O futuro dos marketers em Portugal, assinaturas digitais e Passatempos e Concursos Inteligentes – e113s01

podcast marketing por idiotas

O futuro dos marketers em Portugal, assinaturas digitais e Passatempos e Concursos Inteligentes – e113s01

Episódio 113
59:51

Esta semana neste episódio falamos do futuro dos marketers em Portugal, assinaturas digitais e passatempos e concursos inteligentes.

Episódio de: 22 de Março, 2023

Download do podcast

A servidoresverdes.pt que já está em beta e já se podem inscrever no website. 

 

Sabiam que no passado dia 18 de Março foi o World Digital Cleanup Day, contudo, ainda estão a tempo de apagarem todos os ficheiros que não necessitam na cloud ou mesmo dos vossos servidores.

Na servidores verdes.pt é feita uma avaliaçao personalizada para cada cliente de forma a evitar um consumo desnecessário de recursos ou mesmo que paguem mais por algo que não necessitem. 

 

Para saberem mais, basta entrar onde? Servidoresverdes.pt e deixarem o vosso contacto.

 

MIGUEL

  https://www.marketingdive.com/news/coca-cola-coke-generative-ai-marketing-art/645465/

 

Nova Táctica: Passatempos e concursos com interação AI

Bem nós bem que tentamos mas cada vez se torna mais dificil não falarmos de AI…este é mesmo o ano da generative AI.

Até agora temos falando mais na vertente das imensas APPs de inteligência artificial que têm surgido no mercado, para ajudar marketeers e empresas a aumentarem a produtividade, a melhorarem processos e a criar conteúdo.

Desta vez trago uma campanha que me parece que traz mesmo algo de novo…que vamos começar a ver cada vez mais no mundo digital!

A coca cola lançou uma plataforma de generative AI..parece estranho?

Na realidade é uma super campanha de marketing..a primeira que a meu ver está a tirar partido desta nova revolução.

Então é assim:

A coca cola lançou a plataforma que combina o GPT-4 e o DALL-E para criar magia real!

Isto foi uma parceria directa entre a coca cola, o openAI e a Bain & Company.

Os consumidores em diferentes mercados podem visitar o site createrealmagic.com fazer prompts na plataforma para criarem arte gerada por inteligência artificial com elementos da coca cola.

30 consumidores do mundo inteiro vão ser escolhidos para participarem na academia da magia real nos headquarters da coca cola em Atlanta.

Esta iniciativa da coca cola, a primeira do seu género, pode estar a revelar a MEGA TENDÊNCIA de ações de marketing no futuro…onde vamos ver passatempos, ofertas e campanhas que utilizam inteligência artificial para criar novas experiências, mais interactivas e mais dinâmicas!

A coca cola é conhecida por estar sempre um pouco à frente do seu tempo do ponto de vista de marketing…

A pergunta que eu tenho para vocês hoje é:

Será que estamos a entrar na era das campanhas de marketing inteligentes, que tiram partido da inteligência artificial?

Vai tornar-se a norma?

 

 

Diogo

Esta semana meus amigos venho vos dizer que os marketers digitais portugueses vão ser os mais bem preparados para a transformação com a IA! É verdade, parabéns a todos vocês porque prevejo que têm o vosso futuro garantido!

E agora vocês perguntam:

Mas `ò Diogo porque afirmas tu tal coisa?

 

 Obrigado.

Então eu passo a explicar. A semana passada assistimos a mais um boom da IA. Tal como o Miguel já referiu , tivemos o lançamento do PALM, o modelo de IA da Google , um modelo com 540 mil milhões de parâmetros que será lançado nas ferramentas de produtividade da Google como o google docs e o Gmail e mesmo através de uma API.

Depois tivemos o leak do copilot, que é a integração do modelo da open AI nas ferramentas da Microsoft office. Uma espécie de clippy em esteroides que permite até criar uma apresentação de powerpoint apenas com um comando ou mesmo analisar dados da vossa folha de excel. 

E claro, tivemos o lançamento do GPT4 que ainda falámos um pouco no último episódio.

E agora tenho uma questão para vocês:

Qual  é um dos maiores problemas que nós temos em marketing digital quando queremos uma alteração no nosso site, ferramenta de analytics, landing page?

Respostas fora da caixa do miguel

Pois é , programação. Nós como marketers digitais não temos muitas vezes skills de programação  o que não nos permite como um marketer offline simplesmente chegar à loja e trocar um produto da montra por outro. Por vezes trocarmos um banner ou produtos destacados  num site pode ser super difícil .

Mas reparem nisto… quando nós vamos a ferramentas como o chatGPT, o que é que nós na essência estamos a fazer? 

Respostas fora da caixa do miguel

Estamos a programar! Eu sei que parece que que não é JS ou Ruby ou PHP mas um prompt ou um comando não deixa de ser uma programação interpretada por outro sistema. 

Mas ó Diogo o que é que os marketers digitais portugueses têm que os faz que tenham um futuro garantido? 

Boa questão, isto é um ponto apenas, na verdade há mais!

Vocês sabem como é que são os marketers em portugal. Uma pessoa por vezes nas PMEs na verdade têm de saber um pouco de tudo. Um pouco de social media, um pouco de SEO, um pouco de Analytics, de relações publicas, de Canva… enfim a lista continua… 

O que nos tem na verdade como marketers dificulta a vida em sermos muito bons em algo específico porque temos de ter conhecimento de um pouco de tudo. Mas que por outro lado treina-nos a ser mais um T shape marketer.

Que o Fred vai começar a explicar:
FRED Explica

 

 E isso caro painel, na minha opinião, é o que vai tornar os marketers digitais portugueses incríveis no mundo do trabalho futuro. 

Porque a especialização em SEA, SEO, etc. Vai ser deixado para as máquinas. O que vai importar é o pensamento estratégico e global sobre a integração das várias disciplinas de marketing digital. 

E os marketers portugueses têm o conhecimento geral que irá permitir fazer as conexões entre as várias disciplinas para criar uma estratégia vencedora. 

É possível que o marketer técnico, algo que eu por exemplo me considero, perca a sua influência e dê lugar à dominância do marketer generalista. A implementação de um evento de GA num site irá ser um prompt/um comando para o marketer do futuro. 

Ou seja, a era dos generalistas vem aí

Desculpem se me estendi um pouco mas quero saber o que pensam? Será este o futuro?

                                                                                                                         

FRED

Tema: A festa das assinaturas digitais

A festa das subscrições nas redes sociais continua! 🎉 

No episódio de hoje do nosso podcast, vou falar sobre o crescente mundo das assinaturas nas redes sociais e analisar se  realmente valem o investimento.

A onda das subscrições nas redes sociais não mostra sinais de abrandar. 

Com a introdução da Meta Verified, os criadores têm mais uma opção para se destacarem nas suas plataformas, pagando €11,99 por mês em troca de um selo azul, proteção contra personificação e apoio ao cliente. 

No entanto, a visibilidade extra já não faz  parte do pacote, deixando alguns utilizadores a questionar o valor desta oferta.

Para colocar a Meta Verified em contexto, vou compará-la a outras opções populares de subscrição, como LinkedIn Premium e YouTube Premium. 

O LinkedIn Premium, que custa $29,99 por mês, oferece funcionalidades como mensagens privadas, acesso a visualizações de perfil, pesquisa avançada e navegação privada. 

O YouTube Premium, por outro lado, custa $11,99 mensais e permite aos utilizadores assistir a vídeos sem anúncios, reproduzir vídeos em segundo plano, aceder ao YouTube Music Premium e fazer downloads de vídeos.

Em 2022, vimos o lançamento de outras ofertas, como Twitter Blue e Snapchat+, que têm números de assinantes mais modestos. 

O Twitter Blue, por exemplo, tem apenas 290.000 assinantes globais, o que corresponde a menos de 0,2% dos utilizadores mensais activos. Isso destaca o desafio que empresas como o Twitter enfrentam para tornar esses produtos de assinatura numa fonte significativa de receita.

Então, vale a pena investir €144/ano na Meta Verified para verificação no Instagram e Facebook, mesmo sem aumento de visibilidade nos posts? 

Vamos discutir as vantagens e desvantagens das várias opções de subscrição nas redes sociais e perceber o retorno do investimento.

Pergunta 1: Considerando as diversas opções de assinaturas nas redes sociais, como Meta Verified, LinkedIn Premium e YouTube Premium, quais são as características e benefícios vocês acreditam serem mais importantes e valiosas para os usuários dessas plataformas?

Pergunta 2: Em relação ao Meta Verified e o valor cobrado pela verificação no Instagram e Facebook, acham que vale a pena investir €144/ano para obter o selo azul, proteção contra personificação e apoio ao cliente, mesmo sem aumento de visibilidade nos posts? Porquê?

[RAPIDINHAS, NOTÍCIAS DA SEMANA QUE ACHAMOS MAIS RELEVANTES] 

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Ferramenta para criação de funis de marketing digital que inclui construtor de landing pages, chats, crms, agendas e uma data de coisas interessantes!

Sobre o Podcast Marketing por Idiotas

podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.

O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.

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Temas no podcast

01:07
Temas
47:10
Rapidinhas

Neste episódio


Orador 2
Olá a todos bem-vindos ao Podcast marketing por idiotas. Neste episódio temos na ementa, os grupos do Facebook estão vivos ou mortos. O estado do comércio electrónico e as tendências para 2023 da Shopify. Por último, a inovação para sobrevivência já sabem para ficarem a saber tudo sobre este Tema. As novidades do marketing desta semana deixei de ficar por aí. Ora, muito bem, sejam então muito bem-vindos a mais um episódio, ninguém sabe qual é do podcast marketing por idiotas o vosso podcast onde falamos sobre marketing, negócios e tecnologia não falha no podcast temos todas as semanas os 3 temas da semana que já mencionei. Temos também as rapidinhas, ou seja, são as notícias da semana mais relevantes e, por último, a ferramenta da semana ou O Jogo da estatística onde o. Ricardo Olá. O.
Orador 4
Pouco alô o Fred.
Orador 5
E o Miguel alô.
Orador 2
Competimos entre nós precisamente com um dado interessante e também para fingirmos que sabemos alguma coisa. Já sabem tudo ISTO em marketing por idiotas.pt, onde podem consultar todos os links, notícias e temas e agora também temos um novo subdomínio, YouTube, ponto marketingdietas.pt onde podem vislumbrar 2 a 3 episódios pode variar bastante, mas estão lá. Os nossos episódios estão lá também, as nossas carinhas de trocas sem mais demoras e pessoal que NOS está a ouvir pela primeira vez e que ouviu estas pela primeira vez, nós repetimos todas as semanas quem já é repetente. Obrigado, então agora ouvir o nosso podcast. Já souberam avançar aqueles 15 segundos isso. Sociais para chegarem aos temas Miguel, vamos falar de uma rede social que eu pensava que já estava extinta. Uai o Facebook.
Orador 5
É verdade. Alguns dos nossos ouvintes também já sabem que faltam 15 minutos para a Frente para apanharem conteúdo de de maior qualidade a partir deste momento.
Orador 2
É Deus e Eddie segundos, não disse não, disse minutos e segundos não podia. Não podia ter dito minutos sem querer.
Orador 5
OK olha, vamos a querer exato olha eu esta semana trago este este Tema do grupos do Facebook estão vivos ou mortos? Eu adoro estes temas ao vivo do vivo ou morto, porque eles têm sempre imensa discussão e volta sempre aqui umas discussões. Interessantes, todos nós já ouvimos que A Rede Social Facebook está morta, que ninguém vai lá, que é o que é o Sol pessoal. Se o pessoal já só tem conta porque nunca se deu ao trabalho de fechar que toca, que é o Instagram também o é e o Twitter não era, mas passou a ser e agora é pelo pelo número de seguidores. Nós vamos tendo, não é o meu equipa e de análise para perceber se o Facebook está vivo ou morto. Sempre foi o meu dia de anos e eu há 7 anos atrás tinha tipo 300 e tal pessoas a darem umas. Tens desde aí o número todo vem sempre caindo todos os anos e agora tenho para. Aí umas 7. ISTO para mim, só pode querer dizer 2 coisas. O Facebook está a perder utilizadores activos e que interagem com a plataforma. Ou então é a minha popularidade que está a descer? Em queda e. Eu Não quero acreditar na segunda hipótese, por isso vou acreditando.
Orador 2
É exato, então vou fazer aqui o repto. Aliás, deixo este desafio a todos os nossos ouvintes. Irão nosso grupo do WhatsApp e dizer quantas pessoas desejaram os parabéns no seu feed para tirarmos este limpo. Ou seja, será que a popularidade do Miguel está pelas ruas da amargura? Muito. Ou será que o Facebook está com menos utilizadores activos? Pode ser um misto dos 2, é isso que vocês podem comentar em W ponto Math por idiotas.pt.
Orador 5
Eu também espero vocês quando é quando é que foi a última vez que deixar os? Parabéns a alguém.
Orador 2
No Facebook Eu Não tenho Facebook já.
Orador 5
Sabes que eu?
Orador 3
Tinha eu durante uns tempos, eu tinha um bote automático instalado no Chrome. Já estava automaticamente. Quando é que a pessoa fazia?
Orador 5
Ei EI isso já.
Orador 3
Anos não ainda tenho instalado porque nunca mais.
Orador 2
Despertaste uma faca no Coração de tanta gente neste momento, cumprimentos. Orador Mas o que ISTO é giro, isso é?
Orador 3
Esta e não existe ainda existe, mas só ESP. Então é assim, aquilo tinha uma versão em que eu podia escrever 3 frases completamente. Então, quando o sistema detectava que a pessoa fazia antes, ele rodava as frases diferentes para cada um dos utilizadores.
Orador 4
É isso.
Orador 3
Juro aquilo era máximo de. Sucesso depois começou me fartar por um. Motivo que foi o seguinte, que é aquilo. Quando o sistema automático itens um grupo grande, as pessoas respondem é, é aí é que há.
Orador 5
As pessoas respondiam. Te que tu ficavas irritado?
Orador 3
Um problema aí. Aí está um problema porque?
Orador 2
E lá ficava a.
Orador 3
Na resposta, tu já és obrigado a ir lá pronto, então para com isso, porque pensei. É giro resultou mas. Pronto era só. Ainda está aí, mas ainda existe, sim.
Orador 2
Meu Deus, que faca no Coração.
Orador 4
E será que ISTO se compara aos parabéns quando mudamos de profissão no LinkedIn?
Orador 2
Eu acho que é um bocado.
Orador 3
Também dá para automatizar?
Orador 2
Muitas felicidades, votos de muito sucesso, cara de meter mais um.
Orador 5
Sim parabéns do novo no novo desafio aqui que o parabéns pelo seu aniversário de emprego.
Orador 2
Há exato esse médio?
Orador 5
É só uma fase qualquer.
Orador 4
Bem, mas não, não não desfocar. Eu acho que AO pessoal do WhatsApp eu gostava muito de perceber também o qual o número de parabéns que eu também vou ver. O número de parabéns que que recebi da última vez.
Orador 2
Que ainda recebe.
Orador 3
Mas eu Diogo, o Miguel já acabou, não?
Orador 4
Não, não, não.
Orador 5
Era só era só.
Orador 2
ISTO ai era então Obrigado, Miguel.
Orador 5
Mas queria só dizer que aqui do que aqui dos meus 3 ilustres ninguém me deu os parabéns no dia de anos, mas é pá, vamos continuar. Vamos continuar desde.
Orador 2
Olha, eu falhei, Diz Que Não tenho Facebook, tenho falhado muitos aniversários.
Orador 5
Mas eu também e por acaso tenho sentido. Isso neste vídeo já não dou?
Orador 4
Eu dei no Facebook Miguel tu é que.
Orador 2
Não viste e falar escrever agora? Tá lá, parabéns atrás.
Orador 5
É, eu faço a 24 de Dezembro, ele vai lá meter. A 24 de Janeiro olha. Mas pronto, eu olha eu já não abri o Facebook. Há uma data de tempo até que me acontece intenções, nem intenções têm vai bem, não vamos descambar. Eu prometi que esta semana me apertar bem, que não ia começar aqui a disparatar, mas pronto.
Orador 2
Bombas força.
Orador 3
Interessa a intenção Miguel.
Orador 5
A esta semana passada houve uma coisa que me fez voltar à plataforma, o nosso ouvinte. O Luís Menezes experimentou, gostou e depois perguntou-me se podia promover o bem. Tweets by Leads cria a tua página de inteligência artificial e um minuto a já lhe. Orador Tinham, estou a gozar.
Orador 1
Minha mãe qual é o link?
Orador 5
Estou a gostar muito, sério? Basilides.com.
Orador 2
OK boa.
Orador 5
Ponto com o. E eu pronto, eu lá e disse que sim, e ele começou a fazer aqui uma promoção e de repente, a plataforma começou a aumentar exponencialmente o número de utilizadores a cada 7 ou 8 minutos, vinha um novo utilizador registado como a landing page criada na plataforma.
Orador 3
Mas com link da filiava?
Orador 5
Não, não, eu por acaso eu ia dizer isso a seguir Luís, nem penses que vais receber link? De afiliado à.
Orador 2
Vais receber directamente uma quota na empresa.
Orador 5
Exatamente exatamente a mas pronto era 778 minutos, vinha um novo, uma nova pessoa que se registava no site. Ia confirmar o e-mail e a seguir criava uma landing page. Ou seja, não é uma lide, não é uma, sequer uma visita era mesmo. Um registro bom. No total entraram 60 utilizadores novos no espaço de 1 dia. Eu fui logo falar com o Luiz, é pá Luiz, diz-me O Segredo, que é que está a passar o que é? Fizeste e ele disse basicamente como informação num grupo de Facebook, onde está que tem o Tema de marketing digital mais Patric managers e que tem cerca de 2000 membros. OKO Post que ele colocou era muito simples, tinha ali um link para a página e dizia que tinha encontrado ali 11 plataforma que criava landing pages, etc. Ai eu fui fiquei completamente pasmado porque nós fizemos aqui as contas. 2000 utilizadores Eu Não sei quantas visualizações do Post é que existiram, mas 97 pessoas visitaram a página. O que são? 4% desses 2000 desses desses 9762 inscreveram-se, o que significa uma taxa de conversão de 63%. OK, foram 60 num só dia e depois 2 ou 3 NOS dias a seguir, já não estou a contabilizá-los Paulo e não me chatear. Basicamente ISTO foram resultados, foram resultados 100% orgânicos grátis e no Facebook, claro que nós, assim que vimos ISTO, fomos logo replicar a estratégia para outros grupos e começamos a ter mais inscrições orgânicas. OKO que me levantou logo a questão, então, mas ISTO os grupos Facebook, ISTO está vivo ainda não é? Eu já pensava que os grupos estavam estavam. Podes? Eu vim ver aqui algumas estatísticas e tenho aqui algumas muito rápidas. 1.8 biliões de pessoas utilizam Facebook groups, 400000000 de pessoas estão em grupos que consideram terem significado. Há. O Facebook redesenhou a experiência para ficar mais focada de conteúdos vindos dos grupos que têm mais ricos neste momento e menos dos amigos, o que parece ser resultado aqui para para aumentar o número de grupos. 50% dos utilizadores do Facebook fazem parte de 5 ou mais grupos. Existem dezenas de milhões de grupos no Facebook, os principais grupos são engagement acima de 80%. Posto ISTO, pessoas para o painel. Vocês tinham esta ideia que os grupos Facebook estavam vivos. Qual é a percepção vivo ou morto? Vale a pena insistirmos. Hoje em dia ainda criamos grupos de Facebook para as nossas comunidades. A existimos esta estratégia e tática de marketing e como é que podem as marcas ter presença nestes grupos? Queria saber a vossa opinião.
Orador 2
Muito bem, não sei, Diogo, força.
Orador 4
Oo Miguel confirme uma coisa, mas tu me distes o tráfego e o tráfego vinha com referência de Facebook ou estás só deduzir porque?
Orador 5
Todo todo no Facebook.
Orador 4
Porque foi a única partilha? Vinha tudo Facebook.
Orador 5
Foi a única foi a Unica partida. Nós ainda não tínhamos começado a fazer a nossa, a nossa. Nós ainda não fizemos campanhas sequer nós basicamente falar, falei com o Luís, ainda estávamos
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Os Idiotas

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Frederico Carvalho

Formador e consultor de marketing digital

Miguel Vieira podcast marketing por idiotas

Miguel Rão Vieira

CEO @ pkina.com / funis.pt

Diogo Abrantes da Silva freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics

Diogo Abrantes da Silva

Freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics

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