Direitos de autor para inteligência artificial, a Google força modelos de atribuição e a liberdade de expressão na Indonésia – e81s01
No episódio 81 do podcast Marketing por Idiotas falamos sobre direitos de autor para sistemas de inteligência artificial, como a Google força modelos de atribuição nas nossas contas e a liberdade de expressão na Indonésia.
Episódio de: 10 de Agosto, 2022
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MIGUEL
Hoje venho falar de um tema…sensível…que tem dominado a minha vida nos últimos 3 ou 4 meses.
Não, não venho falar de privacidade…venho falar de inteligência artificicial… mais propriamente aquilo que se pode fazer com ela e como pode afectar as nossas vidas.
Penso que sempre existiu uma espécie de ligação na mente das pessoas entre inteligência artificial e robótica… e por isso algo que nos parece num futuro muito distante!
A realidade é que a inteligência artificial já cá está…e já está a afectar directa ou indirectamente as nossas vidas e nada vai voltar a ser igual.
Já demos aqui alguns exemplos de como os nossos caros ouvintes podem utilizar a inteligência artificial para fazer alguma coisa e hoje vamos dar mais 3.
Já apresentamos apps de copywriting, geração de conteúdos etc…
Hoje vamos falar do DALL-E e o mindjourney que são 2 apps que permitem criar imagens geradas por inteligência artificial sobre coisas que nós queremos!
Já experimentei e fiquei mesmo impressionado com os resultados finais… e com algumas das potencialidades.
No Midjourney podemos pedir por exemplo que nos desenhe um quadro a óleo baseado no estilo de um artista, mas com o tema que quisermos… já começam a aparecer imensos exemplos de obras de arte que são facilmente reconhecíveis como de determinado artista.
Neste artigo da tech crunch que vos mostro o autor pediu que a inteligência artificial desenhasse um quadro como estilo do bansky, o famoso autor de rua.
E a verdade é que o quadro foi desenhado, e quem gosta e segue o autor, consegue facilmente identificá-lo como sendo o mesmo género…como identificou o nosso ouvinte NUNO MONTEIRO da imagem que meti no grupo whatsapp.
Existem apps de música que já permitem escolhermos uma banda, a AI analisa o reportório da banda e gera mais músicas…
Até agora existia a ideia generalizada de que a inteligência artificial iria dominar áreas mais técnicas…aquelas que funcionam no backoffice como análises de risco financeiras etc…mas a verdade é que as aplicações práticas começam a surgir nos campos criativos.
Estamos todos FDDs?
Um colega meu na área dos jogos diz que os design concepts de muitos jogos já estão a ser gerados por inteligência artificial…não como o resultado final mas como a base de trabalho inicial.
Com esta ligação entre a inteligência artificial…estão a surgir as primeiras questões éticas relativamente aos direitos de autor.
A inteligência artificial para criar algo necessita de alguns “prompts” ou dados inseridos pelo utilizador…a verdade é que os resultados podem ser semelhantes se os dados inseridos forem parecidos.
Quem detém os direitos de autor de determinadas imagens ou conteúdos?
Numa era em que estamos cada vez mais a criar e a vender NFT’s, que muitos têm como base arte, o que vai acontecer?
Um artista como o pollock, mestre da técnica dripping, pode ver agora todos os seus quadros copiados por uma inteligência artificial…pois para ela o plágio ou inspiração não significam nada?
Neste momento o midjourney tem uns termos de utilização que não garantem a utilização para fins comerciais das imagens criadas gratuitamente.
Mesmo nas imagens utilizando a versão premium é obtida uma licença comercial para distribuição das imagens etc…mas a midjourney mantém parte dos direitos de autor para si reservando o direito dela própria utilizar as imagens geradas.
A questão que eu tenho hoje para o painel é:
Como imaginam o futuro do copyright para conteúdos gerados por inteligência artificial?
Isto vai tornar-se uma selva?
DIOGO
Hoje quero vos falar de modelos de atribuição… E para tal, porque sei que nem todos somos uns autointitulados gurus do marketing digital e escrevemos livros sobre o tema, Fred consegues dar-nos aqui uma ideia do que são modelos de atribuição numa ferramenta de Analytics. E atenção ao avô Fred que isto pode ser difícil de compreender. Por isso parem o que estão a fazer agora… Bora lá Fred:
Um modelo de atribuição é a forma de determinar como é que o crédito de conversões é distribuído quando temos mais de um ponto de contacto com um utilizador antes deste utilizador comprar ou converter. O modelo mais utilizado em ferramentas de analytics é o último ponto de contato ou o chamado “last click” que atribui 100% de uma compra ou conversão ao último ponto de contacto.
E há vários modelos de atribuição.
Por exemplo, no modelo de atribuição de “last click”, se o utilizador visitar o nosso site 2 vezes em que na primeira vez veio do motor de pesquisa Google mas não comprou nada e volta 10 dias depois através de um link no Facebook e faz uma compra, quer dizer que a atribuição dessa conversão vai para o Facebook. Porquê? Porque como só estamos a considerar “last click”, o “last click” veio do Facebook logo quem trouxe e essa conversão seria o Facebook.
Mas imaginem que o modelo de atribuição seria “first click”, ou seja, primeiro ponto de contacto. Então no exemplo anterior, a conversão seria atribuída ao motor de pesquisa Google porque foi o primeiro ponto de contacto.
Perceberam a ideia?
Sim
Boa! Então há vários outros modelos que podemos utilizar, no Google Analytics por exemplo, podemos ter uma atribuição linear Essa atribuição linear divide o valor dessa compra ou conversão por todos os pontos de contacto.
Mas hoje quero vos falar do modelo de atribuição “data-driven” ou em bom português traduzido pela Google ”atribuição com orientação por dados”.
Como é que funciona este modelo de atribuição perguntam vocês? Bem… Depende… segundo a Google:
“A atribuição com orientação por dados atribui o crédito das conversões com base no modo como as pessoas interagem com os seus vários anúncios e decidem tornar-se seus clientes.”
Parece bem, não é?
Sim
Só que o problema é que este modelo não é transparente e nós não conseguimos ver exatamente a razão pela qual o modelo atribui aos canais de Google 70% de uma conversão e aos restantes 30% por exemplo. A verdade é que nós não sabemos o que o sistema considera mais relevante…
E agora vocês perguntam…
Mas Diogo porque estás tu a trazer tal assunto tão complexo para este podcast?
Boa questão gente.. Porque a Google está a forçar todos nós a usar o sistema que eles querem que é o sistema de atribuição com orientação por dados. Que é um sistema não transparente. Se vocês hoje criarem uma conta de Google Ads ou Google Analytics o modelo de atribuição por defeito é este modelo data driven ou “atribuição com orientação por dados “ .
E mais vos digo…
Mais Diogo? Então?
A Google enviou um email a todos os anunciantes dizendo que se os anunciantes não clicarem num botão daquele email, todas as contas de Google Ads serão passadas para esse modelo de atribuição automaticamente.
A minha questão para vocês meus amigos, pensam que a Google está realmente a beneficiar os seus canais com este modelo não transparente?
https://twitter.com/randfish/status/1552324662238949376
FRED
Tema: Há limites para a liberdade de expressão?
Considerem as implicações desta nova realidade: Em três dos quatro países mais populosos do mundo, os governos deram agora a si próprios o poder de ordenar que a Internet seja limpa, que os conteúdos de cidadãos que as autoridades não gostam, podem desaparecer.
A Indonésia – o quarto país mais populoso do mundo, é considerada na teoria uma democracia – está em vias de implementar o que as organizações de direitos civis dizem ser regulamentos demasiado amplos para exigir a eliminação do discurso online que os funcionários do governo consideram uma perturbação para a sociedade ou para a ordem pública. A maioria das principais empresas de Internet, incluindo Google, Meta, Netflix, TikTok, Apple e Twitter concordaram em seguir as regras, por enquanto.
Os regulamentos da Indonésia são um sinal que os controlos online rigorosos já não estão confinados a países autocráticos como a China, Irão, Coreia do Norte e Myanmar. São também cada vez mais o reino das democracias que querem utilizar a lei e a Internet para moldar as discussões e as crenças dos cidadãos.
Nas sociedades livres, há muito que existe uma discussão sobre a liberdade de expressão e os seus limites.
O que está a acontecer em três dos quatro maiores países do mundo – China, Índia e Indonésia; os Estados Unidos é o 3º maior – encaixa na definição clássica de censura. Os governos estão a procurar silenciar os seus críticos externos.
Um grupo global de direitos digitais, Access Now, disse que as regras da Indonésia vão servir para abafar o jornalismo e os protestos dos cidadãos, com poucos controlos sobre esse poder.
Os regulamentos exigem que todos os tipos de empresas digitais, incluindo sites de meios de comunicação social, empresas de pagamentos digitais, empresas de jogos e aplicações de mensagens, procurem constantemente material online que viole a lei e o derrubem dentro de horas, caso seja descoberto.
Pergunta:
Será que está a tornar-se mais complicado tentar decidir o que fazer em relação a estas leis? Ou as empresas não devem ceder ao que dizem ser violações dos direitos humanos internacionais e de outras normas como é o caso da Indonésia.
[RAPIDINHAS – NOTÍCIAS DE MARKETING DIGITAL EM PORTUGAL E NO MUNDO ]
- A Google lançou uma nova Tag de acompanhamento que inclui todas as propriedades da Google num só código. Ou seja, já n precisam de adicionar um código para o Google Analytics e o outro para o Google Ads Agora basta ter uma Google tag
- O motor de pesquisa que vocês adoram está com vários problemas de momento que acabaram até por remover vários conteúdos erroneamente do motor de pesquisa
- Ainda na Google, a Google publicou novas alterações ao guia para os avaliadores de pesquisa
- A receita do Google Ads aumentou 13,5% no segundo trimestre e a receita do Microsoft Bing Ads aumentou 15%
- A Salesforce publicou o seu shopping index com dados de mais de mil milhões de sites de ecommerce e parece que o ecommerce está apresentar um decréscimo a nível global
- Segundo a Neville Johnson 39% dos profissionais de Marketing sonham com trabalho. E estão a ficar ansiosos
- Netflix reforça investimento nos videojogos
- O Gmail tem um novo look
- Estudo da Neuro-Insight refere que o Brand Recall é 27 % superior quando os utilizadores do TikTok
[FERRAMENTA DA SEMANA]
World’s Largest Open-Source Marketing Automation Project
Sobre o Podcast Marketing por Idiotas
O podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.
O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.
Neste episódio
Orador 2
Olá a todos esta semana o nosso podcast e os temas são direitos de autor. Vamos voltar à selva. Modelos de atribuição de conversões da Google e, por último, os limites da liberdade de expressão se querem saber mais sobre estes temas e as novidades de marketing desta semana. Já sabem, fiquem por aí.
Orador 2
Olá Olá, a todos sejam muito bem vindos ao podcast marketing por idiotas já sabem vosso podcast de marketing, negócios de tecnologia favorito. Olá Diogo Alô Alfredo.
Orador 2
E Olá, Miguel alô, muito rapidamente já sabem, temos o momento charuto Twitter vamos anunciar os novos subscritores da nossa conta do Twitter marketing idiota as notícias da semana em formato rápido e a poderosíssima e útil ferramenta da semana. Miguel tu trazes sempre 11 Tema muito lacónico todas as semanas e esta semana, para não ser de estranhar, vais falar de direitos de autor.
Orador 2
E de selva.
Orador 4
Eu, eu por acaso acho que ia trocar o meu título e dizer, vamos voltar para a feira da ladra.
Orador 4
Eu lembro me que havia tipo, vamos.
Orador 5
Regravar queres vir a?
Orador 4
Não é preciso.
Orador 2
Não estou a brincar contigo. Claro que não.
Orador 4
Quero gravar óbvio claro. Não ó pá.
Orador 4
Quero de trabalho, então eu Hoje vou falar de um Tema sensível que tem dominado a minha vida NOS últimos 3 ou 4 meses. Eu Não vou falar de privacidade, mas vou falar de inteligência artificial.
Orador 4
Propriamente aquilo que se pode fazer com ela. E como pode afetar as nossas vi?
Orador 4
Mas eu sei que o Tema é um bocadinho batido, mas Hoje vamos, vamos falar de um ângulo diferente. A eu penso que sempre existiu uma ligação na mente das pessoas, entre inteligência artificial e robótica e por isso NOS parece uma coisa de um futuro muita, muita distante.
Orador 4
A realidade é que a inteligência artificial já cá está e já está a afetar de forma direta ou indiretamente as nossas vidas.
Orador 4
E nada, nunca mais vai voltar a ser igual. Nós já temos aqui alguns exemplos aos nossos caros ouvintes, como de formas de utilizar a inteligência artificial. Há como é peshkopi, o rating, geração de conteúdos, etc.
Orador 4
Hoje vamos falar do Dal IE Domingo Jan.
Orador 4
Sim, que são basicamente 2 equipes que permitem criar imagens geradas por inteligência artificial sobre coisas que nós que queremos, OK, eu já experimentei e fiquei mesmo. Impressionado com os resultados finais, algum você já experimentou alguma destas Apps brutal em Valle? Nós dizemos no Discord basicamente aquilo que nós, que nós queremos que ela desenhe, ela desenha com um realismo pá brutal, é uma coisa do outro mundo no mija. Nós podemos, por exemplo, pedir que NOS desenham um quadro óleo baseado no estilo de um.
Orador 4
Mas com o Tema que nós quisermos e ela vai estudar, o artista replica e faz uma coisa que parece mesmo saída daquele artista. Já começam a aparecer imensos exemplos de obras de arte que são facilmente reconhecíveis.
Orador 4
Há como como o estilo de determinado artista eu fiz há bocadinho um teste. Não sei se vocês repararam no Grupo WhatsApp, Meti lá um quadro do perguntei quem é que era o artista?
Orador 4
E houve 2 respostas, uma a dizer que era bansky e outra a dizer, Eh pá, é o estilo do Bansky, mas não é por causa daquela assinatura que está a.
Orador 4
Que tal a realidade é que aquela imagem foi criada por inteligência artificial e o autor, o humano, que pediu entre os artificial, basicamente pediu que ela descansa um quadro estilo de bandas que o famoso autor de rua Ham. A verdade é que o quadro foi desenhado. Quem gosta de ser o autor que conseguiu perceber facilmente que que tinha ali uma forte influência dele? Existe também é parte de música que já permite. Esperamos uma banda AA inteligência artificial, analisa o repertório da banda e gera mais músicas da banda. Já inclusive, é um teste de lar aí na Net com uma música do Metallica.
Orador 4
OK é. Até agora existe a ideia de analisadas, que, inclusive artificial iria dominar áreas mais técnicas, aquelas que funcionam no back Office, como análise de riscos financeiros, et cetera ou escolha dos dos filmes mais apropriados para nós No No Netflix.
Orador 4
Mas a verdade é que as aplicações práticas começam a surgir também NOS Campos criativos. A grande questão é, nós estamos todos lixados com ISTO a um colega meu horário dos Jogos é fazem jogos de computador e ele disse que os design dos Concepts, muitos jogos já estão os seus dados para inteligência artificial.
Orador 4
A não utilizam os resultados finais de inteligência artificial, mas é que eu já serve como base do trabalho e já permite poupar imenso dinheiro Na Na criação do jogo.
Orador 4
É com esta ligação é dizer, inclusive artificial e criatividade estão começaram a surgir as primeiras questões éticas relativamente aos direitos autor, que é o Tema de Hoje, a inteligência artificial para criar algo, não citar alguns imputes é inseridos pelo utilizador.
Orador 4
A verdade é que os resultados podem ser semelhantes se os impostos forem também parecidos. A questão é que é que você tem os direitos de autor de determinadas imagens ou conteúdos que vamos começar a ver cada vez mais?
Orador 4
Gerar espíritos em.
Orador 4
Oficial é no meio em que nós temos que de vez mais a criar e vender a nfts com muitos têm como base arte o que que vai acontecer, não é?
Orador 4
É um artista como Polo, comeste da técnica dripping, pode ver agora todos os seus quadros copiados para uma inteligência artificial.
Orador 4
É pois para, inclusive artificial, o plágio. A inspiração não significa absolutamente nada, não é? É neste momento, midani tem aqui, então mesmo, é claro, você costuma estender aqui um bocadinho? O midani tem nós termos de utilização que não querem, não, não dão autorização.
Orador 4
Para utilização em fins comerciais das imagens criadas de criadas gratuitamente. No entanto, as imagens que utilizam da versão premium é é obtido uma licença comercial para a distribuição das imagens et cetera, impostos e tudo e mais alguma coisa, mas a migjorn ei mantém sempre parte de direitos de autor para se reservando o direito dela própria utilizar as imagens geradas.
Orador 4
A questão que eu tenho para a panela e agora para terminar é basicamente é como é que imaginam eu futuro do copyright para conteúdos gerados por inteligência artificial? Nós vamos voltar todos para a área do lazer isso.
Orador 4
Vai haver, vamos entrar outra vez numa fase em que não há leis relativamente a copyright.
Orador 2
Busco Sainz é.
Orador 5
Diogo, então na verdade, eu acho que para olhar para um futuro sobre copyright de ferramentas de inteligência artificial, é acho que temos que perceber se a estas ferramentas não é, podem, na verdade, ser propriedade de tal OK é em segundo aqui, pelo menos o que o Wikipédia não está, diz.
Orador 5
Inteira é o copyright ou direito de autor. Se tu é um conjunto de prorrogativas conferidas por lei, a pessoa física ou jurídica, criadora da obra intelectual, ou seja, seria a questão é, se calhar será um pouco mais de este e aí pode ser uma pessoa jurídica, OK?
Orador 5
O facto de pertencer a uma empresa. Essa essa empresa é a pessoa jurídica por pensei nisto e tal como tu. Referiste, Miguel esta informação a informação criada.
Orador 5
O quadro criado pelo por STI.
Orador 5
Não é, teve que ir buscar a informação. Algum lado não é essa inspiração entre aspas, certo? A teve que vir de outros artistas, certo?
Orador 5
Foi necessário esse input desses artistas, mas o input de o nosso input de daquilo que cremos para que essa imagem fosse criada, OK? Ou essa essas renda mensal, aleatoriedade de imagem fosse criada? Então o que é que pertence os direitos?
Orador 5
Senhor, não é cinema, tudo bem, diz que do.
Orador 4
Não é um pouco assim, como inclui o mundo das artes, não é? Nós não criamos nada novo, nós copiamos e melhoramos.
Orador 5
A pois, não sei, Eu Não sei. Eu acho que temos muita coisa nova agora é é a ideia aqui é. Será que este é I? Pode realmente ser 111 criador, por exemplo, esta obra do Band que estavas ali é que não é, mas que foi inspirada, não é? É como é que ela surgiu, ela teve que ir buscar informação, portanto, oi, aí teve que buscar informação a quadros do Ben, diz que porque foi isso que foi?
Orador 5
Pedido, não é?
Orador 5
E foi essa informação que foi buscar, então.
Orador 5
A quem é que deveriam estar a pagar os direitos de autor e nós podemos estar AA criar a imagens sobre outros direitos sobre outras imagens que têm direitos, OK? Portanto, não sei, a verdade é que é possível que ISTO volte disso.
Orador 2
Disso gostei deste uma volta, parece aqueles carros que estão a andar à volta da rotunda e depois não escolhem sair, então, então, então.
Orador 5
Mas é verdade é que não sei, é possível que se torne uma sala no sentido em que Toda A Gente pode utilizar a imagem e mesmo vocês se utilizar sem imagem. Este quadro que que tu criaste agora é no grupo do WhatsApp. Miguel é se tu fizesse um post, isso uma camisola ou um aliás imprime. Se isso é uma camisola, ninguém iria atrás de TI também é, portanto podes fazê-lo EEE se tem direito ou não eu.
Orador 5
Acho que isso.
Orador 5
E é questionável porque, neste caso, o criador da obra é não é uma pessoa física e não sei se é o criador da obra que é, OI é uma pessoa jurídica.
Orador 4
Será que vamos ver uma evolução, não é as máquinas, as indulgências oficiais terem direitos algum tipo de direito.
Orador 2
É já várias entidades falaram disso, Fred.
Orador 3
É este Tema é muito interessante mesmo é que 11 foco num numa área que nós não dominamos, que era jurídica, mas pronto, mas tu me fazer uma aproximação à.
Orador 2
Pista com sensor.
Orador 3
Só para acrescentar aqui há 2 curiosidades, houve um caso de um artista português? Leonel Moura concedeu um robô cria obras artísticas e que foi uma delas, foi vendida num leilão por 5000 EUR e uma das mais conhecidas do ponto de vista artístico, que uma obra de arte que era o próximo ramblin, ou seja, foi uma obra criada através da inteligência artificial que utiliza algoritmos para identificar padrões geométricos do pintor. 6 tu sentiste?
Orador 3
E o objetivo era recriar essa pintura do Rembrandt se fosse utilizada pelo mesmo este Tema que o Miguel trouxe ela é muito relevante, mas na verdade, ela não é totalmente nova, na medida em que a meados do século 20 a estas obras geradas já foram colocadas em causa, quando havia um elemento do computador, ISTO é, à medida que os computadores foram sendo introduzidos como instrumentos de auxílio no processo criativo.
Orador 3
Basicamente, e quando havia intelecto humano, a havia aqui algumas questões sobre se havia ou não uma ausência de um contributo criativo humano e se isso estava relacionado ou não, com a dificuldade de identificar quem quer o contributo do autor, se ele existisse, ora o problema é que nós temos agora é que a inteligência artificial permite a criação de obras onde não existe qualquer contributo humano para o processo criativo ou pelo menos o mesmo não é suficiente para que as pessoas possam afirmar que há um requisito de ser algo original ou o.
Orador 3
Ou aquela obra precisa de proteção acrescida no que diz respeito. Pelo menos estou aqui a pensar no.
Orador 3
Como jurídico a em resumo, até porque ISTO é uma área que, para aquilo que eu conheço, acho é complexa, pronto é, se não, não estiver preenchido um critério que é o critério da originalidade exigido em muitas ordens jurídicas, neste caso, como a portuguesa, e se não for produzida legislação só para este efeito é assim, nós já temos algumas. Nós já temos, por exemplo, as obras criadas por diligência artificial podem ser consideradas como do.
Orador 3
No Público, mesmo que existam outros mecanismos na sociedade portuguesa só estar dentro do domínio Público já seria suficiente e assim poderia se evitar.
Orador 3
UA introdução de concorrência desleal, neste caso com obras replicadas que parecem que são, mas não têm 11 autor criativo humano.
Orador 2
Obrigado Senhor Doutor e quero agradecer a sua intervenção, Miguel, não sei se queres deixar alguma nota ou se querem sobre este Tema.
Orador 2
Da inteligência artificial e desta questão las trouxeste aqui o Tema dos direitos também.
Orador 2
Que é importante e estava a dizer há pouco. Já várias pessoas falaram disso porque tem a ver também com a taxação do próprio trabalho das máquinas.
Orador 2
Não é dos robôs que neste momento não são taxados perante a lei e fazem trabalho. Mas há também estas questões que tu agora trouxeste dos direitos, seja de copyright e ou do tipo de direitos até de propriedade.
Orador 4
Eu vamos imaginar que uma inteligência artificial criou um novo slogan da da Vodafone, criou, foi criado por inteligência artificial e a mesma inteligência artificial cria esse slogan para outra empresa qualquer semelhante ou igual não é que acontece. É o primeiro a registá-lo juridicamente.
Orador 3
Não, mas é isso, se não existe um esforço intelectual humano, então é do domínio Público.
Orador 2
Ou seja, se foi a máquina a gerar esse resultado.
Orador 3
Qualquer pessoa pode usar porque é domínio Público.
Orador 2
Vamos ver a uma pertinente?
Orador 3
É mas é uma é?
Orador 3
Uma ideia, Eu Não estou.
Orador 3
Dizendo que é.
Orador 2
É mas é um Tema interessante. Tem essa que não inteligência artificial, já muita gente tem se entre eles ou elas, mas que que é? Oo, portanto, que é inteligência oficial sem qualquer é.
Orador 2
É controle é humano, é um risco sério para a essência da nossa civilização. Eu falo em.
Orador 2
Tanto que é acho que eles estavam confesse no Brasil ou em Espanha, que as pessoas possam aperceber da verdadeiro poder disto quando é uma inteligência artificial, matar uma pessoa deliberadamente e eu disse, vai acontecer bom Cris, só deixar aqui este élan.
Orador 5
E se ela é mais que.
Orador 2
Obrigado Pedro Ribeiro é na much sempre.
Orador 2
A quem quer falar sobre este Tema e discutir connosco pode fazê-lo no nosso Grupo do WhatsApp, que ainda não é. Ainda não é, mas poderá vir a ser gerido por inteligência artificial, que é o nosso Grupo do WhatsApp que podem aderir em W ponto marketing por idiotas.pt o nosso grupo do WhatsApp e também não. Nós colocamos o conteúdo é exclusivo e o conteúdo exclusivo desta semana. O relatório da digital global Schott de Julho da Rods with a IDA, o ear social que tem os dados sobre a como diz Globo schott de Julho.
Orador 2
Os dados.
Orador 2
Julho um por redes sociais exatamente redes sociais, não é Diogo?
Orador 5
E redes sociais utilização da Internet horas o número de horas aa que cada país está online o número de horas de cada país passa em cada rede social em redes sociais, tem imensa imensa informação.
Orador 5
É pá é inacreditável.
Orador 2
E é muito aprimorado porque eles contabilizam a primeira pessoa que entra do país na Internet e depois só voltam quando na última sai. Portanto, eles contam quanto tempo é que teve.
Orador 2
Diogo, Hoje vens falar de modelos de de atribuição itens para aqui um texto?
Orador 2
Que Deus Meus vamos lá muitas atribuição. Sim vai.
Orador 5
Sim eu desculpa ai gente para quem NOS está a ouvir, não é? Eu acho que vão ter que parar só um minuto não é só para a interiorizarmos exatamente o que é que é o modelo de atribuição. Como é que ISTO funciona? Eu sei que estão a fazer exercícios, estão a Tomar o pequeno almoço, a parem um pouco, tirem o pão da boca, OKE, Oiçam agora, OK, portanto, ISTO é, pode ser 1111 tópico difícil de dirigir.
Orador 5
Sair em Town é vamos então falar de um Deus de atribuição, e para tal, porque sei que todos é nem todos.
Orador 5
Aliás, são em autointitulados gurus do marketing digital. É e escrevemos livros sobre o Tema é Fred, consegues dar NOS a tua que agora OK, uma ideia do que são modelos de atribuição numa ferramenta de analytics, por exemplo, e atenção, gente, atenção às tá atenção agora alvor Fred que ele vai?
Orador 3
Ou ele agora?
Orador 3
O pai já já já é, vamos ponto.
Orador 3
Embora lá um modelo de atribuição é uma forma de determinar como é que o crédito de conversões é distribuído quando temos mais de um ponto de contato com o utilizador antes deste utilizador comprar ou converter um modelo mais utilizado em ferramentas de analytics. E o último ponto de contato ou o chamado last Click, que atribui 100% de uma compra ou converse.
Orador 3
Não há último ponto de contato.
Orador 5
Incrível, incrível. Eu acho que eu vou fazer isso em todos os episódios agora, mas por exemplo.
Orador 5
Então AA vários há vários modelos de atribuição, não é? E este que que o Fred mencionou o last Click atribui então 100%.
Orador 5
The compra de uma conversão ou último contato, OK, em tão bom. Um exemplo, este clique não és utilizador visitar o nosso site 2 vezes, OK?
Orador 5
E na primeira vez veio de um motor de pesquisa Google, mas não comprou nada. OK? E volta desde isso.
Orador 5
Depois através de um link no Facebook e faz uma compra, OK? Então, segundo o modelo last Click, é esta atribuição vai totalmente para o Facebook, OK? Portanto, essa conversão não é porque estamos num modelo last Click. Essa conversão vai totalmente para o Facebook, portanto, o Facebook é Oo sistema ou origem da visita que trouxe essa conversão, mas imaginem temos outro tipo de modelo de atribuição.
Orador 5
Há vários, Como Eu disse.
Orador 5
Que é 11 dos modelos de atribuição que é o Click, por exemplo. Então, neste caso, o primeiro ponto de contato é onde é atribuído 100% dessa conversão. Então, no exemplo anterior que estamos aqui a falar, não é utilizador, vem do Google e só 10 dias depois volta e clica No No link de Facebook para fazer uma compra a nessa nesse exemplo OKO motor de pesquisa Google é quem fica com AA conversão 100% dessa conversão de atribuição dessa conversão.
Orador 5
OK perceberam a ideia sim foi qualquer.
Orador 2
Na faz claro, portanto First Click, que é considera Oo first desse primeiro, não é? É primeiro, deve estar relacionado com a palavra em inglês. Foster, primeiro exato, já percebi obrigado Diogo, portanto, faz clique eu tô liso. Como o primeiro clique last também deve ser porque seu último quanto Elisa último tanto são 2 mundos diferentes que eu faço este fim. São os Estados também são.
Orador 5
Simples ou a gente percebeu há muitos outros, OK? Podemos utilizar muitos outros. O Google Analytics, por exemplo, tem tem um Deus distribuição linear e a atribuição linear devido valor.
Orador 5
É de igual forma por todos os canais ou por todas as Origens de visita.
Orador 5
De onde o utilizador vai ter um exemplo anterior, por exemplo, seria 50% de uma conversão 50% do valor dessa conversão para o Google e 50% para o Facebook, por exemplo. Foi que ele divide esse valor, OK? Da de ser um modelo linear e há muitos outros em Deus Atribuição agora vamos complexe ficar aqui um pouco a coisa, OK? Então Hoje eu quero falar especificamente do modelo que se chama data driven OK ou em bom português traduzido pelo Google. Atribuição com orientação por dados.
Orador 5
É em tradição da Google.
Orador 5
Para este modelo é de atribuição que a Google inventou. Quase OK, então como é que funciona este modelo de atribuição? A de orientação por dados ou deita de rivan bem depende, OKE depende por quê? Porque, segundo a Google KE, agora vou citar a atribuição com orientação por dados, atribui o crédito das conversões com base no modo como as pessoas interagem a com os seus vários anúncios e decidem tornar-se.
Orador 5
Seus clientes, okay, parece bem certo, sim, receberam uma ideia, portanto, depende da interação que os utilizadores têm. Como que é o Canal? Quer no exemplo anterior é poderia ser, por exemplo, 50 a 70% para a Google.
Orador 5
30 é 30% para o Facebook, porque a forma como o utilizador interagiu com o primeiro canal vindo PRE.
Orador 5
O canal teve mais impacto entre aspas.
Orador 5
É na conversão do que o link do Facebook, quando o utilizador clicou e comprou, OK, qual é o problema aqui? O problema é que ISTO não é transparente, ou seja, vocês não conseguem saber exatamente qual a razão pela qual o modelo a atribui, por exemplo, 70% a Google e 30% ao Facebook. OK, que é porque a Google é, por exemplo, não é? É é é é. É verdade é que nós não sabemos porque a máquina que disse.
Orador 5
E disse por trás e não NOS diz, É porque é que se deva sim, OK, porque não é transparente OKAA não sabemos aquilo que o sistema está a considerar mais relevante. E agora vocês perguntam?
Orador 2
Umas áudio, por que estás a trazer tal assunto tão complexo para este podcast? Pergunto eu.
Orador 2
Lembro-me agora.
Orador 5
Vou Ricardo é este, tens o papel de ganhasse o papel do ator, enfim, Book estão Ricardo, por que por que que eu trago este?
Orador 5
Assunto tão complexo.
Orador 5
Por que a Google está a forçar todos nós a usar o sistema que eles querem, que é o sistema da Orient?
Orador 5
Ação é por dados OK 40 são por dados atribuição 40 são para dados ou da Interativo Detetive OK que é o sistema? Ela está como estava a dizer que não é transparente, então se, por exemplo, vocês Hoje criarem uma conta de Google Ads ou uma conta do Google analytics? O modelo de atribuição por defeito é este modelo deita driven ao da atribuição a com orientação por dados. OK que é o mesmo, é só uma tradição e mais digo.
Orador 4
Mais Diogo então.
Orador 4
Com, Miguel.
Orador 5
Ei Google enviou é na passada na passada semana a 2 semanas anteriores. OK? Todos os anunciantes do Google Ads a dizer que se não clicarem naquele botão no botão daquele mal, todas as contas do Google Ads que estão ativas neste momento irão automaticamente ser passadas para este modelo de atribuição da eita.
Orador 5
Porque eles querem, OK? Tanto se não clicou naquele dia a botam tudo vai ser alterado automaticamente. É vocês não fazem nada, é EE fica alterado porque o Google prefere as coisas assim e chega aqui a minha questão para o painel, OK?
Orador 5
Minha questão para vocês é, pensam que a Google está realmente anunciar os seus próprios canais com este modelo não transparente?
Orador 2
Não pode.
Orador 2
Algo não pode?
Orador 4
Erro posso posso começar eu.
Orador 2
Claro que sim pô ia dar já a primazia já sabia.
Orador 4
É é para Eu Não penso. Eu tenho certeza que o vai beneficiar os seus canais com esse sistema de atribuição. Eu Não vou entrar aqui numa resposta muito técnica, até porque eu acho que a parte técnica já vem toda. Eu vou falar aqui sobre um filme, Vocês lembram-se do Minority Report? É que o filme que acha que ele, que o Tom Cruise em que eles tinham as máquinas que eram, é que OX humanos estavam dentro de uma piscina e eram capazes de prever os crimes.
Orador 4
Antes deles acontecerem e depois a equipa Swat terem enviada para prevenir o crime antes de acontecer. OKE, eram preciso 3 humanos videntes esquisitos para conseguir fazer as previsões dos crimes antes deles acontecerem. AE, no final do filme Eu Não quero dar aqui um spoiler, mas vou dar o mal, pergunto ao bom, eu lembro que era um ator que fazia de bom em que ele dizia, Eh Pá, Estás a ouvir alguma coisa é que Eu Não ouço um crl.
Orador 4
OKE ele pega na pistola e dá-lhe um tiro. Ou seja, porque sem os 3 elementos, as previsões simplesmente não eram possíveis. O sistema não detectava os crimes antes deles acontecerem, porque senão a equipa Swat tinha Aparecido. Eu acho que aqui passa-se exactamente a mesma coisa. Eu estou convencido que as big techs não vão conseguir detectar de nada sem todas as devassas a nossa privacidade, privacidade, seja através de cookies, seja através de Google analytics roubar dados de site, seja através do que quer que seja.
Orador 4
OKEO Diogo disse muito bem. A expressão inicial foi a Google inventou uma forma de conversões e ele basicamente, eu acho que ISTO é inventar, tipo, como é que, como é que se vai atribuir a qualidade de 1 a qualidade de um de uma interação com?
Orador 4
A marca, não?
Orador 4
É, eles vão estar a ver quanto tempo é que a pessoa viu e consumiu um vídeo no Facebook, não é? Eu posso ter consumido um vídeo de 2 minutos ou 3 ou de 10 minutos no Facebook mostraram me um enorme engajamento com a marca e a seguir, cliquei e fui parar ao site.
Orador 4
Eh pá e no site não fiz nada naquele momento, porque não me deu tempo não estava com tempo para isso, já tenho os meus 10 minutos.
Orador 4
Mas estive a consumir 10 minutos de marca, e eles.
Orador 4
Vão dar a medida? Isso, se sim, com.
Orador 5
Isso é isso, é um muito bom ponto.
Orador 4
Como é que eles medem isso? Não é eles não.
Orador 5
Não dá, não dá, não é?
Orador 4
Então, claro, mas mas se calhar, a venda foi toda feita naqueles 10 minutos que eu tive a consumir um conteúdo da marca, ou seja, eu acho que eles literalmente estão a pá, estão a inventar, eles estão a estão a começar a inventar sobre as conversões, porque deixaram de as conseguir medir eficazmente.
Orador 4
Ninguém consegue medir conversões eficazmente neste momento, a não ser as last Click. Realmente porque eh pá e o clique veio dali.
Orador 4
A conversão surgiu Há de Ser esta, não é a EU. Parece-me que estão a tentar arranjar também justificações para meter a Mao.
Orador 4
Esta a meter também dinheiro em campanhas topo de funil, como o Discovery display, onde os resultados são são poucos, mas os gastos são muito elevados e arranjarem tentam a tentar arranjar formas de dizer eh pá pessoal e vistam também no topo do funil.
Orador 4
Para nós arranjamos aqui uma forma de atribuir conversões lá em cima, e pá, eu acho que ISTO é tudo uma grande confusão, uma grande baralhada.
Orador 4
Eu acho que eles realmente tiraram, tiraram uma pessoa da piscina e neste momento, ISTO é pá, estou a tentar arranjar formas de inventar coisas a eu quero ver o que é que as outras marcas vão fazer em relação a ISTO, eh pá, eu quero ver o que é que é pá, Eu eu pessoalmente não acredito neste sistema por aquilo que disse, se uma pessoa vê um.
Orador 4
Estão, estão a inventar ou estão a roubar? Eu acho que eles estão a fazer um bocadinho das 2 coisas. Eles estão a inventar, estão a inventar.
Orador 4
E literalmente também estão a roubar, porque ao não atribuíram last Click, é pá, estou a atribuir a coisas que não sei, não sei como é que eles vão fazer ISTO, se calhar conseguem medir isso com vídeos, vídeos do YouTube e dizem Eh pá, pessoal do YouTube. A pessoa viu ali um vídeo de 10 minutos, pá, espectáculos do Facebook ou do Instagram ou do Tiktok ou do que quer que seja. Eles não vão medir absolutamente nada ali, ou seja, é pá é uma grande, se é como tu estás a dizer e não sei se poderá ter havido aqui algum problema de interpretação ou não, que às vezes pode acontecer.
Orador 4
A até na própria comunicação que eles fazem.
Orador 4
Fora, eu acho ISTO uma palhaçada total. Eu acho que seria mais interessante para bem do marketing digital. Era estas big techs para fazer uma espécie de parceria entre todas as principais redes sociais e canais de distribuição online.
Orador 4
Para termos uma ideia exata de todos os touch points e a qualidade dos touch points pela qual a.
Orador 4
Pessoa passou, não?
Orador 4
É haver um protocolo comum a todos. Que determinados sites.
Orador 4
Infelizmente, isso não, não me parece que vá acontecer porque eu sou dos concorrentes, mas devia haver alguma coisa desse género, eh pá, para bem do marketing digital, não é? Agora assim, eu acho ISTO.
Orador 2
Uma palhaçada, muito bem, Fred força.
Orador 3
Há 3 notas, ISTO é um, embora seja um Tema até aqui, e ISTO só para fazer aqui uma reflexão. Food for soft 2 notas primeiro a eu quando o Diogo começou a falar, ISTO fez-me rápido.
Orador 3
Este aqui um paralelo a sinapse com o Tema das conversões assistidas que assistiam que existem na no Google universal, em que nós conseguimos ver ter mais ou menos uma noção, OK, se não foi o last Click, porque é que ajudou a contributo daquela conversão? AE, ISTO aqui tem, eu só vou fazer aqui, tem algumas vantagens bom, primeiro eu fiquei um bocadinho até admirado, fui logo ver o meu e-mail, será que ele só usava as minhas definições? Porque, de acordo com a Google, a os tipos de.
Orador 3
ISTO só é válido se pelo menos, a conta tiver 300 conversões ou 3000 interações com anúncios no período de 30 dias.
Orador 3
E em redes suportadas e elegíveis pela Google. Estou a ler o que está no suporte ao cliente em relação a este Tema. Portanto, não sei se a gente vai ter 300 conversões ou 3000 interações com anúncios a mastrique essas interações é o quê? O que está aqui escrito é e, portanto, estes dados analise as atrações que inclui cliques em vídeos, anúncios, display em pesquisa, incluindo o shopping, o YouTube do Galex, portanto, o que, o que é que eu vejo aqui? Digamos assim que eu acho que pode ser vantajoso é e o que é que ISTO diferente bom difere dos modelos de atribuição? Quer dizer, o próprio Google, diz.
Orador 3
Consoante a disponibilidade dos dados, os modelos de atribuição ao último clique.
Orador 3
E com orientação por dados podem ter os mesmos resultados em determinadas situações. Portanto Eu Não vi, Eu Não experimentei, portanto, não sei, não estou só aqui AA cruzar a informação, mas se ele me der a minha informação que me dá no último clique é que o Miguel estava a dizer como é que eles vão saber com base nisto tudo? Sim, Senhor.
Orador 4
Portanto, ou seja, podem NOS canais Google, sabem?
Orador 3
Certo, mas a questão é, portanto, as vantagens aqui à partida e portanto, nós sabemos quais são as palavras Chaves andam os grupos de anúncios, as campanhas que desempenham um papel importante para alcançar esse objetivo negócio.
Orador 3
Cistica mapeado de uma foto.
Orador 3
Pronto, em que a pessoa que está a fazer um investimento perceba o coisa que é interessante, porque na verdade, eu estou a dizer, é pá, Eu jogo tu. Agora vais dizer que se não sei se já tiveste essa experiência operacional, mas ISTO parece-me basicamente uma versão 2.0 do que já existia, que era as conversões assistidas.
Orador 3
Em termos de análise da informação e depois AA única coisa que Eu Não fiquei bem certo é, mas eu, eu, eu sou obrigado a ter ISTO, ou seja, já já vi aqui que para ser elegível, preciso 300 conversões ou 3000 interações. Mas achas que no futuro a gente vamos ser todos obrigados neste modelo ou vai permanecer o last Click? A Click é o padrão da indústria.
Orador 5
A Net, então a ideia é que tu passas a este modelo, não é tal como como numa conta de Google analytics, tu não tens de ter 300 conversões a para para teres ISTO elegível quando crias a conta do Google e que são automaticamente adiciona te como deita de rivan Oo modelo de Atribuição OK, não há, não há essa necessidade, OK? Havia anteriormente para essa, né?
Orador 5
Cidade e a ideia é que até teres a informação necessária para day Trade Day trade even é utilizado como estavas a dizer em bem como está ainda nesse artigo que é utilizado last Click a até ter mais informação, é óbvio que ter modelos de atribuição a que não sejam unicamente last Click.
Orador 5
O Click é muito bom. Porquê? Porque NOS pode dar realmente uma visibilidade pelos vários canais onde o utilizador esteve certo?
Orador 5
Isso é muito positivo, correto? Agora há um Tema aqui real, não é que é de repente um canal imagina.
Orador 5
Que tu tens a tua conta do Google analytics que estar conectada com a conta de Google Ads. Se a Google controla o sistema de atribuição e não é transparente sobre esse esse modelo de distribuição, OK?
Orador 5
De repente, pode estar a dar a atribuir uma conversão, não é da tua conta, é de Google Ads, que na verdade pode não ser assim tão interessante como o Miguel estava ali dizer, imagina o utilizador teve a consumir um vídeo de 10 minutos no Facebook. O sistema não tem essa informação.
Orador 5
Chegou ao Google analytics e com um link no Facebook, converteu. Mas como tem existe um modelo da ETA driven.
Orador 5
OK, que acontece o Detetive não vai dizer não, não, não. Essa conversão vem principalmente de Google Ads a 10 dias anteriores à 10 dias atrás e vai atribuir 70% dessa conversão. É ao canal do Google Ads, em que antes não atribuir ciúme dele fosse last Click Ham e isso eu acho que isso pode ser um Tema, mas protejam se OK que para quem está é verdade, eu eu, eu eu faço n implementações do Google Analytics 4.
Orador 5
Estás a perceber?
Orador 5
O time a mente não é porque temos que passar todos para garantir que os 4 governantes 3 vai morrer. Et cetera já já falamos.
Orador 5
Chris, agora das primeiras coisas a fazer, é mudar um modelo de atribuição. Quando criamos uma conta do Google analytics 4 exatamente para evitar estes problemas, não numa questão de mudarmos para esse clique, eu também não gosto muito desse Click, prefiro linear ou de ou time de Keitai Mediquei é vai perdendo AA relevância ao ter a medida que O Tempo vai passando. Okay Ham, prefiro esses esses canais, OK, por que me dão realmente visibilidade sobre os canais que?
Orador 5
Utilizador anteriormente, já em.
Orador 5
Fragil que é isso? É muito bom isso realmente a gente permite. Nós como marcas, percebemos onde é que estamos investir bem, o que estamos a fazer é et cetera é mas, mas sim.
Orador 5
Então proteja os tanques, estão em a criar uma conta do Google analytics é 4 ao terem um modelo de atribuição e se não receberam esta alerta ou se receberam esta alerta, clique no botão. Vão as nossas conversões e vejam qual é o modelo de atribuição que está. É pré definido.
Orador 2
Muito bem, nós esperamos enquanto vão ao as vossas definições, ver se têm um modelo de atribuição correto, já verificaram muito bem.
Orador 2
O Diogo bem avisou muito bem, obrigado Diogo a pelo Tema bom, antes de avançarmos, quem está a ouvir pela primeira vez é muito importante para nós que subscrevam o nosso podcast. Ainda não o fazem da Google Podcasts, Apple podcasts, Spotify quiserem e deixarem também uma avaliação de 5 estrelas no Spotify. É muito importante para nós. Fred Hoje vens falar de limites para a liberdade de expressão.
Orador 2
Camarada o palco é o que é que? O que é que eu falei, camarada? Eu Não bem.
Orador 3
Ora os limites da liberdade de expressão considerem se implicações desta nova realidade em 3 dos 4 países mais populosos do mundo.
Orador 3
Os governos deram agora a si próprios o poder de ordenar que a Internet seja limpa. ISTO é que os conteúdos de cidadãos que as autoridades não gostam podem desaparecer. A Indonésia, o quarto país mais populoso do mundo, é considerado na teoria, uma democrat.
Orador 3
Via e está em vias de implementar o que as organizações direitos civis dizem ser regulamentos demasiado amplos, na medida em que exigem a eliminação do discurso online, que os funcionários do Governo considera em uma perturbação para a sociedade ou para a ordem pública. A maioria das principais empresas Internet cuida Google, meta, Netflix, Tiktok da Apple e Twitter concordaram em seguir as regras. Por enquanto, os rolamentos da Indonésia são um sinal de que os controles online rigorosos já não estão confinados. API de Autocrat.
Orador 3
Fixo como a China o Irão, Coreia do Norte, Mianmar já falamos entre os episódios. Eu acho que são também cada vez mais o Reino das Democracias que querem utilizar a lei e a Internet para moldar as discussões e as crenças dos cidadãos nas sociedades livres.
Orador 3
Há muito que existe uma discussão sobre a liberdade de expressão e os seus limites. O que está acontecendo em 3 dos 4 maiores países do mundo, que são a China, Índia e Indonésia, os Estados Unidos?
Orador 3
É o terceiro maior.
Orador 3
Encaixa na definição clássica de censura, os governos estão a procurar silenciar os seus críticos externos. Eu admito aqui que os governos podem ter razões legítimas para montar o.
Orador 3
Que acontece na?
Orador 3
Internet tais como impedir a disseminação de desinformação perigosa? E isso aqui grandes aspas porque é pode ser bastante tempo, mas um grupo global, direitos digitais. Os nomes chama-se Access Now.
Orador 3
Disse que as regras da Indonésia vão servir para abafar o jornalismo e os protestos dos cidadãos com poucos controles sobre esse poder.
Orador 3
Os regulamentos exigem que todos os tipos de empresas digitais, incluindo sites de mais de comunicação social, empresas de pagamentos digitais, empresas de jogos e aplicações de mensagens, procurem constantemente material online de viola lei e derrubem dentro de horas caso seja descoberto ou leva uma multinha em cima. As autoridades também tem o direito de solicitar.
Orador 3
Dados do Sul.
Orador 3
Utilizadores, incluindo as comunicações e transações financeiras das pessoas. Ela maravilha. As empresas que não cumprirem a lei, Como Eu referi, podem ser multadas ou forçadas a deixar de operar no país estão a rir, mas é só pelo ridículo a.
Orador 3
Por último, esta entidade a excepcional também chamou a atenção para outras leis de censura online na Ásia, incluindo Vietname, Bangladesh, Índia pergunta para o Painel reflexão para os nossos ouvintes, será que que está a tornar-se mais complicado?
Orador 3
Tentar decidir o que fazer em relação?
Orador 3
A estas leis.
Orador 3
As empresas não devem ceder ao que dizem ser violações de direitos humanos internacionais e outras normas, como é o caso Indonésia, o que fazer?
Orador 2
Diogo Casei já pronto para manifestaste.
Orador 5
Sim é para para dar aqui 11 missão de de importância da da Indonésia para estas empresas, como a Google Tiktok Facebook, para assistir uma edição e este esta informação vem exatamente o relatório que nós vamos partilhar No No WhatsApp, OK? Portanto, o já vão ver o quão incrível esta Tó.
Orador 5
Não é, portanto, é a população do da Indonésia. São 270 milhomens de pessoas, OKE, mais de 73% dessas pessoas que estão online, tá bom? Estamos a falar de quase 200000000 de utilizadores para Google Tiktok cetera okay, mais isso também do repórter das setores que os indonésios passam é online.
Orador 5
3 horas e 16 minutos. Eles passam em redes sociais KO que faz deles o décimo país no mundo, com mais horas de utilização em redes sociais. OK, portanto, ISTO é preverem o quão complicado é para uma empresa como o Facebook, como a Google, como o Tiktok, etc. Todas essas empresas que assinaram porque elas tiveram que se inscrever.
Orador 5
Para se manterem dentro da Indonésia aa, caso contrário, se não se inscrevessem, eram automaticamente bloqueadas, portanto, não, não, não acho que o acesso não era corrigido depois, se não for verdade, Fred, mas acho que não.
Orador 5
Não o era era cortado o acesso à Indonésia a, portanto, deixavam de ter estes utilizadores de 1 dia para o outro.
Orador 5
Caso não, não assinassem a como como mãe e que iriam cumprir estas estas regras que todos então assinaram a meta. A meta foi foi das a meta e a Google.
Orador 5
São daquelas que mais tempo de.
Orador 5
Entraram OKAOO próprio. Spotify também ensinou que é engraçado, talvez pelo conteúdo podcast, mas sim pronto ISTO para terem a ideia do cão do cão estas decisões.
Orador 5
Podem ser complicadas e, na verdade, até ao momento é que ninguém sabe como é que o Governo vai realmente agir.
Orador 5
Não é porque há há vários tipos. A própria China tem uma censura muito grande, não é? Ainda acho que há 2 podcasts passados, falamos um pouco sobre isso. Não é que tem a capacidade até de moldar a informação que está online em certas aplicações.
Orador 5
Como também todas as empresas têm que automaticamente se estão a operar na China. AA tem que caso o Governo queira tem que partilhar os dados dos utilizadores um pouco como aquilo que o Fred já estava a dizer, Fan Fest, essa foi das razões pela qual a Google não existe na China, OK? Então porque não queria partilhar a informação? Queria proteger os utilizadores, então a abandonou a China lá para 2011 ou 2012, se não estou.
Orador 5
Em erro a.
Orador 5
Então mais temos aqui esta questão de AOO Governo está preocupado com esta questão do do do do conteúdo EEO ISTO é muito engraçado porque o Prémio Nobel da Paz, um dos foram foram 2 jornalistas este ano. Acho que um foi o russo. Se não estou em erro e o outro foi uma jornalista de me amar, Se Eu não estou em erro AE, ela própria em me amar, eu já tinha falado um pouco sobre ISTO. Não é a questão de o Facebook ser a Internet para muitos utilizadores.
Orador 5
OKAE, então havia muita desinformação.
Orador 5
Não e botes não é a networks redes de bots que ela acabou por descobrir e fazer uma reportagem sobre isso. AE, essas redes de bots tinham ataques, EE, lançavam protestos etc. AE motivam protestos com informação errónea. Portanto, o que torna este conteúdo bastante importante de controlar o conteúdo, como por exemplo, a minha mar ou na Indonésia, é bastante importante controlar, porque as pessoas encaram esse conteúdo muitas vezes como uma verdade absoluta.
Orador 5
Não é esse conteúdo, pode ser bastante manipulado. OKA, atenção, Eu Não estou a dizer com ISTO.
Orador 5
Que concordo com os.
Orador 1
Por favor, vamos esclarecer tudo isso.
Orador 2
Enviei coisa, enviaste aí um bocado a coisa, mas acho que foi perceptível que tu querias dizer é que deve haver ferramentas para mitigar a propagação de informação falsa.
Orador 5
Certo ficar. Obrigado.
Orador 2
Obrigado. No entanto, esse também é o propósito dos governos que aplicam estas medidas, porque o conceito de informação.
Orador 2
NOS dias de Hoje, em pleno 2022, é um conceito muito amplo. Aliás, desde a era do início do Trump, etc. Ou informação falsa ou como é que ele, qual era o nome que O Tempo dava?
Orador 4
Eu achei 15.
Orador 2
Não há fake news, mas depois a.
Orador 2
Há outro termo para designar verdade, não é verdade? Alternativa está a falhar o termo.
Orador 2
Precisamente daquelas informações que há uma parte das pessoas que considera aquilo falso e outra parte das pessoas considera aquilo como verdadeiro.
Orador 2
É e que não é possível contestar.
Orador 4
E houve e houve alguma um tribunal, alguma entidade independente que analisasse antes, decidir se era verdadeiro ou falso.
Orador 2
É boa questão, eu lembro-me que na altura da da da exclusão da conta do Twitter do Donald Trump, isso foi muito falado e esta questão da da.
Orador 2
De quem é que?
Orador 2
Decide o que é que é verdade, o que é que pode ser disseminado como informação a pronto? Isso é uma discussão. Aliás, foi a discussão que o Fred trouxe, mas não quero estar aqui AAA desviar o Tema Miguel.
Orador 4
O Diogo ainda ainda não.
Orador 5
Há sim, deixa-me só terminar desculpa com esta que.
Orador 4
Acabou, acho eu.
Orador 2
A que Cuba.
Orador 5
Por quê? E esta é a questão exatamente e eu há que perceber este esta essa realidade também não é. Eu acho que é importante também termos essa noção dessa realidade. Contudo, não de todo, todo estou. Estou a dizer que que deve haver AA uma censura sobre o conteúdo? OK, mas há aqui esta questão que é, portanto, segundo esta lei, os estas plataformas têm 4 horas para retirar essa informação do ar OKE tem que responder dentro dessas 4 horas, se não, então são multadas como Oo Fred disse.
Orador 5
E essa é a questão, será que é preferível essas estas empresas continuarem lá e darem essas essa janela de 4 horas sobre uma infor?
Orador 5
Ação ou se olharmos pelo outro lado sobre uma desinformação, não é? Mas ela fica disponível, OK? Pelo menos durante essas 4 horas, ou senão ou simplesmente saem de lá, não é? E removem se completamente da da Indonésia. EEA verdade é que Eu Não sei qual o melhor, OK, não sei exatamente qual é que seria a melhor resposta para para para estas empresas. A verdade é que todas neste momento assinaram e todas estão dentro, aparentemente porque não querem perder os seus utilizadores o seu.
Orador 5
O seu tráfego, etc. A mas eu diria que caso as coisas ficarem muito controladas por parte do governo.
Orador 5
É sair no sentido de é informação que não, que não é desinformação ou pode ser considerada não desinformação está a ser censurada, não é por parte do governo, seja por é o Governo ir buscar a informação destas contas.
Orador 5
OK é, eu acho que se isso ficar muito controlado, agora vai tudo, vai começar, não, sabe? Exatamente como é que ISTO vai ser daqui pra frente é porque é uma coisa muito, muito nova. É machista. Como se vê começar a ficar assim, muito controlado. Eu diria que as empresas deveriam.
Orador 4
Vir Miguel bom, eu penso antecipadamente, desculpa a todos aqueles que eu possa vir a ofender, é porque já sabem que eu sou muito direta e que a minha capacidade, que passaram a informação às vezes não é melhor à EPA.
Orador 4
Eu acho que essas empresas não tem valores nem qualquer tipo de compromisso com a liberdade de expressão. Se isso fosse com que expõe.
Orador 3
Clique razas Eu Não pensei nisso tudo.
Orador 4
Se isso fosse um país pobre, sem expressão, saiam logo. Mas como é um país de 200000000, assinaram todos, ou seja, um país de de com 200000000 e que aparentemente são utilizados de Internet ativo 7.
Orador 4
Entra a é paper aí afinal da liberdade, discussão e para vamos lá ver e tal não é ou tem um valor só não tenho valores. Os nossos valores deles são vistos, não tem como base a liberdade de expressão, mas tinha a população e o interesse do mercado. O Google, que não venha contenhas que em 2011 o da China, porque isso porque aquilo não o duro. Em 2011, SK não conseguiu entrar na China como cria, porque os próprios Chineses tinham motor de busca que funcionava da forma com o que tinha, era líder do mercado, obviamente, e havia ali algumas instituições e eles ainda iam ter o esforço sobre entrada.
Orador 4
Porque se elas tivessem dentre a China, vira-se para outro, para outro caminho com uma população. Não sei quantos bilhões obvious ao pequeno chamar é.
Orador 4
Não sei se a Google seria a situação mente não é? Ou seja, eu acho que é importante. Nós percebemos que estas empresas, infelizmente para nós, estes valores da liberdade de expressão et cetera, se ISTO é um valor, aplique sempre se não se aplica sempre, não é um valor, é uma estratégia, concorda com isso ou não? Eu pessoalmente, eu giro a minha vida assim ou eu tenho valor.
Orador 4
Valores aplicam-se sempre na situação, ou seja, não é para eu, eu só tenho valores quando não posso fazer uma coisa má, não?
Orador 4
Eu mesmo que eu tenha oportunidade de uma coisa má, os meus valores impedem de o fazer teoricamente, obviamente, com os copos a mais, os valores vão, se vão desaparecendo.
Orador 4
Eu confesso quando tu disseste os principais países, eu estava ali, eu estava a ouvir ai. Eu Não percebi que era por população e eu pensei que ias dizer, Estados Unidos, Brasil, Europa, tipo como um todo e China qualquer coisa, porque eu acho que esta ideia de liberdade de expressão, Como Eu já disse, é uma grande tanga.
Orador 4
Os países que apresentaste são pintados como maus da fita.
Orador 4
Porque estão a criar legislação, etc. Mas os países ocidentais, na minha perspetiva, são exatamente a mesma coisa. Quando foi o covide, as grandes plataformas decidiram, literalmente decidiram quais é que eram as narrativas que apoiavam e o que deixavam ser publicado ou não nas suas redes.
Orador 4
Nós na altura discutimos aqui é pá que eles são redes privadas, etc. Mas a realidade é que qualquer pessoa que fosse contra a utilização de máscaras.
Orador 4
Ao contra confinamento, etc. Logo acusado de ser estilo e vi a sua conta bloqueada e os próprios conteúdos eram bloqueados, et cetera havia graves problemas.
Orador 4
Vimos presidentes país a serem bloqueados por entidades privadas e para que eu acho que eu, a meu ver, foi uma das maiores barbaridades que foram feitas durante o kovid e para eu estava a passar a informação verdadeira ou falsa e para não sabemos, houve algum tribunal que tenha analisado a situação e tenha dito realmente esta informação é falsa, alguma entidade independente que não haverá essas coisas ou não?
Orador 4
Não é é nós. Tivemos imensas sessões sobre o direito fazerem, aparentemente, todos acreditamos que elas têm o direito de escolher o que aparecem, que não aparece porque são redes privadas, eh pá, contra isso, cada um tem a cada um tem a sua opinião.
Orador 4
O que me parece é que estes países estão a legislar para serem.
Orador 4
Eles a controlar o que o?
Orador 4
Que não vamos dizer o que pode aparecer.
Orador 4
Mas o que?
Orador 4
Não pode aparecer porque, apesar das Cerdas redes sociais serem privadas, elas operam no país e conseguem comprovadamente moldar os espíritos e as mentes dos cidadãos.
Orador 4
E até mesmo influenciar eleições, como se viu nos Estados Unidos, certo? Ou seja, há no nosso espectro de sociedade democrática em Portugal ter alguém a falar com ideias de extrema direita. E ISTO of Bush é algo que nós consideramos que não deve estar coberto pela liberdade da expressão. A Eu Não gosto do tipo de discurso racista, etc. Não é pá, Eu Não gosto, não me não me revejo nesse tipo de discurso. Falar do Salazar é quase um crime, a não ser que se diga que pá o Salazar foi muito mau. ISTO foi ISTO, foi muito, foi horrível OKA, nós não gostamos cá em Portugal, não gostamos destas ideias, muito à direita.
Orador 4
Mas será que nesses países e nessas sociedades o espectro poderá estar no outro lado em que as ideias de da democracia ocidental nós temos ideia que a democracia é uma coisa espetacular?
Orador 4
É pá é espetacular na nossa cultura e na nossa forma de estar e de viver e de ser, não é, mas se calhar do outro lado do mundo, eh pá, estes valores democráticos como nós os vemos, eh pá, não foi algo para que aquela sociedade caminhou, não é?
Orador 4
Por isso é que houve quando os Estados Unidos andaram a tentar democratizar o mundo. Havia aqueles falhanços incríveis, porque eles levavam a democracia.
Orador 4
Eh, pá mas aqueles povos que há nem nem acreditavam muito nesta ideia de democracia, não é aquelas culturas não influíram para aí.
Orador 4
Mas não estamos, não quero transformar ISTO numa cena, numa cena política. OKA eu pessoalmente teria medo. Se agora o Facebook e Instagram começassem a dar audiência a post desse que dissessem que Portugal estava a precisar de ser democratizado e que os americanos iam salvar, ou seja, podemos decidir o que é que pode ser uma rede social a decidir aquilo que NOS influencia ou não.
Orador 4
Bom a é pá. Eu Não faço ideia. Eu sou daqueles que acredita que todos, todos devemos poder dizer tudo.
Orador 4
Acredito mais profundamente ainda de que nós temos. É de ter educação para saber aquilo que devemos ignorar. Não deve ser uma rede social a dizer-nos, Olha, vocês vão ignorar, ISTO é pá.
Orador 4
Deve ser, acho que é uma questão muito, muito controversa. OK, eu deixo aqui um desafio a todos os portugueses que.
Orador 4
São a favor da liberdade de expressão.
Orador 4
Então aqui é o seguinte, pá, isso o algoritmo do Facebook começasse agora a favorecer conteúdos que NOS doutrinam sobre outras culturas e religiões.
Orador 4
Nós íamos gostar, ou seja, se agora começássemos a ver cada vez mais conteúdos sobre a doutrina muçulmana, o Islão, sobre essa cultura toda, sobre essa forma de pensar e de ser nós íamos gostar como sociedade acham que sim ou acham que não, eh pá, Eu sou daqueles que acho que não íamos gostar, não é?
Orador 4
E é exatamente isso que o Ocidente está a fazer lá e nós estamos a impingir-lhes completamente todas as nossas doutrinas e todos os nossos valor.
Orador 4
EPA é eu sou a favor da liberdade de expressão. Eu Não sou a favor que o Governo se meter nisto assim que possa dar aí é porque apostou não.
Orador 4
Apesar de já fazer isso em Portugal, tamanho que existe mecanismos pelos fazer, experiente para bloquear contas é e para receber informação de contas et cetera.
Orador 4
Mas eu sou a favor e pai virtualmente, se é para estarmos aqui ter algum tipo de censura e se tirar alguma entidade independentes e para que o faça, mas.
Orador 4
É que não seja o Facebook não pode fazer e Hoje não estão habilitados para fazer nenhum Instagram, mas ninguém que são culturas e passam.
Orador 4
São vendidos Estados Unidos não entender alguma coisa que depois de ser útil, deve ter o seu organismo para tentar controlar o mercado. ISTO se é que queremos controlar as redes sociais nessa.
Orador 4
A meu ver, Ricardo, qual é que é a tua opinião?
Orador 2
É acho que o Tema está longo, é?
Orador 2
A minha filha.
Orador 2
Não muito simples, eu para esse Tema da liberdade de expressão, é vai ser de discussão recorrente e 10 limit ações de.
Orador 2
É de discursos na Internet seja limitada por governos ou por outro tipo de entidades que haja é sempre um Tema fratura ante, sobretudo agora na durante o Covide, como tu disseste a questão das máscaras das vacinas, mas há uma série de de outros temas que são sempre sensíveis e que, de facto, as redes sociais alinham com o discurso.
Orador 2
Scream EI que isso pode ou não ser perigoso, e se forem os governos AA controlar ainda mais perigoso se pode tornar 2 notas sobre este Tema curioso que Hoje, no dia que estamos a falar a tenha sido, acho que foi, acho que foi nomeado um senhor que trabalhava numa estação de televisão AI que foi nomeado para Eu Não quero estar errado, mas para assessor no gabinete do Ministro e portanto ia a comprova.
Orador 2
Desde que a havia limitação no tipo de notícias que saía enquanto esse senhor era Directory tinham poder de decisão. Portanto, ISTO para percebermos que até ao nível mais pequeno, há controle da informação que nós recebemos, estamos a falar de um canal de mainstream e do Canal com muita audiência. AE, portanto que ISTO, mas em Portugal é feito da forma antiga, não é ISTO online? É uma coisa muito avançada em Portugal, a gente é mais antiga do tipo eu agora estou aqui, pô.
Orador 2
Eu orientei as coisinhas. Não se preocupe, ninguém vai falar mal de TI depois daqui a 2 anos. Já sabes, é aquele lugarzinho lá No No play AE. Outra nota só muito rapidamente sobre estes control Controls, controles, controles.
Orador 2
Controles que a facilidade com que empresas como a Google e a e o Facebook têm em eliminar discurso de ódio que e muito bem de xenofobia, etc. Mas depois têm extrema dificuldade em mitigar AAE terminar com a propeg.
Orador 2
São de desafios online, como foi o caso aconteceu com o rapaz, que faleceu em Londres e o tipo de iniciativas a que são de automutilação e não só e que causam dano aos jovens e que, de facto, o Facebook não consegue encontrar o Facebook e outras redes sociais não conseguem não terá solução para isso. Mas se for para mandar um vídeo.
Orador 2
Acho uma porcaria qualquer que não tem interesse nenhum, mas que está a incomodar 2 ou 3 pessoas. Aí é 2 segundos. Depois, já desapareceu o vídeo bom.
Orador 2
Essas notas a muito bem, vamos já para o momento seguinte, que é uma rede social que eu amo de Coração.
Orador 2
Praticamente tenho tatuado aqui ao nível da zona do Períneo. A que é o Twitter? Vamos anunciar os nossos novos subscritores do Twitter. Estamos prontos. É pá por.
Orador 5
Amor de Deus, então Bora lá. Então esta semana temos a Sara David.
Orador 5
Duarte é Oo Luís F Menezes OMEO profissional de marketing e eles têm o nosso fallback.
Orador 2
Muito bem, obrigado Diogo. Vamos então já de seguida, para as notícias de marketing digital em Portugal e no mundo mais importantes desta semana.
Orador 5
Força Diogo das meu muita notícia Hoje também. Então a Google lançou uma nova tag de acompanhamento que inclui todas as propriedades Google num só código, ou seja, já não precisam de adicionar um código para o Google analytics e outro para o Google.
Orador 5
Website agora está agora basta ter uma única tag da Google e está tudo incorporado, OK, incrível não é? E agora vamos pensar, o que é que está a medir?
Orador 5
Ali não é, enfim.
Orador 5
Mas um motor de pesquisa que vocês adoram está neste momento também com vários problemas. OK? Acabaram por ser removidos vários conteúdos e erroneamente do motor de pesquisa a um autor geral Na Na Ásia do motor de pesquisa. É, então está com imensos problemas?
Orador 5
Neste momento.
Orador 5
Mais ainda na Google, a Google publicou novas alterações ao guia de avaliadores de pesquisa, portanto, é um guia muito utilizado por s ou expressar, orientarem o que é que é bom conteúdo e o que é mau conteúdo mais ainda NOS resultados dos semestres, dos aliás dos trimestres a anteriores, a Google é de aumentou 13,5% no seu lucro, a ou na sua receita, aliás, mas o Microsoft Bing aumentou 15%, ou seja, parece que o Bing está a crescer mais.
Orador 5
De momento do que a Google mais publicou o seu shopping index.
Orador 5
Com dados de mais de 1000 milhões de site de e-commerce e parece que o e-commerce, neste momento a nível global, está em decréscimo OK? Portanto, vão lá ver Oo relatório, o link está em marketing para idiotas.pt mais segundo anel johnsen, 39% dos profissionais de marketing sonham com trabalho OK estão a ficar ansiosos? Deus meu, não sonho e mãe acorda.
Orador 5
Mais a Net Flix a reforçou o seu investimento em videojogos, mais os e-mail também tem um novo look. Não sei se já repararam, mas há um há 11 novo design no e-mail e por último, os um estudo da Neuro Insight refere que o brand recall e 2727 por cento superior quando há quanto aos utilizadores de Tiktok OKE por esta semana.
Orador 2
Obrigado Diogo ao comentário muito breve aqui. Há alguma notícia? Não? Alguém avençado aqui da Google só para saber porque é que temos 123457 notícias da Google. Não há aqui ninguém a pensar depois não vai, é só pra saber.
Orador 5
É só porque eu tenho 95% do mercado de pesquisa, não?
Orador 5
É, ISTO é.
Orador 2
Quero a sim, a gente também só vive no browser para agora está melhor esquecer eu praticamente o dia todo. Eu acordo de manhã, browser todo pesquisa.
Orador 5
A ponto de Hoje, não fizeste uma pesquisa.
Orador 2
Hoje não fiz uma pesquisa.
Orador 2
Vou, vou fazer aqui um histórico, mas deixa-me só tirar aqui a expressão português. E eu acho.
Orador 5
Achei esta notícia bastante interessante é interessante, importante e talvez haja um comentário no próximo Podcast.
Orador 5
AA no próximo episódio sobre esta este código de acompanhamento, esta tag de acompanhamento da Google, que agora passou a ser só uma, ou seja, a mesma até que mede os utilizadores em Google analytics e a mesma tag é o mesmo código que mede os utilizadores de Google Ads, o que mede os utilizadores do YouTube. O que mede os utilizadores do vosso Heads? Portanto, é só uma tag para gerir todas as propriedades do Google, ou seja, o Código.
Orador 5
ISTO, não sei se vocês têm essa preocupação, mas o que o vosso código de um de uma ferramenta de Google analytics vocês têm no vosso site é o mesmo código neste momento ou vai ser o mesmo código neste momento a que é utilizado em outras tantas tag OK? Ou seja, parece que ao estar tudo integrado, não é onde é que está a vossa informação de Google analytics sair e está a ser utilizada para quê? Pensei nisso.
Orador 2
Já descobrimos quem é avençado da Google. Muito bem, vamos a ferramenta a ferramenta da semana em.
Orador 2
Fiz muita da semana esta semana, a ferramenta trago eu é que é uma ferramenta que eu amo decoração utilizei Sei Lá, 2 vezes que é uma optic MAUTICO moti que é uma solução de automação de marketing. É open source, portanto vocês têm que o fazer uma instalação no servidor próprio que tenham ou então fazer uma instalação no vosso domínio através do cpanel. Vocês conseguem fazer isso facilmente? Se não peçam ajuda ao Diogo é e o que é que ele permite? Permite um sem número de coisa.
Orador 2
Coisas tão simples como enviar newsletters diretamente do vosso domínio de de e-mail sem terem que correr a serviços como iguais ou ou ou outros.
Orador 2
E permite também uma série de outras automações, criações, por exemplo, de campanhas de direito, marketing com envyus a periódicos aos vossos subscritores e um sem número de outras funcionalidades de automação. A funciona também como um mini CRM. Não é fantástico, mas dá para funcionar e é um. É um início de um bom projeto de crmmatic.org fica o fica a dica, fica a dica.
Orador 5
Mau o tipo não é mau, é mau.
Orador 2
Malti que não, não, não, tá não, não é chinês e está bem, é moti que é má utic.org muito bem. Querem deixar alguma nota final? Grande episódio.
Orador 2
Realmente grande vai.
Orador 4
Longo, viva a democracia e a liberdade de expressão é.
Orador 2
É pá, EU eu ia fechar com alguma coisa. Agora esqueci-me completamente bom. Vou fechar só com o habitual, não é relembrar do nosso grupo do WhatsApp W ponto marketingdiretas.pt.
Orador 2
E para quem ainda não é para subscrever o nosso podcast ângulo podcast e pelo podcast o Spotify deixar uma avaliação se gostarem muito do nosso website. Quem não tinha falado Hoje, o marketing por idiotas.pt, nós deixamos lá todo o conteúdo e links daquilo que falamos aqui NOS nossos episódios. Nós, como sempre voltamos a ver na próxima semana, por isso não percam o próximo episódio, porque nós também não tchau, tchau.
Os Idiotas
Frederico Carvalho
Formador e consultor de marketing digital
Miguel Rão Vieira
CEO @ pkina.com / funis.pt
Diogo Abrantes da Silva
Freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics