Buzzfeed fechou, aumentar o lucro em ecommerce segundo a Google e a publicidade digital em $ – e118s01

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Buzzfeed fechou, aumentar o lucro em ecommerce segundo a Google e a publicidade digital em $ – e118s01

Episódio 118
58:08

Esta semana falamos sobre o Buzzfeed que fechou, como aumentar o lucro em ecommerce segundo a Google e os segredos do império da publicidade digital.


Episódio de: 25 de Abril, 2023

Download do podcast

A servidoresverdes.pt que já está online e já se podem criar o vosso website. 

 

Sabiam que a cada 20 a 50 mensagens trocadas com o ChatGPT, estima-se que os servidores da Microsoft possam consumir meio litro de água? (obrigado Miguel)

 

A servidoresverdes.pt ajuda-vos a passarem para um servidor com energia 100% renovável certificada que permite oferecerem um site amigo do ambiente.
E mais, se o vosso site for em WordPress, a servidoresverdes.pt ainda oferece uma otimização do vosso site para que carregue mais rápido e consuma menos energia.

 

Para saberem mais, basta entrar onde? Servidoresverdes.pt e deixarem o vosso contacto.

 

Miguel

Hoje vou falar do final de uma era…ou será do inicio de outra?

A era do BUZZFEED NEWS.

O buzzfeed news para os que não sabem era um site de notícias que alimentava as redes sociais com notícias, mexericos, quizzes, listas, jogos e tudo e mais alguma coisa durante os últimos 15 anos!

Basicamente foi o primeiro grande site de conteúdo e notícias que percebeu exactamente como alavancar as redes sociais e as utilizou como deve de ser no centro do seu modelo de negócio, e literalmente era um lider de partilhas e conteúdo viral…

…na altura em que era possível existir conteúdo viral não dançável…ou mais dificil ainda…conteúdo não fake news viral!

Mas tudo isto foi noutros tempos, em que era possível uma empresa lançar conteúdos nas redes sociais e ver resultados orgânicos…numa altura em que sei lá…já vamos falar disso porque estou a ficar nostálgico!

O Jonah Peretti o co-fundador e CEO do buzzfeed disse no memorando de informação á equipa que ele foi “demasiado lento para aceitar que as grandes plataformas não iam providenciar a distribuição e o suporte financeiro para suportar jornalismo grátis premium criado para as redes sociais”.

O Ben Smith o outro co-fundador diz: “Acho que isto torna bem claro que a relação entre as redes sociais e os publishers de notícias está terminada.”

Ele por acaso tem um livro interessante chamado: Traffic – Genialidade, Rivalidade, e loucura na corrida de 1-milhão de dolares  para se tornar viral.

https://www.penguinrandomhouse.com/books/678592/traffic-by-ben-smith/

A popularidade do buzzfeed sempre esteve ligada à popularidade do Facebook, tendo subido na rápida ascenção da rede social…e claro…começado a queda livre á medida que o facebook perdeu popularidade.

A empresa chegou mesmo a ganhar um prémio pullitzer, motivo de grande orgulho.

Mas o final de uma era pode ser o inicio de outra…Ben Smith diz que agora que vai acabar com o buzzfeed news e já fez as contas ao pessoal todo…está na altura de começar a explorar as oportunidades que a inteligência artificial traz e quer que o buzzfeed seja alimentado por AI!

Mais uma vez parece querer ser o primeiro a adaptar-se a uma nova realidade tecnológica…

Vou dar algumas hipóteses ao painel para falar sobre possíveis razões para a queda do buzzfeed:

– O fechar da torneira do reach grátis nas redes sociais?

– O tipo de conteúdos e formatos produzidos pelo buzzfeed deixou de interessar aos mais novos e os leitores não se renovaram?

– As notícias reais já não são o que eram…o que rende são as fake news?

– Foi uma jogada para substituir a força de trabalho inteira por inteligência artificial?

Diogo

  Bem antes de mais, queria agradecer à Rute pelo episódio e um tema incrível na semana e dizer que tenho muita pena em não ter estado presente porque realmente o livro da Gartner super interessantes “Machine Customers, Book by Don Scheibenreif & Mark Raskino (gartner.com)”.

Então como o Ricardo já aludiu um pouco, esta semana trago-vos um guia da Google para 2023 para aumentarem o lucro no retalho online. E neste guia vou contar aqui com a ajuda do Miguel para citar alguns dos dados estatísticos apresentados. Pode ser Miguel? 

 

Para dar um pouco de contexto, como temos falado em episódios passados, de forma a tentar combater uma baixa no investimento de anúncios online, as empresas como o TikTok, Instagram e o Facebook têm criado guias e cada vez mais conteúdo para que os anunciantes se sintam confiantes a anunciar online. E desta trazemos o guia da Google que faz algo semelhante mas não só sobre anúncios.  Vamos explorar então as dicas deste guia para 2023.

 

O guia é assim dividido em 5 capítulos onde extrai apenas o sumo e tirei alguma da Google Bull shit que  eles tentaram vender…
Então, temos o primeiro: 

Primeiro Alcançar clientes cautelosos que têm um novo conjunto de valores

 Ofereça mais do que apenas um bom negócio onde afirma que 

Mesmo em um ambiente econômico incerto, os compradores não estão necessariamente focados na busca de pechinchas. Em vez disso, eles estão procurando valor, qualidade e bom atendimento ao cliente.

Com uma estatística interessante:
Em média, 73% dos consumidores dizem estar dispostos a continuar a comprar  em  empresas que aumentam preços, se se sentirem valorizados como clientes

Atraia novos compradores à medida que a fidelidade à marca desaparece

Com o aumento de compras mais conscientes e intencionais, a fidelidade à marca tornou-se menos influente nas decisões de compra das pessoas. Em vez disso, eles estão cada vez mais abertos a experimentar novas marcas, negócios e produtos que possam se alinhar com suas necessidades e valores.

COm uma estatística interessante:
47%  dos consumidores nos mercados pesquisados disseram que compraram pelo menos uma nova marca que nunca compraram antes.

O segundo ponto que é :  Capture a conscientização e consideração da marca durante os momentos de descoberta

Que é um ponto que não vou referir porque é claro que é apenas uma promoção dos serviços por isso vamos passar ao terceiro ponto para não perderem tempo com isto.

Por isso passamos ao terceiro ponto Destaque-se online para maximizar seus lucros

Onde referem que:
A taxa de crescimento global do comércio eletrónico de retalho para 2023 está prevista em 10,4%, marcando um aumento de 0,7 pontos percentuais em relação à taxa de crescimento de 2022.

E a ideia é que com um contínuo crescimento do mercado de ecommerce que está cada vez mais lotado, é cada vez mais essencial destacarem-se entre a concorrência. E aqui a Google volta a referir os seus produtos para se destacarem e eu digo para lá dos seus produtos, a inovação pode ser uma ótima forma a se destacarem.

Quarto e penúltimo ponto foi:  Expandir vendas omnicanal

Que mais uma vez começa com uma estatística interessante, Miguel:
59% dos consumidores gostam de visitar lojas para ver ou tocar em produtos, mesmo que planejem comprar on-line, o que é maior em comparação com o ano passado.

O ponto aqui é claro, segundo a Google, os clientes de hoje compram na Web, nas apps e na loja, e esperam uma experiência consistente em cada canal. Para as marcas, isso requer uma estratégia de marketing omnichannel para garantir a satisfação do cliente e impulsionar as vendas off-line e on-line.

Por último, o ponto número 5 com o nome de; Envolva os compradores durante os picos festivos

A ideia geral é que principalmente nos picos festivos é quando os utilizadores interagem mais com novas marcas e que as marcas devem aproveitar isso para ganhar o utilizador e depois continuar a comunicação o resto do ano. Desde o dia da mãe ao Natal a ideia é manter ao máximo o cliente e continuar a comunicação.

E é isso. O que pensam destes estudos? Alguma coisa vos chamou à atenção? 

 Explore the 2023 retail guide – Think with Google 

                                                                                                                         

FRED

 

 Vamos embarcar numa viagem pelo mundo da publicidade digital, que acabou de ultrapassar a marca dos 200 mil milhões de dólares em receita pela primeira vez! Com esse valor, poderíamos construir cerca de 50 pontes semelhantes à Ponte Vasco da Gama, que custou aproximadamente 4 mil milhões de dólares.

Vou explorar como este fenómeno está a transformar o mercado e o que isso significa para os profissionais, para a sua empresa e o futuro da publicidade. 

Imaginem a publicidade digital como um gigante que não para de crescer, alimentado pela criatividade e inovação do seu ecossistema. 

Em 2022, a publicidade digital teve um crescimento de 10,8% em relação ao ano anterior. 

Quais foram as áreas que estão a engordar este gigante? E como isso nos afeta?

Os compradores estão a diversificar os seus gastos, dando preferência a áreas como:

1. vídeo digital

2. áudio digital

3. publicidade programática. 

Com o aumento do consumo de formatos como podcasts e a chegada do 5G, a publicidade móvel também registou um crescimento de 14,1% face ao ano anterior.

Entretanto, o foco na privacidade e regulamentação continua a ser um fator determinante. 

A importância da privacidade no design digital nunca foi tão evidente, e as empresas estão a adaptar-se às últimas regulamentações e preocupações dos consumidores. 

Esta adaptação está a agir como um catalisador para a inovação, levando ao desenvolvimento de soluções que equilibram a publicidade orientada por dados com a privacidade do utilizador.

As tendências atuais apontam para um crescimento contínuo em áreas como a TV conectada e redes em meios de retalho, bem como novas formas de segmentar e medir a eficácia da publicidade. 

O conceito de “premium” também está a mudar, com a atenção voltada para conteúdos que atendem a interesses específicos, independentemente do valor de produção ou formato.

Pergunta: Considerando a crescente diversificação dos gastos em publicidade digital, como as pequenas e médias empresas podem competir com os gigantes do mercado e aproveitar as oportunidades emergentes?

Pergunta: Considerando a crescente diversificação dos gastos em publicidade digital, como as pequenas e médias empresas podem competir com os gigantes do mercado e aproveitar as oportunidades emergentes?

[RAPIDINHAS, NOTÍCIAS DA SEMANA QUE ACHAMOS MAIS RELEVANTES] 

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 Tome – The AI-powered storytelling format

 

Sobre o Podcast Marketing por Idiotas

podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.

O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.

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Temas no podcast

01:07
Temas
47:10
Rapidinhas

Neste episódio


Orador 2
Olá a todos bem-vindos ao Podcast marketing por idiotas. Neste episódio temos na ementa, os grupos do Facebook estão vivos ou mortos. O estado do comércio electrónico e as tendências para 2023 da Shopify. Por último, a inovação para sobrevivência já sabem para ficarem a saber tudo sobre este Tema. As novidades do marketing desta semana deixei de ficar por aí. Ora, muito bem, sejam então muito bem-vindos a mais um episódio, ninguém sabe qual é do podcast marketing por idiotas o vosso podcast onde falamos sobre marketing, negócios e tecnologia não falha no podcast temos todas as semanas os 3 temas da semana que já mencionei. Temos também as rapidinhas, ou seja, são as notícias da semana mais relevantes e, por último, a ferramenta da semana ou O Jogo da estatística onde o. Ricardo Olá. O.
Orador 4
Pouco alô o Fred.
Orador 5
E o Miguel alô.
Orador 2
Competimos entre nós precisamente com um dado interessante e também para fingirmos que sabemos alguma coisa. Já sabem tudo ISTO em marketing por idiotas.pt, onde podem consultar todos os links, notícias e temas e agora também temos um novo subdomínio, YouTube, ponto marketingdietas.pt onde podem vislumbrar 2 a 3 episódios pode variar bastante, mas estão lá. Os nossos episódios estão lá também, as nossas carinhas de trocas sem mais demoras e pessoal que NOS está a ouvir pela primeira vez e que ouviu estas pela primeira vez, nós repetimos todas as semanas quem já é repetente. Obrigado, então agora ouvir o nosso podcast. Já souberam avançar aqueles 15 segundos isso. Sociais para chegarem aos temas Miguel, vamos falar de uma rede social que eu pensava que já estava extinta. Uai o Facebook.
Orador 5
É verdade. Alguns dos nossos ouvintes também já sabem que faltam 15 minutos para a Frente para apanharem conteúdo de de maior qualidade a partir deste momento.
Orador 2
É Deus e Eddie segundos, não disse não, disse minutos e segundos não podia. Não podia ter dito minutos sem querer.
Orador 5
OK olha, vamos a querer exato olha eu esta semana trago este este Tema do grupos do Facebook estão vivos ou mortos? Eu adoro estes temas ao vivo do vivo ou morto, porque eles têm sempre imensa discussão e volta sempre aqui umas discussões. Interessantes, todos nós já ouvimos que A Rede Social Facebook está morta, que ninguém vai lá, que é o que é o Sol pessoal. Se o pessoal já só tem conta porque nunca se deu ao trabalho de fechar que toca, que é o Instagram também o é e o Twitter não era, mas passou a ser e agora é pelo pelo número de seguidores. Nós vamos tendo, não é o meu equipa e de análise para perceber se o Facebook está vivo ou morto. Sempre foi o meu dia de anos e eu há 7 anos atrás tinha tipo 300 e tal pessoas a darem umas. Tens desde aí o número todo vem sempre caindo todos os anos e agora tenho para. Aí umas 7. ISTO para mim, só pode querer dizer 2 coisas. O Facebook está a perder utilizadores activos e que interagem com a plataforma. Ou então é a minha popularidade que está a descer? Em queda e. Eu Não quero acreditar na segunda hipótese, por isso vou acreditando.
Orador 2
É exato, então vou fazer aqui o repto. Aliás, deixo este desafio a todos os nossos ouvintes. Irão nosso grupo do WhatsApp e dizer quantas pessoas desejaram os parabéns no seu feed para tirarmos este limpo. Ou seja, será que a popularidade do Miguel está pelas ruas da amargura? Muito. Ou será que o Facebook está com menos utilizadores activos? Pode ser um misto dos 2, é isso que vocês podem comentar em W ponto Math por idiotas.pt.
Orador 5
Eu também espero vocês quando é quando é que foi a última vez que deixar os? Parabéns a alguém.
Orador 2
No Facebook Eu Não tenho Facebook já.
Orador 5
Sabes que eu?
Orador 3
Tinha eu durante uns tempos, eu tinha um bote automático instalado no Chrome. Já estava automaticamente. Quando é que a pessoa fazia?
Orador 5
Ei EI isso já.
Orador 3
Anos não ainda tenho instalado porque nunca mais.
Orador 2
Despertaste uma faca no Coração de tanta gente neste momento, cumprimentos. Orador Mas o que ISTO é giro, isso é?
Orador 3
Esta e não existe ainda existe, mas só ESP. Então é assim, aquilo tinha uma versão em que eu podia escrever 3 frases completamente. Então, quando o sistema detectava que a pessoa fazia antes, ele rodava as frases diferentes para cada um dos utilizadores.
Orador 4
É isso.
Orador 3
Juro aquilo era máximo de. Sucesso depois começou me fartar por um. Motivo que foi o seguinte, que é aquilo. Quando o sistema automático itens um grupo grande, as pessoas respondem é, é aí é que há.
Orador 5
As pessoas respondiam. Te que tu ficavas irritado?
Orador 3
Um problema aí. Aí está um problema porque?
Orador 2
E lá ficava a.
Orador 3
Na resposta, tu já és obrigado a ir lá pronto, então para com isso, porque pensei. É giro resultou mas. Pronto era só. Ainda está aí, mas ainda existe, sim.
Orador 2
Meu Deus, que faca no Coração.
Orador 4
E será que ISTO se compara aos parabéns quando mudamos de profissão no LinkedIn?
Orador 2
Eu acho que é um bocado.
Orador 3
Também dá para automatizar?
Orador 2
Muitas felicidades, votos de muito sucesso, cara de meter mais um.
Orador 5
Sim parabéns do novo no novo desafio aqui que o parabéns pelo seu aniversário de emprego.
Orador 2
Há exato esse médio?
Orador 5
É só uma fase qualquer.
Orador 4
Bem, mas não, não não desfocar. Eu acho que AO pessoal do WhatsApp eu gostava muito de perceber também o qual o número de parabéns que eu também vou ver. O número de parabéns que que recebi da última vez.
Orador 2
Que ainda recebe.
Orador 3
Mas eu Diogo, o Miguel já acabou, não?
Orador 4
Não, não, não.
Orador 5
Era só era só.
Orador 2
ISTO ai era então Obrigado, Miguel.
Orador 5
Mas queria só dizer que aqui do que aqui dos meus 3 ilustres ninguém me deu os parabéns no dia de anos, mas é pá, vamos continuar. Vamos continuar desde.
Orador 2
Olha, eu falhei, Diz Que Não tenho Facebook, tenho falhado muitos aniversários.
Orador 5
Mas eu também e por acaso tenho sentido. Isso neste vídeo já não dou?
Orador 4
Eu dei no Facebook Miguel tu é que.
Orador 2
Não viste e falar escrever agora? Tá lá, parabéns atrás.
Orador 5
É, eu faço a 24 de Dezembro, ele vai lá meter. A 24 de Janeiro olha. Mas pronto, eu olha eu já não abri o Facebook. Há uma data de tempo até que me acontece intenções, nem intenções têm vai bem, não vamos descambar. Eu prometi que esta semana me apertar bem, que não ia começar aqui a disparatar, mas pronto.
Orador 2
Bombas força.
Orador 3
Interessa a intenção Miguel.
Orador 5
A esta semana passada houve uma coisa que me fez voltar à plataforma, o nosso ouvinte. O Luís Menezes experimentou, gostou e depois perguntou-me se podia promover o bem. Tweets by Leads cria a tua página de inteligência artificial e um minuto a já lhe. Orador Tinham, estou a gozar.
Orador 1
Minha mãe qual é o link?
Orador 5
Estou a gostar muito, sério? Basilides.com.
Orador 2
OK boa.
Orador 5
Ponto com o. E eu pronto, eu lá e disse que sim, e ele começou a fazer aqui uma promoção e de repente, a plataforma começou a aumentar exponencialmente o número de utilizadores a cada 7 ou 8 minutos, vinha um novo utilizador registado como a landing page criada na plataforma.
Orador 3
Mas com link da filiava?
Orador 5
Não, não, eu por acaso eu ia dizer isso a seguir Luís, nem penses que vais receber link? De afiliado à.
Orador 2
Vais receber directamente uma quota na empresa.
Orador 5
Exatamente exatamente a mas pronto era 778 minutos, vinha um novo, uma nova pessoa que se registava no site. Ia confirmar o e-mail e a seguir criava uma landing page. Ou seja, não é uma lide, não é uma, sequer uma visita era mesmo. Um registro bom. No total entraram 60 utilizadores novos no espaço de 1 dia. Eu fui logo falar com o Luiz, é pá Luiz, diz-me O Segredo, que é que está a passar o que é? Fizeste e ele disse basicamente como informação num grupo de Facebook, onde está que tem o Tema de marketing digital mais Patric managers e que tem cerca de 2000 membros. OKO Post que ele colocou era muito simples, tinha ali um link para a página e dizia que tinha encontrado ali 11 plataforma que criava landing pages, etc. Ai eu fui fiquei completamente pasmado porque nós fizemos aqui as contas. 2000 utilizadores Eu Não sei quantas visualizações do Post é que existiram, mas 97 pessoas visitaram a página. O que são? 4% desses 2000 desses desses 9762 inscreveram-se, o que significa uma taxa de conversão de 63%. OK, foram 60 num só dia e depois 2 ou 3 NOS dias a seguir, já não estou a contabilizá-los Paulo e não me chatear. Basicamente ISTO foram resultados, foram resultados 100% orgânicos grátis e no Facebook, claro que nós, assim que vimos ISTO, fomos logo replicar a estratégia para outros grupos e começamos a ter mais inscrições orgânicas. OKO que me levantou logo a questão, então, mas ISTO os grupos Facebook, ISTO está vivo ainda não é? Eu já pensava que os grupos estavam estavam. Podes? Eu vim ver aqui algumas estatísticas e tenho aqui algumas muito rápidas. 1.8 biliões de pessoas utilizam Facebook groups, 400000000 de pessoas estão em grupos que consideram terem significado. Há. O Facebook redesenhou a experiência para ficar mais focada de conteúdos vindos dos grupos que têm mais ricos neste momento e menos dos amigos, o que parece ser resultado aqui para para aumentar o número de grupos. 50% dos utilizadores do Facebook fazem parte de 5 ou mais grupos. Existem dezenas de milhões de grupos no Facebook, os principais grupos são engagement acima de 80%. Posto ISTO, pessoas para o painel. Vocês tinham esta ideia que os grupos Facebook estavam vivos. Qual é a percepção vivo ou morto? Vale a pena insistirmos. Hoje em dia ainda criamos grupos de Facebook para as nossas comunidades. A existimos esta estratégia e tática de marketing e como é que podem as marcas ter presença nestes grupos? Queria saber a vossa opinião.
Orador 2
Muito bem, não sei, Diogo, força.
Orador 4
Oo Miguel confirme uma coisa, mas tu me distes o tráfego e o tráfego vinha com referência de Facebook ou estás só deduzir porque?
Orador 5
Todo todo no Facebook.
Orador 4
Porque foi a única partilha? Vinha tudo Facebook.
Orador 5
Foi a única foi a Unica partida. Nós ainda não tínhamos começado a fazer a nossa, a nossa. Nós ainda não fizemos campanhas sequer nós basicamente falar, falei com o Luís, ainda estávamos
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Frederico Carvalho

Formador e consultor de marketing digital

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Miguel Rão Vieira

CEO @ pkina.com / funis.pt

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