Aumento da publicidade digital, lançamento iOS14.5 e compras online pela SIBS – E16S01

podcast marketing portugal por idiotas

Aumento da publicidade digital, lançamento iOS14.5 e compras online pela SIBS – E16S01

Episódio 16
48:30

Download do podcast

[TEMAS DA SEMANA] 

MIGUEL

Receitas publicitárias último trimestre das gigantes tecnológicas

https://www.marketingdive.com/news/googles-ad-sales-surge-32-amid-renewed-strength-in-digital-media/599168/

https://www.marketingdive.com/news/facebook-ad-revenue-surges-46-as-marketer-demand-lifts-prices/599257/

https://www.marketingdive.com/news/amazons-ad-sales-soar-77-as-marketers-target-online-shoppers/599340/

https://www.nytimes.com/2021/02/09/business/twitter-earnings-q4-2020.html

 

DIOGO

A atualização para iOS 14.5 saiu 

Aumento da publicidade digital, lançamento iOS14.5 e compras online pela SIBS - E16S01 Podcast Marketing por Idiotas

Vem com o App Tracking Transparency – Ou seja, agora os utilizadores que queiram partilhar o seu identificador de iOS (IDFA) terão de consentir (vs. o oposto – 2012 ).

 

Ou seja, várias instalações de aplicações vão deixar de ser medidas, várias conversões nas vossas campanhas vão deixar de ser medidas.

 

Não se preocupem… 

 

Lançamento do App Tracking Transperancy é considerado uma grande vitória para a privacidade dos utilizadores mas muitos consideram que são as pequenas empresas que vão sofrer por: 

pior targeting, menos acesso a um público qualificado, menos data. 

 

Aumento da publicidade digital, lançamento iOS14.5 e compras online pela SIBS - E16S01 Podcast Marketing por Idiotas

 

RICARDO

Compras em Portugal superam pré-pandemia pela primeira vez em 2021

“Este crescimento deve-se sobretudo ao comércio online, que tem vindo a registar um crescimento significativo ao longo da pandemia”, aponta a SIBS. Neste momento, as compras online estão 51% acima dos níveis registados no período anterior à Covid-19. Por esta altura, o comércio online representava apenas 10% das compras electrónicas, tendo subido para 18% em Fevereiro deste ano. Actualmente, situa-se nos 14%.

 

O que muda no comércio físico?

 

Segundo a SIBS, embora o consumo já esteja acima dos valores homólogos de 2019, verifica-se que está ainda a 5% abaixo do verificado no período de “antigo normal”. Ainda assim, em crescimento desde Março: na semana de 19 a 25 de Abril, ultrapassou mesmo o período homólogo dos dois últimos anos.

 

O MB Way é também outro dos destaques no que à evolução do consumo diz respeito. Em Fevereiro, chegou a registar crescimentos de quatro vezes no número de compras em relação ao “antigo normal”. Na primeira semana da terceira fase de desconfinamento, passou para crescimentos de 3,6 vezes.f

[RAPIDINHAS] 

Google product update já foi lançado (terminou o rollout)

Estudo da Searchmetrics (us, uk and de) descobriu que em 2 milhões de sites nas primeiras 20 posições no Google, 90% dos sites falharam a avaliação dos core web vitals

Há novas formas de monetização são lançadas no Instagram (um marketplace com compras diretamente na plataforma, comissão de afiliados, etc). 

– TikTok lança lead gen forms para anunciantes 

Spotify vai lançar o modelo de subscrição paga para podcasts (com 3% do que for cobrado para eles vs. 30% na Apple podcasts) 

Digital in Portugal: All the Statistics You Need in 2021 — DataReportal – Global Digital Insights

 

[‘FARRAMENTA’  DO MERCEEIRO] 

https://www.klipfolio.com/

Sobre o Podcast Marketing por Idiotas

O podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.

O podcast é apresentado, comentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.

Ouvir podcast marketing por idiotas

Temas no podcast

03:25
Aumento receitas publicitárias
16:40
Receitas publicitárias último trimestre das gigantes tecnológicas
30:02
Compras em Portugal 2021 pela SIBS
42:15
Rapidinhas

Neste episódio

[TEMAS DA SEMANA] 
MIGUEL
Receitas publicitárias último trimestre das gigantes tecnológicas
https://www.marketingdive.com/news/googles-ad-sales-surge-32-amid-renewed-strength-in-digital-media/599168/
https://www.marketingdive.com/news/facebook-ad-revenue-surges-46-as-marketer-demand-lifts-prices/599257/
https://www.marketingdive.com/news/amazons-ad-sales-soar-77-as-marketers-target-online-shoppers/599340/
https://www.nytimes.com/2021/02/09/business/twitter-earnings-q4-2020.html

DIOGO
A atualização para iOS 14.5 saiu 
Vem com o App Tracking Transparency - Ou seja, agora os utilizadores que queiram partilhar o seu identificador de iOS (IDFA) terão de consentir (vs. o oposto - 2012 ).
Ou seja, várias instalações de aplicações vão deixar de ser medidas, várias conversões nas vossas campanhas vão deixar de ser medidas.
Não se preocupem… 
Lançamento do App Tracking Transperancy é considerado uma grande vitória para a privacidade dos utilizadores mas muitos consideram que são as pequenas empresas que vão sofrer por: 
pior targeting, menos acesso a um público qualificado, menos data. 

RICARDO
- Compras em Portugal superam pré-pandemia pela primeira vez em 2021
“Este crescimento deve-se sobretudo ao comércio online, que tem vindo a registar um crescimento significativo ao longo da pandemia”, aponta a SIBS. Neste momento, as compras online estão 51% acima dos níveis registados no período anterior à Covid-19. Por esta altura, o comércio online representava apenas 10% das compras electrónicas, tendo subido para 18% em Fevereiro deste ano. Actualmente, situa-se nos 14%.
O que muda no comércio físico?
Segundo a SIBS, embora o consumo já esteja acima dos valores homólogos de 2019, verifica-se que está ainda a 5% abaixo do verificado no período de “antigo normal”. Ainda assim, em crescimento desde Março: na semana de 19 a 25 de Abril, ultrapassou mesmo o período homólogo dos dois últimos anos.
O MB Way é também outro dos destaques no que à evolução do consumo diz respeito. Em Fevereiro, chegou a registar crescimentos de quatro vezes no número de compras em relação ao “antigo normal”. Na primeira semana da terceira fase de desconfinamento, passou para crescimentos de 3,6 vezes.

[RAPIDINHAS] 
-Google product update já foi lançado (terminou o rollout)
-Estudo da Searchmetrics (us, uk and de) descobriu que em 2 milhões de sites nas primeiras 20 posições no Google, 90% dos sites falharam a avaliação dos core web vitals
-Há novas formas de monetização são lançadas no Instagram (um marketplace com compras diretamente na plataforma, comissão de afiliados, etc). 
- TikTok lança lead gen forms para anunciantes 
- Spotify vai lançar o modelo de subscrição paga para podcasts (com 3% do que for cobrado para eles vs. 30% na Apple podcasts) 
- Digital in Portugal: All the Statistics You Need in 2021 — DataReportal – Global Digital Insights

[‘FARRAMENTA’  DO MERCEEIRO] 
https://www.klipfolio.com/
podcast marketing portugal

Os Idiotas

Miguel Rão Vieira

Miguel Rão Vieira

CEO @ pkina.com / funis.pt

Ricardo Vieira

Ricardo Vieira

Senior Business Strategy Developer na Turim Hotels Group

Diogo Abrantes da Silva freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics

Diogo Abrantes da Silva

Freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics

Escreva pelo menos 1 caractere