O governo partilha os nossos dados, apresentamos um novo motor de pesquisa e o cookieless é adiado – Ep24S01
Download do podcast
[TEMAS DA SEMANA]
MIGUEL
Os sites do SNS e outros sites de governo enviam dados sensiveis de utilizadores para a Google e outras plataformas de publicidade.
https://expresso.pt/sociedade/2021-06-24-Sites-do-SNS-enviam-dados-para-a-Google-abbac4d4
DIOGO
O mercado dos motores de pesquisa:
O brave lançou em beta o seu motor de pesquisa. Search.brave.com
- Privacidade: nenhum rastreamento ou perfil de usuários.
- O usuário em primeiro lugar: o usuário vem em primeiro lugar, não as indústrias de publicidade e dados.
- Independence: Brave tem seu próprio índice de pesquisa para responder a consultas comuns de forma privada, sem depender de outros provedores.
- Escolha: em breve, opções de pesquisa paga sem anúncios e pesquisa com suporte de anúncios.
- Transparência: nenhum método ou algoritmo secreto para influenciar os resultados e, em breve, modelos de classificação abertos com curadoria da comunidade para garantir a diversidade e evitar distorções algorítmicas e censura direta.
Em março, a ahrefs está a trabalhar num motor de pesquisa (já tinha sido anunciado). Mas esta semana, anunciaram que o novo motor de pesquisa vai dividir quaisquer lucros com os criadores do 90% para os criadores e 10% para eles.
Ahrefs is working on general purpose search engine to compete with Google. Sounds crazy, right?
But lets talk about two huge problems with Google which they will never want to fix:— Dmitry Gerasimenko (@botsbreeder) March 27, 2019
“… what we plan to do is to launch a search engine with commitment to privacy and 90/10 profit share model, meaning 90% goes to content creators, leaving 10% for expenses and profit.”
https://duckduckgo.com/traffic
RICARDO
Google Adia até 2023 a eliminação das third party cookies
[RAPIDINHAS]
- O Spotify lança o Greenroom, mais uma espécie de cloubhouse mas agora com possibilidade para download como podcast.
- O Ads Creative Studio consolidará as várias ferramentas de publicidade criativa do Google. A ferramenta promete ser um hub de criação e standerização de anúncios
- O Shopify vai lançar um modelo de afiliados para as suas lojas de forma a combater a Amazon (recebendo através da sua paywal).
- O Youtube Small business day onde anunciou, entre várias outras ferramentas o pointy da Google vai integrar com o Google Mybusiness. Onde basta o utilizador fazer o scan do código de barras e o produto fica online.
- 37% dos portugueses espera consumir mais produtos regionais este ano
[‘FARRAMENTA’ DO MERCEEIRO]
Sobre o Podcast Marketing por Idiotas
O podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.
O podcast é apresentado, comentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.
Neste episódio
MIGUEL
Os sites do SNS e outros sites de governo enviam dados sensiveis de utilizadores para a Google e outras plataformas de publicidade.
https://expresso.pt/sociedade/2021-06-24-Sites-do-SNS-enviam-dados-para-a-Google-abbac4d4
DIOGO
O mercado dos motores de pesquisa:
O brave lançou em beta o seu motor de pesquisa. Search.brave.com
Privacidade: nenhum rastreamento ou perfil de usuários.
O usuário em primeiro lugar: o usuário vem em primeiro lugar, não as indústrias de publicidade e dados.
Independence: Brave tem seu próprio índice de pesquisa para responder a consultas comuns de forma privada, sem depender de outros provedores. Escolha: em breve, opções de pesquisa paga sem anúncios e pesquisa com suporte de anúncios.
Transparência: nenhum método ou algoritmo secreto para influenciar os resultados e, em breve, modelos de classificação abertos com curadoria da comunidade para garantir a diversidade e evitar distorções algorítmicas e censura direta.
Em março, a ahrefs está a trabalhar num motor de pesquisa (já tinha sido anunciado). Mas esta semana, anunciaram que o novo motor de pesquisa vai dividir quaisquer lucros com os criadores do 90% para os criadores e 10% para eles.
“... what we plan to do is to launch a search engine with commitment to privacy and 90/10 profit share model, meaning 90% goes to content creators, leaving 10% for expenses and profit.”
https://duckduckgo.com/traffic
RICARDO
Google Adia até 2023 a eliminação das third party cookies
https://www.marketingdive.com/news/whats-next-ad-industry-google-delays-third-party-cookie-death-analysis/602449/
[RAPIDINHAS]
O Spotify lança o Greenroom, mais uma espécie de cloubhouse mas agora com possibilidade para download como podcast.
O Ads Creative Studio consolidará as várias ferramentas de publicidade criativa do Google. A ferramenta promete ser um hub de criação e standerização de anúncios
O Shopify vai lançar um modelo de afiliados para as suas lojas de forma a combater a Amazon (recebendo através da sua paywal).
O Youtube Small business day onde anunciou, entre várias outras ferramentas o pointy da Google vai integrar com o Google Mybusiness. Onde basta o utilizador fazer o scan do código de barras e o produto fica online.
37% dos portugueses espera consumir mais produtos regionais este ano
[‘FARRAMENTA’ DO MERCEEIRO]
Matomo
Os Idiotas
Miguel Rão Vieira
CEO @ pkina.com / funis.pt
Ricardo Vieira
Senior Business Strategy Developer na Turim Hotels Group
Diogo Abrantes da Silva
Freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics