Geopolítica digital com o início da Guerra na Europa e se política tem lugar no marketing – e57s01
Neste episódio falamos sobre o Geopolítica digital com o início da Guerra na Europa e se política tem lugar no marketing.
Episódio de: 25 de Fevereiro, 2022
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MIGUEL
- https://www.thedenverchannel.com/sports/german-soccer-team-removes-russian-energy-ad-from-jerseys-in-response-to-invasion-of-ukraine
https://adage.com/article/opinion/why-brands-no-politics-policies-are-obsolete-opinion/2328011
No dia em que gravamos este podcast vimos a invasão total da Ucrânia.
Sinceramente tenho seguido na televisão esta “Operação de Paz” e realmente levanto o chapéu à equipa de marketing de putin…que de alguma forma conseguiram chamar à invasão de outro país uma operação de paz… Ainda é mais rebuscado que o claim americano de “Levar a democracia” a um país antes de o invadir.
Mas pronto não venho falar de política…venho falar de como a política deve ser tratada pelas marcas.
Antigamente existia uma regra de ouro nas redes sociais: Nunca participar em conversas políticas!
Hoje em dia parece que as marcas têm muito mais necessidade e vontade de pisar esta linha.
Temos o caso do clube de futebol alemão que removeu o patrocínio da GAZPROM, uma empresa estatal russa que também patrocina a liga dos campeões.
Ao ver isto a acontecer fui pesquisar um pouco á net sobre esta ideia de política vs marcas e encontrei um artigo de opinião muito interessante no de MIKE Proulx no ADAGE em que entrevistou mais de 30 CMO’s de Marketing para o consumidor sobre o tema.
Aqui estão as 3 principais conclusões destas conversas:
· Alguns dos marketeers dizem que as marcas deles não se metem na política, mas abrem excepções de quando o assunto são direitos humanos, justiça social ou questões ambientais.
o Eles dizem, e eu subscrevo, que estas questões não são políticas… são os políticos que as aproveitam e tornam questões políticas.· Existe uma guerra constante nas marcas entre propósito, política e partidária.
o Isto aplica-se mais nos estados unidos…
o As pessoas estão cada vez mais activas politicamente nas redes sociais e mais atentas a assuntos políticos… (estamos a ficar velhos)… E as marcas também têm uma responsabilidade porque desempenham um papel importante na cultura e na sociedade.
o Um dado importante diz que 68% dos adultos americanos acreditam que os CEO’s das grandes empresas têm mais capacidade de conduzir uma mudança real na sociedade americana do que o governo.· A última conclusão é que os consumidores importam-se cada vez mais com valores e propósito das marcas…
o E se por algum motivo existem assuntos politizados que vão contra ou a favor dos valores que a marca defende as marcas não devem ter medo de agir e participar na conversa defendendo obviamente os seus interesses e os seus valores.
Na semana passada o assunto foi violência doméstica e bruno de carvalho.
Esta semana o assunto é invasão da ucrânia.
FRED
No dia em que estamos a gravar o 57ª episódio deste podcast Marketing por Idiotas, a Rússia oficializou a ampla invasão da Ucrânia, com tropas e bombardeamentos reais. Como todos sabemos esta ação está no seguimento de uma ciberguerra.
Os impactos do conflito Rússia/Ucrânia vão fazer-se sentir diretamente em toda a cadeia económica, não só das empresas, mas também das pessoas, porque os aumentos de preços serão inevitáveis.
Ainda não se ultrapassaram os efeitos da pandemia e já existe outro problema grave a afetar a sociedade e as empresas.
A minha abordagem ao tema, na sequência das consequências dos conflitos, é uma aproximação à área tecnológica que caracteriza este podcast.
Há anos, que os esforços de desinformação, ataques às infraestruturas e operações que envolvem o roubo de dados e a pesquisa por materiais sigilosos estão no centro de uma ofensiva online voltada para desestabilizar governos e as organizações públicas e privadas, por toda a Europa, mas muito especialmente na Ucrânia.
Os ataques informáticos sucedem desde o início do ano.
Em Portugal, como todos sabemos, primeiro foi a Impresa, logo no dia 2 de janeiro, mas também a Vodafone e ontem o Ministério dos Negócios Estrangeiros foram alvo de ataques informáticos que paralisaram operações, deitaram a baixo os websites e apagaram dados.
Só o ataque à Impresa, a dona da SIC e do Expresso, terá sido reclamado pelo Lapsus$ Group.
Mas a realidade é que quinta-feira, 24 de Fevereiro, o Lapsus$ Group publicou uma pergunta no telegram, numa espécie de votação em que pergunta. “O que devemos “vazar” primeiro”? Os dados da Impresa, os dados da Vodafone ou os de uma operadora telefónica, a T-Mobile?”
Na última semana, antes da escalada dos conflitos, a Ucrânia alertou para a “guerra híbrida”, com robôs a agir nas redes sociais, falsas denúncias de bomba em locais de grande circulação e golpes diretos contra serviços digitais.
De acordo com Maggie Smith, professora de políticas públicas da Academia Militar de West Point, nos Estados Unidos, a desinformação também é voltada ao próprio povo russo, como forma de gerar apoio a um conflito que começou de forma direta. Inclui narrativas falsas que falam na Ucrânia como um território cuja população pretende a reunificação com a Rússia e reproduzem o Kremlin de que a invasão, agora real, é uma operação de pacificação e liberdade.
Os abalos nos mercados financeiros já está a ter consequências já para não falar das relações comerciais
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Leitura complementar:
https://www.axios.com/tech-high-alert-russia-ukraine-disinformation-78ea9c2e-150a-4555-9652-2a1a39b8923a.html
[RAPIDINHAS – Notícias de Marketing em Portugal ]
- O Youtube revela os anúncios de superbowl que mais visualizações têm
- Amazon e Decathlon são as marcas de E-Commerce preferidas dos portugueses
- Plataforma social de realidade virtual da Meta já conta com mais de 300 mil utilizadores
- O TikTok está a testar vídeos 5 minutos
- O Snap vai lançar anúncios de mid-roll no meio das stories e partilhar o lucro dos anúncios com o criador da story
- Um estudo em iOS revela que o TikTok e o Youtube são das apps que mais monitorizam ações do utilizador (sendo que o TikTok chega a enviar informação para 14 serviços externos)
- A Google lança uma atualização ao seu algoritmo para considerar os Core Web Vitals ou AKA velocidade desta vez para Desktop.
[FERRAMENTA DA SEMANA ]
WEB VITALS
Extensão do Chrome
https://chrome.google.com/webstore/detail/web-vitals/ahfhijdlegdabablpippeagghigmibma
Sobre o Podcast Marketing por Idiotas
O podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.
O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.
Neste episódio
Apresentador 2 Olá a todos bem-vindos ao Podcast marketing para idiotas no episódio de Hoje o Fred, vamos falar do assunto do momento geopolítica digital com o início da guerra na Europa e o Miguel, vamos falar de a política tem lugar no marketing e a questão dele, ISTO tendo em conta também a invasão da Ucrânia, o Diogo esta semana absteve-se, mas está cá para comentar bem vindos ao marketing piratas.
Apresentador 2 Olá a todos sejam muito bem-vindos ao Podcast marketing período datas o podcast onde todas as semanas o Diogo Miguel, o Freddie, eu, Ricardo vos trazemos as últimas tendências, notícias e novidades sobre o mundo do marketing.
Apresentador 2 Negócios e tecnologia se procurava um local para se manter informados sobre estes temas tão no sítio certo. Bom, sem mais demoras, vamos lá, então Olá, Diogo.
Apresentador 2 Puxa puxa.
Apresentador 4 E aí, tudo bem?
Apresentador 2 E Miguel Olá.
Apresentador 5 Vermelho para tentar também dizer alguma coisa.
Apresentador 2 Portanto, se fazem muito bem bom, antes de irmos ao Tema do momento incontornável, vamos só recordar quem está a ouvir pela primeira vez que neste podcast temos, além dos temas que já falei, o nosso momento de chegar ao Twitter, onde anunciamos os novos subscritores da nossa conta de Twitter, que é marketing idiota, que é também um sítio onde podem ir.
Apresentador 2 Connosco temos ainda a poderosíssima e sempre útil ferramenta da semana e, por último, as rapidinhas que, ao contrário do que possam pensar, são apenas notícias mais importantes da semana, mas em formato bastante rápido.
Apresentador 2 Muito bem, esta semana não vamos, vamos directos ao assunto como todas as semanas, aliás, e esta semana vamos começar com o Fred.
Apresentador 2 Fred vens falar do assunto que é altamente incontornável que NOS tem assolado a todos os Europeus, aliás, terráqueos a nas últimas horas a vamos lá, então falar disto.
Apresentador 2 Adaptado aqui àquilo que é os temas do nosso podcast, não vamos estar aqui ou vamos lá, não sei frente embora manda.
Apresentador 4 Vamos ver.
Apresentador 4 Bom, ainda não se ultrapassaram os efeitos da pandemia e já existe outro problema grave a afetar a sociedade e as empresas.
Apresentador 4 No dia em que estamos a gravar o quinto Zezinho. Sétimo episódio deste podcast marketing por idiotas, a Rússia oficializou ampla invasão da da Ucrânia contra o país e bombardeamentos reais.
Apresentador 4 Como todos sabemos, esta ação vem no seguimento de uma ciberguerra. Os impactos do conflito da Rússia e Ucrânia vão sentir-se diretamente em toda a cadeia económica.
Apresentador 4 Já as notícias estão?
Apresentador 4 Claramente a reportar isso e vai afetar também as empresas, as pessoas, porque os aumentos dos preços.
Apresentador 4 Segundo dizem, serão absolutamente nenhum.
Apresentador 4 Talvez a minha abordagem ao Tema como muito bem, Ricardo disse. E na sequência das destes conflitos? Mas uma aproximação à área tecnológica que que caracteriza este podcast há anos que os esforços da desinformação, os ataques das infraestruturas nós temos vindo a falar várias vezes em vários episódios deste Tema AO roubo de dados, pesquisa por materiais sigilosos.
Apresentador 4 Está no centro de uma ofensiva online voltada para desestabilizar os governos e as organizações públicas e privados da Ucrânia, mas não só, os ataques informáticos têm sucedido desde o início do ano, por exemplo, tivemos o grupo impressa logo no dia 2 de Janeiro, mas depois tivemos logo fone. Ontem foi o Ministério dos Negócios Estrangeiros português foi alvo de ataques informáticos que paralisaram as opera.
Apresentador 4 E deitaram abaixo os websites apagaram dados. Curiosamente, Hoje estava a reportar portugueses que estavam na Ucrânia que queriam informação e estava com dificuldade de acesso para poder voltar. Mas pronto, só ataca a empresa que é dona da SIC e do Expresso, terá reclamado. Terá sido reclamado pelo lapso de grupo que Hoje no dia não sei se devia o dia, mas dia 24.
Apresentador 4 Lapso de outra coisa melhor e publica uma pergunta, uma espécie de votação, quem é que devemos avançar primeiro? Os dados da empresa os dados da Vodafone, os dados da da telefónica.
Apresentador 4 Na última semana, antes das escadas, os conflitos a Ucrânia alertou para a guerra híbrida com robôs as a agir nas redes sociais, falsas denúncias de bomba em locais de grande circulação e golpes diretos contra serviços digitais.
Apresentador 4 De acordo com uma professora de políticas públicas da Academia Militar de West Point, nos Estados Unidos, excelentíssima Mega Smith, a desinformação também é voltada para o próprio povo russo como uma forma de gerar apoio a um conflito que começou de forma direta. ISTO incluiu o quê? Narrativas falsas que falam de uma Ucrânia como um todo.
Apresentador 4 Vittorio de população que pretende reunificar se com a Rússia e reproduzem o Kremlin de que a invasão agora real é uma operação de pacificação e liberdade. O principal objetivo da ciberguerra e prejudicar a infraestrutura. Este, tal como todos sabemos, serviços essenciais para a população e até de sistemas de atendimento hospitalar, redes de energia, Internet, setor bancário como uma forma de tornar mais poderosa AA posterior a posterior conflito bélico. As consequências serão múltiplas, como os meios de comunicação têm vindo a noticiar em todo o lado.
Apresentador 4 E esta escala de guerra tem assustado os mercados energéticos e as consequências.
Apresentador 4 Vão vêm concessões?
Apresentador 4 Que vão perturbar o abastecimento global de combustíveis fósseis já pode terminar só mais 2 notas. Grande parte das sanções económicas que foram anunciadas contra a Rússia tem como novas situações financeiras ou indivíduos específicos. O rublo, que é a moeda da Russia, atingiu o mínimo histórico, 89 ponto 98 rublos, que é como quem diz que perderam 35%.
Apresentador 4 A bolsa de acordo com o Detran, as agências, o MD Ph, DVDO, WPP Dentuços, Publicis, Havas tem escritórios em Moscovo. Todos elas vão ter impacto porque com estas sanções vão ter dificuldade em trabalhar clientes e alguns dos maiores nomes mundiais da indústria dos semicondutores, a Intel, a Qualcomm e nvidia e empresas americanas que queriam software já disseram os carros. Acesso a chips está fora de questão e acredito que ISTO vai ter um impacto bastante forte, porque toda a tecnologia moderna, incluindo carros, smartphones, mi 6.
Apresentador 4 Vai tchau tchau. Então estes abalos dos mercados financeiros, eu acho que vão ter consequências. Honestamente, acho que vão ter consequências.
Apresentador 4 Quem vai perder com tudo ISTO? Acho que temos mais ou menos uma leve noção, a começar pela Ucrânia. A minha pergunta para vocês, estimados ouvintes, querido Painel Podcasts de marketing por idiotas e quem é que vai ganhar? É a China vai ganhar com tudo ISTO?
Apresentador 2 Muito bem que estou muito grande, muitos temas condensados, mas obrigado, Fred, porque colocaste aí várias, não só várias questões, mas várias perspectivas em termos de movimentos que vão acontecer especificamente.
Apresentador 2 Também e também na área tecnológica um. E agora esta questão dura que o Miguel já está pronto para responder e ele sabe por que o Miguel é.
Apresentador 2 O Iluminado deste Painel OK Miguel Força.
Apresentador 5 É, eu acho que essa vai ser a primeira guerra que vai ter mesmo uma componente cibernética ou acima segurança, mesmo muita forte e nós vamos todos os dias ver coisas a cair.
Apresentador 5 ISTO vai ser uma coisa incrível. Eu pessoalmente acho que esta do Ministério dos Negócios Estrangeiros Eu Não sabia, mas realmente é pá.
Apresentador 5 Eu acho que impedir a distribuição de informação a refugiados ou potenciais refugiados não é porque eles podem ir. Eh, pá, ISTO parece-me que ISTO, ISTO é um crime, mas acho que é mesmo um crime contra a humanidade.
Apresentador 5 Eu acho que ISTO é é uma estupidez total, não ou não? Há motivo nenhum.
Apresentador 5 A estratégico militar para fazer uma coisa destas, mas pronto, eu acho que ISTO é daqueles conflitos onde Toda A Gente perde a estes conflitos.
Apresentador 5 Para mim, são uma perda de tempo para a humanidade, OK? Nós vamos estar todos focados no desenvolvimento de tecnologia para ajudar os habitantes do planeta, sejam humanos ou outro, ter uma vida confortável, sustentável é pá e de descoberta de coisas novas. ISTO é pá, ISTO parece-me uma coisa tão do século passado que eu nem sei.
Apresentador 5 A eu na pesquisa para o para o meu artigo. Depois falo a seguir. Eu vi imensas startup russas e com ideias inovadoras e coisas muito giras, tecnologia que está a ser desenvolvida na Rússia é pá, e agora o que é que vai acontecer?
Apresentador 5 Isso fica tudo em stand by neste momento, pá, por causa de uma de uma guerra parva de um de um ditador que que está louco, dizem que ele está a tentar proteger o regime dele, etc.
Apresentador 5 É, Eu Acredito mesmo, ISTO é mesmo para simplesmente perder tempo a eu acho que este conflito também vai ser diferente, porque o primeiro conflito que vai ser seguido nas redes sociais de uma forma nunca vista a uma coisa e quando nós vemos, é pá, Desculpem lá expressão, mas vemos tendas a arder lá No No Afeganistão e essas coisas.
Apresentador 5 Outra coisa aqui na Europa, a nós tivemos a do Kosovo, mas ainda não havia. Ainda não havia esta esta exposição mediática.
Apresentador 5 Agora acho que vai haver. Vai haver aqui uma exposição incrível, eh pá? Esses efeitos que o Fred disse na bolsa.
Apresentador 5 Eu acho que ninguém ganha com ISTO.
Apresentador 5 Nós não ganhamos ter o porque que a moeda russa vai parar, Sei Lá, bom, nem os russos ganham, nem nós ganhamos etc.
Apresentador 5 Eu acho que a Rússia perde aqui uma oportunidade estratégica brutal, que era servir mais ou menos de apaziguador entre os Estados Unidos ou um intermediário entre os Estados Unidos e a China.
Apresentador 5 Eu Não me parece que a China na tua pergunta se se vai ganhar é pá, eu acho que também acho que não, não me parece que seja isso.
Apresentador 5 Eu vejo ISTO aqui, e para acabar aqui, o meu tak é pá, eu vejo, estão a ver, tipo, para este conflito global, é como aquilo que nós vemos numa discoteca às 7 da manhã.
Apresentador 5 OK lá fora existe um fanfarrão que são os americanos que acham que tudo é deles e o favor e os americanos. Atenção.
Apresentador 5 Existe um tipo mais velho que já não está para aturar putos, que é a China e depois a China. Tem um amigo mais pequeno que é a Rússia que quer mandar o primeiro murro e mostrar que é grande e depois existe o Betinho e pá e o Betinho é a Europa que é aquele tipo que acha que pode ir lá apaziguar as coisas e é o primeiro a levar. EE, talvez o único.
Apresentador 5 A levar leva.
Apresentador 5 Uma pancada e de repente começa tudo assim tipo eh pá olha aí, olha aí, acaba ali o stress, não é?
Apresentador 3 E de repente, a geopolítica à porta de uma discoteca é incrível, é incrível.
Apresentador 5 Quem são os meses? Instintos básicos são os mesmos instintos básicos, se fores a.
Apresentador 5 Ver o que?
Apresentador 5 Ou o que o Putin o Putin?
Apresentador 5 Está a fazer.
Apresentador 5 Eh pá e basicamente andar numa prova de força e tal para ter aqui uma pequena negociação. É pá, eu acho que todos perdem.
Apresentador 5 Não vai haver vencedores no meio disto tudo, porque, acima de tudo, quem perde mesmo é o povo da Ucrânia, infelizmente, mas os Russos eh pá, não sei.
Apresentador 5 Eu acho que há uma balança do que é que o país tem a ganhar economicamente com ISTO tudo e com a invasão da Ucrânia no domínio da Ucrânia. E o que é que tem a perder, que é um parceiro que está aqui ao lado?
Apresentador 5 É pá num mundo globalizado em que eu por acaso, não sabia que as agências de publicidade já estão todas a saltar de lá para fora.
Apresentador 5 Seja economicamente, o que é que ISTO vai fazer? A Rússia não é. Eu acho que não há vencedores. É pá. Na minha opinião, não há vencedores e ao meu take não.
Apresentador 5 Há mesmo muito bem, Diogo.
Apresentador 4 Eu possa fazer uma provocação aqui ao Miguel.
Apresentador 4 Só uma notazinha e que também pode Lucy dar a aqui o próximo feedback.
Apresentador 4 Entre os maiores importadores da Rússia o primeiro, qual é que achas que é Miguel?
Apresentador 5 Faço ideia.
Apresentador 4 Aquilo que a Rússia.
Apresentador 5 Meter nesse crise.
Apresentador 4 A Rússia importa mais da China que é, mas é que é, é tipo super distante. Em segundo lugar, a Alemanha, em terceiro lugar, a Bielorrússia em quarto lugar, os Estados Unidos mas a China são 5354. Acho que.
Apresentador 4 Não são 1000.
Apresentador 4 Milhões ou é, mas é mais do que isso.
Apresentador 5 Nós importamos todos mais da China, não é? Nós tudo nós. O que achou que este conflito NOS vai ensinar é que nós vamos começar a fazer os frigoríficos cá na Europa e isso é que vai ser quando diz, quando ISTO acabar, tudo.
Apresentador 5 Não é é que temos de ser. Temos que passar para produtores que podemos ter algum papel relevante no meio disto.
Apresentador 4 Tudo, mas pronto. É aí que o programa do Raminhos vai ter acesso o antigo.
Apresentador 2 Ya vi boa.
Apresentador 3 Deus meu que é isso?
Apresentador 3 Então, é pá, e depois deste deste deste, tenho aqui do do Miguel, eu acho que acho que é muito isso.
Apresentador 3 Acho que ninguém ganha aqui, não há, não há, não há ninguém que ganhe aqui. Acho que todos nós perdemos. Perdemos a nós como a Europa como humanidade e perdemos nós como Advertising arsk de repente.
Apresentador 3 Temos negócios num num num outro lado que temos que anunciar, o queremos anunciar e de repente as conexões já não funciona um ou se estamos a pagar algo que esperamos em em rublos, de repente é completamente diferente. Será que que o que o modelo vai continuar? Será que a Google vai continuar AA com com o seu sistema de publicidade na Rússia ou também ou vai fazer um boicote? E como é que essas sanções vão passar?
Apresentador 3 Em vez as sanções que que a Rússia e os Estados Unidos estão a impor a Rússia e o resto do.
Apresentador 3 Na verdade, está impor à Rússia. Como é que isso não se vai reverter depois nas empresas que que que estão a querer fazer negócio lá, não é?
Apresentador 3 Portanto, seja por nós, queremos anunciar lá, seja por nós, queremos comprar produtos lá.
Apresentador 3 Depois eu acho.
Apresentador 3 Que isso também é muito importante e é pá, eu gosto sempre.
Apresentador 3 De de acho.
Apresentador 3 Que, para quem se calhar tem crianças, é sempre bom ainda ao jantar estava a falar, diz.
Apresentador 3 Que é, acho que é importante não generalizarmos, não é? E que ISTO não é uma questão do povo russo ou da Rússia, ISTO é, é simplesmente um eh pá. Desculpem, a é um palerma, não é ali ake.
Apresentador 5 E a elite não é ele e a elite dele.
Apresentador 3 Mim EE querem querem ficar para a história de alguma forma, e esta foi a forma que que arranjaram a de o fazer é pá e acho que Toda A Gente sai prejudicada. Acho que acho que todos, todos nós perdemos.
Apresentador 5 Pá é uma estupidez.
Apresentador 3 A no fundo, seja em termos de mercado, seja em termos de de humanidade, por não NOS respeitarmos uns aos outros, depois, em termos de sabor, se saiu a segurança que o Fred também tocou aqui um pouco também a dar.
Apresentador 3 AA em.
Apresentador 3 Linha com a que a última frase que o Putin diz no vídeo que é quem interferir a sofrer consequências como?
Apresentador 3 Há há algo que nunca antes visto na história é algo neste neste neste, neste tom, não, não sei exatamente quais são as palavras, mas AEA nossa mente foge muito para os ciberataques, para algo diferente do que do que poderá acontecer.
Apresentador 3 Ai próprios Estados Unidos também já já vieram. Chegaram à frente e parece que que esse é o mindset que está em em voga ou ou ou alinhado com essa com essa frase.
Apresentador 3 É e já vieram também dizer que estão ultra protegidos contra qualquer Cyber ataque à o que também é engraçado.
Apresentador 3 Nós temos esta ideia, não é do do do dos programadores da Rússia, que são todos uns hackers incríveis por alguma razão, ai, se calhar não é assim tanto e isso.
Apresentador 2 Muito bem e fica a questão também para a nossa audiência, é.
Apresentador 2 Sobre esta pergunta do do Fred podia ser respondida, vocês não responderam, escrevam.
Apresentador 4 Não estou, tenho que dar outro Ricardo.
Apresentador 2 Anda, não de o meu take, está muito alinhado.
Apresentador 5 O Ricardo não se quer chegar à frente porque somos invadidos pela Rússia, ele diz, é pá, pessoal estava a moderar. Eu Não tenho nada a ver com ISTO.
Apresentador 2 Eu Suíça, mal eles entrarem coiso a nós não vamos Tomar posição, então, mas eles estão a atacar.
Apresentador 5 Mas guardei k.
Apresentador 2 Ainda não estou na bem.
Apresentador 2 Eu Não estou, Eu Não estou a.
Apresentador 2 Ver bem.
Apresentador 2 Longe, papo, não ou eu tenho que sim, mas eu estou a dizer, porque vocês viram a questão que é, obviamente numa guerra Toda A Gente perde Ponto Final, parágrafo, vamos falar de outra coisa, mas evidentemente nas guerras.
Apresentador 2 Mas há sempre, não é movimenta ções que que vão fazer alguns países em termos geopolíticos, ganhar e outros perder pronto, portanto, vai haver aqui e este take da China que que o Fred deixou a.
Apresentador 5 Eh pá mas dizem que a China a China, está preparada para fazer a mesma coisa em Taiwan, não é? EE, vai receber, vai haver outras vezes. Eu Não acredito que o fecharmos mercados que possa haver vencedores não é. Os mercados não fecham mercados. Se tu fechares o mercado da energia da da Rússia não é, imaginemos já não vai comprar mais energia da Rússia. Vai buscar a outro lado qualquer exatamente, portanto alguém vai ganhar, não é?
Apresentador 2 E agora falamos de de pronto energia, que é o que a Rússia até mais penso eu que seja o que mais fornece para a Europa mas pronto. Agora estamos em uma longa conversa, mas ISTO só para dar a nota que vocês baldaram se completamente AA questão Toda A Gente perde na.
Apresentador 5 Guerra e é pá, nós somos marca tiras e markets é tipo pá esta, ninguém ganha não.
Apresentador 2 Fizeram muito mais, portanto vou deixar bom, vou deixar.
Apresentador 3 Marketing e a revista nós somos markers.
Apresentador 2 A Marta.
Apresentador 4 Não antes, antes passados para o Tema do Miguel.
Apresentador 4 E pronto, embora tenha colocado ali o Tema da China, na verdade, eu acho que todos os anos temos uma ideia que quem verdadeiramente ganha sempre com as guerras, são aqueles que vendem as armas. Portanto, aí é meu.
Apresentador 2 Pronto exato no limite, há sempre esse ver se.
Apresentador 4 Dou não é sim mesmo assim de ver, Senhora sim, sim, há sempre esse mesmo assim, por exemplo, há uns que são, naturalmente, pelo menos se quiserem Google, empresas que mais deslumbram com as guerras. Há uma lista bem refinada delas, a grande maioria a gente conhece Boeing.
Apresentador 4 EEO.
Apresentador 4 As tantas, entretanto, enquanto estava a gravar aqui o podcast e recebi uma Mensagem no WhatsApp mesmo, verdade não é a dizer que.
Apresentador 4 Trending Topic no Twitter em relação à Rússia, portanto, se vocês entrarem no Twitter, pelo menos eu estou a fazê-lo. Agora fiz um bocadinho EE troquei em vez de ver as tendências de Portugal, Turquia para as tendências da Rússia OOO Tema número 1.
Apresentador 4 Do momento é o Tema número 3 é hashtag parem com a guerra interessante.
Apresentador 5 Claro, eles não querem a guerra, ninguém quer e é uma daquelas o título.
Apresentador 4 Mas vale que fala Twitter né que é o.
Apresentador 2 Funciona bem lá, tem alguma expressão? São 34 pessoas, porque lá está esta guerra. Como o Miguel pôs o texto, não é em termos de informação que vai ser gerada.
Apresentador 5 EE logo.
Apresentador 2 No início da guerra se começou a falar da quantidade de informação que falsa que vai começar a circular no WhatsApp no Facebook e no Twitter. Não é vídeos falsos que eu visse Hoje de manhã vi, não sei quantos bombardear.
Apresentador 2 Menos que não tinham nada a ver com com a guerra, mas é de facto a primeira guerra com esta com esta dimensão em termos de de de informação a circular a, mas era interessante saber esse take já agora, diz, consegues?
Apresentador 4 Tem pouca expressão, eu vi aqui a vontade que tem que é a principal rede social, tem 83.
Apresentador 4 Por cento e.
Apresentador 2 Pronto, OK, portanto, já percebemos que os dissidentes que estamos a falar de para aí 10 a 20%. Já agora, queres dar um tanque muito rápido? Como é que as pessoas fazem?
Apresentador 4 Sim sim.
Apresentador 4 E foram.
Apresentador 2 Para para ver os Trending topics no país no Twitter.
Apresentador 4 Portanto, então, entretanto, eu vi como estavas a dizer, não é, talvez não seja assim tão expressivo, mas enfim, foram 223000 tweets naquilo que eu tenho tópico, pelo menos a esta hora que não posso dizer nem.
Apresentador 4 O dia mas.
Apresentador 4 Então no Twitter, um a um a coluna do lado direito diz tendências de Portugal tem uma roldana zinha, tem 11, símbolo de uma, não sei se é de uma poquita, mas o que é que é?
Apresentador 4 E depois clicam.
Apresentador 1 A desculpe, certo?
Apresentador 4 Diz configurações.
Apresentador 4 Configurações tem lá uma opção que diz Geolocalização e depois é só escolher qual é que é o local que querem ver e eu neste caso, por predefinição devemos ter todos em Portugal, é só clicar no local e tocar para o país neste caso de coisa.
Apresentador 2 Bom só para deixar a dica, caso alguém tenha curiosidade.
Apresentador 2 Para se manter a par do que é que se fala na Rússia. Stop valor tem Graça bom é.
Apresentador 2 Bom antes de passarmos ao próximo Tema, só quero relembrar e já falámos do nosso Twitter, mas temos também uma bem, já não é novidade, ISTO já está velhíssimos, mas tem tido uma adesão extraordinária. Portanto, quero desde já agradecer quem faz parte do nosso Grupo do WhatsApp.
Apresentador 2 W ponto marketing por idiotas.pt é com este link podem aderir diretamente ao nosso Grupo do WhatsApp, que é o grupo onde nós, além de discutirmos e debatermos alguns temas durante a semana relacionados com o marketing e com as notícias que vão saindo de tecnologia e negócios e também onde deixamos um conteúdo exclusivo que vamos partilhar no final deste podcast, creio eu de que AW ponto marketing por idiotas.pt Diogo.
Apresentador 3 Só de adicionar, que é aí que vocês vão poder deixar os vossos comentários em áudio se quiserem um e passar aqui esses comentários aqui no programa.
Apresentador 2 Exatamente obrigado a Diogo.
Apresentador 2 Portanto, além do Twitter, tem também esta forma onde podem partilhar não só a vossa opinião em escrito, mas também há em áudio ou em vídeo, passamos o áudio do vídeo.
Apresentador 3 Isso é um bom ponto, um vídeo também dá.
Apresentador 2 À vontade.
Apresentador 2 É muito bem, estamos prontos, Miguel, és tu.
Apresentador 2 Querias querias.
Apresentador 5 Então então pronto a quer dizer alguma coisa?
Apresentador 2 Não o que estava a faltar, o Adjetivo, querias Querias, palco, toma lá, palco é ISTO.
Apresentador 5 Queria palco e ******* Bem, eu tenho seguido a televisão. Esta operação de paz e realmente levando chapéu à equipa de marketing do do Putin, a que de alguma forma conseguiram chamar a invasão de outro país, uma operação de paz. ISTO ainda é mais rebuscado que a narrativa americana de levar a democracia ao país antes do.
Apresentador 5 A mas Eu Não venho aqui falar de política. Venho falar de como a política é tratada pelas mart, pelas marcas a nível de marketing, etc.
Apresentador 5 A antigamente existia uma regra de ouro nas redes sociais que era nunca participar em conversas políticas. Vocês ainda se lembram desses tempos em que se dizia pá, uma marca não se deve meter nestas coisas, etc.
Apresentador 5 Hoje, Hoje em dia parece que as marcas têm vindo a pisar esta linha. A nós temos o caso do clube de futebol alemão, que removeu o Patrocínio da Gazprom, que é uma empresa estatal russa que também patrocina a Liga dos Campeões e também acho que vai haver uma reunião qualquer sobre este assunto.
Apresentador 5 Sobre não aceitar este papel?
Apresentador 5 A ouvir ISTO a acontecer, eu fui pesquisar um pouco na net sobre esta ideia de política, vers marcas e encontrei um artigo de opinião muito interessante do de Mike por Locks, o nome do Homem nu, a dengue, a Edge, que é em que entrevistou mais de 130 diretores de marketing de grandes marcas para consumidores sobre este Tema.
Apresentador 5 Aqui todas as 3 principais conclusões que ele tirou destas conversas e que gostava de partilhar aqui com vocês.
Apresentador 5 Há alguns marca teres dizem que as marcas deles não se metem na política, mas abrem exceções de quando o assunto são direitos humanos, justiça social, questões ambientais.
Apresentador 5 Eles dizem, e eu subscrevo que estas questões não são políticas, são os políticos que as aproveitam e tornam questões políticas.
Apresentador 5 Eles concordam com ISTO assim ou não, muito rápido e seguimos para.
Apresentador 3 Caramba, isso é ótimo.
Apresentador 4 É pá, eu acho que é preferível. As marcas não se envolverem.
Apresentador 5 Em temas sociais como violência doméstica, etc.
Apresentador 2 Eu acho que sim, devem desenvolver pontos, sim?
Apresentador 4 A sim OK temas sociais.
Apresentador 5 Exatamente, ou seja, e de sustentabilidade e meio ambiente, etc, que depois também são questões políticas, OK?
Apresentador 4 Sim sim, sim.
Apresentador 5 A existe uma guerra constante nas marcas entre propósito política e serem partidários, e ISTO aplica-se mais nos Estados Unidos mas eles dizem que as pessoas só cada vez mais ativas politicamente nas redes sociais e mais atentas a assuntos políticos, a as marcas também têm uma responsabilidade porque desempenham um papel importante na cultura e na sua.
Apresentador 5 A um dado importante diz que 68% dos adultos americanos acreditam que os céus das grandes empresas têm mais capacidade de conduzir a uma mudança real na sociedade americana do que o Governo do que o próprio Governo. OK, será que ISTO se aplica a Portugal? Sim, muito rapidamente, sim.
Apresentador 4 Aliás, eu posso uma ideia do que é um Tema que eu gosto, mas é é.
Apresentador 4 O maior entusiasmo que muitos políticos têm é ter exatamente a empresários ou pessoas que têm uma presença como figuras públicas junto deles, quando há eleições, porque isso é atrair uma audiência que eles não têm atrair uma credibilidade que eles não têm. Ou achas que, por exemplo, a Rosa Mota foi lá? Estava a passar na rua e, sem querer, entrou na sala. Não foi convidada Oo.
Apresentador 4 Hugo, Mãe que também participou na naquela, estão agora imaginar uma específica que houve com António Costa, que passou na televisão por declarações de rosa Mota. Fez, portanto, essas pessoas por empresários ou com.
Apresentador 5 Havia muito com os músicos também, não era?
Apresentador 4 Músicos não é pronto que é a artística, é sempre aquela que é a primeira, a primeira fila. Os empresários realmente não se nós gostam muito de meter a não ser que sejam aqueles que têm fábricas, porque aí os políticos batem o pé pra ir visitar as fábricas e ver Como É Que É. Toda A Gente fica olhar para eles, etc. Para resumo, é estratégico.
Apresentador 5 A última conclusão é que os consumidores importam-se cada vez mais que houve com os valores e propósitos das marcas e se por algum motivo existirem assuntos politizados que vão contra ou a favor dos valores que a marca defende. As marcas não devem ter medo de agir e participar da conversa, defendendo, obviamente, os seus inte.
Apresentador 5 Meses e os seus valores. Nós temos alguns exemplos recentes. Por exemplo, da semana passada, o assunto foi a violência doméstica e o Bruno de Carvalho no Big Boy, no Big Brother, etc, que levou algumas marcas a abandonarem o Patrocínio do do programa.
Apresentador 5 Esta semana o assunto tem invasão da Ucrânia e já há marcas que estão se a posicionados e aí a prestarem solidariedade para com para com a Ucrânia que quer queira pode não ser a nossa política interna, mas é política na mesma.
Apresentador 5 Não é a vocês. O que é que acham? Nós estamos numa nova era em que as marcas vão começar realmente a defender os seus valores, mesmo que isso implique de alguma forma politizarem se é o take que eu que eu vos deixe.
Apresentador 2 Muito bem, algum dos 2 quer pôr o dedo no ar para ser o primeiro.
Apresentador 5 E já agora, já agora desculpem lá e.
Apresentador 5 Quais é que são os riscos?
Apresentador 5 E os benefícios se há.
Apresentador 5 Riscos ou não? OK, OK, agora?
Apresentador 2 OK Miguel, há muito bem Diogo.
Apresentador 3 Então pá se é.
Apresentador 3 Engraçado o esse dizer que que realmente as pessoas estão mais, Como É Que É? As pessoas AA estão a agir mais em termos políticos, não é? Estão a ser mais um.
Apresentador 5 Estamos atrasados ativistas.
Apresentador 3 Não é outspoken, mas é engraçado depois nas eleições, e se não, se não, não, não é. Portanto, pelo menos em Portugal, a abstenção continua.
Apresentador 5 Conversa de café, não é?
Apresentador 5 Em conversa da Net.
Apresentador 3 Pois é engraçado, é pá, eu acho que sim. Acho que as marcas devem intervir. Acho que sim. Acho que tem o seu papel.
Apresentador 3 As marcas intervirem, já tiveram um grandes impactos, como na publicidade do Facebook.
Apresentador 3 A aquilo que poderia ser anunciado de repente, deixa de poder ser anunciado de a terem ativistas no YouTube. Não desculpem, pessoal do Isys AAA.
Apresentador 3 Estava a financiar campanhas através dos anúncios no YouTube. NOS seus vídeos no YouTube também deixaram de o ter.
Apresentador 3 Portanto, eu acho eu acho que as imagens, as marcas desenvolverem se as marcas fazem parte da sociedade, não é? E nós todos estamos envolvidos por marcas, portanto.
Apresentador 3 Falo completamente a pena que as marcas também se envolvam e que consigam melhorar nessa alteração de comportamento, que depois consiga também transmitir a não só a alteração de comportamento neles como NOS outros, como nas pessoas.
Apresentador 3 A infelizmente, se é arriscado ou não, infelizmente, nem todos os assuntos são preto e branco, não é? É fácil que todos nós NOS levantarmos e de repente adicionar me uma bandeira a gay no nosso, no perfil da nossa.
Apresentador 3 Mesa a mas se calhar de repente, quando é um ataque na Síria ou quando há um ataque, um ataque que não seja totalmente preto e branco. EE, que não se saiba se, por exemplo, ainda o nasce o bonés, acho que havia de genocídios anteriormente e que a Ucrânia já tinha negligenciado isso. A imenso tempo, as coisas de repente já não ficam tão Preto no Branco. E onde é que a minha marca Vai Ficar? Que se entende? É que eu devo, é que eu devo AA Tomar ou não com a minha marca, portanto.
Apresentador 3 Por vezes, as coisas podem não ser preto e branco. EE podem não ser fáceis para as marcas a intervirem.
Apresentador 5 Claro, Hoje é fácil levantar uma bandeira gay, mas uma bandeira anti tourada em Portugal ainda é difícil de levantar ou.
Apresentador 3 Não, por exemplo, lá está, não é dependente de de de várias empresas e é muito difícil.
Apresentador 1 E pronto.
Apresentador 3 De uma forma palerma.
Apresentador 3 A meu ver, mas é difícil.
Apresentador 2 Muito bem, Fred.
Apresentador 4 Sobre posicionamento, transparência. Eu acho que realmente com fome o Miguel foi ali também verbalizando, mas eu se perguntarmos aos consumidores, eu acho que os consumidores gostam das marcas que se posicionam e que são transparentes com os seus valores, ou seja, questões sociais, culturais de meio ambiente, que são questões mais, digamos assim, mais fácil que estão presente muito nas vidas das pessoas.
Apresentador 4 E que enfim e as más as marcas têm mais dificuldade em ficar de fora. EE, não é expor as suas opiniões, porque isso está muito, está muito em voga e, portanto, aí é difícil manter-se neutras. Mas se depois perguntamos aos empresários, é e eu sendo um e todos nós temos aqui, temos nossos próprios negócios ou representamos algum?
Apresentador 4 Aí há um pouco mais de dificuldade, porque, embora os próprios empresários terem os seus próprios valores e princípios, existe essa esfera da cultura empresarial dentro da empresa.
Apresentador 4 Mas depois outra coisa é a expressão para fora. Aliás, o Miguel acabou de dar um bom exemplo, o Tema das touradas, mas outros exemplos haveria como, por exemplo, coisas que não são tão disruptivas como o conceito de trabalhar 4 horas por dia por dia. Desculpa por semana também podia ser por dia a ou os incentivos.
Apresentador 4 Salariais ou os incentivos?
Apresentador 4 São 2 empresas coisas mais simples, mas que também estão aqui alinhadas com valores e princípios, com alinhamento de propósito, com posicionamento estratégico.
Apresentador 5 Problema é que não estou alinhado com os valores e princípios. Maior parte das marcas, mas, por exemplo, ainda Hoje saiu a notícia que eh pá, um grupo qualquer filme, sempre acho que é do nabeiro a delta aumentar o ordenado para 730 ou 640 EUR. O que é que foi certo pronto? E eles posicionam-se como uma empresa que acredita que deve aumentar sempre acima do valor do?
Apresentador 4 Delta sim aumentou.
Apresentador 5 Mas guardado mínimo, não?
Apresentador 4 É certo, mas tu estás a ver agora.
Apresentador 4 A realidade, mas.
Apresentador 4 Agora se puxares 10 anos atrás, desculpa.
Apresentador 4 Se não, não é assim que se diz se puxar os 10 anos, se pensares há 10 anos, que coisas é que se calhar esse?
Apresentador 4 O grupo que agora referenciaste, não faz, não fazia tão bem as coisas que pode não fazer tão bem do ponto de vista salarial, transparência e recursos humanos.
Apresentador 4 É só porque às vezes eu eu sinto um bocadinho, às vezes. Evangelização demais, acho bom temos referência, já, sem dúvida não é e é um boas práticas devem ser aplicadas, mas até chegar a isso, foi este esta boa prática, não é? São muitos anos de legado.
Apresentador 4 A as pequenas empresas, eu acho.
Apresentador 4 Vejo, eu acho que há uma necessidade de maior contenção na expressão dessas políticas, porque isso também afasta.
Apresentador 5 Não podem arriscar tanto a risco, então?
Apresentador 3 Há um risco grande pessoalmente, se tiver a ver com com questões a sério, com questões a sério, as questões que toquem mesmo nas feridas de uma sociedade, o que não sejam Preto no Branco não é o que seja, não seja claro se o meu Público está de um lado, está o estado do outro ou se é uma coisa onde mesmo a própria empresa se identifica.
Apresentador 3 Não é se é um se se a tua empresa nada tem a ver, é uma empresa de papel. A faz sentido tu dizeres AA chega de touradas.
Apresentador 3 Não faz tanto sentido, se calhar não é um ovo, mãe, se calhar não está, não está relacionado com aquilo que tu podes AO com o com o teu Público. E onde é que tu podes agir? Não é? Portanto, e daí?
Apresentador 3 Acaba por não.
Apresentador 5 Tomar nada, eu já tive. Eu Não queria falar aqui de um exemplo pessoal, mas eu tinha uma marca de fitness e pá e que nós no próprio plano de marketing tínhamos assuntos sociais a tratar e falávamos sobre tourada violência doméstica, etc. E não tinha nada a ver com a marca fitness e os resultados foram real.
Apresentador 3 Não tem nada.
Apresentador 5 Muito bons, porque as pessoas é pá. Eu estava connosco e a 6 acreditavam nisso ou não. Ou seja, nós temos a ideia do bem-estar para Toda A Gente.
Apresentador 5 Eh eh pá e tocávamos nestes assuntos e eram assuntos delicados, mas correu NOS até bem. Acho que as marcas devem ter uma presença, eh pá, devem devem assumir aquilo que são oral ISTO agora.
Apresentador 3 Eu acho que sim, acho que sim, acho.
Apresentador 4 Que sim, eu acho que ninguém discorda, é só do ponto de vista é que eu acho que às vezes mostramos as 2 coisas também.
Apresentador 4 Eu acho que vamos ter aqui um bocadinho a Visão do empresário, porque do lado do consumidor, alguém vai dizer que não, não Toda A Gente vai dizer que sim, quanto mais transparente, melhor é o nosso poder.
Apresentador 4 De decisão, mas do lado do empresário, essa.
Apresentador 4 Essa essa abertura também eu acho que tem que.
Apresentador 4 Ser faseada, é só isso.
Apresentador 2 Só para concluir do Tema, ficou a conclusão que as marcas devem devem apoiar, devem ter. Aliás, vou fazer um, portanto, as máquinas, as marcas, em princípio também deviam ter princípios.
Apresentador 2 Não é princípios com uma, como as pessoas que que deviam evidenciá-los seria isso?
Apresentador 5 Quando faz sentido?
Apresentador 2 Quando estás no sentido?
Apresentador 2 Por exemplo, um Pingo Doce. ISTO agora é um desafio para vocês muito rápido, tem 30 segundos para responder um Pingo Doce, lançar um anúncio ao lançar eles próprios uma campanha em que se mostravam abertamente contra a tourada. Portanto, há aqui há sempre riscos, não é? Nas tomadas de posições toda.
Apresentador 2 Posso falar, não sejam?
Apresentador 3 Nem nem, nem faz ao Ricardo problema aí é que se se é uma coisa que está desfasada, parece que só está só o Pingo Doce só estaria a aproveitar do do Tema, seguir entrar na conversa e.
Apresentador 5 Alterar posso alterar a pergunta do Ricardo, vamos imaginar que vai haver um referendo relativamente à tourada e agora as marcas tipo OKA sociedade vai debater o Tema?
Apresentador 5 Nada as marcas devem fazer o seu statement, não é tipo Hoje do dia para a noite que se lembraram disso, eh, pá, está a sociedade inteira está a falar disto.
Apresentador 5 Esta semana o Pingo Doce podia fazer um anúncio de a uma comunicação a dizer que não apoia maus tratos animais, por isso não apoia a.
Apresentador 2 Tourada olha boa um bom texto, imaginemos eles que eles, que eles deixaram de ter produtos e, portanto, produtos deixaram de ter produtos na loja todos eu Pingo Doce é um exemplo.
Apresentador 2 Para ser uma marca que tenha uma cobrança de comunicação grande, deixaram de ter produtos que comprovadamente mostrem que.
Apresentador 2 Portanto, há há nessa.
Apresentador 5 São são bem tratados e biológico essas coisas todas.
Apresentador 2 Pronto e então, neste caso, as touradas?
Apresentador 5 Eu, na minha opinião, sim, o Pingo Doce devia dizer, nós não sei quê e tal e para este assunto nós acreditamos nisto.
Apresentador 5 Eh pá é um risco, obviamente, tipo não é, mas poderiam dizer, é que depois tem a calcular o risco para.
Apresentador 5 Sócio deles e aumentei 30 segundos.
Apresentador 2 A Adidas, retirar os produtos todos da Rússia não vender não tem lojas oficiais, pessoas, lojas oficiais. Saiu a Nike a mesma coisa.
Apresentador 5 É pá espera aí que a imagem que eu tenho de um russo é sempre com com.
Apresentador 2 Olá Divas sim. Eu sei que eu disse.
Apresentador 5 Medidas e com a camisola de alças por baixo.
Apresentador 3 Mas isso isso, por exemplo, já é muito mais difícil. Não é porque tu não tens que estar a prejudicar o povo russo por 11 ponto por uma pessoa, não é?
Apresentador 3 Isso nem sequer é, não é?
Apresentador 2 À mesma hora, mas super bem. Então, mas só o Putin quer fazer.
Apresentador 3 Não, não é?
Apresentador 3 Não é isso que eu estou a dizer.
Apresentador 3 O que eu estou, o que eu estou a dizer é que.
Apresentador 2 Não vai atualizar. Não vamos ter que criar aqui alguma ilusão, está bem de que é de que a posição do lado de lá, Rússia é que está Toda A Gente contra a guerra.
Apresentador 3 Repara a única coisa que não podes fazer é generalizar, EE castigar um povo inteiro, um povo ou porem um povo inteiro por 11 decisão.
Apresentador 2 De um gajo, portanto, achas mesmo que é um gato?
Apresentador 3 Possivelmente, e não sei se é um gajo não, não estou a dizer que de um governo que seja, não é?
Apresentador 3 Mas não pode castigar tudo isso e lá está lá exatamente. Esse é o ponto onde Eu Não tenho a certeza que seja tão preto e branco.
Apresentador 2 Diogo, tens que pôr pressão na desculpa agora completamente, portanto, se tu não puder expressão na população, gerares a Adidas, a Nike e outras marcas.
Apresentador 2 Falamos aqui da importância que as marcas têm que às vezes têm muito mais força do que políticos e organizações.
Apresentador 2 Dicas para movimentar uma restrição deste tipo movimentava, se calhar muito mais massas. Só se os russos na Rússia não conseguissem ter acesso ABCD que tivessem que ter fazer sacrifícios para obter um determinado produto. Estamos a falar de produtos fúteis como a Adidas, mas.
Apresentador 3 É um bom ponto.
Apresentador 5 Podíamos falar não, mas olha, imagina que imaginar?
Apresentador 4 Produto que me lembra judiciais.
Apresentador 5 Google a Google.
Apresentador 4 Na China, que disse, Eu Não estou na China, se não for se não for tudo aberto, é pá, não divulgou como exemplo, porque eles tiraram removeram a aplicação do naval e quando a Rússia pediu.
Apresentador 4 Eles e Apple.
Apresentador 5 São os vendidos.
Apresentador 2 Foi logo.
Apresentador 4 Tiveram Lopes.
Apresentador 2 Era uma pala de siga bom, muito bem.
Apresentador 4 Espera aí deixa eu só dizer uma coisa, vou dizer uma coisa. Eu e o compromisso supremo das marcas, Pá, EU acho que todos nós concordamos que é com a sociedade e não com o mercado.
Apresentador 2 Então a.
Apresentador 4 Só que o mercado para o lado e, portanto, a questão é, as pessoas sabem distinguir o que é uma iniciativa legítima e o que é que são a iniciativas, enfim, que são inventadas, mas em primeiro lugar, eu acho que as marcas que querem manifestar-se publicamente ao publicamente, aliás, desculpa politicamente e pública.
Apresentador 4 A gente tem que alinhar as suas mensagens políticas, aquelas que circulam na sociedade era absoluta certeza que não vão ter telhados de vidro. EE aí seja com os exemplos que as marcas que vocês devem.
Apresentador 5 Olá mas à frente dos seus valores, vêem se quando tu tens telhados de vidro.
Apresentador 4 Não, mas mas é que depois seja colaboradores, empresas, mascarar a empresa?
Apresentador 5 Aconteça o que acontecer, eu estou pelos meus valores.
Apresentador 5 Isso é isso, é?
Apresentador 4 Pois quem?
Apresentador 5 Teoricamente, os valores significam que eu aplico os sempre, independentemente das consequências que me possam negativas, que se possa trazer, mas não é isso é que é ter valores.
Apresentador 4 E se e to pronto, mas isso enquanto indivíduo. Não é porque o principal desafio das mais.
Apresentador 4 Em ter o propósito e depois conseguiu repercutiu por toda a organização. Não é isso? É que é o maior desafio e com dirigentes a área de comunicação colaboradores. Quando isso tudo reflete o mesmo pensamento, aí já se pode pensar em tornar Público politicamente.
Apresentador 5 Vi no outro dia uma frase muito gira que é, as pessoas estão a tentar tornar-se marcas e as marcas estão a tentar tornar-se pessoas.
Apresentador 5 OK as marcas querem cada vez mais agir como pessoas e as pessoas querem cada vez mais agir como umas marcas pessoais, não é? Ou seja, ISTO dos valores aplica-se a todos os lados, mas pronto, já temos a.
Apresentador 5 Roldana da morte.
Apresentador 5 OKA.
Apresentador 2 Muito bem e fechamos os temas essa semana só há 2 a um, mas são temas muito profundos. EE, gostei destes.
Apresentador 2 Muito bem antes de irmos ao próximo segmento, que é Oo show do Twitter, vamos só deixar a nota que, se gostarem do nosso podcast, não se esqueçam de avaliar a no Spotify na aplicação de podcasts que vocês utilizarem.
Apresentador 2 AE subscrever se ainda não o fazem não menos importante também que ainda não mencionei ao nosso website marketing por idiotas.pt temos lá também toda, não só os podcasts, mas toda a informação.
Apresentador 2 Que falámos neste podcast, muito bem, estamos então prontos para os auto twitters, estamos, estamos acho que sim, exatamente, portanto vou pôr aqui. A audiência foi fugiu, audiência, audiência, já está agradecer e nem me esforço.
Apresentador 3 É incrível ao dia, é incrível, então temos esta semana o Sousa, temos OMO Nuno ZA, Mariana Fraga, a Sonia Fontoura, a Inês Rodrigues, o Filipe Carrera, o Francisco calçada Soares, António a rede Costa, Nuno Carvalho e por último, kikas.
Apresentador 2 Muito bem, vindos a todos e desfrutem do espaço. É vosso um e opinem, comentem no nosso Twitter ou então em W ponto de marketing do PT no nosso grupo de WhatsApp que está vivo AE alegre, muito bem. Vamos outro momento mítico que são as rapidinhas.
Apresentador 2 Que são um notícias de marketing em Portugal, mas em formato mais rápido e dadas pelo Diogo que vai começar agora.
Apresentador 3 Em Portugal e no mundo não é? Então Bora lá é o YouTube, revela. Os anúncios da Super Bowl que mais visualizações tem. O link está em marketing por idiotas.pt. Não se esqueçam.
Apresentador 3 A Amazónia Decathlon são as marcas de e-commerce preferidas dos portugueses. Um estudo da mídia que é a mídia branding.
Apresentador 3 Não estou em erro a também a no nosso site para acompanharem plataforma de social de realidade virtual da meta, não é o origin.
Apresentador 3 De 300000 utilizadores EE continua a crescer o tio Mark e deixou este um vídeo ainda esta semana.
Apresentador 3 Mais o tick tock que está a testar a vídeos de 5 minutos. O Snap vai lançar anúncios de mídia Rolo no meio das stories em partilhar o lucro dos anúncios com os criadores dessas stories, que é algo algo muito diferente, mais um estudo em IOSE em todos em em iPhones e iPads revela que o TIC TOC YouTube são as Apps que mais monitorizam as ações do utilizador, sendo que o Tick tock chega a enviar informação para 14 serviços externos.
Apresentador 3 Que é incrível. Por último, a Google lança uma atualização ao seu.
Apresentador 3 O ritmo para considerar os core Web Beatles ou Aca, ou seja, a velocidade de carregamento de um site como um fator no ranking. Agora para desktops k, portanto, anunciaram isso essa semana e está está a ser lançado. E é isso.
Apresentador 2 Muito bem, foram as rapidinhas. Neste caso, as notícias da semana de marketing mais relevantes em Portugal querem deixar alguma nota relativamente às notícias?
Apresentador 5 Eu deixo só uma aqui da Google. Eu acho que eles continuam a inventar. O valor devia ser a qualidade do conteúdo e não O Tempo que demora a abrir. Nós podemos ter um conteúdo exatamente aquilo que nós.
Apresentador 5 Queremos, eh pá, não sei que está um bocadinho. Demora 3 segundos em vez de demorar os 0.5.
Apresentador 5 Todo otimizado é?
Apresentador 5 Pá, não sei.
Apresentador 3 É um parâmetro não é uma variável, ou seja, não necessariamente tu não sabes o peso dessa variável. Estão só dizer que é uma variável que que é fica a ser considerada.
Apresentador 5 Volta a ser.
Apresentador 3 Não é porque se calhar se se calhar não é tanto se é tão rápido, mas se é muito lento, estás a ver a ideia. Por causa.
Apresentador 3 É possível sim, eu também. Eu também gostei muito desta história do Snap. Não é esta coisa de partilhar OOOO vanilo, metade do Rio com com os criadores das stories no dos seus anúncios.
Apresentador 3 E parece-me algo assim, um pouco transformador, aha já.
Apresentador 5 Só que fazia.
Apresentador 5 Isso já tinha uma opção de monetização? Sim, sim.
Apresentador 3 NI não é e?
Apresentador 3 E mas EE.
Apresentador 3 Realmente ainda agora estava a ouvir OOO Galloway e ele estava um professor universitário para conhecido em em marketing, e ele estava a falar exatamente de como eh pá É incrível e ele estava a falar um pouco exatamente como estas plataformas, tanto o Facebook como como o TIC TOC estão e o Snap não é e o próprio YouTube agora que tem estas bolsas para criadores.
Apresentador 4 Gosto imenso dele.
Apresentador 3 Que estão a apostar muito em trazer mais os criadores para para as plataformas, porque eles próprios não são os criadores. Eles não têm conteúdo, não é sem os criadores, eles não têm, não têm conteúdo para apresentar EE há e há cada vez mais esse shift e estamos a visualizar muito isso com como, por exemplo, esta esta ação do Snap. Eu acho que já se percebeu estrategicamente que as redes sociais vão passar do modelo de influenciadores para o modelo de criadores de conteúdos. É pá, os Influenciadores já estão a perder relevância. Já estou a perder relevância no meio disto tudo.
Apresentador 4 Um, não tenho a certeza, estás a dizer.
Apresentador 3 Sim, também não sei se é Eu Não sei se é uma questão de de de. Os influenciadores estão a perder relevância se não é só um shift de como vemos de influenciadores para criadores, aí eu concordaria mais.
Apresentador 5 Um Tema com próximo podcast eventualmente.
Apresentador 2 Vou só relembrar, nós já falamos deste Tema.
Apresentador 4 Eu mas eu eu recebi semana passada, estava aqui a ver se via o e-mail, mas não vou a tempo já e daí queimar que lançou que tem aquela nota que é humanizar diária. Eu recebo EE falava com o crescimento dos influenciadores e assim.
Apresentador 4 Bem alto.
Apresentador 2 Eu só não percebi qual a diferença de um influenciador e um criador do conteúdo Hoje em dia.
Apresentador 5 O influenciou.
Apresentador 2 Alguém que era uma figura pública e tal.
Apresentador 5 EE não influenciou ser até se deve dizer em inglês.
Apresentador 5 Não é fica mais pomposo.
Apresentador 2 Porque Hoje em dia?
Apresentador 2 Um influenciador que não seja criador de conteúdo.
Apresentador 5 Não, mas é criador de conteúdo e mais de conteúdos de entretenimento, etc.
Apresentador 5 Ou influenciador, muitos deles era tipo, estão ali, tirar fotografias e Sei Lá, acho que é uma algo a.
Apresentador 2 OK.
Apresentador 5 Ser debatido muito bem.
Apresentador 4 Tecnicamente não sei a diferença.
Apresentador 3 Muito sim, eu acho. Eu acho que aqui a ideia era mais, é o pelo menos o que eu percebi, o que eu que eu estou a ver é uma questão muito de haver. 11 investimento específico e claro, de que não há uma questão de de de de influências. Há uma questão de criadores, não é? EEE são vistos como criadores, ou seja, que são pontos, são pólos que acabam por trazer conteúdo para estas redes sociais que sobrevivem desse com.
Apresentador 3 Tudo, portanto, é é mais nesse shift de de de de mindset de não ter aqui uma questão de ser um influenciador, uma pessoa, mas ter aqui um polo de conteúdo não é um ponto de conteúdo que eu vou necessitar para a minha rede social. É mais nesse de de de das redes sociais nesse shift de mindset, tá certo?
Apresentador 2 Muito bem.
Apresentador 3 No mês, não é?
Apresentador 2 Muito bem, vamos a ferramenta da semana que esta semana, para não ser para não ser estranho para vocês e é uma extensão do Chrome que é o Web e assim acabamos de falar dele Web e ele chegou e esta é uma extensão do jogo e depois precisa se tiver alguma curada, mas que permite ver em tempo real. Portanto, a avaliação do Webcore Beatles no website que estivemos a visitar, certo?
Apresentador 3 Exatamente exatamente, portanto, é uma extensão, ele vai te dar.
Apresentador 3 Score por cada visita e vai analisar também à medida que o site for carregando. Vamos dar depois, vocês podem ter a clicar e ter uma análise mais completa.
Apresentador 3 Mas vai permitir vocês irem recolhendo ao longo da vossa das vossas visitas, perceber se o site está a ficar mais lento. Se há 11 content shift muito grande e são penalizados por causa disso durante o carregamento do site, não é um contact shift e quando o site está a carregar e ou parte do conteúdo passa para outro local. OK, onde estava? E então isso é um content shift e isso tem e isso acaba por prejudicar, por exemplo, essa essa.
Apresentador 2 Boa, portanto, a extensão do Chrome Web para experimentarem EE é gratuita. Muito bem, sim, Senhora, chegámos ao momento da despedida a antes de NOS irmos embora. Queremos só voltar a relembrar que sim, não subscrevam. Se ainda não subscreveram o nosso Podcast, vou fácil na vossa aplicação favorita onde estiverem a ouvir agora.
Apresentador 2 Mesmo se gostarem mesmo muito, aliás, já falei desculpa, não menos importante, quero deixar 2 links que é o marketingedados.pt EOW ponto marconiaustria.pt que é.
Apresentador 2 Oo Link podem usar para diretamente ao nosso grupo do Whats de WhatsApp. Desculpem, já é tarde usar psap o Zap Zap, como dizia o outro, é muito bem, não sei se os caríssimos querem deixar mais alguma nota. Se não é isso mesmo, voltamos então a ver na próxima semana com mais temas quentes, por isso até lá, tchau.
Os Idiotas
Frederico Carvalho
Formador e consultor de marketing digital
Miguel Rão Vieira
CEO @ pkina.com / funis.pt
Diogo Abrantes da Silva
Freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics