
Buzzfeed fechou, aumentar o lucro em ecommerce segundo a Google e a publicidade digital em $ – e118s01
Esta semana falamos sobre o Buzzfeed que fechou, como aumentar o lucro em ecommerce segundo a Google e os segredos do império da publicidade digital.
Episódio de: 25 de Abril, 2023
Download do podcast
A servidoresverdes.pt que já está online e já se podem criar o vosso website.
A servidoresverdes.pt ajuda-vos a passarem para um servidor com energia 100% renovável certificada que permite oferecerem um site amigo do ambiente.
Para saberem mais, basta entrar onde? Servidoresverdes.pt e deixarem o vosso contacto. |
Miguel
Hoje vou falar do final de uma era…ou será do inicio de outra?
A era do BUZZFEED NEWS.
O buzzfeed news para os que não sabem era um site de notícias que alimentava as redes sociais com notícias, mexericos, quizzes, listas, jogos e tudo e mais alguma coisa durante os últimos 15 anos!
Basicamente foi o primeiro grande site de conteúdo e notícias que percebeu exactamente como alavancar as redes sociais e as utilizou como deve de ser no centro do seu modelo de negócio, e literalmente era um lider de partilhas e conteúdo viral…
…na altura em que era possível existir conteúdo viral não dançável…ou mais dificil ainda…conteúdo não fake news viral!
Mas tudo isto foi noutros tempos, em que era possível uma empresa lançar conteúdos nas redes sociais e ver resultados orgânicos…numa altura em que sei lá…já vamos falar disso porque estou a ficar nostálgico!
O Jonah Peretti o co-fundador e CEO do buzzfeed disse no memorando de informação á equipa que ele foi “demasiado lento para aceitar que as grandes plataformas não iam providenciar a distribuição e o suporte financeiro para suportar jornalismo grátis premium criado para as redes sociais”.
O Ben Smith o outro co-fundador diz: “Acho que isto torna bem claro que a relação entre as redes sociais e os publishers de notícias está terminada.”
Ele por acaso tem um livro interessante chamado: Traffic – Genialidade, Rivalidade, e loucura na corrida de 1-milhão de dolares para se tornar viral.
https://www.penguinrandomhouse.com/books/678592/traffic-by-ben-smith/
A popularidade do buzzfeed sempre esteve ligada à popularidade do Facebook, tendo subido na rápida ascenção da rede social…e claro…começado a queda livre á medida que o facebook perdeu popularidade.
A empresa chegou mesmo a ganhar um prémio pullitzer, motivo de grande orgulho.
Mas o final de uma era pode ser o inicio de outra…Ben Smith diz que agora que vai acabar com o buzzfeed news e já fez as contas ao pessoal todo…está na altura de começar a explorar as oportunidades que a inteligência artificial traz e quer que o buzzfeed seja alimentado por AI!
Mais uma vez parece querer ser o primeiro a adaptar-se a uma nova realidade tecnológica…
Vou dar algumas hipóteses ao painel para falar sobre possíveis razões para a queda do buzzfeed:
– O fechar da torneira do reach grátis nas redes sociais?
– O tipo de conteúdos e formatos produzidos pelo buzzfeed deixou de interessar aos mais novos e os leitores não se renovaram?
– As notícias reais já não são o que eram…o que rende são as fake news?
– Foi uma jogada para substituir a força de trabalho inteira por inteligência artificial?
Diogo
Bem antes de mais, queria agradecer à Rute pelo episódio e um tema incrível na semana e dizer que tenho muita pena em não ter estado presente porque realmente o livro da Gartner super interessantes “Machine Customers, Book by Don Scheibenreif & Mark Raskino (gartner.com)”.
Então como o Ricardo já aludiu um pouco, esta semana trago-vos um guia da Google para 2023 para aumentarem o lucro no retalho online. E neste guia vou contar aqui com a ajuda do Miguel para citar alguns dos dados estatísticos apresentados. Pode ser Miguel?
Para dar um pouco de contexto, como temos falado em episódios passados, de forma a tentar combater uma baixa no investimento de anúncios online, as empresas como o TikTok, Instagram e o Facebook têm criado guias e cada vez mais conteúdo para que os anunciantes se sintam confiantes a anunciar online. E desta trazemos o guia da Google que faz algo semelhante mas não só sobre anúncios. Vamos explorar então as dicas deste guia para 2023.
O guia é assim dividido em 5 capítulos onde extrai apenas o sumo e tirei alguma da Google Bull shit que eles tentaram vender…
Então, temos o primeiro:
Primeiro Alcançar clientes cautelosos que têm um novo conjunto de valores
Ofereça mais do que apenas um bom negócio onde afirma que
Mesmo em um ambiente econômico incerto, os compradores não estão necessariamente focados na busca de pechinchas. Em vez disso, eles estão procurando valor, qualidade e bom atendimento ao cliente.
Com uma estatística interessante:
Em média, 73% dos consumidores dizem estar dispostos a continuar a comprar em empresas que aumentam preços, se se sentirem valorizados como clientes
Atraia novos compradores à medida que a fidelidade à marca desaparece
Com o aumento de compras mais conscientes e intencionais, a fidelidade à marca tornou-se menos influente nas decisões de compra das pessoas. Em vez disso, eles estão cada vez mais abertos a experimentar novas marcas, negócios e produtos que possam se alinhar com suas necessidades e valores.
COm uma estatística interessante:
47% dos consumidores nos mercados pesquisados disseram que compraram pelo menos uma nova marca que nunca compraram antes.
O segundo ponto que é : Capture a conscientização e consideração da marca durante os momentos de descoberta
Que é um ponto que não vou referir porque é claro que é apenas uma promoção dos serviços por isso vamos passar ao terceiro ponto para não perderem tempo com isto.
Por isso passamos ao terceiro ponto Destaque-se online para maximizar seus lucros
Onde referem que:
A taxa de crescimento global do comércio eletrónico de retalho para 2023 está prevista em 10,4%, marcando um aumento de 0,7 pontos percentuais em relação à taxa de crescimento de 2022.
E a ideia é que com um contínuo crescimento do mercado de ecommerce que está cada vez mais lotado, é cada vez mais essencial destacarem-se entre a concorrência. E aqui a Google volta a referir os seus produtos para se destacarem e eu digo para lá dos seus produtos, a inovação pode ser uma ótima forma a se destacarem.
Quarto e penúltimo ponto foi: Expandir vendas omnicanal
Que mais uma vez começa com uma estatística interessante, Miguel:
59% dos consumidores gostam de visitar lojas para ver ou tocar em produtos, mesmo que planejem comprar on-line, o que é maior em comparação com o ano passado.
O ponto aqui é claro, segundo a Google, os clientes de hoje compram na Web, nas apps e na loja, e esperam uma experiência consistente em cada canal. Para as marcas, isso requer uma estratégia de marketing omnichannel para garantir a satisfação do cliente e impulsionar as vendas off-line e on-line.
Por último, o ponto número 5 com o nome de; Envolva os compradores durante os picos festivos
A ideia geral é que principalmente nos picos festivos é quando os utilizadores interagem mais com novas marcas e que as marcas devem aproveitar isso para ganhar o utilizador e depois continuar a comunicação o resto do ano. Desde o dia da mãe ao Natal a ideia é manter ao máximo o cliente e continuar a comunicação.
E é isso. O que pensam destes estudos? Alguma coisa vos chamou à atenção?
Explore the 2023 retail guide – Think with Google
FRED
Vamos embarcar numa viagem pelo mundo da publicidade digital, que acabou de ultrapassar a marca dos 200 mil milhões de dólares em receita pela primeira vez! Com esse valor, poderíamos construir cerca de 50 pontes semelhantes à Ponte Vasco da Gama, que custou aproximadamente 4 mil milhões de dólares.
Vou explorar como este fenómeno está a transformar o mercado e o que isso significa para os profissionais, para a sua empresa e o futuro da publicidade.
Imaginem a publicidade digital como um gigante que não para de crescer, alimentado pela criatividade e inovação do seu ecossistema.
Em 2022, a publicidade digital teve um crescimento de 10,8% em relação ao ano anterior.
Quais foram as áreas que estão a engordar este gigante? E como isso nos afeta?
Os compradores estão a diversificar os seus gastos, dando preferência a áreas como:
1. vídeo digital
2. áudio digital
3. publicidade programática.
Com o aumento do consumo de formatos como podcasts e a chegada do 5G, a publicidade móvel também registou um crescimento de 14,1% face ao ano anterior.
Entretanto, o foco na privacidade e regulamentação continua a ser um fator determinante.
A importância da privacidade no design digital nunca foi tão evidente, e as empresas estão a adaptar-se às últimas regulamentações e preocupações dos consumidores.
Esta adaptação está a agir como um catalisador para a inovação, levando ao desenvolvimento de soluções que equilibram a publicidade orientada por dados com a privacidade do utilizador.
As tendências atuais apontam para um crescimento contínuo em áreas como a TV conectada e redes em meios de retalho, bem como novas formas de segmentar e medir a eficácia da publicidade.
O conceito de “premium” também está a mudar, com a atenção voltada para conteúdos que atendem a interesses específicos, independentemente do valor de produção ou formato.
Pergunta: Considerando a crescente diversificação dos gastos em publicidade digital, como as pequenas e médias empresas podem competir com os gigantes do mercado e aproveitar as oportunidades emergentes?
Pergunta: Considerando a crescente diversificação dos gastos em publicidade digital, como as pequenas e médias empresas podem competir com os gigantes do mercado e aproveitar as oportunidades emergentes?
[RAPIDINHAS, NOTÍCIAS DA SEMANA QUE ACHAMOS MAIS RELEVANTES]
- O BingChat na nova versão do Edge, agora automaticamente quando o abrem numa página que estão a visualizar o sistema responde de imediato com um resumo dos pontos mais importantes da página
- As ações da Alphabet cairam após a notícia que a Samsung poderá reconsiderar o motor de pesquisa predefinido e alterar para o novo Microsoft Bing. Segundo a Reuters, “a empresa ganha cerca de 3 mil milhões de dólares em receita anual com o contrato da Samsung, disse o relatório, citando mensagens internas.
- O GA4 agora permite conversões mediante sessões. Isto era algo que o GA Universal fazia automaticamente para não contar a mesma conversão duas vezes pelo mesmo utilizador e agora a atualização é também possível no GA4.
- O Twitter… Sim novamente o Twitter e lembram-se que é o Diogo o produtor destas notícias, voltou a dar o selo azul a todas as contas com mais de 1 milhão de seguidores após retirar todos caso não pagassem. Segunda a Mashable, parece que o número de subscritores do Twitter Blue encontra-se nos 19 mil utilizadores.
- Vários canais de TV e estações de rádio estão a remover-se do Twitter após a empresa ter adicionado a informação de “government funded media”. Após a NPR, a PBS e da BBC, agora a CBC, o principal canal de TV no Canadá pausou também a sua atividade na plataforma. Contudo, ao final do dia o Twitter removeu todas etiquetas das várias contas destes canais.
- Agora já é possível adicionar até 5 links na vossa BIO no Instagram, o que será que vai acontecer aos serviços como o link tree?
[FERRAMENTA DA SEMANA]
Tome – The AI-powered storytelling format
Sobre o Podcast Marketing por Idiotas
O podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.
O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.
Neste episódio

Os Idiotas

Frederico Carvalho
Formador e consultor de marketing digital

Miguel Rão Vieira
CEO @ pkina.com / funis.pt

Diogo Abrantes da Silva
Freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics