Burger King e NFTs, a Apple e o impacto do iOS15 e como o Instagram afeta crianças – e35s01
Esta semana falamos sobre o Burger King que oferece NFTs, o impacto do novo iOS15 da Apple para os marketers e por último, como está o Instagram afetar os adolescentes.
Download do podcast
[TEMAS DA SEMANA]
MIGUEL
Uma nova técnica de merchandising…À BORLA!
DIOGO
A atualização do iOS 15 foi lançada e os utilizadores já estão a atualizar o seu sistema operativo da Apple. Este update tem vários novos updates mas algumas das novas features vêm também melhorar o push da Apple para Privacidade -primeiro (privaty first). Ou seja, mais um vez vem afetar a vida dos marketers.
Existem 4 grandes pontos que podem afetar a nossa vida.
-
- O serviço iCloud Private Relay
Que Permite disfarçar qualquer ponto de acesso http à internet com um IP diferente (que o utilizador pode escolher o quão perto do IP original esse IP pode ser). ISto difere de uma VPN, porque passa por dois tipos de servidor que não permitem nem Apple nem um servidor intermédio saber que IP foi usado.
Contudo esta opção é paga. iCloud+ - Ofuscação de IPs para pixeis e trackers conhecidos
Esta opção é por default com o novo iOS 15 nas conexões a partir do Safari. Podem consultar todos os domínios de serviços com ofuscação aqui. - Hide My Email
Esta opção é uma opção premium do Cloud+ também e é uma função de no fundo conseguirem gerar várias contas de emails. - Mail Privacy Protection
Esta é a atualização que mais nos pode afetar porque todas as imagens e conteúdos de email passam primeiro pelo servidor da Apple, ou seja, isto vai transformar as open rates das newsletters a 100%.
Isto apenas afeta utilizadores de Apple Mail.
Por isso esperem um aumento da vossa taxa de abertura.
- O serviço iCloud Private Relay
E é isto, vocês costumam usar as open rates de emails? O que pensam disto tudo?
FRED
O futuro não é privado: The Facebook Files, Instagram e os adolescentes
No centro do tornado, foi revelado numa série do Wall Street Journal baseada numa revisão de documentos internos do Facebook, incluindo relatórios de pesquisa, em que mostram o conhecimento do Facebook Inc., com grande detalhe, com várias falhas na plataforma, em especial nos efeitos nocivos da plataforma.
«Trinta e dois por cento das raparigas adolescentes disseram que, quando se sentiam mal com os seus corpos, o Instagram fazia-as sentir-se pior», partilharam os investigadores numa apresentação de slides publicada no quadro de mensagens interno do Facebook em março de 2020, segundo o The Wall Street Journal.
[RAPIDINHAS – Notícias de Marketing em Portugal]
- Amazon lança a própria TV
- Google ads vai acabar com campanhas de display normais
- O facebook lança os Smart Glasses Ray-Ban Stories
- O Instagram está a criar uma ferramenta para passar Stories para reels
- A Cloudflare lança as Signed Exchanges que permitem que o vosso site entre no cache da Google e que seja carregado como uma página AMP sem utilizar as regras AMP
- Há um novo design do website da Apple Store
- Segundo a MediaMonitor da Marktest, o Continente continua o maior anunciante em Portugal. A. Fuel e Carat lideram nas agências e o investimento em publicidade chegou aos 42,1 milhões em Portugal.
[‘FARRAMENTA’ DO MERCEEIRO – Ferramentas de marketing Digital da Semana]
Sobre o Podcast Marketing por Idiotas
O podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.
O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.
Neste episódio
[TEMAS DA SEMANA]
MIGUEL
Uma nova técnica de merchandising...À BORLA!
https://www.marketingdive.com/news/burger-king-introduces-keep-it-real-meals-after-banning-120-artificial-ingr/606283/
DIOGO
A atualização do iOS 15 foi lançada e os utilizadores já estão a atualizar o seu sistema operativo da Apple. Este update tem vários novos updates mas algumas das novas features vêm também melhorar o push da Apple para Privacidade -primeiro (privaty first). Ou seja, mais um vez vem afetar a vida dos marketers.
Existem 4 grandes pontos que podem afetar a nossa vida.
O serviço iCloud Private Relay
Que Permite disfarçar qualquer ponto de acesso http à internet com um IP diferente (que o utilizador pode escolher o quão perto do IP original esse IP pode ser). ISto difere de uma VPN, porque passa por dois tipos de servidor que não permitem nem Apple nem um servidor intermédio saber que IP foi usado.
Contudo esta opção é paga. iCloud+ Ofuscação de IPs para pixeis e trackers conhecidos Esta opção é por default com o novo iOS 15 nas conexões a partir do Safari. Podem consultar todos os domínios de serviços com ofuscação aqui.
Hide My Email Esta opção é uma opção premium do Cloud+ também e é uma função de no fundo conseguirem gerar várias contas de emails.
Mail Privacy Protection Esta é a atualização que mais nos pode afetar porque todas as imagens e conteúdos de email passam primeiro pelo servidor da Apple, ou seja, isto vai transformar as open rates das newsletters a 100%. Isto apenas afeta utilizadores de Apple Mail. Por isso esperem um aumento da vossa taxa de abertura.
E é isto, vocês costumam usar as open rates de emails? O que pensam disto tudo?
FRED
O futuro não é privado: The Facebook Files, Instagram e os adolescentes
No centro do tornado, foi revelado numa série do Wall Street Journal baseada numa revisão de documentos internos do Facebook, incluindo relatórios de pesquisa, em que mostram o conhecimento do Facebook Inc., com grande detalhe, com várias falhas na plataforma, em especial nos efeitos nocivos da plataforma.
«Trinta e dois por cento das raparigas adolescentes disseram que, quando se sentiam mal com os seus corpos, o Instagram fazia-as sentir-se pior», partilharam os investigadores numa apresentação de slides publicada no quadro de mensagens interno do Facebook em março de 2020, segundo o The Wall Street Journal.
[RAPIDINHAS - Notícias de Marketing em Portugal]
Amazon lança a própria TV
Google ads vai acabar com campanhas de display normais
O facebook lança os Smart Glasses Ray-Ban Stories
O Instagram está a criar uma ferramenta para passar Stories para reels
A Cloudflare lança as Signed Exchanges que permitem que o vosso site entre no cache da Google e que seja carregado como uma página AMP sem utilizar as regras AMP
Há um novo design do website da Apple Store
Segundo a MediaMonitor da Marktest, o Continente continua o maior anunciante em Portugal. A. Fuel e Carat lideram nas agências e o investimento em publicidade chegou aos 42,1 milhões em Portugal.
[‘FARRAMENTA’ DO MERCEEIRO - Ferramentas de marketing Digital da Semana]
LauguageTool
Os Idiotas
Frederico Carvalho
Formador e consultor de marketing digital
Miguel Rão Vieira
CEO @ pkina.com / funis.pt
Diogo Abrantes da Silva
Freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics