O Impostor do Tinder, o Google Analytics ilegal outra vez e a teoria da agregação e o novo funil de marketing – E56S01

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O Impostor do Tinder, o Google Analytics ilegal outra vez e a teoria da agregação e o novo funil de marketing – E56S01

Episódio 56
55:37

No episódio 56 falamos sobre o Impostor do Tinder, o Google Analytics ilegal outra vez e a teoria da agregação e o novo funil de marketing.

Episódio de: 16 de Fevereiro, 2022

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MIGUEL

  • Esta semana vi o TINDER SWINDLER e não pude ficar indiferente ao sucesso que a série teve… não apenas pela questão das pobres raparigas que pensaram que finalmente tinham encontrado o príncipe encantado, mas também, pela sua vontade de continuarem a utilizar APPs de encontros mesmo depois de um desgosto amoroso, ou de amizade, de centenas de milhares de euros.

Por isso fiz uma pesquisa sobre a utilização de dating apps e como podemos utilizar esta indústria em proveito de uma marca que não pertença diretamente a esta indústria.

 

TAKES FINAIS

  • A inteligência artificial vai fazer parte do mundo dating?
  • Se o dating é tão importante nas nossas vidas…é um local para as marcas terem uma presença forte através de PPC e DISPLAY?

 

 

DIOGO  

  Porque é o Google Analytics ilegal pelo RGPD – parte 2

Então o Google Analytics, a poderosa ferramenta de análise de website que se estimada estar presente em cerca de 86% dos websites online foi então determinada como ilegal na Austria como todos já sabem devido aos episódios passados. Contudo, a novela não acabou aí. 

O CNIL, organismo francês responsável pela proteção de dados, deliberou que o serviço Google Analytics não garante o suficiente para proteger os dados de acordo com a regulação da União Europeia

Então O GA foi considerado ilegal porque enviou informações pessoais como:

E não foi pedido consentimento especificamente naquele caso que foi analisado.
As autoridades de regulamentação de informação dos Países Baixos, da Noruega e Dinamarca também já não aconselham a utilização do GA. Contudo, espera-se muito da decisão da Alemanha sobre o assunto.

Segundo o Thomas Tauchner da Áustria, neste momento a única forma legal de usar o Google Analytics seria através de um servidor europeu no meio que fizesse a conexão e que não permitisse o utilizador conectar diretamente com os servidores da Google. Esse servidor no meio teria que remover ou anonimizar o IP do utilizador ou qualquer outro dado pessoal e só depois enviar essa informação para Google. Por isso, todas as instalações de GA, neste momento, como usam o IP do utilizador, entre outros identificadores pessoais, não são legais. Isto tudo porque mesmo com consentimento do utilizador, a Google é uma empresa que está sobre a diretiva FISA. Isto quer dizer que se o governo Americano quiser pode ir ver informação daquela empresa. 

 

Por último relembro ainda que o Google Fonts foi considerado tb ilegal por absorver o IP do utilizador.  

 

Com isto dito, tenho vindo a pensar… Que com maior privacidade irá diminuir a eficiência na publicidade automatizada. Porque se os algoritmos  não têm informação ou pelo menos se têm menos informação serão menos eficazes. E essa é a minha questão para vocês,  Hoje em dia que contamos muito com a publicidade otimizada de alguma forma nestas plataformas de Google Ads e Facebook Ads será que o trabalho de gestão de campanhas e otimização vai voltar ao que era anteriormente? Tudo manual?

 

FRED

Google, Amazon, Apple, Meta (Facebook), LinkedIn, de acordo com os resultados financeiros reportados, beneficiaram com o efeito da pandemia, gerando um aumento substancial nas receitas da publicidade digital.

 

O digital está sujeito aos efeitos da Teoria da Agregação que define o poder e a alavancagem de entidades que agregam um grande número de utilizadores nas suas plataformas. É o caso do gráfico social do Facebook, da Pesquisa Google, do hardware da Apple e da «loja com tudo» da Amazon.

 

Esta é uma componente chave da dinâmica do «vencedor-conquista-tudo», e o Facebook e a Google estão de facto a levar tudo isto a cabo.

 

O funil tradicional de marketing fazia sentido num mundo onde diferentes partes da viagem do cliente aconteciam em locais diferentes – literalmente. 

 

Poderá ver um anúncio na televisão, depois um cupão no jornal e, finalmente, o produto numa tampa, numa loja física. 

 

Cada uma dessas exposições foi um evento publicitário discreto, que culminou numa venda. 

 

Na Internet, essa viagem é cada vez direta.

 

A Internet está a contribuir para um modelo de negócio excecionalmente resistente: porque o ROI da publicidade de resposta direta é mensurável num grau maior do que a medição da publicidade tradicional. 

 

Os anunciantes podem gastar até ao nível que colocam no valor de um determinado cliente ou transação.

 

O Facebook tem investido no suporte ao cliente e contacto pró-ativo com anunciantes porque está naturalmente disposto a ajudar as pessoas a agilizar processos, persuadindo-as para investir mais, num acompanhamento ágil, porque é aí que reside a sua margem. 

 

Pergunta: ​​Para 2022, o que é que estas Big Tech, especialmente Google, Facebook, Twitter e afins, podem fazer para persuadir as pessoas a investir mais nas suas plataformas de anúncios?

 

 

 

[SHOUTOUT TWITTER / WHATSAPP   ]

Pedro Dias

@Diogo da Silva na Amazon na Alemanha já podes ver os jogos da champions live. A minha questão é, se a Disney+, Netflix e Amazon não irão “matar” com o cinema? Será que a indústria do cinema será um evento de exclusividade e de luxo??😎

 → Relatório do Shopify sobre o futuro do Ecommerce baseado nas análises de dados deles e questionários 

 → The Messy Middle – Google

[RAPIDINHAS – Notícias de Marketing em Portugal  ] 

 

[FERRAMENTA DA SEMANA  ]

Product Hunt é um site americano para partilhar e descobrir novos produtos na área tecnológica. Os utilizadores enviam produtos, que são listados em formato linear por dia. O site inclui um sistema de comentários e um sistema de votação semelhante ao Hacker News ou Reddit. Os produtos mais votados sobem ao topo da lista de cada dia. Em resumo é uma curadoria dos melhores novos produtos, os mais recentes aplicativos móveis, sites e produtos de tecnologia que todo mundo.

 

Sobre o Podcast Marketing por Idiotas

podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.

O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.

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Temas no podcast

02:52
O Impostor do Tinder
13:10
O Google Analytics ilegal outra vez e a teoria da agregação
24:15
O novo funil de marketing
38:12
Rapidinhas

Neste episódio


00:00:02 Olá a todos bem-vindos ao Podcast Martin por idiotas no episódio de Hoje, o Fred vem de falar da teoria da agregação e o novo funil de Martin.
00:00:09 O Diogo vem de falado por que é que o Google analytics é legal pelo IGP the Take 2 e por último, Miguel, a gente falar do Tinder Swingler e derem gaps, este é o Martin priori, fiquem por aí.
00:
00:22 Só International Dating.
00:
00:25 Olá a todos se ajustou muito bem, vindos a mais um episódio do Podcast Martin por idiotas o podcast são todas as semanas o Diogo, o Miguel, Fred e o Ricardo, extremos as últimas tendências, notícias e novidades sobre Martin negócios e tecnologias.
00:
00:39 Procurava um lugar para se manter informado sobre esses temas. Estão no sítio certo? Olá, Diogo, Olá, Olá, Fred e Olá, Miguel, Alô.
00:
00:48 Pessoal, antes de avançarmos no episódio e só para relembrar quem NOS ouve semanalmente, temos ainda momentos além dos temas dos nossos é ilustres.
00:
00:57 Temos o show do Twitter, onde no cinema anunciamos os novos subscritores da nossa conta do Twitter marketing idiota, que é também onde podem interagir connosco EAE também a poderosíssima e sempre útil ferramenta da semana. Não menos importante, as rapidinhas que, ao contrário do que possam pensar, são apenas notícias mais importantes da semana em formato rápido, muito bem, sem mais demoras, vamos lá diretos para os temas. Miguel, eu disse Tinder Swingler, mas para quem não estiver a ver logo o que?
00:01:23 É que é é os meus?
00:01:24 Um, inventor do Tinder.
00:01:25 A pronta k.
00:01:26 Estava meio.
00:01:27 Perdido obrigado.
00:01:28 OKA.
00:01:30 Que é uma é uma série na Netflix, não é uma.
00:01:32 Série e um filme.
00:01:33 Há um filme, um documentário no Netflix.
00:01:37 E não pude ficar indiferente.
00:01:39 O sucesso que.
00:01:40 A série teve a não apenas pela questão das pá coitadas das raparigas, que pensaram que finalmente tinha encontrado o Príncipe Encantado, mas também pela vontade que elas demonstrarem continuarem a utilizar Apple encontros mesmo depois de um desgosto amoroso ou de amizade, num caso de uma delas, que custou centenas de milhares de.
00:01:59 Bem mais ou menos, elas viveram, viveram momentos maravilhosos em que as privadas altas de luxo e festas em Ibiza antes do desfalque bancário, eu geralmente viajo econômica e dormiu Até de Manhã Se Eu te focar.
00:02:10 Na mesma senha para tudo?
00:02:12 Seria parto quando tu falas, não?
00:02:14 Quem é que foi enganado? Miguel tem até enganado.
00:02:15 É exato, atenção, um pequeno disclaimer, um pequeno disclaimer, Eu Acredito que elas foram vítimas de um crime de burla.
00:02:22 A mas também acredito que elas foram vítimas do consumo excessivo de filmes de princesas. Eu vejo todas as semanas ou todos os dias, praticamente conteúdos de Princesas com a minha filha e realmente existe.
00:02:33 Parece que existe aqui umas uma espécie de uma lavagem cerebral que foi imposta. É pá, com esta coisa do Príncipe Encantado.
00:02:39 Finalmente, agora os novos conteúdos já começam a mudar também um bocadinho ISTO, mas Eu Não vou falar disto. A eu fiz uma pesquisa da utilização das day things, Como Eu achei o Tema interessante.
00:02:49 É e como podemos utilizar este indústria em proveito de uma marca que não não pertença diretamente este este mundo? OK, Eu Não estava nada, não estava à espera de um de uma das primeiras coisas que me apareceu nas pesquisas é que foi o papel da inteligência artificial nas épocas de da Tim. OK, não estou a falar apenas de algoritmos que fazem as pesquisas et cetera, mas em tudo.
00:03:10 Eu encontrei um estudo da tire o que está prateado no nosso site vai estar também No No WhatsApp, AO que é uma plataforma de consumo, serviços que entrevistou 1200 pessoas que utilizam da Tim Eps relativamente à utilização da inteligência artificial e machine learning a vocês. Pois bem, um estudo completo no nosso, no nosso, NOS nossos canais, mas Vou Ficar aqui só alguns dados, 56% dos entrevista.
00:03:33 Todos dizem que estavam aqui, inclusive artificial. Surgisse recomeço ex é surgisse recomendações sobre o que dizer no chat das Aplica ações, OK dizer recomendações de respostas tópicos de conversação e ajudar a dirigir a conversa. 69% das pessoas disseram que estavam que uma, inclusive artificial analisasse o seu perfil e aos seus recomendações para se tornar mais atrativo e 70% das pessoas.
00:03:59 Eu quero te amar.
00:03:59 Já me baralhei.
00:04:00 Por acaso o último número era quanto?
00:04:02 69% o Ricardo Ricardo.
00:04:08 Minha mãe é a mulher dos números. Desculpa, eu fiz se repetir, mas porque eu perdi meu meio de números?
00:04:11 Sim 70% dizem que partilhavam de dados sensíveis como dados financeiros, ADN e outras informações relevantes, desde que existe desde que existisse uma promessa de encontrar o parceiro ideal, aquela teoria da privacidade.
00:04:25 Se dissemos que.
00:04:26 É para encontrar o.
00:04:28 Se dissermos que é para encontrar o amor, o pessoal já parecia.
00:04:31 Tudo eh eh pá e eu esta aqui e esta aqui eu acho incrível, 7% das pessoas acabavam uma relação sem inteligência artificial dissesse que era o melhor.
00:04:42 A fazer OK?
00:04:45 Re subir.
00:04:46 Ia a.
00:04:48 Episódio de Mirror, disse.
00:04:48 Black Mary agora para rematar, estudo, 52% das pessoas dizem que querem um parceiro real e não virtual. 31% dizem que um parceiro virtual com com, inclusive se artificial, aparece só te.
00:05:00 Como naquele filme Oo Rimo Horror já não me lembro exato e 16% dizem que querem um parceiro real e outro virtual OK outro baseado na inteligência artificial e eu no passado já tinha ocorrido de promover um perfil de um ginásio no Tinder ou em outras Apps de Dating. No entanto, nunca consegui convencer nenhum cliente aí nessa conversa.
00:05:10 Só faz.
00:05:21 É nesta minha pesquisa, encontrei 11 artigo do Neil Patel. O famoso não é que fala, como é que se pode publicitar nas nas Apps de Dating? E lança também algumas estratégias que eu queria lançar para aqui, para ver o que é que vocês.
00:05:34 Para ver o que?
00:05:34 É que vocês acham a eles, dizem, OK, promover restaurantes para Dating podia ser interessante aqui no caso Ricardo oferecer estadias para 2 pessoas em estilo de Dating, também com o jantar incluído, etc. Ofereceu ao mais.
00:05:49 Ao meio.
00:05:50 Isso 2 pessoas ou mais.
00:05:51 Como é que ficaste man?
00:05:53 2 pessoas pronto, mas como nós não somos binárias e acreditamos e todo todo o tipo de.
00:05:59 Interação sexual é pá se quiserem levar mais, levem mais a bilhetes para eventos, etc. E para os que ainda não sabem, vocês conseguem anunciar facilmente No No Tinder e outros apps através do Facebook e do Google Docs, ou utilizando as audiências e parceiros do Google.
00:06:15 E a questão que eu tenho aqui para o painel. Na realidade, são 3 questões, a Senhora tinha tão importante nas nossas vidas?
00:06:22 É um bom local para as marcas terem uma presença publicitária, mesmo que não estejam associadas diretamente ao Dating.
00:06:29 A aparentemente estamos dispostos a dar dados sensíveis, inteligências artificiais.
00:06:34 Se acreditarmos que vamos ter um excelente resultado, tipo, encontraram o amor. É isso, não é assim, picadinho estranho em relação àquilo que se passou NOS últimos tempos, ali vai privacidade e a última pergunta, será que a inteligência artificial poderia ter impedido os ataques do Tinder Swingler?
00:06:49 E basicamente é.
00:06:50 Isso 3 perguntas que acho que qual é que releva as mais importantes é?
00:06:54 A parte da.
00:06:55 Das de da publicidade?
00:06:57 Eu acho que é a parte.
00:06:58 Das marcas sim das.
00:06:59 Marcas só a primeira, então relembre-me só essa primeira pergunta.
00:07:04 Tu achas que as as cepas de Dating são um bom sítio para uma marca estar, mesmo que não tenha nada a ver com este mundo da Tim para imagina, por exemplo, para uma marca de banho, todos podem ter, não é? Mas uma marca, uma marca de automóveis exatamente.
00:07:16 Imagina marca de automóveis é uma coisa menos.
00:07:20 Uma coisa assim, mais descontextualizada que não esteja logo diretamente relacionada.
00:07:24 Com com amor ou com com ações?
00:07:27 Não tenho.
00:07:27 Mas o carro de lugar, acho ruim. Olha uma coisa que deve funcionar muito. Trabalho de certeza é os astrólogos, aí deve ser mulher, seu negócio.
00:07:28 2 era isso.
00:07:29 Eu Não foi um exemplo, obrigado.
00:07:31 Ficar por favor.
00:07:35 Olhe I Am mas o doutor Caramba.
00:07:38 Não esse tipo, será que a pessoa tem um signo do Zurique, certo, para poder abraçar e despertar O Tigre que há dentro deles sei?
00:07:46 A par Fred.
00:07:47 Foi tudo.
00:07:48 Vê aí e.
00:07:48 Se não está em desdiz é Diogo, desculpa.
00:07:52 Então Ham quando se é para eu acho, eu acho que as marcas estarem nestas Apps de Dating. Se fizer sentido para as marcas, se houver um contexto, é tudo ótimo.
00:08:04 Não vejo, não vejo qualquer impedimento. O problema é Se Eu me recordo bem e já não usa o Tinder, há uns bons.
00:08:12 A mas há Se Eu me recordo bem, não, não é possível segmentar especificamente para aplicação Tinder. Eles usam sobretudo em Portugal a Audience network do Facebook. Pelo menos era assim EEE na Audience Network do Facebook. Se Eu não estou em erro, não conseguimos especificar qual a aplicação.
00:08:32 Faz para date em eps não vais para não vais exatamente que para o.
00:08:35 Eficazmente fraude ainda olhe.
00:08:36 Dinheiro pois, e isso pode ser o que mais mais complexo, não é?
00:08:41 Ham, portanto, sim aí essa essa handicaps mas.
00:08:46 É mas ela.
00:08:46 Está, se fizesse sentido, eu acho que sim ou não.
00:08:48 Vou ver não vai expor, porque são é fun fact é que muito, pelo menos na altura em que utilizava, é muitas das das dos anúncios.
00:08:59 É é pra mim o que vinham era um anúncios muito de aplica ações, portanto, anúncios de é jogos de aplicação.
00:09:08 Não sei porque era muito essa era muito esses tipos de denúncias que eu ouvia pode ser qual grite não esteja otimizar muito para este tipo de anúncios, que são anúncios ao que está a funcionar melhor. São anúncios de jogo.
00:09:22 Não sei se porque os utilizadores têm tempo a para lá estar, se é porque acabam por ter algum instalar mais aplicações, não sei, mas parecia-me parecia-me isso mais. Olhei No No Dating é pá, é claro, e faz todo o sentido a aliás, nós, nós estamos a ver, não estamos só a ver os perfis porque o sistema há por acaso não é? Portanto, há 11 tentar aproximar daquilo que pode dar certo, porque quanto mais viciados.
00:09:53 Nós utilizadores que tivermos na aplicação melhor para aplicação, certo? Eu recordo-me que até o Tinder tinha uma estratégia muito engraçada.
00:10:01 É que é é por vezes, já avisava, se tu tinhas uma Mensagem, por vezes não avisava. E a ideia aqui é um rebento. Linhas descobrir se tinhas uma Mensagem que era para tentar viciar o utilizador. Não sei se conhecem aquela experiência do do do do do pássaro, não é dos pombos, não é Sky Sky 11, cada vez com um Pombo, dá uma bicada no botão, é para Pombo ar sempre que ele dá uma bicada, cai sempre a comida.
00:10:29 Para o comb só cai de quando em vez não é? Então o pão B fica a bicar O Tempo todo para que caia para que tente cair mais, não é?
00:10:37 E é um pouco, esse é é um pouco essa ideia, aha que está aí, portanto, eles são muito bons a otimizar para a usabilidade da aplicação pá, quanto aos ataques do Tinder Swingler, Eh Pá, Eu Não percebo como é que aquilo durou tanto tempo, já viu? O documentário é pá, Aconselho a ver.
00:10:54 Muito está, está, está bem feito, EE, depois tem um, tem um pá, não quero dar spoilers, mas é.
00:11:00 No invés de dizerem.
00:11:00 Bem mas dando.
00:11:02 Então não.
00:11:03 Não quero escolas no caso.
00:11:04 Não trata.
00:11:05 Vamos mais eu comento mais pronto.
00:11:07 Mas é fixe, é muito morre no fim, já disse.
00:11:08 Pronto é dissemos é Fred.
00:11:11 A eu estava aqui, Eu Não nunca utilizei o Tinder. Conheço muita gente que utiliza.
00:11:17 E que recomenda e conheço vários amigos que formaram casais e casaram, tiveram filhos fruto do Tinder. É em relação ao Tema das marcas, precisamente por não conhecer o Tinder, não consigo ter grande opinião, a excepção daquilo que vejo na Internet.
00:11:29 E sabem foram Luís que haver marketing Activation Stinger aparece vários cheios, como muitas sugestões daquilo que já foi feito e essencialmente é comida, eventos e coisas relacionadas com hotelaria.
00:11:41 É eu escrevo complementar 11 carinho do do conteúdo que o Miguel partilhou aqui porque eu, eu gosto 2021 para casa. Publiquei um post no meu Instagram me sobre.
00:11:53 Estatísticas recentes discutindo é um Tema que me interessa muito o Tema das ciências sociais e eu recordo que em 2017, que ele viu uma palestra do CEO do Tinder no Web Summit e fiquei fascinado pela quantidade de dados que eles têm e com a quantidade de recomendações que o senhor tem de fazer em relação àqueles que não sejam as fotografias. E como é que isso tem impacto na apreciação das outras pessoas? Então é só complementando, ISTO é mesmo? É 3 parágrafos é que em 2020.
00:12:20 Vender na altura revelou que foi o ano mais movimentado, portanto, 2020, só para recordar Toda A Gente, estamos em confinamento e geral, não é? E na altura, o Tinga bateu recorde de utilização e um dos dados engraçados que eles partilharam foi que a taxa de interesse mútuo de Mulheres, o chamado match, é de 10.5%, portanto, 10.5% para todas as orientações.
00:12:44 É sexuais outra curiosidade, quase metade dos dos utilizadores do Tinder teve uma conversa em vídeo com uma pessoa compatível em vídeo, coisa que podia, pensava que era tudo em texto, mas o caso não está sendo em vídeo espantoso é e 40% disse que queria manter ISTO no futuro. Só mais uma outra coisa idade. Foi eles aproveitaram o sistema da pandemia, claro, como é com o quarto das big tech para fazer lançamentos de novas funcionalidades, introduziram um áudio recurso de Transmissão ao vivo e aquilo que o Miguel acabou de explicar que são os recursos da da metade. Remediar todos por são, inclusive ser.
00:13:18 Artificial conversacional e, portanto, não se.
00:13:22 Se ISTO são elementos do meio da.
00:13:24 Verse estação para estar aqui com o palavrão, mais um ponto.
00:13:26 Não, não, não, já chega.
00:13:30 Bom, muito bem, não?
00:13:31 Há não há mais nada a acrescentar. Vou aproveitar o momento para partilhar a grande novidade há 2 semanas que é o nosso Grupo de WhatsApp que vocês podem aderir a um grupo do WhatsApp de de ouvintes e onde nós estamos também ouvintes do do Podcast marketing curiosas e que podem aderir através do LINK W ponto marketing por idiotas.pt Adira o LINK por enquanto é gratuito. A adesão ao Grupo do WhatsApp é e para já?
00:13:57 Vai se manter assim NOS próximos 2?
00:14:01 Até ver é muito bem também se realmente para falar de pixart e vou falar muito rapidamente a Pixar que a nossa loja é online da Privacy Chart.
00:14:10 Para quem não, quem chegou agora está a descobrir este novo mundo e voltar a salvo erro. 13 episódios atrás é e vai perceber tudo porque? Porque aí sim falamos.
00:14:21 Dizer é do grande movimento que é para ver se dá uma tanga e podem então ir à nossa loja pixar.nic.pt e lá tem todo o merchandising é desse movimento é que está a fazer tremer Portugal muito bem. Diogo é, vamos falar de uma coisa que estava aqui, ver as minhas notas, salvo erro. Acho que não tinha ainda falado nesse podcast, corrigimos, eu estiver errado? Não, não, não, não estás errado, é um é um, é a primeira vez, certamente é uma ferramenta que se chama Google analítica.
00:14:52 É uma coisa recente.
00:14:54 Dá uns bons 10 anos para cá.
00:14:57 OK é uma startup é?
00:15:00 Uma startup, não?
00:15:02 Ainda não. Ainda estou aqui no período de ver se sobrevive ou não.
00:15:04 Sim, onde investimento muito bem Diogo, então falamos de lado o Velhinho Google analytics.
00:15:11 Então o Google analytics ilegal parte 2 porque já falámos ISTO? Na verdade, há 3 episódios atrás também não.
00:15:18 Sonhar é, então vem dar aqui 11 update é daquilo que tem acontecido no NOS últimos tempos e eu acho que vai haver uma parte 3 e possivelmente uma parte 4 só para só para avisar. Então o Governo tinha que esta poderosa ferramenta que não esquecemos, está em aproximadamente em estimado, não é cerca de 86% de todos os chá.
00:15:39 A onlines OK que foi determinada como ilegal pelo Church organ da Áustria.
00:15:49 Gosto sempre de dizer ISTO é, mas AA entidade de que que regulamenta a privacidade na Áustria, pronto EE que considerou então AO Google analytics como ilegal e a novela não acabou por aí. Na verdade, na verdade do CNIL, que é o organismo francês responsável pela proteção de dados, deliberou também que o Serviço de Google analytics.
00:16:13 Não garante o suficiente para proteger os dados de corte com a regulamentação da União Europeia, chamado RGPDOK. Não sei se já tinha ouvido falar rpd é, é uma coisa que andei é cuidar do que aconteceu, então é, portanto, é ISTO Oo Google analytics no Na Na Áustria, na verdade, foi foi considerado e considerado ilegal por enviar 3 informações ou para enviar 2 informações e por uma questão de não consentimento, portanto, naquele caso em específico.
00:16:19 Não a.
00:16:48 É, não houve consentimento por parte do utilizador para a utilização do Gaulle tics.
00:16:53 E foi enviado um endereço de EPI 11 identificador de coke para o Google Analytics Ham. E claro que é como não foi a pedido consentimento, tanto tudo ISTO seria inválido para começar e depois a questão do IPI e do do identificador do cooke, que na verdade, não necessariamente são identificadores do utilizador em específico, mas são considerados como informação pessoal do utilizador e como tal, não cumpre.
00:17:24 É com ORGPD, as autoridades de regulamentação é dos Países Baixos da nó.
00:17:30 Pega e de Dinamarca também é. Já declararam que não aconselham a utilização do Google analytics, OK?
00:17:38 Quem espera-se? Contudo, ainda uma decisão da Alemanha que pensa ser a um elemento decisor. É EE um Breaking point para para a Europa.
00:17:48 Ham esconder que o Thomas Towner da Áustria, que teve No No super vi que na conferência, não foi sobre ueba na lei.
00:17:57 A neste momento, a única forma legal de utilizar o Google analytics seria seria através de um servidor europeu no meio. OK que fizesse a conexão que não permitisse que houvesse uma conexão direta entre o utilizador e a Google para conseguir fazer um spof do a do IP e qualquer informação pessoal ou dado pessoal a que pudesse ser enviado para a Google. Há, portanto, todas as instalações do Google analytics neste momento.
00:18:28 Como utilizam o IPI um cookie di automaticamente?
00:18:32 É não são locais pronto é ISTO, ISTO acontece, mas é estudo porque porque é o consentimento mesmo. Apesar do consentimento do utilizador, mesmo que o utilizador considera-se que o Google analytics fosse ativado, está engraçado, é a empresa.
00:18:50 A Google está sobre uma diretiva que chama é fizer ou fazer Ham, que permite que o se que permite que o Estado.
00:19:00 Do que o ** com o Governo americano tenha acesso a esses dados, o que torna os dados é europeus, não seguros, OK?
00:19:07 Imagine se isso fosse uma pequena empresa, se não fosse o Google, já não havia problema que é uma coisa engraçada.
00:19:14 É, os americanos podem bloquear a DG é desde aí, não é? Mas o resto tem que ficar aberto. Os Europeus não podem bloquear os americanos.
00:19:21 É é é possível é por um tempo só relembro que o Google fonts também foi considerado ilegal, desta vez Na Na Na Alemanha. OK para o por cento Google fonte é uma fonte, portanto, um alerta não é um tipo de letra que vocês utilizam no site, que é um serviço gratuito que pó.
00:19:39 Foi utilizar é e isso foi considerado de lugar ilegal por utilizar OIP do utilizador. Estar a comunicar é esse PE essa utilização é ou utilização de que o utilizador naquele é o website bem com ISTO dito OK antes citada, não é? Mas tenho vindo a pensar com é esta maior privacidade.
00:20:01 É, na verdade, deverá diminuir a eficácia, a eficiência na aliás, eficácia na publicidade automatizada. Isso porque, porque se os algoritmos necessitam de informação para otimizar, não é a com menos informação, deverão ser então menos eficazes e me que estão pra vocês. K Hoje essa.
00:20:25 Calma que é esse? Hoje em dia? Contamos com AA esta publicidade automatizada nestas plataformas de Google Ads, Facebook Ads é, será que o trabalho de estão de campanhas e otimização de de campanhas que estava a ficar a que estava ficando ultrapassado, vai voltar ao anterior? Ou seja, vamos ter novamente aqui gestores, vamos ter que ter gestores de optimizadores a trabalharem na nossa campanha full time para conseguirmos os melhores resultados.
00:20:56 É isso, Miguel.
00:20:58 Eu estou falando que.
00:20:59 Apesar do Diogo só colocar uma questão, eu, como sempre tenho.
00:21:03 Aqui em várias questões.
00:21:06 Eu imagino um futuro do RGPD tipo tou a ver ela impedir. Nós ficamos tipo da ação, tipo arma ou talco meu Gibson e Roger Murtaugh a gritar que já estava ficando velho para aquilo e tipo, explosões, vilões. Eu acho que isso vai acabar a entrar nesse para dentro do ITF. Se destruir essas vidas todos, porque não ler de l PS é exatamente, então eu acho que a Internet Internet está ilegal, é uma estupidez levando está no nível do ipê, mas eu também já disse isso na semana passada, mas aqui.
00:21:27 Como agora?
00:21:36 Se faz algumas coisas.
00:21:38 É animada, aquela é aquela regra do rgps, dos servidores estrangeiros, então quer dizer que nós já não podemos Diogo responder a esta pergunta que Eu Não tenho certeza.
00:21:46 Já não passámos já no meu site no Gol, Daddy não é no rosca ter nem nada que esteja fora da Europa, porque se o meu site que tem informados que recolhem leds as lides ficam, ficam lá No No servidor já não posso usar isso.
00:21:58 Não mente nem do servidor. Segundo a Google, há um há um há uma linha é que dá uma isenção aos servidores. OK? Armazenamento de.
00:22:09 De informação por servidores e por norma, os servidores que tu mesmo que tu compras um servidor no GoDaddy ele é servido em O teu site.
00:22:16 Por norma é servido aqui a cópia do em Amesterdão ou na Irlanda. Isso só depois se vieram utilizador dos Estados Unidos e que depois esse servidor vai servir, vai servir esse utilizador, mas eventualmente pronto, OK o.
00:22:29 Não, mas é que isso é o Miguel corrija. Se tiver errado, não estamos a falar do Google analytics, tu os comprados, alojamento, comprar um servidor nos Estados Unidos não tem redundância.
00:22:37 Europa, eu passei lá no meu site. Esse site estiver a recolher dados. Esses dados vão ficar alojados no Estados Unidos pode estar algum porque o site é para Portugal via estar ao abrigo da lei do Rpd e nesse sentido.
00:22:44 Está legal, não?
00:22:50 Não está, está sempre dados de europeus.
00:22:52 Mas querem isso?
00:22:53 Diferente, mas aqui é questão de duality.
00:22:56 Desculpa. Eu só só acrescentar à uma linha, uma linha que que define eu estou a tentar procurar enquanto vocês falam um cadinho, mas é o que o Google defende é que a alma linha e tentou se defender exatamente depois desta decisão da Áustria.
00:23:09 É a dizer que há uma linha dentro do do do RGPD que faz uma isenção do tipo de informação de servidores. OK Ham? E essa linha que eu estou referir, porque essa linha quer dizer que so pode ter servidores, por exemplo, na nos Estados Unidos ou mesmo na China, e aí já não é problema porque estás a fazer é usar um servidor.
00:23:29 E servidor em é.
00:23:33 O TST a empresa OK?
00:23:35 Grande tenha foguetão este vídeo partilhado, se essas coisas todas e.
00:23:40 Mas para saber que ela se essa via e aquela ideia de que o nosso servidor está na Pensilvânia ou não à terremoto.
00:23:41 Qualquer lei que isso aí não faz sentido aí quando veio aqui.
00:23:48 Tremores, Terry, porque eu tenho medo de usava para vender, mas pronto o game. Ele também presume, já tem alguém maluca na Europa, certo?
00:23:49 Que ela.
00:23:49 Acha que?
00:23:55 Na varada para os servidores dos Estados Unidos, espero eu, por isso não os nossos irmãos e as nossas clínicas estão todas fora, eu, alguém alguém proteja nossa privacidade, por favor.
00:24:06 Mas pronto agora relativamente aquilo que o que o que o Diogo perguntou efetivamente a nível da a eficácia da publicidade, eu acho que ISTO pode ser o princípio do aumento exponencial da inflação e eu vou dizer porquê? Começa a ser cada vez mais custoso. AA eficácia está a cair e Toda A Gente já percebeu isso se começa a custar cada vez mais trazer novos clientes, Eu Não vou pagar, não vai ser a empresa de certeza a pagar esses custos e esses custos.
00:24:34 Vão começar a ser atribuídos aos cons.
00:24:36 Dores, nós não podemos pensar na escala de uma ou 2 empresas, mas devemos pensar que a maior parte dos anunciantes neste momento já sentem na pele, principalmente aqueles que fazem campanhas para angariação de clientes.
00:24:47 Já todos sentiram que a angariação está cada vez mais cara e há de haver um momento em que isso vai se refletir No No consumidor final.
00:24:55 A concordo totalmente com o Diogo. Eu acho que nós cá vamos passar agora para uma nova etapa. Parecia que vinha aí um mundo novo das automatizações e de ISTO é tudo automatizado e cada vez haver um papel menos relevante.
00:25:08 Por parte dos optimizadores e dos especialistas. Se ISTO se mantém e se este caminho começa a ser.
00:25:14 Cortados é os algoritmos que pensam ficar sem pernas para conseguir prever as Caras. Sim, discar estamos a chegar a uma, vamos ficar novamente uma fase em que vão ter de haver mais especialistas e vai haver mais as somos outra vez no mundo que se ela ficar por aqui era do Martin digital, onde cada vez havia menos lugar para achar e havia havia mais lugar para testar e ver os dados que que os para onde é que os dados NOS levavam, não é? Mas acho que sim ficasse vai cair e os preços continuam a aumentar.
00:25:44 É o meu TAC.
00:25:46 Eu tenho uma pergunta dupla, Diogo mente é a minha resposta à pergunta dele em relação se ISTO vai ser automático ou não, eu acho que Eu Não conheço nenhum profissional que trabalha em tráfego, pago que não diz que os pais não Tema da publicidade, que foi que levanta-se agora no final, que não seja cético em relação às características de que as plataformas têm da automatização o CPC otimizado.
00:26:07 Tudo é, não?
00:26:08 Quis ninguém quase todos. Eu sou um céticos é de EE várias conferências que eu vou a quase todos opinam sobre o seu ceticismo em relação às funcionalidade, aonde clica no botão e a plataforma resolve últimos o login da previsão.
00:26:19 Olha basta basta Veres basta meteres no Google No No AdWords motivos para eles que as palavras-chave e tu vês as barbaridades que aparecem fogo.
00:26:29 Dizer não é necessário palavras-chave. Miguel está muito atrasado para obrigado.
00:26:34 Por deixa eu.
00:26:34 Deixa eu só defender a minha honra.
00:26:36 Eh Pá, obrigado.
00:26:36 E fez dito isso, enfrentar os meus clientes todos.
00:26:43 Mais pronto Oo que não está em declínio e.
00:26:46 Que é são as receitas da publicidade porque, curiosamente, ele foi. Foi agora divulgado as receitas do último trimestre e é Google anunciou 61000 milhões de dólares, o Facebook 32 e Amazon 9. Portanto, eles continuam todos a fatura loucamente, seja com algoritmos, algoritmo automático ou não automático, mas a minha prato estressou, notei que rápido o Tema do do Diogo, eu tenho uma pergunta, é o Diogo fez aqui um grande foco e os e nós já estávamos system of é mas o.
00:27:18 Ele se mudou, vem com um conteúdo fresquinho de conferência. Super é noite de super Matrix.
00:27:23 Como é que chama?
00:27:24 Super bike.
00:27:25 Certo é como é que alternativa, se alguma notícia não serve, não é? Quais são as alternativas para os profissionais que estão aqui a ouvir e virtualmente com o Pedro e com as cozinhas certinhas?
00:27:37 Existe é possível?
00:27:38 E deve sendo.
00:27:39 Claro que existe.
00:27:40 Ricardo em 2 tivemos a falar sobre ISTO, embora.
00:27:42 Certo, hã é pronto, há outras alternativas e isso agora o responder da questão especificamente dos dados recolhidos, plano ali que se terá algo similar. E aí estamos a falar do agora ia dizer uma grana banco?
00:27:55 Ia dizer mamando a mas é é má matou mo button.
00:28:01 Eu ia dizer Matombo desculpa.
00:28:04 Corrente é isso?
00:28:05 É uma ferramenta que permite a cumprir pelo RGPD porque tem uma das principal uma das grandes funcionalidades e tu puderes instalar no teu website, no teu servidor que tenhas alojado na Europa e portanto, nesse sentido, todos os dados recolhidos obviamente estão ao abrigo do RG PDI. Não, não, não sofrem deste.
00:28:23 Mal de transferência idade do da Europa para os Estados Unidos, que é o que acontece com o Google.
00:28:28 Analytics e outros produtos ou para outros serviços, não é?
00:28:28 Ô ô.
00:28:30 Portanto, na verdade, ele nem sequer vocês têm que formar ao utilizador que estão usaram um serviço externo para que que é um serviço interno, recolhe, recolhe o mesmo IP que a tua máquina que o teu servidor recolhe da percebendo um é um não.
00:28:33 Eu estou mudando.
00:28:42 Eu sei perdão.
00:28:45 Bom, a gente está ouvindo o que deve se preparar. É precisamente para o mundo mais privados ou limitações. Eu tenho uma questão para vocês.
00:28:50 Nós já vamos longos nesta neste Tema, não sei se querem. A questão é que ISTO era muito simples. É se vocês acreditam Como Eu estava por aqui de, portanto em Deus é em Deus. Sim, era a minha primeira questão. Obrigado, Fred. A segunda questão é.
00:28:57 Vende aos.
00:29:03 É se, portanto, com essas limitações cada vez maiores da recolha de dados, que são muito importantes para o desenvolvimento de inteligência artificiais.
00:29:11 Se vocês acham mesmo que mesmo assim, com menos dados, mas com dados da mesma, podem ser inimizades que um que esta questão da inteligência artificial em que no que respeita à otimização de campanhas, em particular se acham que não consegue mesmo evoluir e tornar-se melhor do que é do que pronto que um otimizador profissional é que vai fazer toda a mão entre aspas falando com o seu com?
00:29:35 Acham que pode haver aqui um, portanto, uma ruptura no desenvolvimento deste tipo de de automatizações. Como o Miguel também estava a dizer, ou seja, já estava tudo a caminhar no sentido de 2 cliques em 1000 EUR.
00:29:47 Faz isso e agora menos recolha de dados. Será que pode parar mesmo e temos que voltar ao modo manual.
00:29:52 Diogo, estás aí, eu, eu acho que temos. Temos um grande exemplo do lançamento do iOS 14.5 no Facebook. Não é que simplesmente mandou um sistema completamente abaixo e eficiência do sistema do algoritmo encontrar a utilizadores relevantes caiu.
00:29:52 Eu fazia isso?
00:30:07 Imenso OK?
00:30:09 Eu acho que depende muito do número de dados que é afetado, mas se ISTO como ferramentas do Google analytics, como ferramentas do Google, Ads de repente deixam de receber a informação, vão deixar de conseguir ter acesso.
00:30:22 ISTO é um perfil do típico utilizador que poderia converter e se deixam ter. A informação vai sempre vai sempre levar a que estes estes automatismos não é estas otimizações Ham pelo por por sistemas de mas.
00:30:36 E Learning é sejam mais imperfeitas.
00:30:38 Eu acho que é um misto, não só tô catastrófico, sim, eu acho que como estava implementado vai deixar de funcionar e ao que o Diogo disse vai deixar de funcionar.
00:30:39 Muito achas que ISTO?
00:30:48 E para us 14 de Holi cabo daquele daquela forma de de medir de resultados e de de conseguir encontrar seções.
00:30:56 Mas penso que é para as pessoas mais inteligentes do mundo aos melhores programadores do mundo estão a trabalhar neste problema, ou seja, eles vão encontrar de certeza uma forma qualquer e pode voltar a fazer com que a publicidade se torne rentável.
00:31:09 Então, ou eu vou encontrar uma, tem de encontrar uma forma qualquer ou não se rende, não é redução, mas, mas perdeste, mas perdemos rentabilidades. Acredito que o avião.
00:31:13 No fim, estávamos aí.
00:31:14 Sim Ham.
00:31:15 No ponto de casa dele.
00:31:20 Muita Chuva crescente, perdido, muita rentabilidade lá do anunciante, não é? É acredito que vai ser inventada uma coisa qualquer, onde onde consegui dar a volta?
00:31:30 A isso se chama mudar de plataforma.
00:31:32 Mudar de plataforma como assim?
00:31:34 E evitar uma coisa qualquer que as pessoas tinha discussão atualmente vão para outros, vão pôr-te, tem de procurar alternativas.
00:31:36 Que permite a mesma.
00:31:41 Nesse caso pode estar aqui, por exemplo, que foi um dos maiores beneficiados. ISTO em razão alocação de investimento em publicidade o TIC TOC, Amazon.
00:31:50 Que também tem um Pixel é o Tiktok, não?
00:31:53 É muito.
00:31:53 Certo, sim, e tem o ligação para aí.
00:31:56 Que pode que pode ser bloqueado.
00:31:57 Disse que era o pixels, que era uma técnica que vai querendo se vai se inventar outra coisa qualquer. Isso vai ser tudo first parte vai vai.
00:32:05 Também já existe também essa forma, não é? Não sei. Acho que vai ter Aparecido. Vai ter aparecer alguma coisa que substituísse consiga trazer resultados mais previsíveis novamente? Muito bem.
00:32:15 Não é bom não criar o, mas temos que deixar só essa questão é os nossos insights.
00:32:20 É e aproveitar também para relembrar os nossos caríssimos ouvintes podem participar nestas questões que nós vamos colocando aqui no podcast do Podcast, no nosso grupo do WhatsApp em W ponto a marketingeoutras.pt.
00:32:33 Para a casa ainda não subscrevam. Subscrever o nosso, o nosso podcast pode ser, por exemplo, no Spotify e se faz favor se gostarem muito de fazerem uma avaliação ao nosso podcast. Não menos importante, já tens falar, Diogo é é o nosso website marketingidiotas.pt e temos lá também toda a informação.
00:32:50 De como podem se inscrever e links e informação mais é extensa sobre aquilo que falamos aqui no episódio. Agora sim, Diogo, não, eu queria só destinar que é é por vezes reparem eu também é é eu, eu sei, sei o que sabe sobre este este assunto.
00:33:05 Prisão portugol ele disse, mas há muita informação aqui que que Eu Não sei, não sou de ficar ali. Não sou especialista em em RGB.
00:33:12 Das trevas parcias.
00:33:16 Fechava no alcance fosse do número de que as palavras Chaves estão mortas.
00:33:21 Mas é, eu acho. Eu acho que é importante também dar esta ideia de que é nós somos idiotas, não é? É e que também temos aqui é de portas ouvir EE, queremos muito ouvir também aquilo que vocês têm para partilhar, claro, é EE perceber também outras perspectivas para o lado destas nossas que estamos aqui.
00:33:40 Pensar é, nós às vezes temos dentro, estão dentro da nossa bolha que também não temos ouvido. Outras perspectivas podem ser muito interessante.
00:33:48 Tanto utilizei o Grupo do WhatsApp, sem dúvida.
00:33:51 Muito bem, Fred, o que é que a gente traz Hoje na ementa para fechar aqui em bom?
00:33:56 Tudo bem?
00:33:57 Então é queria falar daquilo que é sobre O Funil para que.
00:34:01 É o novo ou?
00:34:02 Não, O Funil é vendas, é na pouco.
00:34:05 Estávamos a falar sobre os big tech, é especial de pensando agora na Google e na Amazon, na Apple. Na meta de é entre aspas Facebook LinkedIn.
00:34:12 E os que eu tenho como um apresentaram resultados financeiros de mais de 600. Não vou voltar a falar o número de tempo que temos é repetido isso.
00:34:19 É vários episódios, mas estes queridos, estas queridas beneficiaram com o efeito da pandemia. Como nós muito bem sabemos como se não houvesse amanhã e o homem de substancial nas.
00:34:28 Receitas da publicidade digital.
00:34:29 É sobre esse o foco deste deste temas para explicar o que é que a teoria da agregação sabem, o que é que a teoria da agregação presta?
00:34:37 Diz diz Tio Fred diz.
00:34:40 A teoria da agregação define o poder e a alavancagem de entidades que agregam grande número de utilizadores nas suas plataformas.
00:34:48 Neste caso temos o sociólogo F no Facebook. No caso da Google, temos a pesquisa. No caso da Apple, temos o hardware, no caso da Amazon, uma loja que vende tudo inclusivamente. Há um livro que se chama mesmo assim a loja de tudo.
00:35:01 É não é sempre o título, mas agora.
00:35:04 Estou a olhar para trás para ver, não? Já já digo nome certo essa?
00:35:07 A ISTO dizer.
00:35:08 Que este é uma componente chave, ou seja, é O Vencedor. Conquista tudo, se domina determinado mercado e o Facebook e a Google, na minha opinião, estão de facto a levar tudo ISTO. Acabo por que?
00:35:19 São altamente e Fortes NOS 2 mercados onde atuam, mas falamos do funil para dar aqui um exemplo mais concreto. Portanto, havia um caso de estudo do Facebook relatado pela Shirley Sandberg, chefe operacional do Facebook desde 2008, e a shelly, minha vizinha foi querida, refere que a maior rede social do mundo ajudou empresas inglesas. Shop direct amo ver clientes através de cada parte do funil, estimados estimados que têm experiência. Vejam lá se isso também me dizer.
00:35:44 Aconteceu, diz ela, que fez o seguinte, ela equipa dela na parte da sensibilização, fizeram anúncios de vídeo no Instagram para levar depois as pessoas à consideração através do redirecionamento com anúncios, nomeadamente com a ri targeting e finalmente levaram depois a conversão.
00:36:01 Portanto, já estou aqui no fundo do FUNIL com anúncios dinâmicos de produtos no Facebook e num futuro não muito distante, diz ela.
00:36:08 Uma relação direta com o cliente para construir lealdade através do Messenger já aconteceu com muitos de nós. A Google promete algo semelhante.
00:36:15 Quê a sensibilização através.
00:36:17 De propriedades como YouTube, neste caso vídeo.
00:36:20 YouTube consideração através do trabalho, clique Os Anjinhos fofos e a conversão através do ABS hipóteses. Portanto, ISTO só para dizer que ambas as plataformas prometem que há um aproveitamento das respectivas de respetivos benefícios.
00:36:33 A no que diz respeito ao retorno de investimento, portanto, a sensibilização à consideração, a conversão que maravilha gasta dinheiro aqui.
00:36:42 Que nós queremos, portanto, as 2 as 2 oferecem segmentação. Está tudo bem. Portanto, o ponto aqui é este. O investimento será naturalmente menor porque é possível gerir todo O Funil a partir de uma única interface de compra e de Bangu I em modo self service, porque todas as plataformas o que fizeram foi tornar fácil Acessibilidade.
00:37:01 Recordo vos que há alguns anos o LinkedIn para podermos fazer anúncios era preciso falar com o Grupo Impresa para correr anúncios no LinkedIn, pois não?
00:37:08 Hoje é self service, a pessoa chega a ferramenta, faz as suas coisinhas, fofas e mete os anúncios a correr.
00:37:14 Ora, O Funil tradicional de marketing e estou a aproximar-me do fim. Fazia sentido no mundo, onde diferentes partes da viagem do cliente aconteceu em locais diferentes.
00:37:23 Literalmente podemos ver um anúncio na televisão, depois o cupão no jornal e finalmente o produto numa tampa de uma loja física com.
00:37:31 Cada uma destas posições é um evento publicitário discreto que eventualmente culminaria numa venda na Internet. Essa viagem, como nós todos sabemos, é muito mais direta.
00:37:41 Aí é que?
00:37:43 Eu considero que a Internet está contribuir para um modelo de negócio excepcionalmente resistente, porque o retorno do investimento na publicidade de resposta direta este que é fomentado pela Internet, é altamente mensurável. Acho que ninguém discorda disto.
00:37:55 É só que tem 1° muito maior no que diz respeito à medição da publicidade tradicional. Portanto, a minha pergunta caríssimos estimados ouvintes, amigas, colega.
00:38:04 3 deste maravilhoso painel que está no Top 5 de.
00:38:07 Podcasts mais ouvidos.
00:38:08 Na área do próximo em Portugal é a seguinte, para.
00:38:11 2020.
00:38:12 E 2 o que é que estas Big Mac especialmente Google, Facebook, Twitter para adiante podem fazer para persuadir as pessoas a investir mais nas suas plataformas de anúncios?
00:38:24 Muito bem e eu acho que se respondemos a esta a esta questão, vamos eventualmente resolver um dos grandes maiores um dos maiores problemas do mundo? Mas o Diogo também tem uma resposta.
00:38:36 Olha só.
00:38:36 Pergunta que fizeste?
00:38:38 Eu Não sei, Eu Não sei se tenho, tenho tenho tanta a resposta, mas ao EU discordo aqui um pouco com com aquilo que que o que esta parte final do do Fred. Desculpa, Fred, mas é esta questão de a Internet ser mais direta AA um estudo da Google é de 300000 compras? OK 300000 compras?
00:39:01 Que veio dar uma espécie de um funil que se chama, é que eles chegaram a um ponto que se chama.
00:39:05 Messi Middle OK.
00:39:06 Que os circular, não é?
00:39:07 Exatamente que tinham o exatamente que tem assim uma espécie de círculo, porque há uma grande a uma altura muito de exploração e de avaliação. OK AA de consideração.
00:39:21 Para a compra de um produto que acaba por não não ser só AAI, ou seja, não não englobar apenas 11 site ou um anúncio, mas tudo OK. Pesquisa tudo não é EE? Esse esse nível até foi muito engraçado porque ele nem sequer queriam. Chegaram a um novo tipo de funil, nem tinham pensado nisso, mas depois acabaram por descobrir que que era um pouco este o percurso mais mais normal daquelas 300000 compras avaliadas.
00:39:51 Portanto, há muito essa essa ideia, o que é que acontece? Contudo, a Internet realmente dá-nos a ideia, principalmente para anunciantes que aquele foi o Ponto Final.
00:40:01 Não é que foi o Facebook que que NOS trouxe aquela compra que foi o Google é de que NOS trouxe aquela compra, mas não estamos a ver toda a consideração que aconteceu antes.
00:40:11 A para o utilizador, a Internet tem muito essa, principalmente o ferramentas de analytics. Como analisa o último ponto de contato, sobretudo a.
00:40:21 Há muito essa tendência de fazer. Temos uma atribuição única ao último canal que foi utilizado, portanto, eu eu discordo um pouco, disse que seja Internet, seja um pouco só o último canal.
00:40:32 Acho que há muita coisa aí pelo meio, a só que essa coisa aí pelo meio não é medida, então temos essa facilidade cerebral de irmos buscar só o último.
00:40:41 De de contato AEE mas respondendo especificamente a tua questão sobre o que é que, o que é que o que é que estas bikes vão fazer para persuadir a os anunciantes a virem anunciar nestas plataformas? Eu acho que é algo que eu tenho que falar do se calhar já em podcast não me vou repetir muito.
00:40:59 Já tenho que falar nisto o bastante ultimamente, que é mais uma vez tentar trazer ao máximo a compra para essas plataformas, OK?
00:41:07 Que o face.
00:41:08 Book a existe uma representação da nossa loja de e-commerce no Facebook e que a compra se dê no Facebook e que o mesmo aconteça No No Google my Business ou que o mesmo aconteça no Twitter.
00:41:19 Porquê? Porque assim estas, estas plataformas têm toda a informação sobre aqueles utilizadores e conseguem otimizar o seu algoritmo, porque esses utilizadores estão naquela plataforma.
00:41:29 E segundo tem toda a atribuição. Quem é que fez a venda? Por onde é que foi a venda? Foi pelo Facebook, pelo Twitter.
00:41:35 Foi pelo Google May Business, o que for, então eu acho que vai ser um caminho.
00:41:39 Muito por aí.
00:41:41 Miguel é assim é eu que acordo com com o Diogo. Eu acho que é um cara irresponsável a loja digital, dizemos que foi o último contato que converteu. Na realidade, tudo converteu antes desse último, antes do último que desse último contato, não é?
00:41:55 É relativamente que esta questão do do funil et cetera. Eu acho que é um funil, um bom funil, assim que começa a funcionar muito bem.
00:42:02 Está na altura de começarmos a pensar em outros, porque quando o filho começa a funcionar muito bem, o mercado vai começar a aplicar ao todo, e as coisas deixam de funcionar tão bem e vai para dentro do conversam.
00:42:12 Por isso é que estamos sempre a ver novas técnicas, aparecer uma altura que os webinars foram muito popular NOS, mas depois, como as pessoas começaram a perceber aqui para ler binário não se aprender nada e a me disparar um frio de vendas e íamos começar a seguir ali uma linha, OK? A que depois as pessoas já perceberam se não?
00:42:30 Não era assim tão bom, não?
00:42:31 É, eu acho que um bom funil funciona sempre com várias plataformas e formatos. Algumas plataformas são muito boas para apanhar. A audiência é com um problema e segmental. Se, por exemplo, o YouTube com as pessoas pesquisa no YouTube sobre um problema que tem e nós percebemos AK, então esta pessoa tem esse problema, mas podemos continuar a trabalhar. O problema é levantar as opções que a pessoa tem em vídeos no Facebook, qual em qualquer outra plataforma. É para casos muito específicos. Um dos filmes que eu gosto mais de utilizar com os meus clientes é Google AdWords para a pessoa levantar o braço e dizer que tem intenção de um otário.
00:43:05 Fizeram um problema algo alguma coisa, entendi resolvendo a sua vida.
00:43:08 E a partir daí, se a pessoa não converter logo que é normal que não converter logo Na Na landing page, vamos começar a trabalhar as objeções que ela tem NOS outros canais no YouTube no Facebook é, eu penso que não, que é só uma plataforma que funciona para conseguir fazer esta esta conversão é Eu Não sei como é que isso Vai Ficar tudo agora com essas novas, com essas novas coisas do rpd do falando do assunto anterior, porque, por exemplo, uma das coisas que que eu também gosto imenso de fãs.
00:43:35 Quer é ter, por exemplo, um vídeo a rolar no Facebook e diga, OK, se a pessoa viu 50% deste vídeo e 65% deste vídeo significa que este assunto é relativamente interessante para ela, vamos começar agora a despachar. Os outros vídeos só estão a trabalhar a parte da venda a levantar as objecções. Ia começar a mostrar as oportunidades que existem ou não é, e eu acho que ISTO não se consegue fazer só numa plataforma, até porque existe uma técnica que a omnipresença que é darmos a ideia, a pessoa que nós somos as maiores estrelas que existem no espaço.
00:44:07 Uma semana.
00:44:08 Em que a pessoa de repente viu NOS no Facebook, por algum motivo, levantou o braço e nós identificámos com o nosso Pixel que esta pessoa tem interesse e relevância e agora vamos atacá-la no YouTube, No No Facebook, em Google display, etc.
00:44:19 E a pessoa começa a ver NOS em todo.
00:44:21 O lado, não é?
00:44:22 AA nível da pergunta que fazem sobre como é que NOS podem fazer anunciar mais?
00:44:28 Eu acho que acima de tudo, as plataformas têm de saber que anunciar tem de ser simples e eu acho que todas as plataformas devem.
00:44:34 Ter a opção bike.
00:44:36 Para pessoas que querem levar a otimizações a outros níveis e mais resultados e utilizar técnicas mais profundas, mas também ter tem que ter a opção simples que seja realmente muito fácil de anunciar ou não.
00:44:49 Eu penso que neste momento todos já têm. O Google não tinha passou a ter a um aos 2 ou 3 anos atrás. O Facebook sempre foi mais simples e também criou aquele botãozinho do promover anúncio a que foi um.
00:45:00 Não, que deve ter aumentado brutalmente as receitas, mas também o número de disparates que são feitos Na Na plataforma, não é?
00:45:07 Não acredito que haja muita gente. A acredito que haja muita gente que não está a ter resultados nenhuns, porque simplesmente estão a promover posts e não fazem ideia nenhuma. Do que é que devem promover ou não a outra coisa.
00:45:16 As plataformas tem de se tornar mais eficazes outra vez para quê? Para termos custos reduzidos de publicidade e conseguimos ter lá está as tais conversões mais baixa.
00:45:24 Depois NOS fazem anunciar mais. Acho que tem de encontrar novas formas de segmentação. ISTO aqui é o grande desafio.
00:45:31 É como é que as plataformas vão encontrar novas formas de segmentar as pessoas? Quanto mais segmentada a publicidade estiver, melhores os resultados e sem resultados. Não há, não há, não há compras repetidas de anunciantes, não é a outra coisa, é pá. Ele, pelo menos tem sido a minha experiência no meio disto tudo. Eu acho que as plataformas.
00:45:49 Nomeadamente o Facebook, é pá. Neste momento está cheio de bug eu. Ainda no outro dia acho que foi ontem. Mandei lhes um grande testamento no nosso grupo privado, EE, basicamente Diogo é já já estou a ver a roldana morte que mete sempre nervoso, mas eu acho que algumas plataformas estão cheias de bancos, por exemplo, estava a tentar promover um sequência dos nossos NOS nossos ouvintes. Estava a tentar promover 11 emprego e depois aqui.
00:46:14 Ele saltava me da da conta pessoal para a conta profissional e depois para a conta profissional do cliente, etc.
00:46:20 Ai imensos bug neste momento e acho que é preciso começar a ter cuidado com os algoritmos da tenha neste momento que bloqueiam com tudo e tornam a experiência frustrante. Por existem demasiadas restrições à publicidade, mas depois na realidade nós vemos outros serviços a serem promovidos e para aqui é uma coisa completamente surreal.
00:46:38 Eu, por exemplo, vi a promoção de um site no Facebook, a promoção de um site que dizia que o Alan, mas que tem um novo tipo de.
00:46:46 A Web tem um novo tipo de publicidade, serviço da criptomoeda, etc. Eu estava a ver aquilo, então, mas ISTO passou e os meus anúncios, alguns deles não passam.
00:46:56 Como é que ISTO passou? Não é aquilo, não tem nada a ver com ela de mãos que aquele serviço não é do elmas e eles deixam no passar na mesma, não é a relativamente ao Sport, que era uma coisa que o que o Fred tinha escrito no artigo, mas não não, referiu.
00:47:08 Aqui, eu acho que sim, eles têm de dar.
00:47:10 Mais suporte às.
00:47:11 Pessoas, ou seja, se tornasse mais mais interativa. Ligação entre anunciante e a marca.
00:47:18 E acho que isso é que isso é essencial, mas um suporte jeito no Facebook, muitas vezes o Sport NOS dão, é dizerem olha, não conseguimos resolver o problema e o Google, o Sport NOS dá e dizer, Tens que meter mais dinheiro na campanha. OKE, pronto, estamos salvos, exatamente mais dinheiro resolve o problema eu.
00:47:32 Pronto mais dinheiro normalmente não houve.
00:47:36 Em atirar dinheiro pra cima do problema?
00:47:40 Fórum com um, porque eu, Eu Não sei se está aqui alguém da Google ou do Facebook do serviço Técnico. Olha, acho que não ia, não acho que não está a.
00:47:48 E acho que.
00:47:48 O checkout fácil também, como o Diogo disse.
00:47:51 Boa é uma forma porreira.
00:47:52 Boa, também acho que sim, tenho muito rápido. Acho que a democratização das plataformas de pronto de anúncios como como fez ou como estão a fazer todos, não é que é 2 cliques e já tenho um anúncio feito e é ISTO que o Diogo falou da questão de do pueden da da plataforma.
00:48:07 Portanto, dentro do Facebook fazer compras dentro do Google Business profiles para quem não sabe, fica já a novidade. O Google my Business mudou em Janeiro de nome, portanto, agora chama-se CubeSats Profiles.
00:48:17 É mas é precisamente isso é tudo contido e tudo o STOP shopping com 2 cliques e para mim é democratização.
00:48:22 É diferente, um profissional está na otimização da das campo.
00:48:26 Campanhas é, eu percebi muito mais rapidamente que não está ou está a funcionar, enquanto que um pronto, alguém que tenha menos experiência e que seja que simplesmente fazer anúncios automáticos em que eu sugere palavras para palavras chave que Eu Não sei se ainda se usam, não?
00:48:43 Ricardo, já não se.
00:48:44 Usam pronta, desculpa é que eu sou Old School é, mas eu acho que isso é o que a transição é.
00:48:47 Já agora, deixa-me deixa-me só.
00:48:49 Adicionar ISTO é para não só para depois não pensarem que se não se utilizam mesmo palavras-chave, Hoje em dia é.
00:48:49 A dizer.
00:48:55 Ainda setorizam a possibilidade Hoje em dia não utilizar o.
00:48:59 Quem é? Mas, mas ainda se utilizam muito palavras-chave, está bem, só para deixar ISTO não, não vão as pessoas pensarem mesmo que já.
00:49:06 Não se utilizam palavras-chave.
00:49:07 Pá, nós estamos a precisar que as pessoas participem do outro e, portanto, é melhor.
00:49:10 Deixarmos assim uma bomba destas?
00:49:13 Utilizam palavras Diogo anuncia a morte das palavras chave.
00:49:18 Caríssimos, obrigado pelas vossas partilhas, sempre muito ricas um. Vamos aproveitar este momento de interregno enquanto não passamos para as rapidinhas, só para partilhar aqui algum conteúdo partilhado no nosso grupo do WhatsApp. Vou só tirar aqui um take ainda relativamente ao Tema da semana passada, em que falámos do.
00:49:33 Streaming a por parte de plataformas como a Disney Plus, Netflix e outras. E em que o Pedro dias, um dos participantes, um dos nossos ouvintes e participantes do Grupo do WhatsApp Grande Pedro Grande, Pedro Pedro e colocou AA informação de que o quê? Amazon na Alemanha. Já o já é possível ver os jogos da Champions Live. Portanto, a questão do do Pedro, desculpem.
00:49:55 É a ser Disney Plus, Netflix e a Amazon não irão matar com o cinema. Eu acho aqui esta frase, não irão matar com o cinema, ou será que vão matar?
00:50:03 O cinema ou se já não está morte, será?
00:50:06 Ou será que a indústria do cinema será um evento de exclusividade e de Los? Eu acho que sim, que não é que os cinemas já se vi algumas abordagens de de levarem a experiência para uma experiência premium, em vez de ser aquela coisa mais um banal ir ao cinema e tudo sujo e aos gritos, não ser uma coisa com campanha Morando.
00:50:21 Sim e é eu tenho eu tenho, tenho é pá, agora Eu Não, eu posso tentar meter lá no grupo, na verdade, mas eu recordo-me de uma estatística em marketing.
00:50:30 Que falava um pouco sobre o quão impactado foi o cinema à ihu, como estava a recuperar. Na verdade, portanto, é interessante. Acho que acho que há uma recuperação.
00:50:42 Pedro Dias obrigado pelo teu take pelos teus insights. O que é que vou deixar também já aqui? Aproveitar o momento e o nosso conteúdo exclusivo que também só vai é para o nosso Grupo do WhatsApp. Vou relembrar W ponto marketingprioridades.pt e esta semana Diogo, eu fiz aqui um, acrescentei, tu vais conseguir cumprir, vamos pôr não só o relatório do shopify sobre o futuro do e-commerce, baseado nas análises de dados deles e questionários.
00:51:05 Mas vamos também pôr o artigo já aqui mencionado do DEM e cima dele e da Google desse da recolha de dados de 300000 transações e que fala precisamente dessa nova jornada do consumidor é que é agora um enorme imbróglio. Portanto, ficam esses 2 conteúdos excluídos ao encontram em W ponto marconidatas.pt, muito bem chegou outro momento extraordinário.
00:51:29 Que são as?
00:51:30 Rapidinhas as notícias de marketing em Portugal em 2 minutos e meio ou menos, Diogo também AA Google testa guias de compra NOS resultados de pesquisa. Imaginem vocês pesquisam a como uma Câmara, como comprar uma Câmera e a Google dá-vos um guia de o que é que devem procurar por uma boa Câmara? Já no motor de pesquisa, o que é o que?
00:51:53 É incrível mais.
00:51:54 A Amazon revelou finalmente a quanto é que fez a só em.
00:52:00 Socios no seu serviço de anúncios online Na Na Na Amazon e ISTO no seu relatório anual. E parece que no último ano foi foram cerca de 30000 milhões de dólares sem anúncios. OK? Mais o Cristiano Ronaldo foi a primeira pessoa a chegar aos 400000000 de seguidores no Instagram. Excepção engraçado. Desculpem a os anúncios da super.
00:52:22 Bowl já estão.
00:52:23 On-line OK, isso aconteceu no domingo.
00:52:25 Passado AE todos os anúncios estão online. Destaque para a Hellmann's, destaque para a coinbase o anúncio da coinbase, que foi 11 QR Code, não é AE mais algum? Ricardo cobra aquilo que tu tinhas?
00:52:38 Que estarei mesmo.
00:52:40 Do Larry David.
00:52:41 Vídeos fiz.
00:52:42 Ai é que Eu Não vi, mas já está.
00:52:43 Online não é? Está tudo online, está tudo online, está em marketing por idiotas.pt a agora já podem também pedir para os vossos seguidores no LinkedIn, Clicarem no sininho é verdade? O LinkedIn lançou este novo modelo de subscrição.
00:52:57 Muito conteudo que vai alertar sempre que aquele utilizador até o perfil publicar um conteúdo. Ao alertar aos utilizadores, o Twitter está a testar uns Twitter articles, ou seja, vocês vão poder escrever um artigo completo dentro da plataforma de Twitter.
00:53:13 Tudo o Tim já é possível ter domínios com emojis, mas neste mente parece que é uma parceria só com o browser opera importante.
00:53:23 Não sei.
00:53:24 Boa obrigado Diogo, não sei se querem comentar muito rapidamente alguma notícia.
00:53:28 Eu quero estar.
00:53:28 O que é que me está? O que comentar? Só uma essas dicas da Google é sobre o que devem procurar um produto, basicamente é Google agora a explorar e utilizar o trabalho de milhares de blogs, produtores de conteúdo de grande, basicamente gratuitamente, através de inteligência artificial e machine learning. É brutal, é mesmo? Acho que é mais um.
00:53:28 Em causa.
00:53:47 Apple, mas não exemplo que a privacidade é uma tanga. Ainda não falámos Hoje e shirt ponto de ponto PT Fred.
00:53:53 É só para recomendar as as pessoas, uma vez que vamos ao cinema. O filme a Vida extraordinária, de Luis Wayne, uma vida biográfica fui ver ao cinema do Alvaláxia, que é adoro lá ir porque está sempre vazio, que é mau para eles.
00:54:06 Mas não diga, disse pá, que isso era um segredo, pá, pois não vale a pena aquilo.
00:54:10 Nunca Lava até gente aquilo que.
00:54:12 São os gajos investidores a pagar para teres uma sala enorme e viver sozinho.
00:54:15 Numa eh pá este outro filme do luso.
00:54:18 Wayne e a vida do cão, acho que é assim que ser na vida do cão, mas é OK.
00:54:24 Netflix vale a pena?
00:54:25 A boa, agora também temos aqui 11 momento de de cultura muito bem. Já agora, só para reforçar Fred, o livro da Amazon chama-se mesmo a loja de tudo, portanto, estava fechada.
00:54:35 A gente usa o poder do cão era o.
00:54:37 Nome do filme, portanto é.
00:54:38 Agora vamos as.
00:54:39 Pessoas, não é? Eu falei de livros de falar do exato, portanto gajo não livro e leiam o filme muito bem.
00:54:50 Muito bem, vamos AA outro momento também muito típico, que é a ferramenta da semana e esta semana temos uma ferramenta extraordinária, extraordinária, partilhada aqui pelo nosso caríssimo Fred, que é o product corrige me em tudo o que estiver errado, porque eu vou transcrever exatamente o que está procurando. É um site americano que permite, portanto, neste caso, para partilhar e descobrir novos produtos na área tecnológica, os o, portanto, os utilizadores enviam produtos que já são listados em formato linear por dia e o site inclui um sistema de comentários. É um sistema de votação.
00:55:21 Tentou o Rédito Record News, portanto, os produtos mais tarde sobe na lista de de cada dia. É e isso tem resumo é uma curadoria dos melhores novos produtos.
00:55:32 É os mais recentes aplicativos, móveis, sites e produtos, tecnologia, todo mundo e tu estavas a falar Fred, que tu usas isso como um plugin é no Chrome. É isso que propaganda?
00:55:40 Não é, tem uma extensão sempre quebra nova página em vez de abrir, o Google abre sempre este site, que mostra quais são que tem novidades. Eu gosto imenso.
00:55:49 Em um texto atualizado. Bom, isso é porreiro, não. Eu Não conhecia para casa. Parece uma excelente solução.
00:55:53 Já usam a uns anos de Costante.
00:55:56 Products Product e é a nossa ferramenta desta semana muito bem para quem está a ouvir este ou aquele momento mais triste ou feliz depende da perspetiva.
00:56:06 Da perspetiva que é o momento da despedida a antes despedirmos, só voltar a relembrar que não subscrevem nosso podcast, por favor, façam-no agora na vossa aplicação de podcasts favorito e deixem também uma avaliação daquilo que é e falem, falem com os vossos amigos, não é? Falem e recomendem este pode.
00:56:25 Como renda.
00:56:27 Recomenda-se a.
00:56:30 E isso não menos importante do nosso site de marketing por idiotas.pt e por último, o nosso AO nosso Grupo do WhatsApp W ponto marketingidiotas.pt e se forem este website a este link que aliás, no vosso telemóvel vocês são redirecionados a diretamente para para o grupo do WhatsApp? Muito bem, é bem simples, querem algum comentário final, não querem? Estamos bom, muito bom.
00:56:55 Nós voltamos então a ver num próximo episódio a desculpa amiga, voltamos a ver no próximo episódio. Esperamos vocês na próxima semana, por isso até lá.
00:57:04 Tchau tchau.
00:57:05 Tchau é pá semana Pá semana todas as semanas ao novo episódio todas as semanas um novo episódio.
00:57:12 Volto para a Semana novo episódio.
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