
As 9 tendências essenciais para 2025 (meta análise de 303 tendências) – e256s01
Neste episódio especial combinámos 303 tendências para 2025 pela Gartner, Forrester, Accenture, MIT e muitas outras para criar 9 tendências essenciais para os marketers em 2025.
Episódio de 26/12/2024
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1. Tecnologia e Inovação
Inclui tendências relacionadas à integração de novas tecnologias, inovação contínua e o impacto da inteligência artificial.
Tendência 1: Integração e Avanço Omnipresente da IA
Descrição:
A Inteligência Artificial (IA) será profundamente integrada a diversos aspectos da vida e dos negócios. As tecnologias de IA irão aprimorar a criação de conteúdo, o atendimento ao cliente, a personalização, a análise de dados e o planeamento estratégico. Agentes de IA e avatares emocionalmente inteligentes irão automatizar tarefas e interagir com clientes de forma mais humana. As marcas irão utilizar a Inteligência Artificial não apenas para eficiência operacional, mas também para criar novas propostas de valor.
Fontes Combinadas:
- “Eu Digital” de 4 tendências que moldarão o consumo até 2035
- Tendências da Hootsuite/Talkwalker (Uso da IA na criação de conteúdo e estratégia)
- Kantar: “Segurança Primeiro: IA Generativa para tranquilizar os profissionais de marketing”
- Tendências da CB Insights (Agentes de IA, IA na gestão de doenças, M&A de IA)
- Previsões da Forrester (IA generativa substituindo agentes)
- Dentsu: “A sua vida. Potenciada por IA.” e “O kit de ferramentas de mídia aumentada”
- InMoment: “A Bola de Cristal da IA” e “Máquinas Sentimentais”
- Trust Insights (Integração de IA no marketing e fluxos de trabalho)
- MIT Sloan Review: “Realização de Valor da IA Generativa”
Tendência 2: Experiências Híbridas e Imersivas que Fundem o Físico e o Digital
Descrição:
À medida que o cansaço digital aumenta, os consumidores procuram experiências envolventes que misturam os mundos físico e digital. As marcas precisarão de criar experiências imersivas e multissensoriais que ofereçam valor único tanto online quanto offline. Tecnologias como realidade aumentada, realidade virtual e computação espacial desempenharão papéis fundamentais na criação dessas experiências híbridas, aumentando a interação e a lealdade dos clientes.
Fontes Combinadas:
- “Experiências Híbridas” do artigo Empreendedor
- “Poder das Transmissões ao Vivo” de 10 tendências para garantir competitividade às marcas em 2025
- Dentsu: “A Televisão Conectada Ganha Escala Real”
- Mintel: “A Comunidade: Vidas Conectadas”
- Trendwatching: “SENSESCAPING”
- InMoment: “Empatia no Código”
- Relatório da Snowflake (Colaboração de dados e tecnologias imersivas)
- Tendências híbridas em podcasts e experiências da Empreendedor
Tendência 3: Necessidade de Inovação Contínua e Agilidade no Marketing
Descrição:
Num cenário em rápida transformação, as marcas precisam inovar continuamente e adaptar as suas estratégias de marketing para permanecerem competitivas. Isso inclui ultrapassar limites criativos, experimentar novas tecnologias e abraçar a agilidade em resposta às tendências do mercado e comportamentos dos consumidores. As organizações devem fomentar uma cultura de inovação e flexibilidade para navegar incertezas e desbloquear novas oportunidades de crescimento.
Fontes Combinadas:
- “Ampliando os Limites da Inovação” de 10 tendências para garantir competitividade às marcas em 2025
- Kantar: “Expandindo os Limites da Inovação”
- Hootsuite/Talkwalker: “A Vantagem da Agilidade” e “Tendência de Disrupção Criativa”
- Ênfase da Gartner em transcender a disrupção e maximizar o retorno do marketing
- InMoment: “Empatia no Código” e “Vozes na Nuvem”
- Trust Insights (Inovação em IA e estratégias de marketing)
- Dentsu: “A Virada para o Planejamento Algorítmico”
2. Personalização e Interações do Consumidor
Tendência 4: Hiperpersonalização e Experiências Preditivas
Descrição:
Os consumidores esperam cada vez mais experiências personalizadas e relevantes ao contexto. Com IA e análises de big data, as marcas podem antecipar necessidades e emoções dos clientes, oferecendo produtos, serviços e comunicações hiperpersonalizados no momento certo. A análise preditiva permitirá às marcas ajustar ofertas com base no humor, preferências e comportamentos, aumentando a satisfação e a lealdade do cliente.
Fontes Combinadas:
- “Consumo Guiado pelo Humor” de 4 tendências que moldarão o consumo até 2035
- Kantar: “A Imperativa da Personalização no Varejo”
- InMoment: “Personalizado para o Amanhã”
- Dentsu: “Um Milhão de Micro-Momentos”
- Trust Insights (Tendências de personalização no marketing de conteúdo)
- Relatório da Snowflake (Personalização necessária pela gravidade dos dados)
- Statista: “Compras Assistidas por IA”
Tendência 5: Envolvimento Comunitário e Ascensão das Economias Criadoras
Descrição:
Aproveitar comunidades e explorar a economia criadora tornar-se-á essencial para as marcas. Envolver-se com conteúdo de criadores, fomentar comunidades em torno de valores partilhados e fazer parcerias com influenciadores e micro-influenciadores pode ajudar as marcas a construir confiança e ampliar o alcance. As marcas precisarão de interagir com autenticidade em nichos e microcomunidades, apoiando criadores para estabelecer conexões significativas com seus públicos-alvo.
Questão: “Será que as marcas irão integrar comunidades e economias criadoras como um pilar estratégico em 2025? Qual probabilidade (de 1 a 5)?” 4.5+4+4
O que podem fazer os marketers?
Fontes Combinadas:
- “Comunidades de Criadores” de 10 tendências para garantir competitividade às marcas em 2025
- Kantar: “Marcas Apostam em Comunidades de Criadores”
- Hootsuite/Talkwalker: “Tendência de Engajamento Externo”
- Trust Insights (Tendências de marketing de influenciadores)
- Trendwatching: “WORTHWISE”
- Empreendedor: Tendência de “Construção de Comunidades”
- Relatório de The New Consumer sobre a lealdade das marcas de beleza entre a Geração Z
Tendência 6: Mudanças no Comportamento dos Consumidores e Declínio na Lealdade às Marcas
Descrição:
A lealdade dos consumidores está em declínio devido ao aumento das expectativas, pressões econômicas e maior diversidade de opções. As marcas precisam de se adaptar, focando-se na entrega de valor, construção de confiança e melhoria da experiência do cliente. Compreender e responder a sentimentos em constante mudança das pessoas será crucial para manter os clientes num mercado competitivo.
Fontes Combinadas:
- Qualtrics: “Expectativas Altas Alimentam o Declínio da Lealdade”
- Forrester: “A Lealdade às Marcas Cairá 25%”
- Accenture: “A Economia da Impaciência”
- Statista: “Imune à Influência?”
- Mintel: “O Globo: Tradição em Transição”
- Relatório de The New Consumer sobre confiança e lealdade do consumidor
- Trust Insights (Tendências gerais de marketing sobre comportamento do consumidor)
3. Sustentabilidade e Ética
Inclui práticas de sustentabilidade e ações sociais que se alinham às expectativas dos consumidores por ética e impacto positivo.
Tendência 7: Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental como Estratégia Central
Descrição:
A sustentabilidade evoluirá de uma tática de marketing para um elemento fundamental da estratégia empresarial. As marcas devem integrar práticas sustentáveis de uma forma autêntica nas suas operações e produtos, comunicar os seus esforços de forma transparente e cumprir com regulamentações ambientais crescentes. Os consumidores procuram marcas que priorizem a responsabilidade ambiental e as práticas ecológicas tornar-se-ão chave para aquisição e retenção de clientes.
Fontes Combinadas:
- “Sustentabilidade como Esforço de Marketing” de 10 tendências para garantir competitividade às marcas em 2025
- Kantar: “Sustentabilidade e Marketing Devem Se Fundir”
- Tendências da CB Insights (Desafios ambientais nos hábitos de consumo)
- Accenture: “Rewilding Social” e “Custo da Hesitação”
- InMoment: “O Novo, Novo Acordo Verde”
- Mintel: “O Globo: Tradição em Transição”
- Trendwatching: “LOOPLIFE”
- Empreendedor: Tendência de “Sustentabilidade”
Tendência 8: Inclusão, Diversidade e Marketing Ético
Descrição:
A inclusão e a diversidade não são apenas imperativos sociais, mas também necessidades estratégicas de negócios. Os consumidores esperam que as marcas representem e apoiem comunidades diversas de maneira autêntica. As estratégias de marketing devem ir além da representação visual para garantir equidade e acessibilidade. Considerações éticas no uso de IA e dados também se tornarão cada vez mais importantes para os consumidores.
Fontes Combinadas:
- “Inclusão como Imperativo” de 10 tendências para garantir competitividade às marcas em 2025
- Kantar: “Inclusão Necessária: Woke e Sem Medo”
- Accenture: “Dignidade no Trabalho”
- Mintel: “O Globo: Tradição em Transição”
- Empreendedor: Tendência de “Inclusão e Diversidade”
- Trust Insights (Marketing de conteúdo e ética em IA)
- Foco em práticas de mídia inclusivas da Dentsu
Tendência 9: Privacidade, Segurança e Transparência de Dados
Descrição:
Preocupações crescentes com privacidade e segurança de dados estão moldando as expectativas dos consumidores e os ambientes regulatórios. As marcas devem implementar práticas responsáveis de dados, garantir transparência sobre como os dados são coletados e utilizados, além de cumprir as regulamentações de privacidade. Construir confiança por meio da transparência e medidas robustas de segurança tornou-se essencial para manter relacionamentos com clientes e vantagem competitiva.
Fontes Combinadas:
- “Segurança Potenciada por IA” de 10 tendências para garantir competitividade às marcas em 2025
- Relatório da Snowflake (Privacidade como fator-chave)
- Qualtrics: “A Queda do Feedback para Novos Patamares”
- Accenture: “Custo da Hesitação”
- Ênfase da Gartner em estratégias orientadas por dados e construção de confiança do consumidor
- InMoment: “Total Transparência”
- Trust Insights (Tendências gerais de marketing e IA sobre privacidade de dados)
- Empreendedor: Tendência de “Transparência e Autenticidade”
Fontes:
- “4 tendências que moldarão o consumo até 2035 – Grande Consumo.html”: 4 tendências
- “10 tendências para garantir competitividade às marcas em 2025 – Marketeer.html”: 10 tendências
- Hootsuite/Talkwalker – Social Media Trends 2025: 7 tendências
- Statista – Must-Watch Consumer Trends 2025: 4 tendências
- CB Insights – 2025 Tech Trends: 15 tendências
- Relatório Kantar Marketing Trends 2025: 10 tendências
- Relatório Snowflake: 3 tendências
- Relatório Forrester Predictions 2025 para B2C Marketing & Customer Experience: 6 tendências
- Relatório Qualtrics XM Institute 2025 Consumer Trends: 5 tendências
- Relatório Marketo “Marketing 2025”: 5 tendências
- Relatório Dentsu 2025 Media Trends, “The Year of Impact”: 10 tendências
- Relatório Mintel 2025 Global Consumer Trends: 3 tendências
- Relatório InMoment 2025 Consumer Trends: 9 tendências
- Relatório Gartner “Leadership Vision for 2025” para CMOs: 3 tendências
- Relatório Accenture Life Trends 2025: 5 tendências
- Relatório Trust Insights 2025 Trends: 177 tendências
- Relatório Trendwatching.com 2025 Trends: 4 tendências
- Relatório The New Consumer e Coefficient Capital 2025 Consumer Trends: 7 tendências
- Artigo MIT Sloan Review “Five Key Trends in AI and Data Science for 2024”: 5 tendências
- Artigo Empreendedor “Branding: Sustentabilidade, Personalização e Experiências Híbridas Lideram as Tendências para 2025”: 6 tendências
- Artigo Empreendedor – “Tendências do podcast em Portugal para 2025”: 5 tendências
Número total de tendências em todas as fontes: 303 tendências
Sobre o Podcast Marketing por Idiotas
O podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.
O podcast é apresentado pelos comentadores com lugar cativo o freelancer para ONGs Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Rão Vieira.

Os Idiotas

Frederico Carvalho
Formador e consultor de marketing digital

Miguel Rão Vieira
CEO @ pkina.com / funis.pt

Ricardo Vieira
Senior Business Strategy Developer na Turim Hotels Group