O novo Google AI Overview, scams no Google Ads e vozes por IA – e202s01

podcast-marketing-portugal-por-idiotas

O novo Google AI Overview, scams no Google Ads e vozes por IA – e202s01

Episódio 202
52:05

Neste episódio falamos do novo Google AI Overview, scams no Google Ads e vozes por IA.

 Episódio de: 23 de Maio, 2024

Download do podcast

 

Grupo de WhatsApp: https://w.marketingporidiotas.pt 

MIGUEL

Alerta Idiota: 2 SCAMs do Google Ads!

Há uns anos atrás estava na esplanada com uns amigos e recebi uma chamada… no telefone dizia Google.

Foi um daqueles momentos mágicos em que uma pessoa até diz ao pessoal: “Desculpem, tenho de falar com o meu contacto na Google” e levanta-se.

Naquela altura receber uma chamada de alguém da google, o maior motor de busca do mundo,  parecia ser uma loucura…hoje em dia atender a chamada é que é a verdadeira loucura.

Esta semana eu trago um ALERTA para todos os que utilizam Google Ads para promoverem os seus negócios online.

Se receberem uma chamada telefónica de alguém que diz ser um representante Google especializado em estratégia e que quer falar sobre a vossa conta de anúncios o meu conselho é que desliguem imediatamente a chamada.

Vou falar-vos de 2 situações online que já custaram milhares de euros a pessoas inocentes.

O 1º é claramente um esquema.

  •       Recebem uma chamada

 

  •       A pessoa com quem estão a falar diz ser um representante Google e depois pede-vos para acrescentarem o seu email na lista das permissões na conta.

 

  •       A partir daí a pessoa cria grupos de anúncios escondidos dentro das vossas campanhas para promover os seus próprios sites e esquemas e quem paga são vocês!

 

  •       Um representante real  da Google já tem acesso à vossa e nunca vos pede dados de acesso ou para que coloquem os seus dados;

 

O 2º não é um esquema…mas parece.

  •       Recebem uma chamada

 

  •       A pessoa com quem estão a falar é *mesmo* um representante Google e pede uma reunião;

 

  •       Ele vai dizer-vos que o motivo dessa reunião é que a sua campanha está a ter uma performance abaixo do possível e que é urgente fazer uma reunião para evitar gastos desnecessários;

 

  •       Se vocês hesitarem ele diz que nessa reunião vai explicar passo a passo como resolver todos os problemas da campanha para que a campanha comece a “performar”;

 

  •       Esta ajuda é da Google e é grátis.

 

  •       Vocês entram nessa reunião começa a dar-vos todo o tipo de dicas para activarem todas as opções de alta conversão do Google;

 

o   Lances automatizados para cliques sem limites de custo por click;

o   Activar google display e parceiros em todas as campanhas;

o   Meter todas as palavras-chave em amplas…

 

 

  •       Pede-vos também para aumentarem os investimentos diários da campanha com a ideia de que as conversões vão aumentar mais do que exponencialmente…;

 

  •       Nesta altura…se vocês trabalhavam com uma agência ou freelancer que configurou a campanha começam a pensar: Bem que grande tótó eu fui contratar!! Estas opções mágicas estavam todas desactivadas!

 

  •       Activam todas as opções em menus que não conheciam e nunca mais vão conseguir ver sozinhos e …

 

  •       Passado 1 mês gastaram mais que o dobro do vosso budget com metade dos resultados;

 

  •       E agora…? Seguiram os conselhos da Google, gastaram mais dinheiro e tiveram menos resultados? Será que têm direito a reclamar?

 

Não, não tem direito a reclamar nem a pedir indemnizações.

Mas a Google não se responsabiliza por ter dado dicas erradas?

Não…porque as dicas nem foram dadas pela Google!

Os Google Representatives não são colaboradores da google, mas sim de agèncias de marketing digital que trabalham com a google.

O objectivo deles é ajudar as pessoas a começarem a utilizar o Google Ads, mas com o tempo, surgiram relatos de utilizadores a queixarem-se de que estes representantes são agressivos nas vendas e que o seu único interesse é fazer com que gastemos mais.

Todos os Representantes Google são maus?

Não, confesso que no principio apanhei alguns bons e que ajudaram a resolver problemas nas campanhas e na conta.

Hoje em dia?

A minha opinião é que sim…são perigosos.

O maior perigo é que todos os conselhos são com o objectivo de nos fazer gastar mais, e não propriamente de optimizar as campanhas.

E depois das alterações serem feitas, 2 ou 3 meses depois o representante google muda…

Ou seja quem deu as ideias brilhantes já não está cá para responder por elas.

Mas o pior de tudo é o seguinte:

  •       Quando uma conta de anúncios está a ser trabalhada por uma agência eles telefonam primeiro para a agência;

 

  •       A agência não é obrigada a aturar isto…e se decide ignorar começam a fazer chamadas para o cliente;

 

 

  •       E nessas chamadas (e emails) para o cliente onde está identificada a Google, o representante diz ao cliente que a sua conta está a ser mal gerida e que existem hipóteses para melhorar;

 

  •       Esta táctica semeia o medo, a desconfiança e dúvidas sobre a qualidade do serviço de quem está a gerir a conta.

 

O número de reclamações tem aumentado e a Google vai-se desculpando no X…

Agora as questões para o painel:

  •       Já foram contactados por estes estrategistas?
  •       Acham que isto é um esquema?
  •       A google está a quebrar a relação de confiança com agências e profissionais de marketing?

 

https://danieldiosi.com/2023/08/02/new-google-ads-scam-the-fake-strategist-exploiting-your-trust-and-accounts/

https://support.google.com/google-ads/thread/227127346/google-ad-reps-are-harassing-my-clients?hl=en

https://www.adido-digital.co.uk/blog/google-reps-a-cautionary-tale/

 

 

DIOGO

A semana passada aconteceu o evento da Google para programadores o conhecido Google IO e então não poderia deixar de falar do lançamento que aconteceu do Google AI Overview, ou seja, respostas de IA no motor de pesquisa Google e queria falar convosco sobre o futuro na Google com estas respostas e se vamos abandonar este motor de pesquisa.

 

 Para contexto, o Google IO é uma conferência dedicada a programadores e entusiastas onde a Google tem a tendência de lançar novas melhorias aos seus produtos e apresentar novidades. Foram na verdade lançados vários novos produtos da Google sobre IA, mas vou-me focar no lançamento oficial do Google AI Overview onde o motor de pesquisa utilizará IA para responder às pesquisas para lá dos links que apresenta e que está a partir desta semana ativo para todo o mercado americano.

 

Então de dizer que na verdade para os utilizadores que quisessem,  já era possível visualizar as respostas da IA da Google no motor de pesquisa pelo nome de Search Generative Experience (ou SGE) mas agora todos os utilizadores nos EUA têm acesso a este tipo de resultados. 

Neste tipo de respostas com o AI overview há várias nuances importantes que quero falar, como o facto de não haver um AI Overview em todas as pesquisas, parece que até ao momento são sobretudo pesquisas complexas onde o sistema não tenha uma boa resposta nos resultados de pesquisa. Mais, segundo a Semrush, cerca de 0,4% das pesquisas em desktop e 0,57% das pesquisas em mobile contém neste momento respostas com IA. Ou seja, ainda há poucas pesquisas afetadas. 

Outra nuance engraçada é que desde o aparecimento do Google AI Overview, nos fóruns da Google estão a aparecer cada vez mais questões de como desligar esta opção e meus amigos… A resposta é que não a podem desligar. 

Mas outro ponto e onde mais me quero concentrar, é a o facto de algumas respostas da IA da Google serem erradas e fora de contexto como a resposta para a pesquisa “como dissolver a pedras nos rins” onde o motor de pesquisa respondia que a pessoa devia beber 2 litros de urina todos os dias.

 E isto leva-me à questão, que quero pensar com vocês e com os nossos ouvintes no grupo de Whatsapp que é se a Google não está com estas respostas por IA a arriscar a sua reputação e levar utilizadores a abandonar a plataforma? Passo a explicar,  a reputação da Google e o serviço é algo relacionado com confiança, confiança que nos pode dar resultados possíveis e o utilizador escolhe o resultado que quer ou que pensa ser a melhor opção. Contudo, com as respostas por IA, parece haver uma transição de responsabilidade porque é a própria Google a gerar a resposta e essa resposta, neste momento, pode estar muito errada.  Será que isto não vai levar utilizadores a abandonar a Google?

Já há vários utilizadores a quererem abandonar a Google ou hacks para parar este tipo de resultados, ou seja, já parece ser uma pequena tendência. O que acham?

Deixem-me só acrescentar que há também aqui outro problema para os anunciantes porque  neste momento os anúncios aparecem por baixo das respostas de IA e há teorias de que isto irá afetar o CPC no motor de pesquisa.

 

https://www.linkedin.com/posts/aleyda_google-ai-overviews-inclusion-are-now-visible-ugcPost-7197940844333555712-0clx

 

Google SGE Recommends You Drink Urine To Pass Kidney Stones Quickly (seroundtable.com) 

Bye Bye, AI: How to turn off Google’s annoying AI overviews and just get search results | Tom’s Hardware (tomshardware.com)

Google IO 2024 Quick Summary and Key Highlights – Geeky Gadgets (geeky-gadgets.com)

 

FRED

 

Caro ouvinte, eu quero a tua voz, quero ouvir a tua dicção, o soletrar das tuas palavras, letra a letra.

Sim, eu quero a tua voz para dizer coisas que nunca disseste e espalhá-las pela internet com fofocas, aliás, vou comercial a tua voz, sem pedir a tua permissão!

 

Ora bem, a OpenAI, a gigante da inteligência artificial, tem sido consistentemente acusada de usar dados e conteúdos sem permissão. A OpenAI tem sido criticada por práticas injustas, como o uso não autorizado de conteúdos para treinar os seus modelos de linguagem.

 

O New York Times, escreveu um artigo onde dois atores de voz, americanos, descobriram que a Lovo, uma startup, criou clones das suas vozes sem autorização e depois revendeu a quem… Bom, com intermediários ou não, os Voice actors, escritores, programadores e muitos outros criadores estão a processar empresas de IA, como a OpenAI e a Microsoft, por alegadamente utilizarem os seus trabalhos sem permissão para criar ferramentas que podem eventualmente substituí-los. A utilização de conteúdos de jornais e vídeos do YouTube até à raspagem de dados da web, as acusações contra a empresa são sérias e numerosas, com e o principal argumento é o facto de colocar em risco a integridade dos dados de milhões de utilizadores, incluindo crianças.

 

A OpenAI, ao criar vozes e textos sem permissão, está a desafiar as fronteiras éticas e legais. A mais recente visitada foi a nossa amiga de Podcast Scarlett Johansson sobre as suas interações com Sam Altman.

 

“Em setembro passado, recebi uma proposta de Sam Altman, que queria contratar-me para dar voz ao atual sistema ChatGPT 4.0. Ele disse-me que, ao dar voz ao sistema, eu poderia fazer a ponte entre as empresas de tecnologia e os criativos e ajudar os consumidores a sentirem-se confortáveis com a mudança sísmica que diz respeito aos humanos e à I.A. Ele achava que a minha voz seria reconfortante para as pessoas. Depois de muita reflexão e por razões pessoais, recusei a oferta. 

Nove meses depois, os meus amigos, a minha família e o público em geral notaram que o mais recente sistema, chamado “Sky”, tinha semelhanças com a minha voz.

 

Quando ouvi a demo lançada, fiquei chocada, furiosa e incrédula com o facto de o Sr. Altman ter procurado uma voz que soava tão estranhamente semelhante à minha e que os meus amigos mais próximos e os meios de comunicação social não conseguiam distinguir. 

O Sr. Altman chegou mesmo a insinuar que a semelhança era intencional, tweetando uma única palavra, “her” – uma referência ao filme em que eu dava voz a um sistema de conversação, Samantha, que estabelece uma relação íntima com um humano.

 

“Dois dias antes do lançamento da demo do ChatGPT 4.0, o Sr. Altman contactou o meu agente, pedindo-me para reconsiderar. Como resultado das suas acções, fui forçada a contratar um advogado, que escreveu duas cartas ao Sr. Altman e à OpenAI, explicando o que tinham feito e pedindo-lhes que detalhassem o processo exato pelo qual criaram a voz “Sky”. Consequentemente, a OpenAI concordou, com relutância, em retirar a voz “Sky”.

 

Abordámos em anteriores episódios o tema dos deepfakes, mais concretamente a proteção da nossa própria imagem, do nosso próprio trabalho, das nossas próprias identidades, e seja com imagem, vídeo ou áudio, é preciso pensar na transparência e a aprovação de legislação apropriada para ajudar a garantir que os direitos individuais são protegido

 

> Qual é a responsabilidade das plataformas digitais, como os sites de notícias, empresas que têm conteúdo online, ou até na escala do Youtube, em proteger os seus conteúdos contra o uso não autorizado por modelos de IA, e que ações poderiam fazer para reforçar essa proteção?

 

Sobre o Podcast Marketing por Idiotas

podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.

O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.

Ouvir podcast marketing por idiotas

Temas no podcast

03:00
Temas
podcast marketing portugal

Os Idiotas

frederico carvalho podcast marketing por idiotas

Frederico Carvalho

Formador e consultor de marketing digital

Miguel Vieira podcast marketing por idiotas

Miguel Rão Vieira

CEO @ pkina.com / funis.pt

Ricardo Vieira podcast marketing por idiotas

Ricardo Vieira

Senior Business Strategy Developer na Turim Hotels Group

Escreva pelo menos 1 caractere
logo podcast marketing por idiotas
Fale connosco:
WhatsApp Podcast Marketing por Idiotas
spotify Podcast Marketing por Idiotas