A Inteligência artificial está a matar a internet e o labirinto da Amazon Prime – s127s01
No episódio 127 falamos de como q Inteligência artificial está a matar a internet e o labirinto da Amazon Prime.
Episódio de: 28 de Junho, 2023
Download do podcast
A servidoresverdes.pt que já está online e já se podem criar o vosso website.
A servidoresverdes.pt ajuda-vos a passarem para um servidor com energia 100% renovável certificada que permite oferecerem um site amigo do ambiente.
Para saberem mais, basta entrar onde? Servidoresverdes.pt e deixarem o vosso contacto. |
Diogo
Esta semana Num artigo do The Verge, com o nome “a Inteligência artificial está a matar a velha internet e a nova internet está difícil de nascer que fala sobre os sinais e impactos de scrapping e criação de conteúdo de IA em sites como Reddit, Wikipedia, Stack Overflow e Google, e como eles estão a afetar a qualidade, confiabilidade e transparência na internet. Por isso caros ouvintes, preparem-se para mais um tópico sobre IA mas desta vez com os insights do que poderá ser a nova internet dos grandes idiotas que tenho aqui comigo.
Então segundo o artigo, com vários links, o autor refere a dificuldade dos sites como o Reddit, Wikipedia e o Stack Overflow têm para lidar com todo o conteúdo gerado por IA e
a verificação desse conteúdo. Na Stack Overflow,um forum de perguntas e respostas muito popular com programadores, os seus moderadores começaram por banir todo o tipo de conteúdo de IA e agora os utilizadores têm de provar que sabem sobre o assunto que estão a tentar responder na plataforma. O problema é que muitas vezes a IA dava respostas que seriam muito semelhantes a uma resposta correcta mas que não funcionava. O mesmo está a acontecer com a Wikipedia.
Contudo, se pensam que estas duas empresas desistiram da IA, enganem-se. Na verdade ambas as empresas estão neste momento a trabalhar do forma a utilizar esta IA, mesmo com imprecisões, para colmatar a falta de certos conteúdos.
De recordar que tanto a Stack Overflow, o Wikipedia e o Reddit foram sites utilizados para o treino da LLMs que hoje utilizamos porque a internet era (e sim, estou a usar era) uma rede aberta a todos.
Porquê o era, o era vem da parte, também referida pelo artigo, sobre o facto de plataformas como o reddit exigirem agora preços proibitivos para utilização da sua API de forma a conseguirem um retorno pelo scrapping.
Contudo, o artigo não para aqui. Porque, segundo o autor, o impacto nestas plataformas e conteúdo não se compara à transformação que a Google pode despultar na internet se decidir abandonar os seus 10 famosos links azuis por uma resposta rápida e gerada na altura pelo seu motor de IA. Ele releva ainda o impacto do que isso significaria para economia da internet e dos seus conteúdos. Onde neste momento há uma compensação para quem cria conteúdos, ou seja, tem o retorno de visitas dos utilizadores o que permite uma expansão do conhecimento online e isso poderia desaparecer.
Ele refere ainda de que se todas estas plataformas continuarem a investir na IA, é possível que a qualidade e a confiabilidade do conteúdo, segundo o que conseguimos ter acesso de momento,possa diminuir bastante.
Com isto, ele refere que também pode ser um passo e que o nem tudo é mau de todo. Porque mesmo que a internet seja inundade de mau conteúdo poderá na verdade só valorizar conteúdo criado ou revisto por humanos. Contudo, qual será o impacto de tudo isto na internet em que vivemos?
Ele conclui dizendo que “Realmente, as mudanças que a IA está a causar atualmente são apenas as mais recentes de uma longa luta na história da internet. Essencialmente, esta é uma batalha sobre a informação – sobre quem a produz, como essa informação é acedida e quem é pago. Mas só porque a luta é familiar não significa que não importa, nem garante que o sistema que se segue será melhor do que o que temos agora. A nova web está a lutar para nascer, e as decisões que tomarmos agora moldarão como ela cresce.”
E Minha questão para vocês é, como pensam vocês que a internet vai crescer?
A IA está matando a velha web, e a nova web luta para nascer – The Verge
Fred
🚀 Perdidos no Labirinto Digital: A Jornada Épica de Cancelar a Amazon Prime
Em pleno século XXI, quem diria que encontraríamos uma Odisseia à la Homero, quando o simples acto de cancelar uma subscrição se transforma numa aventura épica. Segundo a Federal Trade Comission que acusa a Amazon adjectivado “Iliad Flow” que segundo a alusão foi concebido para ser um labirinto,
Ao longo dos anos, a Amazon tem sido alvo de críticas pela complexidade do processo de cancelamento do Amazon Prime.
O processo, apelidado de “Iliad Flow” – uma referência à Odisseia de Homero sobre a extenuante Guerra de Troia – era incrivelmente complicado.
Contudo, em Abril de 2023, a Amazon reformulou o processo de cancelamento.
Mas será que a acção veio tarde de mais?
Ou será que estamos a ver apenas um lado da história?
Pensemos mais profundamente: Em tempos, um utilizador precisava de atravessar um labirinto de quatro páginas, seis cliques e quinze opções para cancelar a subscrição do Prime.
Um exercício de paciência, de facto! Porém, as críticas focam-se apenas nas “dark patterns”, técnicas de design que, alegadamente, levam os utilizadores a tomar decisões que não teriam tomado de outra forma.
Agora, viremos o espelho e consideremos o outro lado: A Amazon apresentava informações sobre os benefícios que os utilizadores estariam a perder.
Não é um crime educar os clientes sobre o valor que estão a obter antes de tomarem uma decisão, certo?
E Agora, o Enredo Maior: este não é apenas um conto sobre a Amazon; é um olhar para a Internet e para como elimina a fricção.
Sim, a fricção que, por vezes, é necessária para refletirmos sobre as nossas escolhas.
🎯 Pergunta Desafiadora: Se pudessem propor uma solução ou uma política para combater as “dark patterns” sem inibir a inovação, o que seria?
[RAPIDINHAS, NOTÍCIAS DA SEMANA QUE ACHAMOS MAIS RELEVANTES]
- Atualização do conector GA4 do Looker Studio com 170 novos campos. Se ainda não atualizaram os vossos looker Studios para o GA4, está na hora.
- A meta apresentou o Voicebox a IA mais versátil na geração de voz. A Meta está a apostar forte em APIs de IA.
- Existe uma atualização da especificação de feed de dados de produto do Google Merchant Center. Tenham cuidado quem tem feeds porque podde levar a reprovação da conta
- A empresa-mãe do TikTok, a ByteDance, começou a vender os seus próprios produtos, utilizando o conhecimento do que se está a tornar viral na aplicação.
- https://tek.sapo.pt/noticias/internet/artigos/hackers-ameacam-reddit-com-divulgacao-de-informacoes-confidenciais-roubadas-em-ataque
- A Warner Bros. Discovery (WBD) está em negociações para licenciar partes da sua biblioteca televisiva da HBO para a Netflix, tornando-se a primeira vez em quase uma década que os títulos originais da HBO estariam disponíveis num serviço rival.
- A Google emitiu um comunicado a avisar os seus colaboradores para terem cuidado com o que partilham com os motores de IA
- O DuckDuck Go tem agora o seu browser para Windows que bloqueia automaticamente pop-ups de cookies, anúncios e esconde o vosso email.
[FERRAMENTA DA SEMANA]
Matomo Analytics – The Google Analytics alternative that protects your data
Sobre o Podcast Marketing por Idiotas
O podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.
O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.
Os Idiotas
Frederico Carvalho
Formador e consultor de marketing digital
Miguel Rão Vieira
CEO @ pkina.com / funis.pt
Ricardo Vieira
Senior Business Strategy Developer na Turim Hotels Group