Como Resolver conflitos, a morte do Twitter parte 3 e transformação digital Europa – e115s01
Esta semana no falamos de como resolver conflitos, a morte do Twitter parte 3 e transformação digital Europa.
Episódio de: 4 de Abril, 2023
Download do podcast
A servidoresverdes.pt que já está online e já se podem criar o vosso website.
Sabiam que enquanto membro da União Europeia, Portugal partilha do objetivo comunitário de atingir a neutralidade carbónica em 2050. E Como tal há uma proposta do chamado IRS verde que permitirá benefícios fiscais para as empresas que contratem serviços categorizados como sustentáveis? A servidoresverdes.pt ajuda-vos a passarem para um servidor com energia 100% renovável certificada que permite oferecerem um site amigo do ambiente.
Para saberem mais, basta entrar onde? Servidoresverdes.pt e deixarem o vosso contacto. |
Diogo
Esta semana venho falar de mais uma morte declarada do Twitter, desta feita pelo website Techcrunch onde o jornalista afirma que o Twitter está a morrer e quais as razões e quero vos perguntar se na verdade o Musk não tem aqui uma pitada de razão na sua intenção.
Para dar aqui algum contexto este artigo foi escrito após o Twitter anunciar que a partir do dia 1 de abril só as contas pagas teriam acesso ao blue checkmark, ou seja, o icon de conta verifica. E se a vossa empresa ou conta não pagasse, mesmo que tivesse o icon de verificação antes, iria perdê-lo. Contudo, parece que como toda a inconstância do Twitter de hoje em dia, e recorde que ainda ontem o logo do Twitter mudou para o símbolo da Dogecoin só porque sim. Enfim, então parece que mesmo após anunciarem esta questão das contas verificadas, parece não ter ido para a frente pelo menos até ao momento.
Bem mas vamos ao artigo. O artigo menciona que desde que o sr. Musk tomou as rédeas da empresa que:
- Musk expulsou especialistas da empresa e afastou várias celebridades.
- Segundo o autor, o Musk recompensou maus atores na plataforma e spammers e que prosperam num vácuo de informação porque continuam a postar.
- O Sr. Musk tomou decisões destrutivas, como desbanir nazis, transformar a verificação em num megafone pago e banir jornalistas.
- O Musk está a remover a última camada de verificação e apenas contas que pagam US$ 7,99 por mês iriam ter a verificação. E na verdade já n é possível diferenciar quais as contas que pagam e têm acesso ao selo de verificação ou aqueles que tinham o selo de verificação antes.
- Os Utilizadores genuínos estão indignados com a ideia de serem chantageados para pagar a Musk para provar quem são.
- De adicionar, que não estava no artigo, mas parece que segundo um relatório da VOX, o Twitter perdeu metade os 1000 anunciantes na plataforma anteriormente, que a avaliação da plataforma está agora nos 20 mil milhões (depois dos 44mil milhões pagos) , que a receita da empresa ano para ano em dezembro, a empresa diminuiu a receita em 40% e o Twitter Blue tem cerca de 450 mil assinantes, o que equivale a apenas 0,12% da base total de usuários do Twitter.
- Enfim, o artigo acaba com este ponto de que o sr. Musk está a transformar o Twitter no oposto de uma meritocracia e numa plataforma pay to play.
E antes da questão, quero só adicionar que, não estou a dizer que o caminho que o Elon Musk está a tomar e a forma como o está a fazer é ou foi a correcta, porque é-me claro que não.
Mas fica-me esta questão, que é: com todo este hype da inteligência artificial nas ferramentas online, se não é mesmo isto Ou seja, se no futuro, só vamos conseguir confiar numa rede social onde os utilizadores sejam todos verificados? Seja por um pagamento ou não.
https://techcrunch.com/2023/03/28/twitter-is-dying/
FYI Blue subscribers:
All the existing Blue features
Edit Tweet, 1080p video uploads, Reader, custom navigation, Bookmark Folders, Top Articles and more.
Rocket to the top of replies, mentions and search
Tweets from verified users will be prioritized — helping to fight scams and spam.
See half the ads
See 50% fewer ads in the home timeline.
Post longer videos
You’ll finally be able to post longer videos to Twitter.
Miguel
Os utilizadores do twitter estão sempre A tua equipa está sempre a discutir? O teu chefe irrita-se sempre que lhe apresentas uma ideia nova? Os teus funcionários estão sempre a meter posts no linkedin sobre como um verdadeiro lider se deve comportar? O designer fica amuado, responde mal e sente-se ofendido porque corrigiste um design com a tua visão? O teu cliente está amuado e a responder mal nas reuniões? Salta a tampa à tua mulher quando vê uma tampa da panela mal lavada arrumada? Os teus filhos resmungam quando dizes que têm de largar o telemóvel e comer à mesa? O
As relações humanas são difíceis e complexas…seja no local de trabalho, em casa, entre colegas e amigos, entre casais, entre pais e filhos…bem esperemos que não chegue ao ponto de se tornarem difíceis até com a inteligência artificial.
Hoje vou falar sobre uma masterclass que fiz com da Esther Perel, uma especialista em relações entre humanos, principalmente no local de trabalho…e ela fala sobre uma teoria de Howard Markman, um especialista e autor.
Quero partilhar com vocês isto porque ajudou-me mesmo bastante tanto na vida pessoal como profissional e na minha relação com os clientes.
Então vamos lá começar a entregar o valor.
Sempre que vemos 2 ou mais pessoas a discutir geralmente perguntamos: “Estão a discutir porquê?” e tentamos perceber porque motivo estão a discutir.
Mas a pergunta certa para começarmos a resolver o conflito não é perceber o motivo pelo qual estão a discutir acesamente…mas quais os motivos subliminares e que causam as emoções de raiva, frustração etc.
Ou seja a ideia não é perceber quem tem razão…é perceber a causa da emoção negativa… A razão pela qual as pessoas estão a discutir não é a razão pela qual as pessoas estão a discutir.
O Howard Markman define 3 motivos principais pelos quais os seres humanos discutem acesamente…e geralmente existe mais do que 1 motivo numa discussão:
PODER
Quais as prioridades de quem é que importam mais? Quem é que tem o poder de decisão? Quem é mais importante do que eu? Porque as decisões não são respeitadas?
Exemplo: Director Criativo diz ao designer que tem de seguir determinado caminho numa peça. Se o designer não cumprir e no dia apresentar a peça sem seguir as direções vai surgir uma discussão.
- Director criativo sente que o seu poder, decisão e autoridade foi colocado em causa.
- Mas será que o designer vai discutir apenas por poder?
VALORIZAÇÃO, RESPEITO E RECONHECIMENTO
O designer vai sentir que não tem liberdade criativa. Vai sentir que não existe reconhecimento de que ele também é capaz de produzir um bom trabalho. Vai sentir que a sua arte não é valorizada… vai sentir “É muito fácil mandar e depois ir-se embora…” eu é que faço o trabalho todo, etc.
A discussão vai tornar-se extremamente acesa porque ambos estão a discutir sobre a peça criativa, mas a realidade é que estão a discutir de um lado quem manda e do outro lado o valor que cada um tem.
SEGURANÇA, CARINHO, AFECTO, PRÓXIMIDADE
Mas existe outro nível a que a discussão acontece. E prende-se com a segurança ou neste caso insegurança que cada um sente.
O director criativo sente-se inseguro, pois sente que não pode confiar no designer.
O designer sente-se inseguro pois sente que o director criativo não confia nele.
Ambos sentem-se desconectados e distantes.
Posto isto tenho um desafio para vocês e para toda a nossa audiência.
Pensem nas últimas discussões que tiveram, e tentem encaixar os sentimentos de cada lado em cada uma das caixinhas: Poder, Reconhecimento e Segurança.
Será que as discussões foram realmente sobre o que andaram a discutir, ou as discussões na realidade foram sobre um ou mais destes 3 items?
O 1º passo para resolver um problema é percebê-lo. Neste caso num conflito se perceberem exactamente o que está a ser discutido podem começar a resolver o problema de uma forma muito mais fácil abordando directamente as emoções do outro lado.
Pergunta para o painel:
- Com base no que ouviram conseguem dar-me um exemplo de uma discussão muito acesa que tiveram no local de trabalho e se se encaixa numa destas 3 razões subliminares?
FRED
No episódio de hoje do nosso podcast, vou falar no impacto da transformação digital na indústria e como as empresas estão a adaptar-se aos desafios de 2023.
Um estudo recente da Ricoh revela que a digitalização tem o potencial de gerar um crescimento de 622 mil milhões de euros nos próximos cinco anos, o que corresponderia a um aumento de cerca de 3,4% do PIB da Europa (União Europeia e Reino Unido).
Neste contexto desafiador de inflação, guerra, pós-pandemia e cibersegurança, as empresas que procuram angariar clientes pela internet deparam-se com obstáculos como:
– o aumento da concorrência
– o fim das cookies de terceiros
– mudanças constantes na tecnologia.
Perante esta realidade, é crucial para as empresas manterem-se atualizadas com as últimas tendências e ferramentas.
O relatório indica que 64% dos líderes empresariais preveem uma queda nas receitas publicitárias e procuram explorar novas fontes de rendimento.
Recentemente, a Alphabet, empresa-mãe da Google, enfrentou resultados financeiros aquém do esperado, refletindo a redução na procura por publicidade e um abrandamento económico global.
Segundo um estudo da Salesforce, uma das novas fontes de rendimento que as empresas estão a explorar é o marketing de influência e a Web3. Esta última é impulsionada por tecnologias como blockchain, criptomoedas e contratos inteligentes, prometendo melhorar a privacidade e a segurança online.
Para se manterem competitivas, as empresas estão a investir em:
– eficiência operacional
– e automação de processos, com 99% dos profissionais entrevistados a afirmar que suas empresas estão a fazer esses investimentos.
A automatização tem mostrado resultados promissores para as empresas que a adotaram, resultando num aumento médio de produtividade de 14% no último ano.
A maioria dos decisores das organizações (76%) afirmou que estão a usar a automatização para impulsionar a eficiência e o crescimento.
O estudo revela que os colaboradores estão empenhados nas iniciativas digitais e procuram a ajuda da tecnologia para simplificar as atividades administrativas e dedicar mais tempo à criação de valor.
Em resumo, a transformação digital está a moldar o futuro das empresas, abrindo portas para novas oportunidades de crescimento e eficiência.
Pergunta: Quais são os investimentos adequados para as empresas poderem aumentar a produtividade, reter talentos e manter-se competitivas num mercado em constante evolução?
[RAPIDINHAS, NOTÍCIAS DA SEMANA QUE ACHAMOS MAIS RELEVANTES]
- O Bing Chat adicionou vários novos recursos com mais por vir – incluindo melhores resultados locais, imagens e vídeos na janela de chat
- Ainda no Bing chat, a Microsoft está a desenvolver um novo interface de utilizador para os resultados do chat do Bing que exibirá mais links de um editor quando um utilizador passa o cursor sobre um link destacado. Como também estão a trabalhar num programa de partilha de receitas que filtraria a receita para os sites que contribuem para a resposta do chat do Bing de forma a tentar manter o ecosistema..
- A Meta tem novas controles para ajudar as marcas para que apareçam em locais mais brand safe. Vejam tudo em marketingporidiotas.pt
- A nova e última versão do Safari, apaga todos os cookies primários definidos por servidores diferentes do servidor normal do site após 7 dias mesmo que sejam primários.
- No último relatório do centro de transparência do Reddit, revelaram que 2022 foi o maior ano de criação de conteúdo no Reddit até o momento. Os utilizadores criaram 8,3 mil milhões de posts, comentários, chats e mensagens privadas na plataforma.
- A Lemon8 +é a última aplicação da ByteDance que está a dar que falar. A app é uma mistura entre Instagram e pinterest e tem estado nos tops nas últimas semanas nos EUA.
- Contudo, o TikTok continua como a papp com mais Downloads e com mais tempo despendido pelos utilizadores segundo a data.ai
- E claro não poderíamos terminar estas notícias sem falar do ChatGPT que foi banido na Itália por razões de privacidade e possível incomprimento do RGPD. – Uma partilha pelo rodrigo e pelo Luís no nosso grupo de whatsapp.
[FERRAMENTA OU QUESTÃO DA SEMANA]
Criador de prompts de SEO e muito mais para o ChatGPT :
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1sTMYV-332k81ilyZxNERDfPJDXGtIy1JQsYp_yucOMI/edit#gid=0
Sobre o Podcast Marketing por Idiotas
O podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.
O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.
Neste episódio
Os Idiotas
Frederico Carvalho
Formador e consultor de marketing digital
Miguel Rão Vieira
CEO @ pkina.com / funis.pt
Diogo Abrantes da Silva
Freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics