O custo por lead no Google Ads, 4 tendências para 2023 e o mercado de videoconferência – e96s01

podcast marketing portugal por idiotas

O custo por lead no Google Ads, 4 tendências para 2023 e o mercado de videoconferência – e96s01

Episódio 96
58:46

Neste episódio número 96 falamos do custo por lead no Google Ads, 4 tendências para 2023 e o mercado de videoconferência

Episódio de: 25 de Novembro, 2022

Download do podcast

MIGUEL

Benchmark de custos por lead

https://ignitevisibility.com/digital-marketing-news/

https://searchengineland.com/new-report-shows-google-cost-per-lead-has-increased-for-91-of-industries-389593

https://www.wordstream.com/blog/ws/2022/11/10/search-advertising-benchmarks

 

Na semana passada falámos sobre benchmarks e aquelas estatísticas que temos no bolso que nos ajudam a tomar algumas decisões estratégicas.

Esta semana trago uma estatística….mas esta bem mais triste!!

Os custos por lead, ou CPL, do Google aumentaram em 91% das industrias!

Este estudo foi feito utilizando dados de 79 mil campanhas de clientes desde outubro de 2021 e setembro de 2022.

As industrias que viram o seu custo por lead aumentar mais foram as de Artes e Entretenimento (+134%), Viagens (+68%) e mobilias(+54%)!

O aumento global nas restantes industrias que subiram foi de +19%.

Mas atenção, houve industrias onde o custo por lead baixou como as finanças e seguros (Com esta eu não contava mesmo) (-2%) e a educação (-29%)

Alguns benchmarks de resultados nos estados unidos:

6,30% CTR em campanhas Google

2,96$ custo por click

7,26% taxa de conversão

40$ Custo por lead

A LocaliQ, a empresa que fez o estudo, diz que as causas dos aumentos são inflação, broad keyword matching, e competição.

As justificações deles são…e eu quero que os ilustres comentem:

Inflação: as industrias mais afectadas tiveram uma forte procura no periodo pós-pandemia o que fez a procura de anúncios aumentar aplicando-se oferta e procura.

Queda na taxa de conversão: A utilização de broad matches faz com que apanhemos mais pesquisas de topo de funil, logo com menos intenção imediata de compra / lead.

Custo por Click: O custo por click teve um ligeiro aumento em 2022… sinceramente pensava que tinha sido muito maior.

Sugestões que nos dão para combatermos isto:

  •         Implementar campanhas multicanal que consigam apanhar audiências mais quentes
  •         Ser proactivo em negativar palavras-chave para reduzirmos custos com audiências que não convertem;
  •         Aumentar o investimento (Esta parece uma sugestão que a equipa do google meteu aqui) e tentar optimizar o quality score.

 

E vocês caros colegas…o que acham destes aumentos de custos por lead e como podemos combate-los?

 

DIOGO  

E porque o ano está a chegar ao fim, achei por bem trazer, sermos dos primeiros a trazer as 4  maiores tendências para 2023… Na verdade não fui eu, foi a forbes no seu artigo 4 Tech Trends For 202. É certo que todos nós sabemos o quão marketing digital está ligado à tecnologia, então penso achei que poderia ser interessante… Enfim, vamos a isto, eis o que a Forbes está a trazer para mesa como tendência:

  1. Inteligência Artificial

Em 2022, as ferramentas GPT-3 e a introdução do DALL-E foram alguns dos resultados mais mágicos do progresso, com a IA aprendendo a gerar fala, texto e imagens visuais a partir de consultas simples. 

Este ano, saiu já a API para o DALL-E que nos permite então criar imagens para o nosso blog sem ter de contratar um designer e agora que o GPT-4 está a aparecer, deverá ser lançado em Dezembro ou no início do próximo ano, e para terem uma noção o GPT-3 O conta com mais de 175 mil milhões de parâmetros de aprendizagem e já faz um trabalho incrível, o novo modelo GPT-4 utiliza 100 triliões de parâmetros.

  1. O Metaverso

Para lá do metaverso da meta já dar pernas aos seus avatares espera-se muito mais inovação. Desde a utilização de cada vez mais utilização da blockchain, experiências mais imersivas, aumento de IA e bots no metaverso, aplicações aos negócios e na educação e uma maior utilização do metaverso como uma rede social. 

  1. Finanças Descentralizadas

Segundo o autor, as finanças descentralizadas (ou DeFi) foram amplamente impulsionadas pelo aumento da propriedade e do controle individual sobre as finanças pessoais. Os NFTs são um grande impulsionador dessa tendência na sua capacidade de tornar os ativos facilmente trocáveis.

Aqui a ideia é que se utilize cada vez mais os NFTs como uma nova moeda de troca e continue a evoluir nesse sentido. 

  1. Sustentabilidade e Reforma Energética

Nós temos trazido cada vez mais este tema no podcast desde que viemos do QSP summit, e a verdade é simples, mais uma vez na COP27 existiram novos compromissos de vários países para baixarem as suas emissões e as empresas não ficam para trás. Vão ter que forçosamente com vários benefícios alterar a sua estrutura para uma maior sustentabilidade. 

Enfim, num pequeno resumo foi este o ponto do artigo mas como sempre gosto de apontar as coisas para o lado do marketing  e pergunto-vos:

Como acham que os marketers poderia tirar proveito destas tendências? 


https://www.forbes.com/sites/forbesbusinessdevelopmentcouncil/2022/11/08/4-tech-trends-for-2023/ 

                                                                                             

FRED

 

Os accionistas da Zoom Video Communications, viram as acções cair 87% um  histórico pandémico, uma vez que o crescimento das receitas da empresa desacelerou como um carro a atingir um súbito engarrafamento de trânsito. 

 

Na segunda-feira a Zoom anunciou que as vendas cresceram apenas 5% no trimestre mais recente, em comparação com a taxa de crescimento da era pandémica de 367% no mesmo trimestre há dois anos. 

 

A Zoom tem agora um valor empresarial de apenas 17,4 mil milhões de dólares.

Ainda é mais caro do que comprar o Manchester United que custa 5 mil milhões, mas estes números fazem da Zoom um alvo de aquisição destacado quer para uma empresa rival quer para uma empresa de private equity.

 

Mas há uma reviravolta interessante. 

 

Um comprador lógico seria a Cisco Systems, que está a sofrer a concorrência da Zoom no mercado da colaboração.  

 

É o negócio que engloba ferramentas de software que permitem aos trabalhadores e clientes comunicar, incluindo videoconferência e centros de contacto. 

 

As receitas no negócio de colaboração da Cisco, que inclui o seu produto de conferência Webex, caíram 2% no trimestre mais recente, o que significa que está a fazer ainda pior do que o Zoom de crescimento lento. 

 

A Cisco tinha apenas 13,2% do mercado de conferências Web em 2021 e a Zoom tinha 29,9%, enquanto que a Microsoft tem 27,5%, segundo os números da IDC. 

 

A questão é se a Cisco, ou outra empresa de software empresarial, poderia obter o valor total do Zoom. 

 

Eu acho que os clientes de ferramentas de software empresarial estão a tornar-se cada vez mais resistentes à compra de pacotes de produtos de software. 

 

Tal como os milhões de consumidores que abandonaram a televisão por cabo na última década, irritados por pagarem uma fortuna por canais que não vêem, as empresas conscientes dos custos estão agora a questionar-se porque estão a pagar por ferramentas de software que não utilizam.

 

Esta não é uma questão apenas para a Cisco – provavelmente afecta todas as empresas de software empresarial que lançam pacotes de diferentes serviços de software, desde a Salesforce à Oracle e à Microsoft.

 

 

Se a Zoom fosse vendida quem seria um candidato lógico à compra?

 

Será que as empresas de software vão precisar de adoçar os preços dos pacotes de software, apertando as suas margens de lucro, pelo menos até que os tempos económicos melhorem?

 

Qual é a vossa visão?

 

[RAPIDINHAS – NOTÍCIAS DE MARKETING DIGITAL EM PORTUGAL E NO MUNDO ]

 

 

[FERRAMENTA DA SEMANA ou Estatística da semana] 

 

A extensão do chrome  Ghostery anti pop-ups

 

Sobre o Podcast Marketing por Idiotas

podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.

O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.

Ouvir podcast marketing por idiotas

Temas no podcast

01:07
Temas
47:10
Rapidinhas

Neste episódio


Orador 2
Olá a todos bem-vindos ao podcast de marketing por idiotas. Neste episódio temos como assuntos Ucpel Google está doido, 4 tendências para 2023 e, por último, o mercado da videoconferência. Para ficarem a saber tudo sobre estes temas e as novidades de marketing esta semana já sabem, deixem ficar por aí. Olá Olá a todos, então sejam muito bem vindos ao 90º quarto episódio do Podcast marketing por idiotas, o vosso podcast de marketing favorito, falamos sobre marketing, negócios, tecnologia, mas ISTO já tinha dito NOS outros 93 episódios. Olá eu. Olá, Fred. E Olá Miguel. Parece que tens um filtro na voz. Fred pode ser impressão minha, não é que está. Ver a mas estás com uma voz mais filtrada? Estás também em excelente companhia e assim vamos seguir. Miguel, tu trazes sempre o Tema mais wildcard de todos e esta semana não é excepção. Ucpel Google está doido ucpel, que é muito rapidamente. Orador Eh pá.
Orador 4
Gosto por lead.
Orador 2
Muito bem, está esclarecido, podemos fazer o próximo. Tema a não.
Orador 4
Exatamente claro.
Orador 2
Peço imensa desculpa. Eu li mal, então vou estar lá. O que é que se passa com o custo por unidade da Google?
Orador 4
OK, nós na semana passada falámos. Sobre Mendes Marques, aquelas estatísticas que temos no bolso que NOS ajuda a Tomar decisões de estrate. Ficas eu esta semana, trago também aqui um benchmark, mas deste bem mais triste os custos por lead, o cpl do Google aumentaram em 91% das indústrias. Este estudo foi feito utilizando dados de 79000 campanhas de clientes desde Outubro de 2021 a Setembro de 2022. A as indústrias que viram o seu custo por lead aumentar mais foram as de artes e entretenimento em o custo de vida aumentou em 134%, a de viagens em 68%. Eh pá e esta não contava das mo. Phileas em 54% AO aumento global nas restantes indústrias que subiram foi de à volta de 19%. Mas atenção, também houve indústrias onde o custo por lead baixou, como o das finanças e seguros. Eu esta não estava mesmo à espera que baixou cerca de 2% e o da educação em 29%. Este estudo também retirou aqui.
Orador 2
É bom q é muito é bairro de.
Orador 4
Uma descida grande, se o pessoal tá, tá, tá procurar menos estudos. Há alguns momentos Marques de resultados nos Estados Unidos é o ctr das campanhas Google foi à volta de 6.3%, ou seja, para o Google, para o Diogo nos Estados Unidos, todas as campanhas estão abaixo do índice de performance dele AO custo por Click on a volta dos 23, vá 3 USD. A taxa de conversão média anda em 7 ponto 26, ou seja, abaixo daquilo que eu considero bom e abaixo daquilo que o que o Diogo também com. Era bom e o custo perdida na volta dos 40 USD AA local locali que OA, empresa que fez o estudo, diz que as causas dos aumentos são inflação. O Brody Keyword Matim e a competição a justificações deles são e depois quer que os ilustres com tentem comentar ISTO. A inflação. As indústrias mais afetadas tiveram uma forte procura no período pós pandemia, o que fez com que, AO que o que os financiamentos aumentassem, aplicando essa oferta, eu. Né a queda na taxa de conversão, a utilização do Brody Matias faz com que tenhamos mais pesquisas no topo, definiu logo com menos intenção imediata de compra ou de leads e o custo por clique o nosso, né? Que o custo por clique teve um ligeiramente em 2022 foi a volta de 2%. Eu sinceramente achava que tinha sido muito maior. É a Sucessões que NOS dão para combatermos ISTO. Implementamos campanhas multicanais multicanal que consigam apanhar audiências mais quentes. Ser proativo é negativado, palavras chave para reduzir os custos com audiências que não estão a converter muito no topo do funil. E finalmente aumentar o investimento. Esta até parece que é uma daquelas sugestões que a. Equipa do Google meteu agora. Exato eu entendo aqui esta e tentaram. Tentaram de falar aqui.
Orador 2
Já o cara está descontrolado, seja quem mais rápido o produto estava num advogado mais.
Orador 4
Sabe exato, é não, não está, não está achando disso. Sinto ainda na Figueira exato. É então, e agora para vocês, meus colegas? É o que que vocês acham dos aumentos de custo polido e como é que nós podemos combatê-los? Que que vocês acham disso tudo? Entretanto, também queria deixar aqui aos nossos ouvintes. Oo comentário e um t 3 links no então 3 links no site Martins. Botas e são mesmo muito bons. Vale a pena ver e perceber dentro da vossa indústria, porque isso é muito mais o que é que se passou e podem encontrar? Aqui informações interessantes.
Orador 3
E são números. Do mundo interno é Miguel, não são só os Estados Unidos.
Orador 4
Reparo é? Eu penso que são do mundo inteiro, mas ISTO requer mesmo que leiam com atenção, porque há partes que estão misturadas, OK? Mas mas tem uma atenção isso?
Orador 2
Então eu quero fazer comentário.
Orador 3
Vamos ver ISTO. Vamos dizer, estamos aí, estou muito. Então, um aqui a questão do do entretenimento a aumentar, não é? Na indústria do entretenimento, por exemplo, aumentar +134% é pá. Parece-me absolutamente normal até pelo investimento que tem havido no entretenimento, não é? Nas subscrições no Showcase Plus, que Já Não Sei se existe, se não sei se é o nome, mas desde o Disney Plus, tudo o que seja entretenimento relacionado não é porque realmente houve com a pandemia uma grande tendência para o crescimento e a aposta no entretenimento. Isso porque também aumentou, na verdade, o consumo em do dos nossos te positivos, não é? Portanto, acho isso absolutamente normal quanto a contenção de custo é ou ou a baixa de de de custo por. Nas finanças, não é no na parte de finanças e seguros parecem também. AA não me surpreende, vá é porque realmente, especialmente quando com meus disseram também no estudo, que é quando estamos a inflação não é aquela contenção e tentarmos ir para onde é o nosso investimento tem melhor retorno, não é? Eu diria que, como já é uma indústria que investe muito e que já tem um CPC muito elevado, o que é um custo por clique muito elevado e um custo por lead muito elevado, está bem para terem noção, eu recordo-me a Sei Lá há 10 anos atrás, trabalhar na Alemanha e o custo por clique na Alemanha para abertura de conta bancária era 55 EUR. O Click OK, portanto, imaginem o quão o quão será a lide, não é? É mas claro, eles depois têm um cliente para a vida, portanto, quem abre uma conta ali no banco, depois acaba por ter um cliente para a vida. É um. Funciona assim na Alemanha, anyway, mas a sim, portanto, aí não me surpreende muito. Quando é que a ctr deixa-me só AA falar um pouco sobre ISTO? Miguel, tu disseste que a ctr de 6,33% em campanhas de Google a que era abaixo daquilo que eu diria, não, não, não, o que eu disse foi abaixo de 5%, era mau, OK 6% está OK, não é uma boa taxa de clique, OK? Se a Terra. Taxa de Click. Mas não é problemática, portanto o meu, o meu benchmark era de 5% e por último só comentar aqui algumas das justificações, hã? Em relação AA ISTO as justificações que eles dão AA utilização de Brody não é a questão de utilizar estas estas campanhas em tipos de correspondência ampla que é no fundo Oo tipo de campanha que a Google quer que vocês criem o máximo possível, porque se vão gastar mais dinheiro com. O Google OK. Tem, portanto, como há um puxo muito grande de da Google para que isso aconteça, está bem para terem noção a Google, se vocês fizerem a inscrição no do vosso commers a no Google através do Commerce, Vocês recebem 500 USD de budget OK? Para fazerem uma campanha de a de performance Max, ou seja, totalmente broad, estão a ver. Portanto, eles estão a oferecer vauchez para vocês testarem a campanha Broad 100 USD também. Falar desta questão do e-commerce, OK?
Orador 5
Dom, Dom Dom Dom de.
Orador 3
Mas é para só para campanhas de performance, mas. Orador Tá bom.
Orador 3
Tem exemplos. Orador Vamos lá ver.
Orador 5
Mas estão a oferecer ISTO é Black Friday, ISTO é, está ISTO é saber manda ISTO é e 500 delas para A esquerda e 100 USD para A direita. Vamos lá saber.
Orador 4
É, Eu Não saiba, rir é o one se beber ISTO vai ser de é por causa de outro como especialista. Agora eu pergunto, será que nós podemos fazer uma C?
Orador 5
Onde é que se fazia isso? Índia ele. Miguel, não deixe capar o Diogo que o Diogo diz que está a oferecer, mas não está a meter o linho, não está? A dizer, onde é que se arranja, onde é que havia de ser?
Orador 4
Então vá dar o. Áudio 10 onde é que nós temos que estar? O Diogo 10. Isso lá houve terça pastel amiguinhos da Google.
Orador 3
É do comércio é fácil, tem que fazer o. Eu tenho que ter um comércio, né? Fazer a inscrição através do do do Plugin do Google adsense o Duvauchelle para o Xandão para para performance. Aí é nas próprias contas importantes são as contas que são sugeridas. É gol que sugere, não é um link, eu vou passar.
Orador 4
Muito bem, olha, diz uma coisa. Já agora, uma pergunta rápida para o marketing pode ser uma boa estratégia, estivemos algum dinheirinho a mais? Fazemos uma campanha de brod, praticaremos palavras, África convertam e depois aplicamos essas palavras essas, diz. Abertas numa campanha já só focada em expressões exatas.
Orador 3
Nem mais é uma ótima estratégia, mas como tu disseste, se tiveres um budget a mais OKEO problema é que a Google faz um push muito grande, não é? Empurra muito as pessoas AA os anunciantes a anunciarem Broad antes do sistema ter conversões, não é lides já registadas anteriormente muitas vezes. Ou com muito pouca informação e quanto menos informação o sistema tiver, não é o Ai da Google. Mais difícil vai ser o sistema conseguir otimizar as vossas campanhas, então mais vai gastar em palavras-chave que não são relacionadas. Mas não se esqueçam disto que reportarmos a algum tempo. É os tipos. De correspondência de palavras-chave em Guga LED o exército Frei se o Brother. Já não sou. O mesmo do que há 2 anos atrás, ou já não sou o mesmo aqui um ano atrás, OK? Mas agora são coisas diferentes. O próprio exército pode perceber para pesquisas relacionadas com a vossa palavra, não seriamente aquela pesquisa que vocês selecionaram. Também entanto esta abertura para pesquisas mais amplas, também por parte do sistema. Também vai levar AA pesquisas mais é mais genéricas e que não, não sejam tão relacionadas com uma conversão. Daí possa aumentar Oo vosso custo por lead pai tinha muito mais coisas do que dizendo, mas quero quero. Por quê? Ouvir também o Fred?
Orador 2
Então Fred.
Orador 5
Não é esta é a especialidade do Diogo, mas o que o que tem aqui é chamar a atenção. É que nossas os ouvintes perceberam que o Miguel fez a pergunta, mas NOS anteriores é é fazer a pergunta de logo a. É que eu disse, bom. Então o que você vai fazer? É nunca ativar as palavras, fazer e Martin. Isso é parte da resposta, não é Miguel?
Orador 4
Sim, mas Eu Não no sentido da resposta que eles deram, mas eu confio mais NOS meus caros colegas do que no nestes tipos, não é isso? Normalmente, quando dizem que a solução é aumentar o investimento, eu aí fico logo de pé atrás.
Orador 5
Não é bom, mas eu para complementar a lia coisas que o Diogo já disse talvez pudesse acrescentar no facto de fazer uma análise ao anúncio, portanto, fazer uma revisão histórica, depois começar a ver a partir de pequenas coisas, em ver o desempenho por dia. Objetivo viram desempenho pro rede experimentar a campanha de remarketing, pois tal como foi já sugerido, adicionar é a negativação de palavras no Fundo, avaliar em detalhe Oo custo por clique para depois temos o melhor custo pro Lito, mas do momento é o que uma praça acrescentar.
Orador 2
Força Diogo concluída.
Orador 3
É só destinar. Nisto que mesmo Hoje em dia, desde a um ano para para cá é é próprio negativação de palavras chave. Ou seja, dizemos ao sistema que não queremos aparecer para pesquisas que tenham. Não tenho palavras x, por exemplo, está mais difícil porque o Google já não apresenta todas as expressões para qual o vosso anunciou Perseu. Está bom, o que é péssimo? Ou seja, muitas das expressões que vocês vão aparecer, vocês não vão ter a noção que estão a aparecer para elas, OK? Isso é uma questão e, por último, só adicionar ISTO. Desculpem que é. Eu sou toda a favor da automatização, OK, completamente a favor da automatização, mas a partir do momento em que em que a máquina tem dados. Pacientes para se otimizar e depois, o que é que fazemos um pouco também como elas? Sugerem aqui, não? É que concentrarmos um do ser humano é importante, ou seja, na. Na criação do K-pop, na otimização de landing pages. Não é que o sistema não vai conseguir tão bem quanto o ser humano.
Orador 2
Muito bem, bom, obrigado. Antes de passarmos ao próximo Tema, vou relembrar que eu acho que há muita gente. Fico sempre curioso com ISTO. Não é porque nós não temos uma forma de medir como é que as pessoas entram no nosso grupo de WhatsApp, Hein? W ponto marketing para idiotas.pt podias semana entrou novos ouvintes, eu fico sempre a pensar, não é se calhar ficarmos uma semana?
Orador 4
Olha verdade.
Orador 2
De nada e ver essa parte, gente, mas é isso porque ele não falava direto dizes.
Orador 4
É um bom, é um bom teste. É um bom teste, não? No próximo podcast não, não anunciamos o grupo. E vemos o que acontece.
Orador 2
Tivemos e entra bué da gente e depois ainda. Ficamos mais a mais na dúvida, bom.
Orador 4
Mas confuso espírito.
Orador 2
Este é um grupo do WhatsApp que vocês podem então aderir caso ainda não façam parte? Estamos lá, nós estão lá, muitos de nossos ouvintes e onde todas as semanas e cada vez mais são debatidos temas da atualidade, a tiradas dúvidas sobre a marketing digital. É sobre Martin geral e também por vezes sobre a vida todas as semanas também pretendemos neste capítulo WhatsApp, um conteúdo exclusivo e o conteúdo exclusivo é fresquinho. Acabado de chegar o conteúdo de como criar uma loja no Instagram pela Dreamville driving, lei, essa é que diz, disse bem.
Orador 3
É verdade, é, eu acho que disseste bem. Na verdade isso foi. É um dos nossos ouvintes, OK que NOS enviou, portanto é a agência dele, é do do Ricardi, o que NOS enviou para para partilharmos com com o.
Orador 2
Olha obrigado desculpa repete só.
Orador 3
Ricardo Gil.
Orador 2
Ricardo seguramente é Chile, pessoa é Ricardo. Obrigado pela partilha porque ainda esta semana em vi aflito para precisamente criar uma loja no Instagram e agora vou ver este este documento para perceber se fiz burrada que certamente fiz e corrigir aquilo que estava mal com este com. Este guia Diogo. Vamos então a 4 a fechar o ano com as 4 maiores tendências para 2023.
Orador 3
10 maior.
Orador 2
Fundo tu.
Orador 3
Não, não, não, não, não, não, não. Então, por quanto está chegar ao fim, não é. É achei por bem, trazer é ou pelo menos sermos dos primeiros a trazer é é as 4 maiores tendências para 2023. OK, desculpa.
Orador 2
Como foi essa época? Você já chegou essa época? Você abre o época do tendências que não podem coisas para 2023.
Orador 3
Por norma é por norma, é mais gente no final de Dezembro, mas pelos vistos é. Eu eu queria, eu queria que fossemos nós, mas não. Mas a Ford antecipou se não é com o artigo for tech Trends for the Town em.
Orador 2
Puxar leite. Orador Sim fiz.
Orador 2
EEE.
Orador 3
Como todos nós sabemos, né? O com o marketing digital está ligado a tecnologia, então pensei que poderia ser interessante trazer. É Oo artigo para quem é, enfim, vamos dizer ISTO é isso? Que forma está a trazer para a mesa como tendência para 2023, então num inteligência artificial? Em 2022 as ferramentas como gpt 3 e introdução do Dao e o cara que falamos do thea No No Podcast há umas semanas atrás é foram alguns dos resultados mais mágicos do do processo do progresso. Aliás, com a inteligência artificial a aprender a gerar é fala textos imagens visuais é a partir de é pesquisas simples. Este ano já saiu então APE para o Dao EOK? Ou seja, podemos nós gerar imagens e dizemos ao sistema para girar a imagem. Mediante aquilo que descrevemos, como descrevemos a imagem e ele gera uma imagem única, OK, podemos ir ao open ai gerar lá imagem ou podemos utilizar a API a atenção que ISTO é um custo, a utilização da API a. E, então isso é algo que é incrível, não é? E como martas para nós, por exemplo, criarmos um artigo de blog podemos enfeitá-lo sempre com imagens do Dolly, sem necessitarmos, por exemplo, de um designer OK coitado. Coitados dos Designers, será que vão ficar sem?
Orador 2
Mas o Tema.
Orador 3
Não é? E agora? Atenção esta esta passada semana é o. Foi anunciado também o Gpt 4. Ok, bem é que é verdade que vai ser lançado entre Dezembro e o início do próximo ano, portanto eles dizem no máximo até Fevereiro é e pretendem uma noção. O Gpt 3, que era a versão anterior, contava com mais de 175000 milhões de parâmetros de aprendizagem e o Gpt 4 Utile. Se 100 triliões de parâmetros. OK, eu eu acho. ISTO é incrível porque os Gpt 3 já fase textos já faz resumos, já é incrível. Eu imagino o que é que poderá ser o Gpt 4 a não sei, queres dizer alguma coisa? Miguel, não sei se sei que ISTO é uma área.
Orador 4
Quer isso isso vai ser para segmentado. Tendência a tendência.
Orador 3
Olha, podes, pode ser senão se quiseres por. Mim podes ir?
Orador 4
Então olha, eu acho que é uma revolução que vem. Eu acho que neste momento, os Marketings podem tirar benefício das ferramentas estão a ser construídas. Em torno dessas tecnologias, ou seja, o Gpt 3 em si e para nós podemos, podemos ir lá o apanhar, fizemos umas brincadeiras e tal, mas eu acho que não é uma função de alto nível para o marketing e sim uma função de alto nível para o programador que através da APE cria uma função fácil de utilizar para pelo marketing para para tirar o máximo partido desta desta tecnologia, por exemplo, o Jasper do Word. E Ai para gerar conteúdos de forma mais rápida a 2023 também vai ser um ano. Vai Ficar para a história que vai ser o lançamento da balido versão um. Finalmente, a plataforma que eu e o Ricardo Cesteiro criámos para criar funis de marketing digital com um só Click. Ou seja, nós utilizamos um motor GPT 3 e provavelmente para o ano estaremos a usar o 4 a em que basicamente a pessoa diz o que diz, o que serviço é que tem? ISTO cria logo a landing page começa a gerar tráfego através do Google, Facebook, Instagram, LinkedIn com um só Click. Eu acho que vai ser incrível o próximo ano, porque vamos ver uma data de ferramentas novas para serem utilizadas, por exemplo, tal e é porreiro, já dá para fazer umas brincadeiras, mas ainda é um pouco difícil o marketeer comum utilizar aquilo no seu site não é se calhar vão aparecer ferramentas e plug-ins para wordpress, etc, que criem logo as coisas como tu estavas a dizer Diogo, se calhar acabaste de escrever o conteúdo ou um blog. Post e aquilo carrega logo as imagens automaticamente eu acho que vai ser uma revolução incrível e esta sim, eu acho que é uma super tendência. Ou melhor, eu acho que já nem é nem é uma previsão, ISTO é uma certeza absoluta. Que 2023 vai ser o ano da inteligência artificial no nível do marketeer, em que o marketing já vai conseguir utilizar as plataformas todas que foram desenvolvidas e financiadas este ano e no ano anterior? Por isso acho que.
Orador 2
Vai ser brutal, boa fé, quer algo mais chega e essa criança.
Orador 5
AA minha filha. A minha filha quer dar uma opinião?
Orador 4
Ai é é porque ela?
Orador 5
Ela, que era uma opinião?
Orador 4
Ela já percebeu que que já não vai trabalhar em webdesign.
Orador 1
Olá, eu estava.
Orador 2
Seguramente não, e em marketing vamos lá ver se ainda sobrará espaço muito bem.
Orador 5
Estava com ela. Qual eu tentei adormecer também chegou do supermercado e, portanto.
Orador 4
Nós somos um problema familiar.
Orador 5
Já já está bem? Orador É isso era mais.
Orador 5
E famílias. A bom, primeiro quero fazer aqui uma ressalva. Espero que os Designers não saiam do Grupo do WhatsApp. Nós gostamos todos vocês, todos vocês tenham tantos.
Orador 4
Português fala-se, fala-se em design da Alice, começa logo. A chorar eh pá será será?
Orador 5
A mas de resto. Concordo com tudo o que foi dito. Não tenho nada que sentar.
Orador 2
Um fã.
Orador 4
A Alice já falou por ti?
Orador 3
Eu posso passar a segunda tendência, avança então segunda tendência segunda, formou-se o metaverso, OK, então pra lá do metaverso da meta, já dar pernas aos seus avatares, é verdade? Isso é um acontecimento. Espera-se muito mais inovação desde a utilização de cada vez mais utilização do do blockchain, experiências mais imersivas, o aumento da inteligência artificial e bote no próprio Metaverso é e também aplicações aos negócios de.
Orador 2
Fal acho.
Orador 3
É educação. AEI desenvolvimento social como OK uma maior utilização do metaverso a como uma rede social. OK, que é que tu achas, Miguel?
Orador 4
Olha é assim o metaverso. Eu Não sei se se devemos comentá-lo aqui ou não é assim, eu Hoje por acaso, estive a dar uma formação de manhã e perguntei à turma miúdos de 20 e tal anos, então e pá e beta verso ISTO vai arrancar, não vai? O que é que é o metaverso? Maior parte do pessoal não sabe o que é que é o metaverso não consegue perceber, não consegue perceber a ideia do metaverso. Nós já falámos. Disto uma data de vezes, e eu acho que falar em metaverso como uma tendência para 2023. E para nós estamos é, estamos a brincar. Eu acho que isso é daquelas coisas que era, que os palavrões que. Existem uma base? Word que ainda não saiu das nossas cabeças, como sou quando começamos a falar de metaverso, foi em 2020 e. Um não foi ou não?
Orador 3
Acho que foi sobretudo quando é meta, mudou o. Nome, não é?
Orador 4
Sim, eu acho já estava passado, já está a passar esse. Essa base World vai começar a passar porque ISTO? Não, Senhor, aqui é um. Ponto rico que se tornou mesmo, não é? E o pessoal começou a usar com com ISTO. Eu acho que o metaverso em em a integração do metaverso vai ser aos poucos, vai ser faseada. Vão surgindo pequenas Ideas de metaverso, pequenas pequenas aplicações de algumas experiências imersivas. E tal mas, eu acho que ainda não estamos preparados para aquilo metaverso. Como vimos no Hand player one, está Anjos de distância. Ainda acho que uma pessoa algumas, algumas experiências, algumas tendências no ramo da educação poderão aparecer, mas eu sinceramente, Eu Não estou imaginando em 2023 2000 estarem todos na escola com os óculos eu tenho. Uma experiência imersiva no metaverso, pior.
Orador 3
Então achas que para os Mark Haters não? Ainda não. Tenta fazer.
Orador 4
Eu acho que as grandes marcas estão a usar ISTO como forma de se de se posicionarem como empresas tecnologicamente avançadas não é tipo, a Nike é pá, temos o metaverso a Nike e não sei quê aqui algumas coisas, mas na realidade, o que isso traz em resultado e para o Marco ter comum, é pá, eu acho que ainda eu acho que ainda estamos Longe. Eu Não, não estou a ver que em 2023 ISTO seja a coisa. Eu acho que a coisa realmente vai ser a inteligência artificial que já vai começar a ser utilizada mesmo é pá por qualquer marca, por exemplo, eu ainda Hoje estava a falar com clientes. Eles têm uma necessidade de criar muito, conta. Eu disse separar, então isso, em vez de contratarem uma pessoa, usassem Word play e para I tinham uma pessoa especialista. Voz já falou ali AA dar um polimento final, né? Isso eu acho. Eu acho que isso vai acontecer. Vai ser as ferramentas de inteligência artificial vão fazer parte do boxe qualquer marketing em 2023. Agora, se o metaverso vai fazer parte do de qualquer mal. Manter em 2023 aí qualquer estratégia e para tem quase certeza que não, mas posso não estar a ver. Posso não estar a ver o que eles estão a ver. Ou então eu estou falando trip de representações de metaverse mais simples.
Orador 2
Fred alinhas com este pensamento em relacionamento.
Orador 5
Eu acho que o Miguel eu sou conservador, mas o Miguel acho que está aqui no ultraconservadorismo, é. Hoje o Miguel não gosta de vendas, Marcos, mas Hoje trouxe um benchmark. Não é ISTO, mas eu tenho que pegar aqui. Num estudo olha olha eu.
Orador 4
Trouxe benchmark eu trouxe o benchmark, mas como? Amor, eu por acaso não queria dizer nada. Havia a apresentação da semana passada espetacular. Adorei o valor que estava naquele conteúdo que nós partilhamos do Grupo WhatsApp, mas a prova dos 1010 vezes mais de retorno, etc. Desculpem lá meus meninos, eu nem quero comentar só para não parecer. Que fica mal.
Orador 3
A Miguel vou eu vou, vou dizer ISTO que disse no Podcast não é uma coisa, é um estudo, uma coisa. É uma apresentação de coisa.
Orador 1
Olá Ricardo Deputado Ricardo.
Orador 4
Deputado vocês da semana passada literalmente gozaram comigo a dizer que eu devia haver mais relatórios. E tal até por acaso.
Orador 3
Mas aquilo ganhou, relatório?
Orador 4
Olha até com. As até foi o Fred que disse, Oh, Pá, Miguel, tu devias era começar a vê-los mais.
Orador 5
Mas amiga.
Orador 3
Eu vi o Miguel da mente, aquilo não era um relatório.
Orador 4
Olha a promessa daquilo é 10 vezes mais conversão utilizando magnético que não sei das quantas magnético que, como é que era magnético marketing assim, não, não não era. Não era lido mega porque lead man até uma expressão e Toda A Gente sabe que ela.
Orador 2
É isso agora? Tentaria ter dito batatas ou o futuro o Réver lá vai lá.
Orador 4
Batatas Marte plateia todos marketing pronto, exatamente 10 vezes mais que.
Orador 2
Eu Portugal exato é só não é bom para desculpa no meio disto esta exaltação.
Orador 5
Eu ia comentar que bom é assim. De uma forma geral, nós já falamos algumas vezes sobre metaverso e vai continuar com toda a certeza, mais não seja pelo facto de termos conhecimento de estarem a ser investidos milhares de milhões de dólares, especialmente do líder de mercado, neste caso AO Facebook. Nesse contexto, em relação a estima do Metaverso é também líder de mercado, tem a maior quota de mercado no que diz respeito aos aparelhos para poder ter acesso a isso, só para fazer o contexto rápido, portanto. Estou a falar do espaço coletivo e virtual a que é só uma da realidade virtual, a realidade aumentada e a Internet. Portanto, este contexto aqui do metaverso que recentemente o Expresso até inclusivamente fez uma conferência onde reuniu vários especialistas e cada um deu a sua opinião sobre metaverso. Mas nas palavras do cabano, que é o futuro da Internet, ora bem, eu acho que não é de subestimar aqui 3 notas importantes, 11 investimento que é o Facebook barra meta, a quer dizer, desculpem que a meta está a fazer pronto e isso é importante atenção que. No primeiro trimestre de 2000, e. 23 a Apple disse que ia lançar os seus os seus óculos, portanto, para competir diretamente com a Apple e inclusive, nós já falámos sobre ISTO. Cata, nós já falámos sobre ISTO. Ou seja, eu acho que de irmão Miguel a ISTO não, ISTO não será. Não será parte das estratégias de marketing para João 23, eu acho contrário, fará parte. Eu só neste momento não me sinto com vontade de pesquisar mais informação. Amy diz-me pouco, percebo. Ou se calhar para o Diogo? Fazer mais.
Orador 4
Ou para o Alfredo que ele estava a dizer, eu quando estava a dizer, não vai fazer parte, eu digo para o marketeer comum, não é tu andas tu, estás a pensar comprar agora aqui os teus óculos e começar a fazer formações ou aos seus conteúdos no Metaverso em 2023 e pronto, a minha filha tem 4 meses, mas no caso, Ricardo tem filhos mais velhos a eles, pegam na experiência do roblox ou do Fortnite, aplica dentro, aplica lhe os óculos com a mistura de realidade virtual, realidade aumentada e aquilo dispara em ter.
Orador 5
Ricardo tem filhos diga mais. De de experiência e, portanto, se calhar ficam muito mais aditivo, ó senhor.
Orador 4
EOK total de vezes para gerações mais novas.
Orador 5
Pró jogos sim sim, acho que sim.
Orador 4
Mas massificado, acho que não te. Mas fica não, sim, mas isso é um nicho, não é uma indústria, estou dizendo massificada tudo até na indústria do turismo. De repente, o Ricardo, em vez dos filhos OOO Ricardo passar os meus clientes vão estar na média, versa ver os hotéis.
Orador 5
Deixa eu Ricardo a opinião.
Orador 2
Não acho que ele encrencou com o Miguel, se bem que pode haver um outro player que possa fazer a diferença. E o Fred falou que da Apple é e depende de mais players entrarem neste neste neste universo. Eu e o tipo de investimento que faço e eu utilização usabilidade que possa vir a ter se for o mercado dos jogos, realmente é um nicho. É só uma transversão daquilo que é Hoje em dia para esse, para esse universo, mas não sei também não diria que será algo para 2000 e. 23.
Orador 3
O roblox já permite anúncios, não é um é um ponto.
Orador 2
Sim mas o boxe metaverso, pois é, é que depois é aquele misto frio que aquele metaverso.
Orador 3
Sim sim. Sim, deixa-me só deixa-me só.
Orador 2
Eh pá com os óculos? Ou esses mundos.
Orador 3
Deixa-me só apresentar aqui uma errata. O Facebook fez o rebranding em 2021, no final de 2021. Na verdade, no final, mas só.
Orador 2
Foi a pandemia.
Orador 3
Por isso a falar um pouco mais a meio.
Orador 2
Formou-se dar aquilo, achavam que íamos todos ser. Bom, enfim, Bora lá mais tendências.
Orador 3
Então mais tendências e pronto, ISTO é, foi foram eles que trouxeram a capa formes. Então, segundo o autor, as finanças descentralizadas, o défice foram amplamente impulsionadas pelo aumento da propriedade EE do controlo individual sobre as finanças pessoais, os NF Ts são um grande impulsionador desta tenda. Na sua capacidade de tornar os ativos facilmente trocáveis. OK, aqui pareceu-me que a ideia é que cada vez se utilizo mais os NF Ts, OK? Como uma espécie de moeda de troca pelo pelo facto de serem tão únicos e evoluir cada vez mais nesse sentido. ISTO já sou eu que estou a dar aqui OOA minha interpretação daquilo que o autor tentou a dizer a Miguel, que é que tu achas NFS e Mark Haters?
Orador 4
Olha, eu acho que nesta altura deviam ser os filhos do Ricardo a começar a chorar, ou seja, o Ricardo está aqui mais ligado à escrito. Aos portugueses e tal, eh pá, os miúdos deviam agora desatar aos gritos, a chorar a dizer, Eh pá, este ano as prendas de Natal, Eh Pá, vão ser Sei Lá, como é que vão ser?
Orador 2
Ou como assim?
Orador 4
Porque não foi o dinheiro todo para criptococose e NFS e tal eu acho que é assim. Os Nft estiveram aqui um grande boom, um grande boom. ISTO perdeu-se completamente a cabeça com esta ideia, tecnologias NF ts e apareceram muitas startups. Só falar de NF Ts e Kryptos e 1001. Coisas, eu acho que este ano está a ser um ano, OK? Vamos lá voltar à realidade e acho que é mesmo. Estamos a voltar à realidade. O pessoal achava, achou toda Toda A Gente achou que os os homens mais ricos do mundo, tipo Bill Gates ou Ran Buffett, não é, e mesmo o próprio Elon Musk, que é o que é o nome, aquele nome que nós não podemos dizer neste podcast falo. O pessoal fez alguns avisos a dizer, pá, que ISTO era tudo uma grande tanga e que ISTO era um investimento mau, etc. Ninguém acreditou que estávamos na euforia das cripto e literalmente qualquer pessoa que metesse dinheiro em em cripto fazia dinheiro e considerava-se um génio financeiro e achava que ISTO era o futuro. Eu acho que neste momento, os escândalos, todos que estão a aparecer, estamos a dizer o contrário. Por acaso havia aqui uma notícia que eu estive mesmo para trazer algumas semanas, mas depois acabei por não trazer. A que era sobre o os utilizadores reais da da CN box e das daquelas daquelas plataformas tipo metaverso que existem tipos utilizadores reais e plataformas que foram investidas em milhares de milhões de dólares, tinham à volta de 500 utilizadores por dia 1000 utilizadores. Era assim, lembra se essas notícias que surgiram surgiram em algum tempo? Eu acho que ISTO ainda estamos aqui. Num momento de flop, por exemplo, surgiu aquela notícia daquele iate da Sé no boxe. É que era que foi vendido por 900000 USD. Eu pergunto-me quanto é que esse ato vale Hoje em dia, não é? Eu acho que eu acho que ainda estamos AO sonho das finanças descentralizadas. É bom e acho que é válido. Acha que neste momento o mercado evoluiu numa situação? O mercado evoluiu numa situação que não é essa e por isso é que estão a ter agora os estão a ver agora as grandes escândalos e já se começa a dizer se se não és o dono da bola, de como é que era, não são as tuas moedas relativamente a estes escândalos de do pessoal ter moedas nas corretoras. Cripto e de repente e de repente ficarem sem fortunas, não é? Já viste isso acontecer, Ricardo, visto a acontecer com alguém?
Orador 2
Já, aliás, está a acontecer neste momento com os clientes da FTC a chegar.
Orador 4
É rtx exatamente, ou seja, eu acho que ISTO. É uma é. Mais uma vez uma Bas words é é pá. É, sem dúvida, uma tendência, mas acho que nós este no próximo ano vamos aprender muito sobre ISTO e vamos perceber exatamente se o mundo está preparado para finanças descentralizadas ou não. E ele pessoalmente, acho que ainda não está espera.
Orador 5
Eu deixei para a última tendência.
Orador 2
Ai é vasto guardar, guardar.
Orador 3
Deixa-me só adicionar ISTO. Eu Não tenho a certeza. Será a mesma coisa sobre. Ha ha ha a descentralização das finanças, mas eu, eu tenho experimentado muito o Master Don agora não é EAA ideia do Master, né? Que é descentralizado no sentido em que não há uma empresa que controle a ali Oo sistema, portanto, no Fundo tu estás ao servidor, estás no servidor de quem criou e quem quiser a deixar as regras naquele servidor. Mas ISTO para dizer o quê, que o facto de haver esta descentralização eu estou no está muito. Isso é que, em termos de optimização do teu feed, por exemplo, OKA ISTO mal comparado, não é? Não há 11 preocupação, parece de otimização de um Feed OK porquê? Pela descentralização, parece-me, na minha opinião, que existe dentro da plataforma.
Orador 4
Olha Diogo, quando começarem a aparecer lá, o tipo de comentários e post tu não gostas de ouvir nem de ver de outras facções que não a tua facção política? Eu quero ver se acreditas tanto na teatralização como como acreditas.
Orador 3
Agora não sentido repara a questão, mas a questão é muito essa, ou seja, não há uma optimização. Não há forma de otimizar. Estás a perceber porque a plataforma?
Orador 4
A consentir.
Orador 2
A partir por isso, eventualmente vai se tornar menos agradável, é. Isso que eu acho?
Orador 3
Exatamente exatamente a plataforma está está está relativamente complexa, né? Bem, mas isso é outra coisa, mas ISTO é para não fazer aqui um não. Fazendo aqui um?
Orador 2
O fim para fechar este Tema das finanças descentralizadas é e dou 2 cêntimos que, como o Diogo, costuma dizer, dar 2 cêntimos de opinião.
Orador 3
Coração tão boa, mas.
Orador 2
E ISTO é um Tema que é constantemente abalado por estas notícias de mtx. Aconteceu com com a queda do Bitcoin e das outras moedas etc. É, eu tenho, eu já acreditei muito nisto. Conceito de descentralização, sistemas bancários, sistemas financeiros. Mas tenho cada vez mais sérias dúvidas que de facto a the people consiga fazer o. Povo ou as. Pessoas utilizador final consiga ou ou pelo menos neste momento, estar instruída suficiente. Para conseguir operar e estar dentro destes meios de de de descentralizados, sem uma entidade protetora, chamemos lhe assim o centralizadora para fazer a gestão, nomeadamente de ativos. Portanto, tenho sérias dúvidas destes temas. Os NF Ts também há já se começa a perceber que o problema é que ISTO são coisas novas e quando há coisas novas, há sempre muita fraude associada a base do do faroeste não é em que alguém diz que olha atenção que ali ao fundo.
Orador 3
Pois não ajuda.
Orador 2
Aquele Monte ao ouro pode ir lá escavar que a origem chega lá e não ai fomos enganados, mas de facto há outro Monte a seguir que tem de factor e há ali o. Só que estamos. Numa era muito vida dúbia. Esta situação deve ser ex. Fez muita gente perder muito dinheiro. Vai criar 1 + 1 série de milhares, senão milhões de descrentes neste neste ecossistema das criptomoedas, que é muito confuso, está totalmente fragmentado. Pode-se criar 11 criptomoeda com meia dúzia de linhas de código. ISTO não abona nada em favor deste cons. Feito de descentralização e de passar o poder para fonte pipa ou, portanto, estar totalmente descentralizado sem ninguém. Coisa tenho sérias dúvidas Hoje em dia, mas bom, não sei ISTO, os NFS e outro não é? Eu comprei um nft.
Orador 4
Lá se foi mais. Uma prenda de Natal, não é?
Orador 2
É pá, não sei, Eu Não sei, mas olha os primeiros crentes de. Não sei, não sei.
Orador 3
Posso passar última tendência?
Orador 2
Podes podes?
Orador 3
Então, Bora lá a última tendência da forms para 2023, sustentabilidade e reforma energética. Então nós temos, na verdade, trazido muito este Tema cada vez mais No No podcast, desde que viemos do que SP Summit, pelo menos eu tenho trazido bastante aqui à à baila, não é? E a verdade é simples, não é mais uma vez, até na Coppe 27, que acabou de de determinar e se tiram novos compromissos de vários países para baixarem as suas emissões. E as empresas não poderão ficar para trás, OK, porquê? Porque as empresas fazem parte de um país obrigatoriamente há mesmo que se registem noutro país, disse Ricardo.
Orador 2
É uma questão séria a.
Orador 4
A não não costumam ser, não costumam ser sérias.
Orador 2
Pronto após algum formou?
Orador 3
As suas questões.
Orador 2
Mas esta é porque Eu Não não tive completamente desatento AA Kopp estou atento à COPA, mas não ao copo. A China faz faz parte de andou ali não.
Orador 3
Anda lá andou a quantos países tiveram repr?
Orador 2
Eblaíta me ensinou coisas.
Orador 3
Portanto sim.
Orador 2
OKE esse esse China assinou.
Orador 3
E efect a as petroleiras foi AA indústria que mais representantes teve engraçado, não é?
Orador 2
Sim, isso é bom e será será bom?
Orador 3
A é uma questão. Orador É uma questão aqui.
Orador 1
Voltei pronto, peço que me aqui tudo, nunca tipo.
Orador 3
Há quem diga que é. Uma gracinha ***** há quem no sentido de uma preocupação, há quem diga que não ISTO depois depende primeiro por onde é. Que vai ser a próxima Copa?
Orador 2
Portanto, Tomar no sentido de não. Fazer coisas ou tem sido nesse sentido? Não é senão.
Orador 3
É isso.
Orador 2
O que acontecer pelas petrolíferas, um será é.
Orador 3
É o não sabe bem, bem, é?
Orador 2
Porque um parêntesis a não posso nada, vou e depois ponho mais a. Portanto, crie a vossa opinião sobre uma coisa muito rápida para desculpa.
Orador 3
Desculpe, não, mas é ISTO, portanto, as empresas vão ter que forçosamente a alterar a sua estrutura, melhorar a sustentabilidade. Os próprios consumidores também têm respondido bastante a na ideia de quererem os produtos mais a sustentáveis, não é? Nós temos na verdade, falado bastante sobre isso também quase em cada em cada episódio. E é ISTO, como é que Miguel os marcas podem tirar proveito desta tendência?
Orador 4
Olha, eu acho que nós devemos sempre seguir um bocadinho aqui, aquilo que as big techs fazem em relação a estes assuntos, porque eles realmente têm pessoas que fazem enormes estudos, etc. A maior parte das Big tex decidiram reduzir as suas emissões de CL 2 quando despediram mais de 10000 pessoas. AE assim, basicamente basicamente.
Orador 3
Isso não tem piada, isso não tem piada, Miguel.
Orador 4
Isso, basicamente, reduziram a sua pegada, OK, eh? Pá, é uma piada para pá, esquece, não estás preparado para ouvi-la? E olha eu na terça-feira. Fui a um workshop sobre financiamento e grande. E fiquei surpreendido.
Orador 5
Para pensar que é o workshop correio sinal. De cortes ainda.
Orador 4
Não fui de financiamento ignorantes, existem mesmo imensas coisas na União Europeia. Falo aqui mais na Europa para empresas que operam nestas áreas ou tenham algum tipo de ligação em indústrias mais verdes, não é? E tem obter esta sustentabilidade. Existem mesmo alguns financiamentos a fundo perdido e são oportunidades incríveis que há neste momento, OK, relativamente aos mártires, é pá, eu acho que temos de entrar na onda se as pessoas cada vez ligam mais a estas questões e não NOS podemos esquecer aqui de uma coisa, aqueles miúdos que foram inspirados pela Greta nas questões ambientais. Há um Chan. Para trás, pelo menos em parte daqueles que decidiram continuar a estudar, em vez de pararem de estudar neste momento, são a. Geração que está? A entrar no mercado de trabalho e que se é a geração que vai começar a ter poder de compra, OK? Ou seja, nós temos mesmo que estar atentos a ISTO, porque antigamente, há uns anos atrás, dizia-se aquela parte da Visão e a missão da empresa. E tal e os jovens procuravam empresas com propósito. Eu Acredito que Hoje em dia comecem a preocupar-se cada vez mais com estas pegadas ecológicas que as empresas. Têm, não é? Por isso, eu acho que os marca Tires ia. Eu Não sei se ISTO Eu Não sei se a sustentabilidade é um assunto dentro de uma empresa, se é um assunto deva ser trabalhado pelo mar, que tire o mar que tire promove a ideia de sustentabilidade da empresa, mas acho que as decisões a nível de sustentabilidade são mais parte da gestão, não é? Será que vamos ver começar a ver posições das empresas, que é tipo diretor de sustentabilidade, por exemplo, estou aqui a. Lançar uma nova.
Orador 3
É uma possibilidade e tu como Marta, no sentido em que tu sabes, por exemplo, que os utilizadores preferem produto mais. Aa mais sustentável ou como em 11 embasamento mais sustentável. O envio, por exemplo, é alto. Podes passar e fazer com que aconteça ou comunicar. Isso não é. Muitas vezes, por exemplo, se vocês enviam caixas diretamente No No NOS vossos envyus de uma loja de e-commerce, por exemplo, vocês podem comunicar que estão, na verdade a reduzir a pegada, porque não estou encaixotar outra caixa, não é como a Amazon faz, por exemplo.
Orador 4
Sim a nível da conceção do produto, eu acho que, sem dúvida, os marqueteiros é pá, principalmente os mártires do retalho e do do grande, dos da das dos supermercados e hipermercados etc. Eu acho mesmo que devia haver aqui uma é pá. Uma ação de sensibilização global para ISTO, porque nós vamos a qualquer marca de supermercado. Às vezes encontramos tipo, uma coisa embalada dentro de outra coisa embalada com um rótulo por cima, eh pá, que é uma estupidez enorme, não é? Eu acho que sim. Eu acho que temos de estar cada vez mais preocupados com ISTO e as empresas que conseguirem mostrar as pessoas que são mais ecologicamente sustentáveis, etc. Qualquer coisa eu acho que poderão começar a ter aqui uma vantagem competitiva sobre as outras H. Ora, se toda a geração neste momento tem poder de compra e essa geração é que manda nestas coisas, já adotei. Já está sensibilizada para isso. Acho que vamos tendo cada vez mais. Acho vai vai ter que fazer parte da estratégia de comunicação, sem dúvida.
Orador 2
Fred Querias te guardar para esta?
Orador 5
A pá na verdade, se calhar não tenho assim tanto para dizer, refletindo agora bem sobre o Tema, já foi?
Orador 4
A Alice não comenta Alice peixe.
Orador 5
Para TI. Aguenta sorte já já já foi reservada para outra divisão e, portanto, eu desejo eu.
Orador 4
Antes já percebeu que o problema está a ser resolve?
Orador 3
Para todos, não, mas a Alice lá está, é um exemplo de de nós realmente NOS preocuparmos sobre o futuro das nossas crianças e mesmo os pais. Não é só só quem segue a Greta, por exemplo, também tem 11 preocupação de sustentabilidade. Cada vez mais diria eu.
Orador 4
Vá e o teu parênteses, Ricardo? Orador Eh pá.
Orador 2
O meu parente e o que é que vocês deixaram o acham do reaparecimento de uma marca com um valor brutal que é Shell em Portugal?
Orador 4
Ache olha.
Orador 2
E núncios brutal é uma marca com um valor imenso dos anos 8090.
Orador 4
Sim, eu lembro me de lembro, me de lembro me de ver, mas não me lembro porque ela desapareceu.
Orador 2
Teve uns problemas financeiros e teve que voltar à base. Neste caso, o negócio só das manteve-se. O negócio da extração deixou de ter aí a postos de venda.
Orador 4
Porque eu lembro dos anos 80, NOS anos 80, era tipo, havia em todo o lado.
Orador 2
Eu disse, olha o Diogo já está panikkar de ter falado na Shell, está melhor combustível para si.
Orador 4
É verdade ele.
Orador 3
Oh Deus meu.
Orador 2
Bem ficaram as 4 tendências da Ford para 2023 e já para o próximo ano não é 3323, OK? Fui só confirmar antes de passarmos ao próximo Tema, se quem está a ouvir? E ainda não subscreve. O façam-no Ivan Lins no Spotify, Google Podcast ou Apple Podcasts Fred, vamos falar de videochamadas que agora vão agora, como é que estão? Em cima. Faz os covide e tal.
Orador 5
Rui Tamente vem com vida. Olha é mim. O bicho apanhou-me Hoje de manhã e, portanto, é aprimorado.
Orador 2
Que vamos falar deste assunto, passaste? O dia todo no jogo.
Orador 5
Fala exatamente exatamente ora bem e também a voz está ajustada. A este contexto, os accionistas dos um video comunications viram as suas ações cair aguentem se 87% 87.
Orador 4
Tal como tal como foi previsto por mim, o zoom era aquela que em 10 anos não existia. Se calhar, se calhar estamos a falar se calhar em 2 anos não existia, vamos ver.
Orador 5
Não realmente. ISTO foi um histórico pandémico, uma vez que o crescimento das receitas da empresa desacelerou, como um carro a atingir um súbito engarrafamento de trânsito. Na segunda-feira, a zoom anunciou que as vendas cresceram apenas 5% no trimestre mais recente, em comparação com a taxa de crescimento da era pandémica de 367% no mesmo trimestre. Há 2 anos, os um tem agora um valor empresarial de apenas 17.4 1000 milhões de dólares. Bom, mesmo assim, ainda é mais caro do que comprar o Manchester United que vi Hoje nas notícias que estava à venda por 5000 milhões. Mas estes números.
Orador 3
Da valor.
Orador 5
Estes números zoom é. Mostram que são. Alvo, eu acho de. Aquisição destacado para uma empresa rival ou então para uma empresa de private equity. Mas uma reviravolta interessante um comprador lógico seria a Cisco Systems Systems que está a sofrer a concorrência da zoom no mercado da colaboração. É o negócio que engloba ferramentas de software que permitem aos trabalhadores e clientes comunicado, incluindo vídeo com. Referência e centros de contato as receitas do negócio de colaboração da Cisco, que inclui o seu produto de conferência Web e caíram 2% no trimestre mais recente, o que significa que está a fazer ainda pior do que a zoom em relação. Ao crescimento que. Está lento, a Cisco tinha apenas as sondagens que achei muito interessantes. Números da IDC a Assis tinha apenas 13.2% do mercado de conferências em 2021, e azul tinha 29.9, enquanto a Microsoft tinha 27.5. Números Como Eu disse, eu disse esta questão. É se a. Cisco ou outra empresa de software empresarial, poderia o. Ter valor o valor agradável na compra da zoom no que diz respeito à integração de sistemas. Mas eu acho que os clientes de ferramentas de software empresariais estão a tornar-se cada vez mais resistentes à compra de pacotes de produtos de software. Porque se vocês se lembram, o caso agora está a fazer e falámos disso. Há sensivelmente a 4 episódios e além do sistema de conferência, agora arranjou outras cois. Nomeadamente calendário e sistema semelhante ao Office. Portanto, tal como milhões de consumidores e já estou a finalizar que abandonaram a televisão por cabo na última década, estavam irritados por pagarem uma fortuna por canais que não veem as empresas conscientes dos custos. Estão agora a questionar-se porque estão a pagar por ferramentas de software que não utilizam. Esta não é uma questão apenas para a Cisco, provavelmente afeta todas as empresas de software empresarial que lançam pacotes de diferentes serviços de soft. Desde aquele esforço a ork LA Microsoft ora bem, então pergunta para este ilustre painel queridos ouvintes, a vossa opinião é sempre muito bem-vinda no Grupo do WhatsApp, que é a seguinte, se a Chuva fosse vendida, quem seria um candidato lógico? A compra segunda questão, será que as empresas de software vão precisar de adoçar os preços dos pacotes de software apertando as suas margens de lucro? Pelo menos até que os tempos económicos melhorem. Qual é a vossa Visão?
Orador 2
Com qual dos lustres quer começar o Diogo?
Orador 3
Então é pá, eu acho, eu acho que eu acho que frente Tens aqui um muito bom ponto a que é AA única empresa. Parece-me que faz realmente sentido comprar a zoom SE suco realmente porque é a única grande empresa que tem esse poder, não é? E que quer realmente crescer nesse mercado porque tem esse produto para vender, porque tem que para lá dos sistemas que Assis que faz, não é? Vende também realmente este webex ou webex não é que é o meu nome com fé. EE, então e aquele bebé que se pá, Eu Não sei se vocês já utilizaram aquilo, mas aquilo é um é um pesadelo enorme, OK? Mesmo com o novo redesign, aquilo continua a ser um pesadelo, portanto, realmente, quem, quem, quem o vejo, que beneficia aqui o que possa mesmo realmente ter uma ideia de querer comprar azul, se se essa ideia VS Isco e isso o Elon Musk se quiser pronto estragar. Mais mas o mais uma beleza.
Orador 4
Pá e já me já me estragaste, estragaste? A intervenção era.
Orador 3
Está bem que eu quero gastar mais uns milhões. Não é tipo, o que é que o que é que é uma zoom comparada com Twitter?
Orador 4
Eu estava aqui na minha cadeira a pensar não fales nela, não fales nela.
Orador 3
Acho que estava na cabeça, era muito óbvio, mas sim, portanto, porque mesmo para as outras empresas nem sequer vale a pena, tipo mesmo a Microsoft etc. Tentar adquirir a zoom por causa dos seus utilizadores só vai ter utilizadores repetidos, nem sequer tem vantagem e nem sequer beneficia de todo o desenvolvimento que existe da zoom. No caso que pode beneficiar bastante, por exemplo, AA Cisco a. Portanto, eu estou muito, estou muito orientado aí contigo, no sentido pá, se fizesse sentido, faz muito a Cisco depois talvez o Facebook pá, mas nem sequer o Facebook nem sequer tem uma meta, aliás, nem sequer tem essa ideia, não é para aí não objetivo deles, portanto acho que seria isso depois o teu, o teu segundo ponto que tinhas aqui AA quanto. Quanto às empresas de software a adoçarem os. Os preços, eu acho que nós já falamos um pouco sobre ISTO e eu aqui concordo um pouco com com o com o Miguel, algo que ele que ele disse Eu Não me esqueci, que é O Segredo. De estar no pacote, não é? Eu acho que é é um pouco aquilo que, por exemplo, assume, tentou fazer que é adoçar o seu pacote e não o seu preço não é a ideia não é baixar o preço com inflação. AA ideia é tentar adoçar o pacote AA como mais Fitz não é desde que não encareça AOO pacote e ir por aí.
Orador 2
Muito bem, Miguel, como atiraram?
Orador 4
Olha eu.
Orador 2
Bom a deixa dor, não é?
Orador 4
Assim, eu diria que era o élan Musk, porque nós entramos aqui na página da Web ex e diz um aplicativo para tudo e para todos. Pá e o élan, Musk quer criar as coisas que sejam utilizadas para tudo, não é? E acho que é preciso ser-se completamente doido para se comprar. A zoom é pá o produto da zoom é um produto de há 5 anos atrás. Não faz sentido nenhum Hoje em dia. Por exemplo, eu tenho um, tenho uma agência com que eu faço parceria para alguns trabalhos de vez em quando e nós temos reuniões sempre via zoom e pá e a reunião via zoom e uma reunião chata eu, Eu Não é que clicar no link e estou a falar não, eu tenho que clicar no link, tenho de dizer que era a aplicação não sei quê e tal eh pá, parece tudo tão do século passado que. Eu nem sei. Parece os os o primitivo das das aplicações de videoconferências OKE, mais importante que isso e aquilo que eu disse nesse episódio, falamos sobre o pacote e tudo eu também disse outra coisa que é. O que as empresas como Microsoft e EA Google neste caso podem perder dinheiro nesta vertente das videoconferências durante mais 10 anos se lhes apetecer e neste momento tem os produtos completamente grátis. OK, não, não, não têm. Agora fizeram aquela questão de ao fim de 1 hora é que se começa a pagar, se for mais do que 3 no Google, isso já aparece um aviso, mas eu já tive reuniões em que apareceu um aviso e não aconteceu nada. Continuamos todos a falar na mesma, OK? Mas eles podem perder eh pá anos e anos e anos de receita nisto e aso mo. Só esteve focada nisso durante nas videoconferências durante tantos anos e ao cloro. A empresa é pá neste momento, já foi. Eu acho que já perdeu esta guerra e assisto também já perderam. Não acho que já nem vale a pena tentar lutar por isso. E é isso que os investidores estão a ver muito em base daquilo que foi dito naquele podcast em que nós falámos sobre ISTO. E eu disse, Eh Pá, Desculpem lá pessoal da zoom e eu disse que em 10 anos cá já não existia. Os investidores seguiram aquilo que ouviram aqui no nosso podcast e neste momento pá, o mercado está. Reagir agora relativamente às empresas.
Orador 3
ISTO é quase melhor que um tweet do do do ln, então.
Orador 4
Tem mais impacto, tem mais impacto e agora tudo aquilo relativamente ao às empresas estarem não quererem comprar pacotes e bandas etc. Fred, eu percebo o que estás a dizer e acho que até faz sentido, mas é. Sim as empresas não querem comprar novos pacotes de empresas como a zoom e querem manter-se NOS pacotes que já têm neste momento, ou seja, Se Eu já sou cliente de Microsoft, é pá. Toda a minha estrutura está à volta da Microsoft e é pá, Eu vou para outro pacote eu. Acho que não. Eu por acaso, na formação Hoje de manhã estávamos a falar um bocadinho sobre marketing relacional? E estamos a falar também sobre a Apple iPhone e tal e antigamente o pessoal dizia que adorava o seu iPhone. Era era a resposta que eu tinha sempre na turma, era para nós, eu adoro, ISTO é muito bom e tal Hoje em dia e Eu Não posso ser outra coisa, porque eu já tenho tudo o resto emparelhado com ISTO. Ou seja, se ele sai do mundo, Se Eu troco meu iPhone de repente o resto dos meus dispositivos todos deixam de funcionar como deve ser, não é? Já não estão emparelhados, ou seja, AA própria Apple neste momento já não é uma relação de amor com. Os seus clientes. É uma relação. De dependência quase não é o Ricardo. Se calhar, pode falar melhor sobre ISTO do que do que eu, mas que há também é de amor, mas já é um amor dependente.
Orador 2
Também é da noite?
Orador 4
Se tu neste momento, se trocas, tu se trocas tu neste momento, tens aqui um problema para resolver ou não.
Orador 3
É um amor tóxico e. Isso é uma relação tóxica, aplicar tóxicas.
Orador 2
A só a sua proposta, mas não. Sou sair, vou perder, vou perder coisas, não é? Perder coisas, não é no centro. Tudo, como é que eu ia dizer benefícios que têm? Como é que vou vou com Android? ISTO vai vou perder qualidade.
Orador 4
Então queres alguma coisa, não é? Já estás já estás certa? Já tens de certa forma dependente, ou seja, eu neste momento já tenho as videoconferências pela Google. Tenho em ti, empresa inteira a trabalhar no Google dox, no Excel da Google, etc. Eh pá, neste momento se vêm os tipos da Microsoft tentar vender alguma coisa. Digo, espera aí eu já tenho ISTO tudo na Google, não é? AA Zoom eu penso que a nível de ferramentas de produtividade, etc. Uma empresa sem futuro Eu Não consigo. Eu considero as uma empresa sem futuro neste momento já teve o seu momento, foi porreiro. Neste momento só um maluco como ela nunca compraria aquilo, porque eu ainda continuo a não perceber qual é que foi a jogada de comprar o Twitter. Eu acho que vai ser um barrete incrível, mas pronto é o que eu que eu tenho a dizer sobre ISTO.
Orador 2
Muito bem, bom, querem fechar com algum comentário? Estamos bem, estamos bem, estamos excelentes e vamos passar para essa grande rede soci. Agora que está mais viva que nunca, com mais utilizadores ativos e está eventualmente 90%, são. Eu estou a ver o que ISTO dá, mas. Não vou sair. Já mas pronto, mas se olha vai-se aguentando e vamos ver aqui está, portanto, vamos falar dos nossos novos seguidores deste Infame agora Infame rede social o Victor.
Orador 3
Então Bora lá esta semana temos OJ. O Rafael cal velas o Nuno Ferreira, o José Ricardo Alves, o Pedro Vieira, o Rodrigo, o Nabo Faser é o segundo o por último, o Eduardo Cardoso.
Orador 4
Cada vez são mais olha.
Orador 1
É bom.
Orador 2
Miguel desculpa eh pá é mim queria tirar umas palavras da boca. Pode ser muita gli Sid ência, mas vamos então ao próximo momento fantástico. São as rapidinhas, as notícias de marketing digital. Há em Portugal e no mundo mais importantes, então um novo relatório da Baita pontua Ai revela que os gastos dos consumidores em aplicações de Dating atingiram se 17 ponto, 8000000 de dólares. LIVRE, anunciou uma nova funcionalidade de pagamentos que permite aos criadores cobrar o acesso aos seus links, gerando lucros através do seu link in bio, com conteúdos específicos atrás de paiol os downloads da rede social mastro DOM no Oeste e Google aumentaram 6380% ao mês. Deus em todo o mundo entre as semanas de 15 de Outubro e 7 de Novembro. Segunda sensores tal. Bastante após a controvérsia do lançamento inicial do Twitter Blue, que ofereceu aiken o icon de verificado a quem pagasse, que levou a várias imitações de marcas. O novo lançamento está marcado para o dia 29 deste mês de Novembro. A Snap destaca o potencial crescente da RA para marketing. No novo relatório a 7500 entrevistados, realidade estava abrigado, WhatsApp lançou a nova funcionalidade de pesquisa de negócios e expande os pagamentos na época.
Orador 3
Realidade aumentada.
Orador 2
Para novos países, anunciando também que a Índia é neste momento um maior mercado que os Estados Unidos. Num estudo da AA de Móvil em parceria com a GW e os portugueses passam em média 3 horas e meia por dia no telemóvel. A geração Z 16 aos 24 anos, passa 5 horas online no telemóvel por dia, enquanto os Bombers dos 58 aos 64 anos passam apenas 2 horas. Por último, um estudo realizado pela Kantar e analisado por aquela consultora de mercado e pela Centromarca concluiu que apenas 29.6% dos portugueses faz compras de supermercado online. E estas foram as rapidinhas da semana. Orador A prometida.
Orador 3
Esta está muito longa, não é está?
Orador 2
Muito bem, vamos ao próximo momento da ferramenta da semana ou, neste caso, creio que não. Eu esta semana a ferramenta é ferramenta, não?
Orador 3
Fernando França.
Orador 2
Temos ferramenta que é. Que estamos empatados. Bom, temos a ferramenta da semana esta semana, a ferramenta da semana é uma ferramenta que é utilizada numa outra ferramenta que nós raramente falamos que é.
Orador 3
Sim sim.
Orador 2
O Chrome e. É mais uma extensão do Chrome. Se vocês instalarem todas as extensões do Chrome. Você nós dissemos até agora, muito possivelmente já não vêem. Dava para escrever o endereço k.
Orador 4
É, eu fiquei tipo Internet é que explora e 90 em 98.
Orador 2
Qual é aquela extensão que eles falaram coisas pronto, bom, mas esta extensão é guthrie anti pop-ups como em 2022. Ainda existem, eles têm?
Orador 3
Após que foi o.
Orador 4
Diogo foi o Diogo a trazer esta ferramenta.
Orador 3
Vai que Eu Não posso? Não, ele pôs. Fui eu a trazer ihe digo porquê? Porque posso.
Orador 4
Podes pá porque tu quer estudar borla?
Orador 3
Não é isso?
Orador 4
Se Eu continuo a achar ISTO, está bem?
Orador 3
Bem, isso não é isso, não é isso, não é isso, não estás a ver, portanto, o gosto e na verdade era um. É 11 extensão já bastante conhecida, que não só bloqueia advertiser como os identifica OKE começou, na verdade, como um identificador de Advertising pixeis num website, contudo, evoluiu e esta semana introduziu uma funcionalidade que até já tinha falado aqui que estava à procura de um browser que o Brave iria lá. Pensar que é a questão do POP-up de consentimento para quem não aceita o pop-up consentimento. Da próxima vez que vocês forem ao site, ele vai voltar a aparecer constantemente. OK? Isso é muito, muito irritante e finalmente o Guthrie Aha lançou esta funcionalidade que bloqueia automaticamente e rejeita automaticamente os pop-ups de consentimento. Pá, e isso ajuda-me imenso.
Orador 4
Nós não falámos já sobre ISTO?
Orador 3
Era a Brave era o browser Brave lançar e mesmo assim ainda não lançou, OK? Ou pelo menos da última vez que vi ainda não tinham.
Orador 4
AOK.
Orador 3
Obrigado e agora apareceu bravo este esta semana a Brave não gosta.
Orador 4
De mim não, não irritem o Diogo.
Orador 2
Muito bem os 2 assuntos da semana. Uma história deu a desculpa, mas tou. Bom negócio ISTO dou meu Deus. Essa rede social que subiu a instalações 6000 e tal CentOS de quando se passa de 2 downloads para 1000 e quanto é que? É por cento. Orador A mãe também é uma.
Orador 2
Deve ser, não sei, não sei pronto, eu gosto sempre muito bem. Estamos a chegar ao final. Não sei se querem deixar algum comentário especi. Qual de corrida? Nós em particular, vamos dejar antes de NOS despedirmos de desejar as melhoras ao Alfred, que esteve a 40% da sua energia e mesmo assim foi capaz de aqui estar obrigado Fred pelo teu esforço a pasta boca, não sei se alguma coisa é uma. Forma de protesto.
Orador 5
E mandamos um abraço a todos.
Orador 2
AOK bom antes de irmos Grupo WhatsApp, Malta já sabe W ponto marketingprivados.pt subscrevam e avalie NOS nas tradicionais plataformas de podcast e vão ao nosso site se quiserem ter mais informações sobre tudo aquilo que nós falamos no episódio. Martine por iotas.pt nós, como sempre voltamos a ver no próximo episódio, por isso não percam porque nós também não Se Eu me enganei. Tchau tchau pessoal.
Orador 4
Não, tchau.
podcast marketing portugal

Os Idiotas

frederico carvalho podcast marketing por idiotas

Frederico Carvalho

Formador e consultor de marketing digital

Miguel Vieira podcast marketing por idiotas

Miguel Rão Vieira

CEO @ pkina.com / funis.pt

Diogo Abrantes da Silva freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics

Diogo Abrantes da Silva

Freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics

Escreva pelo menos 1 caractere
logo podcast marketing por idiotas
Fale connosco:
WhatsApp Podcast Marketing por Idiotas
spotify Podcast Marketing por Idiotas