A verdade sobre redes sociais, a Google mais transparente e os CTT e a Dott voltam atrás – e29s01
Download do podcast
[TEMAS DA SEMANA]
MIGUEL
Vamos falar do dinheirinho que é o que é interessa!!!!
https://www.cnbc.com/2021/07/28/facebook-fb-earnings-q2-2021.html
Resumo
O gasto total com publicidade digital chegará a US $ 455,30 mil milhões este ano. Desse total, 55,2% irão para a publicidade gráfica e 40,2% para a pesquisa.
Os gastos com publicidade digital em todo o mundo aumentaram 12,7% no ano passado, quase tanto quanto projetamos antes da pandemia (13,6%). Este ano, com a recuperação do mercado geral de anúncios, os gastos digitais aumentarão 20,4%.
https://www.emarketer.com/content/worldwide-digital-ad-spending-2021
DIOGO
A Google continua a evoluir bastante no sentido de transparência e a semana passada lançou uma atualização ao seu painel “About This Result panel” onde justifica porque mostrou aqueles resultados divididos em vários pontos:
Os pontos são:
- Termos de pesquisa que aparecem no resultado.
- Termos de pesquisa relacionados à sua pesquisa.
- Outros sites relacionados com a pesquisa
- Imagens relacionadas com a pesquisa
- O Idioma da pesquisa.
- Relevância mediante localização.
Esta feature já está lançada em todas as pesquisas em inglês.
Dois pontos,
- será a partir deste ponto que a Google vai dar cabo do seu motor de pesquisa revelando tanta informação.
- Será que a Google consegue melhorar a imagem deles em relação à privacidade/transparência.
https://blog.google/products/search/about-search-results/
Artigos do desafio diogo.in
Artigos do desafio:
Como configurar a medição cross-domain no GA4 e como testar
Como adicionar um pop-up ou aviso por GTM (sem JavaScript ou mexer em código)
Como adicionar Schema de Receitas dinamicamente com o GTM para ter destaque no Google
Como adicionar um alerta de abandono no checkout (ou outra página) com GTM
Como preparar o vosso site para um futuro mais privado (e cookieless)
Como adicionar simples botões de partilha de redes sociais no website (com GTM)
Melhores templates de DataStudio para SEO
Como criar um botão de chat de WhatsApp (animado) com GTM
Como criar um botão de “adicionar ao carrinho” sempre presente por GTM (versão mobile)
Como medir apenas leads válidas em Google Ads (com GTM)
Como adicionar um vídeo de YouTube num website pelo Google Tag Manager (GTM)
Como adicionar botões de partilha a um ebook, guia ou PDF
Como bloquear a visualização de PDFs para utilizadores sem preenchimento de formulário
Como medir as visualizações de ebooks, guias ou PDFs no Google Analytics
Banner de aceitação cookies gratuito por Google Tag Manager (GTM)
RICARDO
Dott estreia novo conceito de compra numa loja dos CTT
A valer: Voucher 25€ para quem enviar no Twitter @marketingidiota
[RAPIDINHAS]
Os utilizadores de Pinterest já podem fazer dinheirinho com links de afiliado
Twitter testa novo módulo de Shopping
A Google resolveu os problemas com as reviews nas pesquisas
McDonald’s e Starbucks integram teste da moeda digital da China
As redes sociais da nova CNN Portugal já estão online
Sobre o Podcast Marketing por Idiotas
O podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.
O podcast é apresentado, comentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.
Neste episódio
MIGUEL
Vamos falar do dinheirinho que é o que é interessa!!!!
https://www.marketingdive.com/news/amazon-ad-sales-jump-87-as-company-emphasizes-new-marketing-content-offer/604206/
https://www.marketingdive.com/news/facebook-revenue-rises-56-but-ad-targeting-headwinds-loom-large/604126/
https://www.marketingdive.com/news/google-ad-revenue-soars-69-as-new-bets-in-commerce-video-pay-off/604029/
https://www.marketingdive.com/news/snap-twitter-see-revenue-jump-as-new-features-attract-interest/603844/
https://www.socialmediatoday.com/news/linkedins-advertising-business-is-on-the-rise-while-user-engagement-remai/594307/
https://www.cnbc.com/2021/07/28/facebook-fb-earnings-q2-2021.html
Resumo
O gasto total com publicidade digital chegará a US $ 455,30 mil milhões este ano. Desse total, 55,2% irão para a publicidade gráfica e 40,2% para a pesquisa.
Os gastos com publicidade digital em todo o mundo aumentaram 12,7% no ano passado, quase tanto quanto projetamos antes da pandemia (13,6%). Este ano, com a recuperação do mercado geral de anúncios, os gastos digitais aumentarão 20,4%.
https://www.emarketer.com/content/worldwide-digital-ad-spending-2021
DIOGO
A Google continua a evoluir bastante no sentido de transparência e a semana passada lançou uma atualização ao seu painel “About This Result panel” onde justifica porque mostrou aqueles resultados divididos em vários pontos:
Os pontos são:
Termos de pesquisa que aparecem no resultado.
Termos de pesquisa relacionados à sua pesquisa.
Outros sites relacionados com a pesquisa
Imagens relacionadas com a pesquisa
O Idioma da pesquisa.
Relevância mediante localização.
Esta feature já está lançada em todas as pesquisas em inglês.
Dois pontos,
será a partir deste ponto que a Google vai dar cabo do seu motor de pesquisa revelando tanta informação.
Será que a Google consegue melhorar a imagem deles em relação à privacidade/transparência.
https://blog.google/products/search/about-search-results/
Artigos do desafio diogo.in
Artigos do desafio:
Como configurar a medição cross-domain no GA4 e como testar
Como adicionar um pop-up ou aviso por GTM (sem JavaScript ou mexer em código)
Como adicionar Schema de Receitas dinamicamente com o GTM para ter destaque no Google
Como adicionar um alerta de abandono no checkout (ou outra página) com GTM
Como preparar o vosso site para um futuro mais privado (e cookieless)
Como adicionar simples botões de partilha de redes sociais no website (com GTM)
Melhores templates de DataStudio para SEO
Como criar um botão de chat de WhatsApp (animado) com GTM
Como criar um botão de “adicionar ao carrinho” sempre presente por GTM (versão mobile)
Como medir apenas leads válidas em Google Ads (com GTM)
Como adicionar um vídeo de YouTube num website pelo Google Tag Manager (GTM)
Como adicionar botões de partilha a um ebook, guia ou PDF
Como bloquear a visualização de PDFs para utilizadores sem preenchimento de formulário
Como medir as visualizações de ebooks, guias ou PDFs no Google Analytics
Banner de aceitação cookies gratuito por Google Tag Manager (GTM)
RICARDO
Dott estreia novo conceito de compra numa loja dos CTT
A valer: Voucher 25€ para quem enviar no Twitter @marketingidiota
[RAPIDINHAS]
A TikTok está expande os seus live events com painéis de perguntas e respostas ao vivo e co-transmissão ao vivo - E ouviram o Miguel e removeram o mínimo de followers para os live events.
Os utilizadores de Pinterest já podem fazer dinheirinho com links de afiliado
Twitter testa novo módulo de Shopping
A Google resolveu os problemas com as reviews nas pesquisas
O Facebook anunciou que o Instagram vai interromper anúncios para menores de 18 com base em interesses. Contudo, a idade, sexo e localização vão continuar a ser usados.
McDonald’s e Starbucks integram teste da moeda digital da China
As redes sociais da nova CNN Portugal já estão online
Os Idiotas
Miguel Rão Vieira
CEO @ pkina.com / funis.pt
Ricardo Vieira
Senior Business Strategy Developer na Turim Hotels Group
Diogo Abrantes da Silva
Freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics