Crescimento do YouTube Shorts, porque abandonamos as empresas e planos de contingência – e119s01

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Crescimento do YouTube Shorts, porque abandonamos as empresas e planos de contingência – e119s01

Episódio 119
49:34

Esta semana falamos da razão porque abandonamos as empresa, planos de conteigência em Marketing e a revolução da atenção e o crescimento explosivo do YouTube Shorts.

Episódio de: 3 de Maio, 2023

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Miguel

 https://amp.expresso.pt/economia/2023-04-30-56-mudam-de-emprego-por-causa-do-chefe-27c734b4

https://content.wisestep.com/reasons-employees-quit-managers-not-companies/

Hoje venho falar sobre um dos tópicos nunca ouvidos no  linkedin… liderança…o que faz um bom lider…etc…

Um estudo de Sara Midões, coordenadora executiva e docente do curso de liderança positiva e empática, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa diz que 88% dos trabalhadores diz que o lider directo tem impacto na sua satisfação (ou não) laboral.

81% dizem que já ponderaram mudar de emprego apenas pela qualidade e posicionamento do seu lider e 56% já chegaram mesmo a vias de facto.

O resto do artigo estava por trás de uma paywall e não consegui ver…por isso para encher algum tempo na minha notícia pesquisei na net motivos pelos quais as pessoas abandonam os seus lideres:

  1. Quando nos dão excesso de trabalho
  2. Quando ficam com os créditos do nosso trabalho
  3. Quando há muito esforço sem avaliação de desempenho
  4. Quando ignoram as nossas questões e opiniões
  5. Quando faltam ao respeito
  6. Quando não respeitam o compromisso do trabalhador para com a empresa
  7. Quando dão valor a funcionários irrelevantes (os que só dão graxa)
  8. Quando impedem o crescimento de funcionários (não lhes dão promoções)
  9. Quando fazem micro gestão e não deixam o funcionário desenvolver skills
  10. Quando desencoragam a criatividade dos funcionários
  11. Quando tomam partido sempre das mesmas pessoas
  12. Quando têm medo de assumir responsabilidades
  13. Quando criticam mais do que elogiam ou dão feedbacks positivos
  14.  Quando são injustos na distribuição de tarefas
  15.  Quando têm falta de inteligência emocional

Posto isto e agora que já ocupei a minha quota de tempo:

  • Já abandonaram ou conhecem alguém que abandonou a empresa por causa do líder?
  • Falando especificamente do departamento de marketing…como podemos motivar a equipa a dar o seu melhor?

 

Diogo

Esta semana trago-vos um relatório da Gartner que fala sobre planos de contigência no marketing e como os marketers estão a usá-los ou não. 

 

Então segundo esta pesquisa da Gartner com quase 400 líderes de marketing realizada entre novembro e dezembro de 2022 afirma que 81% dos líderes de marketing estabeleceram um plano de contingência para responder a eventuais problemas no mercado, mas apenas 21% dos entrevistados disseram que seguem esses planos. 

A pesquisa destaca a importância de ter um plano de contingência em vigor e seguir o plano quando houver uma crise econômica. A pesquisa descobriu que 44% dos profissionais de marketing digital que adotaram um plano de contingência excederam o crescimento do lucro ano para ano YoY, mesmo durante um evento economicamente disruptivo. Os entrevistados que aumentaram os gastos mediante o seu plano de contingência foram quase duas vezes mais propensos a alcançar crescimento do lucro ano para ano do que aqueles que diminuíram os gastos ou não fizeram nada. Em contraste, apenas 5% dos inquiridos referiram ter diminuído os seus gastos.

 

A minha questão para vocês não é simples, que ideias podem vocês dar para os nossos ouvintes sobre um possível plano de contingência para quem ainda não o tem.

Gartner Survey Finds 81% of Marketing Leaders Have Contingency Plans in Response to Disruptions, But Just 21% Follow Them

 

 

                                                                                                                         

FRED

 

Já se perguntaram como é que os anunciantes estão a adaptar-se às mudanças no panorama digital e às crescentes exigências de atenção dos consumidores?

Ora bem, mais uma modinha para uma voltinha, para mais um episódio com foco nas métricas de atenção e no fenómeno YouTube Shorts, que está a causar furor no mercado publicitário.

Um pouco de contexto: o YouTube foi lançado em 2005 por três visionários – Steve Chen, Chad Hurley e Jawed Karim – e adquirido pelo Google um ano depois por 1,65 mil milhões de dólares.
Em 2022, o YouTube gerou sensivelmente 30 mil milhões em receitas.
Ora, em perspectiva 30 mil milhões daria para adquirir o Benfica, o Porto e Sporting CP e ainda sobrava já que os 3 combinados valem 2 mil milhões de euros. O resto era para investir em infraestruturas, contratação de jogadores e academias de formação.

 

Os YouTube Shorts chegaram em 2021, inspirados pela popularidade dos vídeos do Instagram Reels e do TikTok. A plataforma atingiu impressionantes 50 mil milhões de visualizações diárias e registou um aumento de 80% no número de canais a carregar conteúdo em 2022.

 

Porque é que isto é importante? A visibilidade sempre desempenhou um papel crucial no marketing, sendo o grande indicador de sucesso no marketing digital.
No entanto, devido ao aumento da procura de atenção por parte dos consumidores, os profissionais de marketing estão a adotar métricas que avaliam melhor as interações significativas com os anúncios.

 

As métricas de atenção baseiam-se em dois sinais principais:
1. dados biométricos (tecnologia de rastreio ocular) e
2. dados de posicionamento e desempenho (espaço no ecrã, interações, taxas de conclusão, etc.). Apesar das preocupações com a invasão de privacidade do rastreio ocular, a maioria das empresas utiliza apenas dados agregados de painéis de consumidores que consentem a sua utilização.

 

Os dispositivos móveis dominam o consumo de conteúdo, tornando as métricas de atenção fundamentais para garantir a eficácia e relevância das campanhas publicitárias.

 

Neste cenário, surgem várias questões:

  • Porque é que as métricas de atenção estão a substituir as métricas de visibilidade?
  • Como é que a tecnologia de rastreio ocular e os dados de desempenho estão a moldar a publicidade?
  • Qual é o papel crucial dos dispositivos móveis na era da atenção?
  • Qual é o efeito do crescimento explosivo do YouTube Shorts e como é que isso afeta o panorama da publicidade?

A Reprise Commerce descobriu que indivíduos mais velhos tendem a ter um maior período de atenção, o que não implica necessariamente maior envolvimento, mas sim que prestam mais atenção à medida que envelhecem.

Os dados mostram que os dispositivos móveis lideram outros meios de vídeo em alcance, com 39% de todas as impressões de anúncios em vídeo no segundo trimestre de 2022.

A Google está a introduzir novas funcionalidades publicitárias no YouTube Shorts, como a expansão das campanhas de alcance de vídeo e o lançamento do recurso “Primeira Posição nos Shorts”

 

Em resumo, as métricas de atenção estão a ganhar cada vez mais relevância no marketing digital, e a crescente popularidade do YouTube Shorts apresenta novas oportunidades e desafios para anunciantes e criadores de conteúdo. Neste cenário em constante evolução, é fundamental que os profissionais de marketing estejam atentos às mudanças e adaptem as suas estratégias para se manterem na vanguarda do mercado publicitário.

 

O YouTube Shorts, com o seu crescimento explosivo e recursos inovadores, é um exemplo de como as plataformas estão a reinventar a publicidade para responder à era da atenção.

 

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 Questão

 

Sobre o Podcast Marketing por Idiotas

podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.

O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.

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Temas no podcast

01:07
Temas
47:10
Rapidinhas

Neste episódio


Orador 2
Olá a todos bem-vindos ao Podcast marketing por idiotas. Neste episódio temos na ementa, os grupos do Facebook estão vivos ou mortos. O estado do comércio electrónico e as tendências para 2023 da Shopify. Por último, a inovação para sobrevivência já sabem para ficarem a saber tudo sobre este Tema. As novidades do marketing desta semana deixei de ficar por aí. Ora, muito bem, sejam então muito bem-vindos a mais um episódio, ninguém sabe qual é do podcast marketing por idiotas o vosso podcast onde falamos sobre marketing, negócios e tecnologia não falha no podcast temos todas as semanas os 3 temas da semana que já mencionei. Temos também as rapidinhas, ou seja, são as notícias da semana mais relevantes e, por último, a ferramenta da semana ou O Jogo da estatística onde o. Ricardo Olá. O.
Orador 4
Pouco alô o Fred.
Orador 5
E o Miguel alô.
Orador 2
Competimos entre nós precisamente com um dado interessante e também para fingirmos que sabemos alguma coisa. Já sabem tudo ISTO em marketing por idiotas.pt, onde podem consultar todos os links, notícias e temas e agora também temos um novo subdomínio, YouTube, ponto marketingdietas.pt onde podem vislumbrar 2 a 3 episódios pode variar bastante, mas estão lá. Os nossos episódios estão lá também, as nossas carinhas de trocas sem mais demoras e pessoal que NOS está a ouvir pela primeira vez e que ouviu estas pela primeira vez, nós repetimos todas as semanas quem já é repetente. Obrigado, então agora ouvir o nosso podcast. Já souberam avançar aqueles 15 segundos isso. Sociais para chegarem aos temas Miguel, vamos falar de uma rede social que eu pensava que já estava extinta. Uai o Facebook.
Orador 5
É verdade. Alguns dos nossos ouvintes também já sabem que faltam 15 minutos para a Frente para apanharem conteúdo de de maior qualidade a partir deste momento.
Orador 2
É Deus e Eddie segundos, não disse não, disse minutos e segundos não podia. Não podia ter dito minutos sem querer.
Orador 5
OK olha, vamos a querer exato olha eu esta semana trago este este Tema do grupos do Facebook estão vivos ou mortos? Eu adoro estes temas ao vivo do vivo ou morto, porque eles têm sempre imensa discussão e volta sempre aqui umas discussões. Interessantes, todos nós já ouvimos que A Rede Social Facebook está morta, que ninguém vai lá, que é o que é o Sol pessoal. Se o pessoal já só tem conta porque nunca se deu ao trabalho de fechar que toca, que é o Instagram também o é e o Twitter não era, mas passou a ser e agora é pelo pelo número de seguidores. Nós vamos tendo, não é o meu equipa e de análise para perceber se o Facebook está vivo ou morto. Sempre foi o meu dia de anos e eu há 7 anos atrás tinha tipo 300 e tal pessoas a darem umas. Tens desde aí o número todo vem sempre caindo todos os anos e agora tenho para. Aí umas 7. ISTO para mim, só pode querer dizer 2 coisas. O Facebook está a perder utilizadores activos e que interagem com a plataforma. Ou então é a minha popularidade que está a descer? Em queda e. Eu Não quero acreditar na segunda hipótese, por isso vou acreditando.
Orador 2
É exato, então vou fazer aqui o repto. Aliás, deixo este desafio a todos os nossos ouvintes. Irão nosso grupo do WhatsApp e dizer quantas pessoas desejaram os parabéns no seu feed para tirarmos este limpo. Ou seja, será que a popularidade do Miguel está pelas ruas da amargura? Muito. Ou será que o Facebook está com menos utilizadores activos? Pode ser um misto dos 2, é isso que vocês podem comentar em W ponto Math por idiotas.pt.
Orador 5
Eu também espero vocês quando é quando é que foi a última vez que deixar os? Parabéns a alguém.
Orador 2
No Facebook Eu Não tenho Facebook já.
Orador 5
Sabes que eu?
Orador 3
Tinha eu durante uns tempos, eu tinha um bote automático instalado no Chrome. Já estava automaticamente. Quando é que a pessoa fazia?
Orador 5
Ei EI isso já.
Orador 3
Anos não ainda tenho instalado porque nunca mais.
Orador 2
Despertaste uma faca no Coração de tanta gente neste momento, cumprimentos. Orador Mas o que ISTO é giro, isso é?
Orador 3
Esta e não existe ainda existe, mas só ESP. Então é assim, aquilo tinha uma versão em que eu podia escrever 3 frases completamente. Então, quando o sistema detectava que a pessoa fazia antes, ele rodava as frases diferentes para cada um dos utilizadores.
Orador 4
É isso.
Orador 3
Juro aquilo era máximo de. Sucesso depois começou me fartar por um. Motivo que foi o seguinte, que é aquilo. Quando o sistema automático itens um grupo grande, as pessoas respondem é, é aí é que há.
Orador 5
As pessoas respondiam. Te que tu ficavas irritado?
Orador 3
Um problema aí. Aí está um problema porque?
Orador 2
E lá ficava a.
Orador 3
Na resposta, tu já és obrigado a ir lá pronto, então para com isso, porque pensei. É giro resultou mas. Pronto era só. Ainda está aí, mas ainda existe, sim.
Orador 2
Meu Deus, que faca no Coração.
Orador 4
E será que ISTO se compara aos parabéns quando mudamos de profissão no LinkedIn?
Orador 2
Eu acho que é um bocado.
Orador 3
Também dá para automatizar?
Orador 2
Muitas felicidades, votos de muito sucesso, cara de meter mais um.
Orador 5
Sim parabéns do novo no novo desafio aqui que o parabéns pelo seu aniversário de emprego.
Orador 2
Há exato esse médio?
Orador 5
É só uma fase qualquer.
Orador 4
Bem, mas não, não não desfocar. Eu acho que AO pessoal do WhatsApp eu gostava muito de perceber também o qual o número de parabéns que eu também vou ver. O número de parabéns que que recebi da última vez.
Orador 2
Que ainda recebe.
Orador 3
Mas eu Diogo, o Miguel já acabou, não?
Orador 4
Não, não, não.
Orador 5
Era só era só.
Orador 2
ISTO ai era então Obrigado, Miguel.
Orador 5
Mas queria só dizer que aqui do que aqui dos meus 3 ilustres ninguém me deu os parabéns no dia de anos, mas é pá, vamos continuar. Vamos continuar desde.
Orador 2
Olha, eu falhei, Diz Que Não tenho Facebook, tenho falhado muitos aniversários.
Orador 5
Mas eu também e por acaso tenho sentido. Isso neste vídeo já não dou?
Orador 4
Eu dei no Facebook Miguel tu é que.
Orador 2
Não viste e falar escrever agora? Tá lá, parabéns atrás.
Orador 5
É, eu faço a 24 de Dezembro, ele vai lá meter. A 24 de Janeiro olha. Mas pronto, eu olha eu já não abri o Facebook. Há uma data de tempo até que me acontece intenções, nem intenções têm vai bem, não vamos descambar. Eu prometi que esta semana me apertar bem, que não ia começar aqui a disparatar, mas pronto.
Orador 2
Bombas força.
Orador 3
Interessa a intenção Miguel.
Orador 5
A esta semana passada houve uma coisa que me fez voltar à plataforma, o nosso ouvinte. O Luís Menezes experimentou, gostou e depois perguntou-me se podia promover o bem. Tweets by Leads cria a tua página de inteligência artificial e um minuto a já lhe. Orador Tinham, estou a gozar.
Orador 1
Minha mãe qual é o link?
Orador 5
Estou a gostar muito, sério? Basilides.com.
Orador 2
OK boa.
Orador 5
Ponto com o. E eu pronto, eu lá e disse que sim, e ele começou a fazer aqui uma promoção e de repente, a plataforma começou a aumentar exponencialmente o número de utilizadores a cada 7 ou 8 minutos, vinha um novo utilizador registado como a landing page criada na plataforma.
Orador 3
Mas com link da filiava?
Orador 5
Não, não, eu por acaso eu ia dizer isso a seguir Luís, nem penses que vais receber link? De afiliado à.
Orador 2
Vais receber directamente uma quota na empresa.
Orador 5
Exatamente exatamente a mas pronto era 778 minutos, vinha um novo, uma nova pessoa que se registava no site. Ia confirmar o e-mail e a seguir criava uma landing page. Ou seja, não é uma lide, não é uma, sequer uma visita era mesmo. Um registro bom. No total entraram 60 utilizadores novos no espaço de 1 dia. Eu fui logo falar com o Luiz, é pá Luiz, diz-me O Segredo, que é que está a passar o que é? Fizeste e ele disse basicamente como informação num grupo de Facebook, onde está que tem o Tema de marketing digital mais Patric managers e que tem cerca de 2000 membros. OKO Post que ele colocou era muito simples, tinha ali um link para a página e dizia que tinha encontrado ali 11 plataforma que criava landing pages, etc. Ai eu fui fiquei completamente pasmado porque nós fizemos aqui as contas. 2000 utilizadores Eu Não sei quantas visualizações do Post é que existiram, mas 97 pessoas visitaram a página. O que são? 4% desses 2000 desses desses 9762 inscreveram-se, o que significa uma taxa de conversão de 63%. OK, foram 60 num só dia e depois 2 ou 3 NOS dias a seguir, já não estou a contabilizá-los Paulo e não me chatear. Basicamente ISTO foram resultados, foram resultados 100% orgânicos grátis e no Facebook, claro que nós, assim que vimos ISTO, fomos logo replicar a estratégia para outros grupos e começamos a ter mais inscrições orgânicas. OKO que me levantou logo a questão, então, mas ISTO os grupos Facebook, ISTO está vivo ainda não é? Eu já pensava que os grupos estavam estavam. Podes? Eu vim ver aqui algumas estatísticas e tenho aqui algumas muito rápidas. 1.8 biliões de pessoas utilizam Facebook groups, 400000000 de pessoas estão em grupos que consideram terem significado. Há. O Facebook redesenhou a experiência para ficar mais focada de conteúdos vindos dos grupos que têm mais ricos neste momento e menos dos amigos, o que parece ser resultado aqui para para aumentar o número de grupos. 50% dos utilizadores do Facebook fazem parte de 5 ou mais grupos. Existem dezenas de milhões de grupos no Facebook, os principais grupos são engagement acima de 80%. Posto ISTO, pessoas para o painel. Vocês tinham esta ideia que os grupos Facebook estavam vivos. Qual é a percepção vivo ou morto? Vale a pena insistirmos. Hoje em dia ainda criamos grupos de Facebook para as nossas comunidades. A existimos esta estratégia e tática de marketing e como é que podem as marcas ter presença nestes grupos? Queria saber a vossa opinião.
Orador 2
Muito bem, não sei, Diogo, força.
Orador 4
Oo Miguel confirme uma coisa, mas tu me distes o tráfego e o tráfego vinha com referência de Facebook ou estás só deduzir porque?
Orador 5
Todo todo no Facebook.
Orador 4
Porque foi a única partilha? Vinha tudo Facebook.
Orador 5
Foi a única foi a Unica partida. Nós ainda não tínhamos começado a fazer a nossa, a nossa. Nós ainda não fizemos campanhas sequer nós basicamente falar, falei com o Luís, ainda estávamos
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Os Idiotas

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Frederico Carvalho

Formador e consultor de marketing digital

Miguel Vieira podcast marketing por idiotas

Miguel Rão Vieira

CEO @ pkina.com / funis.pt

Diogo Abrantes da Silva freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics

Diogo Abrantes da Silva

Freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics

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