O valor da visibilidade das marcas nas respostas de IA – e401s01
Neste episódio falamos sobre o valor da visibilidade das marcas nas respostas de IA generativa com Hermana Noronha.
Episódio de 27/08/2026
Grupo de WhatsApp: https://w.marketingporidiotas.pt
[FRED]
Durante muitos anos, o marketing digital ensinou-nos uma lógica relativamente simples: ou aparecíamos no Google porque conquistávamos uma boa posição… ou porque pagávamos por ela.
SEO de um lado.
Google Ads do outro.
A casa estava arrumada.
Esta semana encontrei três sinais interessantes dessa mudança.
O primeiro: os anúncios já começaram a aparecer de forma relevante dentro do ChatGPT.
Um estudo da SE Ranking analisou mais de 50 mil pesquisas comerciais e encontrou publicidade em cerca de 26% dos prompts. Ou seja, aproximadamente uma em cada quatro conversas com intenção comercial já tinha uma presença patrocinada.
Mas há um detalhe importante: pagar para aparecer não significa que a IA considere a marca relevante.
Apenas uma pequena percentagem dos anunciantes aparecia também citada na resposta gerada acima do anúncio.
Isto começa a separar duas coisas que, no marketing, convém não confundir: distribuição e autoridade.
No Google lutávamos pela primeira página.
E agora tornou-se mais presente a luta pela lista mental da máquina, do algoritmo, isto é quando a IA investiga determinado problema, categoria ou necessidade, lembra-se de nós?
E já começamos a ter métricas para isso.
Um exemplo de ontem, A Microsoft, através do Clarity, passou a separar citações branded e non-branded.
Para simplificar: se alguém pergunta “o que dizem sobre a Worten?” e a IA procura a Worten, é branded.
Mas se alguém pergunta “qual é a melhor loja para comprar uma televisão em Portugal?” e a IA decide investigar a Worten sem ninguém a ter mencionado, isso é non-branded.
E é muito mais interessante, porque significa que a marca entrou na consideração do sistema sem ter sido chamada pelo nome.
O Clarity começa também a mostrar uma métrica chamada Share of Authority: quanto da “fatia de citações” uma marca conquista face a outras fontes nas pesquisas em que aparece.
Mas aqui há um cuidado importante: mais citações não significam necessariamente mais negócio.
Podemos celebrar 300 citações de IA que produziram exatamente zero clientes. Fica bonito no PowerPoint.
E depois há uma terceira frente — talvez a mais desconfortável.
O que acontece quando a IA encontra informação sobre a nossa marca que preferíamos que tivesse ficado esquecida?
Durante anos, uma estratégia de reputação podia passar por empurrar uma notícia negativa para a página 2 ou 3 do Google. Não desaparecia, mas ficava suficientemente enterrada para pouca gente a encontrar.
Com os assistentes de IA, essa estratégia perde força.
Um artigo antigo, uma avaliação negativa ou uma discussão num fórum podem ser recuperados e utilizados diretamente numa resposta, mesmo que já não estejam no topo dos resultados tradicionais. A lógica da velha “supressão” acabou: a IA pode recuperar e sintetizar fontes que o utilizador nunca chegaria sequer a abrir.
Pergunta: Qual será a próxima grande batalha do marketing digital para conquistar a atenção humana?
Sobre o Podcast Marketing por Idiotas
O podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.
O podcast é apresentado pelos comentadores com lugar cativo o freelancer de marketing digital para ONGs Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Rão Vieira.

Os Idiotas
Frederico Carvalho
Formador e consultor de marketing digital
Miguel Rão Vieira
CEO @ pkina.com / funis.pt
Diogo Abrantes da Silva
Freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics
