
O que funciona no LinkedIn, como salvar as marcas sem a Google e CMOs: tendências e estratégias – e116s01
Esta semana no falamos do que funciona no LinkedIn, como salvar as marcas se os motores de pesquisa desaparecerem e por último como os CMOs se podem preparar para o futuro…
Episódio de: 12 de Abril, 2023
Download do podcast
A servidoresverdes.pt que já está online e já se podem criar o vosso website.
Sabiam que na última década, o peso médio da página da web cresceu 356%, de uma mediana de cerca de 484 kilobytes para 2.2 MB. E por norma quanto mais peso, mais energia consumida.
A servidoresverdes.pt ajuda-vos a passarem para um servidor com energia 100% renovável certificada que permite oferecerem um site amigo do ambiente.
Para saberem mais, basta entrar onde? Servidoresverdes.pt e deixarem o vosso contacto. |
Diogo
The Marketing Singularity: Large Language Models and the End of Marketing As You Knew It – YouTube
Esta semana o tópico é quente eu sei mas vou vos trazer 3 dicas e meia para prepararem a vossa marca caso os motores de pesquisa sejam completamente substituídos por chats de Inteligência artificial. Estão preparados?
Então tudo começou com uma palestra que estive a ouvir a semana passada do Sr. Christopher Penn e eis que ele diz o seguinte:
Áudio
Ou seja, o que ele está a dizer é que se a maior parte das visitas ao vosso site provêm de motores de pesquisa e se grande parte desse tráfego são de pesquisas que não são relacionadas com a vossa marca então, com a adaptação a estas ferramentas a aumentar, esse tráfego vai desaparecer. Sim ele disse “desaparecer”. A ideia é que o sistema não tem de mencionar a marca do retalhista que está a vender um produto mas sim mencionar o produto especificamente.
Mas o Sr. Penn que é super conhecido na indústria com o seu podcast e as suas talks, ele dá também 3 possíveis soluções.
Vamos à primeira:
Construir marca – se as pessoas não souberem quem é vossa marca, as pessoas não vão perguntar por vocês e vocês não serão sugeridos.
Publicações diretas – no fundo o que ele quer dizer é que é importante ter um canal direto de comunicação com os vossos clientes ou futuros clientes. Algo como uma newsletter por exemplo que não tenha filtros de IA, porque as redes sociais vão sugerir e filtrar posts baseado em IA e nós queremos passar esse filtro.
Por último, ele sugere ter uma comunidade. Algo como o nosso grupo de whatsapp que já conta com mais de 300 profissionais de marketing. E isso permite-nos comunicar com esses profissionais sem filtro.
E sim, o que ele referiu na verdade me fez muito sentido. Aliás, para quem nos ouve há mais de 10 episódios, sabe que uma das nossas sugestões foi o investimento em marca para colmatar uma possível dominância de pesquisas em IA no futuro
Mas com isto ainda vou adicionar mais um conselho que é uma espécie pescadinha de rabo na boca.
Eu adicionaria que, pelo menos ao início, vai ser ainda mais importante que é ter uma boa posição no motor de pesquisa. E agora vocês dizem:
Mas ó diogo, a ideia não é o que fazer se os motores de pesquisa forem substituídos por chats de IA?
É verdade, ele disse isso. Mas a verdade é que pelo menos por agora, esses chats estão a recorrer ao indíce dos motores de pesquisa. Seja o da Google ou seja o Bing por exemplo, a única forma de ter acesso À informação rapidamente e de uma forma atualizada vai ser através da conexão destas ferramentas aos índices dos motores de pesquisa.
Enfim, a minha questão para vocês é só perguntar a vossa opinião com a sugestões dele e o que pensam de tudo isto.
FRED
Tema: CMOs: Tendências e Estratégias
Ouvinte: Se és profissional de marketing, então sabes que nem sempre é fácil mantermo-nos atualizados com as últimas tendências, certo?
Hoje, no nosso podcast, vamos falar sobre os problemas que os CMOs enfrentam e como avaliar as oportunidades que estão a surgir no mercado.
Contexto: Vivemos num mundo em constante mudança, onde a volatilidade económica e a incerteza afetam diretamente os orçamentos de marketing.
Além disso, é importante estar a par das últimas tendências e inovações para garantir o sucesso das campanhas publicitárias, como a crescente relevância da Inteligência Artificial
Quais são então os principais desafios que os CMOs enfrentam atualmente:
- Redução dos orçamentos de marketing: Devido à volatilidade económica e incerteza, alguns CMOs estão a reportar cortes nos seus orçamentos e um crescente pessimismo em relação à economia mundial, segundo a última edição do The CMO Survey realizado pela Deloitte e American Marketing Association.. Cerca de 4 em cada 10 responsáveis de marketing mostraram-se menos otimistas em relação à economia mundial em comparação com o trimestre anterior.
- Pressões da inflação que impactam a maioria dos CMOs: 52% destes responsáveis afirmam que tiveram uma real redução nos gastos com marketing nas suas empresas. As empresas de produtos B2B são as mais afetadas, com quase 6 em cada 10 (58,3%) a relatar diminuição no seu budget de marketing devido à inflação.
Curiosamente, segundo o estudo The CMO Survey, as marcas de internet pura, parecem estar mais protegidas, melhor preparadas das pressões inflacionárias.
3. Adaptação às mudanças nas políticas de privacidade: isto porque com o aumento da preocupação com a privacidade dos dados dos utilizadores e a implementação de leis de proteção de dados, como o RGPD na União Europeia, os CMOs enfrentam o desafio de ajustar as suas estratégias de marketing e publicidade para garantir a conformidade e a segurança dos dados. Isso pode exigir a revisão das práticas de segmentação e rastreamento, bem como a adaptação a novas tecnologias e abordagens que respeitem a privacidade dos consumidores.
Há também a perspetiva das oportunidades e tendências em ascensão, como a utilização da Inteligência Artificial para segmentação de anúncios.
- Inteligência Artificial (IA) para segmentação de anúncios: as marcas estão à procura de inovações e tendências para se destacarem. Uma das áreas em foco é o uso da IA para segmentação de anúncios. Esta tecnologia tem o potencial para melhorar a eficiência e o desempenho das campanhas publicitárias.
- Dicas e orientações da Meta para anúncios no Facebook e Instagram: A Meta lançou duas novas séries de vídeos com dicas e orientações para ajudar as marcas a otimizar as suas campanhas publicitárias no Facebook e Instagram. No entanto, é importante lembrar que muitas plataformas se posicionam como líderes de opinião na área de informação e educação para depois venderem os seus próprios produtos ou aumentarem os seus lucros com publicidade. Ao utilizar as informações fornecidas pela Meta, as marcas devem ter em mente os seus objetivos e avaliar cuidadosamente o investimento em publicidade nas plataformas de mídia social.
- O marketing de influência continua a ser uma tendência em crescimento, com as marcas a estabelecerem parcerias com influenciadores digitais para promoverem os seus produtos e serviços. Ao trabalhar com influenciadores, as empresas podem alcançar novos públicos e criar campanhas autênticas e envolventes que aumentam a notoriedade da marca e impulsionam as vendas.
Para finalizar, num mundo em constante evolução, onde a volatilidade económica e a incerteza permeiam o panorama do marketing, todos concordamos que o marketing enfreta desafios significativos.
Com orçamentos de marketing menos robustos, voltamos ao tema da adaptação e da avaliação de novas oportunidades.
Pergunta 1: Quais são as principais estratégias que os profissionais de marketing podem adotar para enfrentar os desafios atuais e prosperar no futuro?
Pergunta 2:Como é que os profissionais de marketing podem equilibrar a necessidade de inovação com as limitações de orçamento impostas pela volatilidade económica?
[RAPIDINHAS, NOTÍCIAS DA SEMANA QUE ACHAMOS MAIS RELEVANTES]
- O Twitter revelou o seu algoritmo de recomendação de conteúdos, ou seja o feed principal, por isso se o Twitter é importante para vocês vejam o que funciona melhor para conseguirem mais visibilidade na plataforma.
- No Twitter, mas já não no Twitter a empresa agora chame-se X Corp. O Sr. Musk alterou hoje oficialmente o nome da empresa de Twitter inc para Xcorp. A Xcorp foi criada e posteriormente aborveu o Twiter. Sim, por agora só o nome da empresa vamos ver se troca tb o nome da rede social
- Por último, na rede social do passarinho, parece que os 500 principais anunciantes do Twitter não terão de pagar pela verificação da sua conta.
- O TikTok está a testar um sistema de afiliados com os seus influencers, onde os influencers ganham uma comissão de 1 a 20% por venda para pordutos no seu programa TikTok Shop.
- O Google Ads e Google Analytics dizem adeus a todos os modelos de atribuição que não sejam data-driven ou last click já em Maio.
- O Google Bard tem agora mais botões para pesquisarem sobre cada tópico de que falarem no chat.
Sobre o Podcast Marketing por Idiotas
O podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.
O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.
Neste episódio

Os Idiotas

Frederico Carvalho
Formador e consultor de marketing digital

Miguel Rão Vieira
CEO @ pkina.com / funis.pt

Diogo Abrantes da Silva
Freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics