O Facebook testa áudio, inovação nos browsers e tendências em consultoria- E47S01
Neste novo episódio do Podcast Marketing por Idiotas falamos sobre tendências na área de consultoria para 2022, um novo modelo de “Compre agora e pague depois” nos browsers e inovação no Facebook.
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[TEMAS DA SEMANA]
MIGUEL
O Facebook está a testar comentários por clips de áudio até 10 segundos
DIOGO
O Edge lançou no mês passado nos EUA uma ferramenta de “buy now, pay later” com o nome ZIP que permite os utilizadores pagarem o valor de qualquer compra dividido em até 6 vezes e muitas vezes sem juros.
E agora vocês perguntam:
Mas laçou onde? Lançou como?
É fácil, lançou no seu próprio browser. Ou seja, ao utilizador usar o Edge, automaticamente está a usar esta ferramenta, basta concluir a inscrição e qualquer pagamento online poderá ser feito em 6 vezes, não interessa a loja ou o método de pagamento.
Esta ferramenta junta-se a outras duas automaticamente incluídas: que procuram códigos de desconto automaticamente para uma compra e outra que é um comparador de preço.
Claramente uma aposta da Microsoft na parte de e-commerce.
O ZIP entretanto está a dar que falar porque acaba sempre por cobrar $1 por processar pagamento e os utilizadores não estão a gostar..
A minha questão para vocês é, o que acontece quando o Google Chrome começar a fazer algo semelhante? Ou seja, os browsers vão controlar as próximas ações de marca?
FRED
A consultoria é definida como a prática de fornecer a um terceiro conhecimento especializado sobre um assunto em troca de uma taxa.
O serviço pode envolver serviços de consultoria ou implementação.
Para o consultor assumir uma posição independente e imparcial sobre uma questão, é fundamental estudar bastante para a sua função.
Um consultor pode, inicialmente, atender a qualquer setor, obrigando a estudar o contexto, mercado, concorrentes, produtos, serviços, recursos humanos da empresa, competências e informação diversa sobre a empresa.
Nas últimas décadas, o termo tornou-se sinónimo de consultoria empresarial – que se concentra principalmente em estratégia de negócios, gestão, organização, processos operacionais e tecnologia.
Do lado do cliente, os recursos humanos não têm os conhecimentos necessários para resolver os seus próprios problemas. E isto leva-nos à diferença entre empreiteiros e consultores.
Entre a operação/implementação e aconselhamento das melhores práticas.
As empresas que recorrerem a consultores sabem que precisam de perícia e orientação.
Há uma certa tendência de recorrer diretamente a empreiteiros ou freelancers, quando os clientes pensam que já sabem que caminho querem seguir e precisam simplesmente de largura de banda. Depois dão-se conta que estão mais a orientar os empreiteiros ou os freelancers, enquanto os consultores estão a orientar o cliente.
A primeira previsão é de que haverá mais consultores, a terceirização de competências não essenciais, como por exemplo a área de contabilidade e apoio nas candidaturas aos fundos europeus.
O mercado terá consultores mais especializados com foco em seis áreas funcionais principais:
– Consultoria de Estratégia;
– Consultoria de Gestão;
– Consultoria de Operações;
– Consultoria de RH;
– Assessoria Financeira;
– Consultoria de Tecnologia.
[RAPIDINHAS – Notícias de Marketing em Portugal]
- O Google Ads traz extensões de imagem para computadores
- O setor do e-commerce B2B em Portugal deverá fechar o ano com um crescimento estimado de 20% a 30%. Considerando os serviços, o mercado nacional de vendas eletrónicas atingiu 7,4 mil milhões de euros (fonte: hipersuper)
- De acordo com o estudo da IPG Mediabrands, em 2021, o digital, em Portugal, teve um aumento de cerca de 30%, alcançando 300 milhões de euros em receitas totais. Para 2022, prevê-se uma aceleração do vídeo (22%), redes sociais (19%), seguidos pela área de pesquisa (17%).
- O Barómetro E-Commerce da Marktest, um estudo de comércio electrónico que tem com objectivo caracterizar os comportamentos dos portugueses relativamente a este canal, revela que quase metade dos consumidores (47,5%) tem o hábito de pesquisar produtos online antes de se deslocar a lojas físicas para efectuar a compra. (fonte marketeer)
- O Instagram adicionou a opção para os utilizadores fazerem uma pausa
- O Whatsapp está a lançar a opção de mensagens se apagarem após X tempo
- O TikTok lançou nova APP para gestão de lojas dentro do TikTok (apenas na Indonésia)
[FERRAMENTA DA SEMANA]
Google fez uma nova atualização do PageSpeed Insights.
Porque é importante: Para quem está preocupado com a velocidade do site ou deseja que as suas pontuações de Page Experience e Core Web Vitals sejam as mais altas possíveis, pode usar o PageSpeed Insights.
Ferramenta PageSpeed Insights, para quem não conhece ou nunca ouvi falar: Analisa o conteúdo de uma página da web e, em seguida, gera sugestões para torná-la mais rápida. A Google atualizou a ferramenta em 2018 e fez agora outra atualização no final de 2021.
Nova localização. O Google mudou a ferramenta para https://pagespeed.web.dev/ – anteriormente, estava localizada em https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/
O que há de novo. A Google disse que a interface do utilizador é mais intuitiva “ao diferenciar claramente entre dados derivados de um ambiente sintético e dados captados de utilizadores em campo”.
A Google agora configurou seções dedicadas para dados de laboratório e dados de campo na ferramenta.
Rótulos para Field Data = “Dados de campo” e Lab data “Dados de laboratório” foram substituídos por um texto que indica o que os dados significam e como podem ajudar. A Google também moveu a seção de dados de campo para o topo.
A Google também tem o resultado da avaliação Core Web Vitals, que anteriormente aparecia como uma única palavra “aprovado” ou “reprovado” em Field Data.
Sobre o Podcast Marketing por Idiotas
O podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.
O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.
Neste episódio
MIGUEL
O Facebook está a testar comentários por clips de áudio até 10 segundos
DIOGO
O Edge lançou no mês passado nos EUA uma ferramenta de “buy now, pay later” com o nome ZIP que permite os utilizadores pagarem o valor de qualquer compra dividido em até 6 vezes e muitas vezes sem juros.
E agora vocês perguntam:
Mas laçou onde? Lançou como?
É fácil, lançou no seu próprio browser. Ou seja, ao utilizador usar o Edge, automaticamente está a usar esta ferramenta, basta concluir a inscrição e qualquer pagamento online poderá ser feito em 6 vezes, não interessa a loja ou o método de pagamento.
Esta ferramenta junta-se a outras duas automaticamente incluídas: que procuram códigos de desconto automaticamente para uma compra e outra que é um comparador de preço.
Claramente uma aposta da Microsoft na parte de e-commerce.
O ZIP entretanto está a dar que falar porque acaba sempre por cobrar $1 por processar pagamento e os utilizadores não estão a gostar..
A minha questão para vocês é, o que acontece quando o Google Chrome começar a fazer algo semelhante? Ou seja, os browsers vão controlar as próximas ações de marca?
https://www-theverge-com.cdn.ampproject.org/c/s/www.theverge.com/platform/amp/2021/11/30/22810595/microsoft-edge-zip-buy-now-pay-later
FRED
A consultoria é definida como a prática de fornecer a um terceiro conhecimento especializado sobre um assunto em troca de uma taxa.
O serviço pode envolver serviços de consultoria ou implementação.
Para o consultor assumir uma posição independente e imparcial sobre uma questão, é fundamental estudar bastante para a sua função.
Um consultor pode, inicialmente, atender a qualquer setor, obrigando a estudar o contexto, mercado, concorrentes, produtos, serviços, recursos humanos da empresa, competências e informação diversa sobre a empresa.
Nas últimas décadas, o termo tornou-se sinónimo de consultoria empresarial – que se concentra principalmente em estratégia de negócios, gestão, organização, processos operacionais e tecnologia.
Do lado do cliente, os recursos humanos não têm os conhecimentos necessários para resolver os seus próprios problemas. E isto leva-nos à diferença entre empreiteiros e consultores.
Entre a operação/implementação e aconselhamento das melhores práticas.
As empresas que recorrerem a consultores sabem que precisam de perícia e orientação.
Há uma certa tendência de recorrer diretamente a empreiteiros ou freelancers, quando os clientes pensam que já sabem que caminho querem seguir e precisam simplesmente de largura de banda. Depois dão-se conta que estão mais a orientar os empreiteiros ou os freelancers, enquanto os consultores estão a orientar o cliente.
A primeira previsão é de que haverá mais consultores, a terceirização de competências não essenciais, como por exemplo a área de contabilidade e apoio nas candidaturas aos fundos europeus.
O mercado terá consultores mais especializados com foco em seis áreas funcionais principais:
– Consultoria de Estratégia;
– Consultoria de Gestão;
– Consultoria de Operações;
– Consultoria de RH;
– Assessoria Financeira;
– Consultoria de Tecnologia.
[RAPIDINHAS - Notícias de Marketing em Portugal]
O Google Ads traz extensões de imagem para computadores
O setor do e-commerce B2B em Portugal deverá fechar o ano com um crescimento estimado de 20% a 30%. Considerando os serviços, o mercado nacional de vendas eletrónicas atingiu 7,4 mil milhões de euros (fonte: hipersuper)
De acordo com o estudo da IPG Mediabrands, em 2021, o digital, em Portugal, teve um aumento de cerca de 30%, alcançando 300 milhões de euros em receitas totais. Para 2022, prevê-se uma aceleração do vídeo (22%), redes sociais (19%), seguidos pela área de pesquisa (17%).
O Barómetro E-Commerce da Marktest, um estudo de comércio electrónico que tem com objectivo caracterizar os comportamentos dos portugueses relativamente a este canal, revela que quase metade dos consumidores (47,5%) tem o hábito de pesquisar produtos online antes de se deslocar a lojas físicas para efectuar a compra. (fonte marketeer)
O Instagram adicionou a opção para os utilizadores fazerem uma pausa
O Whatsapp está a lançar a opção de mensagens se apagarem após X tempo
O TikTok lançou nova APP para gestão de lojas dentro do TikTok (apenas na Indonésia)
Os Idiotas
Frederico Carvalho
Formador e consultor de marketing digital
Miguel Rão Vieira
CEO @ pkina.com / funis.pt
Diogo Abrantes da Silva
Freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics