
Lado negro da publicidade, a confiança no TikTok e o dinheiro da App Store – e34s01
Esta semana falamos sobre Malware na publicidade, um estudo de confiança e inovação das plataformas de publicidade e a nova forma da App Store da Apple aceitar pagamentos.
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[TEMAS DA SEMANA]
MIGUEL
Malvertising – O fenómeno que tem vindo a crescer a ataca cada vez mais na Internet of Things
https://www.esecurityplanet.com/threats/malvertising-campaign-targets-iot-devices-geoedge/
DIOGO
Um estudo da Kantar, empresa líder mundial em dados, insights e consultoria, quando questionados mais de 900 marketers e 14,500 utilizadores em 23 países (80% media gasta).
O relatório foca-se em vários temas, incluindo quais plataformas são as mais inovadoras e confiáveis. O Instagram é dado pelos questionados a plataforma que melhor consegue esse equilíbrio (entre inovação e confiabilidade), enquanto YouTube, Google e Facebook são as plataformas mais confiáveis, mas consideradas menos inovadoras.
Por outro lado, o TikTok é inovador, mas ainda não é confiável para os profissionais de marketing ao levarem em consideração a segurança da marca e a medição do anúncio (que eram os dois fatores indicativos de confiança no estudo).
Agora que já é possível anunciar no TikTok em Portugal e que já sabemos que não só crianças a usar a aplicação, vocês anunciavam na plataforma?
A pesquisa descobriu também que a recetividade do consumidor a anúncios em serviços de streaming de música e podcasts aumentou 3% em relação ao ano passado. – Já sabem falem connosco!
FRED
Tema: Apple App Store:
Assunto: A Apple vai deixar de interferir com a forma como as aplicações na App Store obtêm dinheiro dos seus utilizadores. A empresa norte-americana tem de aceitar sistemas de pagamento externos à sua loja online, o que significa perder parte do dinheiro que ganha em comissões com apps.
https://wallaroomedia.com/blog/social-media/tiktok-statistics/
[RAPIDINHAS – Notícias de Marketing em Portugal]
- 57% dos portugueses já compra online, segundo o estudo barómetro e-commerce da marketest referente ao primeiro semestre de 2021. (fonte se precisares de mais info)
- Emirates é a primeira a lançar realidade virtual na aviação (fonte)
- Twitter está a testar ecommerce dentro da plataforma
- A Microsoft lança a Microsoft Start (um MSN.com em esteroides) com website, app e microsoft widget. – US only
- O Bing testa um botão de “Skip to Web Results” para passar à frente de anúncios ou painéis de pesquisa.
- TikTok ultrapassa o YouTube em tempo de exibição médio nos EUA e no Reino Unido
- LinkedIn está a testar um separador para verem os concorrentes da vossa empresa em termos de posts, engagements, etc.
[‘FARRAMENTA’ DO MERCEEIRO – Ferramentas de marketing Digital da Semana]
Sobre o Podcast Marketing por Idiotas
O podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.
O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.
Neste episódio
[TEMAS DA SEMANA]
MIGUEL
Malvertising - O fenómeno que tem vindo a crescer a ataca cada vez mais na Internet of Things
https://www.esecurityplanet.com/threats/malvertising-campaign-targets-iot-devices-geoedge/
DIOGO
https://adage.com/article/marketing-news-strategy/spotify-ads-seen-more-trustworthy-tiktok-kantar-study-finds/2361786
Um estudo da Kantar, empresa líder mundial em dados, insights e consultoria, quando questionados mais de 900 marketers e 14,500 utilizadores em 23 países (80% media gasta).
O relatório foca-se em vários temas, incluindo quais plataformas são as mais inovadoras e confiáveis. O Instagram é dado pelos questionados a plataforma que melhor consegue esse equilíbrio (entre inovação e confiabilidade), enquanto YouTube, Google e Facebook são as plataformas mais confiáveis, mas consideradas menos inovadoras.
Por outro lado, o TikTok é inovador, mas ainda não é confiável para os profissionais de marketing ao levarem em consideração a segurança da marca e a medição do anúncio (que eram os dois fatores indicativos de confiança no estudo).
Agora que já é possível anunciar no TikTok em Portugal e que já sabemos que não só crianças a usar a aplicação, vocês anunciavam na plataforma?
A pesquisa descobriu também que a recetividade do consumidor a anúncios em serviços de streaming de música e podcasts aumentou 3% em relação ao ano passado. - Já sabem falem connosco!
FRED
Tema: Apple App Store:
Assunto: A Apple vai deixar de interferir com a forma como as aplicações na App Store obtêm dinheiro dos seus utilizadores. A empresa norte-americana tem de aceitar sistemas de pagamento externos à sua loja online, o que significa perder parte do dinheiro que ganha em comissões com apps.
https://wallaroomedia.com/blog/social-media/tiktok-statistics/
https://citizenlab.ca/2021/08/engrave-danger-an-analysis-of-apple-engraving-censorship-across-six-regions/
[RAPIDINHAS - Notícias de Marketing em Portugal]
57% dos portugueses já compra online, segundo o estudo barómetro e-commerce da marketest referente ao primeiro semestre de 2021. (fonte se precisares de mais info)
Emirates é a primeira a lançar realidade virtual na aviação (fonte)
Twitter está a testar ecommerce dentro da plataforma
A Microsoft lança a Microsoft Start (um MSN.com em esteroides) com website, app e microsoft widget. - US only
O Bing testa um botão de "Skip to Web Results" para passar à frente de anúncios ou painéis de pesquisa.
TikTok ultrapassa o YouTube em tempo de exibição médio nos EUA e no Reino Unido
LinkedIn está a testar um separador para verem os concorrentes da vossa empresa em termos de posts, engagements, etc.
[‘FARRAMENTA’ DO MERCEEIRO - Ferramentas de marketing Digital da Semana]
Shield App p/Linkedin

Os Idiotas

Frederico Carvalho
Formador e consultor de marketing digital

Miguel Rão Vieira
CEO @ pkina.com / funis.pt

Diogo Abrantes da Silva
Freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics