Nano Banana 2, Shopify com anúncios no ChatGPT, Perplexity com vários LLMs – e347s01
No episódio 347 falamos sobre o novo Nano Banana 2, Shopify com anúncios no ChatGPT, Perplexity com vários LLMs e muito mais.
Episódio de 4/03/2026
Grupo de WhatsApp: https://w.marketingporidiotas.pt
[RAPIDINHAS, NOTÍCIAS DA SEMANA QUE ACHAMOS RELEVANTES]
- A Google lançou o Nano Banana 2 combina raciocínio avançado com integração de pesquisa em tempo real para criar conteúdos visuais fotorrealistas e infografias
- A Anthropic recusou pedido do Pentágono para remover salvaguardas do sistema e permitir a sua utilização militar.
- A DECO pediu ao Governo medidas contra a “merdificação” dos serviços digitais
- A Meta lançou um chatbot pré-definido de suporte chamado Support AI. Vamos ver se consegue responder melhor que o apoio da Meta.
- A Gucci foi criticada por imagens geradas por criação de “AI slop” antes de desfile
- Perplexity tem uma nova funcionalidade com o nome de Computer que junta o Claude, ChatGPT, Gemini e Grok para tarefas complexas.
- O Modelo de criação de videos Veo3 terá utilização gratuit dentro da plataforma de Google Ads
- O Google Ads lançou também as Diretrizes de texto, uma opção para orientar os anúncio criados com IA.
- Um estudo da Adobe afirma que cerca de metade dos utilizadores do TikTok utilizam a plataforma como um motor de pesquisa.
- Os comerciantes que utilizem Shopify nos EUA têm acesso a anunciar no ChatGPT com as shop campaigns.
- A visibility Labs criou um relatório sobre dados de 94 lojas de ecommerce e afirma que o ChatGPT tem uma taxa de conversão superior à pesquisa orgânica sem marca.
Sobre o Podcast Marketing por Idiotas
O podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.
O podcast é apresentado pelos comentadores com lugar cativo o freelancer de marketing digital para ONGs Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Rão Vieira.

Os Idiotas
Frederico Carvalho
Formador e consultor de marketing digital
Miguel Rão Vieira
CEO @ pkina.com / funis.pt
Diogo Abrantes da Silva
Freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics
