Agentes de IA, regulamentações da UE e landing pages no Google Ads – e267s01
No episódio 267 falámos sobre Agentes de IA, regulamentações da UE que os marketers necessitam de saber e landing pages no Google Ads.
Episódio de 20/02/2025
Grupo de WhatsApp: https://w.marketingporidiotas.pt
MIGUEL
Google Ads vai despromover landing pages com modelo AI
Bem estava ontem à procura de um tema para vir falar aqui no podcast e por acaso passei nas rapidinhas que estavam a ser preparadas pelos meus queridos colegas e vi uma notícia que me deixou alarmado:
Bem assim que vi isto passei-me!
É que literalmente todas as landing pages que faço para campanhas de Google Ads são sem o menu de navegação…
E não existir um menu de navegação sempre foi aconselhado é considerada uma best practice pelos melhores profissionais da indústria…
Numa página de destino de alta conversão geralmente queremos que o visitante faça apenas 1 ação como telefonar, deixar contactos, subscrever uma newsletter, preencher um formulário, o que quer que seja…
Excepto meter-se a passear pelo site e estourar os 20 ou 30 segundos que nos vai dar até ser interrompido por um grupo whatsapp ou qualquer coisa nas redes sociais…
Por isso nunca incluo nada de navegação nas minhas páginas de campanha.
Mas pronto…indo então à notícia
Assim que entrei na notícia e vi o título original em inglês fiquei mais descansado…
Afinal, aparentemente isto foi um clickbait criado pelo Diogo ou pelo para me deixarem nervoso…
Mas pronto vão haver mudanças no algoritmo a que devemos estar atentos:
O Google vai colocar no terreno um algoritmo de AI que vai verificar se a página de destino é relevante para a promessa do anúncio.
Exemplo:
- Se o anúncio dá a ideia de que é para fazermos um login numa plataforma ou por exemplo a página de contactos de um serviço…e depois temos uma página com promoções o Google vai penalizar o nosso anuncio;
Isto não me assusta muito porque era mais ou menos o óbvio
O que me preocupa mais é que o google diz que quer criar uma melhor experiência para o cliente final…
E se há coisa que eu já aprendi nesta vida é que sempre que o google começa com estas tangas de melhorar a experiência do utilizador quem se lixa é o anunciante.
A Google diz: “O novo modelo de AI avalia se a landing page oferece uma experiência amigável que corresponde à promessa do anúncio”.
O que me assusta é que no mundo da publicidade, das vendas, das leads, do que quer que seja muitas vezes jogamos com nuances de texto, com brincadeiras, com algumas coisas que sinceramente e desculpem…o gemini não me parece compreender muito bem!
Se temos um GEMINI a analisar as landing pages o que podemos esperar?
O que me assusta é que eles falam em despromoção automática de páginas, o que implica que, com algumas decisões do algoritmo e não dos utilizadores, as páginas podem ser consideradas desadequadas e não aparecer…ou então aparecer com custo por click mais alto.
Eu não nasci ontem e já sei o que vai acontecer…
Os custos por click não param de aumentar e isto vai ser mais uma desculpa para aumentarem ainda mais!
O Google Ads já fi uma ferramenta incrível e precisa…
Neste momento é uma ferramenta com um nível de imprevisibilidade incrível.
Podemos configurar 2 campanhas de forma exatamente igual em 2 contas de anúncios diferentes e temos resultados completamente diferentes.
Existem coisas que já percebemos no mercado:
- Os custos por click estão a aumentar
- As taxas de conversão estão a baixar (o comportamento dos consumidores está a mudar)
- As landing pages mais transacionais como páginas de produto, formulários, estão a ser associadas a bounce rates mais elevadas.
É óbvio que têm bounce rates mais elevadas…são páginas feitas para a pessoa perceber em 3 segundos se faz sentido perder tempo naquela página ou deve ir procurar a outro lado.
Mas como estava a ter dificuldade em acreditar nesta notícia vim ao blog do google procurar mais pistas e informações…
https://blog.google/products/ads-commerce/search-ads-and-the-importance-of-landing-page-navigation/
E aparentemente é verdade.
Eles dizem que querem reduzir experiências negativas de pessoas que utilizam o google, por isso, se a tua página não corresponder muito bem ao anúncio e não deres hipóteses à pessoa de navegar para um conteúdo que corresponda és penalizado.
Tudo está dito de uma forma muito generalista e ambígua…que é como quem diz que estamos todos completamente lixados porque vamos todos começar a pagar mais sem perceber porque estamos a ser banidos…
Ainda por cima deste que fui banido da publicidade do Facebook perdi a confiança em modelos de AI que fazem gestão automatizada destas coisas.
Perguntas para o painel:
- Concordam com esta nova abordagem do Google Ads?
- Vai melhorar a experiência do utilizador às custas do anunciante?
- Vêm mais benefícios ou perigos?
DIOGO
Bem de dizer que é muito bom estar de volta aos nossos estúdios e aos nossos temas e claro, não poderia eu estar aqui e não falar do tema favorito do Miguel, regulamentações Europeias!
Então hoje venho vos falar de 2 regulamentações europeias que devem ter em atenção e como não vos quero deixar na mão. Duas soluções para se prepararem para estas regulamentações.
Então vamos a isto, a primeira regulamentação que quero falar hoje é a Lei Europeia da Acessibilidade, aprovada em 2019, e que entrará em vigor em 28 de junho de 2025, ou seja, daqui a 4 meses.
A lei exige que uma série de produtos e serviços, como a eletrónica de consumo, máquinas de venda automática e de venda de bilhete e websites, entre outros, cumpram os requisitos de acessibilidade para as pessoas com deficiência.
Sim ouviram bem, os vossos websites deverão cumprir requisitos mínimos de acessibilidade.
Frederico, tu que tens empresa, sabias que o teu site tinha de ser adaptado até Junho deste ano?
Muito bem, então como é óbvio não vos vou deixar na mão e deixo-vos aqui uma ferramenta que permite analisarem o vosso site e torna-lo mais acessível a todos com o nome de: Accessibility Insights e o link estará no nosso grupo de whatsapp em w.marketingporidiotas.pt como sempre.
Eu já estou a ver o Miguel a bufar mas Miguel, quero te deixar aqui também uma regulamentação é a directiva 2024/825, que é uma diretiva que se refere à capacitação dos consumidores para a transição ecológica.
E o que diz que esta diretiva e agora peço ao Fred para ler a sua definição:
Antes de comprarem um produto, os consumidores deverão recebe informações (…) sobre a sua durabilidade e reparabilidade. Os consumidores deverão também ser mais bem informados sobre os seus direitos de garantia legal. Além disso, as alegações ambientais vagas serão proibidas, o que significa que as empresas deixarão de poder declarar que são «verdes» ou «respeitadoras do ambiente» se não puderem demonstrar que o são. Será igualmente proibida a exibição de logótipos voluntários de sustentabilidade não fiáveis.
Pois é, isto de logos a dizer 100% neutro em carbono ou neutros em carbono até 2050 vai terminar, a não ser que tenham provas.
De acrescentar que esta diretiva já está aprovada e deverá ser transposta nas leis de cada país até Março do próximo ano.
Mas mais uma vez, não vos deixo na mão. Porque construí uma Google Sheet com IA que consegue avaliar se a vossa comunicação cumpre com os requisitos da directiva 825/2024 de forma a evitar a vossa infração.
O sistema está otimizado a rever os vários parâmetros da diretiva um por um para evitar alucinações e avisa caso a vossa comunicação, publicidade, packaging de produto não esteja em conformidade.
Mais uma vez o link vai ficar na descrição do nosso grupo de whatsapp em w.marketingporidiotas.pt
Pronto e a minha questão para vocês é esta: se pensam que as empresas estão preparadas para estas novas regulamentações?
FRED
Agentes de IA: O Futuro do Trabalho
Estimado ouvinte, imagina que tens um assistente virtual que não só te ajuda, mas também te ensina a ser melhor no que fazes.
- Esse assistente escreve emails antes de sequer pensares neles
- Responde a clientes antes que fiquem irritados
- Gere relatórios antes que percebas que precisas deles.
Ou melhor: esse assistente não se limita a ajudar – aprende contigo, melhora o teu desempenho e, em alguns casos, pode até substituir o teu papel.
Esses assistentes são conhecidos como agentes de IA – sistemas autónomos que não apenas executam tarefas, mas aprendem, tomam decisões e podem substituir ou potencializar o trabalho humano.
E a verdade é que já estão a transformar o mercado de trabalho, conforme vão ouvir, no vosso episódio preferido deste Podcast.
Ora o meu tema de hoje é precisamente, sobre o que acontece quando a inteligência artificial deixa de ser apenas uma ferramenta e se torna um colega de trabalho… ou o teu chefe?
Hoje vou falar sobre os agentes de IA, e o impacto que estão a ter no mercado de trabalho.
- A Revolução nos Call Centers
Todos já passámos pela frustração de lidar com um atendimento ao cliente demorado, respostas automáticas e aquela espera interminável para falar com um humano.
Mas e se a Inteligência Artificial pudesse não só acelerar o processo, como também tornar os clientes… mais educados?
Um estudo recente (link no site marketingporidiotas.pt) revelou que os assistentes de Inteligência Artificial nos call centers aumentam a produtividade em 15% e reduzem drasticamente os insultos e os pedidos para “falar com o gerente”.
Parece que, ao perceberem que estão a interagir com uma máquina, os clientes tornam-se mais pacientes e menos agressivos.
Mas nem tudo são boas notícias. Os operadores humanos mais experientes registaram uma perda na qualidade no serviço.
Pergunta: acham que quando tudo é automatizado, os humanos aprendem mais ou tornam-se dispensáveis?
A segunda história, aconteceu no início deste mês: INEM vs. Sword Health – O avanço da Inteligência Artificial que não aconteceu
A proposta era simples: A existência de Inteligência artificial capaz de salvar vidas, acelerar a triagem de chamadas de emergência e garantir que as ambulâncias chegam mais depressa ao local certo.
Essa foi a proposta da Sword Health ao INEM: um sistema de inteligência artificial desenhado para otimizar a resposta a emergências médicas.
O problema? Não foi a tecnologia que falhou – aparentemente foi a burocracia.
O CEO da Sword Health descreveu o sistema de informação do INEM como uma ponte prestes a colapsar, apontando que os técnicos na linha de emergência estavam abertos à inovação, mas que a resistência veio da camada intermédia – decisores que permanecem nos mesmos cargos há décadas e que, segundo ele, demonstram aversão patológica à mudança.
Isto na mesma semana em que o Diretor do Departamento de Informática do Instituto Superior Técnico disse que o sistema informático das instituições públicas é um sistema obsoleto, que põe em causa a soberania nacional.
Pergunta: Se a tecnologia já existe para melhorar a resposta a emergências, o que nos impede de a usar? Estaremos a permitir que a resistência humana mantenha sistemas obsoletos em áreas críticas, colocando vidas em risco?
Pergunta: Se os agentes de IA já conseguem tomar decisões melhores e mais rápidas do que nós em muitas áreas, por que continuamos a insistir que o humano deve estar no centro? Será que estamos a manter as pessoas no circuito por necessidade real… ou apenas por uma questão de conforto e status?”
Links de apoio ao conhecimento:
https://sifted.eu/articles/luminance-ai-agent-raise-news
https://spectrum.ieee.org/ai-agents-computer-use
Agentes IA:
pareto.io
Sobre o Podcast Marketing por Idiotas
O podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.
O podcast é apresentado pelos comentadores com lugar cativo o freelancer para ONGs Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Rão Vieira.
Os Idiotas
Frederico Carvalho
Formador e consultor de marketing digital
Miguel Rão Vieira
CEO @ pkina.com / funis.pt
Ricardo Vieira
Senior Business Strategy Developer na Turim Hotels Group