
A Google abandona os FLOCs, o Google Analytics não cumpre o RGPD e as regras para as plataformas digitais – e53s01
Neste episódio do Podcast Marketing por Idiotas o Miguel fala sobre o abandono das FLOC por parte da Google como uma solução para o futuro sem cookies, o Diogo discute a legalidade do Google Analytics para com o RGPD e o Fred fala sobre se precisamos de novas regras para as plataformas digitais.
Episódio de: 26 de Janeiro, 2022
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MIGUEL
https://techcrunch.com/2022/01/25/google-kills-off-floc-replaces-it-with-topics/
Google abandona de vez o FLOC…
agora o palavrão é TOPICs
OK que nos permite encontrar segmentações facilmente…e o retargeting
DIOGO
Então é verdade parece que a maior parte de nós está a infringir o RGPD.
Também vou falar um pouco da Google e privacidade porque a semana passada a “Datenschutzbehörde” ou em portuguÊs a Autoridade de proteção de dados Austríaca, decretou que a utilização da ferramenta Google Analytics é uma infracção do RGPD.
Isto porque o Google Analytics absorve informação como o IP e pseudonimos dos utilizadores (que segundo o RGPD são considerados informações pessoais) e como em 2020, o Tribunal de Justiça (TJUE) decidiu que o uso de fornecedores dos EUA viola o RGPD, pois as leis de vigilância dos EUA (Foreign Intelligence Surveillance Act (FISA) ) exigem que empresas dos EUA, como Google ou Facebook, forneçam detalhes pessoais às autoridades dos EUA. Decisões semelhantes são esperadas em outros estados membros da UE.
A Google tem agora 2 hipóteses: 1, pedir que as leis dos EUA mudem, ou trazer toda a sua infraestrutura para a UE.
https://noyb.eu/en/austrian-dsb-eu-us-data-transfers-google-analytics-illegal
FRED
As plataformas estão a mudar o equilíbrio do poder das empresas, governos e países.
As plataformas digitais assumiram um estatuto estruturante sobre o quotidiano dos europeus e, embora os benefícios sejam evidentes, as dinâmicas do mercado digital global geraram fenómenos de concentração de poder e de influência política e social circunscritos a um número bastante reduzido de operadores, com riscos de caráter sistémico igualmente evidentes.
Mas nem sempre é possível aproveitar o potencial das novas tecnologias sem alterar como se organizam as atividades económicas.
Estamos agora a dias das eleições em Portugal, e a minha pergunta está alinhada com esse mindset.
[RAPIDINHAS – Notícias de Marketing em Portugal]
- Os Youtube Shorts já atingiram mais 5 triliões de visualizações e prepara-se para testar uma opção de shopping
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- O Neeva, o motor de pesquisa alternativo à Google e pago por subscrição é agora gratuito (até um certo ponto)
- O Twitter está a lançar a opção de imagem de perfil como um NFT verificável
- No Twitter também, os Spaces são agora para todos
- Segundo a .PT, os registos com o domínio “.pt”, que subiu 11% em 2021, face a 2019
[FERRAMENTA DA SEMANA]
Word online e transcrição
Sobre o Podcast Marketing por Idiotas
O podcast Marketing por Idiotas é um podcast sobre marketing em Portugal. Neste podcast semanal falamos sobre notícias, irritações e inquietações sobre marketing digital e analógico.
O podcast é apresentado e moderado pelo Diretor de Marketing da Turim Hotéis, Ricardo Vieira e tem como comentadores com lugar cativo o freelancer Diogo Abrantes da Silva, o formador e consultor Frederico Carvalho e o CEO da pkina.com e funis.pt Miguel Vieira.
Neste episódio

Os Idiotas

Frederico Carvalho
Formador e consultor de marketing digital

Miguel Rão Vieira
CEO @ pkina.com / funis.pt

Diogo Abrantes da Silva
Freelancer SEO, SEA, CRO e Web Analytics