
Publicidade com influencers, negócios no Instagram e deinfluencing – e207s01
Neste episódio 207, temos um especial de redes sociais onde falamos de publicidade com influencers, negócios no Instagram e deinfluencing.
Episódio de: 13 de Junho, 2024
Download do podcast
Grupo de WhatsApp: https://w.marketingporidiotas.pt
DIOGO
Esta semana e inspirado pelo texto da Marta eu venho trazer o tópico dos deinfluencers e na verdade trazer a questão para conseguir falar com especialistas sobre o tópico.
Mas para dar contexto e todos perceberem um deinfluencer é alguém que, ao contrário dos influenciadores tradicionais, desencoraja os seguidores a comprarem certos produtos ou acreditarem em recomendações enganosas.
Muito fácil, os influenciadores influenciam a comprar os deinfluenciadores influenciam a não comprarem ou não serem enganados.
E depois de ler o texto da MArta na Marketeer sobre o tema, o qual aconselho, fui procurar que deinfluenciadores existiam e se há um top destes deinfluenciadores para me divertir e ver o que eles andam a deinfluenciar…
Mas na verdade apercebi-me que a questão não passa por ter contas apenas de deinfluenciadores mas que na verdade até os próprios influencers podem ser deinfluencers porque a questão não tão um deinfluencer vs influencer. A questão são os posts de deinfluencing. Então fui investigar o quão grande é este tema e para terem noção, com a hashtag deinfluencing no tiktok temos 33.000 posts e no Instagram temos 10000 o que não parece muito mas tudo depende do alcance de cada post.
Mais olhando para as marcas presentes nestes posts é fácil rapidamente apercebemo-nos que existe muita maquilhagem que não presta para nada e que marcas como a Sephora são rapidamente encontradas.
Depois de entrar neste mundo algo que também me apercebi é que nem todos os posts são estudos intensivos ou comparações que leva as pessoas a dizer mal da marca. Na verdade muitos os posts são só pessoas chateadas pelo produto não ter funcionado bem e isso também é importante trazer para mesa.
Enfim mas a minha questão para vocês, e começo com a Marta, o que pode fazer uma marca se for vitima de deinfluencing? Deve deixar passar? Depende do alcance? Deve interagir?
Sobre o Podcast Marketing por Idiotas
O podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.
O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.

Os Idiotas

Frederico Carvalho
Formador e consultor de marketing digital

Miguel Rão Vieira
CEO @ pkina.com / funis.pt

Ricardo Vieira
Senior Business Strategy Developer na Turim Hotels Group