
Big techs e o modelo freemium, marketing com a geração Z e a Google no hardware – e91s01
No episódio número 91 falamos das Big techs e o modelo freemium, marketing com a geração Z e a Google no hardware.
Episódio de: 19 de Outubro, 2022
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MIGUEL
Monopólios da produtividade: Eles comem tudo e não deixam nada!
Esta semana venho falar-vos um pouco sobre BIG TECH de ferramentas de produtividade e as estratégias que estas grandes empresas como a Google, a Microsoft, a Apple literalmente engolem qualquer tipo de nova ideia que surja no mercado de software e SaaS b2b.
Vi recentemente um post na feed de um amigo, que segue outro amigo, que falava um pouco sobre os perigos que startups de produtividade enfrentam nos dias que correm.
Vamos falar por exemplo do slack, uma ferramenta que todos conhecemos, que começou e em 3 anos tinha uma facturação 100 milhões de Anual Revenue.
Parece um número impressionante e que já ajuda a combater uma grande empresa como a Microsoft…
No entanto 7 anos depois do lançamento do SLACK, em 2016, a microsoft lança o TEAMS.
E passado 2 anos já tinha ultrapassado em larga escala os utilizadores do SLACK.
Em 2020, com a pandemia, esperava-se um forte crescimento do slack que não aconteceu…o que aconteceu foi um crescimento ainda maior do TEAMS.
Há um ano atrás a Microsoft anuncia o lançamento do LOOP, outra ferramenta de produtividade no espaço ocupado pelo Notion, pelo Trello, etc.
Então o que aterroriza neste momento qualquer startup no campo da produtividade…?
Como se justifica que a microsoft lance um produto e 1 ou 2 anos depois tem mais utilizadores do que as startups bem financiadas conseguem em 7 anos?
O segredo está no pacote, ou no bundling.
Sempre que a microsoft vê uma empresa no campo da produtividade com um novo produto que cresce de forma viral, estilo typeform, slack, trello, etc, decide criar o seu próprio produto seguindo a mesma prosta de valor que originou o sucesso.
Até aqui competição normal, business as usual.
Mas depois vem a parte desleal…a microsoft coloca o novo produto dentro do bundle de produtos já existentes e oferece-o gratuitamente…garantindo assim que é utilizado pelo seu ecosistema e que ninguém que utilize produtos microsoft utilize ferramentas da concorrência…
Mesmo que o produto seja inferior, e geralmente é, é preciso sermos loucos para começarmos a pagar fora do ecosistema microsoft quando podemos ter á borla.
Finalmente quando o produto já tem uma boa base de utilizadores, passa a ser pago e mais uma vez uma big tech ganhou terreno.
Perguntas para o painel?
- O que acham da estratégia de oferecer grátis dentro de um pacote e depois começar a pagar quando o utilizador já está fidelizado?
- Acham esta estratégia justa?
- Como aplicar numa PME?
DIOGO
Num artigo esta semana com o título de “Porque o mass marketing não funcionará na genZ” fiquei curioso de saber a vossa opinião.
O artigo baseado num estudo da Horizon media de 987 Gen Zs defendem “que é improvável que o marketing de massa funcione para a Geração Z, que tende a rejeitar a cultura pop mainstream e abraçar culturas de nicho”. Segundo o estudo, esta geração, que representou cerca de 360 mil milhões de dólares em 2021, na maioria (91%) das pessoas de 18 a 25 anos disse que não existe cultura pop “mainstream”. Em vez disso, os consumidores da Geração Z adotam subculturas e comunidades de nicho, o que pode dificultar a vida aos mass marketers.
Entre os vários pontos e subculturas do estudo deixo aqui alguns dos pontos que achei interessantes:
- 64% dos consumidores da Geração Z querem experiências personalizadas das marcas.
- A Gen Z tende a usar as redes sociais para descoberta em vez de pesquisa no Google. Essas aplicações incluem o TikTok, YouTube, Discord, Telegram e Twitch.
- 82% dos participantes disseram que se consideram com qualidades masculinas e femininas mostrando a importância da diversidade e inclusão
- A grande maioria disse que aprender novas skills e ter novas experiências é mais importante do que a escola tradicional.
Não no estudo mas recordo que também aqui no marketing por idiotas já questionamos, nomeadamente eu a vocês, um pouco sobre esta questão de hoje em dia sermos um pouco mais uma misturada de um pouco de tudo onde mencionei que sou meio geek, leio livros, adoro web analytics e gosto de kuduro progressivo. Isto para dizer que será que é uma coisa exclusiva da nova geração, qual é o programa que todos novos vemos em comum por exemplo?
Enfim o estudo parece muito bem feito e fala também mais aprofundadamente sobre cada uma das subculturas identificadas e da forma como os GenZ utilizam os vários meios. O link para o estudo fica em marketingporidiotas.pt para quem necessitar.
A minha questão para vocês meus amigos é sobre o que pensam, se será mesmo só a geração Z ou todos e pensam que estamos no local certo ao trabalharmos sobretudo no digital que permite uma comunicação mais para nichos?
Estudo: https://heyzine.com/flip-book/1dfa33b33a.html
Próxima semana: https://www.forbes.com/sites/forbesbusinesscouncil/2022/09/09/three-ways-to-counter-inflation-without-jeopardizing-the-client-experience/
FRED
Pode ser o pior pesadelo do Google.
Os reguladores anti-trust dos EUA estão a analisar o acordo de pesquisa da Google com a Apple, aumentando a perspectiva de que a pesquisa da Google possa perder a sua posição favorecida no navegador Safari em iPhones.
Para quem é novato nestas andanças do marketing, a Apple tem um acordo com o Google para não desenvolver o seu próprio motor de pesquisa na Internet enquanto o Google pagar para continuar a ser a opção padrão no Safari. A Apple recebe possivelmente, 8 a 12 mil milhões de dólares anuais por este acordo.
O problema que isto levanta é a possível ameaça ao negócio de anúncios móveis da Google.
Então o que é que a Google está a fazer para se desenrascar.
Está a duplicar o investimento no seu próprio hardware, incluindo os seus telefones Pixel, e esta semana foi reportado que está a mover o desenvolvimento de produtos e o pessoal de engenharia de software a trabalhar em dispositivos com a marca Google, noticiado pelo New York Times e já difundido em vários meios.
Coisas que cativaram a minha atenção:
– O CEO Sunder Pichai, disse que a aceleração da produção de dispositivos (entenda-se hardware) Google mantém a empresa “protegida”.
– O Google está preocupada com o facto de a Apple estar a consumir a quota de mercado da Samsung (a líder de mercado)
A decisão da Google de transferir pessoal de engenharia e desenvolvimento para hardware com a marca Google reflecte em parte as pressões económicas decorrentes de uma forte desaceleração no mercado de anúncios digitais.
O CEO da Google disse publicamente no mês passado que queria que a empresa fosse 20% mais eficiente, cortando em orçamento e contratações. Vão investir menos no desenvolvimento da sua pesquisa assistida por voz Google Assistant, Android Auto, no software Google TV para aparelhos de televisão.
Estas mudanças podem ser más notícias para uma série de fabricantes de hardware e de automóveis que fazem negócios com o Google.
A força crescente do iPhone é um problema para o Google.
Enquanto o Google Search é o motor de pesquisa padrão no navegador web Safari da Apple, a margem de lucro que o negócio gera com as vendas de anúncios é muito inferior ao que o Google obtém com os dispositivos Android porque o Google paga uma forte redução de receitas à Apple.
Além disso, os reguladores anti-trust dos EUA estão a tentar quebrar o acordo de pesquisa padrão do Google com a Apple como parte do seu esforço para controlar o poder do Google no mercado de pesquisa. Se os reguladores tiverem sucesso, o Google poderá perder uma parte significativa das consultas de pesquisa para rivais como o Bing da Microsoft – que já alimenta algumas pesquisas que têm origem em consultas de voz Siri em iPhones.
A partir de 2015, a Google começou a criar o smartphone Pixel da marca Google, mas a verdade é que ainda não produziu um telefone de grandes vendas. As vendas de telefones Pixel em 2021 ascenderam a 4,5 milhões em comparação com 230 milhões de iPhones enviados pela Apple e 275 milhões enviados pela Samsung, de acordo com a empresa de pesquisa Canalys.
Mas o Google não está a recuar. Aumentou a produção da última versão Pixel, a versão 7, que entrou à venda na semana passada a partir de $599 para o modelo básico e tem também o modelo profissional.
De recordar que a Google também adquiriu o aparelho Fitbit fitness tracker por 2 mil milhões de dólares. E no ano passado lançou o seu primeiro chipset para dispositivos móveis, semelhante aos esforços de longa data da Apple para o iPhone, para que os algoritmos de aprendizagem da máquina da Google possam correr mais rapidamente nos seus dispositivos.
Pergunta: O que é que a Google precisa para ser bem sucedida no Hardware ?
Leitura complementar:
Como a luta entre a Apple e o Facebook vai afetar a privacidade e os anúncios
[RAPIDINHAS – NOTÍCIAS DE MARKETING DIGITAL EM PORTUGAL E NO MUNDO ]
- Segundo a Digiday a Apple poderá estar a planear anúncios no seu serviço Apple TV
- O Continente é considerado o melhor supermercado online em Portugal segundo a pulse
- Looker Studio é o novo nome do Data Studio da Google. O Looker era um produto que a Google já tinha adquirido e tem características de AI e ML na exposição de informação e agora estará tudo integrado no Looker Studio.
- A Google lança um novo guia para substituir o seu guia inicial Google Webmaster’s Guide para um novo Google Essentials. O Google Essentials é assim um novo guia para todos os que querem otimizar o seu site para o mais conhecido motor de pesquisa.
- Num estudo realizado pela Future Publishing, 76% dos consumidores dos EUA planeam comprar na Black Friday. Será o mesmo em Portugal?
- Parece que o Facebook continua a afastar-se do conteúdo de notícias com o anúncio de que irá retirar a sua oferta de Instant Articles em abril do próximo ano
- É oficial: Netflix vai ter versão mais barata com anúncios já em Novembro (mas n a Portugal… Só em espanha por agora).
[Estatística da semana]
Segundo um estudo da Western University publicado no Journal of Experimental Social Psychology, um pedido feito em pessoa é 34 vezes mais eficiente do que pedir o mesmo por email.
https://hbr.org/2017/04/a-face-to-face-request-is-34-times-more-successful-than-an-email
Sobre o Podcast Marketing por Idiotas
O podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.
O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.
Neste episódio
Orador 2 Olá a todos.
Orador 3 Bem-vindos ao podcast marketing por idiotas neste episódio temos como temas ferramentas de produtividade. Eles comem tudo e não deixam nada. O mass marketing não funcionará com a geração ZE. Vem aí o que pode ser o pior pesadelo da Google para saberem tudo sobre estes temas e as novidades de marketing desta semana já sabem, deixem ficar por. Olá todos caríssimos sejam muito bem vindos ao 91º episódio do Podcast marketing por idiotas, o vosso podcast marketing é favorito onde falamos de marketing, negócios e tecnologia? Olá, Diogo.
Orador 4 Alô Olá Fred, olha como estão?
Orador 3 E Olá Miguel alô, como estás já obrigado por me terem deixado de férias na semana passada. Agradeço O Tempo, pude usar para o meu retiro espiritual a.
Orador 5 É pá, mas ISTO os Bates andam aí?
Orador 3 Pois é verdade, vocês continuam com essa com essa ideia, mas são só boatos muito bem, miga. Traz então um Tema que tu quiseres reforçar com ferramentas de produtividade, mas que tu querias que o título mesmo fosse. Eles comem tudo e não deixam nada. Qual repto à comunista, então com. O que é que se passa?
Orador 5 Então não, esta semana, esta semana eu venho falar-vos aqui um pouco sobre big tech de ferramentas de produtividade e estratégias que estas grandes empresas como a Google, Microsoft, Apple, Apple vá a literalmente em utilizam que literalmente engolem qualquer tipo de nova ideia que surge no mercado de software. Içás de produtividade EB to b eu vi recentemente um post na fi de um amigo que segue outro amigo, que segue um esporte qualquer que falava um pouco. Orador A erva.
Orador 5 Não, mas parecemos.
Orador 3 Inventaste na tua cabeça? Sim.
Orador 5 Exactamente, eh pá, Fazes são as minhas diferentes personalidades a falarem umas com as outras e nós temos redes sociais uma. Rede social própria. A ele falava um bocadinho sobre os perigos que as startups produtividade diferente ou NOS. Dias que correm. Vamos falar, por exemplo, do slack. Eu penso que todos nós conhecemos e nem precisa de apresenta. Que começou AE em 3 anos, tinha uma faturação de 100000000 de ano breve. New OK não é uma empresa qualquer, é uma empresa que está a faturar 100000000 ao ano. Este número parece que já é porreiro e que já é uma ajuda para combater 11 grande empresa como a Microsoft. Ainda por cima, o sueco foi altamente também financiado. No entanto, 7 anos depois do lançamento do Slag, em 2016, a Microsoft lançou o teens e, passados 2 anos, já tinha ultrapassado em larga escala os utilizadores do slack. Em 2020, com a pandemia, esperava-se um forte crescimento. Do Slack o pessoal foi todo para casa, não? É o que não aconteceu. O que aconteceu foi um crescimento ainda maior dos Times a há 1 ano atrás, a Microsoft anunciou o lançamento do loop, outra ferramenta de produtividade no espaço ocupado pelo novo xandre. Vocês conhecem o Sean?
Orador 4 11.
Orador 5 E pelo telo pronto são ferramentas que ajudam a coordenar equipas tipo Project etc AE. Então, basicamente este anúncio começou a aterrorizar aqui o pessoal tô. O que tu risa neste momento, qualquer certa no campo da produtividade para me perguntar a vocês, é e como é que se justifica que a Microsoft lançou um produto e um ano depois, tem mais utilizadores do que startups que foram muito bem financiadas, tiveram produtos muito bons, com uma excelente adesão em mais de 7 anos. O Segredo está no pacote ou no banking?
Orador 3 Décima deste uma pausa, pensei que era para.
Orador 5 Quer uma resposta mais, mais um com mais legal.
Orador 3 Anão, já percebi, era essa a resposta. Pensei que querias que a gente tivesse dito sim.
Orador 5 Entre eles, valor ou não.
Orador 3 Assim sendo, como é que elas conseguem? E O Segredo está no pacote ou no passeio?
Orador 5 Temos aqui exatamente Roberto no pacote. É então como é que ISTO? Como é que acontece sempre que a Microsoft é uma empresa no campo da da produtividade? Com o novo produto que cresce de forma viral, estilo tipo forma, você também conhece o Select Real, etc. Decidi criar o seu próprio produto, sim, da mesma proposta de valor que originou o sucesso de dessa nova ferramenta que apareceu no mercado e que o pessoal aparentemente gol. Nossa, até que isso é competição normal. 16 e o João, não há problema nenhum, mas depois vem a parte para que eu pessoalmente considero que tenho mais desligá-lo. A Microsoft coloca o novo produtos dentro do bando de produtos já existentes e oferece gratuitamente, garantindo assim que é utilizado. É pelo seu ecossistema e que ninguém utiliza produtos de ninguém que utilize produtos da Microsoft, começa a utilizar também ferramentas, produtividade da concorrência, muitas vezes até lançam produtos mal alinhavados com qualidade. Anterior à mas que ficam logo disponíveis No No ecossistema Microsoft EPM. Aí é preciso, nós temos loucos para começarmos a pagar fora do ecossistema Microsoft quando podemos ter a bordo ou não, é? É difícil convencer os outros ministerial da empresa? Olha está aqui esta ferramenta de de produtividade e eu disse, então, mas a Microsoft também tem isso, não é? Finalmente, quando o produto já tem uma boa base de utilizadores, passa a ser pago e, mais uma vez, uma big tech ganhou terreno sobre um coitado que estava vendendo melancias à beira da estrada. Agora, as perguntas para o painel. Hã o que é que acham da estratégia de oferecer? Grátis dentro de um pacote ou de um? Quando e depois, quando começaram só a pagar quando o utilizador já está finalizado, se acham que essa estratégia é justa e será que uma pequena ou média empresa pode aplicar esse tipo de estratégia para conseguir mais vendas e combater o crime, também os seus concorrentes, mesmo que seja em outras áreas e não Na Na produção de software? E basicamente é isso que eu trago Hoje e acabo com eles comem tudo e não deixam nada.
Orador 3 Muito bem, obrigado, camarada, é eu vou passar a palavra ao camarada, não? Mas antes de passar a palavra por causa da aqui só uma nota que foi curioso, Miguel, que esta semana aconteceu, temos um novo clube da empresa. E que vinha com os hábitos do telo, o do Chile, whatever e chegou a casa, está lá e o trailer está, não sei quantos a então. Mas será que a Microsoft não tem uma solução? E eis que encontramos a solução Microsoft, que está incluída no nosso pacote de Office 3 X.
Orador 5 Pimba NS vai buscar mandaste uma raça de claro, mandaste dar uma grande volta? Teve de usar as orelhas de burro no trabalho.
Orador 3 Já Otelo. E agora não é tão? Não, não, eu próprio tivemos avaliar as ferramentas para ver se as mesmas funcionalidades. E ele disse para não é perfeitamente, não tinha nada. Outro elo que não tiver essa ferramenta da Microsoft.
Orador 5 Claro, então, e como é que se luta contra ISTO? Não é a grande pergunta.
Orador 3 Muito bem. É isso que o Fred vai responder.
Orador 2 Não, não, Eu Não vou responder que o Diogo estava com o braço no ar, mas eu tenho uma curiosidade, eu tenho uma curiosidade. É que é uma pergunta para Miguel que depois do Diogo dera-se, conhecem que Miguel, por que os 3 têm Microsoft? Então a Google não faz isso? Isso transmitem que fazem isso.
Orador 5 Faz também viver eu no início, disse a Microsoft, a Google, etc. Mas o meu sexto sentido. Orador Não vem que foi rápido, mas já vi demais.
Orador 2 Mas passou no ouvido?
Orador 5 Desculpa o meu, o meu sexto sentido sempre apurado, percebeu que ISTO ia fazer ressonância com o Ricardo e para entregar mais valor, o Ricardo exatamente exatamente.
Orador 3 Aqui sim obrigado obrigado Miguel. Desculpa o Fred não temos passado, o mesmo é, mas sim estava tudo orquestrado por tanto de alguém que vai dar a resposta de como é que precisamente é que é.
Orador 4 É, eu acho que a estratégia estratégia, seja como for, é válida, não é? Agora é esta questão do Didi dos segredos estar num pacote é isso, não deixa de ser um custo para a um pacote, um custo adicional para o pacote, ou seja, ou tu queres o pacote todo e o pacote é mais caro, porque tem que suportar agora X. Momentos não é em ferramentas, então o pacote podem crescer para os ter de manter uma ferramenta tipo Tel. Que só 2% a 1% dos teus utilizadores é que estão usar 1% dos teus utilizadores que utilizam Office, por exemplo, e se apresenta também um custo para a empresa e repara, não estou ofendendo todo a Microsoft, não é?
Orador 5 Olha que não é bem assim, Ricardo, tu no teu caso, tu agora estás a usar essa ferramenta, vais começar a usar ferramenta de produtividade. Imagina é à borla daqui a 2 anos, quando já estiver altamente metida dentro do processo da empresa, alguém vai pensar em trocar só o trabalho que dá para poupar? Não sei quanto por mês para ir para outra ferramenta também paga.
Orador 1 Ela é complicado.
Orador 3 Certo AA. Vários fatores que se que se valia, mas.
Orador 4 Esse tu.
Orador 3 Mas o que você queria?
Orador 2 Que acabaste de.
Orador 4 Dar resposta, Miguel essa, isso é uma ótima resposta. Ou seja, é esta ideia a dito deixar essas pessoas entrarem não é? E realmente utilizarem a tua ferramenta uma PM e, por exemplo, 11 tolo da vida, um calandre que que que acho que Toda A Gente conhece é a deixar os utilizadores entrar, ficarem Rocket e é e deixarem suas integrações feitas. Mover agora tudo para OOA nova ferramenta da Google que é Google Drive agora Google Drive não desculpem o pacote da já não me recordo qual é o nome do pacote?
Orador 3 Hoje so IT que agora dá nojo isso.
Orador 4 É um. Isso exato disso e tal que for é que agora também tem uma ferramenta muito semelhante ao que ele. OK, mas agora tens que Toda A Gente que estava a usar o Canal e teria que fazer a transição, não é? Portanto, e depois só um anos que o Calandreli já lá está implementado, implementado em todos os 3 formulários em todo o teu site e isso essa foi uma ótima resposta que tu deste agora, quando quando desafiaste Oo Ricardo que é tu e agora fazer transição de todos os anos, todas as informações que estão naquela ferramenta que estás a deixar para esta nova, não é? E isso tem um peso OKEO custo muitas vezes seja o custo. Monetário ou o custo laboral que depois vai necessitar pode ser um impedimento, ou seja, ISTO para dizer o quê? E, infelizmente, é uma estratégia das grandes das das big techs que que é totalmente válida. OK Ham? Mas como PMs nós temos formas de NOS protegerem uma dessas, uma dessas formas é esta exatamente o que eu descrevi agora que descrevemos agora e que tu Miguel é pelo ponto. Aposto, acho que fosse lá, não é? É e outra é é um ser diferente, não é o único, é impróprio. Deison, não é aquilo que eu estava No No no fundo a falar no início, nem Toda A Gente necessita de um pacote. Se calhar nem Toda A Gente necessita Hoje em dia de ter o Microsoft Office certo? Não necessita, não necessita de pagar os 60 EUR por ano. Não sei, não sei se são 60, são são, são 70.
Orador 5 Dou-te um exemplo, todos os utilizadores tenham o zoom. As empresas que trabalhavam com zoom quando aparece um mete esta ideia de videoconferência é muito fácil. Et cetera. Entre direção do Zumbi, foi parar para 1 ano. Foi parar onde não é e para que eu dependo de repente, já está integrado com meu Outlook. Já está integrado com 1001 coisas, uma nova ferramenta que ainda por cima é grátis, não é? É? Será que estão se estão? Protegidas ou não estas aplica ações?
Orador 4 Mas aí cabe a ferramenta, não é? E cabe a toda uma estratégia e não, não tem a ver só com o ovo uma cópia e só por ser uma cópia já é um produto válido, certo? Eu, por exemplo, continua usar os um Oo. Fred continua a usar o zoom 13 já logo 2 exemplos. Ham digo isso porque já falamos NOS episódios, entre outros, diziam os consumos não simplesmente não desapareceu do mapa. O mix continua a ser gratuito, o Teams continua a ser gratuito e nós continuamos a usá-los um.
Orador 3 Fred olha com outra aí?
Orador 2 Está bem, não sei se se o Miguel falou Miguel, peço desculpa, porque também vou se calhar, entrou sem e não ficou com a decência no meu cérebro, mas tu usaste em algum momento da palavra freemium? Não, não, então nós estamos a falar na prática, esse é um modelo de negócio, mas a diferirem, aproveita esta oportunidade no princípio do podcast para fazer uma breve publicidade para dizer que no dia 25 de Outubro começa uma sessão gratuita que vou fazer sobre Google marketing e uma das coisas que já fazendo um pequeno spoiler a entrada desse. Esse webinar. É por ter convosco, o seguinte é que sabem quantas ferramentas gratuitas a Google disponibilizar. O Público 273 foi realmente as gratuitas neste modelo. Que acabamos agora? De falar que é um modelo freemium que na base é toma lá, experimenta em troca, não concede Google é dando dados não que. Os dados temos. Temos aqui um pacote premium. Diz respeito, então, neste um modelo freemium, basicamente reforçando o modelo de negócio em que há um produto ou um serviço proprietário e é oferecido gratuitamente. E aqui há 2 possibilidades, Ops. É uma é é gratuito durante esse tempo, com o objetivo de receber dados dos clientes, conhecer o perfil do consumidor opção B é que é uma quantia financeira, escreveu um artigo em 2021 no meu blog chamado Apple Apple store do controle as concessões, que tem muitos exemplos sobre o que temos aqui, é falar, é um dos exemplos que Toda A Gente quer dizer dos vários há muitos, mas sem daqui do do Ambiente Google e sem do Ambiente Microsoft. Temos o caso da Spotify, por exemplo, Spotify, que já falamos também. Temos um episódio. Grande sobre isso desde 2019, quando? Foi criada que dá prejuízo até agora 2. 1022. Qual é que é? O modelo tem um modelo freemium, tem um modelo premium, tem se quiseres pagas, mas o que acontece? Porque é que ISTO é feito e agora vou dar aqui 3 vantagens e 3 desvantagens? Primeira vantagem, aumento no valor da marca brand awareness Total porque é muito mais rápido e escala em relação ao mercado de atuação. Onde está a atuar? Segundo o segunda vantagem, acesso sobre os dados do comportamento do perfil do Público das pessoas que estão a utilizar, portanto, conhecem muito melhor a persona. Isso é um grande diferencial. Terceiro e último grande objetivo. O facto de terem uma escada de valor? Que tem uma grande base de dados e depois tentam escalar para um modelo premium.
Orador 5 Sabes que relativamente ao pote faz saiu no Netflix 11 série sobre o crescimento sobre o aparecimento do Spotify, o que é chama-se de plataforma? Eu Não quero dar aqui spoilers e para, mas aquilo tem muito mais do que do que se lhe diga. E uma das metáforas que o quando os fundadores do Spotify usou foi. Eh pá A ideia do mercado musical é esta, nós vamos começar AA trazer todas a encomendar todas as sobremesas, este restaurante para a nossa mesa que porque quando a conta vier, eh pá já são outros tipos. Quais queres apagar isso? Foi o que aconteceu com a Spotify, ou seja, e também não sabia, mas a Spotify é detida 70% da Raven Yoda, Spotify e direta para as para as grandes produtoras de. É não é produtoras como é? Que se chamam?
Orador 4 Grandes editoras.
Orador 5 As lojas as editoras porque foi a única maneira de que eles tiveram de cederem os os direitos para que aquilo pudesse acontecer e infelizmente, os artistas nesse modelo de negócio trabalham, criam as músicas, mas eles comem tudo e não e não deixam nada.
Orador 3 Não é nada.
Orador 5 Exatamente os modelos frio mesmo são muito alguém tem que pagar o Freeman. Alguém tem que pagar, não?
Orador 2 É, então só para fechar o Tema, existem outros exemplos que não Spotify, basecamp o Skype e o Evernote ou Dropbox pronto modelos sabes só para deixar a nota que não falta ISTO no mercado. Queria só pegar antes de dar as 3 exemplos pelos quais o modelo frio mesmo é uma má ideia. Só pegar uma coisa antes que me esqueça que o Diogo referiu que é o seguinte, o que é que aconteceu NOS últimos? Diria, talvez 3 vá talvez por aqui mais atrás a 34 anos, mas não muito mais do que ISTO. Foi a percepção das plataformas de que não desculpem a percepção de empresas que vendem um software que, ao invés de vender uma vez, não vamos vender um modelo de subscrição em que o meu argumento é atualização constante. Que foi o caso especificamente, curiosamente, agora sim, da Microsoft. O Office, exatamente no caso da Adobe com Adobe cloud e depois toda a panóplia de ofertas. E ISTO aconteceu com outro conjunto de empresas e, ou seja, subscrição, que gera o que previsibilidade bom modelo freemium 3 coisas negativas pelo qual pode ser problemático é além daquilo que o Miguel disse, vou começar já por essa que é o custo de manutenção é alto, portanto é preciso ter aqui, falou sempre a rodar. Segundo atrair clientes que fazem BT fit com a empresa. Portanto, são clientes que não se encaixam na estratégia, não tem as características e expectativas. Não é difícil atender às necessidades das daquela persona específica, considerando que entra sempre muita gente. Portanto, a qualificação é mais difícil.
Orador 4 Não sei se concordo com isso, Alfred, ser muito mentira, não tudo, então. O que que vai usar, o que é landing?
Orador 2 Queres um exemplo rápido Spotify?
Orador 4 Você tem uma espera aí, quem que vai usar o Calandre por, por exemplo, nestes neste caso específico, o calandre é uma ótima startup no sentido de exatamente ter começado gratuita. Sim é uma é uma pequena startup. Ainda OK, pequena vá, já já é relativamente grande, mas mas ainda continua pequena. E quem é que? Vai usar o? Que é langley quem quer consumir o produto não é a mesma coisa do Spotify. Use quem for, vai consumir o produto que tu estás a oferecer. Que é que isso tem um feed para lá? Mas a marca depois não consegue transferir um cliente gratuito para o modelo de rentabilidade. Isso estás a perceber, não é sustentável. Isso não é percebo, mas isso não é necessariamente 11 com o outro, não é? Ou seja, o facto de começar esfriem não quer dizer que depois e que EE que a ferramenta ou empresa não não te consiga transferir para o modo pago. Não quer dizer que não haja um fit se o utilizador ouve o teu produto, utiliza o teu produto no caso do Spotify ou no caso do Kelly, em princípio fit com o teu produto está feito.
Orador 2 Mas não faz fita a. Empresa entende o conceito no que fazem.
Orador 1 Não um pouco. Não, mas sei que eu conheci logo.
Orador 2 Que ele tem o nome de livros que não.
Orador 4 A empresa o que não faz é feet a aquilo que a empresa depois recebe de SUP Lisa. Dor mas isso? São outras contas para com com o marketing fit, o utilizador que quer o produto EE, tu estás a dar o produto que o utilizador quer. O fim teve é 100.
Orador 3 Por cento, certo? Mas é só só nota, eu percebo que o Fred diz e com razão estás a atrair. É é o Eterno gratuito, ou seja, que não estás a trair, não estás?
Orador 5 É algo tipo, bem atrás das borlas.
Orador 3 A saber atrair. Sim, não, não tem interesse nenhum, não consegue destrinçar, porque, em última análise, isso não é sustentável em nenhum negócio.
Orador 4 Eu, eu percebo o que estou a dizer.
Orador 3 Só para quem não está familiarizado com com, diz lá o que é que é feet, porque quem estiver a ouvir eu. Estava feet feet feet.
Orador 4 É uma pessoa que está, não é que está bem incorporal mente, não estou a brincar. Fita é uma pessoa que, portanto, tem AA, tu tens um produto, não é? E ela encaixa-se com aquele produto, ela consegue no produto, satisfazer a sua necessidade, OK? No caso do Spotify, alguém que vai ao Spotify. Ouve música no Spotify, OK? Então o utilizador tem um feat com este produto, ou seja, a necessidade de ouvir música e satisfeita pelo produto da Spotify.
Orador 5 Mas como o Fred está a dizer, há muito, maior parte deve ser para aí. Mais de 90% dos utilizadores Spotify gostam de ouvir música no Spotify, é o player, é fantástico etc. Mas quando chega a altura do é pá pagas 10 EUR por mês por ISTO e passe a maior parte deles dizem, não é pá, esquece lá ISTO vamos lá, desinstale.
Orador 4 E se os olhos e se usares o browser e um e blocker nem anúncios.
Orador 5 Ou seja. Ovos sim é é é é porque porque Oo Diogo é daqueles que quer que tudo seja grátis, mas depois não quer pagar nada nem com.
Orador 3 Meu Deus, já estamos no hacking aqui.
Orador 5 Os dados paga.
Orador 4 Não repara o que eu estou o. Que eu estou. Dizer, ela está o repara, mas tu agora tu agora mais uma vez, eu e o Miguel Torres é é está sendo incrível. Está não só ajudar mais uma vez que tu estás a dizer, é porque porque está mais dando sentido quando refere que nem com os dados paga, é isso mesmo, ou seja, o utilizador que está lá fringe. Pra pelo menos apagar com os dados, isso tem um, isso é um custo que o utilizador está a pagar também, OK?
Orador 3 Mas quais dados ainda para? Mais estás a dar dados da treta?
Orador 4 Não prepara para o. Que os grupos que estudaram estudaram isso é um é um caso específico e pode ser um caso. Específico a mães.
Orador 3 Recebem, mas está.
Orador 4 Do utilizador do Spotify. Não, não sou. Eu que vou fazer é é a diferença.
Orador 3 Pronto há um trade off, estás a ouvir ISTO grátis, porque eu estou-te a recolher dados. Eu estou a recolher informação é o.
Orador 4 E não fez?
Orador 3 3 of OK e o utilizador pode não ser Veríssimo, mas pronto. É isso que eu estava fornecer dados, mas isso, em última análise, simplesmente que que eu tenha percebido pela que o que o Fred acabou de partilhar não é sustentável para o negócio. O negócio é não dar dinheiro a. Bilhões de anos. Portanto, não é, não é certo, olha, virou tragédia por trás.
Orador 4 Mas isso mais uma vez? Mas, mas isso é uma coisa, é uma questão de. Sustentabilidade mais uma vez, este é. O meu ponto, não? Tem a ver com o fito? Produto OK, não tem a ver com a facto o facto do utilizador não estar a satisfazer a necessidade com o teu produto.
Orador 3 AO utilizador está.
Orador 4 E isso tem de ser explicado, claro, é.
Orador 3 Certo, então, Fred Astaire, mas acho que o Fred, a abordagem foi um bocadinho diferente que era estar. Estou a trair o Fred, conclui-se.
Orador 4 Isso que eu estou a dizer, não é?
Orador 3 Se estiver estás a atrair personas de falar sem personas e estás a atrair um tipo de cliente que não é, não tem, não é aquilo que tu queres para o teu negócio, não é a.
Orador 5 Mas mas a mas atenção?
Orador 3 Pessoa, quem tu estás?
Orador 5 Então produto. Orador A mim.
Orador 5 Eu só 2 deixamos fazer esta esta este ponto, mas se calhar aquela e a conta que eles, pois fazem isso calhar a cada 100 que tu trás e diminuindo a barreira de entrada no teu produto, se a cada 100 tu converte os 3 ou 4 em clientes pagantes e para isso criar isso porque no negócio de sagi a experimentação é tudo, eu tenho que experimentar o produto e tentar ali haver interesse de produção até chegar à minha decisão de compra, ou seja.
Orador 4 E tu estás a identificar o fito, os utilizadores que se inscrevem com o para para o teu, o teu negócio free mesmo. Tu estás a identificar que aqueles utilizadores querem aquele.
Orador 2 Enfim aquele produto, mas O Jogo, mas veste o chapéu do impreza LIVRE.
Orador 4 Mas Eu Não estou a dizer isso, isso isso o Fred mais uma vez, concordo nesse chapéu de empresário, concordo plenamente no sentido em que pode não ser AA sustentável. Concordo plenamente contigo. Eu Não estou a dizer isso, eu estava, estava a falar em relação ao ponto de não a. Grafite que isso não, não, não concordava, não conseguia concordar com isso. Pronto.
Orador 5 Pronto pronto, Diogo está fit, está, está ótimo, está feito exato.
Orador 2 É o que este hidrato? Pronto em resumo, é só para fechar os temas. Não queria exagerar e de ser ou ter uma preocupação, ter uma base de utilizadores grande, ou seja, e ter a preocupação de ter muitas lides. Depois não vão avançar no conversões. Isso pode ser um problema só o terceiro último ponto que já foi referido aqui foi exatamente ter um negócio sustentável. Portanto, no fundo, a empresa está a ser construída numa base de necessidade de cumprir com obrigações financeiras, portanto, para crescer e, portanto, há recursos que precisam. De ir avançando, ou seja, ganhar robustez consolidação do. Tudo a olhar para começar o servidor, EE, sem eles avançarem no funil sem que haja utilizadores a pagar por esse serviço, mesmo que gostem muito do produto. Acontece que eu depois não tem pés para andar. Isso acontece, me quer na praia?
Orador 3 Pronto, não sei o que o camarada está a tentar influenciar. O camarada Diogo está a tentar influenciar a opinião do Kama.
Orador 5 É a Loucura, conversa.
Orador 3 Da Frederico, o que não é todo válido aqui na no Comité Central, não se permite al injeções, portanto.
Orador 5 Eu, eu acho. Eu acho que o único camarada é o. Diogo quer tudo à. Borla para Toda A Gente. Orador Eh Pá EU.
Orador 3 Não disse nada disso, caríssimos que NOS estão a ouvir e gosta de ouvir ISTO gratuitamente. Seja no a Apple Podcasts, Google podcasts, o Spotify e seja no modelo pago ou gratuita, penso eu que seja igual a versão. A qualidade eventualmente será diferente. Queremos para quem está a ouvir, pedimos o favor de avaliar a que até ver é gratuito. Eventualmente podemos pensar em avaliações pagas, mas ISTO seria ao contrário, seríamos nós a pagar. Temos que pensar sobre isso? Diogo e vamos. O Tema que é sobre também coisas grátis, não é?
Orador 4 É é sobre coisas grátis. A não? Não sei, não sei. Vamos ver.
Orador 3 Pode brincar? É completamente ao lado.
Orador 4 Então num artigo esta semana com o título, porque o mass marketing não funcionará com a geração? ZOK, fiquei curioso em saber a vossa opinião, então o artigo é baseado num estudo da Horizon MEDIA de 987. Há jovens da geração ZOK 800 987 exato AEEEA ideia é que seja improvável que o marketing de massa funcione com estas gera. São tendo essa geração uma tendência para rejeitar a cultura POP e mainstream. Segundo AA os tudo OKA. Portanto, esta é também, segundo o estudo, esta geração representa cerca de 360000 milhões de dólares em 2000 e em 2021, aliás, representou em 2021 OKEA, na maioria, 91% dos utilizadores dos 18 aos 25 anos. Só para relembrar, devia ter começado com ISTO de geração AAZ. Não o as pessoas que começaram que nasceram em 1990. 7 até 2012 OK portanto, a já já vários utilizadores entre os 18 e os 25 anos utilizadores de pessoas já sabem Como É Que É. É enfim, estava a dizer que então a maioria do com 91% deste destas pessoas dos 18 aos 25 disse que não existe cultura POP mainstream, OK? Portanto, afirma que não existe cultura pop mainstream. Em vez disso, os os consumidores da geração Z, segundo estudo. Adotam subculturas e comunidades de nicho que depois são identificadas no estudo. Mas eu depois não trouxe para aqui porque era só chato. Era muita coisa para explicar. Mas vem dificultar em princípio a vida aos meus smarts, OK? Portanto, fazer um anúncio de televisão, muitas vezes não estamos a conseguir atingir estes utilizadores vários pontos interessantes. Ai que deixo aqui as subculturas que foram AA. Identificadas depois também ficam em marketing por idiotas.pt e o alguns dos pontos interessantes, então, 64% dos consumidores da geração z querem experiências personalizadas das marcas, o que é algo engraçado. Quer dizer que eles ainda estão abertos a isso? A geração Z tende a usar redes sociais para a descoberta. Em vez de de PES. Pizza, algo que também já tivemos a abordar em vários episódios aa ultimamente não é? Portanto, eles acabam por ir a aplicações como Tiktok, YouTube Discord, Telegram e Twitter. Segundo o estudo, +82% dos participantes disseram que considerariam. Aliás, consideram que há que têm qualidades masculinas e femininas, ou seja, mostrando uma grande diversidade e inclusão. OK? Já na sua cultura e a grande maioria disse que aprender novas skills e ter novas experiências é mais importante. Do que a ir à escola Atra? Nacional enfim, a não no estudo, mas recordo também que aqui No No no Podcast já questionamos um pouco, ISTO não é, nomeadamente eu a vocês? Depois do QFP Summit um pouco sobre esta questão de Hoje em dia sermos um pouco uma misturada de tudo, não é onde mencionei, por exemplo, que eu. Sou meio gick leio. Livros adoro Web analytics, mas depois gosto de kuduro progressivo, não é? Já Não Sei se recordam desse desse episódio. Enfim, ISTO para dizer comigo, diz.
Orador 3 A sua gip. É tudo bike.
Orador 4 ISTO para dizer que será que é uma coisa exclusiva desta geração desta nova geração ou será que é uma coisa comum a mais comum para todos, para uma questão para todas as gerações de momento, OK? Enfim, um estudo parece-me muito bem feito e falo também mais aprofundada mente sobre cada uma das subculturas identificadas, a forma como os o gene geração Z utiliza os vários meios EEO link e então fica lá em marketing para idiotasa.pt a minha questão para vocês, meus amigos. É sobre AO que é que? Vocês pensam se. Será mesmo só esta questão, então da JET? São Z é o todos é estamos num num call certo, na verdade, porque trabalhamos aqui no marketing digital, então temos muito mais acesso a estes pequenos nichos, estas pequenas subculturas, o que que vocês acham?
Orador 5 Bem, Miguel, Eh Pá, Eu estou completamente parvo. Diz-me uma coisa, estes tudo é freemium, tu pagaste por ISTO, OE depois existe a versão paga deste estudo. Orador Só torrent.
Orador 3 Mas respostas certas.
Orador 5 É que este estudo é literalmente o que aconteceu NOS últimos 10000. Que eh eh pá os pais disse Eh pá, Estes putos de Hoje em dia tipo fogo estes putos e tal eh pá ele fica completamente parvo. Eu consigo perceber a ideia, eh pá, é preciso vender livros. É preciso vender formações, é preciso vender consultoria. Bom dia, é preciso meter em pânico Toda A Gente relativamente à à geração que vem a seguir, eh pá, mas eu fico é pá, EU eu eu atenção, eu acho interessante, Diogo, mas é pá, temos que criar aqui algum conflito, porque eu estou conseguindo conflito. Pá, sinto-me em conflito que é tipo *****, mas esta porcaria é exatamente igual àquilo que se dizia há 20 anos, ou seja, há 20 anos atrás também existe, existiam diferentes culturas, existiam diferentes movimentos. E Miguel?
Orador 2 Pá O. Mas tens aqui uma tens aqui uma coisa que é novidade total, que é, por exemplo, 82% dos participantes disseram que se. Orador Que é o quê?
Orador 2 Que se consideram com qualidades masculinas e femininas. Mostrando a importância.
Orador 5 Já lá vamos.
Orador 2 De dizer, isso é uma coisa de agora.
Orador 5 Já já lá vamos exatamente, mas já lá vamos, mas temos ainda vamos. Pelo princípio, eu acho que todas as todas as gerações, se forem uma geração como deve de ser e o que se espera de uma geração mais nova tem de rejeitar partes culturais da da geração anterior. É pá faz parte da vida e é isso que faz com que com que a humanidade evolua, por exemplo, nós dos anos 90 andava a música é perfeito para vermos ISTO. Andava mos do no hard rock. No et cetera desde que o seu música metal, hard rock et cetera e de repente veio para as subculturas, começaram a desenvolver-se mais na área de Dance Music, que era mais alternativa et cetera. Depois disso, tornou-se homem de streaming e agora a distar a vida. Outra coisa qualquer que nós não sabemos, OK, vem o Hip Hop e. Veio o Dance Music. Vai não sei o que é. Passou em vulções constantes da da sociedade, ou seja, nós achamos que só agora só esta geração ZE para é que tem que uma ideia diferente. Subculturas, eu acho que isso é uma, é para eu acho que é completamente, acho. Surreal, alguém dizer isso, tipo, como se isso fosse uma coisa especial desta geração, é para isso acontece sempre.
Orador 4 Mas o. Oh Oh Miguel, e já falamos um pouco sobre isso, não é? Esta questão de dos da Vale das várias diversidades de meios que existem Hoje em dia. Não achas que vai ser muito mais difícil, por exemplo, seja que um estilo musical seja puro ou ou uma moda em específico, essa moda se Poli furar tão tão rapidamente como foi em gerações anteriores, por exemplo.
Orador 5 Eu acho que eu acho que ainda se prolifera mais rapidamente, porque ainda existe mais liberdade nas NOS espalhar da da comunicação há 30 anos atrás. Se calhar, estas coisas tinham de ser mais boca a boca e a verdadeira revolução cultural não acontecia na televisão e acontecia boca a boca e por isso é que demorava se calhar 15 anos AA aparecer outro estilo, outra coisa qualquer outra subcultura Hoje em dia parece que é muito mais rápido ainda, porque existem muito mais ferramentas para tal. Agora eh pá, Eu Não sei. Eu acho que esta estas com este estes tudo de novo. Realmente só tem aquilo aquilo que o Fred disse, por exemplo, experiências personalizadas é pá, Há 20 anos atrás, não me venham dizer que nós não criamos experiências mais personalizadas, eram facto, nós queríamos todos e até até se fizeram grandes asneiras a nível de online. Eh pá, quando se começou a dar demasiadas hipóteses sobre produto e depois houve aqui uma teoria de que eh pá, mais vale dar menos hipóteses que é para as pessoas tomarem uma decisão se não bloqueiam etc. Eu acho que ISTO são rodas que vão andando. É pá vão tempos a tempos, por exemplo, a conversa do. É, nós temos que os nossos pais e para tu precisas do canudo para para conseguires para conseguir ser alguém na vida, não é? NOS tempos dos nossos avós se. Eu precisar trabalhar a Terra e o ******* é. Para a cultura que apareceu. A seguir já foi de bhaskara precisa ser especializado e não sei o que. Agora estiverem com uma com? Uma conversa da escola da vida. Não é preciso ter experiência em. Vez de virar escola. É para isso que estes tipos vivem em casa dos pais até os 30, não é? Eu tenho as 40, ficaram. A próxima geração vai viver em casa dos pais até os 5 até aos 50, não saio.
Orador 2 Os ouvintes PS tiveram acabaram de remover-se.
Orador 5 Exatamente é país ouvinte que saiam. Eh pá, não tenho não winther para não me. Importo perder uns dias que os outros paguem. Orador Adeus meu.
Orador 5 Meus blogs em cima dizer eu acho que realmente o.
Orador 3 É, então, conclui, para fecharmos aqui último episódio, acho que sempre da do.
Orador 5 A intenção é endossam essa questão no masculino e feminino, eu acho que sim. É uma diferença realmente em relação a geração anterior. Eu Não sei se é uma diferença daquelas, que é tipo e pai. Ô, se é 11 diferença real no sentimento que a pessoa tem ou simplesmente neste mês já não há problemas em dizer. Eu tenho muitas qualidades femininas que acha que já não existe. Passagem Hoje em dia ou masculinas, ao contrário, ao vice versa e dizer que não somos, não somos só isso. Eu acho que é isso. Eu acho que as pessoas a 30 anos sentiram as mesmas coisas agora, se ela tem menos vergonha de dizer e já assumir isso até com um ponto positivo da sua personalidade. Agora, se a geração Z para nós, ouvimos esta conversa sobre os millennials e havia aqui 11 grande drama, volta dos milênios e o chão é o propósito e tal é para eu acho que os marketing tem uma capacidade incrível de inventar cenas. É para terem temas, para falar como nós fazemos aqui no podcast. Mas acho que é um pequeninho. Isso é para desculpa, amor se quiserem.
Orador 3 Não é?
Orador 5 Tartes tudo Eva.
Orador 3 Muito bem, amiga, só que eu acho que também é só para fechar o teu Tema. O teu Tema não é a tua posição é que estamos a ficar velhos, precisa. Já vimos a roda andar. Mais do que uma vez a volta, Fred.
Orador 2 É de forma resumida, até porque e sempre nós somos, temos a geração z, tenho cuidado de alertar os ouvintes que eu este é um é uma geração que Eu Não tenho grande proximidade, portanto, não, não leciona a respeito de geração. Não tenho grande contato com elas, acredito talvez Oo. Ricardo possa agregar mais de um horista, considerando que os seus filhos estão estão se aproximar dos. Advent operativo ópera Simisso mas, mas pelo menos eu teria que ir 2 notas Na Na Na França, em que o estudo refere que é cultura, que esta geração Zé rejeita a cultura POP, mas streaming vem na cabeça os dias esgotados do Rock In Rio no dia que.
Orador 3 Essa é uma alfa? Eu sou geração alfa.
Orador 2 Era para os mais jovens. É vem na cabeça. O dia esgotado Alive na no dia que era assim para os mais jovens e depois os eventos que agregam muita gente para os mais jovens, por exemplo, a Comic con.
Orador 5 Vamos vendidos, pá.
Orador 2 Não sei, pronto se. Calhar não conhecem o ambiente em Portugal. De de de grande cultura, mas está bom, mas posto ISTO, eu queria só recomendar um livro que eu estou sensivelmente a 20% que estou a gostar bastante. Um livro chamado a fábrica de ******** digitais, o seu o título e os perigos dos ecrãs para os nossos filhos. Pronto ISTO também porque agora, com a coisa de ser pai, comecei a. Ler este Tema mas mas a Boy? É precisamente é várias idades 8 às 12 dos 3, 1118 fala da exposição média e sobre o que está acontecendo em termos de efeitos cognitivos a essa exposição de tecnologia e com a com a Constituição de ajuste para MVC, o melhor ensaio em França e até apareceu numa reportagem da SIC a propósito do cenário do ouro sobre os efeitos de consumo. Mas só pode dizer que neste contexto, eu acho que este dever poderia valor. Esta discussão é e de resto disse ele, só o chá conheço com uma frase que. No Twitter vi recentemente foi um tuíte dia 7 de Outubro. De um profissional que muitas pessoas que estão aqui no podcast a admiram do ponto de vista de reputação profissional e conteúdo que agrega ao mercado. E o REN foi fishkin ele disse este este conceito vou traduzir literalmente, quer dizer, Desculpem tradução LIVRE, este Tema dos millennials e da geração Z é uma pura semântica, uma de corpo que disse Bas Word. Sim e depois justifica o que ele quer dizer com isso, eu vou deixar que vocês vão ao Twitter para não vos ocupar aqui tempo, mas pronto, em resumo.
Orador 5 Que é tudo uma grande tanga, não é?
Orador 3 Muito bem, obrigado Fred, obrigado Miguel. Obrigado Diogo antes de passarmos o Tema do Fred, só relembrar o nosso grupo do WhatsApp que ainda não está lá W ponto marketingidiotas.pt no nosso grupo de WhatsApp temos todas as semanas um conteúdo exclusivo e esta semana o conteúdo exclusivo é o entras a eu vou. Desculpem a Euller Regex for Galera people e agora o Diogo vai explicar o que é que a regex e em particular na sua forma irregular. Hã e o que ele considera o Reggae love people, quando Hoje em dia quem é que é killer?
Orador 4 Então regex posso eu vou ler aqui OOO que o equipe dia NOS diz? Então Rangers a em ciência de computação, ISTO é traduzido em inglês. Acho eu ou expressão regular, OK? Aprove uma forma concisa e flexível de identificar cadeias de caracteres de interesse, como caracteres particulares, palavras ou padrões. De caracter ã ficaram.
Orador 3 Mesmo no mesmo sítio, nem nem.
Orador 4 Sim, então é assim, quais é que no fundo é uma espécie de uma regra de contém? OK, é uma, na verdade também existe regex, por exemplo, nas vossas folhas de Excel, é uma fórmula OK que vos permite identificar certos padrões. OK isso pode vos ajudar com imensas coisas e esta apresentação é exatamente há algumas formas de regex ensina um pouco como esta expressão regular funciona, OK? Para vocês conseguirem tirar proveito e. Vocês podem implementar isso? Tem tudo em em em Java Script AA Sei Lá em em folhas de Excel em em em Ruy no Senado não dá, esse é só computação, não é só em computação, é muito, é muito, é muito bom.
Orador 3 No meu refogado. AOK.
Orador 1 OK.
Orador 4 São estas regras são muito boas para identificarmos padrões e para organizarmos informação. É muito, muito.
Orador 3 Boa boa fica lá então.
Orador 5 ISTO Cora ou desculpa ISTO para o para o consumidor, para o para o Marketeer comum, pode ser porreiro para também detectar aqui algumas algumas falcatruas, não e. Alguns, não sei.
Orador 4 Possível em dados não é, portanto, analisar, por exemplo, dados do seu anali ticks a algo assim é uma possibilidade.
Orador 3 Pois bem W ponto margarida3.pt Fred diz lá então qual que qual é que pode ser o pior pesadelo do Google ou da Google e do da?
Orador 5 É também está confusa, também é uma não faz parte da geração Z. Mas mas na realidade a Google nasceu, o quê? Foi em 2006, a geração. Z 2004 Deus. Orador Olha das.
Orador 3 ***** pensei que ias dizer nasceu Q nasceu mulher e bom, qual é, então qual é que pode ser?
Orador 2 Eu fiz amizade para vos perder muita gente, mas pronto olha o que é.
Orador 3 Fred, vamos muito bom.
Orador 2 Ora bem, os reguladores antitruste dos Estados Unidos estão a analisar o acordo de pesquisa da Google, com a Apple, aumentando a perspetiva que a pesquisa da Google possa event. Perder a sua posição favorecida no Navegador safari em iPhones para quem é novato nestas andanças do marketing, a Apple tem um acordo com a Google para não desenvolver o seu próprio motor de pesquisa na Internet, enquanto a Google pagar para continuar a ser a opção padrão no safari, a Apple recebe da Google um valor estimado pelo New York Times entre 8 a 12000 milhões de dólares anuais. O problema que ISTO levanta é possível ameaça ao negócio de anúncios móveis da Google? Então, o que é que a Google está a fazer? Que pode ou não estar associado a este? Saiu dos reguladores antitruste, bom, está a duplicar o investimento no seu próprio hardware, incluindo os seus telefones Pixel. E esta semana foi reportado que está a mover o desenvolvimento de produtos e o pessoal da engenharia de software é trabalhar em dispositivos com a marca Google, noticiado pelo Wall Street Journal e já difundido em vários meios. Coisas que cativaram a minha atenção. OCEO Sander pichai diz, quando se diz meu nome é somente ISTO disse que aceleração da produção de dispositivos entendas a doer.
Orador 1 Então é ando.
Orador 2 Da Google mantém a empresa entre aspas protegida. Dito por ele. Outra coisa que também cativou a minha atenção, a Google diz que está preocupada com o facto de a Apple estar consumido a quota de mercado da Samsung, que é líder de mercado nos Estados Unidos. Uma decisão da Google de transferir pessoal de engenharia e desenvolvimento para hardware com a maca Google. Eu acho que reflete em parte, as pressões económicas decorrente de uma forte desaceleração no mercado de anúncios digitais, que é a grande fonte de rendimento da Google. O seu da Google disse publicamente no mês passado que queria que a empresa fosse 20% mais eficiente. E por isso começou a cortar em orçamento e contratações, diz ele. Aliás, foi Público, desculpa, desculpa. É e nesse caso, não disse Wall Street é, vão investir menos no desenvolvimento de pesquisa assistida do Google assistent vão investimento, vão investimentos no Android auto no software para Google TV. Para nesse caso, para Parede, televisão, entre outras coisas, portanto, estes são mudanças. Eventualmente são mais de notícias por uma série de fabricantes de hardware e de automóveis que fazem negócios com o burro. Olha bem voltando aqui ao Tema do iPhone e da Apple. A força crescente do iPhone é exatamente um problema para Google. Portanto, enquanto a Google SET é um motor de pesquisa padrão no Navegador Web safari da Apple. A margem de lucro que o negócio gera com as vendas de anúncio é muito inferi. Por Alok Google obtém com os dispositivos Android porque a Google paga uma forte redução de receita de receitas a Apple. Além disso, os reguladores antitruste dos Estados Unidos. Estou a tentar quebrar como referi esta acordo de pesquisa e, portanto, aqui um esforço da Google tentar controlar um mercado. Olha bem, então só para dar aqui uma nota a partir de 2015 e agora vou Tomar a próxima aqui do fim, era só uma pergunta que. Quero fazer aqui. Ó o painel e os nossos queridos é ouvintes no Grupo do WhatsApp. Teremos muito, gosto que vocês se manifestassem. Mas a partir de 2015, é Google começou a criar o Smartphone Pixel da marca Google, mas é verdade é que ainda não produziu um telefone. De grandes vendas. As vendas de telefones do Pixel em 2021 foram de 4 ponto, 5000000, em comparação com 230000000 de iPhones. Tanto 230000000 de iPhones enviados pela Apple e 275 da Samsung. De acordo com a pesquisa da canalis, tanto o que que os Utah fazer está a tentar não recuar. Aumentou a produção da última versão do Pixel, que a versão 7 que entrou a venda na semana passada com o preço de entrada de 600 USD para o modelo básico, depois de 800 como do pró. Mas isso pode ser que zimbo olha estão ao vivo em Viseu os telefones para. Vamos +12. Então, de acordo com o gol, só para fechar, é só para relembrar. Também nós falamos de sistema que o Google também adquiriu o aparelho de fitness Tracker por 2000 milhões de dólares e lançou a semana passada um novo telefone. É da Google, whats e muito estressado, só um.
Orador 4 Globo antes na Turquia. Whats é o relógio relógio? Não?
Orador 2 Eu loja há desculpa. Obrigado pelo convite.
Orador 4 Não estou falando.
Orador 2 No ano passado lançou o seu primeiro chipset para dispositivos móveis, semelhante aos esforços de longa data da Apple para iPhone e, enfim, qual que é o objetivo? Algoritmos de aprendizagem que compreendam a máquina da Google, isso possa correr mais rapidamente NOS seus dispositivos. Pergunta para o painel, o que é que a Google precisa para ser bem sucedida no mercado de hardware?
Orador 3 Muito bem, traz sempre perguntas, Fred, que são para já são. Estas grandes que respondem a questões que foram bem respondidas, ISTO quer dizer da ASA aqui? Ha ha ha. Muitos milhões de euros muito bem Diogo.
Orador 4 Vamos a ISTO eh pá Eu vou por acaso fui aqui a Interessantemente fui fazer aqui uma pesquisa de quantos produtos a Google já lançou, OK, NOS últimos anos, querem querem estimar um número? E que falhar?
Orador 3 Final de hardware.
Orador 4 Portanto, os produtos que falharam OK de hardware dar doar aqui tem a mistura. Desculpem aquilo tem mistura, não consigo fazer só hardwares.
Orador 3 AOK.
Orador 5 AI os para i os géneros.
Orador 4 Fácil menos 60 e qual? OK 64 produtos e ISTO é uma lista que vai desde o ano 2002 1002 até aos anos recentes, sendo que ainda não inclui o último grande falhanço, Usted, ya que eu fiquei a arder com 2 comandos aqui em casa e, portanto.
Orador 5 Ao desenvolver isso, mas vai ter renovado o ar, vai ser reembolsado.
Orador 2 O Ricardo fez aqui uma expressão é, não, não, não. Em vídeo pronto que é exemplificativa de quem está a gozar com o Diogo.
Orador 4 Este parece que os comentários de DVD Sabes Oo é aquela parte do DVD é um tecido comentário pelo realizador. Enfim é bem isso pra dizer o que que claramente há que uma. Eu acho que há aqui 11 clara abordagem pelo Google é e Eu Não tenho certeza se não é uma boa abordagem, que é a questão de tentar e falhar, tentar e falhar e tentar e falhar é porque eles acabam sempre o por mesmo, olhando aqui para os produtos que que que tiveram no passado, aquilo que que não funcionou tão bem, OK, acaba por acontecer, por exemplo, do Google, hangouts acaba por surgir o Google. Chips não é? Ou seja, acaba por haver sempre adaptações, não é o próprio o próprio e-mail que eles tinham lançado uma aplicação que se chamava inbox. Não sei se recordam disso. Há que também essa aplicação também falhou, mas o e-mail depois adotou as capacidades da da do inbox. Ou seja, acho que há. Há sempre uma aprendizagem a que acaba por acontecer. Eu Não tenho a verdade é que Eu Não tenho uma resposta para para ISTO, o que é que o que é? Que a Google necessita a. Para para ser bem sucedida No No seu hardware. Olhando até para os produtos existem onde a Google neste momento está a ser bem sucedida como honest OK? Honest que é, na verdade foi comprado também não é? É EE Se Eu não estou em erro honesto, vai de alguém que veio da Apple que criou, portanto, tão verde é mesmo olhando para estes produtos que estão neste momento a correr bem para nós, não é 11 grande produto cá em Portugal, mas é um grande produto nos Estados Unidos, por exemplo. É mesmo isso, foi adquirido. O próprio feet bits também foi adquirido e vamos ver que a capacidade seque. Há realmente vêm integradas agora aqui No No No No no Google Watts não sei se é se é como se chama a mas, mas acho que é qualquer coisa assim, portanto Eu Não tenho. Eu Não tenho uma resposta para ISTO, mas acho. Que é muito a ideia deles eu vir.
Orador 5 21 ir.
Orador 4 Watch Pixel não.
Orador 2 Chama-se Pixel é o nome do Relógio.
Orador 4 OKOK, por exemplo, o próprio a própria Google já tinha tentado nexos, OK? Um telemóvel anexos há não sei quantos anos atrás também não funcionou muito bem. Agora tem um Pixel, já está na versão 7 a, não sei, é continuar e Conti. Para melhorar.
Orador 5 Miguel é pá, Eu Não sou grande conhecedor destas matérias assim, mas eu tenho aqui uma analogia para explicar bem esta diferença entre aquilo.
Orador 3 Mas pegando, pegando no exemplo da Huawei, por exemplo.
Orador 5 Eu vou. Eu vou, eu vou tentar explicar aqui um bocadinho. Porque é que a Google não é bem sucedida no hardware? E, na minha opinião não haver, se não há só não só daqui a 3 ou 4 gerações, é. Que vai ser? É, eu tenho uma análise para explicar a diferença. Google, por exemplo, uma marca como a Apple é para a Google, é um bibliotecário e a Apple e as outras marcas são D js e para Google é de que o resto é cool. É para ir a Google Edge que nunca vi cedo nunca ter aquele colunas effect que as outras marcas tá, então? Que andam a comprar empresas e literalmente assim que as compram tiras, logo tudo aquilo que as fazia fixe eh pá e aquilo falta ficar rico OKEO mercado de bike ser rico, não há mal nenhum em ser rico e ele próprio também sou um bocado geek, mas eu acho que eh Pá Google Apple que é que é o Gui que aqui não é tipo, pelo menos na cultura actual, na ideia que nós temos actualmente? OK, eu penso que o futuro do mercado de hardware é pá, tem como uma das principais vantagens competitivas esta ideia da colunas não é só a funcionalidade, porque se fosse só funcionalidade. A Apple é pá, seria teria sido ultrapassada por outras marcas que as pessoas consideram menos fixes do que eu. Mas não é EE, pá, e acho também a vantagem com outra vantagem competitiva vai ser esta ideia dos valores e da privacidade. Eh pá, que eu, apesar de eu pessoalmente não acreditar e acho que maior parte das pessoas está a marimbar para isso. Mas a é pá, é algo que vai começar a criar aqui devido aos fanáticos, todos que existem. Tipo, Diogo é pá, ISTO vai continuar. ISTO vai continuar a crescer. Este movimento é pá, não sei daqui a quanto tempo é que vai ou não. Agora não quer dizer e atenção que a Google tenha ficado de fora do hardware a EU acho que a Google vai ser como o mundo da música electrónica. Funciona Hoje em dia geral. Gente existe um produtor, Rick, música que está assim por trás a fazer as músicas e a compilar aquilo numa Pen que é tipo um tipo, muita gente que está ali a fazer aquelas coisas todas que depois passa o David Guetta, que as meta tocar no festival e começa ali aos saltos e a fazer os espectáculos. Todo porque o David Guetta teoricamente é o fiz e o Gui que é pá, ninguém sabe quem ele é. OK, eu penso que a Google se pode posicionar no hardware como uma fornecesse. Ora para outras marcas e dizer, é assim o hardware como nós, como eles são Kiki são bons a fazer Gui caiadas, OK? Talvez possa possa ser um caminho agora Eu Não não queria relembrar-vos que até Hoje a única coisa que a Google fez com sucesso incrível foi mesmo um motor de busca e todo aquele ecossistema que está ali à volta da busca, eles em tudo o que se meteram, não conseguiram ter um sucesso, tipo que chegue AA massa cultural ao mainstream e toda a. Gente diga Uau.
Orador 4 Regime meu.
Orador 5 Discuta dentro está dentro desse mundo de 11, está dentro desse mundo. Desculpa só Drive tempo. Dentro do experimentos ligados.
Orador 4 Espera aí que OOO.
Orador 5 Desculpa a hardware hardware, alguma coisa assim não limpa fora Chromecast. É Chromecast estás a ver. Orador Não entendi.
Orador 5 É a Google a ser Rick a dar a possibilidade a outros que façam coisas.
Orador 4 Google Assistant.
Orador 5 Ou seja ele.
Orador 4 Eh pá ISTO, eu Hoje estou com qualquer coisa.
Orador 5 OK estamos, estamos, estamos.
Orador 3 Não vá, mas eu percebo calma.
Orador 5 A falar de outra pronto, eh? Pá, estou a tentar convencer um tipo tem a. T shirt da Google. Vai ser difícil. Essas ferramentas metem o pessoal a atirar com cadeiras e a bater Palmas quando são anunciadas e metem pessoas a fazer uma fila de 3 km à espera de um telemóvel. Google é pá, eu acho que não.
Orador 3 Acho que havia filas para para instalar o Analytics 4. Não sei a porta de.
Orador 5 Exatamente o analytics, claro, quando saiu é pá, foi uma Loucura. ISTO foi aquele até maior parte.
Orador 3 Eu lembro me deu no telejornal o primeiro gajo a instalar que ele até deixou cair o analytics para o chão e.
Orador 5 É a minha frente.
Orador 3 Esse partido todo.
Orador 5 Milhões de influências digitais meteram a fotografia do Google analytics 4 pá como grande lançamento. Mas pronto eh pá é a minha ideia.
Orador 3 Muito bem, muito bem. Obrigado Miguel Fred. Queres complementar com alguma coisa?
Orador 2 É e é só comentar que no campo do software é o Diogo. Estava aqui realmente a brincar e é verdade o campo de software. Há inúmeros exemplos, coisas tão simples como quem inventou autocomplete foi a Google sistema de tradução foi a Google, enfim, há várias particularidades que vocês descobrem facilmente, Ana.
Orador 5 Dentro do Monte de pesquisa, e agora?
Orador 4 Ai nada neste.
Orador 2 Curto e software mas pronto.
Orador 4 Mundo é tudo pesquisa é tudo pesquisa.
Orador 5 O resto é tudo roubado, pá.
Orador 2 Não, mas, mas o ponto é, é a verdade, eu só é só mesmo. 11, complemento que é para dizer o seguinte, e é verdade que não há nada de sim de referência mass market. Que a Google. Do ponto de vista de hardware, então Eu Não conheço, pode ser que talvez no grupo NOS possam ajudar. Mas se marca a culpa tenha sido bem-sucedida mundialmente Hoje em termos de hardware, a Google tem smartphones e tablets, tem laptop, tem air bags, tem como o Diogo disse, vai se assistens, enfim, tem várias coisas, mas há uma coisa, é que vou só destacar que nós referenciamos ele. Curiosamente, é fui eu que trouxe isso, cria 3. Os áudios. A que foi o Chrome Books, foi o produto mais vendido quando foi o regresso às aulas. Portanto, atenção também aos pequenos, é verdade, foi um aconteceu uma vez e foi um caso muito concreto pelo preço que tinham, mas pronto não deixa de ser 11 nivelar de preço para conseguir atrair uma audiência mais jovem. Fora audiência mais jovem e com ISTO termino há bocadinho Ricardo, saltámos do interessante Tema do Diogo e tu não disseste nada.
Orador 3 Isso isso é isso. Isso é um post scriptum, muito fora, muito fora. Eu dou sobre vou dar sobre o Google. É só uma palavra Google que se. Estás a ouvir o que é que a Google precisa de ser desculpa precisa para ser bem sucedida no hardware compromisso e é só isso, abandonam os produtos, hã?
Orador 5 Is, what was the é daquela? Orador Série de Joao.
Orador 3 Eu tipo, ficou lá, tipo compromisso está beat um build apt ao atiçar jogadores, Bora vamos ISTO vai ISTO vai ser fantástico como o Miguel dizia a plateia em pé a bater Palmas vai ser brutal. Bom, vamos desligar o serviço da. Em 6 meses obrigado por terem estado connosco. Vamos devolver os comandos. Sei Lá, o que acho que a Google não se compromete sinceramente com os produtos desiste muito rapidamente. Tu estavas a falar, falaste do nast ar ou não dos feedbacks e dos outros. Não há compromisso, acho que não e agora vão reduzir 20% das equipas, todas de desenvolvimento. EE investigação, não sei. Acho que a Google não não tem mês. Um e sinceramente, acho que eu mesma corrida, aliás esses números, então Eu Não sabia que era tão disforme de 2021 4000000. Tudo bem que é só um ano produto, não é um Pixel, deve ter país, 2 modelos ou 2 visões é comparado com não certo? Já vai na sétima edição, mas todo ser e as vendas de Pixel em 2021 e 21 2021 estavam vendendo tipo 6 ou 7 Forever é, mas é uma diferença muito grande. Eu acho que a tentativa de Elis de tentar espicaçar com muitas vezes.
Orador 4 Há certo, sabe?
Orador 3 Fazem para tentar ter produtos na vanguarda, os deles serem os da vanguarda e depois tentar levar as Samsung SAS way já não, mas outros fabricantes atrás para tentar competir com a Apple, que é um verdadeiro concorrente deles. Mas sinceramente, não tem esse compromisso nem nem tem esse foco. Porque, na verdade, para ser sincero assim, muito pragmático que eles fizeram além do método pesquisa, o que que eles mais é fizeram em termos de produtos.
Orador 4 Onde os meus voltei ali.
Orador 3 Estou bem, capa, estou brinca. Não, mas acho que eu. É este primeiros vial fez sofrimento.
Orador 5 Por menos desse jeito, mas pá, foi porque? Eu pensei que ia ser agora fogo.
Orador 2 Mas só dizer que o smartwatch e o telefone tem o mesmo nome? Os 2 são Pixel. A diferença era uma criatura, um smartphone. Onde é o outro?
Orador 3 Pronto pois esses pontapés de marketing que eles têm. Há pouco estávamos a falar e vamos falar a seguir uma notícia que é de outros pontapés que a Apple dá desculpa a Apple. Peço desculpa se que a Google dá em branding e branding, o Diogo até deu vários exemplos, a lançaram e depois este fraudar dos utilizadores. Vamos, vamos fechar ISTO que é lançar o Inbox, eu curtia o inbox, se calhar vocês experimentarem é uma coisa foi lançada em 1820. Para 28 eu curtia eu usei, não é de um momento para outro fraudar um tipo tchau acabou, não há mais, tipo, OK? Tinha, tinha lá funcionários que integraram no e-mail, mas então pronto punham logo essa ***** no Gmail punham versão beta ou whatever tipo não, não andem AA levar as pessoas de um lado para o outro a defraudar expectativas e ao criar expectativas para depois fraudar, porque isso tem um quebra a confiança do consumidor na própria marca e na continuidade. Do compromisso da marca com os produtos não é algo que Apple não faz. A Apple dá suporte a uma das coisas, que é uma das bandeiras deles e darem suporte contínuo dos sistemas operativos aos telefones mais antigos fizeram isso agora o iPhone com o desculpem com o S16 suportado até salvo erro até 8 ou até ao 7 S ou whatever. E isso é um compromisso, ou seja, eles estão em net for de longa, ou seja, eles estão compromisso deles. É para longo prazo. Eles querem que o cliente se fidelize neste, em particular com o hardware.
Orador 5 Que também foi o caso dos 10, também foi base do censo da Microsoft, que vai. Continuavam a dar assistência X Pedro antes x vendas.
Orador 3 A global não tem isso. Certo exato olha itens o XP até Hoje e pronto e ótimo e seguraram XP tem muito mais do que aquilo que estava previsto, fantástico, mas não podem defraudar, não podem de um momento para o outro desligar um Star e eu tipo isso é de loucos, pá, Eu Não sei que pronto, não tenho aqui os números, ISTO é mesmo estar a falar por.
Orador 5 E eu pai.
Orador 3 Mas acredito fossem, será que milhões de subscritores?
Orador 5 Eu tinha lá 2 jogos, sabes que é para aí 3 vezes, mas sou into altamente indignado, claro.
Orador 3 4 e acho que vai muito bem, vamos fechar. Esse assunto está feito de dado, é referente. Não sei se mete na seletiva comentar coisa que isso foi aquela que que falasse, não?
Orador 2 Não acho que é 11 leitura complementar. No site olha desculpa que fica que fica na página do site, que é um artigo que pode ajudar a quem gostava muito de de.
Orador 3 Muito bem, então.
Orador 2 Culpa este muschi.
Orador 3 Muito bem, vamos.
Orador 4 Está estimado em um ponto 9000000 de utilizadores. Orador Não é?
Orador 3 Pouco, certo? Não dava para Sei Lá vender isso alguém e 2 EUR e pronto, eu trato disso.
Orador 2 Mas é engraçado que a Netflix está a apostar agora no seu estúdio próprio de jogos, não é? A Google fecha com eles, faz estão sistema.
Orador 3 Certo, mas essas abordagens também são muito. Eu percebo Netflix? Não sei, não sei. Muito, muitas perguntas, muito pouca resposta e onde é?
Orador 2 A Roldana roldana de outra parte de Jesus.
Orador 3 Que vocês também? A ronda da morte que apareceu. Quem também tem imensas perguntas e não tem tido respostas. E o Musk em relação ao Twitter, o Twitter em relação ao ano Musk, não sei, bom aconteceu momento do charuto Twitter vamos a isso.
Orador 4 Então esta semana temos o Carlos Oliveira, é Marta de Ato, Pedro Afonso, o Nil Scheffer, EUMME eu tenho nosso.
Orador 3 Fallback muito bem. Já só falta o Doctor Rey, muito bem, vamos já sem mais demoras às rapidinhas, as notícias de marketing digital em Portugal e no. Quando em formato rápido estou muito bem. Segundo a DJ Apple, poderá estar a planear anúncios no seu Serviço Apple TV. O continente é considerado o melhor supermercado online em Portugal, segundo a Post Lucas Studio mais está lá está a Google. Lucas Studio é o novo nome do data Studio da Google Google. Qual era o problema com data Studio? Meu Deus, o local era um produto que a Google já tinha adquirido e tem características de e ai, ml, machine learning e a inteligência artificial. Na exposição de informação e agora estará tudo integrado no local Studio, que é o Google data Studio, mas que agora se chama Lucas Studio lá ver. A Google lança um novo guia para substituir o seu guia inicial. Google Web master vai? O Google Web para um novo Google essencials na possível acompanhar o Google essencial é assim um novo dia para todos os que querem otimizar o seu Web. Para o mais conhecido motor de pesquisa.
Orador 5 Estima-se terminar em 2020 e 13.
Orador 3 Assim eu vou mudar o nome. Num estudo realizado pela Future Publishing, 76% dos consumidores Estados Unidos planeiam comprar na Black Friday. Será que vai acontecer? O mesmo em. Portugal parece também que o Facebook continua a afastar-se do conteúdo de notícias com o anúncio de que irá retirar a sua oferta de Insert aqueles em Abril do próximo ano e por. É oficial, Netflix vai ter uma versão mais barata com anúncios que já em Novembro, mas não em Portugal e por agora só em. Espanha e outros países. Orador Walk timing.
Orador 3 Não podias, obrigado, pensas que ISTO é assim? A tua não é treinado, foi a primeira vez. Que eu li escrever.
Orador 4 Eu deixa-me só adicionar aqui 11 questão sobre o estudo do filho da Fisher publishing, dos 76% dos consumidores nos Estados Unidos, que planeiam comprar na Black. Podem, eles têm as várias razões, incluindo razões sobre a inflação de fazer as compras agora no Black Friday, portanto, se calhar vamos explorar um pouco mais este assunto NOS próximos episódios, mas acho que vale a pena irem irem a marketing para idiotas.pt a ver um pouco. Mais sobre este estudo?
Orador 3 Muito bem, Black Friday, aquela oportunidade única de comprar as coisas com metade do desconto, o dobro do. Preço ou a metade do ano? Orador Não sei bem.
Orador 3 Muito bem, temos o iPhone por aqui, o som desculpem lá e já já mexi o Som Paulo.
Orador 4 Uma nova ROM.
Orador 3 Uma nova rubrica, portanto, merecia, merecia um novo.
Orador 5 É, nós também estamos a seguir. Estamos a seguir a Google, que é tipo, temos sempre novas rubricas novas.
Orador 3 Som que.
Orador 5 Ficamos o nome das rubricas hora.
Orador 3 Vou usar Oo áudio do Fred para bom no Fundo Rebatizar aqui a ferramenta da semana em estatística da semana. Então eu Diogo por favor queres ser tu?
Orador 4 Sim, então AA ideia aqui é através de uma estatística, nós conseguimos transmitir um valor e vocês, neste caso, vamos fazer uma espécie de passatempo, não é? Onde usamos as regras do preço certo? Portanto, quem tiver mais perto ganha OK. AE, vocês só têm que adivinhar o número, OK? Então, segundo um estudo da Western University publicado no Journal of Experimental Social sai College, um pedido feito em pessoa é x vezes mais eficiente do que pedir o mesmo por e-mail. OK, tem que adivinhar qual é OX? K portanto, quantas vezes é uma? É um pedido mais eficiente quando é feito. Pessoa versos por e-mail 6.
Orador 5 10 e eu acho.
Orador 3 Que esse desculpa a desculpa, diz, diz Miguel.
Orador 5 Entre o seu ser o 5 e for 3 eu ganho certo sim 555.
Orador 3 Ficou preso. Certa devia de haver 50 EUR para quem acertar.
Orador 5 A trouxe aqui umas queijadas, trouxe aqui umas queijadas lá.
Orador 4 Mas oferece, então, gente, reparem nisto. Um pedido feito em pessoa é 34 vezes mais eficiente do que o mesmo pedido feito por e-mail, 34 vezes.
Orador 1 E o filme.
Orador 5 Que ganhou o Fred, ganhou uma outra final.
Orador 2 Está bem?
Orador 4 Parâmetro final. 34 vezes, não é incrível 30.
Orador 3 Imenso pá.
Orador 4 24 meses.
Orador 3 Fizeram esse será que fizeram um inquérito também? A geração Z será que deve ter? Já esteve no estúdio, teve o mesmo estudo se. Calhar a é só uma piada.
Orador 5 Não, mas por. Acaso era impingir? Ou um pedido feito pelo Messenger ou pelo WhatsApp? Quantas vezes mais eficiente e que será? Pelo e-mail, então era interessante?
Orador 4 A estou a perceber, estou a perceber, não é? Temos diferentes. Meios, não é? Estudar os diferentes meios, olha, pode ser a tua. Tese de mestrado um.
Orador 1 Dia então estudo.
Orador 4 É 30 e 34 vezes.
Orador 3 34 vezes mais eficiente e eficientes. Eu vou testar essa teoria, vou testar.
Orador 4 Portanto, pedes a mesma coisa, mas sem ser por e-mail e em princípio, tens 34 vezes mais probabilidade de.
Orador 3 OK, portanto, se for primeiro tenho que enviar pelo menos 35 e-mails. Do menos, mais ou menos, devo ter a 30ª.
Orador 1 Exato exato ainda.
Orador 3 Quinta lá houve, foi por Se Eu tivesse pedido. Isso onde tiver, pá, podes me fazer isso se faz favor PA? D porque já é tragédia. Quinta vez pá.
Orador 5 É por isso que o e-mail marketing é pá tu. Tens que estar sempre a enviar até.
Orador 3 É 35 vezes. Muito bem, sim, Senhora, caríssimos, não sei se querem deixar um comentário breve final.
Orador 5 Eh pá, não quis já.
Orador 3 Vai longo Malta Grupo de WhatsApp não escrevo, não se esqueçam de subscrever e avaliar sejam da geração X the Millennial Z ou da nova Alfa. Por favor, avalie NOS que é muito importante para nós e nosso Web. Site marketing por idiotas.pt ISTO não diz muito para vocês geração Z, mas nós estamos cá para vocês. Nós voltamos a ver num próximo episódio, como sempre, por isso não perca o próximo episódio, porque nós também não.
Orador 5 Tchau tchau.

Os Idiotas

Frederico Carvalho
Formador e consultor de marketing digital

Miguel Rão Vieira
CEO @ pkina.com / funis.pt

Diogo Abrantes da Silva
Freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics