
O Instagram segue o TikTok, a personalização nos websites e o custo das invenções do Facebook – e54s01
Neste episódio número 54falamos sobre como o Instagram está a seguir os passos do TikTok, a personalização nos websites e os custos das invenções e experiências do Facebook.
Episódio de: 3 de Fevereiro, 2022
Download do podcast
MIGUEL
https://www.infidigit.com/news/negative-posts-will-be-displayed-lower-in-instagram-feed-and-stories/
Instagram vai começar a penalizar os posts negativos… é uma reação á positividade que se verifica no tiktok?
Isto não devia ter sido aplicado há mais tempo?
É manipulação ou é algo necessário?
DIOGO
Esta semana na Superweek, a Astrid Illum, falou sobre “THE DIGITAL EXPERIENCE – BETWEEN BLINDFOLDS AND OMNISCIENCE” parece complexo mas ela acaba mais por focar a sua apresentação sobre a personalização e o facto de muitos websites continuarem a não corresponder às mais pequenas expectativas de personalização.
Por exemplo, se um utilizador clica num link da nossa newsletter, porque é que quando chega ao site, continua a ver um pop-up de inscrição de newsletter?
Ou seja, mesmo depois de todo este tempo continuamos a ter informação dos utilizadores e a não utilizarmos essa informação.
Ela depois vem falar de algo a que ela chama os portões ou gates, e um portão por exemplo é no fundo fazermos questões ao utilizador ou criando conteúdo que seja identificador do utilizador de forma a ir adaptando o website a essa informação.
Enfim, a minha questão para vocês é: A personalização existe nos sites ou não? Há má personalização e como podemos melhorar? E o que nos está a impedir de usar esta informação?
FRED
Segunda-feira, o Facebook atirou a toalha ao chão da sua planeada moeda digital.
A experimentação e o fracasso podem ser saudáveis.
Para o Facebook e outros titãs corporativos, os “flops” ou caprichos de curta duração não costumam fazer muito mal. (A empresa renomeou-se a si própria Meta, mas vamos continuar a chamar-lhe por muito tempo o Facebook).
Há parceiro de negócios que ajustaram as suas equipas de serviço ao cliente para o Messenger bots, ou investem os seus recursos limitados a fazer vídeos para o Facebook Watch, apenas para que o zelo do Facebook se desvaneça.
Esta dor pode ser o custo inevitável da invenção.
O Facebook aposta a empresa num futuro mais imersivo da Internet, chamado metaverso:
Pergunta: será que ganhamos ou perdemos quando empresas com o poder e influência do Facebook persuadem o mundo a segui-las para um futuro que nunca chega?
Não sei se existe uma reparação para os danos colaterais dos caprichos do Facebook.
[RAPIDINHAS – Notícias de Marketing em Portugal]
- O Google Ads vai dizer adeus às campanhas de Smart Shopping
- Notícias no SuperWeek, o Google Analytics 4 vai lançar product dimensions, taxa de conversão ainda nesta metade do ano
- O Instagram lançou a semana passada “Live in Profiles e Remix Video
- Depois de Joe Rogan, Spotify anuncia regras para criadores de conteúdo
- Um novo estudo de SEO demonstrou que a Google Alterou 61% dos títulos de 81000 páginas analisadas
- Alphabet anuncia uma receita no quarto trimestre de 2021 de 75,3 mil milhões de USD
- Um estudo da Marketing Week Career e do Salary Survey diz que Especialistas em dados são os mais procurados em Marketing
- Expedições de e-commerce aumentam 7% nas promoções e Natal em relação ao ano anterior
- A Percentagem de pessoas que compra online em Portugal sobe para 40% em 2021 – 35%
[FERRAMENTA DA SEMANA]
Sobre o Podcast Marketing por Idiotas
O podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.
O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.
Neste episódio

Os Idiotas

Frederico Carvalho
Formador e consultor de marketing digital

Miguel Rão Vieira
CEO @ pkina.com / funis.pt

Diogo Abrantes da Silva
Freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics