
A Google num processo de 2,1 mil milhões de multa, a Disney+ entra nos live streams e os desafios do Facebook – e55s01
Neste episódio falamos sobre o processo da Google de 2,1 mil milhões, a Disney+ entra nos live streams e os desafios do Facebook (ou Meta) para o futuro.
Episódio de: 9 de Fevereiro, 2022
Download do podcast
MIGUEL
Como os nossos queridos ouvintes sabem eu já há coisa de 55 episódios que venho a alertar que acho muito suspeito que uma grande tecnológica como o Google, Facebook ou Amazon não abusem do enorme poder que têm.
- Fui gozado, ridicularizado, e até mesmo atacado várias vezes por alguns colegas de podcast que dizem que o placar que eu tenho na garagem com pioneses, colagens e fotografias não faz sentido e que sou um maluquinho das conspirações.
- Desta vez trago-vos uma notícia bombástica: O google vai mesmo ter de pagar a multa de 2,4 mil milhões de euros imposta pela comissão europeia por ter abusado da posição dominante.
- Neste caso em específico estamos a falar do Google Shopping e aparentemente a Google manipulou os resultados de pesquisa favorecendo os seus próprios serviços de comparação nas compras online.
- Na Google alguém deve ter pensado: Sim temos o google shopping vamos mesmo começar a mostrar primeiro o resultado dos outros comparadores! Deve ser deve!
- Uma das empresas que decidiu processar agora a Google é a Price Runner, uma comparadora de preços do reino unido que está a pedir 2,1 mil milhões.
- Mas atenção…A price runner quer uma compensação dos danos que sofreu mas também quer ajudar na luta pelos consumidores que pagaram mais por produtos que podiam ter comprado mais barato.
- Vamos lá ver é quando é que o dinheiro vai começar a ser distribuido pelos coitados dos consumidores…penso que os cheques seguem por correio esta semana!
- A price runner também diz que a partir de agora, visto que desde 2017 a google não mudou nada que qualquer empresa pode abrir processos à Google!
- Bem a telenovela é longa, podem lê-la no artigo que partilhámos na página mas fica aqui um insight: A Price Runner e um dos seus parceiros dizem que os preços no google são superiores aos outros serviços e que em categorias como roupa e sapatos são 16-37% superiores!
- Quer dizer que quando nos aperaltámos para ir hoje à televisão pagámos uma pipa de massa a mais!
- Agora a questão que tenho para vocês é esta:
o É possível evitar os abusos de poder nos monopólios?
o Os comparadores de preços são apenas mais um dos muitos de negócios que as grandes tecnológicas destroiem quando começam a oferecer os seus próprios serviços que fazem a mesma coisa?
Estamos a jogar ao paga e cala e a partir de agora na UE as empresas tecnológicas vão começar a pagar rendas?
DIOGO
Há uns tempos atrás o Fred veio nos falar sobre a atenção das pessoas e mencei o quanto era difícil na sociedade hoje em dia como marketer conseguir atingir as pessoas por cause dos Netflix’s , HBO’s e Disney+ da vida.
Bem, a Disney+ já testou o seu primeiro livestream nos EUA com a nomeação dos óscares. A ideia era testar apenas as capacidades do sistema e perceber a audiência que conseguia com o evento.
A Disney recusou fazer qualquer comentário sobre planos futuros mas foi detetada a criação de um URL no Disney+ sobre eventos desportivos.
A minha questão é simples meus caros, no próximo fim-de-semana vamos ver o Benfas a perder mas desta vez através do Disney+? Acham que a Disney vai ou outras plataformas de streaming vão apostar nos eventos ao vivo?
https://techcrunch.com/2022/02/08/disney-just-ran-its-first-test-of-live-streaming-in-the-u-s/
FRED
A semana passada. as ações da Meta mergulharam após o anúncio dos resultados, caindo mais de 20%.
A empresa anunciou que era expectável que o crescimento das receitas abrandasse porque os utilizadores estavam a gastar menos tempo nos seus serviços mais lucrativos.
A Meta perdeu cerca de um milhão de utilizadores diários a nível mundial e estagnou nos EUA e Canadá, dois dos mercados mais rentáveis da empresa, de acordo com os resultados financeiros reportados.
A empresa que controla o Facebook e o Instagram ameaçou segunda-feira encerrar os serviços nos países da União Europeia (UE), devido a uma sentença judicial que impede a transferência dos dados dos utilizadores europeus para os EUA.
No último relatório entregue à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês), a Meta, sediada em Menlo Park (Califórnia), explica que a decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), em 16 de julho de 2020, pode ter consequência para a sua “capacidade de prestação de serviços”.
“Se não tivermos permissão para transferir os dados entre países e regiões em que operamos, ou se formos impedidos de partilhar os dados entre os nossos produtos e serviços, a capacidade para promover os nossos serviços poderá ser afetada”, indicou a empresa dirigida por Mark Zuckerberg.
A empresa tem 2,91 mil milhões utilizadores ativos mensais – um indicador-chave de desempenho (KPI) usado por redes sociais e outras empresas para contar o número de utilizadores únicos que visitaram um site no mês passado.
A empresa está destinada a atingir um ponto de saturação.
O que mais importa são três desafios que atingem a empresa de uma só vez:
- Concorrência, particularmente do TikTok;
- Alterações no produto, que é autoinfligida;
- Diminuição da eficácia da publicidade, resultado das alterações da Apple App Tracking Transparency (ATT).
[RAPIDINHAS – Notícias de Marketing em Portugal ]
- GA4 já conecta com a plataforma de testes A/b Google Optimize<
- O Youtube está a limitar a visualização de alguns vídeos de criadores com pouca informação (uma forma de combater a disseminação falsa de informação, entre outros).
- O Spotify vai ser o patrocinador do Barcelona nas próxima épocas
- Tiktok reforça políticas de rede social e segurança e bem-estar bloqueando atos perigosos, desafios e tudo o que seja relacionado com violência, bullying e disturbios alimentares!
- Spotify vai investir 100 milhões de dólares para promover a diversidade dos conteúdos
- O New work Times comprou o Wordle
- Um tribunal em Munique multou um website por utilizar o Google Fonts
- A percentagem de residentes em Portugal a fazer compras online atingiu os 40% em 2021
[FERRAMENTA DA SEMANA ]
Sobre o Podcast Marketing por Idiotas
O podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.
O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.
Neste episódio

Os Idiotas

Frederico Carvalho
Formador e consultor de marketing digital

Miguel Rão Vieira
CEO @ pkina.com / funis.pt

Diogo Abrantes da Silva
Freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics