Microsoft e o seu corretor inclusivo, Best Buy e sua rede de anúncios e as plataformas digitais – e52s01
No episódio número 52 no Podcast Marketing por Idiotas falamos sobre Microsoft e o seu corretor inclusivo, Best Buy e sua rede de anúncios e os ecossistemas das plataformas digitais.
Episódio de: 20 de Janeiro, 2022
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MIGUEL
https://gizmodo.com/microsoft-office-s-new-woke-spellchecker-is-perfectly-1848360074
- Lembram-se há uns anos quando a microsoft lançou uma inteligência artificial que lia os comentários que as pessoas lhe faziam, aprendia e mais tarde fazia também os seus comentários?
- A verdade é que nessa altura a experiência correu mal e rapidamente a inteligência artificial começou a fazer comentários racistas, sexistas, anti-semitas, homofóbicos e basicamente tudo aquilo que os trolls lhe ensinaram.
- Agora a microsoft para evitar que nós propriamos sigamos as pegadas da sua inteligência artificial decidiu lançar algumas actualizações no corrector ortográfico que tentam fazer com que todos escrevam de forma mais inclusíva.
- Basicamente o novo corrector ortográfico do office 365 verifica se nós estamos a escrever de forma inclusíva, não ofensiva, e que não utilizamos termos inapropriados.
- O detector percebe logo se estamos a ser ofensivos para algum grupo baseado na sua idade, cultura, orientação sexual, sexo binário ou não binário, anti-semita e outras linguagens próprias de cada género.
- Não diogo…ainda não foi lançada a opção que avisa se estamos a ser ofensivos para com os animais por isso “cachorro quente” ainda passa!
- Sempre que é detectada uma ofensa o editor sugere uma forma mais inclusíva para se escrever.
- Neste momento ainda não chegaram exemplos portugueses á nossa redação mas palavras por exemplo “mankind”, que significa humanidade em inglês é alterado para “humankind” ou “humanity”….
- Existe um problema de contextualizaç ão reportado por vários utilizadores em que por exemplo “a small step for mankind” de neil armstrong passou a ser impróprio, por ser sexista.
- outros exemplos “postman” passa a ser “postal worker” porque também existem mulheres que distribuem correio…
- Blacklist passa para “denied list”, whitelist passa para “approved list” etc etc.
- Para este projecto a microsoft contratou uma equipa de especialistas em linguística de mais de 20 idiomas.
- Uma das funcionalidades mais interessantes é que nas configurações podemos ativar e desativar algumas das categorias que são filtradas:
o Podemos ativar o filtro para racismo mas desativar para sexismo e homofobia.
- No futuro vamos poder perceber em que partido um utilizador vota olhando apenas para as suas definições do spellchecker!
- O que eu gostava de lançar para debate para o nosso painel não é propriamente a ferramenta da microsoft…apesar de a inteligência artificlal e machine learning verificarem todos os nossos posts e anúncios à procura de termos menos próprios, mas sim o que vocês acham deste novo “politicamente correcto” e política de cancelamento que por vezes acontece….temos de ter mais cuidado? Que cuidados devemos ter na publicidade?
DIOGO
Esta semana a Best Buy, conhecida cadeia americana de retalho, anunciou que irá lançar a sua rede de publicidade que irá apresentar anúncios de outras marcas aos clientes da Best Buy.
Segundo a Best Buy, eles têm mais de 15000 pontos de segmentação e de insights sobre os clientes.
A sua rede oferece não só publicidade nas suas lojas online e offline como também, vídeo, social media e publicidade nos motores de pesquisa.
Contudo, a best buy é na verdade o terceiro grande retalhista a criar a sua rede de media após a Lowe’s e a Wallgreen fazerem o mesmo.
A minha questão para vocês é, será isto uma nova trend? Quanto tempo até a Fnac ou a Worten começarem a fazer o mesmo?
https://martech.org/best-buy-announces-in-house-ad-network-best-buy-ads/
FRED
As plataformas estão a mudar o equilíbrio do poder das empresas, governos e países.
As plataformas digitais assumiram um estatuto estruturante sobre o quotidiano dos europeus e, embora os benefícios sejam evidentes, as dinâmicas do mercado digital global geraram fenómenos de concentração de poder e de influência política e social circunscritos a um número bastante reduzido de operadores, com riscos de caráter sistémico igualmente evidentes.
Mas nem sempre é possível aproveitar o potencial das novas tecnologias sem alterar como se organizam as atividades económicas.
[RAPIDINHAS – Notícias de Marketing em Portugal]
- O Google Analytics 4 permite agora a alteração do modelo de atribuição de canais
- A Meta (antigo Facebook) está a desenvolver uma ‘estrutura ética’ para o uso de influenciadores no metaverso
- O Twitter publicou um guia de como os utilizadores esperam que as marcas interajam com eles.
- O Pinterest faz algo semelhante mas sobre o comportamento dos homens na rede social
- Para os social media managers por aí, o Snapchat inicia o ano com 4 novas features
- A Google apresentou as melhores práticas para Google Ads em 2022 esta semana mas cuidado que pode não vos ajudar
[FERRAMENTA DA SEMANA]
Windows + V
Sobre o Podcast Marketing por Idiotas
O podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.
O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.
Neste episódio
Os Idiotas
Frederico Carvalho
Formador e consultor de marketing digital
Miguel Rão Vieira
CEO @ pkina.com / funis.pt
Diogo Abrantes da Silva
Freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics