O fim dos programadores, resultados em Google Ads e programas de fidelização – e189s01 (novo áudio)
Neste episódio falamos do fim dos programadores, resultados em Google Ads e programas de fidelização.
Episódio de: 27 de Março, 2024
Download do podcast
Grupo de WhatsApp: https://w.marketingporidiotas.pt
MIGUEL
A geração de leads é a área que mais gosto dentro do marketing digital.
Gosto de branding, de vídeos, gestão de redes sociais, mas a geração de leads…
O que gosto mais desta área é que os resultados são mais facilmente mensuráveis.
É como quando conduzimos um carro pela primeira vez sozinhos e percebemos que não existem pedais do instrutor…estamos mesmo a conduzir.
Na geração de leads tudo é real.
Temos dinheiro a ser investido na campanha, e resultados a serem gerados em forma de leads, telefonemas, mensagens, emails, ou qualquer outra coisa.
Mas se no mundo da geração de leads é fácil perceber quando existem resultados…também é muito fácil perceber a ausência deles.
Por isso esta é uma das áreas mais stressantes do marketing digital.
Quem aqui está sabe que a cada campanha para clientes lançada com sucesso existem depois algumas com sucesso relativo e outras que são um autêntico desastre que simplesmente não conseguimos meter a funcionar.
Sim, sempre que eu venho falar sobre este tema é porque estou com um cliente que simplesmente não consigo meter a gerar leads…e já gastámos dinheiro e não consigo trazer resultados.
Quem melhor que os meus colegas painelistas, ou ouvintes (até porque o cliente é um ouvinte) para desabafar as minhas dores?
Já tentei de tudo e geralmente é nestas fases que volto a pesquisar, a estudar, a ver tutoriais, a comprar cursos.
Já estou como a nossa amiga Sónia recomendou há uns episódios atrás: Quando nada funciona volta ao básico.
Então aqui está uma sugestão de roadmap para resolver problemas de angariação de leads no google ads.
1- Estamos a lançar a oferta certa para a etapa do funil em que estamos a apostar?
Uma pessoa pode estar na fase inicial da sua pesquisa por uma solução em que tenta perceber melhor o seu problema e o tipo de soluções que existem ou pode estar numa fase final em que já só está à procura de uma oportunidade para comprar a solução que escolheu.
Podemos captar leads nas 2 fases, mas as ofertas em cada uma são diferentes.
Topo do funil – Conteúdo educação sobre o problema e possíveis soluções… os tais ebooks vídeos etc
Meio do funil – mostrar que podemos ser a solução certa com Demonstrações grátis, testemunhos e essas cosias
Fundo de funil – ajudar a pessoa a decidir na hora Consultas e avaliações grátis, ofertas exclusivas, descontos malucos, garantias e condições especiais;
2- Perceber se estamos a gerar tráfego de qualidade
Como os tipos do google são uns aldrabões de primeira temos de verificar se estamos a receber o tráfego que queremos, na fase do funil em que decidimos apostar.
Não quero entrar em detalhes sobre os tipos de palavras-chave mas se estás a ter problemas nas tuas campanhas podes ir ver os TERMOS DE PESQUISA da tua campanha onde vês exactamente o que a pessoa escreveu para ver o teu anúncio.
Depois tens de começar a retirar todo o lixo que o google envia e que não interessa.
Por exemplo se tens uma landing page com um desconto para implantes dentários válido até dia 1 de abril será que faz sentido uma pessoa que pesquisou “Clínica dentária” ir parar a esta landing page?
3- Landing page e Oferta
Se já fizeste os pontos nº 1 e 2 e tens a estratégia certa e o tráfego de qualidade para essa estratégia….então está na altura de pensares se estas a comunicar uma oferta de valor que é interessante para os potenciais clientes e se a landing page está correcta.
Existem milhares de tutoriais sobre estes temas, porque são aqueles que parece que é mais fácil toda a gente mandar uns bitaites.
A minha sugestão é instala apps como o hotjar que te deixam ver o comportamento das pessoas na tua página, faz alguns testes, troca as palavras, troca o design…enfim
Mas uma boa opção é mostrares a página a outras pessoas idealmente que pertençam ao público-alvo que queres atingir.
4- Quando tudo isto dá errado
Estou neste momento em que já passei por todas estas fases e continuo a não ter resultados…estou extremamente irritado, frustrado, magoado, humilhado, e sinto que estou no programa “Naked and affraid” do canal discovery…abandonado numa floresta fria e cheia de moskitos.
Ø Isto está a afectar a minha capacidade e confiança noutros projectos
Ø Isto está a afectar a minha disponibilidade mental na vida pessoal
Ø Isto está a fazer-me acordar a meio da noite a pensar em estratégias…vou para a sala implementar e ver se funcionam 1 ou 2 dias depois…sabendo que a lógica diz que as coisas demoram mais tempo mas as emoções não deixam pensar com lógica
O meu plano neste momento vai ser criar uma nova conta de anúncios…porque com tantas alterações que foram feitas, tantas estratégias diferentes que não deram resultado acredito que o pixel possa ter sido danificado para sempre.
Para a semana digo como correu…se ainda tiver o cliente!
Agora posto isto a pergunta para os meus colegas painelistas:
Ø Já tiveram clientes / campanhas / ações em que tudo correu mal?
Ø Como é que isso vos afectou mentalmente?
Ø O que fizeram para saír da situação
FRED
Um cliente fiel não só compra mais, mas também se transforma num embaixador da sua marca
E há novos dados para fazer-nos reflectir: De acordo com o Retail Report 2023 da Adyen, quase 80% dos consumidores estão dispostos a fazer o download de apps em troca de recompensas.
Esta disposição dos consumidores reflete um aumento de 11% comparativamente ao ano anterior, em relação aos programas de fidelização.
E isto mostra a importância dessa estratégia para o sucesso das empresas.
Imaginem que são gestores de uma loja de retalho e ponderam sobre como aumentar a fidelidade dos vossos clientes.
Qual destas opções considerariam implementar primeiro?
- A) Descontos personalizados baseados no histórico de compras;
- B) Bónus ou recompensas exclusivas através da app do retalhista;
- C) Eventos exclusivos na loja para membros da app.
Os programas de fidelizarão têm:
- Efeito multiplicador: Clientes fidelizados tendem a comprar mais, com maior frequência e por valores mais altos.
Um estudo da Harvard Business Review indica que um aumento de 5% na retenção de clientes pode resultar num aumento de 25% nos lucros. - Personalização e segmentação: A segmentação por perfil e comportamento permite oferecer recompensas e benefícios relevantes, otimizando o retorno sobre investimento (ROI) do programa. O uso de inteligência artificial e análise de dados facilita a criação de experiências personalizadas.
Ora bem….
De acordo com o Retail Report 82% dos inquiridos anseiam por descontos mais personalizados.
No entanto, a jornada para a personalização enfrenta obstáculos significativos, como revela o estudo: metade das empresas admite dificuldades em categorizar os compradores de acordo com as suas necessidades devido à falta de uma base de dados funcional e centralizada.
Qual destas opções considerariam mais importante numa experiência de compra online:
- A) Devoluções fáceis
B) Envio rápido
C) Suporte ao cliente acessível?
Alguns exemplos:
- Starbucks Rewards: Um dos programas de fidelização mais bem-sucedidos do mundo, oferece recompensas personalizadas por 25 pontos, 100 potntos, tudo com base em serviço ou merchandising.
- Amazon Prime: Além do envio rápido, a fidelizarão inclui co Prime Video, Prime Music, Prime Reading e benefícios no Amazon Fresh, etc. O programa gera receita com previsibilidade para a Amazon e contribui para a fidelização da base de clientes.
- Nubank Rewards: Programa de fidelização que segundo eles, por “cada R$1 gasto em compras no Cartão Nubank equivale a um ponto acumulado no Nubank Rewards – e esses pontos não expiram.” Oferece cashback em todas as compras, descontos em parceiros e acesso a eventos. A simplicidade e transparência do programa o tornam atrativo para os clientes.
Depois temos outro tema importante na aérea da idealização é o conceito de “comércio unificado” ou seja a integração entre lojas físicas e online para proporcionar uma experiência de compra sem costuras.
61% dos consumidores valorizam a conveniência das devoluções em loja de compras feitas online.
E enquanto navegamos por esta era de transformação digital, o estudo sublinha uma realidade incontornável: a preferência dominante dos consumidores pelas compras físicas em detrimento do online quando se trata de produtos de mercearia e outros bens alimentares.
Esta preferência é motivada pelo desejo de experimentar os produtos, garantir a sua qualidade e obter os produtos mais rapidamente.
Os programas de fidelização são ferramentas valiosas para aumentar a retenção de clientes, impulsionar as vendas e fortalecer a marca. A personalização, a segmentação e a utilização de tecnologias inovadoras são fundamentais para o sucesso de um programa de fidelização no mercado atual.
Pergunta: Dada a importância dos programas de fidelização, que estratégias específicas ou experiências de sucesso vocês conhecem ou recomendariam para criar um programa de fidelização?
Sobre o Podcast Marketing por Idiotas
O podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.
O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.
Os Idiotas
Frederico Carvalho
Formador e consultor de marketing digital
Miguel Rão Vieira
CEO @ pkina.com / funis.pt
Ricardo Vieira
Senior Business Strategy Developer na Turim Hotels Group