
Netflix entra no Ecommerce, o Youtube aumenta inventário e a Apple dá privacidade no email – Ep22S01
Download do podcast
[TEMAS DA SEMANA]
MIGUEL
NETFLIX ABRE A SUA LOJA DE ECOMMERCE À MEDIDA QUE VÊ O NEGÓCIO DAS SUBSCRIÇÕES A ABRANDAR.
DIOGO
A partir deste mês o Youtube pode começar a apresentar anúncios nos vídeos que não sejam monetizados pelos autores. Ou seja, mesmo que os criadores dos vídeos não conectem a sua conta de Google Adsense ou não queiram anúncios nos seus vídeos, o Youtube pode apresentar anúncios nesses vídeos e o autor não recebe 1 centimo come esta nova política Right to Monetize .
Espera-se assim que exista um aumento de inventário, ou seja, existirão mais vídeos para os anunciantes anunciar.
Estes casos irão acontecer apenas em vídeos com bastantes visualizações.
- There is no way for creators to opt out of these ads.
- YouTube will not run ads on live streams or embedded videos.
- We can expect YouTube’s ad inventory to increase as a result of this change.
RICARDO
Apple vai lançar funcionalidade para limitar o tracking feito nos emails, através de uma série de recursos que não irã permitir informações como:
- Se o email foi aberto
- Quantas vezes foi aberto
- Qual a localização
- Qual o IP
- Se foi encaminhado, etc
Esta funcionalidade estará disponível no iOS 15, iPadOS 15 e macOS (monterey), ou seja, em todos os dispositivos Apple:
- Apenas se aplica à aplicação de Mail da Apple
- Funcionalidade virá desabilitada por defeito, mas o utilizador será avisado quando fizer a actualização do sistema
- iCloud Private Relay, incluído no iCloud+ (VPN)
https://www.macrumors.com/2021/06/10/ios-15-mail-privacy-protection-tracking-pixels/
https://www.wired.com/story/android-12-app-permissions-privacy/
Segundo rumores e informações recolhidas pela página MacRumors, a Google pode estar a preparar-se para disponibilizar funcionalidades de privacidade semelhantes…
Posto isto, a juntar às limitações, ficamos agora também com menos dados no que diz respeito a informação limitada de 1st party data.
[RAPIDINHAS]
- Pinterest lança funcionalidade de lista de compras que permite aos utilizadores criarem pins de produtos e receberem alertas de descidas de preços entre outras funcionalidades.
- A Snap vai começar a dar prioridade a conteúdos desenvolvidos com realidade aumentada e óculos da própria snapchat.
- O Twitter lança o primeiro serviço de subscrição Twitter Blue (Aa grande função é a edição de tweets
- Compras em Portugal crescem 13% em relação ao pré-pandemia –dados divulgados pela SIBS
- Integração Google Shopping e Woocommerce já está live “WooCommerce merchants can upload their products to Google, create free listings and ad campaigns, and review performance metrics — all without leaving their WooCommerce dashboard,”
- O Salesforce (CRM bastante popular) anuncia que vai ter novos tipos de ligações api ao Google e ao Snapchat para minimizar os efeitos da nova tendência cookieless e utilização apenas de first party data.
[‘FARRAMENTA’ DO MERCEEIRO]
Custom JavaScript for websites 2
Sobre o Podcast Marketing por Idiotas
O podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.
O podcast é apresentado, comentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.
Neste episódio
MIGUEL
NETFLIX ABRE A SUA LOJA DE ECOMMERCE À MEDIDA QUE VÊ O NEGÓCIO DAS SUBSCRIÇÕES A ABRANDAR.
DIOGO
A partir deste mês o Youtube pode começar a apresentar anúncios nos vídeos que não sejam monetizados pelos autores. Ou seja, mesmo que os criadores dos vídeos não conectem a sua conta de Google Adsense ou não queiram anúncios nos seus vídeos, o Youtube pode apresentar anúncios nesses vídeos e o autor não recebe 1 centimo come esta nova política Right to Monetize .
Espera-se assim que exista um aumento de inventário, ou seja, existirão mais vídeos para os anunciantes anunciar.
Estes casos irão acontecer apenas em vídeos com bastantes visualizações.
There is no way for creators to opt out of these ads. YouTube will not run ads on live streams or embedded videos.
We can expect YouTube’s ad inventory to increase as a result of this change.
Relembro que em dezembro houve um estudo que indicou que 83% de todos os conteúdos vídeo apresentados no motor de pesquisa Google provêm do Youtube
RICARDO
Apple vai lançar funcionalidade para limitar o tracking feito nos emails, através de uma série de recursos que não irã permitir informações como:
Se o email foi aberto
Quantas vezes foi aberto
Qual a localização
Qual o IP
Se foi encaminhado, etc
Esta funcionalidade estará disponível no iOS 15, iPadOS 15 e macOS (monterey), ou seja, em todos os dispositivos Apple:
Apenas se aplica à aplicação de Mail da Apple
Funcionalidade virá desabilitada por defeito, mas o utilizador será avisado quando fizer a actualização do sistema iCloud Private Relay, incluído no iCloud+ (VPN)
https://www.apple.com/newsroom/2021/06/apple-advances-its-privacy-leadership-with-ios-15-ipados-15-macos-monterey-and-watchos-8/
https://www.macrumors.com/2021/06/10/ios-15-mail-privacy-protection-tracking-pixels/
https://www.wired.com/story/android-12-app-permissions-privacy/
Segundo rumores e informações recolhidas pela página MacRumors, a Google pode estar a preparar-se para disponibilizar funcionalidades de privacidade semelhantes…
Posto isto, a juntar às limitações, ficamos agora também com menos dados no que diz respeito a informação limitada de 1st party data.
[RAPIDINHAS]
Pinterest lança funcionalidade de lista de compras que permite aos utilizadores criarem pins de produtos e receberem alertas de descidas de preços entre outras funcionalidades.
A Snap vai começar a dar prioridade a conteúdos desenvolvidos com realidade aumentada e óculos da própria snapchat.
O Twitter lança o primeiro serviço de subscrição Twitter Blue (Aa grande função é a edição de tweets
Compras em Portugal crescem 13% em relação ao pré-pandemia -dados divulgados pela SIBS
Integração Google Shopping e Woocommerce já está live “WooCommerce merchants can upload their products to Google, create free listings and ad campaigns, and review performance metrics — all without leaving their WooCommerce dashboard,”
O Salesforce (CRM bastante popular) anuncia que vai ter novos tipos de ligações api ao Google e ao Snapchat para minimizar os efeitos da nova tendência cookieless e utilização apenas de first party data.

Os Idiotas

Miguel Rão Vieira
CEO @ pkina.com / funis.pt

Ricardo Vieira
Senior Business Strategy Developer na Turim Hotels Group

Diogo Abrantes da Silva
Freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics