Especial IA: Agentes GPT, as máquinas como clientes e IA no mundo das artes – e117s01

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Especial IA: Agentes GPT, as máquinas como clientes e IA no mundo das artes – e117s01

Episódio 117
1:14:12

Esta semana falamos de: quando as máquinas criam, batalha pela autenticidade no mundo das artes, agentes GPT – o que são, o que fazem e como já estão a planear destruir o mundo! E quando as máquinas se tornam clientes – a grande oportunidade de crescimento.


Episódio de: 19 de Abril, 2023

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A servidoresverdes.pt que já está online e já se podem criar o vosso website. 

 

Sabiam que há estimativas que afirmam que a utilização de email representa 0,3% da pegada carbónica em todo o mundo? Mais, que um filtro de spam no vosso email ajuda a diminuir a pegada porque impede os remetentes de receberem a informação no seu dispositivo?

 

A servidoresverdes.pt ajuda-vos a passarem para um servidor com energia 100% renovável certificada que permite oferecerem um site amigo do ambiente.
E mais, se o vosso site for em WordPress, a servidoresverdes.pt ainda oferece uma otimização do vosso site para que carregue mais rápido e consuma menos energia.

 

Para saberem mais, basta entrar onde? Servidoresverdes.pt e deixarem o vosso contacto.

 

Miguel

 https://arstechnica.com/information-technology/2023/04/hype-grows-over-autonomous-ai-agents-that-loop-gpt-4-outputs/?utm_source=tldrnewsletter

Há uns meses atrás ficámos maravilhados com o aparecimento do Chat-GPT.

A google entrou em pânico e começou uma corrida ao estilo de velocidade furiosa para tudo o que são big techs, startups, empresas, empresários, funcionários e até mesmo politicos quererem rapidamente começar a perceber do que se trata o hype.

Logo a seguir ao lançamento é anunciado o GPT-4, o que fez com que toda a gente ainda ficasse mais alertada com a velocidade estonteante.

A Microsoft decide investir na OPENAI, lançam videos do novo office e de como tudo vai mudar nas nossas vidas.

As pessoas começam a perceber que “Uau é tão fixe como o chat GPT consegue fazer o meu trabalho” para pensarem logo de seguida “Ups…o chat GPT consegue fazer o meu trabalho!!”

Agora uma nova revolução começa a ganhar tração no mundo da inteligência artificial…não, não é o GPT-5, nem é o BARD, ou LLAMA ou qualquer outro nome esquisito inventado pela google todas as semanas para mostrar que está na corrida.

Agora a nova tendência são os AGENTES GPT.

Passo a explicar.

Até agora a experiência AI para maior parte das pessoas tem sido fazer umas perguntas no chat-gpt e ver as respostas.

Inicialmente começámos por pedir exemplos de copywriting, etc, depois passámos para perguntas mais estratégicas.

Só que a limitação até então do Chat tem sido…o facto de ser um Chat…ou seja fala fala mas não o vemos a fazer nada!

Já existem alguns plugins etc e isso é interessante.

Mas já há empresas a meterem o GPT a fazer mais do que falar e a começar a agir… a executar estratégias no mundo digital / real.

Basicamente a ideia é:

1-      Damos um objectivo ao motor: Exemplo Destruir o mundo (isto já foi testado num projecto chamado CHAOS GPT)

2-      O motor gera uma resposta com uma estrategia:

  1.       Encontrar armas de destruição em grande escala
  2.       Obter os fundos para as comprar
  3.       Etc etc

3-      E depois começa realmente a executar a estratégia, a fazer pesquisas online, a falar com pessoas, e a tentar executar

4-      À Medida que o plano avança e surgem novos desafios o motor faz novos prompts, e continua a fazê-lo a atingir o seu objetivo.

Neste momento existem 2 players que lideram esta tendência, o AgentGPT e o BabyAGI.

Ambas prometem bastante, mas ainda estão numa fase um pouco inicial do processo…os motores não são 100% automatizados e ainda precisam de bastantes inputs humanos.

Mas, no entanto, já é possível fazer coisas interessantes!

No exemplo do site que meti no link perguntam “Compra um par vintage dos tenis Air Jordans” e o AgentGPT (Uma versão web do AutoGPT) começa a pesquisar no google à procura na net de vendedores, revendedores e marketplaces onde se possam encontrar os tenis raros.

Neste momento o AgentGPT fica por aí.

No entanto,  estamos a assistir a uma explosão de ferramentas e novas API’s que foram pensadas para serem utilizadas não por humanos mas sim por máquinas como o AutoGPT.

Quando tudo estiver interligado literalmente vamos começar a ver máquinas  a executar tarefas complexas e não apenas a fazer alguns truques de magia de pergunta e resposta no chat.

Questão para o painel:

  •         Vêm com bons olhos esta nova tendêndia de AI?
  •         Quais os benefícios e perigos?

 

FRED

 

👉 Tema: IA, Autenticidade e Música
(verbalizado) 🎙️ Quando as Máquinas Criam: A Batalha pela Autenticidade no Mundo das Artes

Parece que as artes estão envolvidas numa polémica sobre autenticidade e inteligência artificial. 

Será que a IA pode mudar o futuro da música e das artes, como uma serpente a deslizar sorrateiramente pelo mundo artístico?

Recentemente, Drake expressou insatisfação com uma canção gerada por IA. 

A Universal Music Group, preocupada com a utilização de IA para criar músicas que soem como artistas populares, pediu às plataformas de streaming para bloquear o acesso aos seus catálogos para fins de treino de IA.

Entretanto, o fotógrafo alemão Boris Eldagsen recusou um prémio no Sony Awards, revelando que a sua fotografia premiada foi gerada por IA. 

A polémica levanta questões sobre a autenticidade e originalidade na música e nas artes em geral.

Algumas citações sobre IA na música da Universal Music Group, publicadas no Financial Times.
“Esta próxima geração de tecnologia coloca questões significativas.”
“Grande parte da [IA generativa] é treinada em música popular. Pode-se dizer: componha uma canção que tenha a letra como Taylor Swift, mas os vocais ao estilo de Bruno Mars, mas eu quero que o tema seja mais Harry Styles. A produção que se obtém deve-se ao facto de a IA ter sido treinada sobre a propriedade intelectual desses artistas”. 

A colaboração sempre fez parte da música, com artistas a trabalhar com equipas de escritores e produtores. 

No entanto, a IA está a mudar as coisas, levantando questões sobre autoria e originalidade, como um elefante numa loja de porcelana.

  • Será que, em vez de tentar impedir a criação de conteúdo por IA, as plataformas devem concentrar-se em verificar a autenticidade do conteúdo e atribuir crédito adequado aos criadores? 

A IA também levanta questões sobre a centralização do controlo sobre a distribuição de conteúdo, limitando a liberdade criativa de artistas e criadores de conteúdo, bem como restringindo a diversidade cultural.

A IA está a mudar o mundo de maneiras profundas e irreversíveis.
À medida que a IA se torna cada vez mais capaz de criar conteúdo, devemos questionar-nos como isso poderá afeta os direitos de autor, a originalidade e a propriedade intelectual em geral.

PERGUNTA 1:
Acham que a inteligência artificial deve ser considerada uma forma legítima de expressão artística, ou deve ser separada das criações humanas em termos de competições e prémios?

PERGUNTA 2:
Como é que os artistas e criadores de conteúdo podem manter a autenticidade e originalidade nas suas obras, num mundo onde a IA está cada vez mais presente na criação artística?

[RAPIDINHAS, NOTÍCIAS DA SEMANA QUE ACHAMOS MAIS RELEVANTES] 

 

Sobre o Podcast Marketing por Idiotas

podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.

O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.

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Temas no podcast

01:07
Temas
47:10
Rapidinhas

Neste episódio


Orador 2
Olá a todos bem-vindos ao Podcast marketing por idiotas. Neste episódio temos na ementa, os grupos do Facebook estão vivos ou mortos. O estado do comércio electrónico e as tendências para 2023 da Shopify. Por último, a inovação para sobrevivência já sabem para ficarem a saber tudo sobre este Tema. As novidades do marketing desta semana deixei de ficar por aí. Ora, muito bem, sejam então muito bem-vindos a mais um episódio, ninguém sabe qual é do podcast marketing por idiotas o vosso podcast onde falamos sobre marketing, negócios e tecnologia não falha no podcast temos todas as semanas os 3 temas da semana que já mencionei. Temos também as rapidinhas, ou seja, são as notícias da semana mais relevantes e, por último, a ferramenta da semana ou O Jogo da estatística onde o. Ricardo Olá. O.
Orador 4
Pouco alô o Fred.
Orador 5
E o Miguel alô.
Orador 2
Competimos entre nós precisamente com um dado interessante e também para fingirmos que sabemos alguma coisa. Já sabem tudo ISTO em marketing por idiotas.pt, onde podem consultar todos os links, notícias e temas e agora também temos um novo subdomínio, YouTube, ponto marketingdietas.pt onde podem vislumbrar 2 a 3 episódios pode variar bastante, mas estão lá. Os nossos episódios estão lá também, as nossas carinhas de trocas sem mais demoras e pessoal que NOS está a ouvir pela primeira vez e que ouviu estas pela primeira vez, nós repetimos todas as semanas quem já é repetente. Obrigado, então agora ouvir o nosso podcast. Já souberam avançar aqueles 15 segundos isso. Sociais para chegarem aos temas Miguel, vamos falar de uma rede social que eu pensava que já estava extinta. Uai o Facebook.
Orador 5
É verdade. Alguns dos nossos ouvintes também já sabem que faltam 15 minutos para a Frente para apanharem conteúdo de de maior qualidade a partir deste momento.
Orador 2
É Deus e Eddie segundos, não disse não, disse minutos e segundos não podia. Não podia ter dito minutos sem querer.
Orador 5
OK olha, vamos a querer exato olha eu esta semana trago este este Tema do grupos do Facebook estão vivos ou mortos? Eu adoro estes temas ao vivo do vivo ou morto, porque eles têm sempre imensa discussão e volta sempre aqui umas discussões. Interessantes, todos nós já ouvimos que A Rede Social Facebook está morta, que ninguém vai lá, que é o que é o Sol pessoal. Se o pessoal já só tem conta porque nunca se deu ao trabalho de fechar que toca, que é o Instagram também o é e o Twitter não era, mas passou a ser e agora é pelo pelo número de seguidores. Nós vamos tendo, não é o meu equipa e de análise para perceber se o Facebook está vivo ou morto. Sempre foi o meu dia de anos e eu há 7 anos atrás tinha tipo 300 e tal pessoas a darem umas. Tens desde aí o número todo vem sempre caindo todos os anos e agora tenho para. Aí umas 7. ISTO para mim, só pode querer dizer 2 coisas. O Facebook está a perder utilizadores activos e que interagem com a plataforma. Ou então é a minha popularidade que está a descer? Em queda e. Eu Não quero acreditar na segunda hipótese, por isso vou acreditando.
Orador 2
É exato, então vou fazer aqui o repto. Aliás, deixo este desafio a todos os nossos ouvintes. Irão nosso grupo do WhatsApp e dizer quantas pessoas desejaram os parabéns no seu feed para tirarmos este limpo. Ou seja, será que a popularidade do Miguel está pelas ruas da amargura? Muito. Ou será que o Facebook está com menos utilizadores activos? Pode ser um misto dos 2, é isso que vocês podem comentar em W ponto Math por idiotas.pt.
Orador 5
Eu também espero vocês quando é quando é que foi a última vez que deixar os? Parabéns a alguém.
Orador 2
No Facebook Eu Não tenho Facebook já.
Orador 5
Sabes que eu?
Orador 3
Tinha eu durante uns tempos, eu tinha um bote automático instalado no Chrome. Já estava automaticamente. Quando é que a pessoa fazia?
Orador 5
Ei EI isso já.
Orador 3
Anos não ainda tenho instalado porque nunca mais.
Orador 2
Despertaste uma faca no Coração de tanta gente neste momento, cumprimentos. Orador Mas o que ISTO é giro, isso é?
Orador 3
Esta e não existe ainda existe, mas só ESP. Então é assim, aquilo tinha uma versão em que eu podia escrever 3 frases completamente. Então, quando o sistema detectava que a pessoa fazia antes, ele rodava as frases diferentes para cada um dos utilizadores.
Orador 4
É isso.
Orador 3
Juro aquilo era máximo de. Sucesso depois começou me fartar por um. Motivo que foi o seguinte, que é aquilo. Quando o sistema automático itens um grupo grande, as pessoas respondem é, é aí é que há.
Orador 5
As pessoas respondiam. Te que tu ficavas irritado?
Orador 3
Um problema aí. Aí está um problema porque?
Orador 2
E lá ficava a.
Orador 3
Na resposta, tu já és obrigado a ir lá pronto, então para com isso, porque pensei. É giro resultou mas. Pronto era só. Ainda está aí, mas ainda existe, sim.
Orador 2
Meu Deus, que faca no Coração.
Orador 4
E será que ISTO se compara aos parabéns quando mudamos de profissão no LinkedIn?
Orador 2
Eu acho que é um bocado.
Orador 3
Também dá para automatizar?
Orador 2
Muitas felicidades, votos de muito sucesso, cara de meter mais um.
Orador 5
Sim parabéns do novo no novo desafio aqui que o parabéns pelo seu aniversário de emprego.
Orador 2
Há exato esse médio?
Orador 5
É só uma fase qualquer.
Orador 4
Bem, mas não, não não desfocar. Eu acho que AO pessoal do WhatsApp eu gostava muito de perceber também o qual o número de parabéns que eu também vou ver. O número de parabéns que que recebi da última vez.
Orador 2
Que ainda recebe.
Orador 3
Mas eu Diogo, o Miguel já acabou, não?
Orador 4
Não, não, não.
Orador 5
Era só era só.
Orador 2
ISTO ai era então Obrigado, Miguel.
Orador 5
Mas queria só dizer que aqui do que aqui dos meus 3 ilustres ninguém me deu os parabéns no dia de anos, mas é pá, vamos continuar. Vamos continuar desde.
Orador 2
Olha, eu falhei, Diz Que Não tenho Facebook, tenho falhado muitos aniversários.
Orador 5
Mas eu também e por acaso tenho sentido. Isso neste vídeo já não dou?
Orador 4
Eu dei no Facebook Miguel tu é que.
Orador 2
Não viste e falar escrever agora? Tá lá, parabéns atrás.
Orador 5
É, eu faço a 24 de Dezembro, ele vai lá meter. A 24 de Janeiro olha. Mas pronto, eu olha eu já não abri o Facebook. Há uma data de tempo até que me acontece intenções, nem intenções têm vai bem, não vamos descambar. Eu prometi que esta semana me apertar bem, que não ia começar aqui a disparatar, mas pronto.
Orador 2
Bombas força.
Orador 3
Interessa a intenção Miguel.
Orador 5
A esta semana passada houve uma coisa que me fez voltar à plataforma, o nosso ouvinte. O Luís Menezes experimentou, gostou e depois perguntou-me se podia promover o bem. Tweets by Leads cria a tua página de inteligência artificial e um minuto a já lhe. Orador Tinham, estou a gozar.
Orador 1
Minha mãe qual é o link?
Orador 5
Estou a gostar muito, sério? Basilides.com.
Orador 2
OK boa.
Orador 5
Ponto com o. E eu pronto, eu lá e disse que sim, e ele começou a fazer aqui uma promoção e de repente, a plataforma começou a aumentar exponencialmente o número de utilizadores a cada 7 ou 8 minutos, vinha um novo utilizador registado como a landing page criada na plataforma.
Orador 3
Mas com link da filiava?
Orador 5
Não, não, eu por acaso eu ia dizer isso a seguir Luís, nem penses que vais receber link? De afiliado à.
Orador 2
Vais receber directamente uma quota na empresa.
Orador 5
Exatamente exatamente a mas pronto era 778 minutos, vinha um novo, uma nova pessoa que se registava no site. Ia confirmar o e-mail e a seguir criava uma landing page. Ou seja, não é uma lide, não é uma, sequer uma visita era mesmo. Um registro bom. No total entraram 60 utilizadores novos no espaço de 1 dia. Eu fui logo falar com o Luiz, é pá Luiz, diz-me O Segredo, que é que está a passar o que é? Fizeste e ele disse basicamente como informação num grupo de Facebook, onde está que tem o Tema de marketing digital mais Patric managers e que tem cerca de 2000 membros. OKO Post que ele colocou era muito simples, tinha ali um link para a página e dizia que tinha encontrado ali 11 plataforma que criava landing pages, etc. Ai eu fui fiquei completamente pasmado porque nós fizemos aqui as contas. 2000 utilizadores Eu Não sei quantas visualizações do Post é que existiram, mas 97 pessoas visitaram a página. O que são? 4% desses 2000 desses desses 9762 inscreveram-se, o que significa uma taxa de conversão de 63%. OK, foram 60 num só dia e depois 2 ou 3 NOS dias a seguir, já não estou a contabilizá-los Paulo e não me chatear. Basicamente ISTO foram resultados, foram resultados 100% orgânicos grátis e no Facebook, claro que nós, assim que vimos ISTO, fomos logo replicar a estratégia para outros grupos e começamos a ter mais inscrições orgânicas. OKO que me levantou logo a questão, então, mas ISTO os grupos Facebook, ISTO está vivo ainda não é? Eu já pensava que os grupos estavam estavam. Podes? Eu vim ver aqui algumas estatísticas e tenho aqui algumas muito rápidas. 1.8 biliões de pessoas utilizam Facebook groups, 400000000 de pessoas estão em grupos que consideram terem significado. Há. O Facebook redesenhou a experiência para ficar mais focada de conteúdos vindos dos grupos que têm mais ricos neste momento e menos dos amigos, o que parece ser resultado aqui para para aumentar o número de grupos. 50% dos utilizadores do Facebook fazem parte de 5 ou mais grupos. Existem dezenas de milhões de grupos no Facebook, os principais grupos são engagement acima de 80%. Posto ISTO, pessoas para o painel. Vocês tinham esta ideia que os grupos Facebook estavam vivos. Qual é a percepção vivo ou morto? Vale a pena insistirmos. Hoje em dia ainda criamos grupos de Facebook para as nossas comunidades. A existimos esta estratégia e tática de marketing e como é que podem as marcas ter presença nestes grupos? Queria saber a vossa opinião.
Orador 2
Muito bem, não sei, Diogo, força.
Orador 4
Oo Miguel confirme uma coisa, mas tu me distes o tráfego e o tráfego vinha com referência de Facebook ou estás só deduzir porque?
Orador 5
Todo todo no Facebook.
Orador 4
Porque foi a única partilha? Vinha tudo Facebook.
Orador 5
Foi a única foi a Unica partida. Nós ainda não tínhamos começado a fazer a nossa, a nossa. Nós ainda não fizemos campanhas sequer nós basicamente falar, falei com o Luís, ainda estávamos
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Formador e consultor de marketing digital

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Miguel Rão Vieira

CEO @ pkina.com / funis.pt

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Diogo Abrantes da Silva

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