Combinação entre marcas e marketplaces, tendências de ecommerce e cursos online – E46S01

podcast marketing portugal por idiotas

Combinação entre marcas e marketplaces, tendências de ecommerce e cursos online – E46S01

Episódio 46
50:26

No episódio número 46 falamos se as marcas devem estar em marketplaces, quais as tendências de ecommerce para 2022 e previsões o futuro dos cursos online.

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[TEMAS DA SEMANA]

MIGUEL

https://www.clickthrough-marketing.com/blog/international-marketing-news-gen-z-doesnt-trust-big-companies

  •         Hoje trago um facto interessante
  •         Um estudo da Inriver que contemplou 6.000 pessoas dos estados unidos, reino unido e alemanha indica uma tendência:
  •         Os marketplaces como o AMAZON ou EBAY são o ponto de partida para 44% de todas as pesquisas por um produto.
  •         Os motores de busca representam cerca de 19% do inicio das pesquisas e o site das próprias marcas apenas 9% das pesquisas.
  •         Neste momento não tenho aqui informação de onde as outras pesquisas são iniciadas mas prometo trazer os dados.
  •         Há aqui um facto muito engraçado…
  •         Apenas 19% das pessoas dizem que não trocariam a sua opção de marca e produto caso o produto não estivesse disponível para entrega.
  •         Esta cambada de vendidos saltam logo para produtos diferentes caso não exista naquele momento stock do que querem.
  •         Mas atenção…
  •         Quando são expostos a informação errada sobre um produto pelo menos 45% das pessoas dizem que se sentem altamente frustradas e 82% das pessoas vão procurar informação a outros lugares.
  •         Estes resultados dizem que quem quer vender produtos online deve fazer um esforço para que a informação sobre os seus produtos apareça com consistência em todas as plataformas.
  •         O thomas zanzinger diz que as marcas não podem confiar apenas na força da sua marca para fechar negócios neste novo mundo. Para conseguirem com força nas prateleiras digitais têm de garantir boas experiências tanto no consumo dos produtos como na jornada do consumidor até à compra!
  •         Eu para o nosso ilustre painel trago 2 questões:

o   Os marketplaces jogam a favor ou contra as marcas?

o   Visto que são logistas a colocar produtos no marketplace será que a marca corre riscos de inconsistência de comunicação e informação?

DIOGO

5 tendências para o Ecommerce em 2022

Omnichannel Shopping – Ou seja, maior adaptação entre os vários pontos de venda à medida que o mundo foi evoluindo

Inteligência artificial e Realidade aumentada – A utilização de ferramentas de inteligência artificial para experiências personalizadas e assistentes virtuais passaram a ser o novo normal.

Novos métodos de pagamento – Seja por pagamentos de criptomoedas, carteiras digitais ou pagamentos mobile, disponibilizar vários métodos de pagamento pode reduzir a taxa de abandono de carrinho. 

O aumento do comércio visual – Com o overload informação, as marcas competem cada vez mais pela atenção do utilizador e a comunicação visual será cada vez mais importante.

Preços dinâmicos Data Driven – Os preços dinâmicos são quando as empresas ajustam o preço para refletir a procura. Embora não seja algo novo um fenômeno novo, a ideia é que a Inteligência Artificial as novas tecnologias o tornem mais preciso e acessível.

https://www.visualcapitalist.com/5-trends-shaping-the-future-of-ecommerce/ 

FRED

Tendências e Previsões dos Cursos Online

Um estudo da recente Chartered Institute of Marketing (CIM), no Reino Unido, que refere que «40% dos profissionais de marketing acreditam precisar de formação». 40%

Há barreiras para criar e partilhar conteúdos, produtos e experiências homogéneas. 

A verdade é que, para muitos alunos, a aprendizagem online é apenas uma formalidade e não um substituto real para o ensino regular. 

Alguns professores apenas partilham o material com os alunos, sem ensiná-lo.

São palestras, não é formação.

Os testes online, às vezes, são baseados no princípio de «resolva você mesmo». Os alunos não estão a adquirir conhecimentos reais e duradouros. 

Qualquer pessoa pode ensinar, mas é preciso formação, o mínimo de bases pedagógicas para enriquecer a experiência de aprendizagem.

Hábitos de saber fazer, como pensamento crítico, resolução de problemas e interação e imitação. As práticas de ler, falar e pensar estão todas interligadas e exigiam prática e reflexão em sala.

O ensino à distância é adequado para os tipos de educação que se concentram no conhecimento teórico abstrato e não no knowhow.

 

[RAPIDINHAS – Notícias de Marketing em Portugal] 

 

[FERRAMENTA DA SEMANA]

Formação interna, público em geral

VIMEO 

ZOOM (até 100 participantes máx 40m)

Sobre o Podcast Marketing por Idiotas

podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.

O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.

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Temas no podcast

03:00
Combinação entre marcas e marketplaces
14:56
Tendências de ecommerce
30:30
Cursos online
45:20
Rapidinhas

Neste episódio

[TEMAS DA SEMANA]

MIGUEL https://www.clickthrough-marketing.com/blog/international-marketing-news-gen-z-doesnt-trust-big-companies
        Hoje trago um facto interessante
        Um estudo da Inriver que contemplou 6.000 pessoas dos estados unidos, reino unido e alemanha indica uma tendência:
        Os marketplaces como o AMAZON ou EBAY são o ponto de partida para 44% de todas as pesquisas por um produto.
        Os motores de busca representam cerca de 19% do inicio das pesquisas e o site das próprias marcas apenas 9% das pesquisas.
        Neste momento não tenho aqui informação de onde as outras pesquisas são iniciadas mas prometo trazer os dados.
        Há aqui um facto muito engraçado...
        Apenas 19% das pessoas dizem que não trocariam a sua opção de marca e produto caso o produto não estivesse disponível para entrega.
        Esta cambada de vendidos saltam logo para produtos diferentes caso não exista naquele momento stock do que querem.
        Mas atenção...
        Quando são expostos a informação errada sobre um produto pelo menos 45% das pessoas dizem que se sentem altamente frustradas e 82% das pessoas vão procurar informação a outros lugares.
        Estes resultados dizem que quem quer vender produtos online deve fazer um esforço para que a informação sobre os seus produtos apareça com consistência em todas as plataformas.
        O thomas zanzinger diz que as marcas não podem confiar apenas na força da sua marca para fechar negócios neste novo mundo. Para conseguirem com força nas prateleiras digitais têm de garantir boas experiências tanto no consumo dos produtos como na jornada do consumidor até à compra!
        Eu para o nosso ilustre painel trago 2 questões:

o   Os marketplaces jogam a favor ou contra as marcas?
o   Visto que são logistas a colocar produtos no marketplace será que a marca corre riscos de inconsistência de comunicação e informação?
DIOGO
5 tendências para o Ecommerce em 2022
Omnichannel Shopping - Ou seja, maior adaptação entre os vários pontos de venda à medida que o mundo foi evoluindo
Inteligência artificial e Realidade aumentada - A utilização de ferramentas de inteligência artificial para experiências personalizadas e assistentes virtuais passaram a ser o novo normal.
Novos métodos de pagamento - Seja por pagamentos de criptomoedas, carteiras digitais ou pagamentos mobile, disponibilizar vários métodos de pagamento pode reduzir a taxa de abandono de carrinho. 
O aumento do comércio visual - Com o overload informação, as marcas competem cada vez mais pela atenção do utilizador e a comunicação visual será cada vez mais importante.
Preços dinâmicos Data Driven - Os preços dinâmicos são quando as empresas ajustam o preço para refletir a procura. Embora não seja algo novo um fenômeno novo, a ideia é que a Inteligência Artificial as novas tecnologias o tornem mais preciso e acessível.
https://www.visualcapitalist.com/5-trends-shaping-the-future-of-ecommerce/ 
FRED
Tendências e Previsões dos Cursos Online
Um estudo da recente Chartered Institute of Marketing (CIM), no Reino Unido, que refere que «40% dos profissionais de marketing acreditam precisar de formação». 40%
Há barreiras para criar e partilhar conteúdos, produtos e experiências homogéneas. 
A verdade é que, para muitos alunos, a aprendizagem online é apenas uma formalidade e não um substituto real para o ensino regular. 
Alguns professores apenas partilham o material com os alunos, sem ensiná-lo.
São palestras, não é formação.
Os testes online, às vezes, são baseados no princípio de «resolva você mesmo». Os alunos não estão a adquirir conhecimentos reais e duradouros. 
Qualquer pessoa pode ensinar, mas é preciso formação, o mínimo de bases pedagógicas para enriquecer a experiência de aprendizagem.
Hábitos de saber fazer, como pensamento crítico, resolução de problemas e interação e imitação. As práticas de ler, falar e pensar estão todas interligadas e exigiam prática e reflexão em sala.
O ensino à distância é adequado para os tipos de educação que se concentram no conhecimento teórico abstrato e não no know–how.
[RAPIDINHAS - Notícias de Marketing em Portugal]  De acordo com o estudo “Observador Cetelem Natal” , 70% dos portugueses que compram presentes de Natal online fá-lo por ser mais barato.
Portugueses gastaram 7,4 mil milhões em compras online no ano da pandemia, trata-se de um crescimento de 25,5% face a 2019, concluiu um estudo feito para os CTT
A agência de mídia GroupM reviu as estimativas para gastos com publicidade nos Estados Unidos, prevendo que os gastos com publicidade digital crescerão 5,4%, para US $ 110,1 mil milhões neste ano, ou 51% do total de US $ 214,6 mil milhões,, excluindo anúncios políticos.
 'NFT' é a palavra do ano de 2021 do Collins Dictionary's 
Rússia multa ao Google 3 milhões de rublos por não excluir conteúdo banido
[FERRAMENTA DA SEMANA]
Formação interna, público em geral
VIMEO 
ZOOM (até 100 participantes máx 40m)
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Frederico Carvalho

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Miguel Rão Vieira

CEO @ pkina.com / funis.pt

Diogo Abrantes da Silva freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics

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