O governo partilha os nossos dados, apresentamos um novo motor de pesquisa e o cookieless é adiado – Ep24S01

podcast marketing portugal por idiotas

O governo partilha os nossos dados, apresentamos um novo motor de pesquisa e o cookieless é adiado – Ep24S01

Download do podcast

[TEMAS DA SEMANA]

MIGUEL

Os sites do SNS e outros sites de governo enviam dados sensiveis de utilizadores para a Google e outras plataformas de publicidade.

https://expresso.pt/sociedade/2021-06-24-Sites-do-SNS-enviam-dados-para-a-Google-abbac4d4

 

DIOGO

O mercado dos motores de pesquisa:

O brave lançou em beta o seu motor de pesquisa. Search.brave.com 

  • Privacidade: nenhum rastreamento ou perfil de usuários. 
  • O usuário em primeiro lugar: o usuário vem em primeiro lugar, não as indústrias de publicidade e dados. 
  • Independence: Brave tem seu próprio índice de pesquisa para responder a consultas comuns de forma privada, sem depender de outros provedores. 
  • Escolha: em breve, opções de pesquisa paga sem anúncios e pesquisa com suporte de anúncios. 
  • Transparência: nenhum método ou algoritmo secreto para influenciar os resultados e, em breve, modelos de classificação abertos com curadoria da comunidade para garantir a diversidade e evitar distorções algorítmicas e censura direta.

Em março, a ahrefs está a trabalhar num motor de pesquisa (já tinha sido anunciado). Mas esta semana, anunciaram que o novo motor de pesquisa vai dividir quaisquer lucros com os criadores do 90% para os criadores e 10% para eles. 

 

“… what we plan to do is to launch a search engine with commitment to privacy and 90/10 profit share model, meaning 90% goes to content creators, leaving 10% for expenses and profit.”

numero de pesquisas motor de pesquisa duckduckgo

https://duckduckgo.com/traffic  

RICARDO

Google Adia até 2023 a eliminação das third party cookies

https://www.marketingdive.com/news/whats-next-ad-industry-google-delays-third-party-cookie-death-analysis/602449/

[RAPIDINHAS] 

 

[‘FARRAMENTA’  DO MERCEEIRO] 

Matomo

 

Sobre o Podcast Marketing por Idiotas

podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.

O podcast é apresentado, comentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.

Ouvir podcast marketing por idiotas

Temas no podcast

02:45
O governo partilha os nossos dados
12:36
Apresentamos um novo motor de pesquisa
29:11
O cookieless future é adiado
41:35
Rapidinhas

Neste episódio

[TEMAS DA SEMANA] 
MIGUEL
Os sites do SNS e outros sites de governo enviam dados sensiveis de utilizadores para a Google e outras plataformas de publicidade.
https://expresso.pt/sociedade/2021-06-24-Sites-do-SNS-enviam-dados-para-a-Google-abbac4d4

DIOGO
O mercado dos motores de pesquisa:
O brave lançou em beta o seu motor de pesquisa. Search.brave.com 
Privacidade: nenhum rastreamento ou perfil de usuários. 
O usuário em primeiro lugar: o usuário vem em primeiro lugar, não as indústrias de publicidade e dados. 
Independence: Brave tem seu próprio índice de pesquisa para responder a consultas comuns de forma privada, sem depender de outros provedores.  Escolha: em breve, opções de pesquisa paga sem anúncios e pesquisa com suporte de anúncios. 
Transparência: nenhum método ou algoritmo secreto para influenciar os resultados e, em breve, modelos de classificação abertos com curadoria da comunidade para garantir a diversidade e evitar distorções algorítmicas e censura direta.
Em março, a ahrefs está a trabalhar num motor de pesquisa (já tinha sido anunciado). Mas esta semana, anunciaram que o novo motor de pesquisa vai dividir quaisquer lucros com os criadores do 90% para os criadores e 10% para eles. 
“... what we plan to do is to launch a search engine with commitment to privacy and 90/10 profit share model, meaning 90% goes to content creators, leaving 10% for expenses and profit.”
https://duckduckgo.com/traffic  

RICARDO
Google Adia até 2023 a eliminação das third party cookies
https://www.marketingdive.com/news/whats-next-ad-industry-google-delays-third-party-cookie-death-analysis/602449/

[RAPIDINHAS] 
O Spotify lança o Greenroom,  mais uma espécie de cloubhouse mas agora com possibilidade para download como podcast. 
O Ads Creative Studio consolidará as várias ferramentas de publicidade criativa do Google. A ferramenta promete ser um hub de criação e standerização de anúncios
 O Shopify vai lançar um modelo de afiliados para as suas lojas de forma a combater a Amazon (recebendo através da sua paywal). 
O Youtube Small business day onde anunciou, entre várias outras ferramentas o pointy da Google vai integrar com o Google Mybusiness. Onde basta o utilizador fazer o scan do código de barras e o produto fica online. 
37% dos portugueses espera consumir mais produtos regionais este ano 

[‘FARRAMENTA’  DO MERCEEIRO] 
Matomo
podcast marketing portugal

Os Idiotas

Miguel Vieira podcast marketing por idiotas

Miguel Rão Vieira

CEO @ pkina.com / funis.pt

Ricardo Vieira podcast marketing por idiotas

Ricardo Vieira

Senior Business Strategy Developer na Turim Hotels Group

Diogo Abrantes da Silva freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics

Diogo Abrantes da Silva

Freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics

Escreva pelo menos 1 caractere