IA na óptica do CEO, marcos temporais em marketing e jornada do cliente – e125s01
No episódio 125 falamos da IA na óptica do CEO, marcos temporais em marketing e jornada do cliente.
Episódio de: 14 de Junho, 2023
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MIGUEL
Eu sei que nos últimos tempos fala-se de generative AI por tudo e por nada.
Já passámos a fase em que falámos mal, depois falámos bem, depois tivemos medo, depois deixámos de ter medo, depois voltámos a ter medo outra vez, falámos um pouco de Realidade Aumentada, e voltamos a falar de AI.
Até agora temos falado sempre do ponto de vista mais técnico, de apps, gadgets etc…
Hoje quero falar sobre o relatório que a Mackinsey e companhia lançaram com o titulo:
What every CEO should know about generative AI
Este relatório traz um conjunto de recomendações para CEO’s e lideres de equipas sobre como a generative AI pode ajudar no desenvolvimento da empresa.
Então vou apresentar as 7 recomendações e claro, peço aos ilustres que tomem nota e façam um pequeno comentário no final.
Organizar
A consultora recomenda que se crie um grupo de trabalho dentro da organização para debater os diferentes assuntos relacionados com AI e criar prioridades de atualção.
Nós aqui no podcast também devemos definir um grupo de trabalho, porque trabalhar ninguém trabalha!
Reimaginar
As possibilidades são imensas tanto do ponto de vista nos produtos e serviços que a empresa presta como do ponto de vista de melhoria de processos, pelo que este grupo de trabalho deve parar e reimaginar a nova realidade da empresa alavancando esta nova tecnologia.
Capacitar
Não basta imaginar coisas giras, temos de capacitar as equipas e a infraestrutura da empresa garantindo que temos capacidade de gerir uma enorme quantidade de dados utilizando tecnologia moderna!
Construir
Esta tecnologia está a evoluir tão rapidamente que para ser utilizada como vantagem competitiva as empresas têm de acelerar ao máximo o seu processo de implementação e fazer saír do papel inovações, tanto a nível de processos como a nível de serviços.
Equilibrio
Não basta fazer tudo o que já disse. O grande desafio da AI Generativa é encontrar o ponto de equilibrio entre inovação, sustentabilidade, análise de risco e ética.
É importante para os CEO conseguirem encontrar os pontos de equilibrio entre estas diferentes vertentes para garantir o sucesso.
Aliar
Estamos numa fase de desenvolvimento incrível. Não faz sentido reinventarmos a roda, nem tentarmos criar tudo de raiz.
Agora mais que nunca é importante encontrarmos os parceiros certos, que consigam utilizar esta tecnologia e ajudar-nos a aplicar nos nossos negócios.
Precisamos de aliados
Focar
Esta é a última recomendação, e na minha humilde opinião, a mais importante.
A inteligência artificial abre um conjunto enorme de novas possibilidades dentro de uma organização.
Isto vai mudar a forma como interagimos uns com os outros, nos serviços e produtos que criamos, a forma como trabalhamos e nos processos que temos.
As possibilidades são infinitas…no entanto muitas opções geralmente significam poucas ações.
A empresa deve focar-se naquilo que é realmente importante, e seguir com isso.
Estas foram as 7 recomendações da mackinsey…e pergunto aos nossos ilustres…querem acrescentar algumas recomendações ou falar sobre alguma em especial?
Obrigado saúde e sorte!
DIOGO
Para começar, quero vos dizer que penso que este conceito que vos trago aqui hoje vai alterar a minha forma de anunciar. E até vos digo porquÊ:
1. É um conceito fácil de aplicar
- Fácil de perceber
- E que na verdade todos nós já sofremos dele, inclusivé as pessoas aqui neste podcast.
Estão prontos?
Então esta manhã estava um livro com o nome e dei por mim a ler um conceito que penso nunca antes ter ouvido falar mas que era algo que já tinha na cabeça há algum tempo mas nunca o tinha explorado em específico e esse conceito são os marcos temporais.
Então vamos lá ver o que são estes marcos temporais:
Marcos temporais são períodos de transição no tempo que consideramos importantes. Por exemplo, quando começa um novo ano. Isso é um marco temporal e um efeito desse marco temporal, por exemplo é o aumento do número de inscrições nos ginásios. Ou pelo menos, segundo o um estudo das pesquisas na Google, um aumento médio de 80% da pesquisa por dieta no início do ano. Outro marco temporal pode ser quando chegamos a uma idade, por exemplo quando fazemos 40 anos e prometemos que é este ano que vamos deixar de fumar, não é Miguel?
Na verdade estes tipos de efeitos pelos marcos temporais até têm um nome específico que é o “ the fresh start effect”.
Segundo o livro, quando as pessoas estão perto de um marco, mesmo que arbitrário, isso pode acabar por despoletar algo no comportamento humano. Um estudo citado no livro diz que essa é a razão pela qual há um número mais elevado de maratonistas inscritos nos seus 29 ou 49 anos que querem simplesmente fazer a maratona antes de atingirem os 30 ou 50 anos.
Ou seja, os marcos temporais não só têm influência durante o marco , como o exemplo do início do ano, como pré-marco como os maratonistas antes de atingirem a idade X.
E agora o ricardo como sempre lê o guião e diz:
Mas meu querido e estimado Diogo, ok isso é interessante mas porque é que isso pode ser importante para os marketers?
Obrigado Ricardo, na verdade é muito fácil e por isso gosto tanto da simplicidade e deste comportamento…
Os marketers podem tirar proveito dos marcos temporais ao entender que esses pontos no tempo podem motivar comportamentos aspiracionais. Por exemplo, podemos alinhar as campanhas de marketing e mensagens para coincidir com esses marcos temporais, incentivando os utilizadores a iniciar comportamentos que contribuam para alcançar um objetivo, como fazer dieta ou exercícios.
É possível que tudo o que não sejam compras de impulso tenha um marco temporal associado. Por exemplo, campanhas para tratadores de piscinas podem ter sobretudo o seu investimento aos sábados e às segundas quando há bom tempo.
E com isto não estou a dizer para tentarem adivinhar qual o marco temporal a explorar na vossa empresa com racionalidade mas vão aos dados e descubram que tipos de produtos mais se vendem e quando. Ou quais os marcos que podem mais explorar para aumentar a eficiência das vossas campanhas.
Então a questão para vocês é se estavam conscientes dos marcos temporais que sei que toda a gente vai responder que sim e que ideias têm para os nossos ouvintes para explorar estes marcos?
Quanto a livros, o livro que estou a ler é o Using Behavioral Science In Marketing
Drive Customer Action And Loyalty By Prompting Instinctive Responses
de Nancy Harhut e entrewtanto descobri que há um livro só sobre este tema do Daniel H. Pink, “When: The scientific secrets of perfect timing” ou em portuguÊs: “Quando: Os Segredos Cientificamente Comprovados do Timing Perfeito” e claro aconselho a irem à wook porque sei que temos ouvintes de lá e queremos sempre promover os vossos negócios e os links estão nosso site.
FRED
🎙️ Senhoras e senhores, permitam-me levar-vos numa viagem em 3 capítulos sobre a alquimia da jornada do cliente dos tempos modernos
🔍 Primeiro Capítulo: A Adaptação dos Comportamentos dos Consumidores
Imaginem que o universo digital é uma biblioteca em constante evolução.
Anteriormente, a maioria dos consumidores dirigia-se imediatamente ao Google, mas conforme temos falado, as novas gerações estão a explorar outras alas desta biblioteca.
As pessoas estão ser são atraídas pelo TikTok e YouTube Shorts.
A própria Google em julho de 2022, conforme falámos no podcast, sugeriu que o Instagram e o TikTok estão a prejudicar os principais produtos da Google, a Pesquisa e o Maps.
E tenho três outros exemplos concretos para reflexão sobre a Adaptação dos Comportamentos dos Consumidores no Universo Digital.
- O Facebook viu uma migração de utilizadores mais jovens para plataformas como Snapchat e TikTok, o que levou a empresa a criar o Instagram Stories e Reels para competir.
- Em resposta à crescente popularidade de plataformas de streaming de música como Spotify, a Apple lançou o Apple Music, um serviço de assinatura de streaming de música.
- A Amazon adaptou-se à crescente preferência dos consumidores por compras online rápidas e convenientes, oferecendo uma variedade de serviços, como entrega no mesmo dia e assinaturas Prime.
São breves exemplos que mostram como as empresas estão a adaptar-se às mudanças nos comportamentos dos consumidores no universo digital, seja através da criação de novos produtos e serviços, ou através da adaptação dos existentes.
E temos a primeira lição preciosa: é fundamental compreender qual é a jornada dos nossos consumidores, quais as alamedas da biblioteca em expansão e o que os atrai a diferentes secções.
🌐 Segundo Capítulo: A Efervescência dos Canais Digitais
A atualidade da publicidade online a um caleidoscópio de oportunidades.
Não devemos apenas depositar os nossos anúncios na venerável prateleira da “pesquisa paga”, ou num único ativo digital, mas devemos disseminá-los como uma enciclopédia multi-volume por todo o espectro de plataformas digitais.
Imaginem uma empresa como o IKEA: A empresa utiliza a pesquisa paga para alcançar pessoas que procuram ativamente móveis e decoração para casa. Ao mesmo tempo, usam a publicidade em redes sociais e anúncios em vídeo para alcançar um público mais amplo e aumentar a consciencialização da marca. Além disso, fazem uso do email marketing para comunicar com os seus clientes existentes, oferecendo ofertas personalizadas e atualizações de produtos. Depois também tem a APP como um um ativo importante para comunicar.
Esta abordagem diversificada, significa diferentes canais entrelaçarem-se para criar uma imagem mais rica e envolvente.
🤖 Terceiro Capítulo: A magia da Inteligência Artificial Generativa
A IA gerativa é a pedra filosofal desta era.
A IA gerativa está a redefinir os limites do possível. Desde o lançamento do ChatGPT, gigantes como Google e Microsoft têm procurado incorporar esta tecnologia nas suas plataformas. No entanto, tal como uma receita antiga com ingredientes ainda a descobrir, o futuro da pesquisa assistida por IA permanece misterioso.
A Google, por exemplo, está a trabalhar numa atualização chamada Search Generative Experience, que utiliza a IA para melhorar a forma como são geradas respostas às consultas de pesquisa.
Com isto em mente, surgem questões importantes sobre como a IA pode transformar informações em soluções valiosas.
Concluindo, devemos ser ágeis na grande biblioteca do conhecimento digital.
Pergunta: No episódio passado falamos sobre os múltiplos pontos de contacto da jornada do cliente, e com o apanhado do que foi agora transmitido…
Quais são as vantagens e desafios de uma abordagem diversificada de marketing digital, que envolva a utilização de vários canais digitais?
[RAPIDINHAS, NOTÍCIAS DA SEMANA QUE ACHAMOS MAIS RELEVANTES]
- LinkedIn experimenta um novo assistente de IA para InMails.
- Os utilizadores do LinkedIn podem agora ordenar as ofertas de emprego relevantes com base num sistema «Gosto / Não gosto» – relevante para si / não relevante.
- A Amazon vai lançar uma versão do seu serviço de streaming Prime Video com anúncios.
- Facebook adicionou uma nova funcionalidade de edição para os Reels, «Recorte automático», mas apenas para paisagem.
- Más notícias para os gestores de marketing. O modo privado em iOS 17 remove agora automaticamente os parâmetros de rastreio das hiperligações onde o utilizador clica.
- A Microsoft anunciou a Verificação de Identidade do Anunciante (AIV) para tornar a publicidade da Microsoft mais segura. A partir de 1 de agosto de 2023, todos os anúncios terão de ser verificados
- O Instagram pode estar a trabalhar num chatbot de IA, de acordo com algumas imagens vazadas. Os utilizadores podem escolher entre 30 diferentes personalidades de IA, que também podem ajudar os utilizadores a escrever mensagens.
- Por último, O TikTok está a dar aos seus utilizadores a oportunidade de gerar mais receita, adicionando conteúdo suportado por paywalls. Os criadores podem adicionar um preço ao conteúdo que varia de $1 a $190.
Sobre o Podcast Marketing por Idiotas
O podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.
O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.
Os Idiotas
Frederico Carvalho
Formador e consultor de marketing digital
Miguel Rão Vieira
CEO @ pkina.com / funis.pt
Ricardo Vieira
Senior Business Strategy Developer na Turim Hotels Group