Como a inteligência artificial está a transformar os pagamentos com Luís Gama e Pedro Brilhante – e288s01

Como a inteligência artificial está a transformar os pagamentos com Luís Gama e Pedro Brilhante – e288s01

Episódio 288
59:06

Esta semana temos um episódio especial sobre como a inteligência artificial está a transformar os pagamentos com Luís Gama e Pedro Brilhante da UNICRE.

 

Episódio de 4/06/2025

 

Grupo de WhatsApp: https://w.marketingporidiotas.pt 

 

“Como está o comportamento do consumidor a hiperpersonalizar a relação das marcas com os clientes — e o que isso significa para os pagamentos?”

 

 

 

  1. O consumidor como arquiteto da personalização

 

De acordo com o Global Payments Report 2025, os consumidores estão a assumir o controlo da sua jornada de compra, optando por canais, métodos e modelos de pagamento que melhor se adaptam às suas rotinas, dispositivos e objetivos.

 

Esta escolha ativa está a elevar o grau de personalização exigido às marcas – não só na comunicação, mas também no momento do pagamento.

 

 

 

  1. Pagamentos como extensão da experiência personalizada

 

Métodos como o Buy Now, Pay Later ou os pagamentos instantâneos (A2A) estão a crescer precisamente por permitirem mais controlo, flexibilidade e autonomia ao consumidor.

 

A escolha do método de pagamento deixou de ser um detalhe operacional: é agora parte integrante da experiência de marca.

 

Por exemplo, o BNPL permite que o consumidor escolha quando e como quer pagar, o que está alinhado com a procura por experiências adaptáveis.

 

Plataformas como o Google Pay, Apple Pay, MB Way ou PIX não só simplificam, como personalizam a jornada até ao checkout.

 

 

 

  1. Da fidelização à integração emocional

 

Tal como sublinha o The Financial Brand, os consumidores esperam que a experiência seja fluida, mobile e contextualizada.

 

Mais do que uma transação, o pagamento passou a ser um momento de confirmação de confiança, conveniência e até pertença.

 

Ao permitir pagamentos mais rápidos, personalizados e invisíveis, as marcas aumentam a fidelização, mas também criam formas de relação emocional com os seus clientes.

 

Sobre o Podcast Marketing por Idiotas

podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.

O podcast é apresentado pelos comentadores com lugar cativo o freelancer de marketing digital para ONGs Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Rão Vieira.

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