O que funciona no LinkedIn, como salvar as marcas sem a Google e CMOs: tendências e estratégias – e116s01

podcast marketing por idiotas

O que funciona no LinkedIn, como salvar as marcas sem a Google e CMOs: tendências e estratégias – e116s01

Episódio 116
1:08:13

Esta semana no falamos do que funciona no LinkedIn, como salvar as marcas se os motores de pesquisa desaparecerem e por último como os CMOs se podem preparar para o futuro…

Episódio de: 12 de Abril, 2023

Download do podcast

A servidoresverdes.pt que já está online e já se podem criar o vosso website. 

 

Sabiam que na última década, o peso médio da página da web cresceu 356%, de uma mediana de cerca de 484 kilobytes para 2.2 MB. E por norma quanto mais peso, mais energia consumida.

 

A servidoresverdes.pt ajuda-vos a passarem para um servidor com energia 100% renovável certificada que permite oferecerem um site amigo do ambiente.
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Para saberem mais, basta entrar onde? Servidoresverdes.pt e deixarem o vosso contacto.

 

Diogo

 The Marketing Singularity: Large Language Models and the End of Marketing As You Knew It – YouTube

Esta semana o tópico é quente eu sei mas vou vos trazer 3 dicas e meia para prepararem a vossa marca caso os motores de pesquisa sejam completamente substituídos por chats de Inteligência artificial. Estão preparados? 

 

Então tudo começou com uma palestra que estive a ouvir a semana passada do Sr. Christopher Penn e eis que ele diz o seguinte:

Áudio

Ou seja, o que ele está a dizer é que se a maior parte das visitas ao vosso site provêm de motores de pesquisa e se grande parte desse tráfego são de pesquisas que não são relacionadas com a vossa marca então, com a adaptação a estas ferramentas a aumentar, esse tráfego vai desaparecer. Sim ele disse “desaparecer”. A ideia é que o sistema não tem de mencionar a marca do retalhista que está a vender um produto mas sim mencionar o produto especificamente. 

 

  Mas o Sr. Penn que é super conhecido na indústria com o seu podcast e as suas talks, ele dá também 3 possíveis soluções.
Vamos à primeira:

Construir marca  – se as pessoas não souberem quem é vossa marca, as pessoas não vão perguntar por vocês e vocês não serão sugeridos.

Publicações diretas – no fundo o que ele quer dizer é que é importante ter um canal direto de comunicação com os vossos clientes ou futuros clientes. Algo como uma newsletter por exemplo que não tenha filtros de IA, porque as redes sociais vão sugerir e filtrar posts baseado em IA e nós queremos passar esse filtro.

Por último, ele sugere ter uma comunidade. Algo como o nosso grupo de whatsapp que já conta com mais de 300 profissionais de marketing. E isso permite-nos comunicar com esses profissionais sem filtro. 

E sim, o que ele referiu na verdade me fez muito sentido. Aliás, para quem nos ouve há mais de 10 episódios, sabe que uma das nossas sugestões foi o investimento em marca para colmatar uma possível dominância de pesquisas em IA no futuro 

Mas com isto ainda vou adicionar mais um conselho que é uma espécie pescadinha de rabo na boca.
Eu adicionaria que, pelo menos ao início, vai ser ainda mais importante que é ter uma boa posição no motor de pesquisa. E agora vocês dizem:
Mas ó diogo, a ideia não é o que fazer se os motores de pesquisa forem substituídos por chats de IA?

É verdade, ele disse isso. Mas a verdade é que pelo menos por agora, esses chats estão a recorrer ao indíce dos motores de pesquisa. Seja o da Google ou seja o Bing por exemplo, a única forma de ter acesso À informação rapidamente e de uma forma atualizada vai ser através da conexão destas ferramentas aos índices dos motores de pesquisa.

Enfim, a minha questão para vocês é só perguntar a vossa opinião com a sugestões dele e o que pensam de tudo isto.

                      

FRED

 

Tema: CMOs: Tendências e Estratégias

Ouvinte: Se és profissional de marketing, então sabes que nem sempre é fácil mantermo-nos atualizados com as últimas tendências, certo?

Hoje, no nosso podcast, vamos falar sobre os problemas que os CMOs enfrentam e como avaliar as oportunidades que estão a surgir no mercado. 

Contexto: Vivemos num mundo em constante mudança, onde a volatilidade económica e a incerteza afetam diretamente os orçamentos de marketing.
Além disso, é importante estar a par das últimas tendências e inovações para garantir o sucesso das campanhas publicitárias, como a crescente relevância da Inteligência Artificial

Quais são então os principais desafios que os CMOs enfrentam atualmente:

  1. Redução dos orçamentos de marketing: Devido à volatilidade económica e incerteza, alguns CMOs estão a reportar cortes nos seus orçamentos e um crescente pessimismo em relação à economia mundial, segundo a última edição do The CMO Survey realizado pela Deloitte e American Marketing Association.. Cerca de 4 em cada 10 responsáveis de marketing mostraram-se menos otimistas em relação à economia mundial em comparação com o trimestre anterior.
  2. Pressões da inflação que impactam a maioria dos CMOs: 52% destes responsáveis afirmam que tiveram uma real redução nos gastos com marketing nas suas empresas. As empresas de produtos B2B são as mais afetadas, com quase 6 em cada 10 (58,3%) a relatar diminuição no seu budget de marketing devido à inflação.
    Curiosamente, segundo o estudo The CMO Survey, as marcas de internet pura, parecem estar mais protegidas, melhor preparadas das pressões inflacionárias.
    3. Adaptação às mudanças nas políticas de privacidade: isto porque com o aumento da preocupação com a privacidade dos dados dos utilizadores e a implementação de leis de proteção de dados, como o RGPD na União Europeia, os CMOs enfrentam o desafio de ajustar as suas estratégias de marketing e publicidade para garantir a conformidade e a segurança dos dados. Isso pode exigir a revisão das práticas de segmentação e rastreamento, bem como a adaptação a novas tecnologias e abordagens que respeitem a privacidade dos consumidores.

Há também a perspetiva das oportunidades e tendências em ascensão, como a utilização da Inteligência Artificial para segmentação de anúncios.

  1. Inteligência Artificial (IA) para segmentação de anúncios: as marcas estão à procura de inovações e tendências para se destacarem. Uma das áreas em foco é o uso da IA para segmentação de anúncios. Esta tecnologia tem o potencial para melhorar a eficiência e o desempenho das campanhas publicitárias.
  2. Dicas e orientações da Meta para anúncios no Facebook e Instagram: A Meta lançou duas novas séries de vídeos com dicas e orientações para ajudar as marcas a otimizar as suas campanhas publicitárias no Facebook e Instagram. No entanto, é importante lembrar que muitas plataformas se posicionam como líderes de opinião na área de informação e educação para depois venderem os seus próprios produtos ou aumentarem os seus lucros com publicidade. Ao utilizar as informações fornecidas pela Meta, as marcas devem ter em mente os seus objetivos e avaliar cuidadosamente o investimento em publicidade nas plataformas de mídia social.
  3. O marketing de influência continua a ser uma tendência em crescimento, com as marcas a estabelecerem parcerias com influenciadores digitais para promoverem os seus produtos e serviços. Ao trabalhar com influenciadores, as empresas podem alcançar novos públicos e criar campanhas autênticas e envolventes que aumentam a notoriedade da marca e impulsionam as vendas.

Para finalizar, num mundo em constante evolução, onde a volatilidade económica e a incerteza permeiam o panorama do marketing, todos concordamos que o marketing enfreta desafios significativos. 

Com orçamentos de marketing menos robustos, voltamos ao tema da adaptação e da avaliação de novas oportunidades. 

Pergunta 1: Quais são as principais estratégias que os profissionais de marketing podem adotar para enfrentar os desafios atuais e prosperar no futuro?

Pergunta 2:Como é que os profissionais de marketing podem equilibrar a necessidade de inovação com as limitações de orçamento impostas pela volatilidade económica?

 

[RAPIDINHAS, NOTÍCIAS DA SEMANA QUE ACHAMOS MAIS RELEVANTES] 

A META está a planear lançar ainda este ano mais ferramentas de anúncios com IA. Após o lançamento da Advantage+ creative standard enhancements que automaticamente altera a criatividade mediante o utilizador para conseguir melhores resultados.

Sobre o Podcast Marketing por Idiotas

podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.

O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.

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Temas no podcast

01:07
Temas
47:10
Rapidinhas

Neste episódio


Orador 2
Olá a todos bem-vindos ao Podcast marketing por idiotas. Neste episódio temos na ementa, os grupos do Facebook estão vivos ou mortos. O estado do comércio electrónico e as tendências para 2023 da Shopify. Por último, a inovação para sobrevivência já sabem para ficarem a saber tudo sobre este Tema. As novidades do marketing desta semana deixei de ficar por aí. Ora, muito bem, sejam então muito bem-vindos a mais um episódio, ninguém sabe qual é do podcast marketing por idiotas o vosso podcast onde falamos sobre marketing, negócios e tecnologia não falha no podcast temos todas as semanas os 3 temas da semana que já mencionei. Temos também as rapidinhas, ou seja, são as notícias da semana mais relevantes e, por último, a ferramenta da semana ou O Jogo da estatística onde o. Ricardo Olá. O.
Orador 4
Pouco alô o Fred.
Orador 5
E o Miguel alô.
Orador 2
Competimos entre nós precisamente com um dado interessante e também para fingirmos que sabemos alguma coisa. Já sabem tudo ISTO em marketing por idiotas.pt, onde podem consultar todos os links, notícias e temas e agora também temos um novo subdomínio, YouTube, ponto marketingdietas.pt onde podem vislumbrar 2 a 3 episódios pode variar bastante, mas estão lá. Os nossos episódios estão lá também, as nossas carinhas de trocas sem mais demoras e pessoal que NOS está a ouvir pela primeira vez e que ouviu estas pela primeira vez, nós repetimos todas as semanas quem já é repetente. Obrigado, então agora ouvir o nosso podcast. Já souberam avançar aqueles 15 segundos isso. Sociais para chegarem aos temas Miguel, vamos falar de uma rede social que eu pensava que já estava extinta. Uai o Facebook.
Orador 5
É verdade. Alguns dos nossos ouvintes também já sabem que faltam 15 minutos para a Frente para apanharem conteúdo de de maior qualidade a partir deste momento.
Orador 2
É Deus e Eddie segundos, não disse não, disse minutos e segundos não podia. Não podia ter dito minutos sem querer.
Orador 5
OK olha, vamos a querer exato olha eu esta semana trago este este Tema do grupos do Facebook estão vivos ou mortos? Eu adoro estes temas ao vivo do vivo ou morto, porque eles têm sempre imensa discussão e volta sempre aqui umas discussões. Interessantes, todos nós já ouvimos que A Rede Social Facebook está morta, que ninguém vai lá, que é o que é o Sol pessoal. Se o pessoal já só tem conta porque nunca se deu ao trabalho de fechar que toca, que é o Instagram também o é e o Twitter não era, mas passou a ser e agora é pelo pelo número de seguidores. Nós vamos tendo, não é o meu equipa e de análise para perceber se o Facebook está vivo ou morto. Sempre foi o meu dia de anos e eu há 7 anos atrás tinha tipo 300 e tal pessoas a darem umas. Tens desde aí o número todo vem sempre caindo todos os anos e agora tenho para. Aí umas 7. ISTO para mim, só pode querer dizer 2 coisas. O Facebook está a perder utilizadores activos e que interagem com a plataforma. Ou então é a minha popularidade que está a descer? Em queda e. Eu Não quero acreditar na segunda hipótese, por isso vou acreditando.
Orador 2
É exato, então vou fazer aqui o repto. Aliás, deixo este desafio a todos os nossos ouvintes. Irão nosso grupo do WhatsApp e dizer quantas pessoas desejaram os parabéns no seu feed para tirarmos este limpo. Ou seja, será que a popularidade do Miguel está pelas ruas da amargura? Muito. Ou será que o Facebook está com menos utilizadores activos? Pode ser um misto dos 2, é isso que vocês podem comentar em W ponto Math por idiotas.pt.
Orador 5
Eu também espero vocês quando é quando é que foi a última vez que deixar os? Parabéns a alguém.
Orador 2
No Facebook Eu Não tenho Facebook já.
Orador 5
Sabes que eu?
Orador 3
Tinha eu durante uns tempos, eu tinha um bote automático instalado no Chrome. Já estava automaticamente. Quando é que a pessoa fazia?
Orador 5
Ei EI isso já.
Orador 3
Anos não ainda tenho instalado porque nunca mais.
Orador 2
Despertaste uma faca no Coração de tanta gente neste momento, cumprimentos. Orador Mas o que ISTO é giro, isso é?
Orador 3
Esta e não existe ainda existe, mas só ESP. Então é assim, aquilo tinha uma versão em que eu podia escrever 3 frases completamente. Então, quando o sistema detectava que a pessoa fazia antes, ele rodava as frases diferentes para cada um dos utilizadores.
Orador 4
É isso.
Orador 3
Juro aquilo era máximo de. Sucesso depois começou me fartar por um. Motivo que foi o seguinte, que é aquilo. Quando o sistema automático itens um grupo grande, as pessoas respondem é, é aí é que há.
Orador 5
As pessoas respondiam. Te que tu ficavas irritado?
Orador 3
Um problema aí. Aí está um problema porque?
Orador 2
E lá ficava a.
Orador 3
Na resposta, tu já és obrigado a ir lá pronto, então para com isso, porque pensei. É giro resultou mas. Pronto era só. Ainda está aí, mas ainda existe, sim.
Orador 2
Meu Deus, que faca no Coração.
Orador 4
E será que ISTO se compara aos parabéns quando mudamos de profissão no LinkedIn?
Orador 2
Eu acho que é um bocado.
Orador 3
Também dá para automatizar?
Orador 2
Muitas felicidades, votos de muito sucesso, cara de meter mais um.
Orador 5
Sim parabéns do novo no novo desafio aqui que o parabéns pelo seu aniversário de emprego.
Orador 2
Há exato esse médio?
Orador 5
É só uma fase qualquer.
Orador 4
Bem, mas não, não não desfocar. Eu acho que AO pessoal do WhatsApp eu gostava muito de perceber também o qual o número de parabéns que eu também vou ver. O número de parabéns que que recebi da última vez.
Orador 2
Que ainda recebe.
Orador 3
Mas eu Diogo, o Miguel já acabou, não?
Orador 4
Não, não, não.
Orador 5
Era só era só.
Orador 2
ISTO ai era então Obrigado, Miguel.
Orador 5
Mas queria só dizer que aqui do que aqui dos meus 3 ilustres ninguém me deu os parabéns no dia de anos, mas é pá, vamos continuar. Vamos continuar desde.
Orador 2
Olha, eu falhei, Diz Que Não tenho Facebook, tenho falhado muitos aniversários.
Orador 5
Mas eu também e por acaso tenho sentido. Isso neste vídeo já não dou?
Orador 4
Eu dei no Facebook Miguel tu é que.
Orador 2
Não viste e falar escrever agora? Tá lá, parabéns atrás.
Orador 5
É, eu faço a 24 de Dezembro, ele vai lá meter. A 24 de Janeiro olha. Mas pronto, eu olha eu já não abri o Facebook. Há uma data de tempo até que me acontece intenções, nem intenções têm vai bem, não vamos descambar. Eu prometi que esta semana me apertar bem, que não ia começar aqui a disparatar, mas pronto.
Orador 2
Bombas força.
Orador 3
Interessa a intenção Miguel.
Orador 5
A esta semana passada houve uma coisa que me fez voltar à plataforma, o nosso ouvinte. O Luís Menezes experimentou, gostou e depois perguntou-me se podia promover o bem. Tweets by Leads cria a tua página de inteligência artificial e um minuto a já lhe. Orador Tinham, estou a gozar.
Orador 1
Minha mãe qual é o link?
Orador 5
Estou a gostar muito, sério? Basilides.com.
Orador 2
OK boa.
Orador 5
Ponto com o. E eu pronto, eu lá e disse que sim, e ele começou a fazer aqui uma promoção e de repente, a plataforma começou a aumentar exponencialmente o número de utilizadores a cada 7 ou 8 minutos, vinha um novo utilizador registado como a landing page criada na plataforma.
Orador 3
Mas com link da filiava?
Orador 5
Não, não, eu por acaso eu ia dizer isso a seguir Luís, nem penses que vais receber link? De afiliado à.
Orador 2
Vais receber directamente uma quota na empresa.
Orador 5
Exatamente exatamente a mas pronto era 778 minutos, vinha um novo, uma nova pessoa que se registava no site. Ia confirmar o e-mail e a seguir criava uma landing page. Ou seja, não é uma lide, não é uma, sequer uma visita era mesmo. Um registro bom. No total entraram 60 utilizadores novos no espaço de 1 dia. Eu fui logo falar com o Luiz, é pá Luiz, diz-me O Segredo, que é que está a passar o que é? Fizeste e ele disse basicamente como informação num grupo de Facebook, onde está que tem o Tema de marketing digital mais Patric managers e que tem cerca de 2000 membros. OKO Post que ele colocou era muito simples, tinha ali um link para a página e dizia que tinha encontrado ali 11 plataforma que criava landing pages, etc. Ai eu fui fiquei completamente pasmado porque nós fizemos aqui as contas. 2000 utilizadores Eu Não sei quantas visualizações do Post é que existiram, mas 97 pessoas visitaram a página. O que são? 4% desses 2000 desses desses 9762 inscreveram-se, o que significa uma taxa de conversão de 63%. OK, foram 60 num só dia e depois 2 ou 3 NOS dias a seguir, já não estou a contabilizá-los Paulo e não me chatear. Basicamente ISTO foram resultados, foram resultados 100% orgânicos grátis e no Facebook, claro que nós, assim que vimos ISTO, fomos logo replicar a estratégia para outros grupos e começamos a ter mais inscrições orgânicas. OKO que me levantou logo a questão, então, mas ISTO os grupos Facebook, ISTO está vivo ainda não é? Eu já pensava que os grupos estavam estavam. Podes? Eu vim ver aqui algumas estatísticas e tenho aqui algumas muito rápidas. 1.8 biliões de pessoas utilizam Facebook groups, 400000000 de pessoas estão em grupos que consideram terem significado. Há. O Facebook redesenhou a experiência para ficar mais focada de conteúdos vindos dos grupos que têm mais ricos neste momento e menos dos amigos, o que parece ser resultado aqui para para aumentar o número de grupos. 50% dos utilizadores do Facebook fazem parte de 5 ou mais grupos. Existem dezenas de milhões de grupos no Facebook, os principais grupos são engagement acima de 80%. Posto ISTO, pessoas para o painel. Vocês tinham esta ideia que os grupos Facebook estavam vivos. Qual é a percepção vivo ou morto? Vale a pena insistirmos. Hoje em dia ainda criamos grupos de Facebook para as nossas comunidades. A existimos esta estratégia e tática de marketing e como é que podem as marcas ter presença nestes grupos? Queria saber a vossa opinião.
Orador 2
Muito bem, não sei, Diogo, força.
Orador 4
Oo Miguel confirme uma coisa, mas tu me distes o tráfego e o tráfego vinha com referência de Facebook ou estás só deduzir porque?
Orador 5
Todo todo no Facebook.
Orador 4
Porque foi a única partilha? Vinha tudo Facebook.
Orador 5
Foi a única foi a Unica partida. Nós ainda não tínhamos começado a fazer a nossa, a nossa. Nós ainda não fizemos campanhas sequer nós basicamente falar, falei com o Luís, ainda estávamos
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Frederico Carvalho

Formador e consultor de marketing digital

Miguel Vieira podcast marketing por idiotas

Miguel Rão Vieira

CEO @ pkina.com / funis.pt

Diogo Abrantes da Silva freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics

Diogo Abrantes da Silva

Freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics

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