A Hiperpersonalização, Garantias Malucas, Fusão AI & Marketing – e122s01
Esta semana falamos sobre Personalização e Hiperpersonalização, Garantias Malucas – Será que os malucos somos nós?, Fusão AI & Marketing
Episódio de: 25 de Maio, 2023
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Miguel
Garantias Malucas, ou os malucos somos nós que não as exigimos?
Garantias de resultados:
Os que me conhecem sabem que a minha indústria é geração de leads e vendas… e como esta é uma daquelas indústrias em que temos literalmente de estar sempre a correr, a otimizar resultados, a fazer testes para entregarmos resultados e recebermos o dinheirinho ao final do mês, geralmente somos as pessoas mais stressadas da indústria de marketing digital.
O pessoal do branding pode relaxar e dormir bem à noite sabendo que no dia a seguir o mundo está seguro, os logotipos continuam bonitos, os cartões de visita continuam guardados na carteira, bem…vocês percebem a ideia.
Como eu passo as noites em claro geralmente aproveito para ler, ver landing pages e cursos!
Uma das coisas que vejo que tem mais influencia na parte das vendas são as garantias.
E essa é sem dúvida uma das maiores diferenças entre Portugal e estados unidos e brasil.
Cá em Portugal parece que damos garantias mas são sempre muito…..como se diz….frouxas!
Geralmente a garantia tem um titulo e uma explicação.
Cá em Portugal…quando falamos de garantia dizemos:
Garantia de satisfação…ou garantia de qualidade e muitas vezes nem dizemos que devolvemos o dinheiro.
Parece que até temos medo de falar sobre algumas garantias legais como a dos 15 dias para devolução de algo que comprámos.
Quando estou a ver páginas americanas ou brasileiras parece que as garantias são mesmo completamente doidas.
Nos estados unidos as garantias parecem sempre estar associadas a um resultado incrível, do género: “A GARANTIA OU TENS CLIENTES OU NÓS PAGAMOS A PUBLICIDADE ATÉ TERES – Se não tiveres 50 novos clientes a bater-te à porta nos primeiros 30 dias devolvemos o teu dinheiro e ainda trabalhamos à borla até conseguires e pagamos a publicidade!”
Vi uma do brasil que era algo do género
“OU RECEBES UM ELOGIO EM RELAÇÃO AO BUMBUM EM 60 DIAS OU DEVOLVEMOS O DINHEIRO”
Se nós vendemos resultados ao cliente…porque temos tanto medo de dar uma garantia desse mesmo resultado?
Do que temos medo?
Da nossa capacidade de entregar o resultado?
Que toda a gente nos venha bater à porta a pedir o dinheiro de volta?
Aí é que a coisa se torna interessante:
Maior parte das pessoas, segundo os gurus americanos, não acciona a garantia mesmo que não tenha resultados…porque sabe que há sempre qualquer coisinha do seu lado que falhou.
E uma garantia deve ser um risco calculado…ou seja… se conseguimos aumentar exponencialmente as vendas por termos uma garantia que seja completamente doida e que baixe muito o risco da decisão de compra então podemos também suportar algumas pessoas que vão pedir o dinheiro de volta.
Outro exemplo de garantia:
“Ou gostas deste podcast ou o diogo vai a tua casa ler o podcast ao vivo e ainda te dá 500€ em serviços do servidoresverdes.pt”
Neste caso o esforço de aturar o diogo durante uma hora é tão grande que as pessoas preferem gostar do podcast e partilha-lo nas redes sociais…mesmo que isso signifique perder 500€”
Questões para o painel:
– Vocês dão garantia nos vossos serviços?
– Acham que temos medo das garantias em Portugal?
Rodolfo Cardoso
Personalização & Hiperpersonalização
FRED
Tema: Inteligência artificial e marketing, e a esta fusão está a reconfigurar as nossas vidas.
Ora está na altura de despertar a vossa curiosidade no mundo da inovação e das tendências tecnológicas emergentes. Hoje, o tema promete agitar as vossas mentes:
A união entre inteligência artificial e marketing, e a esta fusão está a reconfigurar as nossas vidas.
O assunto é familiar à maioria dos nossos ouvintes, a maioria sabe que o mundo tecnológico tem estado bastante agitado
Para aqueles que ainda não estão a par, a META, empresa mãe do Facebook, foi recentemente alvo de uma multa recorde pela Autoridade Europeia de Proteção de Dados.
Ficamos a saber que a Comissão Europeia tem sérias preocupações sobre as transferências de dados da Meta Platforms, o que culminou numa multa monumental de 1,3 mil milhões de dólares.
Porquê, perguntam? Bem, o regulador europeu está a repreender a Meta por transferir e armazenar dados de utilizadores europeus nos Estados Unidos. De acordo com a Comissária Europeia para a Protecção de Dados, Helen Dixon, estas transferências “não garantem o nível de protecção” que a legislação europeia exige.
Ah eles nunca pagam. Hoje mesmo o Tribunal de Justiça da União Europeia reforçou que a Meta terá que pagar oito milhões de euros por desrespeitar a concorrência europeia num processo de proteção de dados.
Eu sei, isto parece-vos familiar: possivelmente os europeus estão a olhar para os Estados Unidos da mesma forma que os americanos olham para o TikTok e o seu envolvimento com o governo chinês.
A solução proposta é semelhante: manter os dados isolados no país de origem.
Além disso, há uma terceira e recente decisão que obrigou a Meta a dar aos utilizadores europeus a opção de optar por não receber certos tipos de anúncios, de acordo com o The Wall Street Journal.
Mas, caros ouvintes, esta questão vai muito além da Meta. Este ano, todas as gigantes da tecnologia estão a ser postas à prova pelos reguladores europeus, graças a novas leis, como a Lei dos Serviços Digitais.
Esta semana tivemos conferências da Google, da Meta, mas vou destacar antes um congresso em Nova York, chamado “BrXnd: Marketing X AI” onde falou-se da capacidade da IA de gerar emails de clientes, landing pages, anúncios de pesquisa e até vídeos publicitários poderá alterar radicalmente a forma como as marcas comunicam connosco.
Mas, apesar do futuro promissor, existem riscos.
Preocupações com a segurança da marca e a qualidade dos conteúdos gerados pela IA são reais.
As marcas terão que adaptar-se à forma como a IA funciona e criar guias de estilo que possam ser interpretados pela I.A e desenvolver os seus próprios modelos de IA.
Sim, exactamente. As marcas terão que desenvolver os seus próprios modelos de IA, treinados nos seus próprios dados, seguindo o exemplo do BloombergGPT da Bloomberg.
As empresas têm de se preparar para a fusão inevitável entre inteligência artificial e marketing.
No sábado, estive numa conferência sobre Ética na Comunicação com o professor e filósofo Clóvis de Barros Filho, enfim, foi muito interessante ele tem uma série de livros e conteúdos muito relevantes,
E a minha reflexão é que a situação da Meta, com a multa recorde mencionada anteriormente, serve de aviso para todos nós.
Devemos ter em mente que, por mais aliciante que seja a promessa de personalização e conveniência trazida pela IA, não podemos comprometer a nossa privacidade.
Temos de nos manter vigilantes compreender como as nossas informações pessoais são tratadas com o respeito que merecem.
Em última análise, estamos apenas a começar a compreender o que a IA pode trazer para o mundo do marketing.
Ainda estamos a arranhar a superfície desta questão intrigante.
Pergunta 1: Quais são os desafios que as marcas terão que superar para adaptar-se à forma como a IA funciona no âmbito do marketing? Serão os tais guias de estilo? ou outra coisa…
[RAPIDINHAS, NOTÍCIAS DA SEMANA QUE ACHAMOS MAIS RELEVANTES]
- Estado do Montana (E.U.A) proíbe o TikTok.
- YouTube Music vai com
- WhatsApp permite editar mensagens com limite de 15 minutos.
- Os óculos inteligentes da Meta têm novos recursos de controlo por voz, permitindo iniciar, atender e rejeitar chamadas, enviar mensagens de texto e mensagens no Messenger e WhatsApp. [Fonte: Tech Facebook]
- O Spotify considera usar inteligência artificial para criar anúncios em podcasts lidos por apresentadores que soam como pessoas reais. [Fonte: TechCrunch]
- O Facebook está a adicionar um temporizador para anúncios no Reels, com duração de 5 a 10 segundos antes do anúncio. [Fonte: Twitter]
- Um ministro do Reino Unido critica o chefe da Meta (Facebook) sobre o plano de encriptação de mensagens do Facebook, numa campanha publicitária do governo com o objetivo de informar aos pais a verdade sobre as escolhas da Meta e o que isso significa para a segurança dos seus filhos. [Fonte: BBC]
- A Duolingo (um site e app móvel para aprender idiomas) conquistou 6,6 milhões de seguidores no TikTok. [Fonte: Digital Native]
Sobre o Podcast Marketing por Idiotas
O podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.
O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.
Os Idiotas
Frederico Carvalho
Formador e consultor de marketing digital
Miguel Rão Vieira
CEO @ pkina.com / funis.pt
Ricardo Vieira
Senior Business Strategy Developer na Turim Hotels Group