Inteligência Artificial e impacto nas indústrias, criação de uma marca online e o ano da Meta – e106s01

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Inteligência Artificial e impacto nas indústrias, criação de uma marca online e o ano da Meta – e106s01

Episódio 106
1:04:46

Neste episódio falamos sobre Inteligência Artificial e impacto nas indústrias, criação de uma marca online e o ano da Meta.

Episódio de: 3 de Fevereiro, 2023

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MIGUEL

https://www.theinformation.com/articles/the-best-little-unicorn-in-texas-jasper-was-winning-the-ai-race-then-chatgpt-blew-up-the-whole-game

 

ChatGPT: Qual a primeira industria que foi fortemente impactada?

Hoje como sempre trago uma daquelas noticias que só se ouvem ao pé das máquinas do café e redbull em sillicon valey.

Com o surgimento do ChatGPT muito mudou, e vai mudar…mas isso já sabemos e falámos.

Hoje venho falar de um gigante…se recuarmos uma ou duas semanas antes do lançamento do chatGPT existia um gigante que estava na frente da corrida da industria generative AI: O JASPER.

O Jasper estava a deixar o mundo louco com a facilidade com que criava textos incríveis para diferentes situações, blogs, videos, conteúdo, etc.

Pouco tempo antes do chatGPT ser lançado o jasper foi financiado em mais de 125 milhões de dolares, o que foi incrível.

Se recuarmos ao final do ano anterior existiam 3 grandes players neste mercado do conteúdo por inteligência artificial.

  1.       O OPENAI que é a tecnologia ou motor de inteligência artificial que alimenta outras plataformas através de uma API;

 

  1.       O Jasper: Uma empresa privada independente que utiliza o OPENAI para apresentar excelentes resultados;

 

  1.       O Bubbaleads que também já estava a usar OPENAI.

 

A ligação entre o OPENAI e o JASPER sempre foi muito próxima e de parceria…os CEOs até têm grupos de comunicação directa no slack dado o envolvimento das duas empresas.

Os problemas rebentaram no paraíso quando…

A OPENAI lançou o CHATGPT…um produto que não está destinado a geeks ou a empresas que depois lhe acrescentam o seu valor…mas um produto para TODA A GENTE!

O marketeer comum começou a utilizar o CHATGPT, experimentou e adorou!

Começou a criar copywriting para tudo, e para todos…e o pior…GRÁTIS!

Dada a elevada popularidade do CHATGPT o JASPER levou instantaneamente com o portão da quinta na cara!

Dizem as más linguas que houve uma chamada de ZOOM entre os dois em que basicamente Dave Rogenmoser o CEO do Jasper perguntou ao Sam Altman qual era a deles em lançar um produto para o cliente final e ainda por cima à borla?

A resposta de Sam Altman foi que o chatGPT não era bem um produto novo…era uma interface nova do produto e que não ia ser grátis para sempre.

 

 

A verdade é que não podemos esquecer uma coisa sobre a inteligência artificial…ela literalmente aprende com cada prompt que fazemos.

O que trouxe outra ideia para cima da mesa que já está a começar a ser contestada.

O OPENAI aprendeu a entregar prompts fantásticos para diferentes situações com milhões de prompts feitos através do jasper, que foram testados e melhorados.

E isto não aconteceu apenas com a industria do copywriting.

Outras grandes startups que lançaram produtos de programação, treinaram o OPENAI e agora vêm o resultado do seu treino e investimento aplicado num produto concorrente…

Vi no linkedin um post que achei super interessante com o titulo:

“Aparentemente a primeira industria que a inteligência artificial vai tornar obsoleta…

…são as companhias construidas à volta da inteligência artificial!” que também fala sobre este assunto.

 

Questão para vocês:

– Todos adoramos o ChatGPT…não é isso que está em questão.

– Mas será o aparecimento do ChatGPT ético…pode haver concorrência desleal para com os parceiros que utilizam a tecnologia? É um caso de dumping de um fornecedor?

DIOGO  

  

Com toda esta revolução da inteligência artificial nos últimos tempos tendo cada vez a pensar em como destacar uma marca hoje em dia e no futuro. Ou seja, ainda um pouco na premissa que lancei há umas semanas, E se não houvesse Google amanhã? A dominância da Google começa cada vez mais a ser questionada, agora com  o departamento de Justiça norte americano a processar a Google por monopolizar tecnologias de publicidade digital Por meio de aquisições em série e manipulação anticompetitiva de leilões, com a TikTok a anunciar-se agora como um motor de pesquisa  que penso ainda não substituir a Google mas talvez a começar a substituir o Youtube por uma resposta mais rápida.
Enfim, muito disto tem feito refletir sobre, construir uma marca duradoura para o futuro. Ou seja, ajudar os meus clientes para que a sua marca seja o top of mind dos utilizadores de forma a não dependermos tanto das empresas de anúncios.

E levou-me à questão de como podemos nós aconselhar ou ajudar os nossos ouvintes sobre como podem eles melhorar o seu brand awareness e apostar mais nisso. 

                                                                                                                         

FRED

Para quem não sabe estamos a meio das celebrações do Ano Novo chinês e no início do Ano do Coelho.

Na Meta Platforms, no entanto, é o “ano da eficiência”, como declarou esta quarta-feira o CEO Mark Zuckerberg ao anunciar os resultados do quarto trimestre.

Vamos aos números:

– O crescimento das receitas diminui 4%;

– As despesas têm vindo a expandir-se a uma taxa de 20%;

– Os lucros da Meta foram reduzidos para metade no quarto trimestre, um tema quase tendência com a qual a empresa conseguisse escapar por muito mais tempo.

– As impressões dos anúncios aumentaram 23%. (Motivo maior foram os stories);

– O preço médio por anúncio desceu 22%;

– A taxa de engagement cresceu 22%, (por conta dos Reels e os carrosséis);

E ficou demonstrado que esta “inovação” copiada, manteve as pessoas mais tempo na aplicação.

– Os DAU (Daily Active Users) estão a crescer, atingiu 2 mil milhões de DAU principalmente na aplicação do Facebook.

Penso que de alguma foram a Meta conseguiu mostrar melhorias.

Contexto rápido: Os Daily Active Users (DAUs) são muito importantes para as redes sociais porque medem a quantidade de utilizadores ativos que usam as plataformas todos os dias. Esta métrica é importante porque reflete o envolvimento dos utilizadores, e consequentemente a sua força para atrair e reter. Para os anunciantes, é relevante já que mostram o tamanho do público potencial para os seus anúncios e, consequentemente, afetam a procura por anúncios na plataforma.

Apesar da sua declaração tenha refletido um ano de eficiência, a Meta continua a projetar um crescimento das despesas entre 1,5% e 8% em 2023, relativamente ao ano passado.

Desafio:  Conseguir aumentar o envolvimento, mas manter a carga publicitária estável, para consequentemente aumentar o número de impressões que servem.

Em relação às despesas, a empresa pode recuar um pouco no empurrão do metaverso, mas não há sinal de que esteja a fazer isso. Os prejuízos na divisão do Reality Labs, que gere a realidade aumentada da Meta, realidade virtual e projetos do metaverso, tiverem aumento de custos de 34% e o buraco financeiro é atualmente de 13,7 mil milhões de dólares em 2022, já incluindo o quarto trimestre.

Mesmo assim, o preço das ações da Meta subiram 20% provavelmente porque os acionistas ficaram aliviados com o facto de as perspetivas do primeiro trimestre e o desempenho do quarto trimestre da Meta não terem sido tão maus como poderiam ter sido.

P.S  Meta anunciou um programa alargado de recompra de acções, algo que os investidores gostam sempre de ouvir.

Pergunta:

Como a Meta pretende equilibrar o envolvimento dos utilizadores e a carga publicitária na sua plataforma?

Como é que a subida de 20% no preço das ações da Meta pode ser explicada, tendo em vista os resultados financeiros apresentados no último trimestre?

 

[RAPIDINHAS, NOTÍCIAS DA SEMANA QUE ACHAMOS MAIS RELEVANTES] 

 

[FERRAMENTA DA SEMANA ou Estatística da semana] 

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Sobre o Podcast Marketing por Idiotas

podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.

O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.

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Temas no podcast

01:07
Temas
47:10
Rapidinhas

Neste episódio


Orador 2
Olá a todos bem-vindos ao Podcast marketing por idiotas. Neste episódio temos na ementa, os grupos do Facebook estão vivos ou mortos. O estado do comércio electrónico e as tendências para 2023 da Shopify. Por último, a inovação para sobrevivência já sabem para ficarem a saber tudo sobre este Tema. As novidades do marketing desta semana deixei de ficar por aí. Ora, muito bem, sejam então muito bem-vindos a mais um episódio, ninguém sabe qual é do podcast marketing por idiotas o vosso podcast onde falamos sobre marketing, negócios e tecnologia não falha no podcast temos todas as semanas os 3 temas da semana que já mencionei. Temos também as rapidinhas, ou seja, são as notícias da semana mais relevantes e, por último, a ferramenta da semana ou O Jogo da estatística onde o. Ricardo Olá. O.
Orador 4
Pouco alô o Fred.
Orador 5
E o Miguel alô.
Orador 2
Competimos entre nós precisamente com um dado interessante e também para fingirmos que sabemos alguma coisa. Já sabem tudo ISTO em marketing por idiotas.pt, onde podem consultar todos os links, notícias e temas e agora também temos um novo subdomínio, YouTube, ponto marketingdietas.pt onde podem vislumbrar 2 a 3 episódios pode variar bastante, mas estão lá. Os nossos episódios estão lá também, as nossas carinhas de trocas sem mais demoras e pessoal que NOS está a ouvir pela primeira vez e que ouviu estas pela primeira vez, nós repetimos todas as semanas quem já é repetente. Obrigado, então agora ouvir o nosso podcast. Já souberam avançar aqueles 15 segundos isso. Sociais para chegarem aos temas Miguel, vamos falar de uma rede social que eu pensava que já estava extinta. Uai o Facebook.
Orador 5
É verdade. Alguns dos nossos ouvintes também já sabem que faltam 15 minutos para a Frente para apanharem conteúdo de de maior qualidade a partir deste momento.
Orador 2
É Deus e Eddie segundos, não disse não, disse minutos e segundos não podia. Não podia ter dito minutos sem querer.
Orador 5
OK olha, vamos a querer exato olha eu esta semana trago este este Tema do grupos do Facebook estão vivos ou mortos? Eu adoro estes temas ao vivo do vivo ou morto, porque eles têm sempre imensa discussão e volta sempre aqui umas discussões. Interessantes, todos nós já ouvimos que A Rede Social Facebook está morta, que ninguém vai lá, que é o que é o Sol pessoal. Se o pessoal já só tem conta porque nunca se deu ao trabalho de fechar que toca, que é o Instagram também o é e o Twitter não era, mas passou a ser e agora é pelo pelo número de seguidores. Nós vamos tendo, não é o meu equipa e de análise para perceber se o Facebook está vivo ou morto. Sempre foi o meu dia de anos e eu há 7 anos atrás tinha tipo 300 e tal pessoas a darem umas. Tens desde aí o número todo vem sempre caindo todos os anos e agora tenho para. Aí umas 7. ISTO para mim, só pode querer dizer 2 coisas. O Facebook está a perder utilizadores activos e que interagem com a plataforma. Ou então é a minha popularidade que está a descer? Em queda e. Eu Não quero acreditar na segunda hipótese, por isso vou acreditando.
Orador 2
É exato, então vou fazer aqui o repto. Aliás, deixo este desafio a todos os nossos ouvintes. Irão nosso grupo do WhatsApp e dizer quantas pessoas desejaram os parabéns no seu feed para tirarmos este limpo. Ou seja, será que a popularidade do Miguel está pelas ruas da amargura? Muito. Ou será que o Facebook está com menos utilizadores activos? Pode ser um misto dos 2, é isso que vocês podem comentar em W ponto Math por idiotas.pt.
Orador 5
Eu também espero vocês quando é quando é que foi a última vez que deixar os? Parabéns a alguém.
Orador 2
No Facebook Eu Não tenho Facebook já.
Orador 5
Sabes que eu?
Orador 3
Tinha eu durante uns tempos, eu tinha um bote automático instalado no Chrome. Já estava automaticamente. Quando é que a pessoa fazia?
Orador 5
Ei EI isso já.
Orador 3
Anos não ainda tenho instalado porque nunca mais.
Orador 2
Despertaste uma faca no Coração de tanta gente neste momento, cumprimentos. Orador Mas o que ISTO é giro, isso é?
Orador 3
Esta e não existe ainda existe, mas só ESP. Então é assim, aquilo tinha uma versão em que eu podia escrever 3 frases completamente. Então, quando o sistema detectava que a pessoa fazia antes, ele rodava as frases diferentes para cada um dos utilizadores.
Orador 4
É isso.
Orador 3
Juro aquilo era máximo de. Sucesso depois começou me fartar por um. Motivo que foi o seguinte, que é aquilo. Quando o sistema automático itens um grupo grande, as pessoas respondem é, é aí é que há.
Orador 5
As pessoas respondiam. Te que tu ficavas irritado?
Orador 3
Um problema aí. Aí está um problema porque?
Orador 2
E lá ficava a.
Orador 3
Na resposta, tu já és obrigado a ir lá pronto, então para com isso, porque pensei. É giro resultou mas. Pronto era só. Ainda está aí, mas ainda existe, sim.
Orador 2
Meu Deus, que faca no Coração.
Orador 4
E será que ISTO se compara aos parabéns quando mudamos de profissão no LinkedIn?
Orador 2
Eu acho que é um bocado.
Orador 3
Também dá para automatizar?
Orador 2
Muitas felicidades, votos de muito sucesso, cara de meter mais um.
Orador 5
Sim parabéns do novo no novo desafio aqui que o parabéns pelo seu aniversário de emprego.
Orador 2
Há exato esse médio?
Orador 5
É só uma fase qualquer.
Orador 4
Bem, mas não, não não desfocar. Eu acho que AO pessoal do WhatsApp eu gostava muito de perceber também o qual o número de parabéns que eu também vou ver. O número de parabéns que que recebi da última vez.
Orador 2
Que ainda recebe.
Orador 3
Mas eu Diogo, o Miguel já acabou, não?
Orador 4
Não, não, não.
Orador 5
Era só era só.
Orador 2
ISTO ai era então Obrigado, Miguel.
Orador 5
Mas queria só dizer que aqui do que aqui dos meus 3 ilustres ninguém me deu os parabéns no dia de anos, mas é pá, vamos continuar. Vamos continuar desde.
Orador 2
Olha, eu falhei, Diz Que Não tenho Facebook, tenho falhado muitos aniversários.
Orador 5
Mas eu também e por acaso tenho sentido. Isso neste vídeo já não dou?
Orador 4
Eu dei no Facebook Miguel tu é que.
Orador 2
Não viste e falar escrever agora? Tá lá, parabéns atrás.
Orador 5
É, eu faço a 24 de Dezembro, ele vai lá meter. A 24 de Janeiro olha. Mas pronto, eu olha eu já não abri o Facebook. Há uma data de tempo até que me acontece intenções, nem intenções têm vai bem, não vamos descambar. Eu prometi que esta semana me apertar bem, que não ia começar aqui a disparatar, mas pronto.
Orador 2
Bombas força.
Orador 3
Interessa a intenção Miguel.
Orador 5
A esta semana passada houve uma coisa que me fez voltar à plataforma, o nosso ouvinte. O Luís Menezes experimentou, gostou e depois perguntou-me se podia promover o bem. Tweets by Leads cria a tua página de inteligência artificial e um minuto a já lhe. Orador Tinham, estou a gozar.
Orador 1
Minha mãe qual é o link?
Orador 5
Estou a gostar muito, sério? Basilides.com.
Orador 2
OK boa.
Orador 5
Ponto com o. E eu pronto, eu lá e disse que sim, e ele começou a fazer aqui uma promoção e de repente, a plataforma começou a aumentar exponencialmente o número de utilizadores a cada 7 ou 8 minutos, vinha um novo utilizador registado como a landing page criada na plataforma.
Orador 3
Mas com link da filiava?
Orador 5
Não, não, eu por acaso eu ia dizer isso a seguir Luís, nem penses que vais receber link? De afiliado à.
Orador 2
Vais receber directamente uma quota na empresa.
Orador 5
Exatamente exatamente a mas pronto era 778 minutos, vinha um novo, uma nova pessoa que se registava no site. Ia confirmar o e-mail e a seguir criava uma landing page. Ou seja, não é uma lide, não é uma, sequer uma visita era mesmo. Um registro bom. No total entraram 60 utilizadores novos no espaço de 1 dia. Eu fui logo falar com o Luiz, é pá Luiz, diz-me O Segredo, que é que está a passar o que é? Fizeste e ele disse basicamente como informação num grupo de Facebook, onde está que tem o Tema de marketing digital mais Patric managers e que tem cerca de 2000 membros. OKO Post que ele colocou era muito simples, tinha ali um link para a página e dizia que tinha encontrado ali 11 plataforma que criava landing pages, etc. Ai eu fui fiquei completamente pasmado porque nós fizemos aqui as contas. 2000 utilizadores Eu Não sei quantas visualizações do Post é que existiram, mas 97 pessoas visitaram a página. O que são? 4% desses 2000 desses desses 9762 inscreveram-se, o que significa uma taxa de conversão de 63%. OK, foram 60 num só dia e depois 2 ou 3 NOS dias a seguir, já não estou a contabilizá-los Paulo e não me chatear. Basicamente ISTO foram resultados, foram resultados 100% orgânicos grátis e no Facebook, claro que nós, assim que vimos ISTO, fomos logo replicar a estratégia para outros grupos e começamos a ter mais inscrições orgânicas. OKO que me levantou logo a questão, então, mas ISTO os grupos Facebook, ISTO está vivo ainda não é? Eu já pensava que os grupos estavam estavam. Podes? Eu vim ver aqui algumas estatísticas e tenho aqui algumas muito rápidas. 1.8 biliões de pessoas utilizam Facebook groups, 400000000 de pessoas estão em grupos que consideram terem significado. Há. O Facebook redesenhou a experiência para ficar mais focada de conteúdos vindos dos grupos que têm mais ricos neste momento e menos dos amigos, o que parece ser resultado aqui para para aumentar o número de grupos. 50% dos utilizadores do Facebook fazem parte de 5 ou mais grupos. Existem dezenas de milhões de grupos no Facebook, os principais grupos são engagement acima de 80%. Posto ISTO, pessoas para o painel. Vocês tinham esta ideia que os grupos Facebook estavam vivos. Qual é a percepção vivo ou morto? Vale a pena insistirmos. Hoje em dia ainda criamos grupos de Facebook para as nossas comunidades. A existimos esta estratégia e tática de marketing e como é que podem as marcas ter presença nestes grupos? Queria saber a vossa opinião.
Orador 2
Muito bem, não sei, Diogo, força.
Orador 4
Oo Miguel confirme uma coisa, mas tu me distes o tráfego e o tráfego vinha com referência de Facebook ou estás só deduzir porque?
Orador 5
Todo todo no Facebook.
Orador 4
Porque foi a única partilha? Vinha tudo Facebook.
Orador 5
Foi a única foi a Unica partida. Nós ainda não tínhamos começado a fazer a nossa, a nossa. Nós ainda não fizemos campanhas sequer nós basicamente falar, falei com o Luís, ainda estávamos
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