O SEO vai substituído, o desinteresse nas redes sociais e a dualidade do Nobel com a IA – e239s01

O SEO vai substituído, o desinteresse nas redes sociais e a dualidade do Nobel com a IA – e239s01

Episódio 239
42:48

Esta semana temos um episódio especial gravado ao vivo na Universidade IADE em Lisboa onde falámos sobre se o SEO será substituído, o desinteresse nas redes sociais e a dualidade do vencedor do prémio Nobel com a IA.

 

 Episódio de 23/10/2024

 

Grupo de WhatsApp: https://w.marketingporidiotas.pt 

 

MIGUEL

Esta semana venho falar sobre um assunto que está na mente de todos aqueles que trabalham com SEO… que é…

Será que é desta que vamos vender melancias para a beira da estrada?

Como todos sabem cerca de 60% das pesquisas no google são perguntas…

As pessoas perguntam tudo desde “como é que consigo ter uma melhor relação com a minha sogra”, até “Qual a melhor forma de nos desfazermos de um corpo humano e de manchas de sangue no sofá?”

Isto é real: Houve um homem nos estados unidos que foi condenado porque foram encontradas as suas pesquisas no google onde perguntava passo-a-passo como se desfazer das provas do assassinato da sogra.

Mas pronto adiante…Há uns anos atrás chegou a tendência de zero click searches…onde o Google Dá as respostas às perguntas antes dos resultados orgânicos.

Isso por si só já deixou os especialistas de SEO desconfortáveis…porque o google satisfazia a necessidade de resposta sem precisar de ir ao site onde tinha encontrado a resposta.

mas agora a conversa é outra.

Com o CHAT GPT o comportamento dos utilizadores está a mudar drasticamente e vamos primeiro ao CHAT GPT fazer grande parte das perguntas…

Para terem ideia o Chat GPT já tem 3 biliões de sessões por mês…o Google tem 80 biliões… mas a tendência é o chat GPT continuar a crescer a um ritmo alucinante.

Temos então os Motores de Respostas…que escrevem as respostas ajustadas exactamente ao que queremos.

Isto deixa os especialistas de SEO ainda mais nervosos e a fazer a pergunta:

Como alanvacar o SEO e resultados orgânicos com a ascenção dos MOTORES DE RESPOSTAS INTELIGENTES?

Alguns especialistas dizem que é a evolução de SEO (Search Engine Optimization) para GEO (Generative Engine Optimization)

A ideia é otimizarmos o nosso conteúdo para que a nossa ENTIDADE (ou site) seja apresentado na resposta gerada pelos modelos de inteligência artificial como o Chat GPT, ou o Claude.

Exemplo rápido testado em inglaterra:

Perguntamos ao chat GPT: Qual a melhor companhia de seguros?

O Chat GPT pesquisa na internet e responde algo do género:

Baseado nas classificações de utilizadores a companhia A foi aquela que obteve 87% de reviews positivas, mas a companhia B é aquela que tem mais lojas abertas ao público.

Então agora a pergunta importante é:

Como é que aparecemos nestes resultados.

A pesquisa do SEARCH ENGINE LAND indica que existem 3 sinais que podemos dar aos motores de respostas inteligentes:

  •       Dados estruturados

Temos de ajudar o CHAT GPT a reconhecer entidades para criar contextos sobre o nosso conteúdo… não vou entrar em grandes detalhes técnicos mas existem tags de schemas utilizados em SEO para definir Pessoas, Empresas, Eventos, Lugares, Produtos, etc…

O Chat GPT adora este tipo de definições porque o ajuda a perceber melhor em que contexto o nosso conteúdo se enquadra e se faz sentido apresentá-lo numa resposta.

Será que agora mais do que nunca vamos ter de ser ainda mais rigorosos a criar tags de conteúdo dentro dos nossos sites?

  •       Citações

Se já era importante no passado existirem backlinks que apontavam para os nossos sites então agora é mais importante que nunca.

Temos de aparecer naquelas listas que dizem “As 10 melhores empresas de [qualquer coisa] em Portugal”…de sites credíveis.

Mas existe aqui um twist…para o Google era preciso que existisse efetivamente o link para o nosso site…agora se o nosso nome estiver no texto do site é provável que seja suficiente para sermos referidos nas respostas do chat GPT

Será que as listas vão passar a ser parte da estratégia? Que outras estratégias podemos inventar para aparecermos nas referências?

  •       Linguagem Natural

Agora mais do que nunca devemos escrever conteúdo que pareça natural e de conversação… por exemplo no nosso texto fazer perguntas e ter as respostas como se fosse uma conversa com cliente.

Acredito que neste último os “forums” das marcas vão voltar a surgir como as grandes ferramentas de SEO… pois as conversas entre os utilizadores sobre a nossa marca vão ser essenciais para criar contexto ao LLMs

Eu confesso que enquanto escrevia o artigo pensei que iam existir muito mais diferenças entre SEO e GEO…será que existem mesmo diferenças entre um e outro? Estamos a inventar nomes pomposos para as mesmas estratégias?

https://searchengineland.com/evolve-organic-approach-answer-engines-447352

DIOGO

  1. venho partilhar um artigo que vi pela nossa amiga do Podcast Carla 
  2. Título: Desinteresse dos utilizadores de redes sociais está a afetar marketing de influência
  3. “devido à desilusão com as plataformas de redes sociais e a demasiados conteúdos e anúncios, (…)conduz a uma tendência de rejeição da cultura do influenciador

Começo por aí, vocês sentem esta desilusão com as redes sociais? Ou algum desinteresse?



 

2h24 Q2 para 2h23 no Q3.

  1. Segundo o artigo, e os 385 marketers entrevistados  “as empresas europeias gastam cada uma, em média, €3,4 milhões em marketing de influência e planeiam aumentar este orçamento em 2025,”

Na verdade se há uma saturação, pensam que vale a pena aumentar o investimento? 

  1. Para terminar deixo apenas o conselho da Carla: “A chave do sucesso está na adaptação e no alinhamento com os interesses e valores do público. Isto exige uma maior transparência e uma cuidadosa seleção de parcerias que realmente ressoem com as pessoas. Mais do que nunca, as marcas que apostarem em influenciadores autênticos e em campanhas orgânicas terão uma vantagem.

É isso Miguel, tens mais alguma recomendação?

Publicação | Feed | LinkedIn

Desinteresse dos utilizadores de redes sociais está a afetar marketing de influência – Meios&Publicidade

The time we spend on social media — DataReportal – Global Digital Insights

FRED

Imaginem ser reconhecido por criar algo que não só mudou o mundo, mas que, um dia, pode também destruí-lo. 

Como será viver com essa dualidade? 

Foi o que vimos em 2023 com o filme que recria um pedaço de história do Oppenheimer e, curiosamente, é também o que está a acontecer com Geoffrey Hinton, considerado o ‘Padrinho da IA’, o Sr. Que ganhou o Nobel da Física em 2024… mas não é físico.

Viram o filme do Nolan sobre o J.Robert Oppenheimer?


Ora bem…Hinton, juntamente com John Hopfield, foi galardoado pelo seu trabalho nas redes neurais artificiais, uma tecnologia essencial à inteligência artificial. 

Curiosamente muitos associam esta tecnologia à informática, mas segundo li, as raízes vêm da física, mais especificamente da física estatística. 

Tal como no caso da bomba atómica de Oppenheimer, esta é outra invenção com potencial para transformar o mundo — e, simultaneamente, trazer novos perigos.

As redes neurais, foram inspiradas no funcionamento do cérebro humano,e  são agora a base de sistemas que reconhecem imagens, processam linguagem natural e alimentam tudo, desde motores de pesquisa, a assistentes virtuais como o ChatGPT. 

No entanto, aqui está a ironia: Hinton, que contribuiu para esta revolução tecnológica, é também um dos que mais alertam sobre os perigos da IA, questionando até onde podemos controlar as criações que moldam o nosso futuro.


O Oppenheimer é apenas um exemplo, de um homem que enfrentou o dilema moral do seu tempo, Hinton agora vive essa mesma dualidade. 

A IA pode ser o próximo passo na evolução humana… ou, como ele mesmo avisa, pode ser o começo de algo muito mais preocupante. 

Será que estamos a criar o próximo grande avanço ou a preparar o nosso próprio colapso?

 

Sobre o Podcast Marketing por Idiotas

podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.

O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.

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