O poder do GPT4, o CEO do TikTok e os portugueses na internet – e114s02

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O poder do GPT4, o CEO do TikTok e os portugueses na internet – e114s02

Episódio 114
59:34

Esta semana no episódio 114 falamos do poder do GPT4, do CEO do TikTok e os portugueses na internet.

Episódio de: 29 de Março, 2023

Download do podcast

A servidoresverdes.pt que já está online e já se podem criar o vosso website. 

 

Na servidores verdes.pt é feita uma avaliação personalizada para cada cliente de forma a evitar um consumo desnecessário de recursos ou mesmo que paguem mais por algo que não necessitem. 

 

Para saberem mais, basta entrar onde? Servidoresverdes.pt e deixarem o vosso contacto.

 

MIGUEL

O Poder do GPT-4 é escrever…ou ler?

Ontem vi um meme que o Luis Menezes colocou no nosso grupo whatsapp em que mostra 2 quadrados.

No primeiro quadrado vemos uma pessoa a dizer a um colega:

A inteligência artificial transforma este bullet point num email longo que eu posso fingir que escrevi.

No segundo quadrado vemos a pessoa que recebeu o email a dizer a outro colega:

A inteligência artificial cria um único bullet point deste email longo e eu posso fingir que o li!

Penso que este meme mostra mesmo muito bem o impasse em que nos encontramos e o quão confusos estamos em relação à inteligência artificial.

O GPT-x trouxe com ele a capacidade de todos nos tornarmos escritores…todos podemos começar a escrever longos artigos de blog e a sermos criadores de conteúdo com imensa informação e detalhes incríveis.

A grande questão é:

Será este o verdadeiro valor do GPT-4?

Será que o verdadeiro poder é dar-nos capacidade de criarmos imenso texto e bombardearmos todos os que nos rodeiam com text-walls?

O valor é criarmos muito barulho no nosso blog para que os motores de busca indexem o nosso site…? 

Será mesmo que em 2025 as pessoas pesquisam no Google da mesma maneira?

Ou o valor está em ajudar-nos a resumir todo o ruído que existe à nossa volta em informação simples e condensada que conseguimos absorver e nos ajuda a resolver um problema?

Aquele meme mudou algo em mim…ou pelo menos na minha percepção da AI.

Ontem vi também à noite uma masterclass com o NEIL DEGRASS em que ele referia uma frase dita por Einstein que foi algo deste género:

Com o expandir da esfera do nosso conhecimento, também expande a esfera da nossa ignorância.

Ou seja…neste momento estamos perante uma revolução no conhecimento humano, ninguém tem dúvidas disso… e com este desenvolvimento também surgem novas perguntas.

Estamos numa nova fronteira entre um mundo antigo e um mundo novo.

Estamos num momento de enorme incerteza em que ninguém sabe o que vai acontecer no próximo ano…apenas podemos ter uma ideia do futuro.

A escrita por inteligência artificial foi uma ferramenta incrível e uma vantagem competitiva…quando mais ninguém a usava e podiamos “fingir” que tinhamos sido nós a escrever.

Será que neste momento vai fazer sentido criarmos conteúdos às pazadas gerados por inteligência artificial?…que na realidade depois vão ser novamente resumidos por inteligência artificial por ninguém ter paciencia para os ler…a não ser a própria inteligência artificial que os criou? 

Nesta nova fronteira confesso aqui para os nossos ouvintes que nunca me senti tão confuso.

Sinto-me cada vez mais ignorante face ao que se avizinha daqui a 1 ano…

Será que uma landing page ainda faz sentido daqui a 1 ano?

Será que escrever um blog com objectivo de SEO para atraírmos visitantes, criarmos relação e depois uma venda ainda vai fazer sentido?

Será que escrever livros que depois vão ser engolidos por AI ainda faz sentido?

Será que faz sentido a gritaria online que se aproxima, com milhões de pessoas a criar conteúdos?

Porque motivo quero eu ver um artigo num blog ou site, se posso pedir também à inteligência artificial que escreva um para mim, mais adaptado à minha realidade?

Será que a inteligência artificial veio para aumentar o volume ou para tornar a música mais suave para os nossos ouvidos?

Acredito que enquanto marketeers vamos descobrir o caminho desde que continuemos a focar-nos em melhorar a vida e as experiências das pessoas com os nossos serviços…e isso pode implicar esquecermos muitas das táticas e ideias do passado que tanto valorizamos.

Esta foi apenas uma refleção de uma noite mal dormida e deixo também no site do marketingporidiotas.pt um excelente artigo que li de CHRISTOPHER BRENNAN no site sifted.eu e que fala sobre este tema.

Pergunta para o estimado painel:

O poder da inteligência artificial está em escrever ou em ler e interpretar?

Miguel Rão Vieira

 

Diogo

Bem isto hoje vai parecer um pouco de revista cor de rosa mas cá vai… Esta semana para evitar que tenham de ver as 5 horas da audiência do CEO do TikTok  o Sr. Shou Zi Chew no congresso norte-americano trago-vos um pequeno resumo e alguns pontos interessantes para falarmos aqui hoje ( e não, não foi o chatGPT que fez o resumo, na verdade assisti durante horas às várias questões).

 

1º de tudo deixem-me dizer que ao contrário do que aconteceu na audiência com o Mark Zuckerberg, ou marco para os amigos, os membros do congresso estavam muito mais bem preparados para esta audiência. Houve claro questões para o CEO do TikTok como: “ TikTok quando estou em casa tem acesso à minha de rede de Wi-Fi” o que sim pode parecer ridículo e que muitos vídeos foram feitos como sendo uma questão ridícula se fosse isolada, mas não era uma questão isolado porque o que se espera é uma resposta afirmativa para uma segunda questão relacionada que foi: “o TikTok tem acesso a informação aos dispositivos que estão na minha rede de WiFi”. E digo-vos meus amigos que a questão n foi respondida com um claro não mas sim um: “acredito que não mas fazemos o mesmo que várias outras empresas no meio”. 

 

Então a audiência rondou sobretudo à volta destes 3 pontos:

A influência da China sobre a empresa, onde o CEO esclareceu que a empresa TikTok está sediada em Los Angeles e em Singapura. E que na BitDance, a empresa mãe do TikTok, 60% dos seus acionistas são investidores globais e dos 5 membros da administração 3 são Americanos. Ele referiu também que o TikTok em si, não está disponível na china. Ou seja, referindo a separação que há entre as duas empresas a versão Chinesa a Douyin (também controlada pela ByteDance). Contudo, no mesmo dia, no WSJ saiu uma notícia de como a China poderia se opor à venda forçada do TikTok segundo uma representante do ministério do comércio chinês. Mas o CEO do TIkTok referiu, e isto é importante, porque é crime mentir para o congresso, uma das razões pela qual temos muitas vezes respostas evasivas, que a informação na aplicação nunca foi alvo de influência do governo Chinês. Contudo, referiu também que a influência de governos sobre redes sociais não é só no TikTok, ou seja, para ficar na ideia que o próprio FB foi alvo de manipulação nas presidenciais independente de quem está à frente da empresa.

O outro ponto principalmente abordado foi a Preocupação com a privacidade com várias questões relacionadas à privacidade dos mais de mil milhões de utilizadores ativos por mês da plataforma. Onde o CEO do TikTok referiu várias vezes o projeto Texas que pretende exportar toda a informação dos 150 milhões de cidadãos americanos para servidores em solo americano e não foi referido na audiência mas existe um projeto semelhante para a União Europeia com o nome Project Clover. Mas até ao momento estes projetos ainda não estão implementados. Portanto, qualquer questão relacionada com a privacidade levava com a resposta do project Texas.

Por último, o outro elefante na sala mais falado foi o conteúdo perigoso, sobretudo para menores. Onde foi mencionado um post que tinha a mensagem subliminar de que queriam dar um tiro naquele dia a um membro do congresso. Aí a resposta foi muito clara do CEO do TikTok (assim que ele conseguiu falar) do empenho deles em remover conteúdo como esse mas que é um problema de todas as redes sociais. 

Por último o CEO do TikTok terminou o seu discurso com 4 promessas:
1.  Segurança para os teenagers como prioridade

  1. Firewall que protege os dados dos estados unidos de qualquer interferência de fora
  2. Nenhum governo manipolarizá o conteúdo do TikTok
  3. Serão transparentes sobre o seu motor de recomendação e utilização de dados para empresas externas

Tenho duas questões que podem pegar aqui… 

  1. Na audiência deu-me muito uma sensação de perseguição a uma empresa privada que tenta simplesmente sobreviver só que por pertencer parte a uma empresa chinesa aprece estar a ser perseguida? O que acham? 
  2. Outra questão na verdade vem de um dos congressistas que questionou porque n há este problema com conteúdo perigoso no Douyin? Como conseguem eles controlar isso na China e não no resto do mundo?

https://www.aljazeera.com/news/2023/3/23/key-takeaways-from-tiktok-ceo-shou-zi-chew-congressional-hearing 

 

                                                                                                                         

FRED

Olá ouvintes, hoje vamos falar sobre um tema que está a impactar o futuro de Portugal e a forma como vivemos e trabalhamos: a transição digital!

Deixem-me começar por dar-vos o contexto: A Portugal Digital, uma iniciativa do governo, apresenta hoje os resultados do estudo do potencial económico da transição digital em Portugal, realizado pela Deloitte, num evento onde serão debatidas as oportunidades e desafios dessa transformação. Será ainda revelado o resultado da análise da IPSOS com um inquérito ao tecido empresarial sobre o digital.

À hora que estamos a gravar e a emitir ao vivo no Youtube, ainda não foram divulgados os dados, mas eu estive a ler o projeto “Portugal Digital: Moving Forward to a Digital Nation”, criado em 2022, que resume a estratégia abrangente do país para enfrentar questões importantes, como inclusão digital, transformação das empresas e digitalização da administração pública.

Alguns factos interessantes: Atualmente, 22% da população portuguesa está excluída digitalmente, e 48% não possui competências digitais básicas. 19% da população portuguesa nunca usou a internet. A média na União Europeia é de 9%

Entre 2022 e 2023, foram projetadas iniciativas como a Academia Portugal Digital e o programa Emprego + Digital 2025 para promover a formação e inclusão digital. 

A estratégia também aborda a transformação digital das empresas, com foco nas PMEs.
Em 2019, apenas 40% das empresas portuguesas estavam online.

Curiosidade saiu hoje um estudo da União Europeia, não relacionado com o primeiro tema, que refere que população portuguesa ainda compra menos online e pensa cada vez menos na forma como os seus dados pessoais são utilizados. 

Na área do comércio eletrónico, a pesquisa mostra que os consumidores estão cada vez mais expostos a práticas injustas. As três mais reportados foram a publicidade personalizada, como referiram 76% dos inquiridos a nível europeu, a publicidade escondida em resultados de pesquisa (75%) e as análises de consumidores desonestas (69%).

O Scoreboard de 2023 para o consumo, coordenado pela Comissão Europeia, mostra que os consumidores estão cada vez mais expostos a práticas injustas no comércio eletrónico. 

A União Europeia pretende acelerar a resolução destas preocupações e implementou uma estratégia que inclui iniciativas de certificação de cibersegurança, privacidade, acessibilidade e sustentabilidade.

Em resumo, estou curioso para saber os resultados da apresentação que será divulgada hoje e para compreender melhor o impacto da transição digital nas empresas portuguesas. Portugal está no caminho certo para se tornar uma nação digital líder na Europa, com foco no desenvolvimento de competências e no apoio às empresas. Fiquem atentos às novidades e até à próxima!

Pergunta 1: Quais são os principais desafios e barreiras que as empresas portuguesas enfrentam na adoção de tecnologias digitais e como podem ser superados

Pergunta 2: Como é que a cibersegurança e a proteção de dados pessoais podem ser priorizadas no processo de digitalização em Portugal, garantindo a confiança dos cidadãos e empresas no ambiente digital?

 

[RAPIDINHAS, NOTÍCIAS DA SEMANA QUE ACHAMOS MAIS RELEVANTES] 

Sobre o Podcast Marketing por Idiotas

podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.

O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.

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Temas no podcast

01:07
Temas
47:10
Rapidinhas

Neste episódio


Orador 2
Olá a todos bem-vindos ao Podcast marketing por idiotas. Neste episódio temos na ementa, os grupos do Facebook estão vivos ou mortos. O estado do comércio electrónico e as tendências para 2023 da Shopify. Por último, a inovação para sobrevivência já sabem para ficarem a saber tudo sobre este Tema. As novidades do marketing desta semana deixei de ficar por aí. Ora, muito bem, sejam então muito bem-vindos a mais um episódio, ninguém sabe qual é do podcast marketing por idiotas o vosso podcast onde falamos sobre marketing, negócios e tecnologia não falha no podcast temos todas as semanas os 3 temas da semana que já mencionei. Temos também as rapidinhas, ou seja, são as notícias da semana mais relevantes e, por último, a ferramenta da semana ou O Jogo da estatística onde o. Ricardo Olá. O.
Orador 4
Pouco alô o Fred.
Orador 5
E o Miguel alô.
Orador 2
Competimos entre nós precisamente com um dado interessante e também para fingirmos que sabemos alguma coisa. Já sabem tudo ISTO em marketing por idiotas.pt, onde podem consultar todos os links, notícias e temas e agora também temos um novo subdomínio, YouTube, ponto marketingdietas.pt onde podem vislumbrar 2 a 3 episódios pode variar bastante, mas estão lá. Os nossos episódios estão lá também, as nossas carinhas de trocas sem mais demoras e pessoal que NOS está a ouvir pela primeira vez e que ouviu estas pela primeira vez, nós repetimos todas as semanas quem já é repetente. Obrigado, então agora ouvir o nosso podcast. Já souberam avançar aqueles 15 segundos isso. Sociais para chegarem aos temas Miguel, vamos falar de uma rede social que eu pensava que já estava extinta. Uai o Facebook.
Orador 5
É verdade. Alguns dos nossos ouvintes também já sabem que faltam 15 minutos para a Frente para apanharem conteúdo de de maior qualidade a partir deste momento.
Orador 2
É Deus e Eddie segundos, não disse não, disse minutos e segundos não podia. Não podia ter dito minutos sem querer.
Orador 5
OK olha, vamos a querer exato olha eu esta semana trago este este Tema do grupos do Facebook estão vivos ou mortos? Eu adoro estes temas ao vivo do vivo ou morto, porque eles têm sempre imensa discussão e volta sempre aqui umas discussões. Interessantes, todos nós já ouvimos que A Rede Social Facebook está morta, que ninguém vai lá, que é o que é o Sol pessoal. Se o pessoal já só tem conta porque nunca se deu ao trabalho de fechar que toca, que é o Instagram também o é e o Twitter não era, mas passou a ser e agora é pelo pelo número de seguidores. Nós vamos tendo, não é o meu equipa e de análise para perceber se o Facebook está vivo ou morto. Sempre foi o meu dia de anos e eu há 7 anos atrás tinha tipo 300 e tal pessoas a darem umas. Tens desde aí o número todo vem sempre caindo todos os anos e agora tenho para. Aí umas 7. ISTO para mim, só pode querer dizer 2 coisas. O Facebook está a perder utilizadores activos e que interagem com a plataforma. Ou então é a minha popularidade que está a descer? Em queda e. Eu Não quero acreditar na segunda hipótese, por isso vou acreditando.
Orador 2
É exato, então vou fazer aqui o repto. Aliás, deixo este desafio a todos os nossos ouvintes. Irão nosso grupo do WhatsApp e dizer quantas pessoas desejaram os parabéns no seu feed para tirarmos este limpo. Ou seja, será que a popularidade do Miguel está pelas ruas da amargura? Muito. Ou será que o Facebook está com menos utilizadores activos? Pode ser um misto dos 2, é isso que vocês podem comentar em W ponto Math por idiotas.pt.
Orador 5
Eu também espero vocês quando é quando é que foi a última vez que deixar os? Parabéns a alguém.
Orador 2
No Facebook Eu Não tenho Facebook já.
Orador 5
Sabes que eu?
Orador 3
Tinha eu durante uns tempos, eu tinha um bote automático instalado no Chrome. Já estava automaticamente. Quando é que a pessoa fazia?
Orador 5
Ei EI isso já.
Orador 3
Anos não ainda tenho instalado porque nunca mais.
Orador 2
Despertaste uma faca no Coração de tanta gente neste momento, cumprimentos. Orador Mas o que ISTO é giro, isso é?
Orador 3
Esta e não existe ainda existe, mas só ESP. Então é assim, aquilo tinha uma versão em que eu podia escrever 3 frases completamente. Então, quando o sistema detectava que a pessoa fazia antes, ele rodava as frases diferentes para cada um dos utilizadores.
Orador 4
É isso.
Orador 3
Juro aquilo era máximo de. Sucesso depois começou me fartar por um. Motivo que foi o seguinte, que é aquilo. Quando o sistema automático itens um grupo grande, as pessoas respondem é, é aí é que há.
Orador 5
As pessoas respondiam. Te que tu ficavas irritado?
Orador 3
Um problema aí. Aí está um problema porque?
Orador 2
E lá ficava a.
Orador 3
Na resposta, tu já és obrigado a ir lá pronto, então para com isso, porque pensei. É giro resultou mas. Pronto era só. Ainda está aí, mas ainda existe, sim.
Orador 2
Meu Deus, que faca no Coração.
Orador 4
E será que ISTO se compara aos parabéns quando mudamos de profissão no LinkedIn?
Orador 2
Eu acho que é um bocado.
Orador 3
Também dá para automatizar?
Orador 2
Muitas felicidades, votos de muito sucesso, cara de meter mais um.
Orador 5
Sim parabéns do novo no novo desafio aqui que o parabéns pelo seu aniversário de emprego.
Orador 2
Há exato esse médio?
Orador 5
É só uma fase qualquer.
Orador 4
Bem, mas não, não não desfocar. Eu acho que AO pessoal do WhatsApp eu gostava muito de perceber também o qual o número de parabéns que eu também vou ver. O número de parabéns que que recebi da última vez.
Orador 2
Que ainda recebe.
Orador 3
Mas eu Diogo, o Miguel já acabou, não?
Orador 4
Não, não, não.
Orador 5
Era só era só.
Orador 2
ISTO ai era então Obrigado, Miguel.
Orador 5
Mas queria só dizer que aqui do que aqui dos meus 3 ilustres ninguém me deu os parabéns no dia de anos, mas é pá, vamos continuar. Vamos continuar desde.
Orador 2
Olha, eu falhei, Diz Que Não tenho Facebook, tenho falhado muitos aniversários.
Orador 5
Mas eu também e por acaso tenho sentido. Isso neste vídeo já não dou?
Orador 4
Eu dei no Facebook Miguel tu é que.
Orador 2
Não viste e falar escrever agora? Tá lá, parabéns atrás.
Orador 5
É, eu faço a 24 de Dezembro, ele vai lá meter. A 24 de Janeiro olha. Mas pronto, eu olha eu já não abri o Facebook. Há uma data de tempo até que me acontece intenções, nem intenções têm vai bem, não vamos descambar. Eu prometi que esta semana me apertar bem, que não ia começar aqui a disparatar, mas pronto.
Orador 2
Bombas força.
Orador 3
Interessa a intenção Miguel.
Orador 5
A esta semana passada houve uma coisa que me fez voltar à plataforma, o nosso ouvinte. O Luís Menezes experimentou, gostou e depois perguntou-me se podia promover o bem. Tweets by Leads cria a tua página de inteligência artificial e um minuto a já lhe. Orador Tinham, estou a gozar.
Orador 1
Minha mãe qual é o link?
Orador 5
Estou a gostar muito, sério? Basilides.com.
Orador 2
OK boa.
Orador 5
Ponto com o. E eu pronto, eu lá e disse que sim, e ele começou a fazer aqui uma promoção e de repente, a plataforma começou a aumentar exponencialmente o número de utilizadores a cada 7 ou 8 minutos, vinha um novo utilizador registado como a landing page criada na plataforma.
Orador 3
Mas com link da filiava?
Orador 5
Não, não, eu por acaso eu ia dizer isso a seguir Luís, nem penses que vais receber link? De afiliado à.
Orador 2
Vais receber directamente uma quota na empresa.
Orador 5
Exatamente exatamente a mas pronto era 778 minutos, vinha um novo, uma nova pessoa que se registava no site. Ia confirmar o e-mail e a seguir criava uma landing page. Ou seja, não é uma lide, não é uma, sequer uma visita era mesmo. Um registro bom. No total entraram 60 utilizadores novos no espaço de 1 dia. Eu fui logo falar com o Luiz, é pá Luiz, diz-me O Segredo, que é que está a passar o que é? Fizeste e ele disse basicamente como informação num grupo de Facebook, onde está que tem o Tema de marketing digital mais Patric managers e que tem cerca de 2000 membros. OKO Post que ele colocou era muito simples, tinha ali um link para a página e dizia que tinha encontrado ali 11 plataforma que criava landing pages, etc. Ai eu fui fiquei completamente pasmado porque nós fizemos aqui as contas. 2000 utilizadores Eu Não sei quantas visualizações do Post é que existiram, mas 97 pessoas visitaram a página. O que são? 4% desses 2000 desses desses 9762 inscreveram-se, o que significa uma taxa de conversão de 63%. OK, foram 60 num só dia e depois 2 ou 3 NOS dias a seguir, já não estou a contabilizá-los Paulo e não me chatear. Basicamente ISTO foram resultados, foram resultados 100% orgânicos grátis e no Facebook, claro que nós, assim que vimos ISTO, fomos logo replicar a estratégia para outros grupos e começamos a ter mais inscrições orgânicas. OKO que me levantou logo a questão, então, mas ISTO os grupos Facebook, ISTO está vivo ainda não é? Eu já pensava que os grupos estavam estavam. Podes? Eu vim ver aqui algumas estatísticas e tenho aqui algumas muito rápidas. 1.8 biliões de pessoas utilizam Facebook groups, 400000000 de pessoas estão em grupos que consideram terem significado. Há. O Facebook redesenhou a experiência para ficar mais focada de conteúdos vindos dos grupos que têm mais ricos neste momento e menos dos amigos, o que parece ser resultado aqui para para aumentar o número de grupos. 50% dos utilizadores do Facebook fazem parte de 5 ou mais grupos. Existem dezenas de milhões de grupos no Facebook, os principais grupos são engagement acima de 80%. Posto ISTO, pessoas para o painel. Vocês tinham esta ideia que os grupos Facebook estavam vivos. Qual é a percepção vivo ou morto? Vale a pena insistirmos. Hoje em dia ainda criamos grupos de Facebook para as nossas comunidades. A existimos esta estratégia e tática de marketing e como é que podem as marcas ter presença nestes grupos? Queria saber a vossa opinião.
Orador 2
Muito bem, não sei, Diogo, força.
Orador 4
Oo Miguel confirme uma coisa, mas tu me distes o tráfego e o tráfego vinha com referência de Facebook ou estás só deduzir porque?
Orador 5
Todo todo no Facebook.
Orador 4
Porque foi a única partilha? Vinha tudo Facebook.
Orador 5
Foi a única foi a Unica partida. Nós ainda não tínhamos começado a fazer a nossa, a nossa. Nós ainda não fizemos campanhas sequer nós basicamente falar, falei com o Luís, ainda estávamos
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