
As pesquisas em 2021, importância das métricas e datagraphs: Google Vs Amazon – e64s01
Neste episódio falamos sobre as pesquisas em 2021, importância das métricas e datagraphs: Google Vs Amazon.
Episódio de: 13 de Abril, 2022
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MIGUEL
https://www.marketingdive.com/spons/state-of-search-discover-how-the-web-changed-in-2021/621591/
Todos os anos a plataforma SEM RUSH lança o seu relatório STATE OF SEARCH, onde fala sobre o que mudou no mundo web, com especial foco nas pesquisas e motores de busca.
Se em 2020 a pandemia mudou o mundo, em 2021 comprovou-se que o mundo mudou para sempre…principalmente no mundo das pesquisas online!
Se ainda se mantém focados nas tacticas pré-pandemia…então meus meninos está na altura de mudar!
Pelo menos foi esta a promessa do inicio do artigo que comecei a ler…vamos lá ver se acham que é verdade ou não!
O relatório state of search 2022 analisa os mercados principais do mundo e as principais estratégias de crescimento pós pandemia.
Podem fazer o download do relatório completo no link do artigo, ou então no nosso grupo whatsapp em w.marketingporidiotas.pt
Então aqui vão algumas highlights deste relatório:
- Em 2020 o número de sites disparou, com a abertura de muitas lojas online (mind blowing)
- O tráfego desktop aumentou consideravelmente (eu reparei nisto nas minhas campanhas). A tendência manteve-se mesmo no verão de 2021, onde já se levantaram muitas restrições!
A nível de como se pesquisa online:
- As palavras chaves informativas representam 60% dos termos de pesquisas
o Informativas – Pessoas que estão à procura de resposta a uma questão ou informação geral
- Como fugir aos impostos
o Navegação – Pessoas que procuram um site específico ou página
- Site das finanças (porra)
o Comerciais – Pessoas que estão À procura de marcas ou serviços
- Contabilista que perceba malabarismo fiscal
o Transacionais – Pessoas que querem completar uma ação ou compra
- Bilhete avião lisboa panamá
Aumentou a volatilidade no ranking dos sites…mais sites a subir e a descer de posições todos os dias.
Apareceram menos anúncios no topo das páginas de resultados de pesquisas.
Os snippets também foram mostrados menos vezes.
Aqueles FAQ com respostas rápidas foram mostrados mais vezes em 2021 do que em 2020
Esta é importante: O google continua a ignorar as TAGS de titulo e rescreveu o titulo cerca de 62% das vezes.
A nível de ecommerce:
- O tráfego proveniente de pesquisas orgânicas baixou 23.2%….grande novidade!
- A amazon perdeu cerca de 37,5% do tráfego orgânico e apareceu menos frequentemente nos anúncios pagos.
O relatório depois fala de SEO e de Core Web Vitals, mas são assuntos que prefiro nem trazer!!
Questões para o painel:
- Vocês têm o SEMRUSH pago e se sim podem arranjar-me a pass?
- A tendência de haver um aumento de pesquisas no desktop vem para ficar com isto do tele-trabalho??
- O Mobile first acabou?
- E finalmente…o ecommerce está a aumentar mas o tráfego orgânico que chega às lojas baixou 23% e à Amazon baixou 37%… São as lojas e a amazon que não optimizam bem ou é o Google a fazer das suas para promover o Google Shopping? BAM!
https://www.marktest.com/wap/a/n/id~27e2.aspx
DIOGO
Num post recente o grande e admirado Rand Fishkin, que vocês podem reconhecer como o antigo fundador da MOZ e na generalidade visto como um guru de SEO durante muito tempo, veio defender a perspectiva de (entre aspas) “métricas de atribuição pra quê?”
No seu post podemos ler alguns exemplos onde os utilizadores converteram como clientes na sua nova empresa e onde não haveria a possibilidade de conseguir atribuir de uma forma correcta a verdadeira origem daquelas conversões.
Num dos exemplos dele, o utilizador tinha
1. inicialmente conhecimento sobre o Rand quando trabalhava em SEO
- Via frequentemente os vídeos do Rand no Linkedin
- Partilhou o link de um dos vídeos no Slack (sem um URL parametrizado)
- Foi diretamente ao site da empresa do Rand ver os preços
- Finalmente, após concordarem em assinar a ferramenta, outra pessoa pesquisou possivelmente no Google. Segundo este exemplo a atribuição da origem desta conversão seria “direct” + “google orgânico” se usássemos o GA.
E a questão dele é que há realmente várias ferramentas para tentar descobrir e medir estes aspetos mas será que o custo compensa?
Segundo ele, a resposta no final do artigo é (entre aspas) “confiem no vosso instinto”.
E a minha questão para os meus caríssimos: é relacionada com isso mesmo. O que vocês pensam? Devemos não estar tão presos às métricas de atribuição e confiar mais no nosso instinto?
Um disclaimer necessário: é que a empresa atual do Rand é sobre influencers e awareness (muitas vezes) pouco mensurável e também ele dá 1 lista sobre como seguir um instinto informado.
https://sparktoro.com/blog/provable-marketing-attribution-is-a-boondoggle-trust-your-gut-instead/
FRED
Os datagraphs do ponto de vista conceptual, captam informação de como as pessoas trabalham, brincam, aprendem, socializam, realizam transações, viajam e fazem qualquer outra atividade que possa ser associada ao comércio.
DataGraph é também conhecido como software para cientistas de dados, analistas e pessoas que adoram trabalhar com dados.
Dos 4.000 produtos que a Amazon vende a cada minuto, aproximadamente 50% são apresentados aos clientes através do mecanismo de recomendação personalizada.
Quando visita o site da Amazon, os algoritmos da empresa selecionam uma variedade de produtos, mais concretamente 353 milhões de itens e organizam a informação para o utilizador, de acordo com o que eles preveem que o utilizador deseja naquele exato momento.
Essas recomendações são alimentadas pelo gráfico de compra em constante evolução da Amazon, que é uma representação digital de “entidades” do mundo real. Armazena informações, como clientes, produtos, compras, eventos e lugares – e os relacionamentos e inter-relações entre eles.
Para competir com a Amazon, o ano passado, precisamente em abril de 2021, a Google anunciou seu Shopping Graph, um modelo aprimorado por Inteligência Artificial que recomenda produtos aos utilizadores enquanto eles pesquisam.
Mais de mil milhões o de pessoas pesquisam produtos no Google todos os dias, e o Shopping Graph liga os dados a 24 mil milhões de listagens de milhões de comerciantes em toda a web.
Estará a Google pronta para enfrentar a Amazon no negócio dos dados?
[RAPIDINHAS – Notícias de Marketing em Portugal]
- O Continente afirma que, se saiba, não foram comprometidos os dados dos utilizadores
- O Twitter lança novos formatos de anúncios
- O Microsoft Audience Ads vai finalmente chegar a Portugal este mês, esta é a rede de anúncios de display da Microsoft
- Os tipos de ficheiros Webp estão propostos para ser o default no WordPress. Recordo que este formato consegue uma maior compressão mantendo um tamanho muito menor que um jpeg ou um png.
- Foi descoberto que a ByteDance, empresa mãe do TikTok, criou contas falsas no Instagram e SnapChat para publicar conteúdo do TikTok.
- UM BUG DO FACEBOOK AUMENTOU AS VISUALIZAÇÕES DE CONTEÚDO PREJUDICIAL AO LONGO DE SEIS MESES
- TikTok faz parceria com a GIPHY, na nova ferramenta de criação de vídeo, «Biblioteca TikTok».
- LinkedIn lança «Career Pathfinder» que mapeia percursos educativos para oportunidades profissionais.
[FERRAMENTA DA SEMANA]
tagassistant.google.com
Sobre o Podcast Marketing por Idiotas
O podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.
O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.
Neste episódio
Apresentador 1 Daqui com 1 MB. Intuição, vamos amar.
Apresentador 1 Olá tu é.
Apresentador 1 Que os bem-vindos podcast, vamos embora quando tiveres.
Apresentador 3 Já está.
Apresentador 1 Olá a todos bem-vindos ao Podcast marketing por idiotas no episódio de Hoje o Fred tenho falado quem é o Rei? Dos data graves, Google vs Amazon, quem tem mais dados do Diogo? Questiona-se, será que as métricas ainda são importantes na comunicação digital? E, por último, Miguel mostra-nos o que mudou nas pesquisas em 2021. Este é o marketing direto.
Apresentador 1 Olá a todos sejam muito bem-vindos ao podcast marketing por idiotas podcast, onde todas as semanas o Diogo Miguel, o Fred e eu Ricardo fazemos as últimas tendências, notícias e novidades sobre marketing, negócios e tecnologia. Se procurava um canal para se manter informados sobre este Tema, estão no sítio certo.
Apresentador 1 Olá Diogo Olá Olá Fred viva.
Apresentador 1 E ao.
Apresentador 1 Miguel Alô antes de continuarmos com o podcast, só para relembrar neste podcast temos o momento dos arauto Twitter, onde anunciamos os novos subscritores subscritores da nossa conta de Twitter marketing idiota, que é também onde podem interagir connosco.
Apresentador 1 Temos também o momento das rapidinhas, que, ao contrário daquilo que possam pensar, são apenas as notícias mais importantes da semana em formato rápido e, por último, a poderosíssima e sempre útil ferramenta da semana. Esta semana vamos começar aqui algo de forma diferente.
Apresentador 1 E vamos começar pelo Miguel?
Apresentador 5 OK, não sei se estava.
Apresentador 1 Preparado? Foi assim algo inusitado?
Apresentador 5 Eu eu eu por.
Apresentador 5 Acaso estava mesmo?
Apresentador 5 À espera que agora se esse outro nome é pá, mas pronto saiu sim. A primeira primeira Rifa, OK?
Apresentador 1 A semana faço isso.
Apresentador 1 Então traz um Tema polémico, não é porque já tivemos aqui a debater em off e ISTO vai dar, mas vai sair para quem está a ouvir já por aqui, já para antecipar a discussão que aí vem no meio do teu, do teu, do teu Tema. Portanto Miguel, o palco é teu por.
Apresentador 1 Favor é descobrir.
Apresentador 5 OK, vamos lá embora, então pronto todos os anos a plataforma sampras a lança o seu relatório state of Search, onde fala sobre o que mudou no mundo web, com especial foco nas pesquisas e em motores de busca.
Apresentador 5 Se em 2020, a pandemia mudou o mundo em 2021, comprovou-se que o mundo mudou Para Sempre, principalmente no mundo das pesquisas online, segundo a sombras, e se ainda se mantêm focados nas táticas pré pandemia, então meus meninos está na altura de mudar. Pelo menos foi esta a promessa do início do artigo que comecei a ler. Vamos lá, vou ver se vocês acham que é.
Apresentador 5 Verdade ou não?
Apresentador 5 OK a este relatório State SET 2022 analisa os mercados principais do mundo e as principais estratégias de crescimento pós pandemia.
Apresentador 5 Podem fazer o download do relatório completo no link do artigo ou então no nosso grupo no WhatsApp em W, ponto marketing por idiotas.pt a aqui vão algumas highlights ou insights deste relatório.
Apresentador 5 Em 2020 o número.
Apresentador 5 De site disparou.
Apresentador 5 Com a abertura de muitas lojas onlines, pá fogo mais blog era preciso deste relatório para percebermos ISTO, OK?
Apresentador 1 Quem sai?
Apresentador 5 A nível do tráfego desktops, o tráfego feito NOS computadores NOS computadores aumentou considerável.
Apresentador 5 Exato entrou pá, tráfico, droga. Não é isso? Pronto, não, mas Oo tráfego via desktop aumentou consideravelmente. Eu reparei nisto algumas das minhas campanhas, apesar dos meus homólogos acharem que não ou não sei, vamos ver, vamos ver os comentários que tem a seguir.
Apresentador 5 A tendência manteve-se mesmo no Verão de 2021, onde já se levantaram muitas restrições aqui.
Apresentador 5 Da pandemia OK.
Apresentador 5 AA nível de como se pesquisa online.
Apresentador 5 As palavras-chave informativas representam 60% dos termos de pesquisas. Para quem não sabe, existem 4 tipos de palavras-chave, são as informativas. São pessoas que estão à procura de resposta a uma questão ou informação geral. Por exemplo, vão ao Google e escrevem como fugir aos impostos, OK? Depois há as palavras de navegação. São pessoas que procuram um site específico ou ou página tipo site das Finanças, OK?
Apresentador 5 Depois, as comerciais são pessoas que estão à procura de marcas ou serviços, por exemplo contabilista, que perceba de malabarismo fiscal e as transacionais, que são pessoas que querem completar uma ação ou compra bilhete de avião Lisboa, Panamá, por exemplo.
Apresentador 1 Bem antes de mais, obrigado por teres partilhado as suas o top pesquisas.
Apresentador 3 Passa Miguel já no episódio passado, tu estavas numa perguntar se estava na altura de passares os quadros para o nome da tua mulher, não sei o que é que se está a passar. É pá coisa eh pá.
Apresentador 5 Minha vida a minha vida está desde estou encubado, ISTO está tudo, está tudo virado para o.
Apresentador 5 E eles dizem que aumentou a volatilidade no ranking dos site, ou seja, há mais mais site a subir e descer nas posições todos os dias a aparecem menos anúncios no topo das páginas dos resultados das pesquisas.
Apresentador 5 Eu, eu esta não sinto ISTO, mas pronto é uma a uma da uma das artes do do relatório.
Apresentador 2 Menos de Nações existem.
Apresentador 5 Eh pá sim, eles dizem que aparecem menos quantidade. Eu Não sei aonde, talvez no Bangladesh, mas aqui é pá, EU eu vejo, vejo sempre anúncios.
Apresentador 5 A dizem que os snippets também foram mostrados menos vezes. Eu Não sei o nome em português disto. Aqueles aquelas pequenas informações de meta.
Apresentador 3 Fragmentos estruturados.
Apresentador 5 Exato, fragmentos estruturados OK há aqui, mas em em contrapartida, aqueles cheques com respostas rápidas foram mostrados mais vezes em 2021 do que em 2000.
Apresentador 5 Talvez esteja ligado com as pessoas não fazer aparentemente 60% e fazer perguntas nas pesquisas. Eles mostram aqui respostas rápidas e isso isso. Houve aqui um crescimento.
Apresentador 5 A esta também é importante. O Google continua a ignorar as tegs do título na nas páginas e reescreveu o título cerca de 62% das vezes. Lembra-se? Temos de falar disto no podcast anterior, OK, quase a terminar para não estar aqui, encher muito a cabeça.
Apresentador 5 A nível de e-commerce, o tráfego proveniente de pesquisas orgânicas baixou 23.2% k Amazon perdeu cerca de 37.5% do tráfego orgânico e apareceu menos frequentemente NOS anúncios pagos.
Apresentador 5 O relatório depois fala desse o Igor Web Beatles é pá mas eu nem.
Apresentador 5 Vou meter nisso, OK?
Apresentador 5 Aqui as questões para o painel e vocês têm o cérebro, as pago e sim, podem-me arranjar a password. Eu tive um tive.
Apresentador 5 A experimentar a versão grátis.
Apresentador 5 Eh pá, já não comentava aqui há uns tempos e eh pá, e aquilo é muito porreiro. Se alguém tiver aí a passo flor ao mesmo na nossa é que aquilo é caro, aquilo aquilo paga-se bem.
Apresentador 5 O mesmo alguém da ao mesmo, alguém da nossa audiência, talvez, eh, pá, não sei, arranjamos aqui o sistema de sharing the Password se partilhamos o Netflix, também podemos partilhar o Sampras OK. Meu Deus.
Apresentador 3 A tendência do site, disse não era. Não havia um site de partilha de subscrições.
Apresentador 2 Acho que era acho.
Apresentador 5 Exato eu para casa do Sampras vejo do Net Flix é pá, PRONTO 7 EUR. É muito dinheiro, não é? Mas mas pronto se calhar, essa Net não vale tanto a pena partilhar, mas eu sei, mas acho que vale AA tendência de ver exato fica aqui a questão, a tendência de haver um de haver um aumento de pesquisas no Desktop vem para ficar com ISTO. O teletrabalho, que poderá estar a influenciar ISTO ou não me baile forst já não é bem. Este ano já não há, apresentámos também como tendência, não é?
Apresentador 1 Bom fixo.
Apresentador 5 A, que foi apresentada durante uma data de tempo e finalmente, a grande pergunta, Ricardo.
Apresentador 5 O e-commerce está a aumentar, mas o tráfego orgânico chega às lojas, baixou 23% e a Amazon 37 por.
Apresentador 5 100 sobre as.
Apresentador 5 Lojas e a Amazon que não otimizam bem o é o Google que anda a fazer das suas para promover o Google shopping.
Apresentador 5 Que é que vocês?
Apresentador 1 Acham disso, foi uma frase com 3 M.
Apresentador 5 Mas percebeste hã?
Apresentador 5 Ou seja, o tráfico orgânico, baixou assim, de repente baixou de repente, se não é tipo, ISTO é, tem alguma coisa a ver com o Google shopping e eles a tentarem fazer o que era entrar porque tem que pagar?
Apresentador 5 Que é que tu achas que é que vocês acham?
Apresentador 5 Esta é a grande questão.
Apresentador 1 Já IAS lançado?
Apresentador 2 Oi, desculpa, desculpa, não? É é que o Miguel foi deixando na no comentário que ele fez vários pedacinhos de perg.
Apresentador 2 Contas ou então vários comentários que precisam aqui de uma.
Apresentador 1 Então, vá, eu faço afinação para.
Apresentador 4 De uma consigo eu?
Apresentador 2 Eu eu vou pegar seu número para.
Apresentador 1 Ver tudo isso acontecer?
Apresentador 2 Poder entrar em outra?
Apresentador 1 Basta seus Sonhos, não é chamas aconchego, não é o teu toque, o teu até vá vamos embora. Dizia, o que é?
Apresentador 2 Que o ilustre dizia que o ilustre.
Apresentador 2 Que desce que desce top aqui agora é que.
Apresentador 2 Está a sede nova moda, pronto de curto.
Apresentador 5 Eu Não disse, está a ser a nova moda. Eu disse que está a aumentar.
Apresentador 2 Pronto, então.
Apresentador 5 A tendência antes era diminuído.
Apresentador 2 A aumentar, não sei a posse em Agosto de 2021 as, em Agosto de 2021, as pessoas que.
Apresentador 2 Através de uma.
Apresentador 2 Bela era 56%.
Apresentador 2 Em Março de 2022. Cuidado e 56 ponto 40 e.
Apresentador 2 Não é muito, muito é verdade, mas continua a ser a maioria é aumentou 45 décimas. Fonte, Estados Counter global stats pronto mas eu admito.
Apresentador 5 Que estou do outro lado, não estão apenas computadores, são computadores e tablets.
Apresentador 2 Mas eu também posso estar quer os dados de todos os dados, portanto a não agora últimos dados e Março de 2022.
Apresentador 4 Assista, precisamos para não ter e?
Apresentador 1 Que é a música do Mortal Kombat? Sim, sim, mas.
Apresentador 2 Todos aqui.
Apresentador 2 É do tio.
Apresentador 2 É é notória a nível global mobile, agora está 57 ponto 45. Aí temos marca de Cher Desktop. Neste momento, há 41 ponto, 1541 pontos, 15 e tablet estiver sentado, cuidado e 2.4 2.4. As pessoas navega em tava a nível mundial, porém, porém pode ser daqui com uma medalha de honra. Por quê? Porque está nem vou global, quando depois é começamos a aproximar-nos o na nossa Lu pinha dos países aqui comportamentos que.
Apresentador 2 As regiões.
Apresentador 2 E que é um desses casos, que é o caso português, pronto no caso português. No No caso português, tivemos aqui realmente especificamente em Portugal, mudamos o rumo daquilo que é estáticas globais e em Portugal a maior parte das pessoas naveguem desktop, 56%, ponto 71, EE mobile 41, ponto 60 e.
Apresentador 1 Não me alimenta, gosto.
Apresentador 1 É final, acho que esse Tema da.
Apresentador 5 Então, nós, nós temos que ler.
Apresentador 1 Dor não é pá e mas, mas eu disse.
Apresentador 1 O sono?
Apresentador 3 Atenção, eu discordo, eu discordo disso dados essa.
Apresentador 1 E o.
Apresentador 4 Que você está com?
Apresentador 3 Espera eu discordo desses dados e apresenta os dados da não da da statcounter OK, que é atenção que os dados da statcounter é são recolhidos. É de uma fã.
Apresentador 3 Forma muito estranha sobre o que se mais não sei o.
Apresentador 3 Que é e Eu Não confio muito.
Apresentador 2 E é desse a ele que ele faz.
Apresentador 2 Para depreciar as suas?
Apresentador 3 Espera e eu e Eu Não tenho a certeza que pretende. Eu Não confio muito NOS dados da statcounter, mas eu tenho os dados da da da marktest por cá para Portugal OK? E estão preparados ou não?
Apresentador 2 De Paralac espera.
Apresentador 1 Vai, Eu Não tenho hora do estudo.
Apresentador 3 Lá se foi.
Apresentador 3 Então a fala um bocadinho que eu eu vou me preparar aqui também é o.
Apresentador 1 A afinal isso aí, querias me dar uma coisa, afinal deixa meio que só mudar os números que não tomam bater certo com o que eu queria dizer.
Apresentador 4 O gráfico para ver.
Apresentador 5 Meu Senhor.
Apresentador 1 A já começas a parecer.
Apresentador 5 Eu estava desligado. Um gráfico do PowerPoint é.
Apresentador 1 Uma coisa de gay Marcos Mendes é.
Apresentador 2 C dele, a Plataforma Global de estatísticas para tudo o que é informação.
Apresentador 1 Não para essa ta enviesada, se for o, já está boa essa.
Apresentador 2 Em matérias que deve ser, deve ser uma amostra pá e 500 pessoas do bairro da Sedam aí.
Apresentador 1 Mas são boas, são.
Apresentador 3 Exatamente não é verdade, não é verdade?
Apresentador 1 São as melhores, são as melhores férias. Estás a descredibilizar esse tipo de pessoas? Eu acho que isso não é o que é isso comparado com 1000000 ou 2000000? Não, não, não põe as coisas nestes termos.
Apresentador 1 Então, muito bem.
Apresentador 1 Eu por favor.
Apresentador 3 O estudo, não sei, mas a partir dos 2018 que a.
Apresentador 1 A ISTO não interessa.
Apresentador 3 Entre 2017 e 2018 foi quando a em Portugal, segundo os dados da Marktest OKE do Barão de Internet.
Apresentador 3 AI é um painel de não?
Apresentador 3 Não é nem sei.
Apresentador 3 Painel a mas pronto fica aqui depois para reverem. Ficou linda.
Apresentador 5 A vai de uma a Comunidade intervenção do Diogo não sabe em 2007 2018, não sabe se é um barômetro ou seu pai?
Apresentador 2 Entre 2000.
Apresentador 3 E 17 entre 2017 2018 a mas deixo o LINK, depois também a em marketing para idiotas.pt.
Apresentador 1 Que que eu tenho sido apresentado será mais ou menos isso que eu queria te comprovar que que o que o artigo ou estudo que o Miguel trouxe envolve verdade no dia e preciso verbis que que o Desktop tava aumentar.
Apresentador 3 Simplesmente acho que havia uma tendência. Sim, sim.
Apresentador 1 Tinha havido um homem?
Apresentador 5 Olhe, eu tenho aqui outro, tenho aqui. Outro dado é que haver a venda de computadores cresceu 15% em 2020.
Apresentador 1 E um Diogo isso é verdade.
Apresentador 3 Sim, sim, sim, isso é assim também. Não, não, não desmentisse bem, mas, mas vamos aqui, eu já entrei pronto, eu fico também, ó.
Apresentador 1 Isso tem havido um aumento.
Apresentador 1 Sim de facto outro tiro.
Apresentador 3 Fica o link a era.
Apresentador 5 Já tive de.
Apresentador 3 Resto, já entrei aqui, portanto, não, não há. Não vale a pena insistir mais aqui sobre os dados, mas fica o link da marktest que depois pode contradizer um pouco do o do.
Apresentador 3 Decanter mas eu, por exemplo, confiaria mais Na Na marktest sobre o mercado português e ninguém o que o que eu gostava de comentar aqui? Eu Não sei se desculpa frente, não se querias dizer mais alguma coisa sobre os danos.
Apresentador 2 E é só dizer que entre O Tempo que tu pesquisares, nós estamos aqui aí eu abri uma aba da uma outra fonte que também deve estar enviesada, que é estatista, que também dá para.
Apresentador 2 Ter os dados.
Apresentador 2 E então colocas móvel e usa dos versos desse top, mas agora vou deixar para tu fazeres ou para os nossos ouvintes fazerem que é para não me que.
Apresentador 2 É para não batermos mais no ceguinho.
Apresentador 3 Boa é pronto e eu realmente aquilo que eu destaque e aquilo que eu também. O Miguel destacou foi esta questão do do tráfico orgânico. E Eu Não, não estou a ver por que que é bem princípio que eu acho que o que o estudo fala é sobre tudo. Sobre achem achei é 100 + 100 pesquisas, sobretudo é que eles tiveram mais pesquisadas, aliás, que eles tiveram a medir, OK?
Apresentador 3 AEEE realmente aí AA. Amazon saiu de várias dessas sem pesquisas ou das das.
Apresentador 3 Pesquisas mais a procuradas no Google e isso sim, eu penso que é realmente o movo da Google a de forma a se conseguir e ia conseguir alavancar outros site UFS que não a concorrência.
Apresentador 3 Que que que muitas vezes a é a Amazon para eles, porque também eles têm o Google shopping tem que promover, diz.
Apresentador 5 Diz tu, estás a admitir que a Google pode manipular os resultados da pesquisa em proveito próprio?
Apresentador 3 Foi uma coisa.
Apresentador 3 É e ou não? E o engraçado é que eles fazem ISTO de uma forma muito a ha ha, muito bem que é a.
Apresentador 3 Muito bem que é eles, e não sei se vocês e nós falamos aqui um pouco no programa, até do do do último Update que aconteceu sobre.
Apresentador 3 A review de produto OK EOE os sites que são destacados, portanto, update é uma atualização no algoritmo da da Google e, de forma a decidir o que é que Vai Ficar AA nas primeiras posições ou mais são as pontuações das posições, não é AE.
Apresentador 3 Como eles, através desta destas atualizações, não é conseguem alto.
Apresentador 3 Tirar Oo sistema sem estarem ou sem terem que a ir lá e ao sistema e simplesmente dizer Amazon vai para baixo, não é? Não que eles fazem é alterar o algoritmo para que as suas condições, tanto para o utilizador como para eles, sejam o mais favoráveis, não é?
Apresentador 5 Mesmo para os outros e-commerce?
Apresentador 5 Nossa ja para as lojas normais, não é shopping, pai e filhos todas.
Apresentador 3 Sim, sim, sim, sim.
Apresentador 5 Já ninguém para essa.
Apresentador 5 Bola ó aparece menos A Bola.
Apresentador 3 Não, não é que já ninguém apareça A Bola e é ideia. É, na verdade. Até que a Google tem tentado a estratégia de gol parece ultimamente é tem sido muito mais no destaque, mesmo que seja organicamente.
Apresentador 3 É presta a questão do do produtos do que é ser só em termos de anúncios, porque os profe ideia é que o usis teoriza se, como é óbvio, mas é a teoria é que a Google, por forma a fazer frente as pesquisas diretas que acontecem dentro da Amazon. A Google quer, sobretudo ser é 11 plataforma onde os utilizadores vão pesquisar, tá?
Apresentador 3 Em produtos versus utilizados com direto ambiental. Mas olha, ISTO acontece sobretudo nos Estados Unidos. Um dos utilizadores querem comprar e vão lugar, mas não vão procurar no Google, ao contrário, por exemplo, os que era do comportamento que acontece que em Portugal que se.
Apresentador 3 Cria um pouco diferente.
Apresentador 3 Mas é isso nos Estados Unidos é uma realidade, é e então a Google? Estás a tentar posicionar ao máximo como uma boa fonte de de de de informação. É mesmo que orgânica, OK? Mesmo que tenha destacar as Fontes orgânicas e que perca dinheiro, isso é.
Apresentador 3 Nisso há, mas quer ser uma opção para o utilizador e quer ser a melhor opção para o utilizador. Portanto Eu Não, Eu Não sei a aqui porque é que ISTO poderia estar a baixar porque se baixou na Amazon, a baixou para o para as lojas. Onde é que foi esse tráfego? Quer dizer que as pessoas acabaram?
Apresentador 3 Por não comprar, fiquei.
Apresentador 5 Poder devem estar a perder uma fortuna se a partir de agora, tudo para aparecer a loja ou o teu produto da tua loja, tens de pagar Google shopping. Coitado, sei pá, se calhar nós temos que fazer aqui.
Apresentador 5 Dilma é pau levantar o dinheiro e fundos para para para darmos a Google.
Apresentador 5 Para pagar Naves.
Apresentador 3 A não te esqueças que foi na no durante a pandemia que a Google shopping a tornou AOA TAB não é o separador de compras numa forma gratuita dos utilizadores a anunciarem os seus produtos. Os utilizadores não desculpem as lojas a anunciarem os seus produtos. Portanto, se vocês forem a tempo de compras, o separador de compras vocês a as lojas que lá estão aos produtos que lá estão, uma parte é paga e a outra parte era orgânica em orgânica. ISTO não acontecia no passado.
Apresentador 3 Quando antes de 2019 e 2020 isso não acontecia, isso aconteceu apenas após a pandemia que foi libertada. Este mercado para a produtos orgânicos é EE esse agora onde é que foram estes 23% que as lojas também baixam? Portanto, baixa, Amazon baixou para o resto das lojas. Eu Não estou vendo onde é que foi o tráfico, então o tráfico quer dizer que o utilizador é dessas pesquisas de compra, não é que que se classificam como pesquisas de compra, por exemplo, é onde é que elas estão indo? Será que eram mesmo de compra Ham ou as pessoas simplesmente não foram pesquisar diretamente no Google e foram às lojas.
Apresentador 1 Fica a questão, Fred, tens algum força?
Apresentador 2 Sim, eu lembrei de um contributo à relacionado com uma pergunta abdominal final, mas não para dar a solução, mas mais para reflexão.
Apresentador 2 Se alguma vez alguns dos ouvintes tiverem um tráfego orgânico mais baixo, é importante avaliar as causas que era que é e uma das hipóteses, o Diogo aqui alavancou aquela que normalmente é entendida como a mais simples de explicar e houve uma mudança do algoritmo pronto, mas só que esse eh.
Apresentador 2 Tem que ser comprovada, então eu sugeria, para quem não tem, ainda é fundamental ter o serviço gratuito da do Google Search com sol, que permite aos webmasters ver o status da indexação das páginas, otimizar a visibilidade dos site, que é uma ferramenta diferente do burro analytics, mas outras coisas que podem a também ter influência, por exemplo, não tráfego orgânico que desce a mudarem de tecnologia, se mudarem tecnologia de do site, às vezes pode fazer diferença. O gestor de conteúdos ser diferente.
Apresentador 2 Houve alguma mudança, por exemplo, nas palavras chave?
Apresentador 2 Na performance dessas.
Apresentador 2 A chave que pode ou não estar relacionada com o grito, mas também pode estar relacionado com uma tendência de pesquisa, por exemplo, conteúdo que foi publicado no site e que essas palavras tornaram-se irrelevantes. Ou seja, as pesquisas ao longo do tempo foram diminuindo. EE, portanto, foi se sentindo um tráfego orgânico cada vez menor a hábitos de consumo que também mudaram problemas técnicos. Às vezes, países que não são atualizados e que podem gerar conflitos e NOS apetites e é preciso manutenção.
Apresentador 2 Outra outra coisa, por exemplo, são descidas drásticas em páginas muito específicas para vocês verem isso. A entra no Google analytics vão à secção de aquisição e dentro da aquisição tenham overview e conseguem ver quais foram as categorias que onde houve descidas. Houve subidas para ISTO não ficar muito extenso, mas só ia a.
Apresentador 2 É referenciar mais um um outro aspecto que pode pode levar a uma queda de tráfego que é mudarem de repente a vantagem competitiva do produto ou da oferta. Ou seja, de repente Oo produto era uma coisa, agora passou a ser outra e é normal que aos poucos vai perdendo interesse menos cliques. Aquilo vai descendo a.
Apresentador 2 No tráfego e a última é, entre outras, que podia estar aqui destilar que é políticas de violação. EE, isso é uma coisa cada vez mais comum.
Apresentador 2 É primeiro o mais óbvio que é o certificado de segurança, mas depois eu afirmo já outras que e muitas dessas coisas vocês conseguem.
Apresentador 2 Ver no seu desconsolo.
Apresentador 2 No Google analytics, mas acima de tudo é.
Apresentador 2 Perceber em si.
Apresentador 2 É só alguma penalização que o motor de pesquisa fez relacionada com eventuais coisas que vocês vão ter ou não tem em termos de condições que podia prever cidade e outras coisas que podemos aqui.
Apresentador 1 Muito bem. Obrigado pelas dicas, é Fred Miguel. Obrigado pelo Tema é Diogo. Obrigado dos dados é vamos. Mas há falar?
Apresentador 1 Vamos deixar as é discussão, a desculpa é, vamos deixar a discussão continuar aonde? Em double ponto Martin por idiotas.pt, que é o nosso grupo de WhatsApp que pode ser isso podem aderir gratuitamente onde estamos nós estão lá, outros ouvintes é e todas as semanas nós pretendemos um conteúdo, é exclusivo, é neste corpo WhatsApp que essa semana esse conteúdo exclusivo.
Apresentador 1 Dox.google.com barra spreadsheets é alguém que se chegue à frente e que diga qual é este conteúdo exclusivo que fizeram aqui?
Apresentador 3 Muito fácil, então essa se tem é na realidade ouro lá dentro. OK, isso a é spreadsheet tem a todas as Apresentações, pelo menos tornadas públicas.
Apresentador 3 No que, na conferência que aconteceu agora na passada, no, na passada semana, a que é OSOOKIE uma conferência sobre ansiou e todas as Apresentações que foram dadas na nessa conferência e foram publicadas online, estão aí dentro dessa spreadsheet.
Apresentador 1 Bom, então vale mesmo ouro e já sabem, vamos publicar este link exclusivamente no nosso grupo do WhatsApp em W ponto de marketing por idiotas.pt.
Apresentador 1 A já Diogo já no seguimento gostava, foi fraquinho, mas foi que havia um. Vamos falar de um Tema.
Apresentador 1 Que acho que nem usar, falar em falar de SO.
Apresentador 1 É, não, não estava então?
Apresentador 1 A gente falar do KIDS métricas, será que eles são importantes ou não? Quem diria não é. Depois desse Tema dos dados, será que as métricas em si isso é importante ou não fica?
Apresentador 1 A dúvida não é boa?
Apresentador 3 Bem tirando as minhas más contas de de.
Apresentador 3 Finalmente importar contagem em transportar gráficos da marktest a realmente gente que é muito mais inteligente do que eu.
Apresentador 3 A esta pessoa, por exemplo, redskin a que é muito admirado online e vocês podem conhecer como antigo fundador da moda?
Apresentador 3 AIE na generalidade visto como um guru do do S ou durante muito tempo, e ele veio defender uma perspetiva a de entre aspas métricas de atribuição para quê? OKAEOO que ele vai escrever no seu post a foi alguns dos exemplos. É ele começou por descrever, ISTO é um post que ele publicou no seu blog da da nova empresa AE. Ele vai descrever assim alguns exemplos de como?
Apresentador 3 Como é que nós podemos medir a atribuição? Okay, ajudem-me aqui Se Eu tiver.
Apresentador 3 Entrada é ser muito é.
Apresentador 3 Muito, muito preciso ou haja aqui algum conceito que não, não, não fiques explicado, está bem, Ricardo a, mas atribuir realmente a verdadeira origem.
Apresentador 3 De onde é que aquela conversão veio? Não é de onde é que aquela inscrição no meu negócio vai ou de onde é que aquela compra a vai?
Apresentador 3 Ele está, por exemplo, o exemplo do um exemplo, por exemplo, de a algo que que que aconteceu, o que acontece normalmente com os seus clientes.
Apresentador 3 Então, ele diz que um utilizador, por exemplo, a inicialmente a já conhecia o rende quando trabalhava em SEO. Depois esse, esse mesmo utilizador acaba por ver vídeos no do rand no LinkedIn, pois esse utilizador acaba por partilhar um link do vídeo no slack sem qualquer URL parametrizado. Depois, esse utilizador fala com os restantes AA com as restantes pessoas na empresa.
Apresentador 3 Vai diretamente ao site do rende.
Apresentador 3 É ver os preços da sua empresa é e acho que finalmente dá Ham alguém é a tarefa de é ir realmente comprar a ferramenta ou nesse caso, subscrever a ferramenta é que possivelmente vai é se alguém vai pesquisar primeiro no Google.
Apresentador 3 Qual é a ferramenta? E depois é que entra no site, não é? E, por exemplo, se nós tivéssemos a trabalhar com o Google analytics neste caso?
Apresentador 3 OA atribuição desta venda seria para Google orgânico, não é? Portanto, utilizador tinha entrado da Net.
Apresentador 3 Mas era outro utilizador, todo o conhecimento anteriormente 1.12 e 3. Isso não era relevante, não é? O Google analytics não consegue entender isso. Ham e, na verdade, só utilizou depois. No final foi é comprar a ferramenta. Subscreverem ferramenta o que ele tem que se diria que aquele Fedor vai de Google orgânico, o que não é verdade, pronto.
Apresentador 3 Ham e eu e eu e.
Apresentador 3 Eu, eu realmente ponho esta questão que é AA tantas a realmente muitas ferramentas.
Apresentador 3 Onde nós conseguimos tentar descobrir o que aconteceu, portanto, todo este este funil que.
Apresentador 3 Aconteceu AI tentar medir todos esses?
Apresentador 3 Se as ferramentas por norma têm um custo enorme, mas será que esse custo compensa? É a questão dele e, segundo ele, no final do artigo, não é?
Apresentador 3 Ele, ele acaba por dizer, Eh pá, Confiem no vosso instinto, OK? Há porque em princípio vosso instinto, se vocês sentirem que as coisas estão a funcionar.
Apresentador 3 Isso por norma está certo, OK, Ai? A minha questão para vocês é é, é muito essa é é o que é que vocês pensam disto? Devemos estar nós tão presos a estas métricas de atribuição à o nem, por isso devemos confiar mais no nosso instinto. Deixem-me só adicionar, não disse clínico, que é a empresa dele. A atual a funciona com influências OK? Com o Airbus, que muitas vezes não é miserável não.
Apresentador 3 É AE também ele acaba por adicionar uma lista do que é que poderia ser um instinto.
Apresentador 3 O nosso instinto mais informado, OK? E é isso.
Apresentador 1 Muito bem, Miguel, Alinhas ou não com esta Visão do rende?
Apresentador 5 Eu confesso.
Apresentador 1 Como é que de mais é demasiado?
Apresentador 5 Eu confesso que o meu primeiro instinto é foi começar aos gritos e a saltar da cadeira, dizer que me embora, que ISTO é uma palhaçada e que já nós estamos aqui a fazer nada, porque Eu Acredito que os instintos a ao ou pelo menos acredito no seguinte, acho que a minimizar os nossos instintos.
Apresentador 5 E passarmos a ser um bocadinho mais racionais foi uma das grandes promessas do marketing digital face a todos os outros meios de comunicação mais tradicionais. Não é aquela idéia de é pá. Eu acho que o outdoor funciona e o outdoor ali e tal é visto por não sei quantas pessoas e umas estatísticas assim um bocado a doida não é que se faziam ou é pá e Como Eu acho que muita gente viu Big Brother, ISTO etc etc etc Tudo aqui todos os problemas que os meios tradicionais têm do ponto de vista de medir conversões, OK?
Apresentador 5 Relativamente aqui às métricas de atribuição.
Apresentador 5 É é pá, Eu concordo, tenho tendo em concordar com homem. Eh Pá, Eu digo só para mim, sou uma grande tanga mesmo ó k uma venda, uma conversão pode acontecer em vários contactos, como ele disse, tudo contribui para o objetivo final e concordo totalmente com isso.
Apresentador 5 Acho que é raro errar uma compra em que a pessoa viu um produto pela primeira vez na vida. Numa landing page decide comprar logo eu acho que são precisos mais com.
Apresentador 5 Ataques é, mas acho que se é para andarmos em inventar, mas vá com utilização.
Apresentador 5 Última OK.
Apresentador 5 Não vale a pena. Tudo o resto. Parece-me que quem inventava é tentar justificar o que foi feito anteriormente. É pai e se calhar veio dali ouvido da página do outro site qualquer eu acho que.
Apresentador 5 E inventar eu, eu pessoalmente não, não gosto dessa ideia. Eu prefiro ao menos saber que é que ela impede, está a fazer aquela conversão, et cetera e ser mais direto foi aquilo, anunciou ABC ó.
Apresentador 5 TI foi o copyright e ou a opção de anúncio xpto é pá, parece mais real agora assim se é para andar a inventar métricas. Eu acho que mais vale as métricas nem existirem e é tipo, OK? Conversão foi feita neste canal e acabou não. Pelo menos é a minha opinião.
Apresentador 1 Tá bom converteu, está bom?
Apresentador 5 É pá, não é?
Apresentador 1 Donay que vai?
Apresentador 5 Eu, eu acho que eu acho que sim, porque depois de estarem a inventar não é uma métrica, é pá. A ideia de métrica deve ser.
Apresentador 5 OK EH Pá é um esse científica e matemática, certo? Não é, não é 111 previsão, não é? Eu acho que mais vale termos todos os canais eh pá, e medirmos o engagement que temos NOS diferentes canais e depois vamos jogando com isso, eh pá, utilizando algum do nosso instinto depois, enquanto marca Tires, obviamente, mas.
Apresentador 5 Mas é isso é pá, não?
Apresentador 5 Acho que é uma grande tanga, aceitámos que.
Apresentador 5 O Google faça essa Google.
Apresentador 5 Bom aqui quem quer que seja, faça essa essas previsões malucas por nós.
Apresentador 1 É isso que está fechado, Fred?
Apresentador 2 Eu Hoje eu estava a ouvir Miguel estava a pensar para casa, Hoje vi um vídeo em que falava que as pessoas gostam muito do pensamento binário que é ou é assim ou e não ou ou a conversão acontece rápida ou então não acontece.
Apresentador 2 É mais ou menos que foi aquilo que eu ouvi do Miguel, mas pode standart do da Internet e o Leste Leste Click.
Apresentador 2 Atribución é essa o stand da Internet, mas.
Apresentador 1 Essencialmente, só muito rápido para as pessoas.
Apresentador 2 Por isso é que.
Apresentador 2 É o tanto, é muito simples, já que 100% do crédito vai para a conversão, que foi a última pessoa clicou, independentemente do que aconteceu para trás. Por isso é que o nome que tem uma secção lá dentro que chamada conversão de assistidas, que é para explicar o que aconteceu tecnologicamente, hipoteticamente que poderia ter acontecido.
Apresentador 2 Mas eu vou só aqui pegar aqui numa num piscar de um conceito. Não tem mais macro para as para as pessoas, porque que as métricas foi importante e depois lá iremos aqui ao conceito da atribuição. Mas é uma coisa simples, porque?
Apresentador 2 11, Tema muito importante são os.
Apresentador 2 Kp is e ISTO.
Apresentador 2 É para transformar este conceito não tanto ligado à área do marketing, mas área de negócio, porque depois ISTO está diretamente ligado com o marketing. Como é óbvio, tem a ver com basicamente com alinhamento do comportamento organizacional. Se Toda A Gente perceber a lógica da importância das métricas, se calhar depois não.
Apresentador 2 Veio para o podcast dizer.
Apresentador 2 Que não é preciso métricas nenhumas.
Apresentador 5 E Eu Não disse?
Apresentador 5 Aí a grande mentira. Ou eu disse que a métrica seção métricas inventadas mais vale a pena não existirem, foi o que eu disse.
Apresentador 1 Eu para a semana tenho, tenho o áudio do mortal combate prepara, se calhar você precise.
Apresentador 2 É um ponto importante na. No fundo, eu acho que é importante. O gestor de negócio profissional de marketing ter informação que ajuda a empresa a prosperar no digital e, por isso, ter dados de desempenho e implica perceber a diferença entre um kp e uma métrica, porque a kp, que é um indicador de desempenho. Então os KE eu acho que eu vou pegar aqui neste que eu achei muito interessante, Eu Não li o artigo do.
Apresentador 2 Correndo, mas achei muito interessante. Eu acho que poderá ter a ver com a uma lógica de compreensão daquilo que são.
Apresentador 2 Interpretação dos dados de Hoje, que são cada vez mais complexos. Portanto, quando é que a diferença entre o indicador de performance kp e uma métrica?
Apresentador 2 Os k país.
Apresentador 2 Representam o desempenho em relação às metas estratégicas e prometas, quer dizer resultados de negócios específicos como receita trimestral ou novos clientes por mês.
Apresentador 2 As métricas suportam os k país representando os processos estáticos ou ações necessárias para atingir os k país, por exemplo, as métricas rastreiam e medem o sucesso em relação às.
Apresentador 2 Metas de ações específicas com downloads mensais de e-books, por exemplo, é o número de Contatos aliados tanto.
Apresentador 2 Que eu acho que é.
Apresentador 2 Aqui a grande Mensagem parece-me a mim.
Apresentador 2 Do do do artigo que Oo Diogo leu e muito. Foi muito interessante. Partilhe connosco. É que eu acho que já não é simplesmente o que se mede, que determina o que se gere.
Apresentador 2 Que é uma?
Apresentador 2 Teoria na verdade do Peter Drucker, que OA parece-me a mim na interpretação.
Apresentador 2 Quando ele fez, é tentou que explicar. Ou seja, é Oo que que é agora, então é o como descobrir o que medir que vai determinar como gerir.
Apresentador 2 Portanto, em resumo, eu acho que as organizações estão a reconhecer que a perícia esportiva nem sempre vai é.
Apresentador 2 Indicar os meus cara país e, portanto, são precisos dados concretos quantitativos e é plataformas sofisticadas, mas acima de tudo e com isso faz interpretação.
Apresentador 2 Eu acho que é preciso. É interpretação dessa informação e quando é o dia que fechou que com um com uma coisa correndo, Fachin.
Apresentador 2 Para fechar foi, se não vou assistir que eu acho que é isso é uma perspicácia de liderança. Identificar e refinar as medidas estratégicas chave que vão levar determinada ação é gerar uma conversão.
Apresentador 1 Então, um grande mix entre atribuição, não atribuição instinto é é isso. Qual é a vossa opinião? W ponto martinpiratas.pt ela ainda podem deixar, é dizer para vocês, as métricas são ou não importantes? Neste caso, no que respeita métricas de atribuição é de confissões.
Apresentador 1 Muito bem antes de avançarmos para Fred e deixar só a nota se gostarem muito do nosso podcast, por favor, subscrevam e não só deixei uma avaliação. A vossa aplicação de podcasts favorita seja Google Podcast, Apple podcasts. O Spotify é muito importante para nós, não menos importante do nosso website e marketing por idiotas.pt, onde deixamos lá também toda a informação de que falámos neste podcast.
Apresentador 1 Fred, vamos então?
Apresentador 1 Falar de mais dados é pá, este programa foi sobre dados.
Apresentador 5 É verdade.
Apresentador 2 Muito Tema do dia, inspirado num artigo que Li Na árvore Business Review sobre a data Graph data CRAFT é conhecido como um software para cientistas de dados analistas de pessoas que gostam de trabalhar com com dados.
Apresentador 2 Os atos corretos do ponto de vista conceptual, basicamente capitão informação de como as pessoas trabalham, brincam, aprendem e socializam reais.
Apresentador 2 Entre as ações viajam e fazem qualquer outra atividade possa ser associada ao comércio só para tranquilizar isso muito rápido. As principais empresas de tecnologia nós temos 20, sempre que abordar usam esse conceito dos data graphs.
Apresentador 2 Para personalizar as recomendações de clientes e atualizar produtos e otimizar a publicidade.
Apresentador 2 Muito mais exemplos práticos, que são aqueles que são os mais bem-sucedidos, incluem o gráfico de compras da Amazon, o gráfico de pesquisa da Google, o gráfico social do Facebook, o gráfico de filmes da Netflix ou gráfico de música da Spotify, o gráfico de viagens da Air BNB e o gráfico de mobilidade da Uber. E para adiante, o gráfico profissional LinkedIn, portanto.
Apresentador 2 Só agora vou.
Apresentador 2 Especificar aqui numa que é para ser a mais perceptível o volume.
Apresentador 2 Dos 4000 produtos que a Amazon vende a cada minuto, aproximadamente 50% são apresentados aos clientes através do mecanismo de recomendação personalizada. Basicamente quando ela visita o site da Amazon, o show, os algoritmos selecionam uma variedade de produtos, mas concretamente 353000000 de temas. Achei que era um número que vocês.
Apresentador 2 Iam reter e organizam a informação para o utilizador.
Apresentador 2 Basicamente, o que eles fazem tentam prever o que é que o utilizador deseja naquele exatamente para maximizar a venda, essas recomendações são alimentadas pelo gráfico de compra em constante evolução da Amazon, que é uma representação digital de EE de entidades.
Apresentador 2 Do mundo real.
Apresentador 2 Basicamente, era mais em informações como clientes, produtos, compras, eventos, lugares, relacionamentos, Inter relações entre produtos, etc. Portanto, os data greve, se como os da Amazon?
Apresentador 2 Depende de dados do produto em uso, ou seja, dados sobre o comportamento dos clientes. À medida que usam uma plataforma, um produto para captar as ligações, eu sei que vocês ouvintes têm consciência base sobre ISTO, se calhar só no volume é que não.
Apresentador 2 Pelo menos para mim, foi uma surpresa. O gráfico de compras da Amazon basicamente liga a história de compras com dados de navegação do site.
Apresentador 2 Então é ISTO, depois tem tem aqui mais especificidades em relação à filtragem, mas eu há aqui 111 curiosidade para comparar com um concorrente direto.
Apresentador 2 EE por falar em marca descer que é estes dados ricos da personalização do líder do setor No No caso do e-commerce, todos sabemos que a Amazon, a Amazon, tem 40% do mercado de comércio electrónico nos Estados Unidos. O rival mais próximo é o Almarte, enquanto 7. Portanto, há, mas ontem 40 o mar, que tem 7 segundos estatista de onde vê lá se atiça, dá para ti, não sei se queres outra referência.
Apresentador 5 Não é a Marktest, tens de encontrar com o homólogo americano.
Apresentador 1 Vou aqui abrir market.
Apresentador 1 Dos quais Público vai?
Apresentador 2 Aqui é Studio, desculpa lá, mas atiça.
Apresentador 2 Diz que o market.
Apresentador 2 Share nível global da Amazon e 3.
Apresentador 2 Por cento e na Europa é de 10%, 10%. Ou Como É Que É? A grande curiosidade é que para competir com a Amazon, o ano, o ano passado, precisamente em Abril de 2021, a Google anunciou os seu chamado se shopping CRAFT, que é um modelo aprimorado por inteligência artificial que recomenda produtos aos utilizadores enquanto eles estão a pesquisar no Google mais de 1000 milhões de pessoas pesquisam produtos da Google todos os dias, portanto, este shopping Graça que liga os dados de enfim, vou dizer mais o número que vai entrar.
Apresentador 2 Sem sair 200 mas 24000 milhões de listagens que dei várias pesquisas que as pessoas fazem na Internet.
Apresentador 2 Que é o chamado?
Apresentador 2 Que vai associar-se, desculpem, o nova desgraça, enfim, fechando. Estamos a falar de dados estruturados que falámos há bocadinho no início do podcast e dados não estruturados do Android.
Apresentador 2 Pesquisa de voz e imagem, extensões de navegador do Chrome com Assistance e-mail, fotos, mapas, YouTube, Google cloud, Google Play portanto, a Google tem aqui um potencial de dados. A minha pergunta, caros ouvintes ilustres amigos deste painel é esta.
Apresentador 2 Quem quer em termos de volume de dados, que é quem está melhor preparado para poder fazer recomendações personalizadas a Google, a Amazon, quem tem mais dados antes das 2?
Apresentador 5 Este pronto, então ISTO ajuda-te Web otimizar performance, experiências e sugestões. É pá, ISTO parece-me tantas vantagens das cookies que vai ser a próxima coisa a ser proibida, OK?
Apresentador 5 A EU, eu sou a favor de tudo que melhore a experiência é bom. ISTO parece que vai haver aqui um problema de de privacidade com esta data.
Apresentador 5 Greve de todos apesar de serem dados disfarce party, mas são dados que que vem o nosso comportamento, não é? Eu, há uns tempos atrás, havia uma informação de que avisa conseguia P.
Apresentador 5 Ver em quanto tempo é que nós NOS íamos divorciar com 6 meses de antecedência por causa dos dados comportamentais, das compras, etc. Não sei onde é que ISTO vai parar agora. Relativamente à questão mesmo do Fred a é pá, Eu acho que esta dimensão de dados são números completamente incompreensíveis por nós. Comuns mortais é pá EE, eu imagino ISTO, como pensarmos no universo e a quantidade de estrelas que existem e se existem planetas habitáveis ou se a teoria das cordas é verdadeira e ficamos aqui a filosofar a noite inteira.
Apresentador 1 Meu Deus.
Apresentador 5 A beber um bom copo de vinho, olhar para o céu estrelado.
Apresentador 5 Não é a Eu Não faço a mínima ideia de como responder a esta pergunta, se quem é que está mais bem equipado ou não. As quantidades de dados são inimagináveis. OK, Eu Não consigo sequer imaginar.
Apresentador 5 É, Eu Acredito que quem ganha esta luta não é quem tem mais dados, porque ambos têm pá dados praticamente infinitos. Eu acho que é o estiverem a melhor tecnologia para tratamento de dados EE, Machine Learning e inteligência artificial. OK, Eu Não. Não acredito que seja uma questão de quantidade e Eu Acredito, seja uma questão de qualidade na no tratamento destes mesmos dados, é pá.
Apresentador 5 É o que eu tenho a dizer sobre ISTO, e vou olhar para o céu a seguir a este Podcast EE filosofar.
Apresentador 1 E ver as luzes de LED muito bem e Diogo.
Apresentador 3 Então eu é pá, eu acho eu se tivesse ai, eu vou meter aqui. Naquela Bela decisão binária. AE, se tivesse que escolher entre uma opção e a outra, iria que a Google está muito mais.
Apresentador 3 Pronta e preparada a para o futuro do que a Amazon.
Apresentador 3 No sentido em que a.
Apresentador 3 A Google tem muito mais informação comportamental do porque há muito por causa do Android, diria eu AE das pesquisas, como é óbvio, é que que detalham muito sobre a nossa vida a mas eu diria que agora está muito mais preparada para ISTO, não é Google antes que investem ai e um modelo da Google não é acaba por ser muito dados.
Apresentador 3 Versos da Amazon que eu diria que é mais vendas do que propriamente dados OKA mesmo se nós olharmos para a plataforma de advertência 5 da.
Apresentador 3 Ela é baseada em dados, não é os as segmentações, são dados AE, então eu diria que a Google está muito mais habituada na transformação disto agora, o que a Google a muitas vezes falha OKE, que por acaso não falhou com o seu motor de pesquisa, felizmente, e continua AA estar impecável nesse nesse sentido.
Apresentador 3 É a não usabilidade dos produtos, seja em novos produtos como os 1000, Já Não Sei quantos quantos Android Google é que existiram a, mas já foram muitos muitas experiências, não é?
Apresentador 3 Há muitos produtos Google que vieram cá para fora e que também nunca conseguiram a sobressair, não é? E então há aí muitas falhas dentro da empresa, mas estamos a ver a Google, neste caso, como quase a Alphabet não é que é todos estes todos estes produtos que estão debaixo daquela daquela marca.
Apresentador 3 Mas eu diria que em termos de dar.
Apresentador 3 A Google motor de pesquisa e esse departamento de pesquisa não é e de e de dados não é de de de de comportamento, de de de Android etc.
Apresentador 3 Está muito mais preparada para a este este shopping graft para para para inteligência artificial e conseguir explorar esses dados ao máximo.
Apresentador 1 Muito bem, obrigado, Diogo, não sei se quer algum comentário final não fica a dica. Eu gostei por causa desse insight de que tudo este Miguel de que avisa.
Apresentador 1 E consegue, não é prever um divórcio com.
Apresentador 1 Com 30 minutos de ciência, não sei.
Apresentador 1 Pode ser do tipo?
Apresentador 1 Visitou o elefante branco 3 vezes, esta semana vai ter.
Apresentador 1 Esse tipo de dados que analisa coisas muito simples, a gente pensa às vezes que é matemática e coisa, mas é são coisas muito simples, subliminares e no fundo que eles usam instinto a.
Apresentador 5 E agora e a Google da próxima vez que entrar lá, uma pessoa vai atribuir a conversão ao POP.
Apresentador 2 Assim filiados.
Apresentador 1 Muito bem.
Apresentador 1 Foram os 3 tempos que podem e.
Apresentador 1 Que podem discutir quer no nosso Twitter, que vamos agora anunciar os nossos subscritores, quer na nossa no nosso Grupo do WhatsApp, que podem entrar através do LINK W ponto de marketingpediatra.pt I agora vamos então ao momento também muito esperado.
Apresentador 1 Para aqueles que esperavam ansiosamente por ser anunciados neste momento especial, a onde falamos, então, daqueles que são os nossos novos seguidores da nossa conta de Twitter marketing?
Apresentador 1 E são eles.
Apresentador 3 Então, e esta semana temos o John Misty, Beatriz Cardoso a Francisca e, por último, a Cláudia Silva. E eles têm o nosso fala o Beck.
Apresentador 1 Muito bem o obrigado a todos, bem-vindos à disponham por favor da do Twitter, enquanto ele é gratuito. Assim, porque agora o Elon Musk, coisas bom vamos lá outro momento sem mais demoras que é.
Apresentador 1 Neste caso, são as rapidinhas notícias marketing em portal em formato super rápido.
Apresentador 3 Então o continente afirma que que se saiba, não foram comprometidos os dados dos utilizadores do seu cartão continente, OK, ISTO é um follow up ao nosso ao nosso episódio anterior, mais o Twitter lançou novos formatos de anúncio a que podem ver em marketing para idiotas.pt é o Microsoft Edge vai finalmente chegar a Portugal este mês. A esta é a rede de anúncios de display da Microsoft, que estava disponível já em vários países lá fora.
Apresentador 3 Mas Portugal ainda não.
Apresentador 3 Mas os tipos de ficheiros Web POK que são tipos de ficheiros de imagem, OK, estão a ser propostos para serem um novo default do wordpress, e ISTO é possível que vá transformar realmente AAA Internet OK? Recordo que este é o formato. Consegue uma maior com a compressão de imagem mantendo o tamanho a da imagem menor com uma boa qualidade. Comparativamente a JPEG e PNG.
Apresentador 3 Mais foi descoberto que a byte Dance, Empresa Mãe do Tiktok, criou contas falsas no Instagram e no Snapchat para publicar conteúdo no Tiktok Tok Tok. Aliás, OK, portanto, para publicarem esse conteúdo técnico nessas redes a mais um bug do Facebook aumentou as visualizações de conteúdo por prejudicial ao longo de 6 meses a, portanto, aqueles conteúdos que eles Pernambuco.
Apresentador 3 Neste caso, a aumentou as suas visualizações. O PS é um bug, mais o Tiktok fez uma parceria com a DIF e a e a nova ferramenta de criação de vídeo biblioteca do Tiktok é o LinkedIn lança lançou o carrier pé defender e que me paia percursos educativos para oportunidades de emprego. OK, e é.
Apresentador 3 Isso por esta semana.
Apresentador 1 Muito bem e foi então as rapidinhas notícias mais importantes de marketing a em formato rápido.
Apresentador 1 Muito bem.
Apresentador 3 Já Viste Miguel, como é que tu deves crescer, não é? Portanto, olha aqui para Byte Dance, não é?
Apresentador 3 Começas a ter.
Apresentador 3 Tudo são outras plataformas para cresceres. A tua startup tu vais lá e mete O Tempo.
Apresentador 5 Eu acho interessante e aqui esta do do Word PRESS adotar o EP. Ou seja, numa altura em que o 5 dia chegou e que ISTO já está tudo 1000 vezes.
Apresentador 5 Mais rápido e.
Apresentador 5 Altura que eles para meterem aquela plataforma ao nível aceitável, têm de continuar a comprimir imagens, senão ninguém consegue.
Apresentador 5 Soldados continuam sempre super lentos, mas pronto.
Apresentador 3 Eh pá, mas não te esqueças, que é que a velocidade de carregamento de um site impacta impacta diretamente a taxa de conversão, pá.
Apresentador 5 Pois pois.
Apresentador 3 Isso é muito importante.
Apresentador 5 É verdade.
Apresentador 1 Mas o mais importante Miguel é seguires o teu instinto, muito bem.
Apresentador 1 Vamos então para.
Apresentador 1 A semana e esta semana uma ferramenta super.
Apresentador 1 DICA é usada por muita gente no mundo que.
Apresentador 1 É o tag.
Apresentador 1 Assistant tagassistant.google.com.
Apresentador 1 E não é mais do que uma extensão do Google. Corrige me Diogo, se estiver totalmente errado, já não é uma.
Apresentador 1 Extensão do Google.
Apresentador 3 É exatamente esse é o muito bom pronto. Se vocês forem a vossa extensão de Tag Assistant para quem utiliza o Tag Assistant, Hoje em dia já deve já deverá aparecer o Legacy lá escrito, não é?
Apresentador 3 Exatamente porque esta é a nova ferramenta do Tag aceitando, portanto, é um site onde vocês vão e conseguem aceder através deste site, aceder para outro site que tenha Google analytics ou outra plataforma da Google e ver se essas técnicas estão a carregar estão a carregar bem. E que informação é que foi disparada a para para dentro dessas plataforma?
Apresentador 1 Boa e pode ver não só dos teus site, mas pode ver também está concorrência, aliás, qualquer site, certo?
Apresentador 3 Claro, claro, claro, claro.
Apresentador 1 O que é giro? Você pode descobrir que és um big spender em alguns sites mais importantes.
Apresentador 3 É verdade é verdade EE, tenham sua atenção que a versão em português, portanto, ISTO é uma versão que ainda está em beta, capa que a versão em português não funciona muito bem. Portanto, às vezes, se vocês não tiverem uma técnica, entrei só na versão em inglês e já funciona.
Apresentador 1 Pensei que ias dizer que as traduções em português era feito por r berto e Richards, mas pronto é isso, já são quantas as minhas muito bem tagassistant.google.com fica também Linkin Park tirar os.pt e é a nossa a ferramenta.
Apresentador 1 Da semana, muito bem e chegamos então aquele momento mais um aguardado por alguns e não sei se querem deixar mais alguma nota.
Apresentador 1 Àquilo que falaram.
Apresentador 3 Marktest já sabem, o LINK está no em marketing.
Apresentador 1 Bom, então resto só relembrar que ainda não subscreve favor. Faça OAE subscreva na aplicação de podcasts favorita seja Google Podcast podcast no Spotify se gostarem muito de por favor, uma avaliação é muito importante.
Apresentador 1 Para nós a não menos importante, o nosso site marketingidiotas.pt e ainda o nosso Grupo do WhatsApp que vocês podem aderir e participar em W ponto de marketingedatas.pt. Voltamos então a ver na próxima semana, por isso até lá penso tchau.

Os Idiotas

Frederico Carvalho
Formador e consultor de marketing digital

Miguel Rão Vieira
CEO @ pkina.com / funis.pt

Diogo Abrantes da Silva
Freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics