O factor diferenciador com IA, pesquisa no ChatGPT e preços da Digi com Mariana Cerca Miguel – e244s01

O factor diferenciador com IA, pesquisa no ChatGPT e preços da Digi com Mariana Cerca Miguel – e244s01

Episódio 244
58:41

Neste episódio falamos do artigo da Mariana Cerca Miguel e factor diferenciador com IA, 5 dias de pesquisa com o ChatGPT e os preços da Digi.

 Episódio de 7/11/2024

Grupo de WhatsApp: https://w.marketingporidiotas.pt 

 

MARIANA

https://www.linkedin.com/pulse/ia-o-nosso-futuro-est%25C3%25A1-bom-gosto-mariana-cerca-miguel–yuf3c/

 

DIOGO

Vamos a isso, a grande notícia no final da semana passada foi sem dúvida o lançamento da funcionalidade de pesquisa no ChatGPT. 

Então para dar contexto nós temos vindo a falar de como a IA pode alterar a pesquisa e a internet como a conhecemos hoje onde grande parte do tráfego para os websites é concentrado sobretudo num motor de pesquisa. 

Já agora, por curiosidade, sabem desde quando estamos a falar de a IA substituir os atuais motores de pesquisa? 

Então na semana passada o chatGPT lançou esta nova funcionalidade de pesquisa e lançou também uma extensão no chrome que permite que vocês adicionem a pesquisa do chatGPT diretamente no vosso browser como o motor de pesquisa predefinido.

Então para vos dar aqui uma review estive a semana a usar este motor de pesquisa como o meu motor de pesquisa predefinido e recolhi também algumas reviews da net para vos dar feedback. 

Já agora, já usaram? 

O Fred adicionou no nosso grupo de whatsapp aqui várias funcionalidades desta pesquisa com o ChatGPT, por exemplo: 

Novidades:

– Resultados quase em tempo real e resposta rápida.

– Mais de 10 fontes usadas por resposta.

– Citações e links de pesquisa claramente apresentados na barra lateral.

– Fontes como o Financial Times têm destaque nas respostas.

– “Browse with Bing” foi substituído pelo SearchGPT.

Limitações:

– Sem acesso direto a Reddit, LinkedIn e Instagram.

E eu adiciono aqui o meu feedback em boa experiência e mã experiência: 

Boa experiência:

  • Pesquisas de comparação, continua incrível. Na verdade ele compara todas as caracteristicas dos produtos que vocês quiserem e justifica bem qual o melhor e vocês podem refinar a pesquisa
  • Pesquisas long-tail e mais complexas, conceitos ou pesquisas bastante específicas como o significado de algo podem ter um resultado muito bom
  • Histórico de pesquisas, ótimo quando queremos voltar a rever um ponto

Má experiência: 

  • Pesquisas locais ontem ( dia 4) até deixou de funcionar a integração que tinham com os mapas mas demorava imenso tempo a oferecer uma resposta… 
  • Pesquisas de navegação 
    • Demora demasiado tempo, mais vales vocês escreverem unicef.pt do que donativos unicef
  • Pesquisas para confirmar se uma palavra está bem escrita, esqueçam… 
  • Na verdade qualquer pesquisa de rápida resposta – o sistema demora imenso a dar uma resposta. Por exemplo, pesquisei 1+1 no Google e no ChatGPT, e enquanto a Google responde imediatamente, o chat GPT leva até 4 segundos a responder.
  • Mais, pesquisas comerciais – os links levam-nos aos artigos de comparação e não a onde comprar o produto.
  • O histórico de pesquisas porque explode o número de conversas guardadas.

Hoje, no dia em que estamos a gravar dia 5 de Novembro 2024, a extensão de pesquisa bateu as 200.000 instalações. Ou será ainda lançado um searchGPT e vão conseguir um novo motor de pesquisa? 

A minha questão para vocês é se a OpenAI lançou este produto muito cedo e perdeu a oportunidade para lançar um real substituto de um motor de pesquisa?

Coisas engraçadas: 

  • Quando usamos a barra de pesquisa sem login, a pesquisa não funciona. Só funciona o GhatGPT mini
  • Quando usamos o search, não há limites de utilização
  • Quando pesquisam pela extensão do chatGPT para adicionarem como motor de pesquisa do vosso Edge ou Chrome, o chatGPT não sugere a versão da openAI

Ou seja, não sei se traz alguma vantagem à pesquisa que já havia anteriormente. Fui lançado muito cedo? Será ainda lançado um searchGPT? 

Introducing ChatGPT search | OpenAI 

ChatGPT search – Chrome Web Store

https://www.linkedin.com/posts/glenngabe_openai-chatgpt-search-activity-7258844642190798848-Etqr 

ChatGPT Search: Initial Analysis Post-Launch & Comparison vs Google SERPs

 

MIGUEL

 

Telecomunicações com Preços fixos e transparentes sem fidelização…..Este totul nebun???

Ontem ao final da tarde o nosso grupo whatsapp debateu ferozmente o inicio do marketing digital em Portugal.

Houve quem dissesse que começou em meados de 2010, quando um dos marketeers portugueses mais conhecido em Portugal, nos Algarves e no Brasil começou a fazer vídeos para o Youtube e deu-se o Big Bang Digital.

Alguns, mais conservadores e moderados, acreditam que o marketing digital começou bem antes…nos tempos do terravista, Altavista, Yahoo, excite, Geocities, Telepac, netcet onde o acesso à internet era feito com modems 28K ou então RDIS.

E é mesmo sobre isso que vamos falar hoje… sobre o acesso à internet em Portugal.

No inicio não havia internet ilimitada para ninguém…

Foram tempos sombrios em que pagávamos a conta telefónica

Pagávamos a subscrição base do serviço, pagávamos a conta telefónica, e sempre que passávamos o limite de downloads a conta subia.

Apesar de parecer confuso isto da conta telefónica e da subscrição ao mesmo tempo…estes foram os tempos mais claros da internet em Portugal.

A partir daqui quando entrou a internet por cabo e com ela a mistura de televisão, internet e telefone começou a brincadeira.

Começaram as fidelizações com a desculpa de que estávamos a pagar o modem e a box que eram equipamentos de alta tecnologia que custavam centenas de euros…a mesma coisa com a box…

As associações de defesa do consumidor tinham milhares de queixas contras as fidelizações das quais só nos livrávamos estando mortos ou mudando de casa para uma zona que não fosse coberta pela rede.

Surgiram as grandes empresas de telecomunicações nacionais que como partilham a mesma subscrição do chat GPT parece que têm sempre os mesmos preços para tudo desde sempre…

Passados uns 34 anos desde a chegada da internet a Portugal…e 14 anos desde o big bang do marketing digital por aqui…

Chega a Portugal a DIGI com uma oferta que parece ir contra tudo aquilo que já foi tentado em Portugal pelas grandes operadoras:

“Preços fixos e transparentes, sem fidelizações de anos, e preços baratos sem ser em promoções esquisitas”.

Ao que eu pergunto logo: Este Totul Nebut?!? Que significa “Está tudo doido?” em Romeno?

Não vou entrar em detalhes sobre tarifários….mas estamos a falar de 1 digito dos baixinhos para chamadas ilimitadas?

Realmente os gestores romenos são uns saloios e vieram para Portugal aplicar preços alinhados com os ordenados dos portugueses e achavam que se safavam…

Claro que a cobertura não é a 100% porque, segundo o Valentim Popoviciu administrador da DIGI, e que li no jornal de negócios, a DIGI está há mais de 1 ano à espera de autorização para colocarem as antenas…

Também são saloios do ponto de vista de comunicação com os municípios e as cameras…também estão “há espera de resposta” para instalar as suas redes…

Ainda não perceberam que algumas perguntas fazem-se com um envelope discreto e não por email.

Bem mas posto isto…e querendo trazer a conversa para o mundo do marketing.

Claramente a DIGI veio com uma estratégia de preço de penetração…não querem ser baratos…querem ser os mais baratos…Por isso chegaram com uma oferta que até nos mete a falar romeno.

As grandes telecomunicadoras já andam a dizer que assim é impossível a DIGI manter a qualidade do serviço, etc…

Se for como a qualidade que eu tenho em casa que me estão a obrigar a ir a uma loja para trocar a porcaria da box que está danificada e não entrega a velocidade que eu pago todos os meses…realmente o que será preciso para manter a qualidade?

Pergunta para o painel:

  •       Estamos assim tão habituados a ser roubados que quando aparece uma oferta que nos parece clara, transparente e acessível, nem conseguimos acreditar?

 

Sobre o Podcast Marketing por Idiotas

podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.

O podcast é apresentado pelos comentadores com lugar cativo o freelancer para ONGs Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Rão Vieira.

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