facebook, ISTO está vivo ainda não é? Eu já pensava que os grupos estavam estavam. Podes? Eu vim ver aqui algumas estatísticas e tenho aqui algumas muito rápidas. 1.8 biliões de pessoas utilizam Facebook groups, 400000000 de pessoas estão em grupos que consideram terem significado. Há. O Facebook redesenhou a experiência para ficar mais focada de conteúdos vindos dos grupos que têm mais ricos neste momento e menos dos amigos, o que parece ser resultado aqui para para aumentar o número de grupos. 50% dos utilizadores do Facebook fazem parte de 5 ou mais grupos. Existem dezenas de milhões de grupos no Facebook, os principais grupos são engagement acima de 80%. Posto ISTO, pessoas para o painel. Vocês tinham esta ideia que os grupos Facebook estavam vivos. Qual é a percepção vivo ou morto? Vale a pena insistirmos. Hoje em dia ainda criamos grupos de Facebook para as nossas comunidades. A existimos esta estratégia e tática de marketing e como é que podem as marcas ter presença nestes grupos? Queria saber a vossa opinião.
Orador 2
Muito bem, não sei, Diogo, força.
Orador 4
Oo Miguel confirme uma coisa, mas tu me distes o tráfego e o tráfego vinha com referência de Facebook ou estás só deduzir porque?
Orador 5
Todo todo no Facebook.
Orador 4
Porque foi a única partilha? Vinha tudo Facebook.
Orador 5
Foi a única foi a Unica partida. Nós ainda não tínhamos começado a fazer a nossa, a nossa. Nós ainda não fizemos campanhas sequer nós basicamente falar, falei com o Luís, ainda estávamos
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