Como Resolver conflitos, a morte do Twitter parte 3 e transformação digital Europa – e115s01

podcast marketing por idiotas

Como Resolver conflitos, a morte do Twitter parte 3 e transformação digital Europa – e115s01

Episódio 115
1:09:45

Esta semana no falamos de como resolver conflitos, a morte do Twitter parte 3 e transformação digital Europa.

Episódio de: 4 de Abril, 2023

Download do podcast

A servidoresverdes.pt que já está online e já se podem criar o vosso website. 

 

Sabiam que enquanto membro da União Europeia, Portugal partilha do objetivo comunitário de atingir a neutralidade carbónica em 2050. E Como tal há uma proposta do chamado IRS verde que permitirá benefícios fiscais para as empresas que contratem serviços categorizados como sustentáveis?

A servidoresverdes.pt ajuda-vos a passarem para um servidor com energia 100% renovável certificada que permite oferecerem um site amigo do ambiente.
E mais, se o vosso site for em WordPress, a servidoresverdes.pt ainda oferece uma otimização do vosso site para que carregue mais rápido e consuma menos energia.

 

Para saberem mais, basta entrar onde? Servidoresverdes.pt e deixarem o vosso contacto.

 

Diogo

Esta semana venho falar de mais uma morte declarada do Twitter, desta feita pelo website Techcrunch onde o jornalista afirma que o Twitter está a morrer e quais as razões e quero vos perguntar se na verdade o Musk não tem aqui uma pitada de razão na sua intenção. 

 

Para dar aqui algum contexto este artigo foi escrito após o Twitter anunciar que a partir do dia 1 de abril só as contas pagas teriam acesso ao blue checkmark, ou seja, o icon de conta verifica. E se a vossa empresa ou conta não pagasse, mesmo que tivesse o icon de verificação antes, iria perdê-lo. Contudo, parece que como toda a inconstância do Twitter de hoje em dia, e recorde que ainda ontem o logo do Twitter mudou para o símbolo da Dogecoin só porque sim. Enfim, então parece que mesmo após anunciarem esta questão das contas verificadas, parece não ter ido para a frente pelo menos até ao momento.

Bem mas vamos ao artigo. O artigo menciona que desde que o sr. Musk tomou as rédeas da empresa que:  

  • Musk expulsou especialistas da empresa e afastou várias celebridades.
  • Segundo o autor, o Musk recompensou maus atores na plataforma e spammers e que prosperam num vácuo de informação porque continuam a postar.
  • O Sr. Musk tomou decisões destrutivas, como desbanir nazis, transformar a verificação em num megafone pago e banir jornalistas.
  • O Musk está a remover a última camada de verificação e apenas contas que pagam US$ 7,99 por mês iriam ter a verificação. E na verdade já n é possível diferenciar quais as contas que pagam e têm acesso ao selo de verificação ou aqueles que tinham o selo de verificação antes.
  • Os Utilizadores genuínos estão indignados com a ideia de serem chantageados para pagar a Musk para provar quem são.
  • De adicionar, que não estava no artigo, mas parece que segundo um relatório da VOX, o Twitter perdeu metade os 1000 anunciantes na plataforma anteriormente, que a avaliação da plataforma está agora nos 20 mil milhões (depois dos 44mil milhões pagos) , que a receita da empresa ano para ano em dezembro, a empresa diminuiu a receita em 40% e o Twitter Blue tem cerca de 450 mil assinantes, o que equivale a apenas 0,12% da base total de usuários do Twitter.
  • Enfim, o artigo acaba com este ponto de que o sr. Musk está a transformar o Twitter no oposto de uma meritocracia e numa plataforma pay to play.

 

E antes da questão, quero só adicionar que, não estou a dizer que o caminho que o Elon Musk está a tomar e a forma como o está a fazer é ou foi a correcta, porque é-me claro que não. 

Mas fica-me esta questão, que é: com todo este hype da inteligência artificial nas ferramentas online, se não é mesmo isto Ou seja, se no futuro, só vamos conseguir confiar numa rede social onde os utilizadores sejam todos verificados? Seja por um pagamento ou não.

https://techcrunch.com/2023/03/28/twitter-is-dying/


FYI Blue subscribers:

All the existing Blue features

Edit Tweet, 1080p video uploads, Reader, custom navigation, Bookmark Folders, Top Articles and more.

Rocket to the top of replies, mentions and search

Tweets from verified users will be prioritized — helping to fight scams and spam.

See half the ads

See 50% fewer ads in the home timeline.

Post longer videos

You’ll finally be able to post longer videos to Twitter.

Miguel

 

Os utilizadores do twitter estão sempre A tua equipa está sempre a discutir? O teu chefe irrita-se sempre que lhe apresentas uma ideia nova? Os teus funcionários estão sempre a meter posts no linkedin sobre como um verdadeiro lider se deve comportar? O designer fica amuado, responde mal e sente-se ofendido porque corrigiste um design com a tua visão? O teu cliente está amuado e a responder mal nas reuniões? Salta a tampa à tua mulher quando vê uma tampa da panela mal lavada arrumada? Os teus filhos resmungam quando dizes que têm de largar o telemóvel e comer à mesa? O

 

As relações humanas são difíceis e complexas…seja no local de trabalho, em casa, entre colegas e amigos, entre casais, entre pais e filhos…bem esperemos que não chegue ao ponto de se tornarem difíceis até com a inteligência artificial.

Hoje vou falar sobre uma masterclass que fiz com da Esther Perel, uma especialista em relações entre humanos, principalmente no local de trabalho…e ela fala sobre uma teoria de Howard Markman, um especialista e autor.

Quero partilhar com vocês isto porque ajudou-me mesmo bastante tanto na vida pessoal como profissional e na minha relação com os clientes.

 

 Então vamos lá começar a entregar o valor.

Sempre que vemos 2 ou mais pessoas a discutir geralmente perguntamos: “Estão a discutir porquê?” e tentamos perceber porque motivo estão a discutir.

Mas a pergunta certa para começarmos a resolver o conflito não é perceber o motivo pelo qual estão a discutir acesamente…mas quais os motivos subliminares e que causam as emoções de raiva, frustração etc.

Ou seja a ideia não é perceber quem tem razão…é perceber a causa da emoção negativa… A razão pela qual as pessoas estão a discutir não é a razão pela qual as pessoas estão a discutir.

O Howard Markman define 3 motivos principais pelos quais os seres humanos discutem acesamente…e geralmente existe mais do que 1 motivo numa discussão:

PODER 

Quais as prioridades de quem é que importam mais? Quem é que tem o poder de decisão? Quem é mais importante do que eu? Porque as decisões não são respeitadas?

Exemplo: Director Criativo diz ao designer que tem de seguir determinado caminho numa peça. Se o designer não cumprir e no dia apresentar a peça sem seguir as direções vai surgir uma discussão.

  • Director criativo sente que o seu poder, decisão e autoridade foi colocado em causa.
  • Mas será que o designer vai discutir apenas por poder?

VALORIZAÇÃO, RESPEITO E RECONHECIMENTO

O designer vai sentir que não tem liberdade criativa. Vai sentir que não existe reconhecimento de que ele também é capaz de produzir um bom trabalho. Vai sentir que a sua arte não é valorizada… vai sentir “É muito fácil mandar e depois ir-se embora…” eu é que faço o trabalho todo, etc.

A discussão vai tornar-se extremamente acesa porque ambos estão a discutir sobre a peça criativa, mas a realidade é que estão a discutir de um lado quem manda e do outro lado o valor que cada um tem.

SEGURANÇA, CARINHO, AFECTO, PRÓXIMIDADE

Mas existe outro nível a que a discussão acontece. E prende-se com a segurança ou neste caso insegurança que cada um sente.

O director criativo sente-se inseguro, pois sente que não pode confiar no designer.

O designer sente-se inseguro pois sente que o director criativo não confia nele.

Ambos sentem-se desconectados e distantes.

Posto isto tenho um desafio para vocês e para toda a nossa audiência.

Pensem nas últimas discussões que tiveram, e tentem encaixar os sentimentos de cada lado em cada uma das caixinhas: Poder, Reconhecimento e Segurança.

Será que as discussões foram realmente sobre o que andaram a discutir, ou as discussões na realidade foram sobre um ou mais destes 3 items?

O 1º passo para resolver um problema é percebê-lo. Neste caso num conflito se perceberem exactamente o que está a ser discutido podem começar a resolver o problema de uma forma muito mais fácil abordando directamente as emoções do outro lado.

Pergunta para o painel:

  • Com base no que ouviram conseguem dar-me um exemplo de uma discussão muito acesa que tiveram no local de trabalho e se se encaixa numa destas 3 razões subliminares?

                                                                                                                         

FRED

No episódio de hoje do nosso podcast, vou falar no impacto da transformação digital na indústria e como as empresas estão a adaptar-se aos desafios de 2023.

Um estudo recente da Ricoh revela que a digitalização tem o potencial de gerar um crescimento de 622 mil milhões de euros nos próximos cinco anos, o que corresponderia a um aumento de cerca de 3,4% do PIB da Europa (União Europeia e Reino Unido).

Neste contexto desafiador de inflação, guerra, pós-pandemia e cibersegurança, as empresas que procuram angariar clientes pela internet deparam-se com obstáculos como:
– o aumento da concorrência
– o fim das cookies de terceiros
– mudanças constantes na tecnologia. 

Perante esta realidade, é crucial para as empresas manterem-se atualizadas com as últimas tendências e ferramentas.

O relatório indica que 64% dos líderes empresariais preveem uma queda nas receitas publicitárias e procuram explorar novas fontes de rendimento. 

Recentemente, a Alphabet, empresa-mãe da Google, enfrentou resultados financeiros aquém do esperado, refletindo a redução na procura por publicidade e um abrandamento económico global.

Segundo um estudo da Salesforce, uma das novas fontes de rendimento que as empresas estão a explorar é o marketing de influência e a Web3. Esta última é impulsionada por tecnologias como blockchain, criptomoedas e contratos inteligentes, prometendo melhorar a privacidade e a segurança online.

Para se manterem competitivas, as empresas estão a investir em:
– eficiência operacional
– e automação de processos, com 99% dos profissionais entrevistados a afirmar que suas empresas estão a fazer esses investimentos.

A automatização tem mostrado resultados promissores para as empresas que a adotaram, resultando num aumento médio de produtividade de 14% no último ano.
A maioria dos decisores das organizações (76%) afirmou que estão a usar a automatização para impulsionar a eficiência e o crescimento.

O estudo revela que os colaboradores estão empenhados nas iniciativas digitais e procuram a ajuda da tecnologia para simplificar as atividades administrativas e dedicar mais tempo à criação de valor.

Em resumo, a transformação digital está a moldar o futuro das empresas, abrindo portas para novas oportunidades de crescimento e eficiência. 

Pergunta: Quais são os investimentos adequados para as empresas poderem aumentar a produtividade, reter talentos e manter-se competitivas num mercado em constante evolução? 

 

[RAPIDINHAS, NOTÍCIAS DA SEMANA QUE ACHAMOS MAIS RELEVANTES] 

[FERRAMENTA OU QUESTÃO DA SEMANA] 

Criador de prompts de SEO e muito mais para o ChatGPT :
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1sTMYV-332k81ilyZxNERDfPJDXGtIy1JQsYp_yucOMI/edit#gid=0

Sobre o Podcast Marketing por Idiotas

podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.

O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.

Ouvir podcast marketing por idiotas

Temas no podcast

01:07
Temas
47:10
Rapidinhas

Neste episódio


Orador 2
Olá a todos bem-vindos ao Podcast marketing por idiotas. Neste episódio temos na ementa, os grupos do Facebook estão vivos ou mortos. O estado do comércio electrónico e as tendências para 2023 da Shopify. Por último, a inovação para sobrevivência já sabem para ficarem a saber tudo sobre este Tema. As novidades do marketing desta semana deixei de ficar por aí. Ora, muito bem, sejam então muito bem-vindos a mais um episódio, ninguém sabe qual é do podcast marketing por idiotas o vosso podcast onde falamos sobre marketing, negócios e tecnologia não falha no podcast temos todas as semanas os 3 temas da semana que já mencionei. Temos também as rapidinhas, ou seja, são as notícias da semana mais relevantes e, por último, a ferramenta da semana ou O Jogo da estatística onde o. Ricardo Olá. O.
Orador 4
Pouco alô o Fred.
Orador 5
E o Miguel alô.
Orador 2
Competimos entre nós precisamente com um dado interessante e também para fingirmos que sabemos alguma coisa. Já sabem tudo ISTO em marketing por idiotas.pt, onde podem consultar todos os links, notícias e temas e agora também temos um novo subdomínio, YouTube, ponto marketingdietas.pt onde podem vislumbrar 2 a 3 episódios pode variar bastante, mas estão lá. Os nossos episódios estão lá também, as nossas carinhas de trocas sem mais demoras e pessoal que NOS está a ouvir pela primeira vez e que ouviu estas pela primeira vez, nós repetimos todas as semanas quem já é repetente. Obrigado, então agora ouvir o nosso podcast. Já souberam avançar aqueles 15 segundos isso. Sociais para chegarem aos temas Miguel, vamos falar de uma rede social que eu pensava que já estava extinta. Uai o Facebook.
Orador 5
É verdade. Alguns dos nossos ouvintes também já sabem que faltam 15 minutos para a Frente para apanharem conteúdo de de maior qualidade a partir deste momento.
Orador 2
É Deus e Eddie segundos, não disse não, disse minutos e segundos não podia. Não podia ter dito minutos sem querer.
Orador 5
OK olha, vamos a querer exato olha eu esta semana trago este este Tema do grupos do Facebook estão vivos ou mortos? Eu adoro estes temas ao vivo do vivo ou morto, porque eles têm sempre imensa discussão e volta sempre aqui umas discussões. Interessantes, todos nós já ouvimos que A Rede Social Facebook está morta, que ninguém vai lá, que é o que é o Sol pessoal. Se o pessoal já só tem conta porque nunca se deu ao trabalho de fechar que toca, que é o Instagram também o é e o Twitter não era, mas passou a ser e agora é pelo pelo número de seguidores. Nós vamos tendo, não é o meu equipa e de análise para perceber se o Facebook está vivo ou morto. Sempre foi o meu dia de anos e eu há 7 anos atrás tinha tipo 300 e tal pessoas a darem umas. Tens desde aí o número todo vem sempre caindo todos os anos e agora tenho para. Aí umas 7. ISTO para mim, só pode querer dizer 2 coisas. O Facebook está a perder utilizadores activos e que interagem com a plataforma. Ou então é a minha popularidade que está a descer? Em queda e. Eu Não quero acreditar na segunda hipótese, por isso vou acreditando.
Orador 2
É exato, então vou fazer aqui o repto. Aliás, deixo este desafio a todos os nossos ouvintes. Irão nosso grupo do WhatsApp e dizer quantas pessoas desejaram os parabéns no seu feed para tirarmos este limpo. Ou seja, será que a popularidade do Miguel está pelas ruas da amargura? Muito. Ou será que o Facebook está com menos utilizadores activos? Pode ser um misto dos 2, é isso que vocês podem comentar em W ponto Math por idiotas.pt.
Orador 5
Eu também espero vocês quando é quando é que foi a última vez que deixar os? Parabéns a alguém.
Orador 2
No Facebook Eu Não tenho Facebook já.
Orador 5
Sabes que eu?
Orador 3
Tinha eu durante uns tempos, eu tinha um bote automático instalado no Chrome. Já estava automaticamente. Quando é que a pessoa fazia?
Orador 5
Ei EI isso já.
Orador 3
Anos não ainda tenho instalado porque nunca mais.
Orador 2
Despertaste uma faca no Coração de tanta gente neste momento, cumprimentos. Orador Mas o que ISTO é giro, isso é?
Orador 3
Esta e não existe ainda existe, mas só ESP. Então é assim, aquilo tinha uma versão em que eu podia escrever 3 frases completamente. Então, quando o sistema detectava que a pessoa fazia antes, ele rodava as frases diferentes para cada um dos utilizadores.
Orador 4
É isso.
Orador 3
Juro aquilo era máximo de. Sucesso depois começou me fartar por um. Motivo que foi o seguinte, que é aquilo. Quando o sistema automático itens um grupo grande, as pessoas respondem é, é aí é que há.
Orador 5
As pessoas respondiam. Te que tu ficavas irritado?
Orador 3
Um problema aí. Aí está um problema porque?
Orador 2
E lá ficava a.
Orador 3
Na resposta, tu já és obrigado a ir lá pronto, então para com isso, porque pensei. É giro resultou mas. Pronto era só. Ainda está aí, mas ainda existe, sim.
Orador 2
Meu Deus, que faca no Coração.
Orador 4
E será que ISTO se compara aos parabéns quando mudamos de profissão no LinkedIn?
Orador 2
Eu acho que é um bocado.
Orador 3
Também dá para automatizar?
Orador 2
Muitas felicidades, votos de muito sucesso, cara de meter mais um.
Orador 5
Sim parabéns do novo no novo desafio aqui que o parabéns pelo seu aniversário de emprego.
Orador 2
Há exato esse médio?
Orador 5
É só uma fase qualquer.
Orador 4
Bem, mas não, não não desfocar. Eu acho que AO pessoal do WhatsApp eu gostava muito de perceber também o qual o número de parabéns que eu também vou ver. O número de parabéns que que recebi da última vez.
Orador 2
Que ainda recebe.
Orador 3
Mas eu Diogo, o Miguel já acabou, não?
Orador 4
Não, não, não.
Orador 5
Era só era só.
Orador 2
ISTO ai era então Obrigado, Miguel.
Orador 5
Mas queria só dizer que aqui do que aqui dos meus 3 ilustres ninguém me deu os parabéns no dia de anos, mas é pá, vamos continuar. Vamos continuar desde.
Orador 2
Olha, eu falhei, Diz Que Não tenho Facebook, tenho falhado muitos aniversários.
Orador 5
Mas eu também e por acaso tenho sentido. Isso neste vídeo já não dou?
Orador 4
Eu dei no Facebook Miguel tu é que.
Orador 2
Não viste e falar escrever agora? Tá lá, parabéns atrás.
Orador 5
É, eu faço a 24 de Dezembro, ele vai lá meter. A 24 de Janeiro olha. Mas pronto, eu olha eu já não abri o Facebook. Há uma data de tempo até que me acontece intenções, nem intenções têm vai bem, não vamos descambar. Eu prometi que esta semana me apertar bem, que não ia começar aqui a disparatar, mas pronto.
Orador 2
Bombas força.
Orador 3
Interessa a intenção Miguel.
Orador 5
A esta semana passada houve uma coisa que me fez voltar à plataforma, o nosso ouvinte. O Luís Menezes experimentou, gostou e depois perguntou-me se podia promover o bem. Tweets by Leads cria a tua página de inteligência artificial e um minuto a já lhe. Orador Tinham, estou a gozar.
Orador 1
Minha mãe qual é o link?
Orador 5
Estou a gostar muito, sério? Basilides.com.
Orador 2
OK boa.
Orador 5
Ponto com o. E eu pronto, eu lá e disse que sim, e ele começou a fazer aqui uma promoção e de repente, a plataforma começou a aumentar exponencialmente o número de utilizadores a cada 7 ou 8 minutos, vinha um novo utilizador registado como a landing page criada na plataforma.
Orador 3
Mas com link da filiava?
Orador 5
Não, não, eu por acaso eu ia dizer isso a seguir Luís, nem penses que vais receber link? De afiliado à.
Orador 2
Vais receber directamente uma quota na empresa.
Orador 5
Exatamente exatamente a mas pronto era 778 minutos, vinha um novo, uma nova pessoa que se registava no site. Ia confirmar o e-mail e a seguir criava uma landing page. Ou seja, não é uma lide, não é uma, sequer uma visita era mesmo. Um registro bom. No total entraram 60 utilizadores novos no espaço de 1 dia. Eu fui logo falar com o Luiz, é pá Luiz, diz-me O Segredo, que é que está a passar o que é? Fizeste e ele disse basicamente como informação num grupo de Facebook, onde está que tem o Tema de marketing digital mais Patric managers e que tem cerca de 2000 membros. OKO Post que ele colocou era muito simples, tinha ali um link para a página e dizia que tinha encontrado ali 11 plataforma que criava landing pages, etc. Ai eu fui fiquei completamente pasmado porque nós fizemos aqui as contas. 2000 utilizadores Eu Não sei quantas visualizações do Post é que existiram, mas 97 pessoas visitaram a página. O que são? 4% desses 2000 desses desses 9762 inscreveram-se, o que significa uma taxa de conversão de 63%. OK, foram 60 num só dia e depois 2 ou 3 NOS dias a seguir, já não estou a contabilizá-los Paulo e não me chatear. Basicamente ISTO foram resultados, foram resultados 100% orgânicos grátis e no Facebook, claro que nós, assim que vimos ISTO, fomos logo replicar a estratégia para outros grupos e começamos a ter mais inscrições orgânicas. OKO que me levantou logo a questão, então, mas ISTO os grupos Facebook, ISTO está vivo ainda não é? Eu já pensava que os grupos estavam estavam. Podes? Eu vim ver aqui algumas estatísticas e tenho aqui algumas muito rápidas. 1.8 biliões de pessoas utilizam Facebook groups, 400000000 de pessoas estão em grupos que consideram terem significado. Há. O Facebook redesenhou a experiência para ficar mais focada de conteúdos vindos dos grupos que têm mais ricos neste momento e menos dos amigos, o que parece ser resultado aqui para para aumentar o número de grupos. 50% dos utilizadores do Facebook fazem parte de 5 ou mais grupos. Existem dezenas de milhões de grupos no Facebook, os principais grupos são engagement acima de 80%. Posto ISTO, pessoas para o painel. Vocês tinham esta ideia que os grupos Facebook estavam vivos. Qual é a percepção vivo ou morto? Vale a pena insistirmos. Hoje em dia ainda criamos grupos de Facebook para as nossas comunidades. A existimos esta estratégia e tática de marketing e como é que podem as marcas ter presença nestes grupos? Queria saber a vossa opinião.
Orador 2
Muito bem, não sei, Diogo, força.
Orador 4
Oo Miguel confirme uma coisa, mas tu me distes o tráfego e o tráfego vinha com referência de Facebook ou estás só deduzir porque?
Orador 5
Todo todo no Facebook.
Orador 4
Porque foi a única partilha? Vinha tudo Facebook.
Orador 5
Foi a única foi a Unica partida. Nós ainda não tínhamos começado a fazer a nossa, a nossa. Nós ainda não fizemos campanhas sequer nós basicamente falar, falei com o Luís, ainda estávamos
podcast marketing portugal

Os Idiotas

frederico carvalho podcast marketing por idiotas

Frederico Carvalho

Formador e consultor de marketing digital

Miguel Vieira podcast marketing por idiotas

Miguel Rão Vieira

CEO @ pkina.com / funis.pt

Diogo Abrantes da Silva freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics

Diogo Abrantes da Silva

Freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics

Escreva pelo menos 1 caractere
logo podcast marketing por idiotas
Fale connosco:
WhatsApp Podcast Marketing por Idiotas
spotify Podcast Marketing por Idiotas