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O TikTok proibido na UE e a Google a roubar? – e110s01

Episódio 110
53:13

Neste episódio falamos sobre a proibição do TikTok para membros da comissão europeia e como a Google poderá estar a roubar-nos?

Episódio de: 1 de Março, 2023

Download do podcast

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Sabiam que a procura por smartphones diminuiu 9,1% em 2022 onde as preocupações ambientais foram das principais causas para os consumidores não comprarem mais?

 

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DIOGO  

 Esta semana quero vos dizer que a Google está a roubar-nos a todos… Mas não se preocupem que nós vamos ajudar-vos a evitar ao máximo que isto aconteça… 

 

 Na verdade isto da Google vos estar a roubar não sou eu que digo, na verdade é o título do artigo que a Colin Slattery que escreveu a semana passada onde explica como a Google está a roubar todos os marketers e como no futuro só vai ficar pior…

Ela começa por estabelecer a informação base de que não nos podemos esquecer que a Google tem 92% do nosso mercado de pesquisa, o seu pote de ouro de publicidade, o que quer dizer que a Google tem um problema de crescimento porque não tem muito mais para crescer até porque não pode fabricar mais pesquisas no mercado. Contudo sendo uma empresa cotada em bolsa têm que obrigatoriamente aumentar o seu lucro trimestre atrás de trimiestre.. .

Então o que faz a Google perguntam vocÊs?

Em ela explica que

É importante pensar nos inventários de anúncios da Google em partes. O inventário de maior qualidade, o premium search. 

RICARDO: Sim, são pesquisas como “criar conta bancária”

Exatamente.

Depois têm o inventário de qualidade média que inclui o YouTube, o Gmail e a pesquisa de nível médio.

RICARDO: Sim, coisas como vídeos de Youtube premium, sites como o observador.pt, etc.

E claro, o último grupo é o “lixo”. Que é quase todo o inventário display pouco interessante ou jogos de aplicações, vídeos de desenhos animados de crianças e algumas pesquisas pouco rentáveis. Enfim, por norma ninguém quer pagar por este inventário porque não tem valor. 

O problema com este último inventário é que a Google tem muito dele e, para aumentar a receita, precisa de vendê-lo. 

E agora vocês perguntam:
Mas ò Diogo , como vendem eles algo que ninguém quer comprar? 

E eu respondo: Alavancando seu poder de monopólio e obrigando a que caso queiram anunciar num inventário premium necessitam de anunciar em todo o inventário e nós nem temos outra opção. O exemplo claro foi quando a Google alterou os tipos de correspondência de palavras-chave e o facto de já n apresentar mais de 50% em média das palavras para o qual o nosso anúncio de pesquisa apareceu.

Segundo ela, o objetivo final da Google é transformar o seu sistema de publicidade em um imposto fixo sobre as empresas. Onde todos os negócios têm um retorno mínimo aceitável e os que têm um retorno em excesso desse retorno mínimo são vistos pela Google como um problema no sistema. Eles estão a trabalhar para garantir que esses dólares sejam direcionados para os seus bolsos, em vez dos anunciantes.

 

 Então é isto minha, gente mais um cenário ou realidade do mundo que nos rodeia… 

Mas vá, como conseguimos nós evitar isto…? A verdade é que podemos tentar evitar isto fazendo campanhas de pesquisa apenas e com palavras-chave em exacto ou fazer campanhas de display baseadas em sites em vez de campanhas baseadas em interesses. 

Mas a verdade é que é difícil para muitos pequenos anunciantes e não sabemos por quanto tempo vamos conseguir evitar esta manipulação da Google?

O que vocês pensam? TÊm alguma tática para evitar esta manipulação, vale a pena sequer tentar evitar?  Acham que vai piorar?

https://www.taikundigital.com/blog/google-is-robbing-you 

                                                                                                                         

FRED

Se está ouvir este episódio e utiliza o TikTok? Cuidado!

A aplicação está a gerar preocupações em todo o mundo, com o Canadá a proibir a sua utilização em dispositivos governamentais devido a receios de cibersegurança.

Com a possibilidade de o governo chinês exigir informações de utilizadores, é importante estar atualizado sobre esta questão em constante evolução.

O tema de hoje é geopolítica digital.

A geopolítica digital é uma questão cada vez mais premente, com os governos em todo o mundo a lutarem para equilibrar a segurança nacional com a inovação tecnológica.

O TikTok é apenas um exemplo das tensões em curso, com a sua popularidade a aumentar as preocupações em torno da segurança e da potencial recolha de dados por governos estrangeiros.

O governo do Canadá anunciou ontem proibir a aplicação em dispositivos governamentais devido a preocupações sobre a potencial recolha de dados e uso indevido.

Esta é a mais recente medida de segurança que se junta a outras jurisdições, incluindo a da União Europeia e os EUA, que também proibiram a aplicação em dispositivos governamentais.
O Parlamento da Dinamarca informou, esta terça-feira, 28 de fevereiro, que pediu aos seus deputados e funcionários para desinstalarem a aplicação TikTok dos dispositivos móveis de trabalho, por “risco de espionagem”.

Mas as preocupações não se limitam à segurança dos governos.

Com rumores sobre a possível intervenção da China no conflito da Ucrânia, os laços do TikTok com o governo chinês têm gerado cada vez mais receios de cibersegurança.

Até o governo britânico está a ser pressionado para proibir a aplicação em dispositivos governamentais.

Hipoteticamente, as informações recolhidas pelo TikTok podem ser consideradas inofensivas, mas a empresa já mostrou como os dados de localização podem ser utilizados para espiar jornalistas dos EUA.

Isto amplifica as preocupações em torno do TikTok, que está tecnicamente obrigado ao governo chinês a partilhar informações sobre os seus utilizadores, de acordo com as regras de cibersegurança da China.

Com tudo isso em mente, eu acho compreensível que os oficiais de segurança estejam a alertar os funcionários do governo, mas estou  curioso para ouvir a vossa opinião.

A proibição do TikTok em dispositivos governamentais pode parecer uma reação exagerada, mas é uma medida de precaução sensata quando se consideram os potenciais riscos e preocupações em torno da segurança da aplicação.

O governo dos EUA ainda a ponderar uma possível proibição total da aplicação, por isso é importante estar atualizado sobre esta questão em constante evolução.

Perguntas:
1. Como a geopolítica digital está a influenciar as relações internacionais entre países em termos de cibersegurança e tecnologia, e quais são os desafios que os governos enfrentam para equilibrar a segurança nacional com a inovação tecnológica?

  1. Quais são as implicações para os utilizadores do TikTok em todo o mundo, em termos de privacidade e segurança de dados, Há soberania dos dados dos utilizadores?

 

 

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Sobre o Podcast Marketing por Idiotas

podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.

O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.

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Temas no podcast

01:07
Temas
47:10
Rapidinhas

Neste episódio


Orador 2
Olá a todos bem-vindos ao Podcast marketing por idiotas. Neste episódio temos na ementa, os grupos do Facebook estão vivos ou mortos. O estado do comércio electrónico e as tendências para 2023 da Shopify. Por último, a inovação para sobrevivência já sabem para ficarem a saber tudo sobre este Tema. As novidades do marketing desta semana deixei de ficar por aí. Ora, muito bem, sejam então muito bem-vindos a mais um episódio, ninguém sabe qual é do podcast marketing por idiotas o vosso podcast onde falamos sobre marketing, negócios e tecnologia não falha no podcast temos todas as semanas os 3 temas da semana que já mencionei. Temos também as rapidinhas, ou seja, são as notícias da semana mais relevantes e, por último, a ferramenta da semana ou O Jogo da estatística onde o. Ricardo Olá. O.
Orador 4
Pouco alô o Fred.
Orador 5
E o Miguel alô.
Orador 2
Competimos entre nós precisamente com um dado interessante e também para fingirmos que sabemos alguma coisa. Já sabem tudo ISTO em marketing por idiotas.pt, onde podem consultar todos os links, notícias e temas e agora também temos um novo subdomínio, YouTube, ponto marketingdietas.pt onde podem vislumbrar 2 a 3 episódios pode variar bastante, mas estão lá. Os nossos episódios estão lá também, as nossas carinhas de trocas sem mais demoras e pessoal que NOS está a ouvir pela primeira vez e que ouviu estas pela primeira vez, nós repetimos todas as semanas quem já é repetente. Obrigado, então agora ouvir o nosso podcast. Já souberam avançar aqueles 15 segundos isso. Sociais para chegarem aos temas Miguel, vamos falar de uma rede social que eu pensava que já estava extinta. Uai o Facebook.
Orador 5
É verdade. Alguns dos nossos ouvintes também já sabem que faltam 15 minutos para a Frente para apanharem conteúdo de de maior qualidade a partir deste momento.
Orador 2
É Deus e Eddie segundos, não disse não, disse minutos e segundos não podia. Não podia ter dito minutos sem querer.
Orador 5
OK olha, vamos a querer exato olha eu esta semana trago este este Tema do grupos do Facebook estão vivos ou mortos? Eu adoro estes temas ao vivo do vivo ou morto, porque eles têm sempre imensa discussão e volta sempre aqui umas discussões. Interessantes, todos nós já ouvimos que A Rede Social Facebook está morta, que ninguém vai lá, que é o que é o Sol pessoal. Se o pessoal já só tem conta porque nunca se deu ao trabalho de fechar que toca, que é o Instagram também o é e o Twitter não era, mas passou a ser e agora é pelo pelo número de seguidores. Nós vamos tendo, não é o meu equipa e de análise para perceber se o Facebook está vivo ou morto. Sempre foi o meu dia de anos e eu há 7 anos atrás tinha tipo 300 e tal pessoas a darem umas. Tens desde aí o número todo vem sempre caindo todos os anos e agora tenho para. Aí umas 7. ISTO para mim, só pode querer dizer 2 coisas. O Facebook está a perder utilizadores activos e que interagem com a plataforma. Ou então é a minha popularidade que está a descer? Em queda e. Eu Não quero acreditar na segunda hipótese, por isso vou acreditando.
Orador 2
É exato, então vou fazer aqui o repto. Aliás, deixo este desafio a todos os nossos ouvintes. Irão nosso grupo do WhatsApp e dizer quantas pessoas desejaram os parabéns no seu feed para tirarmos este limpo. Ou seja, será que a popularidade do Miguel está pelas ruas da amargura? Muito. Ou será que o Facebook está com menos utilizadores activos? Pode ser um misto dos 2, é isso que vocês podem comentar em W ponto Math por idiotas.pt.
Orador 5
Eu também espero vocês quando é quando é que foi a última vez que deixar os? Parabéns a alguém.
Orador 2
No Facebook Eu Não tenho Facebook já.
Orador 5
Sabes que eu?
Orador 3
Tinha eu durante uns tempos, eu tinha um bote automático instalado no Chrome. Já estava automaticamente. Quando é que a pessoa fazia?
Orador 5
Ei EI isso já.
Orador 3
Anos não ainda tenho instalado porque nunca mais.
Orador 2
Despertaste uma faca no Coração de tanta gente neste momento, cumprimentos. Orador Mas o que ISTO é giro, isso é?
Orador 3
Esta e não existe ainda existe, mas só ESP. Então é assim, aquilo tinha uma versão em que eu podia escrever 3 frases completamente. Então, quando o sistema detectava que a pessoa fazia antes, ele rodava as frases diferentes para cada um dos utilizadores.
Orador 4
É isso.
Orador 3
Juro aquilo era máximo de. Sucesso depois começou me fartar por um. Motivo que foi o seguinte, que é aquilo. Quando o sistema automático itens um grupo grande, as pessoas respondem é, é aí é que há.
Orador 5
As pessoas respondiam. Te que tu ficavas irritado?
Orador 3
Um problema aí. Aí está um problema porque?
Orador 2
E lá ficava a.
Orador 3
Na resposta, tu já és obrigado a ir lá pronto, então para com isso, porque pensei. É giro resultou mas. Pronto era só. Ainda está aí, mas ainda existe, sim.
Orador 2
Meu Deus, que faca no Coração.
Orador 4
E será que ISTO se compara aos parabéns quando mudamos de profissão no LinkedIn?
Orador 2
Eu acho que é um bocado.
Orador 3
Também dá para automatizar?
Orador 2
Muitas felicidades, votos de muito sucesso, cara de meter mais um.
Orador 5
Sim parabéns do novo no novo desafio aqui que o parabéns pelo seu aniversário de emprego.
Orador 2
Há exato esse médio?
Orador 5
É só uma fase qualquer.
Orador 4
Bem, mas não, não não desfocar. Eu acho que AO pessoal do WhatsApp eu gostava muito de perceber também o qual o número de parabéns que eu também vou ver. O número de parabéns que que recebi da última vez.
Orador 2
Que ainda recebe.
Orador 3
Mas eu Diogo, o Miguel já acabou, não?
Orador 4
Não, não, não.
Orador 5
Era só era só.
Orador 2
ISTO ai era então Obrigado, Miguel.
Orador 5
Mas queria só dizer que aqui do que aqui dos meus 3 ilustres ninguém me deu os parabéns no dia de anos, mas é pá, vamos continuar. Vamos continuar desde.
Orador 2
Olha, eu falhei, Diz Que Não tenho Facebook, tenho falhado muitos aniversários.
Orador 5
Mas eu também e por acaso tenho sentido. Isso neste vídeo já não dou?
Orador 4
Eu dei no Facebook Miguel tu é que.
Orador 2
Não viste e falar escrever agora? Tá lá, parabéns atrás.
Orador 5
É, eu faço a 24 de Dezembro, ele vai lá meter. A 24 de Janeiro olha. Mas pronto, eu olha eu já não abri o Facebook. Há uma data de tempo até que me acontece intenções, nem intenções têm vai bem, não vamos descambar. Eu prometi que esta semana me apertar bem, que não ia começar aqui a disparatar, mas pronto.
Orador 2
Bombas força.
Orador 3
Interessa a intenção Miguel.
Orador 5
A esta semana passada houve uma coisa que me fez voltar à plataforma, o nosso ouvinte. O Luís Menezes experimentou, gostou e depois perguntou-me se podia promover o bem. Tweets by Leads cria a tua página de inteligência artificial e um minuto a já lhe. Orador Tinham, estou a gozar.
Orador 1
Minha mãe qual é o link?
Orador 5
Estou a gostar muito, sério? Basilides.com.
Orador 2
OK boa.
Orador 5
Ponto com o. E eu pronto, eu lá e disse que sim, e ele começou a fazer aqui uma promoção e de repente, a plataforma começou a aumentar exponencialmente o número de utilizadores a cada 7 ou 8 minutos, vinha um novo utilizador registado como a landing page criada na plataforma.
Orador 3
Mas com link da filiava?
Orador 5
Não, não, eu por acaso eu ia dizer isso a seguir Luís, nem penses que vais receber link? De afiliado à.
Orador 2
Vais receber directamente uma quota na empresa.
Orador 5
Exatamente exatamente a mas pronto era 778 minutos, vinha um novo, uma nova pessoa que se registava no site. Ia confirmar o e-mail e a seguir criava uma landing page. Ou seja, não é uma lide, não é uma, sequer uma visita era mesmo. Um registro bom. No total entraram 60 utilizadores novos no espaço de 1 dia. Eu fui logo falar com o Luiz, é pá Luiz, diz-me O Segredo, que é que está a passar o que é? Fizeste e ele disse basicamente como informação num grupo de Facebook, onde está que tem o Tema de marketing digital mais Patric managers e que tem cerca de 2000 membros. OKO Post que ele colocou era muito simples, tinha ali um link para a página e dizia que tinha encontrado ali 11 plataforma que criava landing pages, etc. Ai eu fui fiquei completamente pasmado porque nós fizemos aqui as contas. 2000 utilizadores Eu Não sei quantas visualizações do Post é que existiram, mas 97 pessoas visitaram a página. O que são? 4% desses 2000 desses desses 9762 inscreveram-se, o que significa uma taxa de conversão de 63%. OK, foram 60 num só dia e depois 2 ou 3 NOS dias a seguir, já não estou a contabilizá-los Paulo e não me chatear. Basicamente ISTO foram resultados, foram resultados 100% orgânicos grátis e no Facebook, claro que nós, assim que vimos ISTO, fomos logo replicar a estratégia para outros grupos e começamos a ter mais inscrições orgânicas. OKO que me levantou logo a questão, então, mas ISTO os grupos Facebook, ISTO está vivo ainda não é? Eu já pensava que os grupos estavam estavam. Podes? Eu vim ver aqui algumas estatísticas e tenho aqui algumas muito rápidas. 1.8 biliões de pessoas utilizam Facebook groups, 400000000 de pessoas estão em grupos que consideram terem significado. Há. O Facebook redesenhou a experiência para ficar mais focada de conteúdos vindos dos grupos que têm mais ricos neste momento e menos dos amigos, o que parece ser resultado aqui para para aumentar o número de grupos. 50% dos utilizadores do Facebook fazem parte de 5 ou mais grupos. Existem dezenas de milhões de grupos no Facebook, os principais grupos são engagement acima de 80%. Posto ISTO, pessoas para o painel. Vocês tinham esta ideia que os grupos Facebook estavam vivos. Qual é a percepção vivo ou morto? Vale a pena insistirmos. Hoje em dia ainda criamos grupos de Facebook para as nossas comunidades. A existimos esta estratégia e tática de marketing e como é que podem as marcas ter presença nestes grupos? Queria saber a vossa opinião.
Orador 2
Muito bem, não sei, Diogo, força.
Orador 4
Oo Miguel confirme uma coisa, mas tu me distes o tráfego e o tráfego vinha com referência de Facebook ou estás só deduzir porque?
Orador 5
Todo todo no Facebook.
Orador 4
Porque foi a única partilha? Vinha tudo Facebook.
Orador 5
Foi a única foi a Unica partida. Nós ainda não tínhamos começado a fazer a nossa, a nossa. Nós ainda não fizemos campanhas sequer nós basicamente falar, falei com o Luís, ainda estávamos
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