Promover “brinquedos” nas redes sociais, budget de marketing TikTok vs. Meta e o Elon Musk é o novo Miguel Milhão – e90s01

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Promover “brinquedos” nas redes sociais, budget de marketing TikTok vs. Meta e o Elon Musk é o novo Miguel Milhão – e90s01

Episódio 90
1:05:44

No 90º episódio falamos de como promover “brinquedos” nas redes sociais, o orçamento de marketing TikTok vs. Meta e se o Elon Musk é o novo Miguel Milhão.

Episódio de: 13 de Outubro, 2022

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MIGUEL

 No Marketing por Idiotas somos um podcast onde gostamos de ouvir os apelos de ajuda dos nossos ouvintes!

Por isso esta semana decidi não trazer uma notícia…mas sim um desafio aos nossos ilustres!

O nosso ouvinte Nuno, que tem uma loja para adultos chamada luxuryfeelings, fez um pedido à comunidade no nosso grupo whatsapp que passo a citar:

“Sendo apenas um curioso gostaria de ver esclarecida uma dúvida: Vale a pena gastar € em SEM?! Ou seja, em algo que toda a gente faz igual??? Não será mais eficaz gastar tempo e energia em Remarketing?!”

O meu primeiro instinto de resposta é que para fazer uma pizza não basta a massa…temos de ter vários ingredientes  para que a pizza seja saborosa.

O mesmo se passa com uma estratégia de marketing…não nos podemos focar num só canal ou tactica!

A conversa no grupo whatsapp rapidamente passou para formas de ludribriar os motores das redes sociais que não permitem a e bloqueiam a promoção de brinquedos para adultos.

Estive aqui a pensar sobre qual seria a estratégia que utilizaria para redes sociais, penso que o diogo e o fred podem ajudar mais tarde nos motores de busca.

https://alidropship.com/adult-ads/

Alguém no grupo publicou um artigo interessante do alidropship.com com algumas ideias de promoção que me parecem muito interessantes e que tb vou utiliazar nesta intervenção!

Mas aqui vai o que eu faria:

Em primeiro lugar esqueçam a ideia de ludribriar o facebook com links disfarçados, ou qualquer outro tipo de coisa desse género.

Um negócio sustentável precisa de estratégias que sejam sustentáveis, e que sigam as guidelines!

Não podemos estar constantemente a ser barrados das redes sociais e ou a ficar com contas bloqueadas.

Se o facebook não quer brinquedos para adultos na plataforma, não devem meter brinquedos na plataforma.

Não podemos levar o facebook a mal…eles querem garantir que os conteúdos da plataforma são apropriados para todas as idades…apesar de eu não achar que o que se vê no instagram seja propriamente para todas as idades…

Isso implicar não mostrar o produto, não falar de sex toys, não tentar disfarçar essas mensagens…Consultem as guidelines…

Eu vou dar uma framework que costumo utilizar para todas as estratégias de social media que monto.

Geralmente divido a estratégia em 4 tipos de conteúdos

Informar e Entreter – Acho que para a sex shop podem fazer coisas divertidas sem serem explicitas…conteúdos engraçados como a control faz…utilizar desenhos, memes, etc etc…Podem criar ou utilizar alguns

Inspirar – Podemos promover a marca como algo mais aspiracional….liberdade, igualdade, independência, amor próprio, até mesmo saúde

Educar – Este acho um dos mais importantes…o tema da sexualidade pode ser abordado num angulo positivo e educativo. É possível criar conteúdos e lead magnets como ebooks sobre educação sexual e angariar assim alguns contactos.

Convencer – Não é possível mostrar produtos…mas é possível mostrar que somos uma empresa credível, que temos processos XPTO, garantias, testemunhos etc.

Temos de perceber o papel que as redes sociais têm na estratégia…

O papel das redes sociais numa loja para adultos não é vender nem promover os produtos…penso que é mais dar a conhecer a marca e a credibilidade da mesma.

Talvez a coisa mais importante é direcionar as pessoas para canais onde possam ser convertidas em leads…porque quem manda na vossa lista de email marketing são vocês próprios.

Posto isto para os ilustres de hoje:

Ø  Tácticas de contornar a política de publicidade das plataformas (BOM ou MAU)

Ø  No caso de uma loja para adultos como fariam a nível de SEO e SEM

                                                                                                                                                                                                                                      

FRED

 

Tema: Orçamento de marketing TikTok VS Meta

 

O The Wall Street Journal publicou um conteúdo ainda quentinho sobre as finanças da ByteDance em 2021, relembrando que é a proprietária do TikTok e de uma série de aplicações chinesas extraordinariamente populares.

 

Qual é a curiosidade, a empresa perdeu mais de 7 mil milhões de dólares, um prejuízo nas suas operações no ano passado. Uma das razões foi o forte investimento em investigação & desenvolvimento bem como em marketing. 

 

Especificamente, a empresa gastou 19,2 mil milhões de dólares em marketing, ou seja 31% das receitas totais, que só por curiosidade, totalizaram 61,7 mil milhões de dólares.

 

A TikTok foi responsável por 4 mil milhões de dólares dessas receitas. 

 

Em contraste, a Meta Platforms gastou 14 mil milhões de dólares em marketing no ano passado, ou 12% dos seus 118 mil milhões de dólares em receitas totais. 

 

Ou seja a… ByteDance teve um grande ano de gastos – um ano extraordinário, de facto. 

 

Apesar da empresa não ter divulgado como investiu o dinheirinho em marketing, suspeito que uma grande parte foi em anúncios em plataformas rivais.

 

Num dos episódios falámos como a ByteDance investia pesado no Facebook precisamente por ter convidar utilizadores para a sua plataforma.

 

Além disso, importa compreender quais as aplicações que precisavam do pesado sumo promocional. 

Se a ByteDance está a gastar tanto para adquirir utilizadores TikTok, será que a TikTok  terá viabilidade como empresa autónoma. 

Uma spin-off é algo que o governo dos EUA anda desejoso, e alias poderia forçar por razões regulamentares – embora os investidores da ByteDance digam que atualmente não acreditam que chegará a esse ponto. 

 

Curiosidade, conforme falámos no episódio 88.º, a TikTok fez uma plataforma cópia da BeReal, a nova rede social chamada TikTok Now. Será um ensaio de uma spin-off?

 

Independentemente disso, o que eu achei verdadeiramente interessante é sabermos o orçamento de marketing, que serve como um grande lembrete de como as empresas de tecnologia amplificam o seu crescimento com em ouro ou seja muito investimento financeiro.

É também um lembrete de como os rivais podem estar interligados. 

Os gastos de uma empresa com o crescimento podem amplificar ou quebrar este último trimestre das empresas.

 

Com este tema da inflação, recessão, e danos na economia, vale a pena recordar os vários anúncios de orçamentos que vã sofrer um corte, diria até… serão profundos. 

 

E segue a minha pergunta:

A Bytedance investiu 31% em marketing. A MetaPlataform 12%. 

Qual será a medida ideal das receitas para um orçamento de marketing de uma PME?
2% 5? 10%? Qual é a proporção certa?

 

 

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Sobre o Podcast Marketing por Idiotas

podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.

O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.

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Diogo Abrantes da Silva freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics

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